Discover millions of ebooks, audiobooks, and so much more with a free trial

Only $11.99/month after trial. Cancel anytime.

Vade Mecum Familiarista e de Sucessões
Vade Mecum Familiarista e de Sucessões
Vade Mecum Familiarista e de Sucessões
Ebook4,224 pages46 hours

Vade Mecum Familiarista e de Sucessões

Rating: 0 out of 5 stars

()

Read preview

About this ebook

CONTEÚDO:

– Atualizada até 20 de fevereiro de 2024;

– Legislação selecionada para concursos policiais;

– Notas remissivas especialmente elaboradas;

– Súmulas do STF e STJ;

– Melhor conteúdo impresso.

– Atualizada até 20/02/2024



APRESENTAÇÃO

Prezados estudantes e profissionais do Direito,

É com grande satisfação que introduzimos o Vade Mecum Familiarista 2024, uma ferramenta indispensável para todas aquelas pessoas que buscam se manter atualizadas e bem-informadas sobre a legislação vigente e relevante para o Direito das Famílias e das Sucessões brasileiro.

O "Vade Familiarista" ou "VADEFAm", como afetuosamente preferimos chamá-lo, é muito mais do que um simples compêndio de leis; é um guia abrangente que reúne de forma organizada e acessível toda a legislação que se revele pertinente para o estudo e/ou prática dessas tão apaixonantes áreas das ciências jurídicas. Absolutamente atualizado para o ano de 2024, esta edição reúne não só o apanhado das normas essenciais para qualquer estudo jurídico de excelência, como a Constituição Federal, a LINDB, o Código Civil e o Código de Processo Civil, como incorpora as mais recentes mudanças e atualizações legislativas relevantes para a área familiarista e de sucessões.

E vai além. Preocupando-se em fornecer o repertório mais completo possível, para que o leitor se sinta confortável e seguro durante a pesquisa, o VADEFAm também traz os mais pertinentes atos normativos emitidos pelo Conselho Nacional de Justiça e pelo Conselho Federal de Medicina, fornecendo, ainda, uma seleção de Enunciados relevantes provenientes das Jornadas de Direito promovidas pelo Conselho da Justiça Federal (CJF), a exemplo das Jornadas de Direito Civil e Processual Civil, de Direito Notarial e Registral, de Direito Comercial, de Prevenção e Solução Extrajudicial de Litígios, bem como do Fórum Permanente de Processualistas Civis (FPPC) e do Fórum Nacional de Juízas e Juízes de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (FONAVID). Mais ainda. Em razão da importância cada vez maior dos precedentes qualificados para o ordenamento jurídico nacional, a obra contém um apanhado das Súmulas e dos Temas Repetitivos do STF e do STJ em matéria de direito das famílias e das sucessões.

Com seções claramente definidas e de fácil consulta, este Vade fornece uma incrível experiência de leitura, tornando-se um recurso valioso que irá apoiá-lo em sua jornada acadêmica e profissional, fornecendo as ferramentas necessárias para enfrentar os complexos desafios dos conflitos familiares e sucessórios da contemporaneidade.

Em resumo, o Vade Mecum Familiarista 2024 é mais do que um livro de referência. É uma verdadeira bússola que guiará seus passos no intricado universo do Direito, proporcionando o conhecimento e a segurança necessários para prosperar e se destacar em sua carreira jurídica.

Muito obrigado pela preferência.

Boa leitura!

Rafael, Gustavo e Rodrigo.
LanguagePortuguês
PublisherEditora Foco
Release dateMar 19, 2024
ISBN9786561200554
Vade Mecum Familiarista e de Sucessões

Read more from Rafael Calmon

Related to Vade Mecum Familiarista e de Sucessões

Related ebooks

Law For You

View More

Related articles

Reviews for Vade Mecum Familiarista e de Sucessões

Rating: 0 out of 5 stars
0 ratings

0 ratings0 reviews

What did you think?

Tap to rate

Review must be at least 10 words

    Book preview

    Vade Mecum Familiarista e de Sucessões - Rafael Calmon

    Vade Mecum Familiarista. autor Paula Dompieri. Organizadores Rafael Calmon, Gustavo D’Alessandro, Rodrigo Mazzei. Editora Foco.

    Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) de acordo com ISBD

    V123

    Vade Mecum Familiarista [recurso eletrônico] : e de sucessões / organizado por Rafael Calmon, Gustavo D’Alessandro, Rodrigo Mazzei. – Indaiatuba, SP : Editora Foco, 2024.

    632 p. : ePUB.

    Inclui bibliografia e índice.

    ISBN: 978-65-6120-055-4 (Ebook)

    1. Direito. 2. Direito familiar. 3. Sucessões. I. Calmon, Rafael. II. D’Alessandro, Gustavo. III. Mazzei, Rodrigo. IV. Título.

    2024-571 CDD 342.16 CDU 347.61

    Elaborado por Vagner Rodolfo da Silva - CRB-8/9410

    Índices para Catálogo Sistemático:

    1. Direito familiar 342.16 2. Direito familiar 347.61

    Vade Mecum Familiarista. autor Paula Dompieri. Organizadores Rafael Calmon, Gustavo D’Alessandro, Rodrigo Mazzei. Editora Foco.

    2024 © Editora Foco

    Coordenadores: Rafael Calmon, Gustavo D’Alessandro e Rodrigo Mazzei

    Editor: Roberta Densa

    Diretor Acadêmico: Leornardo Pereira

    Revisora Sênior: Georgia Dias

    Atualizadora: Cecília Dantas

    Capa: Leonardo Hermano

    Projeto Gráfico e Diagramação: Ladislau Lima e Aparecida Lima

    Produção ePub: Booknando

    Data de Fechamento (20.02.2024)

    DIREITOS AUTORAIS: É proibida a reprodução parcial ou total desta publicação, por qualquer forma ou meio, sem a prévia autorização da Editora FOCO, com exceção do teor das legislações que, por serem atos oficiais, não são protegidas como Direitos Autorais, na forma do Artigo 8º, IV, da Lei 9.610/1998. Referida vedação se estende às características gráficas da obra e sua editoração. A punição para a violação dos Direitos Autorais é crime previsto no Artigo 184 do Código Penal e as sanções civis às violações dos Direitos Autorais estão previstas nos Artigos 101 a 110 da Lei 9.610/1998. Os comentários das questões são de responsabilidade dos autores.

    NOTAS DA EDITORA:

    Atualizações: A presente obra é vendida como está, atualizada até a data do seu fechamento, informação que consta na página II do livro. Havendo a publicação de legislação de suma relevância, a editora, de forma discricionária, se empenhará em disponibilizar atualização futura.

    Bônus ou Capítulo On-line: Excepcionalmente, algumas obras da editora trazem conteúdo no on-line, que é parte integrante do livro, cujo acesso será disponibilizado durante a vigência da edição da obra.

    Erratas: A Editora se compromete a disponibilizar no site www.editorafoco.com.br, na seção Atualizações, eventuais erratas por razões de erros técnicos ou de conteúdo. Solicitamos, outrossim, que o leitor faça a gentileza de colaborar com a perfeição da obra, comunicando eventual erro encontrado por meio de mensagem para contato@editorafoco.com.br. O acesso será disponibilizado durante a vigência da edição da obra.

    2024

    Todos os direitos reservados à

    Editora Foco Jurídico Ltda.

    Rua Antonio Brunetti, 593 – Jd. Morada do Sol

    CEP 13348-533 – Indaiatuba – SP

    E-mail: contato@editorafoco.com.br

    www.editorafoco.com.br

    Acesse JÁ os conteúdos ON-LINE

    ATUALIZAÇÃO em PDF e VÍDEO

    para complementar seus estudos*

    Acesse o link:

    www.editorafoco.com.br/atualizacao

    CAPÍTULOS ON-LINE

    Acesse o link:

    www.editorafoco.com.br/atualizacao

    * As atualizações em PDF e Vídeo serão disponibilizadas sempre que houver

    necessidade, em caso de nova lei ou decisão jurisprudencial relevante, durante o ano da edição do livro.

    * Acesso disponível durante a vigência desta edição.

