Vous êtes sur la page 1sur 14

Automação e Instrumentação

Industrial

de modo que afete o valor da variável controlada. . Conceitos Básicos Variável Controlada: É a grandeza ou a condição que é medida ou controlada. Variável manipulada: É a grandeza ou a condição modificada pelo controlador.

Sistemas: Combinação de componentes que agem em conjunto para atingir determinado objetivo . Conceitos Básicos Sistemas a controlar ou plantas: Um sistema a controlar pode ser parte de um equipamento ou apenas um conjunto de componentes de um equipamento que funcione de maneira integrada Processos: Toda operação a ser controlada.

Controle com realimentação: Refere-se a uma operação que. Conceitos Básicos Distúrbios: Um sinal que tende a afetar de maneira adversa o valor da variável de saída de um sistema. . tende a diminuir a diferença entre a saída de um sistema e alguma entrada de referência e atua com base na diferença. na presença de distúrbios.

Conceitos Básicos .

A precisão depende da calibração. . Conceitos Básicos Controle em malha fechada: São controles com realimentação. de modo que minimize o erro e acerte a saída para o valor desejado. O sinal de saída realimenta o controlador. Controle em malha aberta: O sinal de saída não exerce nenhuma ação sobre o sistema.

Uma unidade (com exceção das adimensionais). Uma indeterminação. Existem erros dos sensores. . Conceitos básicos Teoria e propagação de erros. Quase todas as grandezas físicas possuem: Um valor numérico. dos cabos e de todos componentes situados entre o ponto de tomada da medição e o valor efetivamente obtido.

Quanto maior a precisão obtida. Indiretas. mais demorado e mais caro será o processo. . É necessário empregar o método mais simples e menos dispendioso para o monitoramento das variáveis. As medidas podem ser: Diretas. Conceitos básicos Teoria e propagação de erros.

Conceitos básicos Teoria e propagação de erros. Exemplo: frequência ou volume. 1 ?= ? ?4 ??? = ? ∙ ℎ ∙ 4 O erro de f e V depende do erro determinado para T. . h e D.

Conceitos básicos Teoria e propagação de erros. 2 2 2 ?? ?? ?? ∆? = ∙ ∆?1 + ∙ Δ?2 + …+ ∙ ∆?? ??1 ??2 ??? . Método de Kleine e McClintock.

2 . Exemplo: ? = 50? ± 5% ℎ = 50?? ± 0. Conceitos básicos Teoria e propagação de erros.2 ? = 10?? ± 0.

o erro do instrumento digital de leitura é de ± 1°C. Sabendo que o erro (imprecisão) do termopar utilizado é de 0.5 °C). é preciso mantê-la durante um certo período de tempo aquecida em um forno elétrico a temperatura de ± 550 °C. Conceitos básicos Teoria e propagação de erros.75% par essa faixa de temperatura. e seus cabos de compensação produzem um erro de ±1%. e além disso um termômetro de mercúrio monitora a temperatura ambiente (erro de ±0. Qual será o erro final na temperatura do forno? . Exemplo 2: Para realizar o tratamento de têmpera em uma determinada peça mecânica.

. Conceitos básicos Teoria e propagação de erros. Observa-se portanto que o maior erro presente em um processo de medição contribui mais significativamente para o resultado final.

00 mV + 3 dígitos.05% de 100. Qual o erro combinado? . Ex. Erros em instrumentos analógicos. Erro de interpolação.: Erro de 0. Erros de paralaxe. Conceitos básicos Teoria e propagação de erros. Erro de fundo de escala. Erros em instrumentos digitais.