Vous êtes sur la page 1sur 4
UI MARIA LENIR ARAÚJO MENESES Aula 01: HISTÓRIA GERAL DO FUTEBOL Aluno: Prof° Esp. Leonardo Delgado
UI MARIA LENIR ARAÚJO MENESES
Aula 01: HISTÓRIA GERAL DO FUTEBOL
Aluno:
Prof° Esp. Leonardo Delgado
Data:
/
/

Introdução

Futebol no Japão Antigo

 

O

futebol

é

um

dos esportes

 

No Japão Antigo , foi criado um

coletivos mais populares no mundo, como o seu

esporte muito parecido com o futebol atual, porém

próprio nome diz (foot=pés; Ball= bola), é jogado

se chamava Kemari. Praticado por integrantes da

principalmente com os pés.

Os

jogadores

corte do imperador japonês, o kemari acontecia

deslocam‐se conduzindo ou tocando a bola com qualquer parte do corpo, exceto as mãos.

 

num campo de aproximadamente 200 metros quadrados. A bola era feita de fibras de bambu e

 

Segundo

a

FIFA,

cerca

de 270

entre as regras, o contato físico era proibido entre

milhões de pessoas no mundo inteiro estão ligadas

 

os 16 jogadores (8 para cada equipe). Historiadores

ao futebol de maneira

profissional,

que

é

do futebol encontraram relatos que confirmam o

acompanhado de perto por um público estimado

acontecimento de jogos entre equipes chinesas e

em 2 bilhões de apreciadores.

 

japonesas na antiguidade.

Os Antepassados do Futebol

Embora não se tenha muita certeza sobre os primórdios do futebol, historiadores descobriram vestígios dos jogos de bola em várias culturas antigas, muito parecido com o futebol, embora se usasse muito a violência. Estes jogos de bola ainda não eram o futebol, pois não havia a definição de regras como há hoje, porém demonstram o interesse do homem por este tipo de esporte desde os tempos antigos.

Futebol na China Antiga

Na China Antiga, por volta de 3000 a 2500 a.C, os militares chineses praticavam um jogo ( chamado de Tsu Chu) que na verdade era um treino militar. Após as guerras, formavam equipes para chutar a cabeça dos soldados inimigos. Com o tempo, as cabeças dos inimigos foram sendo substituídas por bolas de couro revestidas com cabelo. Formavam‐se duas equipes com oito jogadores e o objetivo era passar a bola de pé em pé sem deixar cair no chão, levando‐a para dentro de duas estacas fincadas no campo. Estas estacas eram ligadas por um fio de cera, com dez metros de distância uma da outra.

UI MARIA LENIR ARAÚJO MENESES Aula 01: HISTÓRIA GERAL DO FUTEBOL Aluno: Prof° Esp. Leonardo Delgado

Figura 1 : Jogo de Tsu‐Chu. Fonte:

http://www.historiadigital.org/curiosidades/25‐

curiosidades‐da‐ historia‐ do‐futebol/

UI MARIA LENIR ARAÚJO MENESES Aula 01: HISTÓRIA GERAL DO FUTEBOL Aluno: Prof° Esp. Leonardo Delgado

Figura 2: Kemari no Japão Antigo

Futebol na Grécia

1

Conforme citação de Homero, no livro “Sphairomachia”, do século 8 a.C., os gregos praticavam o “pé na bola”. Chamado de Epyskiros era disputando em um campo de formato retangular com times de 9 até 15 jogadores. A bola era feita de bexiga de vaca que, além de ar, levava também um pouco de areia em seu interior. Havia duas metas, uma em cada lado, e o objetivo era passar a bola entre elas. Como era permitido o uso das mãos, imagina‐se também que possa ser um ancestral do rúgbi.

UI MARIA LENIR ARAÚJO MENESES Aula 01: HISTÓRIA GERAL DO FUTEBOL Aluno: Prof° Esp. Leonardo Delgado

Figura 3 : Epyskiros

Futebol em Roma

Os romanos também praticavam um esporte parecido, chamado de harpastum, com registros por volta de 200 a.C. A diferença é que as metas eram duas linhas de fundo em cada lado e a bola era revestida por uma capa de couro e era chamada de follis. Só que era muito mais violento.

