Vous êtes sur la page 1sur 2
Geografia 2 aula 18 C OMENTÁRIOS – A TIVIDADES PARA S ALA 1. No passado,

Geografia 2

aula 18

COMENTÁRIOS – ATIVIDADES PARA SALA

1. No passado, a Europa e o Japão enviavam imigrantes aos países em desenvolvimento. Atualmente, nações ricas recebem milhares de pessoas dos países pobres. Após a 2Guerra Mundial, a crise estabelecida no continente europeu fez com que, novamente, a região se tornasse uma área repulsiva, mas o milagre germânico e a recuperação do ocidente provocou uma mudança no fluxo migratório, onde as pessoas saem de países do Sul para o Norte e, dentro da Europa, a partir da década de 80, as pessoas passaram a sair do leste para a Europa Ocidental.

Resposta correta: C

2. O processo migratório entre países subdesenvolvidos e desenvolvidos dá-se, principalmente, devido a questões econômicas, ou seja, emprego e renda, sendo que esse processo acarreta sérios problemas e conflitos sociais como a xenofobia (aversão a pessoas e coisas estrangeiras).

Resposta correta: A

3. O processo migratório entre países subdesenvolvidos e desenvolvidos se dá, principalmente, devido a questões econômicas, ou seja, emprego e renda, sendo que esse processo acarreta sérios problemas e conflitos sociais como a xenofobia.

Resposta correta: C

4. A busca por uma melhoria de vida impulsiona, cada vez mais, pessoas de países subdesenvolvidos a procurarem, em países desenvolvidos, essa melhoria através de empregos com remuneração maior do que em seu país de origem.

Resposta correta: E

5. O Japão, ao contrário do início do século XX, constitui hoje, um país de atração demográfica, sendo um dos principais centros procurados pelos latino-americanos. Com relação aos países da América do Norte, o México é um país latino-americano e possui IDH semelhante ao Brasil, sendo um país de repulsão demográfica, enquanto os Estados Unidos constituem o principal pólo de atração do continente americano e, em relação aos latinos, do mundo. Outro fato curioso é que o Oriente Médio (Arábia Saudita, Omã, Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Iraque e Irã), devido às grandes reservas petrolíferas, constitui importante centro de atração de latinos e, em especial, de brasileiros.

Resposta correta: A

COMENTÁRIOS – ATIVIDADES PROPOSTAS

1. Em via de regra, as áreas repulsivas são aquelas cuja economia não é suficientemente capaz de absorver a mão-de-obra, o que acaba por provocar a imigração de pessoas para os países do Norte (também partem para outros países, como a Arábia Saudita, onde os petrodólares constituem um fator bastante atrativo; porém, devido às dificuldades naturais da região, migram pessoas solteiras ou apenas parte do grupo familiar). A chegada dessas pessoas em determinados países desenvolvidos gera a xenofobia. São exemplos de áreas repulsivas: a América Latina, a África e a Ásia. Ao

contrário do que se pensa, mesmo com a globalização, a entrada de pessoas nos países do Norte é cada vez mais vigiada.

A região do Golfo Pérsico atrai milhares de trabalhadores

de regiões próximas, que migram buscando melhores

salários.

Resposta correta: D

2. A crise política (pós-ditadura militar e corrupções) e econômica gerada nos países subdesenvolvidos, o aumento do terrorismo e o desemprego estrutural são responsáveis pelo crescimento dos fluxos migratórios de países do Sul para o Norte a partir da década de 80.

Resposta correta: B

3. A Queda do Muro de Berlim, em 1989, foi fundamental para que houvesse um aumento do fluxo migratório de pessoas do Leste Europeu para o Ocidente. Verifica-se que uma das áreas de maior atração é a porção central, onde encontramos países como a Alemanha e a França,

que constituem duas das maiores economias da Europa na atualidade. A península Ibérica, formada por Portugal

e Espanha, ingressou na União Européia na década de

80 e constituía, ao lado da Grécia, o grupo de países mais atrasados do bloco, fato que era refletido no grande fluxo de imigrantes à procura de empregos em outros países da região. A regionalização melhorou essas respectivas economias e reduziu o fluxo migratório.

