Vous êtes sur la page 1sur 18

 Adalberto Müller - Teoria da Literatura

- Características: Bom professor. Por ser formado em cinema, faz bons
paralelos entre as artes. Indicado para qualquer um que leve os estudos a
sério . Por outro lado, suas leituras são limitadas a paráfrases,
dificilmente explica ou interpreta algo, apenas repete com outras
palavras. Além disso, é arrogante.
 Ângela Maria Dias - Literatura Brasileira VI.
- Características: Boa professora, justa e explica bem. Inicialmente,
assusta um pouco, por ser rigorosa com faltas e com horário, mas
posteriormente fica mais maleável. Costuma apresentar filmes, visto que
o conteúdo da matéria engloba a análise da adaptação cinematográfica.
- Avaliações e Observações: Trabalho escrito em dupla, seminário,
trabalho escrito em grupo sobre o seminário e prova. É justa e coerente ao
lançar notas aos trabalhos, dando, por exemplo, avaliação individual nas
apresentações dos seminários.
 André Alonso- Grego/Matrizes Clássicas
- Características: Bom professor, porém tem um método que muitos não
conseguem se adaptar, porque no começo é um pouco difícil. Você começa
a ler Grego nos primeiros dias, ele trabalha com textos. É bem objetivo e
explica bem, qualquer dúvida que você tiver, ele te responderá com a
maior educação. Sepre faz um paralelo com o Português, isso ajuda a
conhecer a origem de algumas palavras do nosso idioma. Nunca falta,
logo, nunca falte também, se fizer isso, ficará perdido na matéria, ele não
a para. Passa exercícios e os corrige, porém se ninguém fizer,
naturalmente, não os corrige. Não utiliza quadro. No final do curso, você
estará lendo alguma coisa de Grego naturalmente, sem tradução. Não o
conheço em Matrizes.
- Avaliações e observações: Ele dá muitas avaliações, normalmente, cinco
testes e duas provas, e isso é bom para treinar a matéria. Aconselho
procurar o monitor para ajudar na matéria, qualquer ajuda é bem vinda
no vocabulário grego, ele não deixa consultar nada nas avaliações.
 André Cardoso - Literatura Inglesa/Norte-Americana
- Características: Um doce de professor. Parece o Sheldon, pois tem uns
trejeitos estranhos. Maravilhoso. Juntamente com o resto do setor de
literaturas em língua inglesa, seleciona textos ótimos e gigantes para
serem discutidos em sala. Explica bem o conteúdo e, mesmo se a turma
não ler os textos para discutir, sua aula será expositiva e ele não brigará
com ninguém por causa disso. (Mentira! Ele vai falar que ali é
universidade, que não adianta nada só ele ficar falando, com toda a razão)
Só ficará um silêncio constrangedor em sala.

pode ser um seminário. Há variações. prova geralmente COM consulta.Avaliações e observações: passa vários exercícios. é ela quem ministra o curso e esporadicamente coloca um orientando. bastante dinâmico.Avaliações e observações: cobra participação em sala de aula. Tem participação frequente por e-mails e manda eventos e livros relacionados para o aluno ter um maior conhecimento.Matrizes Clássicas/ Latim. passa exercícios práticos em aula. dá aula sentada e fala um pouco baixo.  Beatriz Feres . Perde muito tempo falando de coisas aleatórias.  Arnaldo .Características: Dinâmico.Francês . pois é especialista em Análise do discurso. não tolera indisciplina e falta de educação. .Avaliações e observações: Um seminário e uma prova com consulta. é praticamente impossível se atingir um 10. Embora seja possível atingir boas notas. além de voltar na matéria quantas vezes for preciso pra que você entenda.Características: Ele é tão gente boa que dificilmente te deixará ficar na pior. justo em correções.Francês . Na verdade. Antes não era assim.  Bernadette .Língua Portuguesa . extremamente exigente.Características: explica bem. -Bethania Mariani .Características: Educada. fortemente ligado ao Quebec (assim como Bernadette). A aula é tranquila.Características: explica bem.Matrizes Clássicas/Latim . dinâmica e didática. Algumas partes podem ser chatas se não for muito fã do conteúdo. ... as provas são sempre mais fáceis do que os exercícios e dá vários trabalhos durante o curso para ajudar nas notas.  Antônio . Fora isso não é exigente com . competente. um take-home test e uma prova ou um seminário e duas provas.. Sua aula vai até o último minuto. se for de 20:00 às 22:00 só acaba quando os zeladores enchem muito o saco.  Beethoven Alvarez . . As aulas são descontraidas e ela é uma excelente profissional é um boa opção para Linguística III.Linguística -Características: Ao contrário do que a maioria dos alunos mais antigos dizem. menos os textos teóricos e suas anotações do caderno. Às vezes é possível passar sem saber nada. o trabalho mais ainda. . ele deixa consultar tudo.Avaliações e observações: cobra trabalhos valendo pontos.

