Vous êtes sur la page 1sur 7

ENSAIOS DE COMPRESSO

1. INTRODUO

No freqente o emprego do ensaio de compresso para os metais, porque a


determinao das propriedades mecnicas por esse ensaio dificultada pela existncia
de atrito entre o cdp e as placas da mquina, pela possibilidade de flambagem, pela
dificuldade de medida de valores numricos do ensaio e por alguns outros fatores que
provocam incidncia considervel de erros.
Conforme o metal a ser ensaiado
seja dctil ou frgil, as condies de
ensaio variam muito. No primeiro caso,
s se pode determinar com certa preciso
as propriedades referentes zona
elstica, sendo impossvel medir a carga
mxima atingida ou de ruptura. Um cdp

Figura 1.a Ensaio de compresso em metal dctil, cilndrico de um metal dctil sujeito a
deformao sem ruptura
um esforo axial de compresso tende,
na zona plstica, a aumentar a sua seo
transversal (aumento do dimetro e
diminuio do comprimento) com o
acrscimo da carga. Se se considerar a
tenso real (carga dividida pela rea
instantnea), com o aumento da carga,
essa tenso diminui, aumentando assim a
resistncia do material. Por essa razo,
Figura 1.b Ensaio de compresso em metal frgil,
ruptura sem deformao lateral. um metal dctil no se rompe, ficando
cada vez mais achatado at se transformar num disco. Na fig.1.a mostrado um cdp de
um metal dctil (cobre, por exemplo) completamente deformado. Por outro lado, um
metal frgil, como o ferro fundido cinzento, no tem deformao lateral aprecivel e a
ruptura ocorre por cisalhamento e escorregamento, ao longo de um plano inclinado de
aproximadamente 45, conforme mostrado na fig.1.b. Nesse caso, pode-se determinar
ento algumas propriedades da zona plstica, principalmente o limite de resistncia ou
limite de ruptura, que coincidem para esses materiais.
Os mtodos para a obteno das propriedades mecnicas cabveis a cada tipo de
metal, conforme foi dito acima, so em essncia os mesmos citados no ensaio de trao.
Para o traado do diagrama tensodeformao, h a necessidade de uma perfeita
centralizao da amostra entre as placas da mquina, para que a carga de compresso
atua exatamente na direo de seu eixo. Para qualquer ensaio de compresso, as placas
da mquina devem ser paralelas, a fim de garantir essa axiabilidade.
No campo da pesquisa, os ensaios de compresso so feitos para comparao
dos resultados com o ensaio de trao, bem como das curvas tensodeformao nos
dois ensaios. Tendo-se o limite 0,2% o mdulo de elasticidade e a forma da curva na
zona plstica, pode-se determinar a resistncia flambagem do material sob altas
tenses de compresso. Esse tipo de estudo geralmente feito no campo da
Aeronutica, para ligas de alumnio de alta resistncia e para certos aos-ligas.
Finalmente, para evitar danos nas placas da mquina, recomenda-se inserir, em
todo ensaio de compresso, entre as placas e o cdp duas placas de ao fino, com uma
seo transversal aproximadamente igual do cdp.

2. COMPRESSO EM MATERIAIS DCTEIS

Como no ensaio de trao, pode-se determinar no ensaio de compresso as


propriedades referentes zona elstica, onde seguida a lei de Hooke. As propriedades
geralmente mais medidas nos ensaios comuns so os limite de proporcionalidade ( p) e
de escoamento ( e ou 0,2%) e o mdulo de elasticidade (E). Os valores encontrados
para essas propriedades em alguns aos no so os melhores para a trao. Na tabela (1)
so mostrados esses valores.
O comprimento til para a medida da deformao deve estar localizada
relativamente longe, cerca de um dimetro do cdp, do contato das placas da mquina,
para maior preciso dos resultados. Adiante ser visto que nas regies do cdp prximas
das placas, a deformao no uniforme e o escoamento ento falseado. No entanto,
os pontos das extremidades do comprimento til do cdp devem estar situados
simetricamente em relao seo central do mesmo.
Tabela 1 Comparao de certas propriedades de alguns aos na trao e na compresso
Trao (kgf/mm2) Compresso (kgf/mm2)
p e r E p e E
AISI 1035 44,1 46,9 67,9 21.000 46,9 49,7 21.000
AISI 1046 52,5 56,0 84,0 21.000 54,6 59,5 21.000
AO 4340 78,4 86,1 94,5 21.000 76,3 88,9 21.000