Leonardo de A. Delgado. CREF. 001764 ‐G/MA

 

O

objetivo era ultrapassar a linha

Figura 6: Ullamaliztli

Figura 6: Ullamaliztli

 

adversária, mas, para impedir, os jogadores usavam da força, a modalidade era incentivada pelo imperador Júlio César, que vi a nela uma forma de treinar a habilidade e a força de seus soldados.

Figura 4: Harpastum

Figura 4: Harpastum

 

Futebol na França Medieval

Durante a Idade Média, na região onde atualmente fica a França, foi criado o soule, uma versão do harpastum, introduzido pelos

Durante a Idade Média, na região onde atualmente fica a França, foi criado o soule ,

Figura 7 : Soule

Futebol no México

 

romanos. As regras do soule variavam de região à região, era praticado por militares que

Entre os anos de 900 e 200 a.C., na Península de Iucatã, atual México, os habitantes do

dividiam‐se em duas equipes. Era permitido usar socos, pontapés, rasteiras e outros golpes violentos. Há relatos que mostram a morte de

 

Império Maia praticavam um jogo

(pok

ta pok)

com os pés e as mãos. O objetivo do jogo era

alguns jogadores durante a partida. Cada equipe era formada por 27 jogadores, onde grupos tinham

arremessar a bola num furo circular no meio

de

seis placas quadradas de pedras. Para os maias,

funções diferentes no time: corredores, dianteiros,

jogar era participar

na

manutenção

da

ordem

sacadores e guarda‐redes.

 

cósmica do universo e regeneração ritual da vida. Era um jogo de sorte e perícia, refletindo a vida. O

esforço de equipe levava à partilha de

comportamento e cultura. Na linha de fundo havia dois templos, onde o atirador‐mestre (o

2

equivalente

ao

capitão

da

equipe)

do

grupo

perdedor era sacrificado.

   
O objetivo era ultrapassar a linha Figura 6: Ullamaliztli adversária, mas, para impedir, os jogadores usavam

O rei Henrique II da França, proibiu o jogo, pois o mesmo era violentíssimo e barulhento. Sendo assim, criou a lei que decretava a proibição desse esporte, e aqueles que o praticassem poderiam ir até para a prisão.

Figura 5 : Pok ta Pok

O Futebol no Império Asteca

A versão do jogo de bola, no Império Asteca, é chamada ullamaliztli. As cidades astecas, como outras cidades mesoamericanas, tinham normalmente vários campos de jogo de bola chamados tlachtli. Na capital asteca, Tenochtitlan , o principal campo de jogo de bola era chamado teotlachco, e eram realizados importantes rituais nos festivais do mês Panquetzaliztli, incluindo sacrifícios humanos de quatro cativos em honra de Huitzilopochtli e do seu arauto Paynal. Para os astecas, o jogo de bola tinha também um significado religioso.

Futebol na Itália Medieval

Na Itália Medieval apareceu um jogo denominado gioco del calcio. Era praticado em praças e os 27 jogadores de cada equipe deveriam levar a bola até os dois postes que ficavam nos dois cantos extremos da praça. A violência era muito comum, pois os participantes levavam para campo seus problemas causados, principalmente por questões sociais típicas da época medieval.

O objetivo era ultrapassar a linha Figura 6: Ullamaliztli adversária, mas, para impedir, os jogadores usavam

Figura 8 : Jogo de Calcio em Florença, gravura de Pietro di Lorenzo Bini, 1688

Leonardo de A. Delgado. CREF. 001764 ‐G/MA

O barulho, a desorganização e a violência eram tão grandes que o rei Eduardo II(em 1314) teve que decretar uma lei proibindo a prática do jogo, condenando a prisão os praticantes. Porém, o jogo não terminou, pois em 1580, foram estabelecidas, por Giovanni di Bardi e outros integrantes da nobreza, uma nova versão com regras que não permitiam a violência. O jogo passou a ser arbitrado por dez juízes, e a bola podia ser impulsada com os pés ou as mãos, e precisava ser introduzida numa barraca armada no fundo de cada campo. Não havia limite de jogadores (levando‐se em conta o tamanho do campo, claro), por isso a necessidade de tantos juízes. O esporte se espalhou rapidamente por todo país, e hoje é uma festa anual em várias cidades da Itália.

O futebol chega à Inglaterra.