porque ela vai pedir tudo que comprove a sua falta. quantidade razoável de leituras. sobre diversas coisas. trabalhos que nos ajudam a estudar (apesar de difíceis). F .  Carolina Paganine . competente e exigente e. Segue a ementa e passa vários textos de cada assunto.  Claudete Daflon . aula animada.Características da profa: A disciplina foi excelente: um pouco de teoria e história da tradução + um pouco de tradução literária (mais poesia que prosa) + um pouco de adaptação + exercícios práticos. O curso exige muita leitura (foi o curso que mais me fez ler neste semestre) e presença (já que alguns textos não são muito fáceis.Crítica Textual Ecdótica Características: aprende-se muito. justa. Super recomendo pra quem se interessa por tradução.Língua Portuguesa . Ela costuma ser bem bipolar e pode perder seu trabalho. ao passo em que ajuda a nunca esquecer .Características: explica muito bem. Ela costumava ser mais exigente com correção .Características do curso: A professora é muito boa. nem se pedir de joelhos.  Camila - . tranquila.Literatura Brasileira . esbanja paz. . depende do período.não é regra. esgota o conteúdo. por vezes.Avaliações e observações: Dois contos pra comparar com os textos lidos em sala. Cuidado ao faltar uma prova dela. Impossível repetir nessa matéria com ela. Não responde e-mails. dinâmica. Ela é amena. e as discussões são sempre enriquecedoras . seminários. e o trabalho final é pra comparar dois romances . sério. Pode se atrasar alguns minutos.  Ceila . tradução literária e/ou intersemiótica.a profa. A prova é fácil e os trabalhos também. provoca o debate e tal).  Claudia Gil .Introdução aos Estudos de Tradução . agora parece mais fácil de passar.Avaliações: foram três notas em 2016. tranquilidade. É exageradamente repetitiva em alguns termos.1: um prova em sala e duas relativas a um trabalho pra casa (uma tradução crítica ou comentários de um tradução já existente ).inclusive anos depois. engraçada (tipo naturalmente engraçada). as provas dela costumam ser meio subjetivas.Características: formada em francês. sendo uma nota para a apresentação oral sobre esse trabalho (20min cronometrados pela profa) e outra para o trabalho escrito. . o que pode cansar. Há provas e trabalhos.presença .

mas depende da turma e da disciplina.Características: Ótima professora.Avaliações e observações: Fuja. tem grande experiência na área de educação . Ensina a projetar aulas.Características: Amplo domínio da matéria.Língua Portuguesa . mas aí já não é da ossada da Denise).e dá muitos exemplos práticos.Avaliações e observações: Esquemas em provas??? Isso não existe!!! Ela desconta pontos por alguns erros.Avaliações e observações: Lê textos em sala. Dá aulas com empolgação e é muito carinhosa com os alunos.ela vai repetir isso várias vezes . pois aprende-se muito. alguns ela envia em PDF. dissertação é essencial em suas provas.. exercícios. usa bastante o quadro. Costuma fazer da avaliação 1 um seminário sobre esse livro e a avaliação final é um trabalho escrito individual sobre o mesmo. super divertida. análises etc etc etc. faz comentários e pede que seja refeito. Obs. ela não deixa de explicar o conteúdo por isso (só não se esqueça de ler depois. . É considerada unanimemente como uma das melhores professores de Literatura Portuguesa do Instituto. Passa bastante texto. comenta e depois passa um livro pra cada grupo ler.  Danielle Kely Gomes .  Dalva Calvão . exigente na medida certa. Não foge do assunto da aula: mesmo quando ela comenta sobre algo relativo à vida . ela também deixa fazer provas em casa. passa resumos. você vai precisar).PPE . se você não conseguir ler para a aula.. Ainda assim.. vale a pena ter aula com ela.Avaliações e observações: Projeto. Ela vai definitivamente te perturbar com exercícios e trabalhos! Sempre lê os trabalhos.: Esta professora não faz mais parte do quadro de docentes da UFF. .Literatura Portuguesa . analisar materiais.PPE Características: pontual. .Características: Aprende-se muito com ela sobre sala de aula. super didática. Denise . gosta de bater papo. mas sua descrição permanecerá no documento caso a mesma volte a atuar na instituição. mini-aula. fichamento. Apesar do cansaço. Isso é relevante considerando que muitas vezes os professores focam mais em falar de teorias. ensina sobre postura e comportamento em sala. explica muito bem.  Dayala . mas o máximo que vemos de prática educacional é no estágio (e isso se o professor que estamos acompanhando pedir para fazermos algo.