    Sumário

    SOBRE OS COORDENADORES

    APRESENTAÇÃO

    ÍNDICE CRONOLÓGICO DO VADE FAMILIARISTA

    ÍNDICE SISTEMÁTICO DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

    CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

    LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO

    ÍNDICE SISTEMÁTICO DO CÓDIGO CIVIL

    CÓDIGO CIVIL

    ÍNDICE REMISSIVO DO CÓDIGO CIVIL

    ÍNDICE SISTEMÁTICO DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

    EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

    CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

    ÍNDICE REMISSIVO DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

    LEGISLAÇÃO COMPLEMENTAR SELECIONADA

    PORTARIAS E RESOLUÇÕES CNJ E CFM

    ENUNCIADOS

    SÚMULAS RELEVANTES DO STJ E STF

    Pontos de referência

    Capa

    Sumário

    SOBRE OS COORDENADORES

    Rafael Calmon

    Mestre (UFES) e Doutor (UERJ) em Direito Processual Civil. Escritor. Juiz de Direito.

    Gustavo D’Alessandro

    Mestre em Direito (UnB). Pós-graduado em Direito de Família e Sucessões. Instrutor do gabinete na prática jurídica no STJ. Assessor de Ministro (STJ).

    Rodrigo Mazzei

    Pós-doutorado (UFES). Doutor (FADISP). Mestre (PUC/SPC). Professor da UFES (graduação e mestrado). Advogado.

    APRESENTAÇÃO

    Prezados estudantes e profissionais do Direito,

    É com grande satisfação que introduzimos o Vade Mecum Familiarista 2024, uma ferramenta indispensável para todas aquelas pessoas que buscam se manter atualizadas e bem-informadas sobre a legislação vigente e relevante para o Direito das Famílias e das Sucessões brasileiro.

    O Vade Familiarista ou VADEFAm, como afetuosamente preferimos chamá-lo, é muito mais do que um simples compêndio de leis; é um guia abrangente que reúne de forma organizada e acessível toda a legislação que se revele pertinente para o estudo e/ou prática dessas tão apaixonantes áreas das ciências jurídicas. Absolutamente atualizado para o ano de 2024, esta edição reúne não só o apanhado das normas essenciais para qualquer estudo jurídico de excelência, como a Constituição Federal, a LINDB, o Código Civil e o Código de Processo Civil, como incorpora as mais recentes mudanças e atualizações legislativas relevantes para a área familiarista e de sucessões.

    E vai além. Preocupando-se em fornecer o repertório mais completo possível, para que o leitor se sinta confortável e seguro durante a pesquisa, o VADEFAm também traz os mais pertinentes atos normativos emitidos pelo Conselho Nacional de Justiça e pelo Conselho Federal de Medicina, fornecendo, ainda, uma seleção de Enunciados relevantes provenientes das Jornadas de Direito promovidas pelo Conselho da Justiça Federal (CJF), a exemplo das Jornadas de Direito Civil e Processual Civil, de Direito Notarial e Registral, de Direito Comercial, de Prevenção e Solução Extrajudicial de Litígios, bem como do Fórum Permanente de Processualistas Civis (FPPC) e do Fórum Nacional de Juízas e Juízes de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (FONAVID). Mais ainda. Em razão da importância cada vez maior dos precedentes qualificados para o ordenamento jurídico nacional, a obra contém um apanhado das Súmulas e dos Temas Repetitivos do STF e do STJ em matéria de direito das famílias e das sucessões.

    Com seções claramente definidas e de fácil consulta, este Vade fornece uma incrível experiência de leitura, tornando-se um recurso valioso que irá apoiá-lo em sua jornada acadêmica e profissional, fornecendo as ferramentas necessárias para enfrentar os complexos desafios dos conflitos familiares e sucessórios da contemporaneidade.

    Em resumo, o Vade Mecum Familiarista 2024 é mais do que um livro de referência. É uma verdadeira bússola que guiará seus passos no intricado universo do Direito, proporcionando o conhecimento e a segurança necessários para prosperar e se destacar em sua carreira jurídica.

    Muito obrigado pela preferência.

    Boa leitura!

    Rafael, Gustavo e Rodrigo.

    ÍNDICE CRONOLÓGICO

    DO VADE FAMILIARISTA

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL – ADCT – EMENDAS À CONSTITUIÇÃO

    CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

    ATO DAS DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAIS TRANSITÓRIAS

    EMENDAS À CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL SELECIONADAS**

    LEIS ORDINÁRIAS

    LEI 5.478, DE 25 DE JULHO DE 1968 – Dispõe sobre ação de alimentos e dá outras providências

    LEI 6.001, DE 19 DE DEZEMBRO DE 1973 – Dispõe sobre o Estatuto do Índio

    Lei 6.015, DE 31 DE DEZEMBRO DE 1973 – Dispõe sobre os Registros Públicos e dá outras providências

    LEI 6.515, DE 26 DE DEZEMBRO DE 1977 – Regula os casos de dissolução da sociedade conjugal e do casamento, seus efeitos e respectivos processos, e dá outras providências

    LEI 6.858, DE 24 DE NOVEMBRO DE 1980 – Dispõe sobre o Pagamento, aos Dependentes ou Sucessores, de Valores Não Recebidos em Vida pelos Respectivos Titulares

    LEI 7.210, DE 11 DE JULHO DE 1984 – Institui a Lei de Execução Penal

    LEI 7.353, DE 29 DE AGOSTO DE 1985 – Cria o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher – CNDM e dá outras providências

    LEI 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990 – Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, e dá outras providências

    LEI 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990 – Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências

    LEI 8.213, DE 24 DE JULHO DE 1991 – Dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social e dá outras providências

    LEI 8.560, DE 29 DE DEZEMBRO DE 1992 – Regula a investigação de paternidade dos filhos havidos fora do casamento e dá outras providências

    LEI 8.842, DE 4 DE JANEIRO DE 1994 – Dispõe sobre a política nacional do idoso, cria o Conselho Nacional do Idoso e dá outras providências

    LEI 8.935, DE 18 DE NOVEMBRO DE 1994 – Regulamenta o art. 236 da Constituição Federal, dispondo sobre serviços notariais e de registro. (Lei dos cartórios)

    LEI 8.971, DE 29 DE DEZEMBRO DE 1994 – Regula o direito dos companheiros a alimentos e à sucessão

    LEI 9.263, DE 12 DE JANEIRO DE 1996 – Regula o § 7º do art. 226 da Constituição Federal, que trata do planejamento familiar, estabelece penalidades e dá outras providências

    LEI 9.278, DE 10 DE MAIO DE 1996 – Regula o § 3° do art. 226 da Constituição Federal

    LEI 9.307, DE 23 DE SETEMBRO DE 1996 – Dispõe sobre a arbitragem

    LEI 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 – Código Civil

    LEI 10.741, DE 1º DE OUTUBRO DE 2003 – Dispõe sobre o Estatuto do Idoso e dá outras providências

    LEI 10.778, DE 24 DE NOVEMBRO DE 2003 – Estabelece a notificação compulsória, no território nacional, do caso de violência contra a mulher que for atendida em serviços de saúde públicos ou privados

    LEI 10.820, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2003 – Dispõe sobre a autorização para desconto de prestações em folha de pagamento, e dá outras providências

    LEI 11.340, DE 7 DE AGOSTO DE 2006 – Cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do § 8º do art. 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres e da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher; dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; altera o Código de Processo Penal, o Código Penal e a Lei de Execução Penal; e dá outras providências

    LEI 11.804, DE 5 DE NOVEMBRO DE 2008 – Disciplina o direito a alimentos gravídicos e a forma como ele será exercido e dá outras providências

    LEI 12.318, DE 26 DE AGOSTO DE 2010 – Dispõe sobre a alienação parental e altera o art. 236 da Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990

    LEI 12.845, DE 1º DE AGOSTO DE 2013 – Dispõe sobre o atendimento obrigatório e integral de pessoas em situação de violência sexual

    Lei 12.852, DE 5 DE AGOSTO DE 2013 – Institui o Estatuto da Juventude e dispõe sobre os direitos dos jovens, os princípios e diretrizes das políticas públicas de juventude e o Sistema Nacional de Juventude – SINAJUVE

    LEI 13.105, DE 16 DE MARÇO DE 2015 – Código de Processo Civil

    LEI 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015 – Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência)

    LEI 13.239, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2015 – Dispõe sobre a oferta e a realização, no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS, de cirurgia plástica reparadora de sequelas de lesões causadas por atos de violência contra a mulher

    Lei 13.257, DE 8 DE MARÇO DE 2016 – Dispõe sobre as políticas públicas para a primeira infância e altera a Lei 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente), o Decreto-Lei 3.689, de 3 de outubro de 1941 (Código de Processo Penal), a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei 5.452, de 1º de maio de 1943, a Lei 11.770, de 9 de setembro de 2008, e a Lei 12.662, de 5 de junho de 2012

    LEI 13.431, DE 4 DE ABRIL DE 2017 – Estabelece o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência e altera a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente)

