Académique Documents
Professionnel Documents
Culture Documents
vale ter trabalho precário do que desemprego” | Económico
IMPRIMIR
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
@diarioeconomico
Mas esses critérios podem partir já de um ponto negativo… Seguir 131 mil seguidores
Admito que sim e por isso digo que foi um erro deste Governo Económico
impor um salário mínimo de 530 euros sem qualquer
racionalidade e adulterando o acordo anterior. É bom que o valor
Seguir 2.146
que vier a ser negociado em sede de concertação para 2017, venha Económico
a ser definido com base na leitura conjugada dos três critérios e
não por mera vontade política, uma vez que os salários são pagos
Seguir 1.926
http://economico.sapo.pt/noticias/maisvaletertrabalhoprecariodoquedesemprego_244382.html 2/13
09/03/2016 “Mais vale ter trabalho precário do que desemprego” | Económico
Admito que sim, mas mais vale ter trabalho precário do que
desemprego. Numa situação como aquela em que está a economia,
prefiro ter um contrato a termo, com regras e respeito pelo ser
humano, do que ter mais um desempregado.
Penso que sim e não tem a ver com o meu optimismo, tem a ver
com a minha experiência. Penso que estamos a caminhar nesse
sentido, pese embora alguns excessos que vão acontecendo, por
esta ou aquela questão política. Esse caminho tem sido feito mais
rapidamente com a UGT do que com a CGTP, mas é um caminho
diferente para melhor do que já foi num passado longínquo.
217 COMENTÁRIOS Económico
1 Iniciar sessão
Join the discussion…
AntónioPinho • há 3 dias
"Mais vale ter trabalho precário do que desemprego" estas declarações
vindas por alguém que desempenha um cargo nacional é no mínimo
ridícula, este senhor não percebe que quanto mais precário for a situação
dos portugueses, mais precária é a situação do país?! Estas mentalidades
que assolam o país deviam levar com uma vassourada pois não fazem
falta nenhuma, só bloqueiam as possibilidades do país poder começar a
respirar, do país começar a ter algum progresso.
19 △ ▽ • Responder • Partilhar ›
100% Portugal > AntónioPinho • há 2 dias
http://economico.sapo.pt/noticias/maisvaletertrabalhoprecariodoquedesemprego_244382.html 3/13
09/03/2016 “Mais vale ter trabalho precário do que desemprego” | Económico
100% Portugal > AntónioPinho • há 2 dias
Realmente, é lamentável o título desta notícia e revela bem a
verdade de mentalidade que move o patronato Português.
É mesmo isto que eles querem...revelaramse: Trabalho precário
em vez de desemprego, ou seja, é uma claríssima CHANTAGEM
como que, ou aceitas trabalho precário, ou vais para o desemprego!
Com tantos milhões de euros diariamente noticiados na tv,
corrupção, fuga ao fisco em milhões de euros, todos os dias novos
casos de lavagens de dinheiros, etc, além disso, é só olhar para as
estradas Portuguesas, milhentos Porches Cayenne, Mercedes
topos de gama, aos montes, BMWs, que são tantos e tantos, como
mato e não são nada baratos....anda esta gente a querer dizer ao
povo Português que não há salários dignos que possam pagar?
Esta foi a política do anterior governo Passos Coelho, que deu força
ao patronato e que agora não querem dar de volta a dignidade aos
trabalhadores Portugueses?
7 △ ▽ • Responder • Partilhar ›
Carlos Gomes > 100% Portugal • há 2 dias
Concordo com tudo, excepto quando diz que foi a política do
anterior governo, infelizmente, não foi. Esta política de
salários baixos no privado, está instalada e enraizada há
muito tempo em Portugal, desde o 25 de Abril de 1974. E a
prova está bem há vista de todos, basta ver o nosso
vergonhoso salário mínimo, que é de 530€ brutos por 40
horas ou mais de trabalho semanal. O patronato quando dá
emprego a alguém, é como se tivesse a dar uma esmola a
um mendigo, se queres muito bem, se não queres continua a
morrer à fome. Mas é esta política que dá para comprar,
casas de luxo, carros de luxo aos montes e férias
paradisíacas no estrangeiro. Então porquê mudar?
4 △ ▽ • Responder • Partilhar ›
100% Portugal > Carlos Gomes • há 2 dias
Sim, você tem razão!