então.Características: pontual.Linguística . faz ligação com o tema principal. Como qualquer língua. explica bem.  Diana Klinger. . . BINO. Ele NÃO tem didática. foco e fé e não abandone a disciplina. sabe muito de Latim e Lit Latina. tem diversos livros publicados. mas o conteúdo é basicamente os exercícios que dá em aula. fuja!  Eduardo Kenedy .  Douglas Gonçalves. porém é um pouco grossa e arrogante. a maior parte do tempo sentada. Um pouco rígido na correção. objetivos gerais e específicos).Características: Ela sabe tudo. Apesar de ser expositivo.  Edila Vianna . Às vezes pede um fichamento para aprofundar no estudo de algum texto.dela. você ficará perdido na matéria. e te farão dormir com certeza. consegue lembrar páginas de todos os materiais. BUT NÃO sabe fazer a coisa inerente a qualquer bom professor.Características: Ótimo professor. É UMA CILADA.Teoria da Literatura. percebe-se isso em aula. utiliza muito o quadro. objetividade e dinamismo. e tem dificuldade com sintaxe. Percebe-se que sabe tudo de sintaxe. estude por si mesmo que dará tudo certo. é certo que fique apaixonado por ela e ainda fique empolgado para começar a dar aula logo. Exigente demais. Não usa o quadro para escrever. em Latim. Aulas muito boas. E não menos importante: FUJA. Ele te explica até você entender.Latim/Matrizes Clássicas . não é maçante. ele dá três avaliações. as aulas são monótonas ao extremo.Avaliações e observações: Normalmente. como eu quer se formar. Se você pretende seguir na área da educação.Características: Ele sabe muito. tenha força. metodologia. O assunto da disciplina é muito interessante. Bem organizado e didático. Avaliações e observações: Projeto (com direito a referencial teórico. Não dá segunda chamada. cronograma. sempre com muitos exercícios. Não falte as aulas dele. porém não tem paciência.Língua Portuguesa . Gosta do que faz. se você.Língua Portuguesa . e a menor nota é descartada. transmitir seu conhecimento com clareza. se não entender seu texto considera como errado. análise de material didático e mini-aula são os principais. a matéria é acumulativa.  Dante Lucchesi . parece ser “o cara” da sociolinguística. justa. Não o conheço em Matrizes. Se você precisa de um(a) professor paciente.

sem assistir nenhuma aula).que não costumam ser muito altas.Se você tem preguiça.Teoria da Literatura . evitando ao máximo abordar quaisquer complexidades. . é proibido. Em toda aula também haverá comentários sobre o jogo do domingo anterior ou sobre algum time (10 minutos ao menos).  Flávia Amparo . Explica superficialmente (ou não explica) como chegou às notas . se não tiver nota.Avaliações e observações: A prova é bem tranquila e condiz com os exercícios passados em sala. além de algumas vezes poder começar em um dia e acabar no outro. No melhor dos cenários.Características: a prova é muito fácil. corra.Avaliações e observações: Cobra bastante a presença e dá NO MÁXIMO 1:30h de aula. . É muito justo. solícita.Literatura Brasileira . é tudo aquilo o que viu.Latim . Prepare-se para sentir o maior sono de sua vida.Caracteríticas: Professor estilo "ensino médio". . no entanto. Faz considerações rasas sobre os textos. Nunca mexa em seu celular nem para ver as horas. Muitos simpatizam com ele por conta do seu gosto pelo futebol.  Franklin Alves . Procura deixar a discussão a cargo da turma. VS? Praticamente impossível ir parar lá.  Eduardo Tufani . divertidissimo e muito generoso. As aulas são demais! Na prova não aparecem elementos surpresas. ajuda a fixar mais o conteúdo. não o contrarie. Além disso. simplificado.Exigente quanto às avaliações.Características: além de ser um excelente professor. seu gosto musical e seu esforço para agir jovialmente. faz outra. de verdade.Avaliações e observações: passa provas e trabalhos. . nunca. Especialista em Psicolinguística e. por consequência. que explica bem e faz questão de saber se seus alunos estão conseguindo acompanhar a matéria. assídua. O livro usado é ótimo para aprender (inclusive sozinho. é uma excelente pessoa. Tenta deixar tudo muito mais fácil do que é. pois o número de resenhas a serem preparadas cansa bastante. Dificilmente sairá sem aprender a matéria. Só há uma. Cumpre o programa apresentado no início do curso. você ouvirá algo de interessante sobre um autor ou sobre correntes teóricas.Características: Ele é bom. junto com bastante tédio..Latim .  Fábio Cairolli . Algo frequente nas aulas são as grosserias: quando os alunos não leem os textos ou quando há pessoas conversando. um dos melhores para Linguística II.Características: competente.

É muito justa. pois a forma como ela exige é desproporcional ao conteúdo e suporte que ela oferece. mesmo nas aulas que ainda não estava inscrito. dê preferência. além de bastante extensa. Caso só tenha ela. muitas vezes. divaga nos assuntos. pois ela se nega a enviar por email). só cobra o que ensinou. Pontuação extra é negociável de acordo com a presença e trabalhos. Adora a profissão que escolheu. Pode assustar um pouco. e não dela. quer ir além do horário. Às vezes.  Ida .Tradução (Inglês) . e até ajuda durante a prova. Além disso. Giovana Campos . como nunca leu na vida. se esforça para passar a impressão de que é justa. Lerá muito.Matrizes Clássicas/Grego . mais do que em matrizes. muitas pessoas acham as aulas de Literatura dela rasas e superficiais. Além disso.Literatura Portuguesa . se você quiser os slides que ela passa em sala. não será o fim do mundo. Resumindo. O que acaba sendo uma ironia. mas muitas de suas atitudes fazem disso uma contradição. mas você terá de correr atrás. muito exigente e perfeccionista. .Literaturas Inglesas / NA Por não serem suas especialidades. e já houve casos dos alunos pedirem um suporte em relação ao conteúdo e ela se negar por dizer que é obrigação deles correrem atrás. entende muito do que fala.  Giovana Campos . engraçada. nas aulas de Literatura. Em língua grega ela é bastante exigente. É flexível e disponível a atender os alunos com dificuldade. mesmo para quem não é muito fã da matéria. é preciso tirar foto deles. Ela cobra a sua alma e não aceita em prestações. o que torna a experiência em sala de aula bastante positiva. mais do que os deuses olimpianos. e quem iniciar a disciplina depois do começo das aulas leva falta também. Pesa muito a mão na hora das correções. como nunca imaginou ler. A prova não é fácil. mas sempre retoma o foco principal da aula. por isso. mas no final das contas te surpreende. mas tenha em mente que você precisará ser um tanto autodidata. Faz chamada em todas as aulas e não tem negociação com ela. É pontual e assídua. Ela é muito simpática.Características: ela sabe muito.Avaliações e observações: passa traduções em todas as aulas e dá duas provas.Caracteríticas: está na área há tempos. É o tipo de professora que não vai entregar nada de mão beijada para o aluno (exemplo. se você puder pegar com algum outro professor que seja especialista em Literatura de língua inglesa. e. Não falta NUNCA.  Greice . parte do conteúdo presente nos slides tem como fonte sites de resumo (sparknotes e etc). pois ela não vai ficar no seu pé.