    LEI 13.709, DE 14 DE AGOSTO DE 2018 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)

    LEI 14.344, DE 24 DE MAIO DE 2022 – Cria mecanismos para a prevenção e o enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a criança e o adolescente, nos termos do § 8º do art. 226 e do § 4º do art. 227 da Constituição Federal e das disposições específicas previstas em tratados, convenções ou acordos internacionais de que o Brasil seja parte; altera o Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 (Código Penal), e as Leis nºs 7.210, de 11 de julho de 1984 (Lei de Execução Penal), 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente), 8.072, de 25 de julho de 1990 (Lei de Crimes Hediondos), e 13.431, de 4 de abril de 2017, que estabelece o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência; e dá outras providências

    LEI 14.457, DE 21 DE SETEMBRO DE 2022 – Institui o Programa Emprega + Mulheres; e altera a Consolidação das Leis do Trabalho, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e as Leis nºs 11.770, de 9 de setembro de 2008, 13.999, de 18 de maio de 2020, e 12.513, de 26 de outubro de 2011

    LEI 14.478, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2022 – Dispõe sobre diretrizes a serem observadas na prestação de serviços de ativos virtuais e na regulamentação das prestadoras de serviços de ativos virtuais; altera o Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 (Código Penal), para prever o crime de fraude com a utilização de ativos virtuais, valores mobiliários ou ativos financeiros; e altera a Lei nº 7.492, de 16 de junho de 1986, que define crimes contra o sistema financeiro nacional, e a Lei nº 9.613, de 3 de março de 1998, que dispõe sobre lavagem de dinheiro, para incluir as prestadoras de serviços de ativos virtuais no rol de suas disposições

    LEI 14.786, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2023 – Cria o protocolo Não é Não, para prevenção ao constrangimento e à violência contra a mulher e para proteção à vítima; institui o selo Não é Não – Mulheres Seguras; e altera a Lei nº 14.597, de 14 de junho de 2023 (Lei Geral do Esporte)

    DECRETO-LEI

    DECRETO-LEI 4.657, DE 4 DE SETEMBRO DE 1942 – Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro

    DECRETOS

    DECRETO 9.830, DE 10 DE JUNHO DE 2019 – Regulamenta o disposto nos arts. 20 a 30 da LINDB

    DECRETO 65.810, DE 8 DE DEZEMBRO DE 1969 – Promulga a Convenção Internacional sobre a Eliminação de todas as Formas de Discriminação Racial

    DECRETO 85.845, DE 26 DE MARÇO DE 1981 – Regulamenta a Lei nº 6.858, de 24 de novembro de 1980, que dispõe sobre o pagamento, aos dependentes ou sucessores, de valores não recebidos em vida pelos respectivos titulares

    DECRETO 99.710, DE 21 DE NOVEMBRO DE 1990 – Promulga a Convenção sobre os Direitos da Criança

    Decreto 678, DE 6 DE NOVEMBRO DE 1992 – Promulga a Convenção Americana sobre Direitos Humanos (Pacto de São José da Costa Rica), de 22 de novembro de 1969

    DECRETO 1.212, DE 3 DE AGOSTO DE 1994 – Promulga a Convenção Interamericana sobre a Restituição Internacional de Menores, adotada em Montevidéu, em 15 de julho de 1989

    DECRETO 1.973, DE 1º DE AGOSTO DE 1996 – Promulga a Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher, concluída em Belém do Pará, em 9 de junho de 1994

    DECRETO 2.428, DE 17 DE DEZEMBRO DE 1997 – Promulga a Convenção Interamericana sobre Obrigação Alimentar, concluída em Montevidéu, em 15 de julho de 1989

    DECRETO 3.087, DE 21 DE JUNHO DE 1999 – Promulga a Convenção Relativa à Proteção das Crianças e à Cooperação em Matéria de Adoção Internacional, concluída na Haia, em 29 de maio de 1993

    DECRETO 3.174, DE 16 DE SETEMBRO DE 1999 – Designa as Autoridades Centrais encarregadas de dar cumprimento às obrigações impostas pela Convenção Relativa à Proteção das Crianças e à Cooperação em Matéria de Adoção Internacional, institui o Programa Nacional de Cooperação em Adoção Internacional e cria o Conselho das Autoridades Centrais Administrativas Brasileiras

    DECRETO 3.413, DE 14 DE ABRIL DE 2000 – Promulga a Convenção sobre os Aspectos Civis do Seqüestro Internacional de Crianças, concluída na cidade de Haia, em 25 de outubro de 1980

    DECRETO 4.377, DE 13 DE SETEMBRO DE 2002 – Promulga a Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher, de 1979, e revoga o Decreto nº 89.460, de 20 de março de 1984

    DECRETO 5.017, DE 12 DE MARÇO DE 2004 – Promulga o Protocolo Adicional à Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional Relativo à Prevenção, Repressão e Punição do Tráfico de Pessoas, em Especial Mulheres e Crianças

    DECRETO 6.949, DE 25 DE AGOSTO DE 2009 – Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007

    DECRETO 7.393, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2010 – Dispõe sobre a Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180

    DECRETO 7.958, DE 13 DE MARÇO DE 2013 – Estabelece diretrizes para o atendimento às vítimas de violência sexual pelos profissionais de segurança pública e da rede de atendimento do Sistema Único de Saúde

    DECRETO 9.176, DE 19 DE OUTUBRO DE 2017 – Promulga a Convenção sobre a Cobrança Internacional de Alimentos para Crianças e Outros Membros da Família e o Protocolo sobre a Lei Aplicável às Obrigações de Prestar Alimentos, firmados pela República Federativa do Brasil, em Haia, em 23 de novembro de 2007

    DECRETO 9.603, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2018 – Regulamenta a Lei nº 13.431, de 4 de abril de 2017, que estabelece o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência

    DECRETO 9.921, DE 18 DE JULHO DE 2019 – Consolida atos normativos editados pelo Poder Executivo federal que dispõem sobre a temática da pessoa idosa

    RESOLUÇÕES

    RESOLUÇÃO 35, DE 24 DE ABRIL DE 2007 – Disciplina a lavratura dos atos notariais relacionados a inventário, partilha, separação consensual, divórcio consensual e extinção consensual de união estável por via administrativa

    RESOLUÇÃO 125, DE 29 DE NOVEMBRO DE 2010 – Dispõe sobre a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário e dá outras providências

    RESOLUÇÃO CONJUNTA 03, DE 19 DE ABRIL DE 2012 – Dispõe sobre o assento de nascimento de indígena no Registro Civil das Pessoas Naturais

    RESOLUÇÃO 175, DE 14 DE MAIO DE 2013 – Dispõe sobre a habilitação, celebração de casamento civil, ou de conversão de união estável em casamento, entre pessoas de mesmo sexo

    RESOLUÇÃO 233, DE 13 DE JULHO DE 2016 – Dispõe sobre a criação de cadastro de profissionais e órgãos técnicos ou científicos no âmbito da Justiça de primeiro e segundo graus

    RESOLUÇÃO CNJ 254, DE 4 DE SETEMBRO DE 2018 – Institui a Política Judiciária Nacional de enfrentamento à violência contra as Mulheres pelo Poder Judiciário e dá outras providências

    RESOLUÇÃO CNJ 270, E 11 DE DEZEMBRO DE 2018 – Dispõe sobre o uso do nome social pelas pessoas trans, travestis e transexuais usuárias dos serviços judiciários, membros, servidores, estagiários e trabalhadores terceirizados dos tribunais brasileiros

    RESOLUÇÃO CNJ 289, DE 14 DE AGOSTO DE 2019 – Dispõe sobre a implantação e funcionamento do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento – SNA e dá outras providências

    RESOLUÇÃO CNJ 299, DE 05 DE NOVEMBRO DE 2019 – Dispõe sobre o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência, de que trata a Lei n 13.431, de 4 de abril de 2017

    RESOLUÇÃO CNJ 470, DE 31 DE AGOSTO DE 2022 – Institui a Política Judiciária Nacional para a Primeira Infância

    RESOLUÇÃO CNJ 485, DE 18 DE JANEIRO DE 2023 – Dispõe sobre o adequado atendimento de gestante ou parturiente que manifeste desejo de entregar o filho para adoção e a proteção integral da criança

