Vous êtes sur la page 1sur 15

Introdução:

O Excel é um software que trabalha com planilhas eletrônicas. Com ele você será

capaz de criar tabelas, gráficos, funções e muito mais

para criar páginas na Internet, também. Esse curso vai lhe oferecer os principais conceitos para se trabalhar no Excel.

Podemos utilizar o Excel

ATeladoExcel

Assim que se inicia o Excel, será exibida uma planilha com grade de linhas(horizontais) e colunas(verticais), formando as células. Cada célula possui um endereço, que será exibida na caixa de Nome.O endereço da célula é sempre identificado pelo título da coluna seguido do título da linha. Por exemplo: Uma célula que está localizada na coluna A, na linha 2, terá o seu endereço representado da seguinte forma: A2 Esta definição é muito importante, pois todas as fórmulas(cálculos) que faremos no Excel utilizarão os endereços das células. A tela do Excel contém várias barras de Ferramentas, mas as principais são:

· Barra de Ferramentas Padrão

· Barra de Ferramentas Formatação

As barras de ferramentas Padrão e Formatação são exibidas com botões de fácil acesso e tarefas comuns. Observe abaixo a tela do Excel:

ã o e Formata çã o s ã o exibidas com bot õ es de f

Criandoumanovapastadetrabalho

Para se criar uma pasta em branco, utilizamos a barra de ferramentas padrão,

clicando no botão Novo

a barra de ferramentas padr ã o, clicando no bot ã o Novo , ou no

, ou no meu Arquivo, opção Novo tela aparecerá:

a

seguinte

no meu Arquivo, op çã o Novo tela aparecer á : a seguinte Para escolhermos a

Para escolhermos a pasta de trabalho, clicamos na guia Geral e duplo clique no ícone Pasta de Trabalho.

DiferençaentrePastadeTrabalhoePlanilha.

PastadeTrabalho= um arquivo inicialmente com 16 planilhas com limite de até 255 planilhas. Planilha= Conjunto de linhas, colunas e células em que você armazena e manipula dados da pasta de trabalho. 256 colunas X 16384 linhas

Salvandosuapastadetrabalho

Para salvar sua pasta de trabalho, clique o menu arquivo e clique sobre a

, arquivo, para finalizar clique no botão OK. Sempre procure ir salvando seus dados, uma vez fornecido o nome do

opção SalvarComo

escolha um local para gravar e então digite o nome do

arquivo, não será mais necessário fornecê-lo, apenas clique no botão Salvar que o Excel automaticamente atualiza o arquivo.

á mais necess á rio fornec ê -lo, apenas clique no bot ã o Salvar que

,

AbrindoPastasdeTrabalhoExistentes

É só clicar sobre o botão Abrir

É s ó clicar sobre o bot ã o Abrir , escolher o local onde a

, escolher o local onde a pasta está

armazenada (para isso clique na caixa Examinar), escolher o arquivo e clicar no botão Abrir.

RenomeandoPlanilhas

Antes de começar a digitar a sua planilha, renomeie a planilha Plan1 para o nome que você desejar. Para isso é só clicar com o botão direito sobre o nome da planilha, escolhera opção renomear e digitar o nome. Não esqueça de pressionar ENTER após a digitação. Agora é só começar a preencher as células. Perceba que quando você digita números ele é alinhado automaticamente à direita da célula e os textos à esquerda. Isso é feito automaticamente pelo Excel e se chama AlinhamentoGeral

InserindonovaplanilhanapastadeTrabalho

Muitas vezes é necessário que você insira uma nova planilha, para isso, vá para o menuInserir, opção Planilha perceba que a planilha será inserida a esquerda da plan que você está trabalhando

Excluirplanilhasdeumapastadetrabalho

Selecione as planilhas que você deseja excluir. Vá para o MenuEditar, clique sobre ExcluirPlanilha. Atenção este processo de exclusão não tem volta.

InserindoLinhaseColunasemsuaplanilha

Muitas vezes é necessário inserir linhas ou colunas depois da tabela pronta. InserirLinhas, posicione o cursor abaixo da linha a ser inserida, clique no MenuInserir, opção Linha. InserirColunas, posicione o cursos a direita da coluna a ser inserida, clique no Menu Inserir, opção Coluna. Se precisar inserir mais de uma linha ou coluna, selecione um número maior de linhas/ colunas antes de usar o menuInserir.