O cdp usualmente adotado tem a forma cilndrica com relao


comprimento/dimetro variando de 3 at no mximo 8. Em todo o caso, o comprimento
no deve ser muito grande para evitar a flambagem, nem muito curto para que no haja
muito atrito com as placas da mquina. O valor 8 mais usado para a determinao do
mdulo de elasticidade. No caso especial de metais para mancais (metal patente), a
relao acima pode ser mesmo igual a 1. Essa relao deve ser sempre citada junto com
os resultados obtidos.
Na fase plstica, pelo aumento da seo transversal, a curva real de compresso
fica abaixo da curva convencional. A tenso de ruptura depende da geometria do cdp e
da lubrificao entre o cdp e as placas da mquina e portanto no pode ser comparada
com outros resultados obtidos de maneira diferente, alm de no poder ser usada como
especificao do material.

3. COMPRESSO EM MATERIAIS FRGEIS

O ensaio de compresso mais utilizado para o caso de metais ou outros


materiais frgeis. Nesses metais, a fase elstica muito pequena, de modo que no h
possibilidade de se determinar com preciso as propriedades relativas a essa fase.
As dimenses do cdp influem no tipo de fratura. No caso de ferro fundido, usa-
se geralmente cdp cilndrico, com um comprimento igual a duas ou trs vezes o
dimetro, relao essa que deve ser sempre citada com os resultados do ensaio, como no
caso anterior.
Para ferros fundidos, onde a ductilidade muito pequena, a propriedade mais
importante o limite de resistncia compresso ( c), que difere em valor do limite de
resistncia trao ( r), sendo geralmente maior que esse. O limite de resistncia
compresso cerca de oito vezes o mesmo limite trao para os materiais frgeis, no
sendo considerado os defeitos internos existentes nos mesmos, e calculado pela
expresso (1), onde Qr a carga mxima e A0 a rea da seo original do cdp.

Qr
c (1)
A0

Para os metais frgeis, o ensaio de compresso pode ser efetuado numa prpria
pea acabada obtendo-se assim apenas a carga de ruptura, desde que a pea caiba entre
as placas da mquina.

4. CONSIDERAES SOBRE FLAMBAGEM E ATRITO

Num ensaio de compresso, evita-se a flambagem (instabilidade na compresso


de um metal dctil) dimensionando-se o cdp de modo a se obter uma tenso mxima
menor que a tenso crtica que provocaria a flambagem
A flambagem sensvel principalmente uniformidade da aplicao da carga, a
qual controlada pelo paralelismo das placas da mquina, e heterogeneidade do cdp.
Qualquer excentricidade na aplicao do esforo de compresso tende a favorecer a
flambagem.
O atrito existente entre as placas da mquina e as extremidades dos cdps de
seo uniforme produz tenses que tendem a retardar o escoamento nas regies
prximas aos contatos (fig.2), produzindo um gradiente de tenses ao longo do
comprimento do cdp. O metal adjacente ao contato sofre pequena ou nenhuma
deformao. por essa razo que a base de medida para a deformao no ensaio de
compresso deve ser tomada sempre fora dessas regies, no mnimo igual a um
dimetro afastado de cada placa da mquina, ocasionando ento um comprimento, L,
suficientemente grande, mas que no produza a flambagem vista acima. Um meio de
minimizar o atrito seria o de lubrificar as extremidades do cdp com parafina, graxa,
teflon ou outros lubrificantes.
Figura 2 Regies no-deformadas devido ao atrito entre o cdp e as placas da mquina.