Muitos trabalhos.Avaliações e observações: Costuma passar filmes em aula e cobrar comentário escrito depois. passa ela exatamente igual no quadro e manda copiar.  Ilana . que valem como trabalho 1.Avaliações e observações: Tudo o que é falado em aula conta para a nota final. Cobra duas presenças em cada aula. mas não exigem grande preparação.Características: dá muitas oportunidades para aumentar a nota.Literatura Portuguesa . explica bem e usa exemplos que facilitam o entendimento. Rigorosa.Latim . justo.Características: Gosta de trabalhar com seminários e praticamente em cada aula haverá um. prova e trabalhos. ela puxa a sua orelha. Seu modo de trabalhar pode assustar no início. e não é muito ligada em faltas. Se você gosta de literatura portuguesa. somando-se às notas do trabalho 2 (sobre LDB) e das provas 1 (dissertativa) e 2 (objetiva).Características: Lê um fichamento que ela faz das xerox com os alunos em sala de aula.. dá para tirar notas altas.Avaliações e observações: A prova é até fácil. As listas de .OEB . É um pensador socialista.  Íris . provas compatíveis com os exercícios. Se der mole. Não tolera atrasos e conversas paralelas.  José Rodrigues . passa muitos exercícios. o que pode vir a desagradar a quem tenha um posicionamento oposto.Língua Portuguesa . Quando a xerox é mais tópicos do que texto.Avaliações e observações: Seminário. Professora que gosta de contar pontos e não conhecimento. Aula tranquila de assistir. Cobra o que dá em sala. .Língua Portuguesa . mas com o decorrer do semestre dá para perceber que tudo dará certo.Características: Professor tranquilo. as provas são super tranquilas.Características: Bom professor e exigente na medida certa.Características: Ótima professora. . . pois seu método é diferente das apresentações convencionais.  Ivo . . mas tem questões- pegadinha e ela exige demais na correção.  Leonardo Almeida . vale a pena fazer o curso com ela.

se você não tem disponibilidade de tempo. Em Latim Básico.exercícios são grandes demais (mas valem ponto).Latim/Matrizes Clássicas . avisa ou envia estagiária. gente fina. .  Lúcia Teixeira . só um pouco. necessariamente. é meio ame ou odeie. Também deixa levar a prova para fazer em casa. inteligentíssimo. Ela também fala bastante do cenário político atual. como os exercícios em aula.Avaliações e observações: Em Matrizes.Visita à escola e relatório (e ela não aceita que você não faça isso. Pode haver um pouco de tédio. auto- avaliação. dá pra aprender bastante se você entrar em todas as discussões. Avaliação: cada semestre é uma coisa. O seminário é no estilo mente aberta.Psicologia da Educação . costuma ser duas questões. vai a quase todas as aulas.Linguística . fala latim fluentemente. dissertação pura.Características: Ótimo professor. Basta ler os textos.  Leonardo Ferreira Kaltner . mas três sempre têm . ele costuma passar uma prova tranquila. produção de sequência didática/planos de aula. Ainda assim. entende todos os seus problemas e suas dificuldades na matéria. pode desistir ou vai se aborrecer). melhor professor na UFF não há.Características: Excelente professora. atencioso. As aulas são tranquilas. Não apresenta prazer em lecionar. Lisete . Quando não pode. e na maior parte das vezes dá para entrar na discussão mesmo sem ter lido). exigente. suas provas são tranquilas. Paradoxalmente. Ele é um profº muito humano. ela praticamente só fala o que está neles. Especialista em Semiótica e referência da área no país. . é aquele professor que não gosta de reprovar aluno. o que pode desviar do tema principal e ainda por cima terminar a aula no último minuto possível. Não é exigente com notas. pois vale a maior parte da nota. e um trabalho em dupla ou individual.Didática Características: com ela. É mais fácil entender os textos pelos comentários dos outros alunos. mas ela é tão paz e amor que você pode dormir e ter felizes sonhos. principalmente no que diz respeito à educação. Sabe muito da História Romana. você nem vê o tempo passar. para ser feito em casa. Passa bastante texto e debate todos eles na sala (não cobra a leitura. logo você também aprenderá sobre a cultura romana. não tem muita didática.Características: Ela é psicóloga e tão tranquila que você se sentirá em uma consulta do bem. Ultimamente tem contado faltas.  Lúcia de Mello Lehmann .