    RESOLUÇÃO CNJ 492, DE 17 DE MARÇO DE 2023 – Estabelece, para adoção de Perspectiva de Gênero nos julgamentos em todo o Poder Judiciário, as diretrizes do protocolo aprovado pelo Grupo de Trabalho constituído pela Portaria CNJ n. 27/2021, institui obrigatoriedade de capacitação de magistrados e magistradas, relacionada a direitos humanos, gênero, raça e etnia, em perspectiva interseccional, e cria o Comitê de Acompanhamento e Capacitação sobre Julgamento com Perspectiva de Gênero no Poder Judiciário e o Comitê de Incentivo à Participação Institucional Feminina no Poder Judiciário

    RESOLUÇÃO CNJ 532, DE 16 DE NOVEMBRO DE 2023 – Determina aos tribunais e magistrados(as) o dever de zelar pelo combate a qualquer forma de discriminação à orientação sexual e à identidade de gênero, ficando vedadas, nos processos de habilitação de pretendentes e nos de adoção de crianças e adolescentes, guarda e tutela, manifestações contrárias aos pedidos pelo fundamento de se tratar de casal ou família monoparental, homoafetivo ou transgênero, e dá outras providências

    Resolução CFM 1.995, DE 09 DE AGOSTO DE 2012 – Dispõe sobre as diretivas antecipadas de vontade dos pacientes

    Resolução CFM 2.057, DE 20 DE SETEMBRO DE 2013 – Consolida as diversas resoluções da área da Psiquiatria e reitera os princípios universais de proteção ao ser humano, à defesa do ato médico privativo de psiquiatras e aos critérios mínimos de segurança para os estabelecimentos hospitalares ou de assistência psiquiátrica de quaisquer naturezas, definindo também o modelo de anamnese e roteiro pericial em psiquiatria

    RESOLUÇÃO CFM 2.217, DE 27 DE SETEMBRO DE 2018 – Aprova o Código de Ética Médica

    Resolução CFM 2.232, DE 17 DE JULHO DE 2019 – Estabelece normas éticas para a recusa terapêutica por pacientes e objeção de consciência na relação médico-paciente

    RESOLUÇÃO CFM 2.265, DE 20 DE SETEMBRO DE 2019 – Dispõe sobre o cuidado específico à pessoa com incongruência de gênero ou transgênero e revoga a Resolução CFM nº 1.955/2010

    RESOLUÇÃO CFM 2.320, DE 1º DE SETEMBRO DE 2022 – Adota normas éticas para a utilização de técnicas de reprodução assistida – sempre em defesa do aperfeiçoamento das práticas e da observância aos princípios éticos e bioéticos que ajudam a trazer maior segurança e eficácia a tratamentos e procedimentos médicos, tornando- se o dispositivo deontológico a ser seguido pelos médicos brasileiros e revogando a Resolução CFM nº 2.294, publicada no Diário Oficial da União de 15 de junho de 2021, Seção 1, p. 60

    CONVENÇÃO E TRATADO INTERNACIONAl

    DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS DE 1948

    ENUNCIADOS

    ENUNCIADOS RELEVANTES DA JORNADA DE DIREITO DA SEGURIDADE SOCIAL

    ENUNCIADOS RELEVANTES DAS JORNADAS DE DIREITO CIVIL (CJF)

    ENUNCIADOS RELEVANTES DAS JORNADAS DE DIREITO COMERCIAL (CJF)

    ENUNCIADOS RELEVANTES DAS JORNADAS DE DIREITO PROCESSUAL CIVIL

    ENUNCIADOS RELEVANTES DAS JORNADAS DE PREVENÇÃO E SOLUÇÃO EXTRAJUDICIAL DE LITÍGIOS

    ENUNCIADOS APROVADOS NA JORNADA DE DIREITO NOTARIAL E REGISTRAL

    ENUNCIADOS RELEVANTES DO FÓRUM NACIONAL DE JUÍZAS E JUÍZES DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER – FONAVID

    ENUNCIADOS RELEVANTES DO FÓRUM PERMANENTE DE PROCESSUALISTAS – FPPC

    SÚMULAS

    SÚMULAS RELEVANTES DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA – STJ

    TEMAS REPETITIVOS RELEVANTES DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA – STJ

    (*) Informamos que as normas com asteriscos estão parciais no produto.

    (**) As Emendas Constitucionais alteradoras não constam na obra impressa, mas o conteúdo alterado foi processado no texto.

    ÍNDICE SISTEMÁTICO DA

    CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA

    FEDERATIVA DO BRASIL

    PREÂMBULO

    TÍTULO I – DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS

    Arts. 1º a 4º

    TÍTULO II – DOS DIREITOS

    E GARANTIAS FUNDAMENTAIS

    Arts. 5º a 17

    Capítulo I – Dos direitos e deveres individuais e coletivos (art. 5º)

    Capítulo II – Dos direitos sociais (arts. 6º a 11)

    Capítulo III – Da nacionalidade (arts. 12 e 13)

    Capítulo IV – Dos direitos políticos (arts. 14 a 16)

    Capítulo V – Dos partidos políticos (art. 17)

    TÍTULO III – DA ORGANIZAÇÃO DO ESTADO

    Arts. 18 a 43

    Capítulo I – Da organização político-administrativa (arts. 18 e 19)

    Capítulo II – Da União (arts. 20 a 24)

    Capítulo III – Dos Estados Federados (arts. 25 a 28)

    Capítulo IV – Dos Municípios (arts. 29 a 31)

    Capítulo V – Do Distrito Federal e dos Territórios (arts. 32 e 33)

    Seção I – Do Distrito Federal (art. 32)

    Seção II – Dos Territórios (art. 33)

    Capítulo VI – Da intervenção (arts. 34 a 36)

    Capítulo VII – Da administração pública (arts. 37 a 43)

    Seção I – Disposições gerais (arts. 37 e 38)

    Seção II – Dos servidores públicos (arts. 39 a 41)

    Seção III – Dos militares dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios (art. 42)

    Seção IV – Das regiões (art. 43)

    TÍTULO IV – DA ORGANIZAÇÃO DOS PODERES

    Arts. 44 a 135

    Capítulo I – Do Poder Legislativo (arts. 44 a 75)

    Seção I – Do Congresso Nacional (arts. 44 a 47)

    Seção II – Das atribuições do Congresso Nacional (arts. 48 a 50)

    Seção III – Da Câmara dos Deputados (art. 51)

    Seção IV – Do Senado Federal (art. 52)

    Seção V – Dos Deputados e dos Senadores (arts. 53 a 56)

    Seção VI – Das reuniões (art. 57)

    Seção VII – Das comissões (art. 58)

    Seção VIII – Do processo legislativo (arts. 59 a 69)

    Subseção I – Disposição geral (art. 59)

    Subseção II – Da emenda à Constituição (art. 60)

    Subseção III – Das leis (arts. 61 a 69)

    Seção IX – Da fiscalização contábil, financeira e orçamentária (arts. 70 a 75)

    Capítulo II – Do Poder Executivo (arts. 76 a 91)

    Seção I – Do Presidente e do Vice-Presidente da República (arts. 76 a 83)

    Seção II – Das atribuições do Presidente da República (art. 84)

    Seção III – Da responsabilidade do Presidente da República (arts. 85 e 86)

    Seção IV – Dos Ministros de Estado (arts. 87 e 88)

    Seção V – Do Conselho da República e do Conselho de Defesa Nacional (arts. 89 a 91)

    Subseção I – Do Conselho da República (arts. 89 e 90)

    Subseção II – Do Conselho de Defesa Nacional (art. 91)

    Capítulo III – Do Poder Judiciário (arts. 92 a 126)

    Seção I – Disposições gerais (arts. 92 a 100)

    Seção II – Do Supremo Tribunal Federal (arts. 101 a 103-B)

    Seção III – Do Superior Tribunal de Justiça (arts. 104 e 105)

    Seção IV – Dos Tribunais Regionais Federais e dos Juízes Federais (arts. 106 a 110)

    Seção V – Do Tribunal Superior do Trabalho, dos Tribunais Regionais do Trabalho e dos Juízes do Trabalho (arts. 111 a 117)

    Seção VI – Dos Tribunais e Juízes Eleitorais (arts. 118 a 121)

    Seção VII – Dos tribunais e Juízes Militares (arts. 122 a 124)

    Seção VIII – Dos Tribunais e Juízes dos Estados (arts. 125 e 126)

    Capítulo IV – Das funções essenciais à justiça (arts. 127 a 135)

    Seção I – Do Ministério Público (arts. 127 a 130-A)

    Seção II – Da Advocacia Pública (arts. 131 e 132)

    Seção III – Da Advocacia (art. 133)

    Seção IV – Da Defensoria Pública (arts. 134 e 135)