1 △ ▽ • Responder • Partilhar ›
Samuel Mota > Carlos Gomes • há 2 dias
Não generalize, o tecido empresarial Português são
pequenas empresas, os impostos que incidem sobre
elas são mais que muitos mesmo não tendo lucro e
os custos de produção elevados. Muitas empresas
mesmo que queiram não têm condições para pagar
acima do ordenado mínimo.... Depois se por qualquer
motivo a empresas tem de fechar e tem dívidas ao
estado, o empresário é tratado abaixo de cão sem
direito a sub de desemprego... Crie uma empresa
para ver o que é sofrer...
△ ▽ • Responder • Partilhar ›
MF > Samuel Mota • há 2 dias
Mas este Sr. não defende as pequenas empresas, se
são os impostos que não deixam as empresas
progredir, então lute nesse sentido, não é querer que
os trabalhadores trabalhem com salários de miséria,
mas nós sabemos que são as grandes empresas as
mais beneficiadas em termos de impostos, e muitas
até conseguem ludibriar o fisco, pelo contrario as
pequenas não tem essa facilidade, o que é que ele já
fez para que, quando uma pequena empresa fecha
por dificuldades económicas, e, o empresário fica no
desemprego?? nada, por tudo isto e muito mais, se
vê o papel deste Sr. defende os grandes e assim terá
o tacho garantido||
1 △ ▽ • Responder • Partilhar ›
ts28 > Samuel Mota • há 21 horas
Há aí muitos pequenos empresários que, com todas
http://economico.sapo.pt/noticias/maisvaletertrabalhoprecariodoquedesemprego_244382.html 4/13
09/03/2016 “Mais vale ter trabalho precário do que desemprego” | Económico
Há aí muitos pequenos empresários que, com todas
as adversidades de que fala, conseguem ir
construindo a sua vida, comprar boas casas e bons
carros e, no entanto, têm na sua pequena empresa
meia dúzia de funcionários a ganhar o salário mínimo
e ainda os obrigam a trabalhar ilegalmente (mais de
40 horas semanas, horas noturnas não remuneradas
devidamente, etc.), exatamente com a justificação
que o Sr. Saraiva utiliza: é melhor isto que nada (que
é o mesmo que dizer, se não querem morrer à fome,
que se sujeitem). Sabe bem que há muitas empresas
assim, e quanto mais pequenas, familiares e em
áreas suburbanas, mais tendem a ser exploradoras.
O que fazer com isto? Acha bem? Agradeço
resposta.
△ ▽ • Responder • Partilhar ›
TT > ts28 • há 8 horas
SR SARAIVA , ACHA QUE DEVE SR TRATADO
POR SR?
△ ▽ • Responder • Partilhar ›
Samuel Mota > ts28 • há 9 horas
Acha bem que as finanças olhe para o seu negócio e
faça estimativas sobre o lucro que a empresa vai dar
e apliquelhe um pagamento por conta que funciona
como empréstimo ao estado, já não falando nos
atrasos de reembolso do IVA (sem direito a juros,
etc...), nas taxinhas pelo meio (notários, câmaras,
etc..), ter que pagar IVA dos clientes maus
pagadores (incluindo o próprio estado). Os
empresários se falham qualquer prazo de pagamento
levam logo com multas e juros de mora, o que não
acontece quando é o inverso. Esses empresários
que fala que infelizmente são muitos é a defesa que
têm para sobreviver contra uma parasitagem fiscal
desmedida.
Monte uma empresa e mostre então como se faz
para pagar bons salários e ter a sua margem de
lucro. Se seguir as regrasinhas naz faz outra coisa
senão trabalhar para pagar impostos...
△ ▽ • Responder • Partilhar ›
HachiM > 100% Portugal • há 2 dias
Tantos bons carros na estrada, e eu que a 3 anos tento
juntar algum dinheiro para um carro barato ainda não
consegui, quando estive perto tive de ajudar os meus pais
nas despesas como o IMI e saúde. E não nunca arriscaria
comprar algo as prestações sabendo que o meu contrato
acaba ao fim de cada mês, e cada mês é uma incerteza para
a minha vida, nunca sei quando fico desempregado ou
quando assino outro contrato, já demorou uma semana para
me apresentarem novo contrato como já demorou meio ano,
nesse tempo não ganho dinheiro para nada, todas as
poupanças são gastas em despesas básicas... Como eu
tantos outros
3 △ ▽ • Responder • Partilhar ›
Carlos Gomes > HachiM • há 2 dias
É a miséria do patronato em Portugal, só pensa em
encher cada vez mais os seus bolsos. Este
patronato devia querer um empregado e não
encontrar. Mas é assim que eles conseguem
comprar carros de luxo. Somos mesmo um país do
4º mundo!