Usarsímbolosespeciaisnascélulas

Para digitar alguns símbolos especiais é necessário que você digite o código ANSI no teclado numérico. Para digitar, mantenha pressionada a tecla ALT e digite o número abaixo:

ALT 167 º ALT 166 ª ALT 163 £

SelecionandoDadosdaPlanilha

Com os seus dados digitados você poderá fazer a seleção de uma única célula ou de um intervalo. Para fazer uma seleçãoAdjacente veja o quadro abaixo:

Uma célula

Clique sobre a célula

Um intervalo

Clique na célula inicial e arraste com o mouse até o final do intervalo

Uma coluna

Clique na letra do título da coluna

Uma linha

Clique no número do título da linha

Para fazer uma seleçãoNãoAdjacente execute as mesmas operações acima e segure a tecla CRTL/

as mesmas opera çõ es acima e segure a tecla CRTL/ MenudeAtalho Este comando muitas vezes

MenudeAtalho

Este comando muitas vezes é utilizado, por exemplo quando uma célula ou intervalo é selecionado, o menu de atalho exibe comandos que permitem recortar, copiar, excluir, inserir ou formatar dados. Para isso clique no botão direito do mouse para exibir o menu de atalho.

InserindodadosatravésdeListas

No Excel existe uma forma de inserir dados automaticamente é necessário que você digite uma seqüência. Esta seqüência pode ser: números, datas, meses, etc.

Existe uma seqüência pré- definida, mas você pode criar uma seqüência personalizada, para isso entre no MenuFerramentas , escolha Opção , clique em Listas , digite as informações e clique no botão Adicionar.

Usandofórmulasparafazercálculos

Para se criar uma fórmula em uma célula é necessário que você saiba os endereços das células e também iniciar a fórmula com o sinal de = . Os operadores a serem usados são:

* multiplicação + soma ^ exponenciação / divisão - subtração

Por exemplo, se quiser somar o valor da célula = C1+ C2+ C3, ele irá totalizar o valor destas três células. Mas existe a FunçãoAutoSoma , que fará esta totalização automática, para isso basta selecionar as células envolvidas na operação e clicar o botão de Autosoma. A soma das células selecionadas aparecem no canto inferior direito da janela, antes mesmo de você clicar o botão do Autosoma.

ValorAbsoluto

Podemos copiar as fórmulas arrastando a alça de preenchimento por entre as colunas ou linhas. Quando estou arrastando nas linhas fica fixo a coluna, e arrastando por entre as colunas fica fixo a linha dentro da fórmula. Para ficar fixo linha e/ ou coluna no movimento do mouse, devemos colocar o $. Por exemplo =A5*B7 para fixar o A5 use =$A$5*B7

UsandooAssistentedeFunções

As funções pré-definidas no Excel efetuam cálculos rapidamente, facilitando as digitações de fórmulas. Os valores em que uma função efetua as operações são chamados de argumentos. Os valores retornados pelas funções são chamados de resultados. A seqüência de caracteres usada em uma função é chamada de sintaxe. A sintaxe de uma fórmula começa com um sinal de igual (=) e é seguida por uma combinação de valores e operadores. Para utilizar as funções de Excel, basta clicar no botão do Assistentede Função, na BarradeFerramentasPadrão e escolher a função mais apropriada. Existe uma grande variedade de funções disponíveis para facilitar a sua tarefa do dia a dia. As funções mais utilizadas, podem ser subdivididas em:

· Funções Matemáticas

· Funções Estatísticas

· Funções Data/ Hora

· Funções Lógicas

· Funções de Busca

Hora · Fun çõ es L ó gicas · Fun çõ es de Busca Limparouexcluirc é

Limparouexcluircélulas

Para excluir ou limpar células, vá para o MenuEditar e escolha a opção desejada. Quando vocêexcluicélulas, elas são removidas da planilha e as células adjacentes movem- se para preencher o espaço. Quando limpacélulas, você remove o conteúdo, os formatos ou as notas das células, mas deixa as células vazias na planilha.

ComandoDesfazer

Para desfazer uma ação, use ícone desfazer.

Para desfazer uma a çã o, use í cone desfazer. Melhorandoaapar ê nciadasuaplanilha Alinhandodadosdigitados

Melhorandoaaparênciadasuaplanilha

Alinhandodadosdigitados

Quando você digita textos muitos longos, eles ultrapassam a grade original da planilha e você quer centralizar dentro de várias colunas, por exemplo o título de uma planilha, use para isto o botão de alinhamento Centralizarcolunas selecionadasou então utilize os demais botões para fazer o alinhamento. Para alinhar verticalmente dentro da célula, use o MenuFormatar , opção Células, escolha guia Alinhamento clique Superior,CentralizadoouInferior .