    TÍTULO V – DA DEFESA DO ESTADO

    E DAS INSTITUIÇÕES DEMOCRÁTICAS

    Arts. 136 a 144

    Capítulo I – Do estado de defesa e do estado de sítio (arts. 136 a 141)

    Seção I – Do estado de defesa (art. 136)

    Seção II – Do estado de sítio (arts. 137 a 139)

    Seção III – Disposições gerais (arts. 140 e 141)

    Capítulo II – Das Forças Armadas (arts. 142 e 143)

    Capítulo III – Da segurança pública (art. 144)

    TÍTULO VI – DA TRIBUTAÇÃO E DO ORÇAMENTO

    Arts. 145 a 169

    Capítulo I – Do sistema tributário nacional (arts. 145 a 162)

    Seção I – Dos princípios gerais (arts. 145 a 149-C)

    Seção II – Das limitações do poder de tributar (arts. 150 a 152)

    Seção III – Dos impostos da União (arts. 153 e 154)

    Seção IV – Dos impostos dos Estados e do Distrito Federal (art. 155)

    Seção V – Dos impostos dos Municípios (art. 156)

    Seção V-A – Seção – Do Imposto de Competência Compartilhada entre Estados,Distrito Federal e Municípios (arts. 156-A e 156-B)

    Seção VI – Da repartição das receitas tributárias (arts. 157 a 162)

    Capítulo II – Das finanças públicas (arts. 163 a 169)

    Seção I – Normas gerais (art. 163 a 164-A)

    Seção II – Dos orçamentos (arts. 165 a 169)

    TÍTULO VII – DA ORDEM ECONÔMICA E FINANCEIRA

    Arts. 170 a 192

    Capítulo I – Dos princípios gerais da atividade econômica (arts. 170 a 181)

    Capítulo II – Da política urbana (arts. 182 e 183)

    Capítulo III – Da política agrícola e fundiária e da reforma agrária (arts. 184 a 191)

    Capítulo IV – Do sistema financeiro nacional (art. 192)

    TÍTULO VIII – DA ORDEM SOCIAL

    Arts. 193 a 232

    Capítulo I – Disposição geral (art. 193)

    Capítulo II – Da seguridade social (arts. 194 a 204)

    Seção I – Disposições gerais (arts. 194 e 195)

    Seção II – Da saúde (arts. 196 a 200)

    Seção III – Da previdência social (arts. 201 e 202)

    Seção IV – Da assistência social (arts. 203 e 204)

    Capítulo III – Da educação, da cultura e do desporto (arts. 205 a 217)

    Seção I – Da educação (arts. 205 a 214)

    Seção II – Da cultura (arts. 215 a 216-A)

    Seção III – Do desporto (art. 217)

    Capítulo IV – Da ciência, tecnologia e inovação (arts. 218 a 219-B)

    Capítulo V – Da comunicação social (arts. 220 a 224)

    Capítulo VI – Do meio ambiente (art. 225)

    Capítulo VII – Da família, da criança, do adolescente, do jovem e do idoso (arts. 226 a 230)

    Capítulo VIII – Dos índios (arts. 231 e 232)

    TÍTULO IX – DAS DISPOSIÇÕES

    CONSTITUCIONAIS GERAIS

    Arts. 233 a 250

    ATO DAS DISPOSIÇÕES

    CONSTITUCIONAIS TRANSITÓRIAS

    Arts. 1º a 137

    CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA

    FEDERATIVA DO BRASIL

    Promulgada em 05.10.1988

    Preâmbulo

    Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembleia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte Constituição da República Federativa do Brasil.

    Título I

    Dos princípios fundamentais

    Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

    v. Arts.18, caput, 60, § 4, I, da CF/1988.

    I – a soberania;

    v. Arts. 5º, 13, 14, 20, 21, 27, § 4º, 34, 61, § 2º, 84, 170, I, da CF/1988.

    v. Arts. 236, § 2º e 960, do NCPC.

    v. Arts. 780 a 790 do CPP.

    v. Art. 1º da Lei 9.709/1998.

    v. Resolução do STJ 9/2005.

    II – a cidadania;

    v. Arts. 5º, LXXVII e 205 da CF/1988.

    v. Lei 9.265/1996 – Gratuidade dos atos necessários ao exercício da cidadania.

    III – a dignidade da pessoa humana;

    v. Súmulas Vinculantes 11, 14 do STF.

    v. Arts. 34, VII, b, 226, § 7º, 227 e 230 da CF/1988.

    v. Art. 350 do CP.

    v. Art. 284 do CPP.

    v. Art. 234, § 1º, do CPPM.

    v. Lei 11.340/2006 – Lei Maria da Penha.

    v. Art. 4º, a, da Lei 4.898/1965.

    v. Decreto 678/1992 – Promulga a Convenção Americana sobre Direitos Humanos – Pacto de São José da Costa Rica.

    v. Decreto 592/1992 – Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos.

    v. ADIn 3.510 (D.J.E. 5.6.2008), o STF decidiu pela constitucionalidade do art. 5º da Lei 11.105/2005 – Lei de Biossegurança, sob a justificativa de que as pesquisas com células-tronco embrionárias não violam o princípio da dignidade da pessoa humana.

    IV – os valores sociais do trabalho e da livre-iniciativa;

    v. Art. 170 da CF/1988.

    V – o pluralismo político.

    v. Art. 17 da CF/1988.

    v. Lei 9.096/1995 – Lei dos Partidos Políticos.

    v. Lei 9.504/1997 – Estabelece normas para as eleições.

    Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

    v. Arts. 14, I a III; e 61, § 2º, da CF/1988.

    v. Art. 1º, Lei 9.709/1998 – Regulamenta a execução dos incisos I a III do art. 14, da CF/1988.

    Art. 2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.

    v. Súmula Vinculante 42 do STF

    v. Súmulas 638 e 649 do STF.

    v. Arts. 34, V e VI, 60, § 4º, III, 68, 99, 105, I, g, da CF/1988.

    Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:

    I – construir uma sociedade livre, justa e solidária;

    II – garantir o desenvolvimento nacional;

    v. Arts. 23, parágrafo único, e 174 da CF/1988.

    III – erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;

    v. Arts. 23, X e 170, VII, da CF/1988.

    v. EC 31/2000 – Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza.

    v. Arts. 79 a 82 do ADCT.

    v. LC 111/2001 – Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza.

    IV – promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

    v. Lei 12.288/2010 – Estatuto da Igualdade Racial.

    v. Lei 11.340/2011 – Lei Maria da Penha.

    v. Lei 8.081/1990 – Crimes e penas aplicáveis aos atos discriminatórios ou de preconceito de raça, cor, religião, etnia ou procedência nacional, praticados pelos meios de comunicação.

    v. Lei 7.716/1989 – Lei do crime racial.

    v. Decreto 7.388/2010 – Conselho Nacional de Combate à Discriminação – CNCD.

    Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:

    v. Arts. 21, I; 49, I; 84, VII e VIII, da CF/1988.

    I – independência nacional;

    v. Arts. 78, caput, 91, 136 e 137 da CF/1988.

    v. Lei 8.183/1991 – Conselho de Defesa Nacional.

    II – prevalência dos direitos humanos;

    v. Decreto 678/1992 – Pacto de São José da Costa Rica.

    III – autodeterminação dos povos;

    IV – não intervenção;

    V – igualdade entre os Estados;

    VI – defesa da paz;

    VII – solução pacífica dos conflitos;

    VIII – repúdio ao terrorismo e ao racismo;

    v. Art. 5º XLII e XLVIII, da CF/1988.

    v. Lei 7.716/1989 – Lei do crime racial.

    v. Lei 8.072/1990 – Crimes hediondos.

    v. Lei 12.288/2010 – Estatuto da Igualdade Racial.

    v. Decreto 5.639/2005 – Convenção Internacional contra o Terrorismo.

    v. Decreto 65.810/1969 – Convenção Internacional sobre a Eliminação de todas as formas de Discriminação Racial.

    IX – cooperação entre os povos para o progresso da humanidade;

    X – concessão de asilo político.

    v. Art. 3º, II, da Lei 9.474/1997.

    v. Arts. 28, 29 e 30 da Lei 6.815/1980.

    Parágrafo único. A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações.

    v. Tratado de Assunção – Mercosul e o Tratado Constitutivo da União de Nações sul-americanas – Unasul.

    v. Decreto 350/1991 – Tratado de Assunção.

    v. Decreto 922/1993 – Mercosul.