Os registros sobre o futebol na Europa datam de 1175 , onde na Inglaterra durante uma festa os habitantes de várias cidades passavam a chutar uma bola de couro pelas ruas, que simbolizava a cabeça de um oficial do exercito dinamarquês, do período que este país dominava a Inglaterra. E foi exatamente com esta cabeça que o jogo teve sua origem na Inglaterra.

O barulho, a desorganização e a violência eram tão grandes que o rei Eduardo II(em 1314)

Figura 9: Schrovetide

Pesquisadores concluíram que o gioco de calcio saiu da Itália e chegou à Inglaterra por volta do século XVII. Em 1700, foram proibidas as formas violentas do futebol, o jogo ganhou regras diferentes e foi organizado e sistematizado. O campo deveria medir 120 por 180 metros e nas duas pontas seriam instalados dois arcos retangulares chamados de gol. A bola era de couro e enchida com ar. Com regras claras e objetivas, o futebol começou a ser praticado por estudantes e filhos da nobreza inglesa. Em 1710, as escolas de Covent Garden, Strand e Fleet Street passaram a adotar o futebol como atividade física. Com isso, depressa ganhou novos adeptos, que acabaram largando outros esportes populares, como o tiro desportivo e a esgrima. Com a difusão do esporte pelos colégios do país, o problema passou a ser os diferentes tipos de regra em cada escola. Duas regras de diferentes colégios

ganharam destaque na época: um jogo só com o uso dos pés, e o outro com o uso dos pés e das mãos. Criou‐se, assim, o football e o rugby, em

1846.

No ano de 1848, numa conferência em Cambridge, estabeleceu‐se um único código de regras para o futebol. O primeiro clube oficial fundado foi o Sheffield United, em 1857, que adotou as regras de Cambridge e foi seguido por outras onze agremiações, que, em 1863, criaram a The Football Association, entidade que até hoje rege o futebol na Inglaterra.

A primeira competição criada foi a Copa da Inglaterra, que teve sua edição de estreia realizada em 1871, no mesmo ano foi criada a

figura do guarda‐redes (goleiro) que seria o único que poderia colocar as mãos na bola e deveria ficar próximo ao gol para evitar a entrada da bola. O primeiro amistoso internacional da história ocorreu em 1872, em Glasgow, na Escócia, país que empatou em 0 x 0 com a Inglaterra num jogo confuso, em que poucos sabiam as regras.

Em

1875 , foi estabelecida a regra do

tempo de 90 minutos e em 1891 foi estabelecido o pênalti, para punir a falta dentro da área. Somente

em 1907 foi estabelecida a regra do impedimento. O profissionalismo no futebol foi iniciado somente em 1885 e no ano seguinte seria criada, na Inglaterra, a International Board, entidade cujo objetivo principal era estabelecer e mudar as regras do futebol quando necessário. Em 1888, foi fundada a Football League com o objetivo de organizar torneios e campeonatos internacionais. No ano de 1897, uma equipe de futebol inglesa chamada Corinthians fez uma excursão fora da Europa, contribuindo para difundir o futebol em diversas partes do mundo. Em 1904 , foi criada a FIFA (Federação Internacional de Futebol Association)

que organiza até hoje o futebol em todo mundo. É

a FIFA que organiza os grandes campeonatos de seleções (Copa do Mundo) de quatro em quatro anos. Foram sete os países fundadores: Bélgica, Dinamarca, França, Países Baixos, Espanha, Suécia e Suíça. A FIFA tem como metas principais a uniformização das regras do jogo, elaboradas pela International Board, e a organização de um torneio internacional entre as entidades afiliadas, entre essas competições, podemos citar a Copa do Mundo de Futebol, criada pelo francês Jules Rimet, em 1930 , quando estava na presidência da entidade, e o Campeonato Mundial de Clubes. Ao longo do século XX, o futebol deu origem a outros jogos e esportes, como o futebol de salão, surgido nos anos 1930, cuja paternidade é reivindicada por brasileiros e uruguaios. Entre as mulheres, a modalidade surgiu, segunda a Fifa, no fim do século XIX, quando as seleções da Escócia e da Inglaterra se

enfrentaram. As competições femininas, porém,

Leonardo de A. Delgado. CREF. 001764 ‐G/MA

3

sempre estiveram sujeitas ao preconceito, o que

A

ordem

correta

de

preenchimento

dos

acabou atrasando o desenvolvimento da

parênteses, de cima para baixo, é:

modalidade na versão feminina. A primeira Copa

  • a) 1

. 3

. 2 . 4

 

do Mundo de mulheres, por exemplo, aconteceu

  • b) 2 .