Língua Inglesa .Língua Portuguesa. a aula é muito "solta no ar" e monótona.Avaliações e observações: Costuma dar seminário e prova. . . Pouco didático. Obs: Só deu prova (Linguística III 2016.Características: Sabe muito de literatura portuguesa.Características: Tem como objetivo de vida promover uma revolução comunista no Brasil e usa suas aulas somente para isso.1) Luciana Sanchez Mendes . faz tudo para que o aprendizado seja completo. As provas são fáceis e sem surpresas. muita viagem nos poemas.  Magda Bahia. pouco tempo de aula em sala. Sempre cita autores que você nunca ouviu falar e que costumam ser muito interessantes. A prova dele costuma ser imprevisível. responde aos e-mails. Método de avaliação: costuma passar vários trabalhos extras valendo ponto para somar com duas provas. mas sua descrição permanecerá no documento caso ela volte a atuar na instituição. Professora justa. escolha outro professor. solucionar dúvidas.Características: explica bem.PPE . animada. volta as explicações quando necessário.Avaliações e observações: Parece não gostar de lecionar Literatura Portuguesa I. média aritmética. Trata seus alunos como filhos.. sempre disposta a ajudar. Não existe matéria ou trabalhos. que é a sua especialidade. . Fácil passar. costuma se ausentar de vez em quando por problemas pessoais.  Magno . pois costuma faltar muito.Língua Portuguesa Características: Normalmente costuma dar língua portuguesa VI e VII. suas interpretações da poesia portuguesa são bastante elucidativas e irão abrir a sua cabeça para novas formas de pensamento. Super Recomendável.Obs. pouca teoria.: Esta professora não faz mais parte do quadro de docentes da UFF. Ela tem uma maneira de ensinar que a matéria fica fácil. não responde os e-mails a tempo. Você irá passar com 10 independente do que faça.  Luís Maffei .Características: Atenciosa. super dinâmica e com uma didática exemplar. .  Margit Pagani. Provas mais complexas do que os exercícios dados em aula. mas se você é do tipo pé-no-chão. seja com chuva. Isso pode ser até considerado bom para alunos "menos sistemáticos". sol e quarta- feira.Literatura Portuguesa . Fala muito baixo. Cobra na prova o que foi dado em aula. explica bem o conteúdo.

é até recomendado em uma optativa. só cobra o que foi dito em sala de aula.1 (Lit IV). cumpre com o programa. Já andou de montanha-russa? Também pode ser confusa e bastante agitada às vezes. em dupla etc.  Mercedes Marcilese .Literatura Brasileira. . Exigente.OEB .Características: sua aula é divertida. se preocupa com os alunos. prepare-se para conhecer a realidade brasileira com olhos críticos e com discussões interessantes. mas a professora é ótima. isso mascara o triste fato de ele tratar as ementas dos cursos obrigatórios de LP como obras de ficção (algo vergonhoso e que não se espera de alguém sério). o que faz com que não se aprenda sintaxe ou morfologia. não gosta de alunos q não leem os textos e que não participam das aulas. tampouco os trabalhos.Avaliações e observações: cobra participação em aula.Literatura Portuguesa . e as questões da prova não foram muito fáceis.. por exemplo. Contudo.Avaliações e observações: Passou prova em sala e dois seminários em 2016. e o curso (Lit IV) também.  Maurício . No final das contas terá valido a pena. o Novo Acordo Ortográfico.Língua Portuguesa . ele SÓ ensina a pesquisa dele. atenciosa e sempre estará disponível para ajudar. pois do Port I ao VIII. Bom pra quem gosta de dar risadas ou de passar com facilidade e. o tempo voa e a prova não é difícil. por ser um homem de uma matéria só.Avaliações e observações: Fornece boas chances de o aluno ser aprovado com boa nota.Língua Portuguesa . .  Matildes Demétrio . . .  Maria Lúcia . É justa.  Maria Inês . provas com consulta. mas com ela a matéria se transforma! Com ela. dando seminário. competente. esgota a matéria com a turma.  Mariângela . Foi muito exigente com as correções.Avaliações e observações: Apresentação oral e prova escrita. sistema de pontuação confuso.Características: ótima professora.Linguística I e II .Características: Maravilhosa! Sempre ouvimos que OEB é uma matéria chata.Características: Tem uma postura de "professor da galera" o que faz com que boa parte dos alunos adore o clima das aulas.Características: dedicada. gosta de dar aulas. cumpridora da profissão.

