Vous êtes sur la page 1sur 11

LEI DARCY RIBEIRO E DIRETRIZES PARA EDUCAO DO BANCO MUNDIAL PARA A AMRICA LATINA

ARAJO, Vanessa Freitag de UEM vanessa1104@gmail.com AMUDE, Amanda Mendes UEM amandamude@gmail.com MORGADO, Suzana Pinguello UEM suzana_morgado@gmail.com.br rea Temtica: Educao: Polticas Pblicas e Gesto da Educao Agncia Financiadora: No contou com financiamento Resumo Esta pesquisa tem como objetivo analisar o processo de elaborao e tramitao da Lei de Diretrizes e Bases para a Educao Nacional (Lei N 9394/96) e as diretrizes para educao do Banco Mundial para a Amrica Latina, comparando-as a fim de avaliar as conseqncias das influncias de rgos internacionais com relao s leis brasileiras, que repercutem de maneira decisiva no ensino, pois as polticas neoliberais que orientam a educao brasileira, contriburam para o aumento da pobreza da maioria da populao, aprofundando a desigualdade, pois no desenvolve a conscincia critica dos educandos e, at mesmo de educadores e trazem, camuflados interesses que conduzem excluso social. Alm disso, este trabalho far tambm uma breve anlise da biografia do Senador Darcy Ribeiro (1922 -1997), do Partido Democrtico Trabalhista (PDT), autor da lei que mais tarde levaria seu nome em pstuma homenagem. A Lei sancionada pelo ento Presidente da Repblica Fernando Henrique Cardoso em vinte de dezembro de 1996, trinta e cinco depois da promulgao da primeira LDB e, em substituio a outro projeto que tramitou no Congresso Nacional por oito anos (1988 a 1996), elaborada por educadores, entre estes, o Deputado Federal do Partido dos Trabalhadores (PT), Professor Florestan Fernandes (1920 1995), gerou bastante polmica, pois a mesma possibilita diversas interpretaes e omite assuntos importantes, como o processo de avaliao institucional, a fragmentao do ensino superior, entre outros. Esta pesquisa bibliogrfica documental foi desenvolvida com materiais encontrados na Biblioteca Central e na Biblioteca do Mestrado em Educao da Universidade Estadual de Maring e em stios eletrnicos. Palavraschave: Darcy Ribeiro; Educao Brasileira; Banco Mundial; Diretrizes Educacionais; Legislao Educacional.

4126

Introduo Escolheu-se para o desenvolvimento deste trabalho a rea da educao nacional, pela importncia do tema na atualidade, pelo fato deste assunto ser fundamental e interessante para os educadores e educandos e pela oportunidade de conhecer parte das importantes leis que regem o pas e o mundo. Todos percebemos a existncia de absurdas irregularidades no ensino brasileiro, tais como: superlotao de salas de aulas, faltas de professores e a baixa qualificao dos mesmos, falta de estruturas fsicas nas escolas, arrocho salarial, desvios de verbas, entre outros. Para se entender o que ocorre com a educao do pas, o educador mais propcio para pesquisa Darcy Ribeiro (1922 1997) e seu projeto para a educao brasileira, a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (Lei N 9394/96) e, para um melhor entendimento, no s da situao da educao no Brasil, mas em todos os pases deda Amrica Latina, os fundamentos e as diretrizes do Banco Mundial para a educao na Amrica Latina devem ser analisados tambm, com o intuito de perceber como e o motivo da Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional ter sido elaborada como foi e os reais interesses atribudos a ela. Para o presente estudo, foi feita uma anlise dos dados coletados atravs da juno do material terico e documental pesquisado com as Diretrizes do Banco Mundial para a educao na Amrica Latina, a fim de verificar se o praticado est de acordo com as normas do Banco Mundial, se a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional atende as reais necessidades dos educadores e educandos brasileiros e, se tudo que est na Lei Darcy Ribeiro realmente exercido na prtica, com a finalidade de se chegar a uma concluso j esperada, a semelhana entre a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional e as diretrizes do Banco Mundial, tendo em vista que importante para o governo nacional ter apoio de entidades internacionais que financiam os investimentos no pas. De inicio, o ento deputado do Partido dos Trabalhadores (PT) e professor Florestan Fernandes foi, em 1988, o primeiro parlamentar a ser encarregado para coordenar uma comisso de negociao e debate responsvel pelo encaminhamento do processo de discusso e elaborao do projeto de Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional na Cmara. Segundo o Partido dos Trabalhadores, artifcios polticos foram criados para designao de nova relatoria, sendo o senador Darcy Ribeiro (PDT) nomeado como novo relator. A Lei n 9394/96 foi ento criada,

4127

com a co-autoria do Ministrio da Educao e Cultura (MEC), que como a iniciativa privada, ficou inteiramente satisfeito como desfecho. Sobre a LDB, Pedro Demo, diz, no seu livro A nova LDB: ranos e avanos, que possui uma viso bastante otimista da Lei:

Nessa Lei, a formulao branda, mostrando o caminho futuro para escola de tempo integral como algo que a sociedade ir naturalmente exigir. [...] Uma lei de educao precisa, primeiro, ser curta, para no dizer besteira demais, e segundo, insistir em propostas flexveis, para no atrapalhar a vontade de aprender. A LDB tem algo disso, embora tenha predominado o peso histrico dos interesses em jogo. [...] No obstante todas as cautelas crticas, vale assinalar que o texto da Lei est imbudo de grande interesse pela flexibilizao da organizao dos sistemas educacionais, seguindo a uma coerncia necessria: no se pode educar bem dentro de uma proposta j em si deseducativa (DEMO, 1997, p.13 e 14).

