Vous êtes sur la page 1sur 10
Manual de PIM XI Curso Superior de Tecnologia em Segurança do Trabalho
Manual de PIM XI Curso Superior de Tecnologia em Segurança do Trabalho
Manual de PIM XI Curso Superior de Tecnologia em Segurança do Trabalho

Manual de PIM XI

Curso Superior de Tecnologia em Segurança do Trabalho

Sumário 1. APRESENTAÇÃO 3 2. OBJETIVOS GERAIS 3 3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 3 4. OPERACIONALIZAÇÃO
Sumário 1. APRESENTAÇÃO 3 2. OBJETIVOS GERAIS 3 3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 3 4. OPERACIONALIZAÇÃO

Sumário

1. APRESENTAÇÃO

3

2. OBJETIVOS GERAIS

3

3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

3

4. OPERACIONALIZAÇÃO DO TRABALHO

4

5. A EMPRESA

4

6. ESTRUTURA DO PROJETO

5

7. O PIM XI ABRANGE AS DISCIPLINAS:

7

8. ENVIO DO PROJETO

9

9.

PRAZOS E VALIDAÇÃO DO RECEBIMENTO DO PROJETO

9

10. DÚVIDAS SOBRE O PROJETO

10

Serviço Social

Serviço Social 1. APRESENTAÇÃO O Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM tem como sua principal característica

1. APRESENTAÇÃO

O Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM tem como sua principal característica estrutural

o desenvolvimento do trabalho no formato de um projeto. Seu propósito consiste em propiciar condições para que o aluno possa desenvolver, de maneira prática, seus conhecimentos teóricos baseados na integração multidisciplinar e na organização escolhida como foco de estudo, aplicando suas percepções e conclusões por meio da metodologia científica para produção acadêmica.

2. OBJETIVOS GERAIS

O Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM faz parte do Programa Pedagógico dos Cursos

Superiores de Tecnologia a distância, da UNIP Interativa – Universidade Paulista. Os alunos deverão realizar o levantamento das características e práticas existentes numa organização. Atualmente, desempenhar bem a função de gestor pode garantir não somente a eficácia na produtividade de uma organização, como também a transferência dos conhecimentos acadêmicos adquiridos.

O PIM busca inserir o aluno nas práticas gerenciais fundamentadas nos conhecimentos

teóricos adquiridos no curso, com caráter prático complementar do processo de ensino- aprendizagem. O profissional moderno deve atuar como um agente facilitador de estratégias organizacionais. Para os futuros profissionais, entretanto, essa habilidade somente será viável se houver uma conscientização do real papel do gestor, por meio da visão bem delineada da estrutura e dos processos organizacionais.

3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

São objetivos específicos do PIM:

ƒ Proporcionar ao aluno a possibilidade de desenvolver um levantamento das características

e práticas organizacionais de uma empresa com relação à Segurança no Trabalho em suas aplicações organizacionais, elaborando um projeto que resulte da pesquisa exploratória;

3
3

Manual de Estágio

Manual de Estágio ƒ Proporcionar conhecimentos teóricos adquiridos, colaborando no processo de ensino-aprendizagem;

ƒ Proporcionar

conhecimentos teóricos adquiridos, colaborando no processo de ensino-aprendizagem;

condições

para

que

o

aluno

desenvolva,

de

maneira

prática,

os

ƒ Proporcionar a experiência das dificuldades e das vantagens existentes na implantação,

execução e avaliação dos modelos administrativos e observar a integração multidisciplinar, fortalecendo a visão em si.

4. OPERACIONALIZAÇÃO DO TRABALHO

As atividades do PIM são desenvolvidas em empresas reais previamente selecionadas pelos alunos. Nessas empresas, serão realizadas pesquisas de avaliação de itens específicos apontados para cada disciplina.

5. A EMPRESA

O aluno ou grupo (composto de até seis pessoas), sendo alunos matriculados no mesmo curso, deverá escolher uma empresa real. Recomenda-se que nesta empresa possa ser observada a preocupação com questões ambientais, como a destinação dos seus resíduos, bem como o uso dos recursos naturais. Com isso, a preocupação com a saúde se torna consequência destas atitudes e das ações (ou a falta delas) adotadas pela empresa. A cultura organizacional e relações de trabalho se tornam importantes neste ponto para se conseguir resultados efetivos.

Desta forma, é interessante que se escolha uma empresa em que se possa efetivamente conversar com os empregados no sentido de se levantar a cultura existente e relações de trabalho, permitindo se comprovar como eles entendem as questões ambientais, a reocupação com os resíduos e a relação desses com a saúde das pessoas.

Se observarem bem, todas atividades humanas geram algum tipo de resíduo, com maior ou menor potencial de risco ao meio ambiente e à saúde das pessoas, mas cada uma tem uma forma distinta de lidar com essa questão.

Assim, cabe ao aluno fazer um levantamento prévio de algumas empresas buscando a que poderá lhe ser uma fonte maior de informações e ações positivas e proativas nas questões

4
4

Serviço Social

Serviço Social ambientais e na preocupação com a saúde de seus empregados. Novamente, é bom lembrar

ambientais e na preocupação com a saúde de seus empregados.