ela vai passar achando que todo mundo está esclarecido. é melhor não fazer). DIGA. ela pede a visita à escola + relatório (ou seja. Te estimula a gostar de Linguística. inclusive faz um trabalho com graduandos de Letras e História sobre o tema. Nunca falta e quase nunca se atrasa. passa questionários. Mônica Vasconcellos . É ótima .passam muito texto. mas aceita receber alunos de outros cursos quando os horários disponíveis não são muito bons (é só conversar com ela no primeiro dia). então se esse for o seu caso. ou seja. Então se tiver dúvida.. foge. organizada e segue o cronograma fornecido no primeiro dia de aula. Parece meio óbvio. A auto-avaliação também entra na optativa de Interdisciplinaridade. quando na verdade é difícil nos dois modos. debatem sobre todos eles em aula. É extremamente compreensiva e justa. mas é sério. por exemplo. Quase nenhum. Se você acha ruim. esse não é o curso ideal para você. por isso não dá para dizer como ela avalia de uma modo geral. por ser mais fácil. A diferença é que a Mônica explica melhor. No tópico anterior está o que ela costuma fazer sempre. mas cobra apenas o que ensina. Um detalhe: se você não esclarecer que não está entendendo. É igualmente exigente. Questões da conjuntura política podem entrar como temas de aula mesmo. explica direitinho.Características: Muito tranquila. oficina de planos de aula e auto-avaliação. agitada Sua aula é por meio de slides. Raramente foge ao assunto da aula.  Nadja Pattresi . e muitos irão te ajudar pois a prova é quase igual a eles. Ela não costuma abrir para a Letras em Didática. No entanto. por ser um pouco difícil de entender. e você tiver tempo para se dedicar. é rigorosa. Vai depender do ponto de vista se isso é bom ou ruim. portanto não recomendo se você quer fazer a matéria só para passar. se não gosta de ler. NÃO FAÇA. ela pode tirar uma aula inteira com textos e vídeos sobre meritocracia. cobra participação. ela tem a tendência de achar que o tema é teoricamente simples e difícil na prática.o tema é especialidade dela. pode parecer que ela não explica direito o que é. divertidíssima. pode fazer tranquilo.Características: Fala bastante rápido e é muito dinâmica. mas também cobra a presença dos alunos. É muito atenciosa. se algo não estiver claro.Língua Portuguesa . Avaliação: na Didática.Didática / Interdisciplinaridade na Educação Características: ela e a Lisete são parecidas em muitas coisas . Se não for. Observações: ela escolhe as avaliações de acordo com a turma. A optativa em Interdisciplinaridade abriu no último semestre . um comentário comum dela em aula é que ouve os alunos dizerem que fazem matéria de educação quando querem aumentar o CR. se você não tem disponibilidade. só que lerá bastante. Principalmente na Interdisciplinaridade.

Para os que não querem. Fala mais de 7 línguas. costuma ser boa.  Nilda Cabral . A prova é mais fácil do que se aprende em aula. literatura e cinema. Talvez as pessoas não se acostumem com o método dela. Apesar de tudo. raramente ela dá um conteúdo téorico . dificilmente será reprovado. Dá MUITOS exercícios e geralmente várias avaliações. Sua prova se restringe aos conceitos tratados em sala. Prolixa. .  Olga . Caso possa. Explica bem e dá liberdade no seminário.Teoria da Literatura .Crítica Textual Ecdótica. Explica bem. Ela tenta ao máximo ser objetiva em todas suas explicações. o que aumenta significativamente a fonte bibliográfica com ótimos autores. Cada palavra que sai de sua boca permanecerá na cabeça facilmente.Características: para quem tem dificuldade de fixação. mas é bom não abusar pois ele reprova por falta.Características: dificilmente sairá sem aprender muito.didaticamente falando. é um doce de pessoa. Não aceita críticas. . Cobra cada vírgula na prova e evita AO MÁXIMO dar 10.Características: muito tranquilo. pois ela dá a matéria por meio dos exercícios. Faz o somatório da pontuação com cada um de seus alunos. Além disso. .Língua Portuguesa . Ela coloca tanto terror que você jurará estar reprovado na segunda semana. Falta muito. Tampouco faça perguntas tolas (ênfase aqui). se você participar das aulas dela.Literatura Brasileira . ela não age com grosseria ou desdenho. É uma professora bastante compreensiva e pode marcar um dia para tirar as dúvidas.  Pascoal .Língua Portuguesa .professora pra quem quer realmente aprender sua disciplina. Se não tiver humor. É muito inteligente e um excelente professor no que diz respeito à sua área.Características: matéria simples. É pouco exigente com presença. As notas em geral são boas. entre trabalhos e provas. repetição de conteúdo. não agradará aquele sutil tom de deboche que fica no ar a cada final de frase.Características: sua aula é rápida e interessante. Dificilmente não se saberá o que responder. É o tipo de professora que chora se os alunos não estão a dando atenção e no discurso do último dia de aula. na prática será diferente. fuja!  Nilza . A aula é bastante monótona e padronizada.  Norimar . No entanto é só psicológico. Abuse no café ou energéticos antes de ir para aula pois sem isso é provável que você tenha problemas em manter o foco.Avaliações e observações: Passa muitos trabalhos e pelo menos duas provas (individuais e sem consulta).

