Vous êtes sur la page 1sur 5

NONA CÂMARA CÍVEL

Agravo de Instrumento nº 0032838-74.2012.8.19.0000 Desembargador CARLOS SANTOS DE OLIVEIRA

AGRAVO DE INSTRUMENTO. EXECUÇÃO. AUSÊNCIA DE CITAÇÃO DO EXECUTADO. MEDIDA INCIDENTAL DE ARRESTO. POSSIBILIDADE. ART. 653 DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL. BLOQUEIO ON LINE DE CONTAS BANCÁRIAS. SÚMULA 117 DO E.TJ/RJ.

- Resta pacífico o entendimento pela possibilidade de deferimento incidental da

medida de arresto, prevista no art. 653 do Código de Processo Civil, quando infrutífera a tentativa de citação do executado, independentemente do manejo de procedimento cautelar previsto nos artigos 813 e seguintes daquele diploma. Precedentes do E.TJ/RJ

- Nessa toada, a efetivação da medida, através do bloqueio on line de contas

bancárias do agravado, é medida que não fere o disposto na Lei de Ritos. Com efeito, a constrição que recai sobre valores depositados em instituições bancárias

configura mera penhora de dinheiro, em privilégio à gradação prevista no art. 655,

I do Código de Ritos. Execução que deve se dar de forma menos gravosa ao

devedor, mas no interesse do credor. Artigos 620 e 612 do diploma mencionado.

Verbete 117 da Súmula do E.TJ/RJ. PROVIMENTO DO RECURSO.

AGRAVANTE: MUNICÍPIO DE RIO DAS OSTRAS. AGRAVADO: EZEQUIEL SEPOLLAR PONTES.

DECISÃO

Trata-se de Agravo de Instrumento, objetivando a reforma da decisão interlocutória lida à fl. 22/22Vº, que indeferiu pedido do exequente de penhora on line das contas bancárias do executado.

Sustenta o recorrente que o magistrado não pode partir da premissa que as quantias depositadas em conta corrente são revestidas de impenhorabilidade legal.

É o breve relatório. Passo a decidir.

Com efeito, a matéria ora posta a julgamento encontra-se pacificada no âmbito desta Corte, ensejando a aplicação do disposto no art. 557, caput, do Código de Processo Civil.

1
1
 
 

NONA CÂMARA CÍVEL

Agravo de Instrumento nº 0032838-74.2012.8.19.0000 Desembargador CARLOS SANTOS DE OLIVEIRA

Resta pacífico o entendimento pela possibilidade de deferimento incidental da medida de arresto, prevista no art. 653 do Código de Processo Civil, quando infrutíferas as tentativas de citação do executado, independentemente do manejo de procedimento cautelar previsto nos artigos 813 e seguintes daquele diploma.

Nessa toada, a efetivação da medida, através do bloqueio on line de contas bancárias do agravado, é medida que não fere o disposto na Lei de Ritos. Com efeito, a constrição que recai sobre valores depositados em instituições bancárias configura mera penhora de dinheiro, em privilégio à gradação prevista no art. 655, I do Código de Ritos. Tal modalidade não cria obstrução à continuidade da movimentação financeira do executado, visto que restringe a constrição ao quantum debeatur, estando, portanto, em consonância com o art. 620 do Código de Processo Civil que preconiza que a execução se dê da forma menos gravosa ao executado

Ademais, é certo que o referido artigo deve também ser interpretado de forma a não prejudicar o exeqüente, em c onjugação com os princípios da efetividade, economia e celeridade processual. Deve a execução, pois, se dar precipuamente no interesse do credor, na forma do art. 612 do diploma mencionado.

Nesse sentido, a súmula 117 deste tribunal, nos seguintes termos: “A penhora on line, de regra, não ofende o princípio da execução menos gravosa para o credor”.

Destaque-se que foi efetivada tentativa de citação do devedor, que restou infrutífera, fl. 19v º. Não se pode admitir que a execução iniciada em 2010 se arraste até a presente data sem a citação válida do executado. Por conseguinte, válido o deferimento incidental do pedido de arresto, recaindo a constrição sobre contas bancárias da parte executada.

A propósito, vide ementas de julgados ora transcritas:

2009.002.05069 - AGRAVO DE INSTRUMENTO - 1ª Ementa

DES. ELISABETE FILIZZOLA - Julgamento: 04/03/2009 - SEGUNDA CAMARA CIVEL

AGRAVO DE INSTRUMENTO. AÇÃO DE EXECUÇÃO DE TÍTULO

EXTRAJUDICIAL.

DEVEDORES. BLOQUEIO DAS CONTAS. POSSIBILIDADE. ARTIGO

AUSÊNCIA

DE CITAÇÃO. OCULTAÇÃO DOS

2

DE TÍTULO EXTRAJUDICIAL. DEVEDORES. BLOQUEIO DAS CONTAS. POSSIBILIDADE. ARTIGO AUSÊNCIA DE CITAÇÃO. OCULTAÇÃO DOS 2

NONA CÂMARA CÍVEL

Agravo de Instrumento nº 0032838-74.2012.8.19.0000 Desembargador CARLOS SANTOS DE OLIVEIRA

653

DO CPC.