1 △ ▽ • Responder • Partilhar ›
ts28 > HachiM • há 21 horas
http://economico.sapo.pt/noticias/maisvaletertrabalhoprecariodoquedesemprego_244382.html 5/13
09/03/2016 “Mais vale ter trabalho precário do que desemprego” | Económico
Tem razão HachiM. E se o mantêm na empresa não
é certamente para produzir calor humano... é porque
querem que o seu trabalho seja feito, é porque o seu
trabalho faz falta ao funcionamento da empresa. Este
tipo de coisas tem de ser denunciado, tem de acabar.
Empresários que fazem as empresas funcionarem
assim não fazem falta absolutamente nenhuma ao
país: não deviam ter direito a sêlo, pelo menos
segundo esses moldes.
△ ▽ • Responder • Partilhar ›
TT > 100% Portugal • há 8 horas
NÃO FORAM OS PATRÕES QUE FALARAM , OU NÃO
SABE LER.
△ ▽ • Responder • Partilhar ›
infelizmente > 100% Portugal • há 2 dias
Realmente é verdade. Sou um apaixonado por automóveis,
não tenho dinheiro para os comprar mas sou apaixonado e
costumo seguir blogs da especialidade que falam sobre
alguns modelos de carros que, não sendo super carros
daqueles que só as "super stars" conseguem comprar, são
carros muito caros e considerados carros raros ou difíceis
de ver nas ruas das grandes cidades na maioria dos países
que não são considerados ricos (como Portugal por
exemplo) e muitas vezes são modelos que vejo todos os
dias nas ruas da cidade onde vivo, e nem sequer vivo na
capital.
Falo de carros como Porsche Cayenne, Porsche 911,
Mercedes Classe S e BMW Série 7 (estes 2 últimos são
carros que na maioria dos países são conduzidos por
motoristas privados que transportam pessoas riquíssimas e
que em Portugal vejo maioritariamente a serem conduzidos
por pessoas que parecem empresários tipo "vendedores de
banha da cobra".
É triste mas é a realidade portuguesa.
△ ▽ • Responder • Partilhar ›
Maria Até Ver > AntónioPinho • há 2 dias
Exactamente. Este senhor já esqueceu as origens. É a mentalidade
dos novos ricos. No fundo o que ele diz é que é melhor ser
atropelado só pelas rodas da frente do que pelas 4 rodas. Ele devia
dizer é que o precário não é solução, há que melhorar as coisas.
Será que os SEUS filhos ou netos também estão na situação de
precários/explorados? DIGA SR. SARAIVA.
1 △ ▽ • Responder • Partilhar ›
T > AntónioPinho • há 8 horas
ESSE SR , DEVIA TER OS FILHOS A TRABALHAR NESSAS
CONDIÇÕES E ELE TAMBÉM . MAS O TACHO QUE OCUPA JÁ
ANOS E TAO BOM QUE NEM O LUGAR SEDE A OUTRO , RUA
VÁ TRABALHAR NO DURO MALANDRO,
△ ▽ • Responder • Partilhar ›
Honesto_Honoris Causa > AntónioPinho • há 2 dias
Quando é que sacodem este saraiva precário, desse tacho que
devia ser ocupado com gente com mais expediente empresarial.
Os países desenvolvidos não têm precários a trabalhar e é por isto
que o nosso país nunca irá sair da cêpa torta.
Quando é que o saraiva vai "trabalhar" nas "desempresas" de
trabalho temporário ou a recibos verdes, para saber como é bom?
Pois é, muita gente também pensava que o seu negócio nunca seria
atingido pela crise e quem diria, foram à falência, alguns até se
suicidaram.