3 . 4 . 1

apenas em 1991, 61 anos depois da estreia do

  • c) 1 . 2

. 3

. 4

torneio masculino. Sua inclusão nos Jogos

  • d) 2

. 1

. 3

. 4

Olímpicos também foi tardia ‐ apenas em 1996, em

  • e) 3

. 1

. 4

. 2

Atlanta, nos Estados Unidos. Desde sua fundação, a FIFA teve os seguintes presidentes: Robert Guérin ‐ França (1904 ‐1906), D. B. Woolfall ‐ Inglaterra

Questão 04: Qual era o nome da bola revestida por uma capa de couro, usada durante o harpastum por volta de 200 a.C?

(1906 ‐1921), Jules Rimet ‐ França (1921 ‐ 1954),

  • a) Follis

 

Rodolphe. W. Seeldrayers ‐ Bélgica (1954‐1955),

  • b) Kemari

Arthur Drewry ‐ Inglaterra (1955 ‐1961), Stanley

  • c) pok ta pok

 

Ford Rous ‐ Inglaterra (1961 ‐1974), João

  • d) Soule

 

Havelange – Brasil (1974 a 1998), Joseph Blatter –

  • e) gioco del calcio

 

Suíça (1998‐2015), Issa Hayatou – Camarões (2016) e Gianni Infantino ‐ Suíça; Itália (2016) .

Questão 05: Como se chamava o jogo com bola

Questões

realizado pelos Maias, que tinha como objetivo arremessar a bola num furo circular no meio de seis placas quadradas de pedras:

Questão 01: Qual era o nome do antepassado do

deixar cair no chão, levando‐a para dentro de duas

  • a) Tsu Chu

futebol praticado na china a cerca de 3000 a 2500

  • b) Kemari

a.C, que na verdade era um treino militar, aonde

  • c) Pok Ta Pok

formavam‐se duas equipes para chutar a cabeça

  • d) Epyskiros

dos soldados inimigos, com oito jogadores cada e o

  • e) Harpastum

objetivo era passar a cabeça de pé em pé sem

estacas fincadas no campo adversário, sendo estas

Questão 06: A versão do jogo de bola, no Império Asteca, é chamada:

estacas ligadas por um fio de cera, com dez metros

  • a) Ullamaliztli

de distância uma da outra.

  • b) Kemari

  • a) kemari

  • c) Pok Ta Pok

  • b) Kung Fú

  • d) Epyskiros

  • c) Tsu Chu

  • e) Harpastum

  • d) Epyskiros

  • e) Harpastum

Questão 07: Durante a Idade Média, na região onde atualmente fica a França, foi criado o

Questão 02: Como era feita a bola do kemari, praticado no Japão antigo?

uma versão do harpastum, introduzido

, pelos romanos, onde era permitido usar socos,

________

4

  • a) de couro revestidas com cabelo

 

pontapés, rasteiras e outros golpes violentos.

  • b) cabeça dos soldados inimigos.

  • a) Futebol

  • c) de fibras de bambu

  • b) Ullamaliztli

  • d) de bexiga de boi cheia de areia ou terra

 
  • c) Soule

  • e) Couro ou material sintético

 
  • d) Gioco Del Cálcio

 
  • e) Pok Ta Pok

Questão 03: Relacione

as

colunas

levando

em

consideração o tipo de jogo com sua origem:

Questão 08: jogo denominado gioco del cálcio era

  • a) Grécia

I‐ Tsu Chu II‐ Kemari

realizando em:

III‐ Epyskiros

  • b) Roma

IV – Harpastum

  • c) China

(

) Japão

  • d) Itália

(

) China

  • e) Japão

(

) Roma

Gabarito

(

) Grécia

1)c, 2)c, 3)d, 4)a, 5)c, 6)a, 7)b, 8)d

Leonardo de A. Delgado. CREF. 001764 ‐G/MA

Centres d'intérêt liés