Vous êtes sur la page 1sur 7

21/03/2011

COSERN, CREA-RN, ANEEL, CONMETRO, INMETRO, ABNT e PROCEL


Companhia Energtica do Rio Grande do Norte COSERN. http://www.cosern.com.br Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura CREA-RN. http://www.crearn.org.br Agncia Nacional de Energia Eltrica ANEEL. http://www.aneel.gov.br
Instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial Inmetro. http://www.inmetro.gov.br

Associao Brasileira de Normas Tcnicas ABNT. http://www.abnt.org.br Programa Nacional de Conservao de Energia Eltrica PROCEL. http://www.eletrobras.gov/procel

CREA
Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura
Os CREAs so autarquias dotadas de personalidade jurdica de direito pblico, constituindo-se servio pblico federal e com jurisdio nos limites de cada Estado brasileiro. Os CREAs esto vinculados ao CONFEA (Conselho Federal) sediado em Braslia, que a sua instncia superior e normativa. A funo bsica dos CREAs a fiscalizao do exerccio das profisses que lhes foram atribudas por lei especfica. Operacionalmente, isso feito atravs de registros prvios (profissionais/empresas e anotaes de responsabilidade tcnica) e de fiscalizao de atos ou empreendimentos, em visitas de agentes (no campo) ou por outros meios (dirios oficiais, jornais). Alm dos ENGENHEIROS (todas as modalidades), dos ARQUITETOS e dos ENGENHEIROS AGRNOMOS, esto vinculados aos CREAs, OS GELOGOS, os GEGRAFOS (Bacharis) os METEOROLOGISTAS, bem como todos os TCNICOS DE NVEL MDIO e TECNLOGOS desses grupos profissionais.

21/03/2011

CREA-RN
Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Rio Grande do Norte
O CREA-RN criado em 1969, tem Sede em Natal, Inspetorias Regionais em Mossor e Caic, Escritrios em Currais Novos, Pau dos Ferros e Assu, e Posto na Central do Cidado da Cidade Alta (Natal). Como atuam os CREAs? As aes de campo so desenvolvidas por agentes de fiscalizao, devidamente credenciados, que visitando um canteiro de obras, uma indstria, um empreendimento agrcola, uma subestao etc., procuram informaes sobre: a formao e o registro habilitatrio dos profissionais encarregados pelos projetos, execuo de obras, elaborao e verificao de especificaes e oramentos, fiscalizao de obras, manutenes, enfim de quaisquer outras atividades que caracterizem Engenharia; a habilitao de empresas contratadas para as referidas atividades; a presena dos projetos obrigatrios no local das obras ou empreendimentos, quando for o caso.

ANEEL
Agncia Nacional de Energia Eltrica
Autarquia em regime especial, vinculada ao Ministrio de Minas e Energia - MME, foi criada pela Lei 9.427, de 26/12/1996. Principais atribuies: Regular e fiscalizar a gerao, a transmisso, a distribuio e a comercializao da energia eltrica, defendendo o interesse do consumidor; Mediar os conflitos de interesses entre os agentes do setor eltrico e entre estes e os consumidores. Conceder, permitir e autorizar instalaes e servios de energia; garantir tarifas justas; zelar pela qualidade do servio. Exigir investimentos; estimular a competio entre os operadores e assegurar a universalizao dos servios. A misso da ANEEL proporcionar condies favorveis para que o mercado de energia eltrica se desenvolva com equilbrio entre os agentes e em benefcio da sociedade.

21/03/2011

Conmetro
Conselho Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial
O Conselho Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial um colegiado interministerial que exerce a funo de rgo normativo do Sinmetro e que tem o Inmetro como sua secretaria executiva. Integram o Conmetro: os ministros do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior; da Cincia e Tecnologia; da Sade; do Trabalho e Emprego; do Meio Ambiente; das Relaes Exteriores; da Justia; da Agricultura, Pecuria e do Abastecimento; da Defesa; o Presidente do Inmetro e os Presidentes da Associao Brasileira de Normas Tcnicas ABNT, da Confederao Nacional da Indstria - CNI, da Confederao Nacional do Comrcio - CNC e do Instituto de Defesa do Consumidor - IDEC.

Inmetro
Instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial
O Inmetro uma autarquia federal, vinculada ao Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior, que atua como Secretaria Executiva do Conmetro, colegiado interministerial, que o rgo normativo do Sinmetro (Sistema Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial). No mbito de sua ampla misso institucional, o Inmetro objetiva fortalecer as empresas nacionais, aumentando sua produtividade por meio da adoo de mecanismos destinados melhoria da qualidade de produtos e servios. Sua misso prover confiana sociedade brasileira nas medies e nos produtos, atravs da metrologia e da avaliao da conformidade, promovendo a harmonizao das relaes de consumo, a inovao e a competitividade do Pas.