Para distribuir o texto selecionado dentro da altura da célula, clique sobre Justificado

dentro da altura da c é lula, clique sobre Justificado Formatandoaapar ê nciadosdados Estando pronta a

Formatandoaaparênciadosdados

clique sobre Justificado Formatandoaapar ê nciadosdados Estando pronta a estrutura b á sica da planilha, precisamos

Estando pronta a estrutura básica da planilha, precisamos melhorar o visual, destacando os títulos, os totais e colocar bordas nas células ou nas regiões. Para formatar os dados será necessário que você selecione a área a ser formatada. Perceba que existe uma BarradeFerramentasFormatação, com botões específicos para agilizar o trabalho. Existe ainda o menudeatalho, para isso clique no botão direito do mouse para ver os comandos de formatação disponíveis No MenuFormatar, opção Células existem mais detalhes sobre a formatação das células, cada guia fornece novas opções. As guias são:

Número: formatos pré-definidos ou personalizado Alinhamento: horizontal/ vertical e orientação do texto. Fonte: estilo, tamanho sublinhado, cor e efeitos. Borda: todos os tipos de borda e os estilos Padrões: aplica novos padrões de preenchimento para célula Proteção: trava as células e oculta as fórmulas Dica : você pode utilizar colunas estreitas para criar um efeito de recuona célula. Utilize linhas superficiais para obter uma flexibilidade de espaçamento semelhante.

UtilizandoAutoformatção

Com a Autoformatação você conseguirá um excelente resultado para a apresentação da sua planilha. Para aplicar uma autoformatação, selecione qualquer célula na região atual, vá para o MenuFormatar, opção Autoformatação , selecione o estilo desejado na lista. Quando você aplica a autoformatação, serão analisadas as regiões atuais da planilha e será aplicada automaticamente a formatação com base na posição dos cabeçalhos, fórmulas e dados.

base na posi çã o dos cabe ç alhos, f ó rmulas e dados. Reutilizandoaformata çã

Reutilizandoaformataçãopersonalizada

Com a ferramenta Pincel, você consegue copiar a formatação de uma célula para outra. É necessário, primeiro, que você selecione a célula ou intervalo de células com formatos diferentes e depois aplique a ferramenta pincel.

UsandoasferramentasdeDesenho

Com as ferramentas de desenho, você poderá criar efeitos especiais em sua planilha, tais como: linhas com setas, círculos, caixa, caixa de texto que flutuam sobre a planilha. Para formar as ferramentas de desenho disponíveis, clique sobre o botão desenhona BarradeFerramentasPadrão .

TrabalhandocomGráficos

CriandoumGráfico

Muitas vezes será necessário que você organize os dados de sua planilha em forma de gráfico, para ficar claro e objetivo. Você conseguirá fazer gráficos de barra de coluna, de torta, e até mesmo combinar marcadores diferentes no mesmo gráfico. Você poderá criar um gráfico incorporado diretamente à planilha ou quando você precisar apenas do gráfico, crie uma folha de gráfico separada. Nos dois casos, os valores do gráfico são atualizados sempre que os dados da planilha de origem são alterados. Para criar um gráfico, é necessário que você selecione a região da planilha que deseja incluir como dados do seu gráfico. Se você quiser um gráfico em uma folha separada, clique no MenuInserir , opção Gráfico, em seguida, clique sobre ComoNovaPlanilha Para criar um gráfico incorporado à planilha, selecione os dados, clique no botão AuxiliarGráfico, na barra de Ferramentas Padrão. Arraste para indicar, a região da planilha onde será posicionado o gráfico. Para fazer uma alteração em um gráfico que você criou clique duas vezes sobre o gráfico incorporado; quando ativo, a sua borda fica mais espessa. Neste momento estará ativo também a BarradeFerramentasdoGráfico No caso de gráfico incorporado à planilha, selecione os dados a serem inseridos, arraste- os para dentro do gráfico. Se estiver trabalhando com uma folha de gráfico, utilize os comandos Copiar e Colar (menu Editar) para adicionar os dados no gráfico. OBS : muitas vezes é necessário, que você utilize o comando no Menu Editar, opção ColarEspecial.

TiposdeGr á fico Existem no Excel 14 tipos de gr á ficos diferentes, voc ê

TiposdeGráfico

Existem no Excel 14 tipos de gráficos diferentes, você poderá experimentar cada um deles, bastando para isso, ativar o gráfico, e clicar no botão tipos de GráficoVocê poderá utilizar a Autoformatação para alterar rapidamente a aparência de um gráfico. Para aplicar uma Autoformatação, ative o gráfico e clique no Menu Formatar opção Autoformatação.

