Vous êtes sur la page 1sur 12

GOVERNO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO
TOCANTINS
CAMPUS PALMAS
Curso Técnico Integrado ao Médio em Mecatrônica

Relatório de Estágio Supervisionado

FREUD ATTILIO SANTOS FELIX

PALMAS
Março / 2016

FREUD ATTILIO SANTOS FELIX Relatório de Estágio Supervisionado Relatório apresentado como conclusão do Estágio Supervisionado Obrigatório do Curso Técnico integrado ao médio em Mecatrônica Professor Orientador: João Coelho de Souza Filho Período: novembro de 2014 a maio de 2015 Palmas/TO 2016 .

..................................... 5 ANEXOS ......................................................................................................... 5 Conclusão ........................................Sumário APRESENTAÇÃO .......................................................................................... 4 Análise das dificuldades .................................................. 5 BIBLIOGRAFIA ............... 6 ................................................... 3 CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES ............................................................................................... 4 Proximidades das áreas com o curso ......................... 2 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS ........ materiais e laboratórios ....................................................................................................................................................... 4 Sugestões de melhorias na parte de conteúdo....................

Bairro: PLANO DIRETOR SUL Endereço: 201 SUL AV NS A CJ 02 LT 06 CEP: 77015-205 Cidade/Estado: Palmas/TO Telefone: (63) 8472-2696 Área na empresa onde foi realizado o estágio: Setor de mobilidade Data de início: 18/11/2014 Data de término: 17/05/2015 Carga Horária Semanal: 20 horas Carga Horária Total: 460 horas Supervisor de Estágio: Ricardo Kaminishi 1 .IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO Identificação da Empresa: Nome: Oi S.A.

e tornando-a uma das principais empresas no território nacional brasileiro. Em Palmas. auxilio em operação manuais como transporte de objetos dentre outros. CONJUNTO 2 LOTE 6 no setor de transmissão de dados via redes móveis. AV NSA.A. a empresa iniciou como Telemar e paralelamente a empresa. sendo esta.APRESENTAÇÃO O presente relatório busca apresentar os resultados. objetivos. elaboração e construção de indicadores de qualidade da área técnica.. será criada a empresa Oi S. Historicamente. a experiência no trabalho em equipe. bem como atuou na presente empresa auxiliando a área técnica através do acompanhamento das atividades de manutenções preventivas dos equipamentos de telecomunicações.A.A. havia o desenvolvimento da empresa Brasil Telecom. o estágio fora realizado na filial técnica da empresa localizada na cidade de Palmas – TO no endereço AV Q 201 SUL. metodologia referentes ao estágio realizado na empresa Oi S. durante o período compreendido entre novembro de 2014 a abril de 2015. A fusão aconteceu no ano de 2008 aumentando consideravelmente a área de atuação da empresa Oi S. originada inicialmente pela Telemar. a principal atuante na região do estado do Tocantins. o presente estagiário conheceu o histórico da empresa Oi S. Posteriormente em 2002.A. 2 . Com o estágio realizado. conhecimento acerca da ética profissional possibilita uma facilidade para o estagiário quando o mesmo tiver como requisito uma atividade profissional em diferentes áreas.

da gerência com o intuito de acompanhar os cenários setoriais do ambiente em que o estágio era realizado bem como participar do desenvolvimento de metas para os setores regionais e estaduais. o estagiário acompanhava os técnicos através de meio veicular até as BTSs – Broadcasts Transmission System para reinicio dos equipamentos. princípios de privacidade na empresa.ATIVIDADES DESENVOLVIDAS As atividades ora citadas foram desenvolvidas pelo estagiário no período compreendido de novembro a abril de 2015 durante o horário entre 08:00 a 12:00. acompanhamento e desenvolvimento de indicadores para o planejamento e elaboração de estratégias para a realização das atividades da equipe. princípios de segurança na internet. destacam-se:  Acompanhamento dos técnicos nas atividades de manutenção: Nesta atividade. Dentre estas atividades.  Realização de cursos internos da empresa no intuito de conhecimento acerca da ética profissional. limpeza e verificação da situação dos ambientes de instalação das BTSs. 3 . análise preventiva para controle da manutenção e expectativa de vida dos equipamentos.  Construção e elaboração de planilhas de controle das atividades de manutenção: Tal atividade consistiu no preenchimento de planilhas de controle e o agrupamento do mesmo para permitir o encaminhamento das planilhas para o coordenador do setor técnico.A.  Elaboração e preenchimento de planilhas de controle acerca dos estoques da empresa Oi S.  Participação em reuniões gerais.  Elaboração de planilhas comuns e dinâmicas com o intuito de auxiliar na elaboração. conhecimentos básicos em Windows. com o intuito de construir indicadores de qualidade acerca dos níveis de perda de equipamentos e peças nos estoques da empresa.  Visitas aos setores de transmissão de dados sem fio – BTSs.