21/03/2011

ABNT
Associao Brasileira de Normas Tcnicas
Fundada em 1940, a Associao Brasileira de Normas Tcnicas ABNT o rgo responsvel pela normalizao tcnica no pas, fornecendo a base necessria ao desenvolvimento tecnolgico brasileiro. A ABNT uma organizao no governamental, mantida com recursos da contribuio dos seus associados e do Governo Federal. uma entidade privada, sem fins lucrativos, reconhecida como Frum Nacional de Normalizao NICO atravs da Resoluo n. 07 do Conmetro (24/08/92).

membro fundador da ISO (International Organization for Standardization), da COPANT (Comisso Panamericana de Normas Tcnicas) e da AMN (Associao Mercosul de Normalizao). A ABNT a nica e exclusiva representante no Brasil das seguintes entidades internacionais: ISO, IEC (International Electrotechnical Comission); e das entidades de normalizao regional COPANT e a AMN.
A Normalizao uma atividade que estabelece, em relao a problemas existentes ou potenciais, prescries destinadas utilizao comum e repetitiva com vistas obteno do grau timo de ordem em um dado contexto.

Os Objetivos da Normalizao so:

21/03/2011

Os objetivos da Normalizao
Na prtica, a Normalizao est presente na fabricao dos produtos, na transferncia de tecnologia, na melhoria da qualidade de vida atravs de normas relativas sade, segurana e preservao do meio ambiente. Os benefcios da Normalizao podem ser Qualitativos, permitindo: utilizar adequadamente os recursos (equipamentos, materiais e mode-obra); uniformizar a produo; facilitar o treinamento da mo-de-obra, melhorando seu nvel tcnico; registrar o conhecimento tecnolgico; facilitar a contratao ou venda de tecnologia. ainda um excelente argumento de vendas para o mercado internacional como, tambm, para regular a importao de produtos que no estejam em conformidade com as normas do pas importador.

Os objetivos da Normalizao
Os benefcios da Normalizao podem ser Quantitativos, permitindo: reduzir o consumo de materiais; reduzir o desperdcio; padronizar componentes; padronizar equipamentos; reduzir a variedade de produtos; fornecer procedimentos para clculos e projetos; aumentar a produtividade; melhorar a qualidade; controlar processos.

21/03/2011

PROCEL
Programa Nacional de Conservao de Energia Eltrica
Objetivo do PROCEL promover a racionalizao da produo e do consumo de energia eltrica, eliminando os desperdcios e reduzindo os custos e os investimentos setoriais. Criado em dezembro de 1985 pelos Ministrios de Minas e Energia e da Indstria e Comrcio, o PROCEL gerido por uma Secretaria Executiva subordinada Eletrobrs. Em 18 de julho de 1991, o PROCEL foi transformado em Programa de Governo, tendo suas abrangncia e responsabilidade ampliadas. O PROCEL tem diversos programas/projetos para o combate ao desperdcio de energia, tais como: para os setores residencial, comercial, servios, industrial, rgos, governamentais, iluminao pblica, PROCEL nas Escolas, meio ambiente, etc.

Selo PROCEL de Economia de Energia


Na rea residencial, de uma forma geral, as atividades do Programa Residencial se baseiam em: qualificar produtos eficientes; divulg-los no mercado consumidor; mobilizar os canais de distribuio para execuo de parcerias em projetos de conservao de energia; conceber projetos que possam ser reproduzidos e executados em larga escala pelo Brasil; informar o consumidor sobre os produtos que proporcionam uma maior economia de energia ao longo de sua vida til. O Selo PROCEL de Economia de Energia um instrumento promocional do PROCEL, concedido anualmente, desde 1993, aos equipamentos eltricos que apresentam os melhores ndices de eficincia energtica dentro das suas categorias.

21/03/2011

PROCEL INMETRO de Desempenho


O Selo PROCEL INMETRO de Desempenho foi criado com o objetivo de promover o combate ao desperdcio de energia eltrica e de ser uma referncia na compra pelo consumidor. Ele concedido desde novembro de 1998, com validade anual, e destina-se a produtos ou equipamentos na rea de iluminao, nacionais ou estrangeiros, que contribuam para o combate ao desperdcio de energia eltrica e que apresentem caractersticas de eficincia e qualidade conforme o padro PROCEL. Diferente do Selo PROCEL de Economia de Energia, que indica os melhores produtos de uma determinada categoria em relao eficincia energtica, o Selo PROCEL INMETRO indica os produtos que atendem aos padres de eficincia e qualidade estabelecidos pelo PROCEL no existindo, nesse caso, uma anlise comparativa entre os produtos, quanto aos nveis de eficincia.

Vous aimerez peut-être aussi