Vous êtes sur la page 1sur 4
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sudeste de Minas Gerais Campus Juiz de Fora

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sudeste de Minas Gerais Campus Juiz de Fora Prof. D.Sc. Sandro R. Fernandes

Modelagem de Sistemas

Data: 04/04/2018

Questão 01 Considere o mapa de uma cidade que mostra rodovias e prédios e que esconde a cor dos prédios. Um mapa pode ser considerado um modelo? Por quê? Discuta as características desse mapa com relação ao Princípio da Abstração.

Este mapa pode ser considerado um modelo, pois representa graficamente um objeto do mundo real (a cidade). O mapa, em relação ao Princípio da Abstração, possui as características:

Ele abstrai e só exibe as informações consideradas relevantes do objeto.

(Encapsulamento) O objeto Mapa fornece serviços a outros objetos através de sua interface. Todos os detalhes de como esses serviços são implementados estão encapsulados pelo objeto. Os "clientes" deste objeto só precisam conhecer a sua interface para utilizá-lo.

(Herança) Um objeto mapa pode ser considerado como um tipo especial de figura e como tal pode herdar propriedades e operações de uma figura (carregar, salvar, aumentar (zoom- in), diminuir (zoom-out), etc.).

(Polimorfismo) Um objeto mapa pode ser formado de outros objetos (por exemplos, rios, rodovias, lagos, etc.). Quando houver a necessidade de desenhar o mapa, a mesma mensagem (desenhar) pode ser enviada a seus objetos componentes. Ao receber tal mensagem, cada objeto componente a implementa da forma mais adequada para o seu caso.

Questão 02 Identifique paralelos entre as seguintes características de uma célula e os conceitos da orientação a objetos descritos no capítulo 1 do livro texto.

a) Mensagens são enviadas de urna célula a outra através de receptores químicos.

b) Células têm uma fronteira (a membrana celular). Cada célula tem um comportamento interno que não é visível de fora.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sudeste de Minas Gerais Campus Juiz de Fora

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sudeste de Minas Gerais Campus Juiz de Fora Prof. D.Sc. Sandro R. Fernandes

c) As células podem se reagrupar para resolver problemas ou para realizar uma função.

Paralelos:

a) Mensagens são enviadas para outros objetos através da sua interface.

b) Objetos têm uma fronteira (a sua interface). Cada objeto tem um comportamento interno que não é visível de fora (pelo princípio do encapsulamento).

c) Objetos de um sistema de software colaboram entre si para realizar as funcionalidades externamente visíveis desse sistema. Esses objetos se comunicam requisitando serviços uns aos outros para resolver problemas ou para realizar uma função do sistema ao qual pertencem.

Questão 03 Considere os seguintes itens: elevador, maçã, a Terra, este livro, você próprio, o Cristo Redentor. Será que esses itens são objetos, de acordo com os princípios estabelecidos por Alan Kay?

Sim. Porque de acordo com o primeiro desses princípios, qualquer coisa é um objeto.

Questão 04 O termo modelagem é bastante amplo e popular. As áreas da Matemática, Filosofia, Psiquiatria e Química, por exemplo, também utilizam esse termo. Discuta com um profissional de algumas dessas áreas se há qualquer correlação entre a noção de modelagem por ele utilizada e a noção utilizada no contexto do capítulo 1 do livro texto.

Há sim. Os modelos utilizados, tanto no contexto do livro, quanto nessas áreas, servem para tornar algo complexo mais inteligível para a capacidade humana e também usam símbolos e notações para representar os objetos reais.

Questão 05 Explique e relacione os termos: objeto, classe, herança e mensagem. Dê exemplos de cada um desses conceitos.

Objeto: um objeto é qualquer coisa que possamos ver, sentir, tocar ou idealizar. Exemplos de objetos são: Eu, esse texto, sua

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sudeste de Minas Gerais Campus Juiz de Fora

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sudeste de Minas Gerais Campus Juiz de Fora Prof. D.Sc. Sandro R. Fernandes

conta de email, etc. Computacionalmente falando, um objeto é uma abstração de algo do mundo real. Em vista disso, um objeto nesse é bem mais simples que a sua contrapartida original e representas as características e comportamentos relevantes desse original.

Classes: corresponde a um agrupamento de objetos. Ela retém os comportamento que serão característicos aos objetos que dela fazem parte. Por exemplo: Pessoa é uma classe onde estamos contidos todos nós, porém quando pensamos em alguém em específico, estamos pensando no objeto, quando idealizamos uma imagem de uma pessoa fizemos usando as características da classe. Por exemplo: Camisa é uma classe. A camisa que estou usando agora é um objeto dessa classe.

Herança: é a capacidade que uma classe tem de herdar características da classe que está acima dela hierarquicamente. Por exemplo: Camisa é uma subclasse da classe Roupa, logo ela herda comportamentos e funções. Todas as duas tem a comportamento de servir como vestimentas para quem a usa.

Mensagem: é um pedido ou informação passado de um objeto para outro. Por exemplo, quando giramos o objeto chave na ignição do carro, ele passa a mensagem para o carro de queremos que ele funcione, em reposta o carro executa essa tarefa.

Questão 06 O que os seguintes termos significam. Como eles se relacionam uns com os outros?

Análise e Projeto

Análise e Projeto Orientados a Objetos

UML

Análise e Projeto: O termo "análise" está relacionado à definição do problema a ser solucionado no domínio do negócio. Já o termo "projeto" está ligado à solução do problema já entendido e definido na fase de análise. Para que o projeto seja feito é necessário então, uma análise previamente realizada do problema.

Análise e Projeto Orientados a Objetos: Creio que como diferença dos termos anteriores só posso dizer que em vez de estar centrado no problema e no processo de solução está

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sudeste de Minas Gerais Campus Juiz de Fora

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sudeste de Minas Gerais Campus Juiz de Fora Prof. D.Sc. Sandro R. Fernandes

centrado nos objetos que farão parte da solução do problema. Em cada objeto é que se tratará o processo.

UML: a UML é uma Linguagem de Modelagem de Objetos que veio da unificação de vários métodos e foi adotada como padrão pela OMG. A UML é usada na fase de análise e projeto para gerar a documentação específica dessas fases.

Questão 07 Em 1957, um matemático chamado George Polya descreveu um conjunto de passos genéricos para a resolução de um problema (Polya, 1957). Estes passos são descritos sucintamente a seguir:

1) Compreensão do problema 2) Construção de uma estratégia para resolver o problema 3) Execução da estratégia 4) Revisão da solução encontrada

Reflita sobre a seguinte afirmação: o processo de desenvolvimento de um sistema de software pode ser visto como um processo de resolução de um problema.

Certamente essa é a utilidade do sistema. Como foi proposto por Polya, os passos para o desenvolvimento do software também consistem em Compreender o Problema (Análise), Construir uma estratégia (Projeto), Executar a mesma (implementação) e Revisar a solução (Testes).