△ ▽ • Responder • Partilhar ›
http://economico.sapo.pt/noticias/maisvaletertrabalhoprecariodoquedesemprego_244382.html 6/13
09/03/2016 “Mais vale ter trabalho precário do que desemprego” | Económico
antoini > AntónioPinho • há 2 dias
amigo o homem tem razão, hoje em dia não a trabalho seguro
△ ▽ • Responder • Partilhar ›
Comunista > AntónioPinho • há 2 dias
epa pobretanas emigrem que já não há espaço para vocês neste
jardim à beira mar plantado. Este é um país apenas para grandes
investimentos e investidores estrangeiros, angolanos e chineses,
comprar todos os nossos hotéis de luxo e fazer mais ainda ao longo
da costa! vamos fazer grandes campos de golf e portos para
cruzeiros, e de resto será como Miami ou as Bahamas.
Esta esquerdalha tem toda que emigrar para a Sibéria que é para
irem fazer o que tanto gostam: trabalhar e xular o patrão.
△ ▽ • Responder • Partilhar ›
LOL > AntónioPinho • há 2 dias
Mais vale ter emprego precário do que um prego espetado no pé...
△ ▽ • Responder • Partilhar ›
Toze > LOL • há 2 dias
Ou viver na Coreia do Norte
△ ▽ • Responder • Partilhar ›
ZG • há 2 dias
Este homem só fala porque tem a barriga cheia... viver um dia de cada vez
com o coracao nas maos através de trabalho precário näo sei se sera
muito melhor que desemprego... ok pagas as contas... mas näo podes
fazer planos nenhuns para realmente poderes viver...
7 △ ▽ • Responder • Partilhar ›
Luis • há 2 dias
É este tipo de raçocínio que faz de Portugal um país atrasado.
5 △ ▽ • Responder • Partilhar ›
a verdade • há 2 dias
A verdade é que o tecido empresarial português é constituído
maioritariamente por gestores de barracas da feira, vulgo: ciganos.
Se a economia está como está, a culpa maior é mesmo dos empresários
portugueses, e não venham com desculpas que custa muito ser
empresário em Portugal. Custa tanto ser empresário em Portugal como em
Inglaterra ou na Alemanha e eu sei do que falo, já convivi com todas essas
realidades na qualidade de empresário.
O principal problema de Portugal e, a razão pela qual as empresas
portugueses são maioritariamente de dimensão pequena/média, levando a
que a economia portuguesa seja uma economia sem dimensão
significativa, é mesmo as empresas não pagarem aos seus funcionários o
suficiente para que estes possam comprar o que as próprias empresas
produzem ou vendem. Ou se preferirem ver por outro lado do prisma, as
empresas vendem ou produzem os produtos a preços altos demais para os
salários que pagam. O resto são tudo consequências deste problema.
3 △ ▽ • Responder • Partilhar ›
ts28 > a verdade • há 21 horas
Na mouche
△ ▽ • Responder • Partilhar ›
ZéGato • há 2 dias
Desemprego e Precariadade estão relacionados.
Hoje em dia há muito empresario a despedir para recontractar pessoal
com contractos precários.
Há até empresas especializadas em despedimentos deste género são
contractadas para levar a cabo as tarefas de despedimentos a nivel legal e
depois recontractam os precários para tarefas semelhantes mas
http://economico.sapo.pt/noticias/maisvaletertrabalhoprecariodoquedesemprego_244382.html 7/13
09/03/2016 “Mais vale ter trabalho precário do que desemprego” | Económico
depois recontractam os precários para tarefas semelhantes mas
encapotadas.
3 △ ▽ • Responder • Partilhar ›
HachiM > ZéGato • há 2 dias
correto, e algumas empresas não renovam contrato com precários
quando pouco tempo falta para os mesmo terem direito ao subsidio
de desemprego e contratam outros para o lugar deles, assim nunca
o estado vai ter de pagar subsídios porque os descontos não foram
os suficientes. O capitalista fica a ganhar e o povo que se lixe...
△ ▽ • Responder • Partilhar ›
Carlos Gomes • há 2 dias
É este pensamento que faz de Portugal um país do 3º mundo e o afasta
cada vez mais de ser um país Europeu. Mas é assim que os patrões em
Portugal se governam, explorando cada vez mais o empregado, até ao
tutano. Pagam quanto menos melhor, por 40 horas e muita vezes até mais
de trabalho por semana. Como não há fiscalização, é uma festa!