Novamente, é bom lembrar que o resultado do trabalho sempre tem uma relação direta com a empresa escolhida, desta forma, o aluno deve dar importância na escolha da mesma, buscando fazer uma boa escolha para se desenvolver o trabalho.

O desenvolvimento do projeto ficará sob a orientação de um professor orientador de projeto via fórum de discussão e por telefone com a tutoria a distância, bem como a tutoria presencial do polo.

6. ESTRUTURA DO PROJETO

O aluno deverá realizar o trabalho iniciando com um levantamento dos resíduos gerados em seus processos, os riscos ambientais existentes, consequências dos mesmos a saúde das pessoas e as medidas de controle adotadas pela empresa. Para isto, dever-se-á acompanhar todas as atividades desenvolvidas na empresa para que se possa entender a fonte de cada resíduo, como ele é disposto, como as pessoas podem ter contato com os mesmos e as consequências deste contato, caso haja.

Os aspectos comportamentais têm uma grande influência na qualidade dos ambientes de trabalho, uma vez que a postura e comportamento das pessoas é fundamental neste sentido. Isso também tem forte influência pela cultura organizacional e deve ser observada a sua influência na psicologia do trabalho.

Estes pontos são fundamentais tanto para os trabalhadores quanto para a comunidade, portanto, com a experiência já adquirida ao longo do curso, terão oportunidade de desenvolver um trabalho que possa apresentar contribuições tanto para a empresa, para os empregados, como para a comunidade.

O objetivo do Projeto Integrado Multidisciplinar é demonstrar a sua capacidade de análise de processos e como solucionar os grandes desafios empresariais. Para isso, é necessário seguir certos padrões para facilitar a compreensão do leitor.

5
5

Manual de Estágio

Manual de Estágio Observe abaixo : 1. Capa – nome(s) do(s) autor(es), título e subtítulo, local

Observe abaixo:

1. Capa – nome(s) do(s) autor(es), título e subtítulo, local e ano de depósito.

2. Resumo – elemento obrigatório que consiste na apresentação concisa dos pontos

relevantes do trabalho. O resumo deve dar uma visão rápida e clara do conteúdo e das conclusões do trabalho; constitui-se de uma sequência corrente de frases concisas e objetivas e não de uma simples enumeração de tópicos, não ultrapassando 500 palavras, seguido, logo abaixo, das palavras representativas do conteúdo do trabalho, isto é, palavras- chave e/ou descritores, conforme normas da ABNT.

3. Sumário – é a relação das principais seções do trabalho, na ordem em que se

sucedem no texto e com indicação da página inicial. As seções do trabalho devem ser numeradas em algarismos arábicos. Elementos como listas de figuras, tabelas, abreviaturas, símbolos, resumos e apêndices não devem constar do Sumário, mas sim das listas (próximo item). A apresentação tipográfica das divisões e subdivisões no sumário deve ser idêntica à do texto. Para maiores informações, consultar as normas da ABNT.

4. Introdução – a introdução do trabalho deve conter o objetivo da pesquisa a ser desenvolvida no Projeto Integrado Multidisciplinar, a metodologia utilizada e uma breve apresentação da empresa selecionada para a investigação (não conte a história da empresa). Ela deve permitir ao leitor um entendimento sucinto da proposta do trabalho em pauta e seu contexto.

5. Desenvolvimento – descrever cada proposta apresentada, fundamentando cada

uma delas nos conhecimentos adquiridos nas disciplinas cursadas no módulo e identificando as oportunidades de aplicá-los na empresa estudada, lembrando-se de verificar a proposta do PIM. O seu principal objetivo é comunicar ao leitor os resultados da pesquisa de forma lógica, clara e progressivamente ordenada.

6. Conclusão – Descrever sua análise final e pontos preponderantes (positivos e

negativos) que levaram a sua pesquisa ao êxito. Retome a proposta inicial (apresentada na introdução) e reafirme de maneira concisa a ideia principal e os pontos importantes do

corpo do trabalho.

6
6

Serviço Social

Serviço Social 7. Referências – citar as fontes de pesquisa (bibliografia, nos moldes da ABNT). Todos

7. Referências – citar as fontes de pesquisa (bibliografia, nos moldes da ABNT).

Todos esses itens devem ser contemplados (são obrigatórios). Para o melhor desenvolvimento, é primordial a leitura cuidadosa do Manual Geral, que explica em detalhes qual conteúdo e formato pertinente a cada assunto. As possíveis dúvidas poderão ser solucionadas por meio da orientação via fórum, chat ou ainda com o tutor presencial e/ou tutor a distância.

7. O PIM XI ABRANGE AS DISCIPLINAS:

ƒ Meio Ambiente e Gestão de Resíduos;

ƒ Saúde Ocupacional;

ƒ Psicologia do Trabalho;

7.1 Meio Ambiente e Gestão de Resíduos

Com os conceitos adquiridos nesta disciplina o aluno deverá estar apto a identificar e levantar os ricos existentes na empresa, com os produtos que são utilizados em seus processos produtivos, bem como dos resíduos gerados em seus processos e, com isso, observar contaminações ambientais oriundas desses resíduos e a dificuldade para reparação das áreas degradas por estes resíduos/processos.