Africanas 2 tem mini-monografia de 10 páginas sobre um romance de sua escolha dentre as opções dadas em sala.  Ricardo Cavalieri . tira suas dúvidas e negociará com você caso não consiga cumprir as horas do estágio. mas também dá puxão de orelha quando você não lê os textos. te acolhe sempre que dá. Já correu a maratona intelectual? Correrá. Em africanas 1 costuma passar trabalhos extras valendo ponto na média. apesar de você jurar que não. No final das contas..Características: compreensível. 30min de conteúdo e 20min falando sobre a vida. Às vezes dá prova. não precisa fazer a 2a (claro que isso só será dito na hora em que estiver sentado para fazê-la. porém tudo bem rápido. porém excelente professora. . Não há trabalhos. . é preciso estudar muito . nem mais difícil.  Rodrigo Labriola . A prova costuma ter algo dos exercícios.Literatura Africana e Literatura Comparada .Avaliações e observações: a aula é muito rápida. . a prova não mata.Matrizes culturais hispano americanas . Ela é do tipo mãezona. Faz chamada. super interessantes assim como os textos da disciplina. exigente.Características: explica bem e sabe bastante. Ele reprova por falta. mas pelo conteúdo dado em sala se você se esforçar garante nota boa.Características: ele sabe muito.Avaliações e observações: a aula é muito rápida. Suas aulas são dinâmicas. Sabe quando JK fez 50 em 5? Serão 300h em 2h. Os textos podem ser dispensados se prestar atenção em tudo o que fala. não é de outro mundo. provas difíceis. sempre disponível para responder seus emails. gente boníssima. 10min de atraso. Se souber desenvolver bem. não dá ponto sem nó.Características: inteligentíssima. O terror psicológico é .Avaliações e observações: aula dinâmica.Língua Portuguesa .  Ricardo Almeida . 30min de conteúdo e 20min falando sobre a vida. e em comparadas passa seminário e prova. um pouco redundantes mas bem atuais.Avaliações e observações: avaliação por seminário.PPE I . A matéria não é fácil. mas é raro. ele ajudará e não irá te querer na VS. demora séculos para responder email.ele não a torna mais fácil. 10min de atraso. cansa muito. após estudar por semanas). não deixa comer nem uma balinha e não pode chegar atrasado (só ele pode).  Renata Flávia da Silva . Seleciona bons textos para a área. O seu humor não é dos melhores. Se você tirar mais que 6 na 1a.

 Sebastião Votre .. E. . Talvez um aluno que tenha mais dificuldade ou precise de um ritmo menos intenso não acompanhe. ela sempre pergunta se alguém tem duvida. não é regra.grande. para a aula para explicar com calma).Características: explica bem. Sempre exige riqueza de detalhes nas questões das provas.Características: Acredita cegamente que leciona para o ensino fundamental . Muitos alunos têm a impressão de que ele não gosta de dar aula e ficam com a sensação.  Ronaldo Amorim . Sempre volta nos assuntos que tratou e sempre está disposta a explicar tudo de novo. (Há controvérsias.Provas e avaliações: A prova costuma abordar e cobrar coisas de forma bem diferente das vistas em sala de aula. faz a chamada nos dois tempos de aula.  Rosane Monnerat . Sua ideia de apresentar seminário mudará. o que. até o fim do semestre. exige um livro caro escolhido por ela ( não é gramática) mais uma gramática.. .)  Patrícia Neves . Outros. quando ele o fizer em seu lugar.como eu disse.Língua Portuguesa . durante as aulas. também trabalha na parte administrativa do instituto e. Dá aula sentado e fica claro que ele não planeja as aulas.Língua Portuguesa . quando não pede para os alunos apresentarem trabalho ao invés de dar aula. Responde os e- mails e é organizada. (Na minha turma.Características: Além de professor. de que as aulas são uma grande perda de tempo. Humilha alunos na frente dos colegas.) e entra e sai na aula.Características: não tolera atrasos (nem de 10 min. percebe-se que a sua preferência não é a licenciatura. se tem. É frequente ouvir alunos dizerem que ele é um professor “falcatrua” e que preferem se formar com atraso do que fazer disciplina com ele novamente. lógico. PODE acontecer. pode te deixar pra trás caso você não entenda. é engessada nos argumentos e qualquer visão diferente das suas é recebida com rechaço. dá muitos exemplos relacionados ao conteúdo.Língua Portuguesa . reprova por falta. aplica muitos exercícios.Língua Portuguesa . dizem que suas aulas são divertidas por conta das piadas que ele conta. além de desvirtuar muito do eixo da aula falando sobre assuntos que não são pertinentes. Minha turma se deu muito bem com ela e praticamente todos conseguiram acompanhar . debochado. pois ele é extremamente raso e superficial em relação ao conteúdo. visto que passa a maior parte do tempo lendo os textos em voz alta e improvisando paráfrases dos mesmos. Exigente. Costuma passar 2 provas e alguns trabalhos.