3 △ ▽ • Responder • Partilhar ›
Nekas • há 2 dias
Então como pode um trabalhador(a) a tempo incerto e precário investir no
país comprando casa e desenvolvendo o sistema familiar de constituir
familia se mal ganha para comer,ou vamos voltar ao sistema de antes abril
de 74,alugar quartos em casas de familia,isso é voltar 50 anos para trás
quando em toda a europa houve evolução,o sr Saraiva está apenas a
pensar no enriquecimento rápido do patrão,que deve ser progressivo como
qualquer outro.
3 △ ▽ • Responder • Partilhar ›
Mario De Pinho Queiroz • há 2 dias
É perguntar ao mesmo se prefere ser violado ou assassinado!!! É que se
for violado ainda continua a respirar
2 △ ▽ • Responder • Partilhar ›
Fuzo33 • há 2 dias
Gostaria que este srº recebese por mês o ordenado mínimo nacional, e
depois que dissese aos Portugueses se lhe chegava para viver? Conheço
muito bem António Saraiva da " LISNAVE" o que era e o que é.
2 △ ▽ • Responder • Partilhar ›
Passos • há 2 dias
Pensar assim dálhe tranquilidade e não lhe tira o sono, não é verdade
António Saraiva? Se no tempo em que foi jovem o pensamento dominante
fosse esse, nunca teria chegado onde está hoje. Mas foi há tanto tempo
que a abundância já o fez esquecer como é viver do trabalho..... Claro! É
sempre bom em vez de pagar ao padeiro 10€ pelo pão que compro, darlhe
apenas 0,10€ e dizerlhe: olhe vale mais 0,10€ do que nenhum!
Pensamento miserável o desta gente que recebe subsídios e muitos outros
benefícios pagos por todos nós, que vive pendurada no Estado e depois
atrevese a fazer afirmações destas publicamente, sem qualquer respeito
pela pessoa humana, nem pelos valores do trabalho.
2 △ ▽ • Responder • Partilhar ›
Carlos Gomes > Passos • há 2 dias
Concordo! É por causa de gente como este Senhor, que muitos já
emigraram, bateram com a porta, definitivamente, pois mesmo tendo
emprego em Portugal, não conseguiam ir além da sobrevivência.
1 △ ▽ • Responder • Partilhar ›
Pedro Ferreira • há 2 dias
Este ser vivo tirou o curso onde? Provavelmente a mãezinha também tinha
um emprego precário e nem passava recibos. Deve ser trauma de infância.
2 △ ▽ • Responder • Partilhar ›
kim kei • há um dia
Os trabalhadores geram riqueza e os empresários encaixamlha (
enriquecem) , se houver aumento dos salários mínimos os PATRÕES
http://economico.sapo.pt/noticias/maisvaletertrabalhoprecariodoquedesemprego_244382.html 8/13
09/03/2016 “Mais vale ter trabalho precário do que desemprego” | Económico
demoram mais tempo a enriquecer, e isso é injusto, de sacrificar a riqueza
rápida dos patrões e acionários por uma malga de sopa a mais na mesa
dos trabalhadores, no dia em que estes últimos descobrirem que não são
mais obrigados a serem sumiços será o fim do enriquecimento fácil, e isso
não é possível pois ninguém mais investirá. COITADINHOS patrões!
1 △ ▽ • Responder • Partilhar ›
jr • há 2 dias
Então é preferível estar desempregado do que ter emprego,precário que
seja?Há cada cabeça pensadora digna dum prémio Nobell!!!!!Com
franqueza.
1 △ ▽ • Responder • Partilhar ›
Ricardo C. > jr • há 2 dias
Pensam como se vivêssemos na União Soviética ou como se as
empresas fossem instituições de beneficência. Sonham também
com o pleno emprego. Sonham que estão no Século XX.
Sendo realista e já tendo "passado as passas do Algarve", já deixei
de acreditar em fantasias e agora apenas sonho em ter trabalho,
para poder pagar as contas e alimentar os meus filhos. E trabalho
muito para o conseguir... quando há trabalho. O que nunca está
garantido no caso dos Trabalhadores Independentes que muita
gente tanto desdenha... a partir dos seus empregos seguros com 12
ou 14 vencimentos garantidos.
Falam de barriga cheia. Por isso não compreendem que é melhor ter
alguma coisa do que nada.
