Vous êtes sur la page 1sur 2

Arquitetura de Computadores

PROCESSO DE INICIALIZAÇÃO

ArqComp-6

B.I.O.S BOOT SETUP P.O.S.T S.O. CMOS Erros Conf Bateria Relatório
B.I.O.S
BOOT
SETUP
P.O.S.T
S.O.
CMOS
Erros
Conf
Bateria
Relatório

B.I.O.S - Basic Input Output System(Sistema Básico de Entrada e Saída de Dados). É a primeira camada de software, localizado em pequeno CHIP na placa mãe. Sua função é a de “dar a partida” no equipamento reconhecendo todos os seus componentes através das informações contidas no SETUP. Mesmo com o S.O já estando no comando do equipamento, o BIOS ainda continua ativo fornecendo informações vitais para o funcionamento do equipamento.

SETUP - É um aplicatvo componente da BIOS, onde podemos especificar a forma com que os componentes do computador funcionarão. Por exemplo, velocidade do processador, da memória, IRQ, DMA e etc. Estas configurações em casos extremos podem chegar a deixar o equipamento até 50% mais lento que seu potencial.

CMOS

-

É o local físico onde são armazenadas as informações definidas no SETUP. Possui um espaço de

armazenamento geralmente de 128 ou 256 bytes

BATERIA

-

É destinada a alimentar as informações contidas no CMOS, uma vez que este é uma memória

volátil. Sua durabilidade é de aproximidamente 5 anos estando localizada na placa mãe.

POST - POWER –ON SELF TEST é nome do processo realizado pela B.I.O.S para checar todos os componentes instalados, como memória, discos, portas seriais, paralelas e etc. Após a realização bem sucedida do POST a máquina estará pronta para ser assumida pelo S.O

Erros - Como o objetivo do POST é analisar o funcionamento de todos os componentes físicos do computador, muitas vezes obtêm como respota o seu mal funcionamento gerando erros. Estes erros são apresentados através de BIPs ou ainda mensagens na tela dependente do erro. Dependente do erro apresentado, a máquina poderá ou não dar continuidade ao processo de inicialização.

Após ser finalizado com sucesso, o POST exibe um relatório na tela com as informações

resultantes da checagem dos componentes, para pausar esta tela basta pressionar a tecla PAUSE ou BREAK. Após a exibição deste relatório o próximo passo é o carregamento do S.O.

Relatório POST

-

BOOT - É o nome atribuído ao START do S.O, quando são carregados seus principais arquivos.

sendo na sua inicialização

copiados para a memória RAM. Este processo ocorre com o objetivo de definir a forma de utilização de memória, discos, processador, demais componentes e sua interface gráfica se houver.

Geralmente estes arquivos ficam armazenados em um local especial do disco(HD),

S. O. (Sistema Operacional) - Finalmente após certificar-se que os componentes do computador estão prontos para serem utilizados, entra em ação o S.O, que deste ponto em diante será o negociador direto dos recursos de Hardware, servindo de base para que você possa realizar seus trabalhos. Mas sendo o S.O um novo processo, ele também deverá passar pelo seu próprio mecanismo de inicialização.