Recurso

interposto

contra

decisão

que

indeferiu

o

requerimento formulado pela ora agravante no sentido do bloqueio de contas de investimento em nome dos executados que, ainda, não foram citados. No caso em exame, a 1ª agravada encontra-se inapta perante a Receita Federal e os demais devedores não foram localizados, sendo admissível o "arresto on line" das contas dos devedores. Inteligência do art. 653 do CPC. Precedentes. O artigo 655 do Código de Processo Civil, ao estabelecer a ordem para a nomeação de bens à penhora, incluiu em seu inciso I, ou seja, em primeiro lugar, o dinheiro. Logo, o bloqueio das contas dos devedores consiste em meio absolutamente legítimo e justo para a colimação da execução, pois visa a conferir a devida celeridade à execução e a atender ao melhor interesse do credor. RECURSO PROVIDO.

2008.002.21007 - AGRAVO DE INSTRUMENTO - 1ª Ementa

DES. CELSO FERREIRA FILHO - Julgamento: 10/07/2008 - DECIMA QUINTA CAMARA CIVEL

PROCESSUAL CIVIL. Agravo de instrumento interposto contra decisão

proferida nos autos ação de Execução, que indeferiu o arresto on line por falta de previsão legal. É indubitável que a gradação legal coloca o dinheiro em primeiro lugar nos bens a serem penhorados. Ausência de citação do devedor. O arresto, por suposição de que o devedor esteja em local incerto e não sabido, constitui medida que não se confunde

posterior

índole

com

a

penhora,

guardando

acautelatória

para

convolação, desde que observadas as formalidades legais. DECISÃO MONOCRÁTICA, COM FULCRO NO ARTIGO 557, CAPUT, DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL, NEGANDO SEGUIMENTO AO RECURSO.

2008.002.04415 - AGRAVO DE INSTRUMENTO - 1ª Ementa

DES. ISMENIO PEREIRA DE CASTRO - Julgamento: 14/02/2008 - DECIMA QUARTA CAMARA CIVEL

EXECUÇÃO POR TÍTULO EXTRAJUDICIAL. CITAÇÃO DO DEVEDOR

NÃO

CONSUMADA.

PEDIDO

DE

ARRESTO

DE

RECURSOS

FINANCEIROS

ATRAVÉS

DA

VIA

ELETRÔNICA

ON

LINE.

CABIMENTO. O arresto, providência que não restou banida pela nova sistemática processual que rege as execuções fundadas em título extrajudicial, dispõe de função cautelar e tem por objetivo preservar massa patrimonial capaz de garantir a execução forçada, tendo ensejo, a teor da redação do artigo 653 do CPC, sempre que o devedor não

3
3

NONA CÂMARA CÍVEL

Agravo de Instrumento nº 0032838-74.2012.8.19.0000 Desembargador CARLOS SANTOS DE OLIVEIRA

for encontrado para receber a citação e solver sua dívida. O arresto on line nada mais significa do que tipo de constrição transitória sobre

pódio

preferencial no elenco dos bens identificados pelo artigo 655 do Codex. Trata-se de indisponibilidade adotada por via eletrônica integrada à dicção do artigo 655-A do CPC, no que pode e deve, tranquilamente, ser adotada tanto para a penhora quanto para o arresto, em prol da utilidade da execução. Esquivando-se o devedor, voluntária ou involuntariamente, da citação e sendo fundado o receio de desvio de bens suficientes para garantir a obrigação creditícia, o arresto ganha espaço para aplicação. PROVIMENTO MONOCRÁTICO DO AGRAVO, DIANTE DE SUA MANIFESTA PROCEDÊNCIA. ARTIGO 557,§1º-A, DO CPC.

dinheiro, precedendo

a

penhora,

e

seu objeto ocupa

o

0003550-81.2012.8.19.0000 - AGRAVO DE INSTRUMENTO

DES. ROGERIO DE OLIVEIRA SOUZA - Julgamento: 31/01/2012 - NONA CAMARA CIVEL

AGRAVO DE INSTRUMENTO. EXECUÇÃO POR TÍTULO EXTRAJUDICIAL. CITAÇÃO DO DEVEDOR NÃO EFETIVADA. POSSÍVEL OCULTAÇÃO. ARRESTO ON LINE. CABIMENTO. O Código de Processe Civil autoriza o arresto de bens do devedor quando o mesmo não é encontrado para receber a citação. O bloqueio on line deriva justamen te dessa situação e é a forma menos onerosa para o próprio devedor, pois dispensa eventual avaliação, hasta pública e despesas processuais ligadas a tais atos. Recurso ao qual se dá provimento liminar.

À conta de tais fundamentos, dou provimento ao recurso, com base no estabelecido no artigo 557, §1º-A do Código de Processo Civil, para o fim de determinar o bloqueio on line de valores depositados em contas bancárias em nome do executado, até o limite do valor da execução.

Rio de Janeiro, 19 de junho de 2012.

Desembargador CARLOS SANTOS DE OLIVEIRA

Relator

4

o limite do valor da execução. Rio de Janeiro, 19 de junho de 2012. Desembargador CARLOS

NONA CÂMARA CÍVEL

Agravo de Instrumento nº 0032838-74.2012.8.19.0000 Desembargador CARLOS SANTOS DE OLIVEIRA

5
5

Certificado por DES. CARLOS SANTOS DE OLIVEIRA

A cópia impressa deste documento poderá ser conferida com o original eletrônico no endereço www.tjrj.jus.br. Data: 26/06/2012 18:48:46 Local: Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro - Processo: 0032838-74.2012.8.19.0000 - Tot. Pag.: 5