Vous êtes sur la page 1sur 11

Plano de ensino de Antropologia

2
2

Plano de ensino de Antropologia - AVA

Seja bem-vindo!

Você está iniciando a disciplina de

Antropologia

A Educação a Distância é uma proposta diferenciada de ensino, que implica no reforço das competências de estudos autônomos, mas também oferta

novas oportunidades para a sua inserção na sociedade e no mercado de trabalho. Neste momento, você terá a

oportunidade de conhecer o Calendário e o Plano de

Ensino da Disciplina, bem como, diversos referenciais para o estudo e a aprendizagem da mesma. Poderá, também, compreender o funcionamento das diversas ferramentas de ensino utilizadas no curso, por intermédio de tutoriais.

Bom estudo!

Este é o desejo do Centro Universitário Inta - UNINTA, por

intermédio da Pró-Reitoria de Inovação Educacional

PROEDU e a Coordenação do Curso.

Plano de ensino de Antropologia - AVA

3
3

Por que estudar a disciplina de Antropologia?

Compreender a dinâmica social e suas transformações advindas da ação humana inserida nas diversas culturas representa estabelecer vínculos sociais indispensáveis para a construção de uma justiça social. Tudo isso, pois, dialogar com o homem e suas diversas manifestações de existência é base fundamental para rompermos preconceitos e entender a evolução do pensamento daquele que pode ser considerado; desumano/egoísta ou humano/prestativo. O que é o homem? Essa questão é importante para podermos entender uma natureza comum na multiplicidade de gestos, gostos e visões de mundo que tende a romper as relações sociais sendo geradoras de preconceitos e conflitos.

O olhar antropológico é importante no atual contexto sociopolítico, pois constitui-se um retorno a face do outro. Nesta postura, reintegra o outro ao corpo social anulando as diferenças impostas por contextos dogmáticos que geram segregações entre os seres humanos. O olhar antropológico nos faz entender que não são as questões religiosas, sociais, raça ou cor que nos tornam diferentes. E que a pluralidade não é um problema, mas sim a intolerância. Não há ser humano superior, não há cultura superior. Há contextos. E estes devem ser interpretados. A interpretação inicia-se pelo olhar, depois pelo ouvir. Estes dois momentos são realizados com a presença, isto é, estar com o outro e essa postura é o ato de agregar.

Assim, caro estudante conquistar o saber antropológico significa perceber na multiplicidade a unicidade. Portanto, a disciplina de Antropologia oportunizará a você uma visão panorâmica do comportamento humano. A partir do estudo do material didático você vai perceber como se aprende a pensar uma ciência, e qual a função da mesma para as relações sociais estabelecida em nosso dia a dia.

4
4

Prof. Pedro Fernandes de Queiroz Prof. Antonio Gonçalves Sobreira

Plano de ensino de Antropologia - AVA

Estrutura da disciplina de Antropologia

Carga Horária 60h/a

Credito 04

CONTEÚDO

UNIDADE I. Introdução à Antropologia

O

despontar da Antropologia

Ponto de eclosão da Antropologia

A

individualização do conhecimento antropológico

O

desenho do objeto da Antropologia

Formado a concepção de Antropologia acadêmica

UNIDADE II. Antropologia como Ciência

Definições e classificações

desenvolvimento das ciências do homem

O

O

Positivismo

O

Historicismo

Períodos da Antropologia Período de formação Período de convergência Período da Construção

Período da crítica

Os fundadores da etnografia Boas (1858-1942) Malinowski (1884-1942)

Os Primeiros Teóricos da Antropologia: Durkheim e Mauss

UNIDADE III. A Antropologia em uso

As artes do fazer antropológico

Adquirido bagagem para ir ao campo

Os procedimentos de quem estiver em campo

UNIDADE IV. Antropologia Teológica

Breve transcurso histórico da disciplina;

Antropologia Teológica hoje;

A estrutura básica do ser humano segundo a fé;

Temas da Antropologia Teológica;

Teoria existencial do pecado original;

A natureza do pecado segundo K. Barth.

COMPETÊNCIAS ESPERADAS

Conhecer aspectos e princípios fundamentais antropológicos que possam estabelecer a reflexão humanista e conceitual sobre a realidade existencial do Ser humano e sua totalidade. Desta forma, gestar uma compreensão do mundo mais realista e sincera que leva o indivíduo a tomar decisões e se posicionar de forma crítica sobre a dimensão da vida exercendo as características fundamentais da ação ética, tanto em sua profissão como em suas relações sociais.

Auxiliar o aluno a praticar e desenvolver alguns conceitos fundamentais sobre o discurso antropológico em seus vários campos e interfaces em que se possa entender e evidenciar de forma mais circunscrita à dimensão da cultura em sua mais ampla complexidade e diversidade de ideologias, estereótipos e formas religiosas.