Esta disciplina lhe permitirá analisar o potencial de risco, tanto como poluente quanto contaminante que ofereça riscos à saúde da população trabalhadora, moradores ou consumidores expostos aos mesmos.

Aproveitem para colocar em prática todos os conhecimentos já adquiridos nas diversas disciplinas já cursadas e que irão complementar e reforçar as habilidades necessárias para se elaborar boas análises e observações das questões voltadas aos aspectos ambientais e gestão de resíduos.

7
7

Manual de Estágio

Manual de Estágio 7.2 Saúde Ocupacional A Saúde Ocupacional é um dos pontos que o profissional

7.2 Saúde Ocupacional

A Saúde Ocupacional é um dos pontos que o profissional prevencionista deve ter uma grande atenção e preocupação constante. Pois além de evitarmos os acidentes, devemos nos preocupar em garantir qualidade de vida, promovendo a saúde das pessoas.

Como já é de conhecimento de todos, as doenças do trabalho são uma preocupação de todos os profissionais prevencionistas pois afetam uma parcela muito grande dos trabalhadores e, além do sofrimento humano, geram problemas sociais graves e também custos elevados para toda a sociedade.

Dessa forma, ações que sejam voltadas à prevenção e preservação da saúde devem merecer grande atenção e receber empenho constante neste sentido.

Todas as observações, tanto positivas que venha ressaltar as boas práticas da empresa como as dos pontos fracos identificados, devem ser comentadas, de forma a reforçar o que se tem de bom e buscar soluções para as fraquezas observadas no sentido de contribuir com a empresa em um processo de melhoria contínua das questões de segurança em suas atividades e ambientes de trabalho.

7.3 Psicologia do Trabalho.

O maior tesouro de qualquer instituição é o fator humano, seus empregados, que realmente formam e fazem a empresa funcionar.

Assim, as relações nos ambientes de trabalho, forma de relacionamento entre chefias, entre funcionários e todas outras formas de relacionamento humano que faz parte da empresa são fatores muito importantes não só para o bom andamento das atividades da empresa, mas principalmente para se garantir bons ambientes de trabalho que possibilitem que as pessoas desenvolvam suas atividades de forma adequada e com qualidade.

Para se levantar estas questões se torna importante que use sua capacidade de observação, repare em todos os detalhes nos relacionamentos entre os funcionários, nos seus ambientes de trabalho e o que isso afeta a sua atividade, positiva ou negativamente.

8
8

Serviço Social

Serviço Social 8. ENVIO DO PROJETO Verificar informações sobre o envio do trabalho no ambiente virtual

8. ENVIO DO PROJETO

Verificar informações sobre o envio do trabalho no ambiente virtual de aprendizagem Blackboard. As datas de entrega encontram-se publicadas no calendário acadêmico.

* Os alunos reprovados em qualquer uma das disciplinas PIM só poderão enviar seus projetos caso estejam matriculados em regime de dependência (verificar prazos na Secretaria Virtual).

9. PRAZOS E VALIDAÇÃO DO RECEBIMENTO DO PROJETO

Não serão aceitos, em hipótese alguma, trabalhos após as datas publicadas, ou por outros meios que não sejam os definidos pela UNIP Interativa. Portanto, não haverá possibilidade de entrega do Projeto PIM via e-mail, correio, Digital Dropbox, fax ou qualquer outro meio que não esteja ligado ao campo de envio destinado ao projeto.

O PIM é um projeto que consta do Programa Pedagógico dos Cursos Superiores de Tecnologia e corresponde à computação de 50 horas (para cada PIM), totalizando 100 horas no semestre, equivalendo ao controle de frequência e nota do aluno, desde que apresente conceito igual ou maior que 6,0 (seis).

Caso o aluno obtenha o conceito final menor que 6,0 (seis) ou não envie o projeto dentro do semestre, ficará em situação de reprovado na disciplina PIM e só poderá reenviar seu projeto caso esteja matriculado em regime de dependência* (via Secretaria Virtual) e siga as informações sobre o projeto contidas no ambiente virtual de aprendizagem Blackboard, no semestre que estiver cursando.

* Atenção aos prazos estipulados pela Secretaria Virtual na realização das matrículas de disciplinas em que foi reprovado.

9
9

Manual de Estágio

Manual de Estágio 10. DÚVIDAS SOBRE O PROJETO Caso o aluno tenha dúvidas sobre o desenvolvimento

10. DÚVIDAS SOBRE O PROJETO

Caso o aluno tenha dúvidas sobre o desenvolvimento do projeto PIM, poderá contatar seu orientador por telefone nos dias de orientação (informações contidas no quadro de aviso da disciplina) e/ou via fórum e/ ou chat conforme calendário de chat ou ainda contatar seu tutor a distância, que estará à disposição por e-mail e telefone 0800 010 9000 (utilize esse mesmo número para contatar o orientador).

Bons estudos!

Curso de Tecnologia em Segurança no Trabalho

10
10