    Título II

    Dos direitos e garantias

    fundamentais

    Capítulo I

    Dos direitos e deveres individuais

    e coletivos

    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    v. Súmulas Vinculantes 6, 11, 34 e 37 do STF.

    v. Súmula 683 do STF.

    v. Arts. 7º, XXX, 19, III, 37, XXI, 60, § 4º, IV, 150, II, da CF/1988.

    v. Lei 13.185/2015 – Lei do Bullying.

    v. Art. 4º, I, do CDC.

    v. Art. 139, I, do NCPC.

    v. Lei 13.146/2015 – Estatuto da Pessoa com Deficiência.

    v. Lei 8.899/1994 – Concede passe livre às pessoas portadoras de deficiência no sistema de transporte coletivo interestadual.

    v. Lei 1.060/1950 – Estabelece normas para a concessão de assistência judiciária aos necessitados.

    I – homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;

    v. Arts. 143, § 2º; 226, § 5º, da CF/1988.

    v. Art. 372 da CLT.

    v. Lei 9.029/1995 – Proíbe a exigência de atestados de gravidez e esterilização.

    v. Decreto 41.721/1957 – Promulga as Convenções Internacionais do Trabalho de 11,12,13,14,19, 26, 29,81, 88, 89, 95, 99,100 e 101.

    v. Decreto 678/1992 – Pacto de São José da Costa Rica.

    II – ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;

    v. Arts. 14, § 1º, I; 143, da CF/1988.

    v. Súmulas Vinculantes 37 e 44.

    v. Súmulas 636 e 686 do STF.

    III – ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante;

    v. Art. 5º, XLVII, XLIX, LXII, LXIII, LXV, LXVI, da CF/1988.

    v. Súmula Vinculante 11 do STF.

    v. Art. 350 do CP.

    v. Art. 284 do CPP.

    v. Art. 234, § 1º, do CPPM.

    v. Lei 13.185/2015 – Lei do Bullying

    v. Lei 9.455/1997 – Define os crimes de tortura.

    v. Art. 4º, b, Lei 4.898/1996 – Abuso de autoridade.

    v. Arts. 2º e 8º, Lei 8.072/1990 – Crimes hediondos.

    v. art. 4º, a, da Lei 4.898/1965.

    v. Art. 5º, Decreto 678/1992 – Pacto de São José da Costa Rica.

    v. Decreto 40/1991 – Ratifica convenção contra a tortura e outros tratamentos ou penas cruéis, desumanos ou degradantes.

    IV – é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

    v. Art. 220, § 1º, da CF/1988.

    v. ADPF 130 (D.J.E. 6.11.2009), o STF decidiu que todo o conjunto de dispositivos da Lei de Imprensa – Lei 5.250/1967, não foi recepcionado pela CF/1988.

    v. Art. 6º, XIV e LC 75/1993 – Estatuto do Ministério Público da União.

    v. Art. 13, Decreto 678/1992 – Pacto de São José da Costa Rica.

    V – é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem;

    v. Art. 220, § 1º, CF/1988.

    v. Súmulas 37, 227, 362 e 403 do STJ.

    v. Lei 13.188/2015 – Dispõe sobre o direito de resposta ou retificação do ofendido em matéria divulgada, publicada ou transmitida por veículo de comunicação social.

    v. Art. 6º da Lei 8.159/1991 – Política nacional de arquivos públicos e privados.

    Art. 14 do Decreto 678/1992 – Pacto de São José da Costa Rica.

    VI – é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;

    v. Art. 198, I, da CF/1988.

    v. Art. 208 do CP.

    v. Art. 3º, d e e, da Lei 4.898/1965 – Abuso de autoridade.

    v. Art. 24 da Lei 7.210/1984 – Lei de Execução Penal.

    v. Arts. 16, III; 124, XIV, da Lei 8.069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente.

    v. Art. 39 da Lei 8.313/1991 – PRONAC.

    v. Decreto 678/1992 – Pacto São José da Costa Rica.

    VII – é assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva;

    v. Lei 6.923/1981 – Assistência religiosa nas Forças Armadas.

    v. Art. 24 da Lei 7.210/1984 – Lei de Execução Penal.

    v. Art. 124, XIV, da Lei 8.069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente.

    v. Lei 9.982/2000 – Prestação de assistência religiosa.

    VIII – ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;

    v. Arts. 15, IV e 143, da CF/1988.

    v. Art. 438 do CPP.

    v. Decreto-lei 1.002/1969 – CPPM.

    v. Lei 13.185/2015 – Lei do Bullying.

    v. Lei 7.210/1984 – Lei de Execução Penal.

    v. Lei 8.239/1991 – Prestação de serviço alternativo ao serviço militar.

    v. Art. 12 do Decreto 678/1992 – Pacto de São José da Costa Rica.

    IX – é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

    v. Art. 220 da CF/1988.

    v. Art. 39 da Lei 8.313/1991 – PRONAC.

    v. Art. 5º, II, d, da LC 75/1993 – Estatuto do Ministério Público da União.

    v. Lei 9.610/1998 – Direitos Autorais.

    X – são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;

    v. Súmula Vinculante 11 do STF.

    v. Súmula 714 do STF.

    v. Súmulas 227, 387, 388, 403 e 420 do STJ.

    v. Art. 37, § 3º, II, da CF/1988.

    v. Arts. 20 e 21 do CC.

    v. art. 4º, a, da Lei 4.898/1965.

    v. Art. 30, V, da Lei 8.935/1994 – Serviços notariais e registro.

    v. Art. 101, § 1º, da Lei 11.101/2005 – Estatuto de Recuperação de Empresa e Falência.

    v. Lei 13.185/2015 – Lei do Bullying.

    v. Decreto 678/1992 – Pacto de São José da Costa Rica.

    XI – a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;

    v. Art. 226, §§ 1º a 5º, da CF/1988.

    v. Art. 150 do CP.

    v. Art. 283, § 2º, 301 e ss. do CPP.

    v. Art. 172, § 2º, da CPC.

    v. Art. 7º, II, da Lei 8.906/1994.

    v. Decreto 678/1992 – Pacto de São José da Costa Rica.

    XII – é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal;

    v. Arts. 136, 139, III, da CF/1988.

    v. Arts. 151 e 152 do CP.

    v. Art. 233 do CPP.

    v. Art. 227 do COM.

    v. Lei 4.117/1962 – Código Brasileiro de Telecomunicações.

    v. Art. 3º, c, da Lei 4.898/1965 – Abuso de autoridade.

    v. Lei 6.538/1978 – Serviços postais.

    v. Art. 7º, II, da Lei 8.906/1994 – Estatuto da Advocacia e da OAB.

    v. Lei 9.296/1996 – Regulamenta o inciso XII, parte final, do art. 5º da CF/1988.

    v. Art. 6º, XVIII, a, da LC 75/1993 – Estatuto do Ministério Público da União.

    v. LC 105/2001 – Sigilo das operações de instituições financeiras.

    v. Art. 11 do Decreto 678/1992 – Pacto de São José da Costa Rica.

    v. Decreto 3.724/2001 – Regulamenta o art. 6º da LC 105/2001.

    v. Lei 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados)

    XIII – é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer;

    v. Arts. 170 e 220, § 1º, da CF/1988.

    v. Arts. 7º, II, §§ 6º e 7º da Lei 8.906/1994.

    v. Art. 6º do Decreto 678/1992 – Pacto de São José da Costa Rica.

    XIV – é assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional;

    v. Art. 220, § 1º, da CF/1988.

    v. Art. 154 do CP.

    v. Art. 8º, § 2º, da LC 75/1993 – Estatuto do Ministério Público da União.

    v. Lei 12.527/2011 – Lei de Acesso à Informação.

    v. Decreto 7.724/2012 – Regulamenta a Lei de Acesso à Informação.

    XV – é livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens;

    v. Arts. 109, X, 137 e 139, 5º, LXVIII, da CF/1988.

    v. Art. 3º, a, da Lei 4.898/1965 – Abuso de autoridade.

    v. Lei 7.685/1988 – Registro provisório para o estrangeiro em situação ilegal no território nacional.

    v. Decreto 96.998/1988 – Regulamenta Decreto-lei 2.481/1988.

    v. Decreto 678/1992 – Pacto de São José da Costa Rica.

    XVI – todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente;

    v. Arts. 109, X; 136, § 1º, I, a; 139, IV; da CF/1988.

    v. Decreto 592/1992 – Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos.

    v. Decreto 678/1992 – Pacto de São José da Costa Rica.

    v. Art. 3º, a, da Lei 4.898/1965 – Abuso de autoridade.

    v. Lei 7.685/1988 – Registro provisório para o estrangeiro em situação ilegal no território nacional.