Levar o indivíduo a entender de forma mais ética as ações de cada ser humano em sua manifestação cultural. Capacitá-lo e torná-lo apto a analisar, descrever, identificar, caracterizar, relacionar e classificar diversos fatores antropológicos da complexa natureza humana levando-o a entender tudo isso como composto da

condição humana atrelada à dimensão sociocultural. Incentivar a refletir sobre o sentido da vida, os valores e a ética, procurando compreender o fenômeno humano através dos aspectos antropológicos e teológicos buscando responder aos desafios de um mundo em constante transformação e mudanças proporcionadas pela globalização.

HABILIDADES

Trabalhar o conhecimento teórico-prático para caracterizar e analisar as causas antropológicas associadas às ações dos mais diversos e/ou complexos sistemas sociais e políticos que fundamentam nossa sociedade.

Saber reconhecer e intervir nos problemas capitais dos sistemas culturais diferenciando-os em sua singularidade visando o exercício ético e a suspensão dos juízos de bases preconceituosas.

Perceber as relações sociais em seu sentido fundamental inserido no campo da ação moral que resulta num processo reflexivo e crítico responsável para construir uma imagem do homem e de seus anseios materiais e metafísicos.

Apreender a condição humana em suas dimensões físicas e transcendentais alargando as visões da natureza humana em suas bases fundamentais constituídas pela ideia do medo, pecado e liberdade.

OBJETIVOS

Fornecer uma compreensão da antropologia e de suas vertentes enfatizando o campo de reflexão desta ciência e suas respostas aos problemas da condição humana e seus dilemas.

Discutir as idéias centrais de cada teórico e seus conceitos fundamentais tomando como base a dimensão da evolução do pensamento no contexto histórico. Desta maneira, o aluno poderá afirmar o sentido positivo da diferença e da identidade cultural contribuindo para evitar manifestações etnocêntricas, racistas e/ou discriminatórias perante a condição humana que

se apresenta em sua especificidade na atual cultura contemporânea.

Despertar e aprofundar a capacidade crítica e reflexiva acerca de Si, do Outro e do seu entorno aprofundando os aspectos da Moral e da Ética tomando como relevante os aspectos culturais e religiosos de cada povo em meio ao mundo globalizado.

Desenvolver o senso crítico e analítico dos futuros profissionais para identificar os aspectos significativos das ações individuais e coletivas. Com isso garantir a sociabilidade e a dimensão ética entre as mais diversas representações culturais da existência humana.

METODOLOGIA

Os conteúdos da disciplina serão integralmente disponibilizados online para acesso dos alunos, tanto na própria sala de aula virtual, quanto sob forma de download de arquivos em PDF. Também serão disponibilizados, na sala de aula virtual, exercícios para que os alunos possam testar os conteúdos apreendidos que serão cobrados nas três avaliações parciais.

Haverá uma atribuição de nota mediante atividades mensais fruto dos seminários presenciais que serão realizados de forma interdisciplinar.

A seleção de questões será feita em sistema ran- dômico, de modo que, a cada acesso do aluno, serão disponibilizadas questões aleatoriamente selecionadas pelo sistema. O número de tentativas que o aluno poderá realizar do exercício será previamente determinada.

Eventuais dúvidas do aluno poderão ser esclarecidas através dos links para envio de mensagens, disponíveis também na sala de aula virtual. Se a dúvida for de caráter operacional (como acessar conteúdos, abrir páginas de exercício, realizar as avaliações e assim por diante), o contato deverá ser feito com os tutores da disciplina. Se a dúvida for relativa ao conteúdo da disciplina ou a alguma questão de exercício ou de prova, o contato deve ser feito diretamente como o professor responsável pela disciplina, pelas salas virtuais ou presencialmente.

Como se organiza a avaliação da disciplina?

A avaliação da aprendizagem envolve três avaliações com notas parciais: (AP1,

AP2, AP3).

A nota da AP1 resulta de uma prova com 10 questões de múltipla escolha,

referentes ao conteúdo das UNIDADES I e II do Livro de Antropologia. A avaliação

deverá ser realizada on line no prazo indicado no Ambiente Virtual. Após o final desse

período, não será possível enviar a avaliação ocasionando a perda da 1ª nota (A.P.1). A

nota da AP1 valerá 20% da nota final.

A nota da AP2 resulta de uma prova com 10 questões de múltipla escolha,

referentes ao conteúdo UNIDADES III e IV do Livro de Antropologia. A avaliação

deverá ser realizada on line no prazo indicado no Ambiente Virtual. Após o final desse

período, não será possível enviar a avaliação ocasionando a perda da 2ª nota (A.P.2). A

nota da AP2 valerá 20% da nota final.