1 △ ▽ • Responder • Partilhar ›
ts28 > Ricardo C. • há 20 horas
A questão é que as empresas têm obrigação de ser
sustentáveis e, para isso, têm de conseguir pagar
CONDIGNAMENTE aos que dela fazem parte e gerar lucro
que lhes permita modernizaremse e crescer.
1 Se não é capaz de ter produção e escoar o produto de
forma a garantir isto, então que não abra empresa nenhuma.
2 Se, por outro lado, a empresa até funcionar bem no
mercado mas canalizar grande parte dos lucros para um ou
dois elementos da empresa e não conseguir pagar
condignamente ao resto, a empresa deixa de ser sustentável
por má gestão.
O que o sr. Saraiva defende é que a parte do "pagar
condignamente ao resto" pode deixar de ser um requisito...
ou então defende que a vida condigna de um mero
funcionário pode perfeitamente passar por comer carne
apenas uma vez por semana.
Entendeu?
△ ▽ • Responder • Partilhar ›
Calma malta... • há 2 dias
José Sócrates e o seu governo iniciaram qq coisa que na escandinavia se
chama "Flexisegurança" ... o sistema assegura sempre emprego e vinculo,
independentemente do local de trabalho, mantendo as mesmas regalias...
vencimento, etc... cá em Portugal, tb quiseram fazer isso um tal de Vieira
da Silva que só por acaso depois de ter contribuído com a sua quota parte
para a bancarrota, já lá esta novamente no governo...mas dizia que
começaram a implementação deste sistema, por flexibilizar os
despedimentos, reduziram o numero de dias por indeminização a pagar,
etc...etc.. a parte da segurança, essa nunca chegou... este governo, por
VÍDEO FOTOGALERIA
PARTILHAR 10 SHARES
Camionistas
Reuters: Arábia Saudita convocam novo
procura empréstimo bancário plenário para
resolver impasse
para compensar quebra do
com o Governo
petróleo 17:43 Nuno Miguel Silva
15:31 Económico
PARTILHAR 17 SHARES
http://economico.sapo.pt/noticias/maisvaletertrabalhoprecariodoquedesemprego_244382.html 10/13
09/03/2016 “Mais vale ter trabalho precário do que desemprego” | Económico
PARTILHAR 41 SHARES
PS vai aprovar
proposta de
manuais escolares
Discurso inaugural do novo Presidente da
República centra-se nas “pessoas de carne e grátis para o 1º
osso” contra a mera “contemplação dos ciclo
números”. Partidos receberam bem as palavras 13:34 Lígia Simões
de Marcelo Rebelo de Sousa. Nas finanças,
Portugal pagou juro mais alto para pedir
emprestado a dez anos.
PARTILHAR 44 SHARES
"Lisboa, temos
um problema".
Portugal pode
estar a caminho
de um novo
resgate, diz WSJ
Ministro das Relações Exteriores reage com
12:59 Económico
desagrado às palavras de Augusto Santos Silva,
que apontou a pretensão do Governo português
de apresentar candidatura à presidência da
organização.
http://economico.sapo.pt/noticias/maisvaletertrabalhoprecariodoquedesemprego_244382.html 11/13
09/03/2016 “Mais vale ter trabalho precário do que desemprego” | Económico
PARTILHAR 62 SHARES
ACTUALIZADA 12:52
Economistas norte-
americanos olham com
desconfiança para Portugal,
segundo um artigo de
opinião do "Wall Street
Journal".
Portugal é o
terceiro país com
a taxa de
Entre Outubro de 2015 e 4 de Março de 2016, desemprego mais
entraram na Segurança Social 6.752 pedidos de
elevada
reforma de pessoas entre os 55 e os 59 anos de
12:50 Cátia Simões
idade.
PARTILHAR 10 SHARES
PARTILHAR 84 SHARES
Moody’s coloca
Angola sob
vigilância
12:29 Lígia Simões
http://economico.sapo.pt/noticias/maisvaletertrabalhoprecariodoquedesemprego_244382.html 12/13
09/03/2016 “Mais vale ter trabalho precário do que desemprego” | Económico
Decisão de agência de
notação financeira deve-se a
dependência do petróleo e
gás para a reanimar
economia e das despesas
governamentais às receitas
provenientes da exploração
de hidrocarbonetos.
PARTILHAR 31 SHARES
http://economico.sapo.pt/noticias/maisvaletertrabalhoprecariodoquedesemprego_244382.html 13/13