Características: é bastante inteligente e explica muito bem. o aluno envia para o e-mail e leva uma cópia no dia marcado.. sendo boa opção para Linguística III. rs  Susana Lages. gênio. em alguns casos valendo nota ou ponto extra. conta presença mas não exige. Justa. .Características: ótima professora e pessoa. Especialista em Análise do Discurso. fala bem devagar. Ah. exercícios repetitivos.Francês. é fato.  Stefania .. Sua aula é muito extensa. é fato. passa muitos trabalhos valendo pontos e muitos substituindo as provas. intimidadora.  Sônia Torres . carinhosa com os alunos.Língua e Literatura Alemã.. Sua aula é um pouco monótona.Avaliações e observações: Costuma passar toda semana uma resenha. fala muito sobre coisas aleatórias. Geralmente. e bem devagar. se já souber francês vai tirar 10 e no final as aulas não vão servir de muita coisa. passa prova e seminário. . nos níveis iniciantes. Jedi. . etc. fala mais em português que o próprio Camões em sala de aula. você vai cair no sono.Características: Tranquila. . Aprenderá literatura de verdade. Por muitas vezes você se encontrará perguntando se ama ou odeia a professora e a disciplina.Características: uma das melhores professoras da área de Literaturas da UFF.Avaliações e observações: Costuma aplicar duas provas e exercícios de fixação. pode tirar 10 e no final não ter aprendido nada (o que pode ser considerado negativo). que será lida pelos colegas em voz alta. Exigente.Literatura Inglesa/Norte-Americana .  Sônia Monnerat . muda pouca coisa nos níveis mais avançados. sarcástica. como nunca. não haverá aula.Teoria da Literatura. . repetitivas. Assim como com a outra Sônia. Se você tem preguiça de escrever em prova. Caso não leiam. mas sempre trará uns poemas interessantes e textos curiosos mesmo na aula de Língua Francesa. procure outro curso. Fazer disciplina com ela é pra sair sabendo tudo e ao mesmo tempo estar preparado para ler todo o conteúdo.Avaliações e observações: Uma prova com no máximo duas questões para você responder se baseando em tudo que está nos textos/livros e as discussões feitas em sala.  Silmara Dela Silva .Linguística . atenciosa e divertida.Características: Dificilmente irá repetir.  Sônia Materno . confiável. Você vai cair no sono.Literatura Brasileira . Não faz chamada.

mas justas. quando está desmotivada. para a média. exercícios diferenciados e diversos. engraçada e justa. É bem paciente e explica de diversas maneiras. Diria que não dá aula apenas de Linguística. Na língua alemã ela passa apresentação de trabalhos em alemão com tema à nossa escolha. fala e escrita. Matrizes Clássicas. Alguns alunos .afirmam que a mesma foge do programa. compreensiva e gentil com os estudantes. mais não explica. justa. amiga e compreensiva. acredite!  Thaíse Bastos . Porém falta sem avisar. sabe diferenciar aula de Literatura de aula de Língua . Especialista em Linguística Geral e Semiótica. Repete por falta. então nada de escrever pouco. diferente de parte do corpo docente de Francês.Francês . . Excelente opção para Francês. Sapir e Coseriu). então excelente opção para Linguística I e III. formada em linguística tendo desta forma um enfoque diferenciado na prática do ensino de FLE.Características: Excelente professora. valoriza o êxito ao invés de punir o erro. mas. • Terezinha Bittencourt . • Vanessa Massoni . .Avaliações e observações: Costuma passar trabalhos e uma prova e atualmente tem sido mais rigorosa nas correções. Conta com um material teórico muito bom e diferente do que você poderá ver com outros professores da disciplina (ela trabalha muito com Bloomfield. mas aula para a vida. Especializada em Literatura Francófona.mais antigos . Literatura Latina. dinâmica. Tem que fazer muita força pra repetir.Latim.Linguística . é super simpática e alto astral. passa matéria nova e em menos de uma semana aplica prova com esse conteúdo. as duas maiores notas. aprendizado. .Francês . aceita que se fale moderadamente em língua materna para explicar conceitos complexos.Características: Espontânea. estilo mãezona.Avaliação e observações: Costuma dar três provas e considerar. provas fáceis.  Telma . sai de baixo!!!! Passa listas gigantescas de exercícios. então frequente .Características: Aula realmente boa e agradável.Características: passa pequenas tarefas em cada aula.vale a pena. ela dá todas as chances para que você aprenda e passe na matéria. corrige. Gosta que os alunos desenvolvam bastante as respostas.Características: Tem toda a paciência do mundo pra explicar e re- explicar a matéria. porém ela vem seguindo os programas e indo além deles.. agradável. volta as explicações quando necessário. Fala bastante em alemão na aula de língua alemã. Passa bastante tarefa de casa para ajudar na média final. dinâmica. em matrizes. Bastante exigente quanto aos exercícios.

não se preocupe. volta as explicações quando necessário. Não indicado para quem prefere aulas mais “agitadas”.Linguística. cobra com excelência. . então.Francesa. visto que a prova costuma ter 7 páginas com muitas questões e os alunos costumam demorar mais de 2 horas para terminar a prova. demonstra estar sempre disposto a ajudar. Exigente. Uma ótima professora! .Avaliações e observações: Prepare-se para fazer o ENEM de Francês.frequente. Dificilmente deixa a turma sem aula. Contudo. como dá a matéria com excelência. vale a pena!  Vanise Medeiros . não esconde a complexidade da matéria lecionada.Características: explica bem.Características: lê os textos em sala. Alguns alunos podem se perder se "viajarem" por um minuto. você aprenderá francês. . dá trabalhos para ajudar na nota final. e muitas coisas importantes são ditas a cada momento. pontual e repete por falta .  Vito .Língua Portuguesa . a professora só cobra o que dá e. Não é muito metódica na exposição da matéria.