telecomunicações. os equipamentos estavam em condições ruins.  Gerenciamento das ordens de serviço expedidas por meio do programa padrão de expedição de ordens de serviço. alagamentos. sem a devida isolação térmica. os computadores tinham baixo poder de processamento limitando a realização das atividades restringe o cumprimento de metas física e temporal embora as metas tenham sido atingidas durante o estágio. circuitos elétricos. CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES Análise das dificuldades Estrutura de equipamentos era antiquada. as condições de análise nas BTSs eram de difíceis acessos e condições. 4 . desta forma no auxílio da distribuição das atividades aos técnicos. empoeirados. conceitos de programação e informática básica e que eram exigidos em diferentes momentos na realização do estágio. Foi encontrado fragilidade no plano de comunicação entre os colaboradores e os gestores da unidade. porém com estas restrições. apresentando em certos casos. Durante o trabalho realizado na sede da empresa. Tais áreas refletiam-se sob a óptica de conteúdos vistos durante o ensino técnico integrado ao médio como eletrônica.  Auxilio em operações manuais na empresa como construção de jumpers. atuando. Proximidades das áreas com o curso O fato de estar estagiando dentro de uma empresa de telecomunicações favoreceu a percepção e o entendimento do nível de transversalidade entre as duas áreas. acústica e climatizada.

colabora para o conhecimento dos graus de relações abertas e confidenciais. 320 p. SP. sendo que a mesma é demandada pelas empresas de telefonia operantes na capital. Referências bibliográficas NBR 6023. 3ª edição. humanos e técnicos. 3. micro controladores e máquinas e motores no Instituto. 2. Princípios de Telecomunicações: Teoria e Prática. São Paulo: Érica. Ivan Valeije. 2002.Sugestões de melhorias na parte de conteúdo. BIBLIOGRAFIA 1. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Júlio Cesar de Oliveira. 2010. 40ª ed. Érica. também contribui para a educação em relação ao gerenciamento das receitas e despesas próprias. materiais e laboratórios  Permitir que os alunos acessem e usem o laboratório de Mecatrônica para facilitar a integração entre o ciclo téorico-técnico e a prática laboratorial. MEDEIROS.  Atualização dos laboratórios de elétrica. IDOETA. isto nos processos físicos. São Paulo. CAPUANO.  Construção de um laboratório de telecomunicações no intuito de melhor capacitar os alunos em tal área. Elementos de Eletrônica Digital. Francisco G. Conclusão Conclui-se que a prática de estágio supervisionada em áreas e empresas afins ao curso é fundamental e colabora sobremaneira para a abertura de possibilidades de acesso ao mercado de trabalho.. 19p 5 . 544 p. Rio de Janeiro.

ANEXOS Figura 1 .Central técnica aonde estavam alojados os equipamentos relacionados a telefonia fixa 6 .Antena aonde eram verificados as instalações das BTSs Figura 2 .

Gabinete aonde eram alojados os jumpers Figura 3 .Escritorio de trabalho na empresa Oi S.A. 7 .Figura 2 .

Desse modo.Fax: (63 ) 32364009 CEP. 02 LT. O relatório apresentado descreve as atividades pertinentes às atribuições do curso de Ensino Médio Integrado ao Técnico em Mecatrônica. Palmas. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA AE 310 Sul (AESE 34) Av. . 77. Diante do exposto. s/n.021-090 COORDENAÇÃO DE ÁREA INDUSTRIA PARECER De: João Coelho de Souza Filho Para: Coordenação de Interação do Serviço Escola-Empresa.Palmas – TO. tornando-se APTO para desenvolver as atividades de Técnico em Mecatrônica.  Local de realização: 201 SUKM AV NS. 10 de abril de 2015 ________________________________ João Coelho de Souza Filho Professor Orientador 8 . 06  Período: 18/11/14 a 17/05/15  Carga Horária: 460 horas  Orientador: João Coelho de Souza Filho  Supervisor: Ricardo Kaminishi dos Santos PARECER: O Estágio Curricular é importante instrumento de acompanhamento pedagógico e desenvolvimento de habilidades e competências do educando.CISEE. o aluno cumpriu com os requisitos mínimos exigidos. Fone: (63) 32364056 / 32364000. Todos estes relacionam-se com conteúdos vistos dentro dos módulos do curso.Centro . Ciência e Tecnologia do Tocantins – Campus: Palmas  Curso: Ensino Médio Integrado ao Técnico em Mecatrônica  Empresa/Instituição: OI S.A. o presente parecer conclui favoravelmente à descrição das atividades relacionadas no desenvolvimento do estágio. LO-5. Identificação: Estagiário: Freud Attilio Santos Felix  Instituição: Instituto Federal de Educação. A CJ.

9 .