Resposta correta: C

4. A mensagem retrata a realidade de milhares de pessoas que, sem perspectivas em seus países, partem à procura de oportunidades em regiões mais desenvolvidas. Quando conseguem se estabilizar, muitas vezes esses grupos assimilam a cultura dos países que os acolheram e por fim, os adotam como nova pátria.

Resposta correta: A

5. O povo curdo é composto de, aproximadamente, 25 milhões de pessoas de um mesmo grupo étnico, com as mesmas raízes culturais, que se identifica, principalmente, pela organização social baseada na divisão em clãs. Esse povo habita a região do Curdistão, que está, na sua maior parte, em território turco, iraquiano e iraniano. O desejo de formarem um Estado curdo tem sido violentamente reprimido, principalmente pelos governos da Turquia e do Iraque neste último, ocupam uma área riquíssima em petróleo, e o ex-ditador Saddam Hussein utilizou armas químicas contra a população no início da década de 80, chegando a matar 5.000 pessoas.

Resposta correta: A

6. Os hispânicos (principalmente mexicanos) sofrem cada vez mais restrições em relação a sua entrada nos Estados Unidos, sendo essa entrada, na maioria das vezes, de forma ilegal, o que dificulta ainda mais a entrada desse grupo no mercado de trabalho norte- americano.

Resposta correta: B

7. A questão descreve o movimento de transumância, deslocamento de caráter temporário, normalmente

associado às estações do ano. No caso da questão, verifica-se que a região encontra-se no hemisfério norte

e durante o inverno (que, oficialmente, se inicia em 21 de dezembro a 21 de março), logo, a migração deve ocorrer

ao

SÉRIE E EXTENSIVO

|

VOLUME 4

|

GEOGRAFIA 2

1

  final de novembro das regiões B e C para a A, ou seja, de
 

final de novembro das regiões B e C para a A, ou seja, de maior hipsometria para a de menor.

   

Resposta correta: D

8.

O mapa reflete o deslocamento de pessoas no continente africano, precisamente na porção noroeste do continente: o primeiro grupo desloca-se da região conhecida como Sahel procurando regiões onde se desenvolvem uma agricultura do tipo plantation e, em seguida, verifica-se um segundo fluxo, que procura países como Nigéria e Camarões, que possuem importantes reservas de petróleo.

Resposta correta: B

9.

Nos últimos anos, o governo norte-americano vem construindo uma verdadeira muralha com equipamentos modernos para impedir a entrada ilegal de pessoas no país, principalmente através da fronteira Sul, com o México.

Resposta correta: B

10.

No início do século XX, as crises políticas e econômicas européias povoaram um forte fluxo de pessoas do continente para o continente americano. Na atualidade, verifica-se uma inversão no sentido de deslocamento, pois os países do Norte apresentam melhores condições de vida e passam a atrair os imigrantes, principalmente latino-americanos e africanos. No caso asiático, percebe- se que as áreas mais atrativas seriam o Japão e a Coréia do Norte, porém, de uma forma geral, verifica-se que o continente é uma das áreas repulsivas mundiais. A diferença entre as áreas atrativas e repulsivas está nas disparidades econômicas entre elas.

Resposta correta: E

11.

No final da década de 70 do século XX, ocorreu uma crise na economia mundial e, com isso, com o objetivo de preservar o mercado, os países europeus passaram a criar instrumentos legais para controlar a entrada de imigrantes e combater o fluxo de imigrantes ilegais.

Resposta correta: A

12.

A Argentina e o Brasil são os dois países de maior economia da América do Sul e, portanto, são os de maior atração demográfica. No caso da Argentina, que no início do século XXI passou por uma séria crise econômica, os países que mais forneceram imigrantes foram: 1-Bolívia, 2-Paraguai e 3-Peru.

Resposta correta: A

13.

O Estreito de Gibraltar separa o continente africano do continente europeu. Esse estreito facilita a entrada de africanos na Europa e, por isso, foi construído uma muralha para impedir que imigrantes africanos entrassem na Europa, como medida repressiva.

Resposta correta: C

2

SÉRIE E EXTENSIVO

|

VOLUME 4

|

GEOGRAFIA 2