    XVII – é plena a liberdade de associação para fins lícitos, vedada a de caráter paramilitar;

    v. Arts. 8º, 17, § 4º, 37, VI, da CF/1988.

    v. Art. 199, CP.

    v. Art. 117, VII, da Lei 8.112/1990 – Regimento jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas.

    v. Art. 3º, a, da Lei 4.898/1965 – Abuso de autoridade.

    v. Art. 16 do Decreto 678/1992 – Pacto de São José da Costa Rica.

    XVIII – a criação de associações e, na forma da lei, a de cooperativas independem de autorização, sendo vedada a interferência estatal em seu funcionamento;

    v. Arts. 8º, I, 37, VI, da CF/1988.

    v. Lei 5.764/1971 – Regime jurídico das sociedades cooperativas.

    XIX – as associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trânsito em julgado;

    v. Art. 3º do Dec.-lei 41/1966.

    XX – ninguém poderá ser compelido a associar-se ou a permanecer associado;

    v. Arts. 4º, II, 5º, V, da Lei 8.078/1990 – Código de Defesa do Consumidor.

    v. Art. 16 do Decreto 678/1992 – Pacto de São José da Costa Rica.

    XXI – as entidades associativas, quando expressamente autorizadas, têm legitimidade para representar seus filiados judicial ou extrajudicialmente;

    v. Súmula 629 do STF.

    v. Art. 82, IV, do CDC.

    v. Art. 18 do NCPC.

    v. Art. 5º, V, da Lei 7.347/1985 – Ação Civil Pública.

    v. Art. 5º, I e III, da Lei 7.802/1989 – Agrotóxicos.

    v. Art. 3º da Lei 7. 853/1989 – Apoio às pessoas portadoras de deficiência.

    v. Art. 210, III, da Lei 8.069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente.

    XXII – é garantido o direito de propriedade;

    v. Art. 243 da CF/1988.

    v. Art. 1.228, § 1º, 1.368, do CC.

    v. Lei 4.504/1964 – Estatuto da Terra.

    v. Lei 8.257/1991 – Expropriação das glebas de culturas ilegais de plantas psicotrópicas.

    XXIII – a propriedade atenderá a sua função social;

    v. Arts. 156, § 1º, 170, III, 182, § 2º, e 186 da CF/1988.

    v. Art. 5º do Decreto-lei 4.657/1942 – LINDB.

    v. Art. 9º da Lei 8.629/1993.

    v. Lei 4.132/1962 – Desapropriação por interesse social.

    v. Lei 4.504/1964 – Estatuto da Terra.

    XXIV – a lei estabelecerá o procedimento para desapropriação por necessidade ou utilidade pública, ou por interesse social, mediante justa e prévia indenização em dinheiro, ressalvados os casos previstos nesta Constituição;

    v. Súmulas 23, 111, 157, 164, 218, 345, 378, 416, 561, 618 e 652 do STF.

    v. Súmulas 12, 56, 69, 70, 101, 102, 113, 114, 119, 131, 141, 354 e 408 do STJ.

    v. Arts. 22, II, 182, § 4º, 184, caput, e 185 da CF/1988.

    v. Art. 1.275, V, do CC.

    v. Lei 4.132/1962 – Desapropriação por interesse social.

    v. Decreto 3.365/1941 – Desapropriações por utilidade pública.

    XXV – no caso de iminente perigo público, a autoridade competente poderá usar de propriedade particular, assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver dano;

    v. Art. 22, III, da CF/1988.

    XXVI – a pequena propriedade rural, assim definida em lei, desde que trabalhada pela família, não será objeto de penhora para pagamento de débitos decorrentes de sua atividade produtiva, dispondo a lei sobre os meios de financiar o seu desenvolvimento;

    v. Art. 185 da CF/1988.

    v. Art. 4º da Lei 76/1993 – Processo de desapropriação de imóvel rural, para fins de reforma agrária.

    v. Lei 4.504/1964 – Estatuto da Terra.

    v. Súmula 364 do STJ.

    XXVII – aos autores pertence o direito exclusivo de utilização, publicação ou reprodução de suas obras, transmissível aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar;

    v. Art. 842 do CPC.

    v. Art. 184 do CP.

    v. Súmula 386 do STF.

    v. Lei 9.610/1998 – Direitos Autorais.

    XXVIII – são assegurados, nos termos da lei:

    a) a proteção às participações individuais em obras coletivas e à reprodução da imagem e voz humanas, inclusive nas atividades desportivas;

    v. Lei 6.533/1978 – Regulamentação das profissões de Artistas e de técnico em Espetáculos de Diversões.

    v. Lei 9.610/1998 – Direitos autorais.

    b) o direito de fiscalização do aproveitamento econômico das obras que criarem ou de que participarem aos criadores, aos intérpretes e às respectivas representações sindicais e associativas;

    XXIX – a lei assegurará aos autores de inventos industriais privilégio temporário para sua utilização, bem como proteção às criações industriais, à propriedade das marcas, aos nomes de empresas e a outros signos distintivos, tendo em vista o interesse social e o desenvolvimento tecnológico e econômico do País;

    v. Art. 4º, IV, do CDC.

    v. Lei 9.279/1996 – Lei de Propriedade Industrial.

    XXX – é garantido o direito de herança;

    v. Art. 1.784 e ss. do CC.

    v. Arts. 615 e ss., do NCPC.

    v. Lei 9.278/1996 – União estável.

    XXXI – a sucessão de bens de estrangeiros situados no País será regulada pela lei brasileira em benefício do cônjuge ou dos filhos brasileiros, sempre que não lhes seja mais favorável a lei pessoal do de cujus;

    v. Art. 10º, §§ 1º e 2º, do Decreto-lei 4.657/1942 – LINDB.

    XXXII – o Estado promoverá, na forma da lei, a defesa do consumidor;

    v. Art. 48 do ADCT.

    v. Art. 21 da Lei 7.347/1985.

    v. Lei 8.078/1990 – Proteção do consumidor.

    v. Lei 12.529/2011 – Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência.

    v. Decreto 7.962/2013 – Regulamenta a Lei 8.078/1990, dispõe sobre a contratação no comércio eletrônico.

    XXXIII – todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado;

    v. Súmula Vinculante 14 do STF.

    v. Súmula 202 do STJ.

    v. Arts. 5º, LXXII, 37, § 3º, II, da CF/1988.

    v. Lei 12.527/2011 – Lei de Acesso à Informação.

    v. Decreto 7.724/2012 – Regulamenta a Lei de Acesso à Informação.

    v. Arts. 6º, parágrafo único, e 7º, XIII e XIV, da Lei 8.906/1994.

    XXXIV – são a todos assegurados, independentemente do pagamento de taxas:

    a) o direito de petição aos Poderes Públicos em defesa de direitos ou contra ilegalidade ou abuso de poder;

    v. Súmula Vinculante 21 do STF.

    v. Súmula 373 do STJ.

    v. Súmula 424 do TST.

    v. Art. 5º, LV, da CF/1988.

    b) a obtenção de certidões em repartições públicas, para defesa de direitos e esclarecimento de situações de interesse pessoal;

    v. Art. 6º do Decreto-lei 4.657/1942 – LINDB.

    v. Lei 9.051/1995 – Expedição de certidões para a defesa de direitos e esclarecimentos de situações.

    v. Art. 42 da Lei 9.784/1999.

    v. Art. 116, V, b, da Lei 8.112/1990.

    XXXV – a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito;

    v. Súmula Vinculante 28 e 667 do STF.

    v. Súmula 202 do STJ.

    v. Súmula 213 do TFR.

    v. Art. 217, § 1º, da CF/1988.

    XXXVI – a lei não prejudicará o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada;

    v. Súmulas Vinculantes 1, 9 e 35 do STF.

    v. Súmulas 654, 667, 678 e 684 do STF.

    v. Súmula 315 do TST.

    v. Art. 502 do NCPC.

    v. Art. 6º da LINDB.

    XXXVII – não haverá juízo ou tribunal de exceção;

    v. Art. 5º, LIII, da CF/1988.

    XXXVIII – é reconhecida a instituição do júri, com a organização que lhe der a lei, assegurados:

    v. Súmula Vinculante 45 do STF.

    v. Súmulas 603, 713 e 721 do STF.

    v. Arts. 74, 406 a 497 do CPP.

    a) a plenitude de defesa;

    b) o sigilo das votações;

    c) a soberania dos veredictos;

    d) a competência para o julgamento dos crimes dolosos contra a vida;

    XXXIX – não há crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prévia cominação legal;

    v. Art. 1º do CP.

    v. Art. 1º do CPM.

    v. Decreto 678/1992 – Pacto de São José da Costa Rica.