A nota da AP3 será divida em 3 etapas, a primeira resultará de um questionário

de 20 questões objetivas de todo material estudado. A avaliação deverá ser realizada

on line no prazo de 2 (duas) horas, conforme indicado no Ambiente Virtual, está

avaliação valerá 40% da nota da AP3.

A segunda etapa valerá 10% da nota será de uma Autoavaliação de

participação no Fórum de Discussão de acordo com a escala de julgamento e

justificativa da nota atribuída. Recomendar como participar do fórum. A conversão da

escala de julgamento em nota corresponderá a:

A. Participação inovadora que, além das características da participação

colaborativa, trouxe elementos novos à atividade.

B. Participação colaborativa, com elaboração e síntese baseadas nas próprias

reflexões e nas contribuições dos colegas.

C. Participação burocrática, realizou o mínimo necessário e não interagiu com

os colegas.

D. Não participou.

Plano de ensino de Antropologia - AVA

9
9

E a última etapa que vale 10% da nota da AP3, será uma Autoavaliação da realização da Atividade Discursiva de acordo com a escala de julgamento e justificativa da nota atribuída. Recomendar como o texto deve construído. A conversão da escala de julgamento em nota corresponderá a:

A. É coerente com a proposta da atividade, está bem elaborado e articulado

com o que foi estudado.

B. É coerente com o que propõe a atividade, apresenta elaboração pessoal, mas

não responde totalmente ao que é solicitado.

C. Contém recorte/cópia de materiais pesquisados/estudados. É coerente com a

atividade, mas não apresenta elaboração pessoal.

D. Não encontra respaldo nas orientações/instruções ou em outras referências

pesquisadas. Produção desvinculada dos conteúdos.

E. Não executou.

As atividades deverão ser realizadas no AVA, no prazo indicado na Sala Virtual. Após o final desse período, não será possível enviar a atividade para o Ambiente Virtual. A AP3 valerá 60% da nota final. Conforme contemplado no Projeto Político Pedagógico do Curso-PPC, a AP3 ainda poderá incluir treino de Habilidades e Atitudes. Reforçamos que todas as avaliações AP1, AP2 e AP3 serão realizadas on line, e estarão disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem, durante o período indicado no cronograma. Após o final desse período, não será possível realizá-las. Lembramos que após o início das avaliações, o estudante terá duas horas e uma oportunidade para finalizá-las. Quaisquer decisões a propósito de eventuais 2ª chamada e recuperação seguirão regras do Regimento do Centro Universitário Inta - UNINTA.

10
10

Plano de ensino de Antropologia - AVA

Como se organiza o estudo da disciplina?

O estudo da disciplina não tem como propósito a “aula tradicional”. É um momento

que tem como objetivo apresentação do Plano de Trabalho do Curso e das disciplinas, bem como, o esclarecimento de possíveis dúvidas sobre a utilização do Ambiente Virtual e dos conteúdos propostos. Lembramos que também poderá ser um momento de treino, de habilidades e atitudes, integração grupal, visitas de estudo e pesquisa.

No primeiro momento presencial de cada período letivo (trimestral ou semestral) é apresentado o Plano de Ensino e o calendário dos momentos presenciais, onde constam as orientações para o estudo, bem como, as atividades a realizar em cada momento presencial e avaliações individuais e ou em grupo. Esclarecemos que será previamente marcada a data de entrega das mesmas.

As avaliações do curso envolvem o estudo do material didático disponibilizado em formato impresso, DVD-Rom e no Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA, a participação nos fóruns de discussão e nas webconferências envolvendo as questões propostas para debate. Cada um desses formatos disponibiliza ao cursista recursos específicos que contribuirão para uma aprendizagem significativa e contextualizada.

O curso a distância pressupõe o acesso às informações disponibilizadas em formato

impresso, DVD-Rom e internet, consulta da informação disponibilizada no AVA e a interação com os colegas utilizando essa ferramenta. É obrigatório o estudante ter acesso à internet para

o

acompanhamento regular das atividades do AVA.

O

Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA disponibiliza a informação necessária para

o

acompanhamento do Curso. O AVA possibilita também, o contato com o suporte acadêmico

e técnico .Dessa forma, por intermédio do AVA todos os estudantes dos cursos poderão ser contatados.

Os estudantes do UNINTA-EAD seguirão as normas especificadas no Regimento do Centro Universitário Inta - UNINTA, com exceção das particularidades específicas referentes à Educação a Distância impostas pelo Ministério da Educação.

Plano de ensino de Antropologia - AVA

11
11