Flambagem na zona elstica pode ser estudada pela carga crtica, Qc, nessa zona,
dada pela expresso (2), quando a carga aplicada em uma extremidade livre do cdp.

2 EJ
Qc (2)
4L2

Se o comprimento L for constante para diversos materiais a flambagem depender


apenas do mdulo de elasticidade E (ou da rigidez) dos mesmos, desde que mantenham-
se as mesmas dimenses para os cdps, isto , J = constante. Em outras palavras, a
flambagem independe do limite de escoamento do metal. No caso de fixaes diferentes
dos cdps, o valor de Qc na expresso (2) muda, conforme mostrado na fig.3. Algumas
fixaes diferentes tendem a diminuir o atrito, mas podem em certos casos ser
desfavorveis para o propsito de se evitar a flambagem,

Figura 3 Algumas maneiras de fixao de cdps para estudo da flambagem, com as respectivas cargas
crticas
Variando J, verifica-se que as sees tubulares com paredes finas so mais
resistentes flambagem que as sees cheias. A espessura da parede deve, no entanto,
ter um mnimo, abaixo do qual, ocorrer flambagem dos elementos longitudinais do
tubo, produzindo um escorregamento das paredes do cdp tubular.

5. ENSAIO DE COMPRESSO EM TUBOS

Existem alguns ensaios especficos empregados para a verificao da ductilidade


de produtos tubulares que utilizam esforo de compresso para a realizao dos
mesmos, embora no seja necessrio medir a carga aplicada.
O ensaio de achatamento em segmentos de tubos ou mesmo em anis cortados
de tubos metlicos realizado, colocando-se o cdp deitado entre as placas de uma
mquina de compresso e aplicando-se a carga at achatar o cdp, sendo especificada a
distncia final entre as placas, varivel conforme as dimenses do tubo. A severidade do
ensaio medida por essa distncia final e o resultado dado pelo aparecimento ou no
de fissuras, fendas ou trincas na zona tracionada, isto , na parte do tubo que fica fora do
contato com as placas da mquina. Na maioria dos casos, essa distncia final zero, isto
, o achatamento vai at as paredes internas do tubo se tocarem. Geralmente, para tubos
com costura ou soldados, a parte que fica fora do contato com as placas a zona
soldada, com o intuito de se ensaiar a ductilidade da solda.
Uma variante do ensaio de achatamento o
ensaio de achatamento reverso para aplicao
em tubos soldados eletricamente, onde se
observam possveis defeitos de soldagem.
Ensaia-se um segmento de tubo de tamanho
especificado, cortado longitudinalmente
ficando com a forma de uma meia-cana. O
ensaio consiste em achatar essa meia-cana at
torn-la uma placa reta, com a solda no ponto
de mximo esforo de dobramento (fig.4)
Figura 4 Ensaio de achatamento reverso
O ensaio de amassamento, aplicado em
tubos que sero submetidos alta presso, e
semelhante ao ensaio de achatamento, exceto
que nesse caso, o segmento de tubo
colocado de p. A distncia final entre as
placas da mquina especificada. Na fig.5,
mostrado um esquema do ensaio.

Figura 5 Ensaio de amassamento

Tambm para determinar a ductilidade de tubos, submetidos a alta presso de


vapor, o ensaio de flangeamento indicado em algumas normas tcnicas. Esse ensaio
ainda fornece uma indicao da capacidade do metal em resistir a um dobramento de
90. Coloca-se um segmento do tubo de tamanho normalizado no interior de um bloco-
matriz e flangeia-se uma das extremidades do cdp por meio de uma compresso,
conforme indica a fig.6, utilizando-se um tubo para o dobramento da flange, mostrado
na mesma figura.

Figura 6 Ensaio de flangeamento