    XL – a lei penal não retroagirá, salvo para beneficiar o réu;

    v. Súmulas vinculantes 3, 5, 14, 21, 24, 28 do STF.

    v. Súmulas 611 e 711 do STF.

    v. Art. 2º, parágrafo único, do CP.

    v. Art. 2º, § 1º, do CPM.

    v. Art. 66, I, da Lei 7.210/1984 – Lei de Execução Penal.

    v. Decreto 678/1992 – Pacto de São José da Costa Rica.

    XLI – a lei punirá qualquer discriminação atentatória dos direitos e liberdades fundamentais;

    v. Lei 7.716/1989 – Lei do Racismo.

    XLII – a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei;

    v. Art. 323 do CPP.

    v. Lei 13.185/2015 – Lei do Bullying.

    v. Lei 7.716/1989 – Define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor.

    v. Lei 12.288/2010 – Estatuto da Igualdade Racial.

    XLIII – a lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática da tortura, o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evitá-los, se omitirem;

    v. Súmula vinculante 26 do STF.

    v. Súmula 512 do STJ.

    v. Lei 11.343/2006 – Lei de Drogas.

    v. Lei 9.455/1997 – Crimes de Tortura.

    v. Lei 8.072/1990 – Crimes Hediondos.

    XLIV – constitui crime inafiançável e imprescritível a ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrático;

    v. Lei 12.850/2013 – Organização criminosa.

    XLV – nenhuma pena passará da pessoa do condenado, podendo a obrigação de reparar o dano e a decretação do perdimento de bens ser, nos termos da lei, estendidas aos sucessores e contra eles executadas, até o limite do valor do patrimônio transferido;

    v. Arts. 932 e 935 do CC.

    v. Arts. 32 a 52 do CP.

    v. Decreto 678/1992 – Pacto São José da Costa Rica.

    XLVI – a lei regulará a individualização da pena e adotará, entre outras, as seguintes:

    v. Súmulas Vinculantes 9 e 26 do STF.

    v. Arts. 33 e 59 do CP.

    v. Lei 12.433/2011 – Remição de parte do tempo de execução da pena por estudo ou por trabalho.

    v. Art. 2º da Lei 8.072/1990.

    v. Arts. 58, 66, III, b e 127 da Lei 7.210/1984.

    a) privação ou restrição da liberdade;

    v. Arts. 33 a 42 do CP.

    b) perda de bens;

    v. Art. 43, II, do CP.

    v. Súmula 527 do STJ.

    c) multa;

    v. Art. 49 do CP.

    d) prestação social alternativa;

    v. Arts. 44 e 46 do CP.

    e) suspensão ou interdição de direitos;

    v. Art. 47 do CP.

    XLVII – não haverá penas:

    v. Súmula Vinculante 26 do STF.

    v. Art. 60, § 4º, IV, da CF.

    v. Arts. 33 e 59 do CP.

    v. Art. 2º da Lei 8.072/1990.

    v. Art. 63, III, b, da Lei 7.210/1984.

    a) de morte, salvo em caso de guerra declarada, nos termos do art. 84, XIX;

    b) de caráter perpétuo;

    v. Súmula 527 do STJ.

    c) de trabalhos forçados;

    v. Decreto 678/1992 – Pacto São José da Cosa Rica.

    d) de banimento;

    e) cruéis;

    v. Súmulas 280, 309 e 419 do STJ.

    v. Decreto 678/1992 – Pacto São José da Cosa Rica.

    XLVIII – a pena será cumprida em estabelecimentos distintos, de acordo com a natureza do delito, a idade e o sexo do apenado;

    v. Art. 142, § 2º, da CF/1988.

    v. Art. 32 a 52 do CP.

    v. Art. 82 a 104 da Lei 7.210/1984 – Lei de Execução Penal.

    XLIX – é assegurado aos presos o respeito à integridade física e moral;

    v. Súmula Vinculante 11 do STF.

    v. Art. 5º, III, da CF/1988.

    v. Art. 350 do CP.

    v. Arts. 284, 647 a 667 do CPP.

    v. Art. 234, § 1º, do CPPM.

    v. Art. 4º, a, da Lei 4.898/1965.

    L – às presidiárias serão asseguradas condições para que possam permanecer com seus filhos durante o período de amamentação;

    v. Art. 89 da Lei 7.210/1984 – Lei de Execução Penal.

    v. Art. 9º do ECA.

    LI – nenhum brasileiro será extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalização, ou de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei;

    v. Súmula 421 do STF.

    v. Art. 12, II, da CF/1988.

    v. Arts. 76 a 94 da Lei 6.815/1980 – Estatuto do Estrangeiro.

    v. Art. 110 do Decreto 86.715/1981 – Regulamenta o Estatuto do estrangeiro.

    LII – não será concedida extradição de estrangeiro por crime político ou de opinião;

    v. Art. 77, VII, da Lei 6.815/1980.

    v. Art. 100 do Decreto 86.715/1981 – Regulamenta o Estatuto do estrangeiro.

    LIII – ninguém será processado nem sentenciado senão pela autoridade competente;

    v. Art. 5º, XXXVII, da CF/1988.

    v. Súmula 704 do STF.

    v. Art. 399, § 2º, do CPP.

    v. Decreto 678/1992 – Pacto São José da Cosa Rica.

    LIV – ninguém será privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal;

    v. Súmulas Vinculantes 3, 5 e 14 do STF.

    v. Súmula 704 do STF.

    v. Súmula 265 do STJ.

    v. Arts. 6º, parágrafo único e 7º, XIII e XIV, da Lei 8.906/1994.

    v. Art. 110 do ECA.

    LV – aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes;

    v. Súmulas Vinculantes 3, 14, 21, 24 e 28 do STF.

    v. Súmulas 701, 704, 705, 707, 708 e 712 do STF.

    v. Súmulas 196, 265, 312 e 373 do STJ.

    v. Art. 261 do CPP.

    v. Art. 2º da Lei 9.784/1999.

    v. Arts. 6º, parágrafo único e 7º, XIII e XIV, da Lei 8.906/1994.

    LVI – são inadmissíveis, no processo, as provas obtidas por meios ilícitos;

    v. Art. 157 do CPP.

    v. Lei 9.296/1996 – Lei das Interceptações Telefônicas.

    LVII – ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória;

    v. Súmula 9 do STJ.

    v. Art. 8º, § 2º, do Decreto 678/1992 – Pacto São José da Costa Rica.

    LVIII – o civilmente identificado não será submetido a identificação criminal, salvo nas hipóteses previstas em lei;

    v. Súmula 568 do STF.

    v. Art. 6º do CPP.

    v. Lei 12.037/2009 – Identificação criminal do civilmente identificado.

    v. Lei 12.654/2012 – Prevê a coleta de perfil genético para identificação criminal.

    LIX – será admitida ação privada nos crimes de ação pública, se esta não for intentada no prazo legal;

    v. Art. 100, § 3º, do CP.

    v. Art. 29 do CPP.

    LX – a lei só poderá restringir a publicidade dos atos processuais quando a defesa da intimidade ou o interesse social o exigirem;

    v. Art. 93, IX, da CF/1988.

    v. Súmula 708 do STF.

    v. Art. 189 do NCPC.

    v. Arts. 20 e 792 do CPP.

    v. Art. 143 do ECA.

    LXI – ninguém será preso senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciária competente, salvo nos casos de transgressão militar ou crime propriamente militar, definidos em lei;

    v. Art. 93, IX, da CF/1988.

    v. Súmula 9 do STJ.

    v. Arts. 283 e 301 a 310 do CPP.

    v. Decreto 1.001/1969 – CPM.

    v. Decreto 1.002/1969 – CPPM.

    LXII – a prisão de qualquer pessoa e o local onde se encontre serão comunicados imediatamente ao juiz competente e à família do preso ou à pessoa por ele indicada;

    v. Art. 136, § 3º, IV, da CF/1988.

    v. Art. 306 do CPP.

    LXIII – o preso será informado de seus direitos, entre os quais o de permanecer calado, sendo-lhe assegurada a assistência da família e de advogado;

    v. Art. 289-A, § 4º, do CPP.

    v. Resolução do CFOAB 2/2015 – Novo Código de Ética e Disciplina da OAB.

    v. Provimento do CFOAB 166/2015 – Advocacia Pro Bono.

    v. Decreto 678/1992 – Pacto São José da Cosa

    Enjoying the preview?
    Page 1 of 1