NestafaseescolheporColunae/ouLinha Nota- se que a simples mudan ç a de linhas por colunas o gr

NestafaseescolheporColunae/ouLinha

Nota- se que a simples mudança de linhas por colunas o gráfico ficou totalmente alterado Após o a finalização do Gráfico, podemos alterar na cor, formato, tipo de linhas , títulos, legenda, dados, etc. Podemos alterar também o tipo do gráfico trocando a visualização do mesmo.

, t í tulos, legenda, dados, etc. Podemos alterar tamb é m o tipo do gr
Adicionandoumgr á ficovinculadoaoutroaplicativo Quando voc ê adiciona uma gr á fico a outro aplicativo, aconselha-

Adicionandoumgráficovinculadoaoutroaplicativo

Quando você adiciona uma gráfico a outro aplicativo, aconselha- se que você vincule o gráfico ao seu texto, ou a sua apresentação. Pois neste caso, todas as vezes que o gráfico for alterado, automaticamente ele será atualizado no documento vinculado. Para isso, ative o gráfico e clique sobre o botão Copiar-(MenuEditar ), vá para o documento Word e clique sobre o local onde deseja inserir o gráfico. Clique sobre ColarEspecial (Menu Editar) e selecione ColarVincularOBS : aconselha- se os arquivos estarem sempre juntos numa pasta de trabalho (diretório) ou no mesmo disquete.

ClassificandoosDadoseFiltros

Para fazer uma classificação dos seus dados, você poderá fazê-lo por qualquer coluna, basta para isso, clicar em qualquer lugar da célula e, em seguida, clique no Botão de Ferramentas Classificar em ordem Ascendente

ã o de Ferramentas “ Classificar em ordem Ascendente ” AutoFiltro Para visualizar apenas os contatos

AutoFiltro

Para visualizar apenas os contatos desejados de uma tabela utilize o AutoFiltro . Para isso digite a sua tabela com todos os títulos das colunas e seus dados. Depois de inserir a lista ative o AutoFiltro , menu Dados , opção Filtro. Será automaticamente colocado em todas as colunas um filtro, para ativar um dos filtros, basta clicar na seta do lado da coluna e ativar a condição desejada. Para voltar a tabela ao normal ( com todos os dados) clique no filtro e coloque a opção de Todos.

Quando você utiliza o AutoFiltro , determinados comandos de edição, formatação e impressão funcionam de uma maneira diferente.

çã o e impress ã o funcionam de uma maneira diferente. TabelaDin â mica Muitas vezes

TabelaDinâmica

Muitas vezes o volume dos seus dados pode ser grande demais e você precisa uma maneira de resumir essas informações, para isso existe no Excel a Tabela Dinâmica. Para criar a tabela Dinâmica é necessário que você ative a célula do início da tabela que você vai gerar, e na barra de menusemDados , escolha Tabela Dinâmica . A seguir teremos 4 etapas:

Etapa1 : Texto explicativo sobre a tabela dinâmica Etapa2: o programa sugere a área selecionada Etapa3: Crie uma nova tabela escolhendo os campos que serão consolidados: Coluna= depto e Dados= Salário Etapa4: Selecione o início da tabela resultado. É aconselhável escolher uma planilha vazia. Quando alterar algum valor na tabela onde se originou a tabela Dinâmica, verifica-se que a tabela dinâmica não altera automaticamente. Devemos então colocar a célula ativa no início da tabela dinâmica e clicar no botão Atualizar dados

VisualizandoeImprimindosuaPlanilha Quando voc ê precisar imprimir uma planilha, é aconselh á vel que se utilize

VisualizandoeImprimindosuaPlanilha

Quando você precisar imprimir uma planilha, é aconselhável que se utilize o comando Visualizar Impressão, pois ele permite reduzir as ocorrências do procedimento de tentativa/ erro e o desperdício de papel. Estando na janela de visualizar impressão, clique sobre ZOOMpara obter um modo de exibição mais ampliado, caso não seja necessário alterações clique sobre o botão Imprimir.

de exibi çã o mais ampliado, caso n ã o seja necess á rio altera çõ

ConfiguraçãodePágina

Configura çã odeP á gina Para ajustar o layout da p á gina, clique sobre o

Para ajustar o layout da página, clique sobre o botão ConfigurarNo ConfigurarPágina que também está disponível no menu arquivo, você pode definir novas margens, alinhamentos, editar Cabeçalhos e Rodapés, e definir linhas/ colunas que devem aparecer em todas as páginas.

alinhamentos, editar Cabe ç alhos e Rodap é s, e definir linhas/ colunas que devem aparecer