J Dermeval Saviani, declarou no livro A nova lei da educao: trajetria, limites e perspectivas, sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional: uma lei com a qual a educao pode ficaraqum, alm ou igual a situao atual (SAVIANI, p. 226). Ainda no mesmo livro, sobre a concepo liberal da Lei Darcy Ribeiro, Saviani afirma:

[...] os objetivos proclamados tendem a mascarar os objetivos reais. [...] dado um texto de LDB, os objetivos proclamados fluiro diretamente dos que consubstanciam as diretrizes [...] j a identificao dos objetivos reais exigir o exame dos ttulos relativos s bases [...] Ora, a funo de mascarar os objetivos reais atravs dos objetivos proclamados exatamente a marca distintiva da ideologia liberal, dada a sua condio de ideologia tpica do modo de produo capitalista o qual introduziu, pela via do fetichismo da mercadoria, a opacidade nas relaes sociais. (SAVIANI, 1997, p.190 e 191).

Em relao interferencia do Banco Mundial na educao brasileira, Marlia Fonseca, no livro O Banco Mundial e as polticas educacionais, organizado por Livia De Tommasi, Mirian Jorge Warde e Srigo Haddad, conclui:

A realidade desses vinte anos vem mostrando que as pretensas vantagens acenadas pelos organismos internacionais no tm beneficiado o setor educacional brasileiro. [...] Examinando-se os projetos do ponto de vista de sua eficcia para a correo de problemas estruturais da educao brasileira, conclui-se que apresentaram efeitos pouco significativos no que se refere ao desempenho escolar, especialmente no nvel do ensino fundamental. [...] A anlise dos resultados financeiros suscita a indagao sobre a real necessidade do financiamento externo educao brasileira, tendo-se em conta as despesas decorrentes dos emprstimos e a fraca captao de recursos para o setor. [...] Acresce ainda o fato de que a exigncia de sigilo sobre a negociao de projetos, prpria natureza do modelo de cooperao do BIRD, impede a necessria divulgao

4128

de informaes referentes aos financiamentos. Seria oportuno nesse momento, que o setor educacional definisse diferentes formas de cooperao internacional. (FONSECA, 1998, p.248 e 249).

J Lvia De Tommasi, ainda no livro O Banco Mundial e as polticas educacionais, questiona:

Quais os custos reais dos emprstimos do Banco Mundial? Que tipo de condies o Banco impe para gastar esses recursos? Por exemplo, o Banco Mundial exige licitaes internacionais para efetuar a compra de equipamentos e materiais (mesmo de escovas e pastas de dentes). Isso acarreta um volume de burocracia e de tramites importantes a ser realizados, o que significa em geral atrasos considerveis na implementao dos projetos. (TOMMASI, 1998, p.221).

Como se pode observar, so inmeras as discusses sobre a educao brasileira, principalmente com relao polemica Lei Darcy Ribeiro e aos emprstimos internacionais, e so questes bastante atuais e importantes que merecem cuidadosas anlises. Com a anlise da Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional, desde seu projeto inicial, ao atual aprovado, poder tambm se ter uma noo do que ocorria na poca politicamente e at nos dias atuais, tendo em vista os financiamentos internacionais, no somente na rea da educao, suas exigncias e a postura do governo em relao estes.

LDB: alguns apontamentos No Brasil a lei que determina as normas e regulariza a situao do ensino a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDB - Lei N 9394/96), que mais tarde levaria o nome de Lei Darcy Ribeiro, em pstuma homenagem ao seu criador. A Lei sancionada pelo ento Presidente da Repblica Fernando Henrique Cardoso em vinte de dezembro de 1996, trinta e cinco depois da promulgao da primeira LDB e, em substituio a outro projeto que tramitou no Congresso Nacional por oito anos (1988 a 1996), elaborada por educadores, entre estes, o Deputado Federal do Partido dos Trabalhadores (PT), Professor Florestan Fernandes (1920 1995). A nova LDB gerou bastante polmica, pois a mesma possibilita diversas interpretaes e omite assuntos importantes. De acordo com Saviani (1997) as faces negativas da LDB,so: a viso relativamente obsoleta de educao, na qual a mesma no passa do mero ensino; sua

4129

postura ultrapassada (a gosto da retrgrada viso do Banco Mundial); os atrasos eletrnicos; problemas com o mundo do trabalho e, sobre a universidade, Pedro Demo, no livro A nova LDB: ranos e avanos declara que talvez no fosse exagero propor que a parte mais caduca da LDB sua viso de educao superior. Ainda no mesmo livro, Pedro Demo afirma que de um Congresso vetusto como o nosso, s pode sair uma lei antiquada (DEMO, 1997, p. 95). Para Demo a falta de percepo do desafio reconstrutivo do conhecimento, com qualidade formal e poltica, continua ser uma ferida aberta na histria nacional e que o maior atraso histrico do Brasil no est na economia, reconhecida como j importante no mundo, mas na educao, e, se isto no for resolvido, ficaremos para trs e a primeira premissa o resgate do professor bsico. A formulao da LDB branda, indicando o caminho futuro para escola de tempo integral como algo que a sociedade ir exigir naturalmente. Para Demo, uma lei de educao precisa ser curta, para no dizer besteiras demais e insistir em propostas flexveis, para no atrapalhar a vontade de aprender. De acordo com o autor, a LDB tem algo disso, embora tenha predominado o peso histrico dos interesses em jogo. No obstante todas as cautelas crticas, vale assinalar que o texto da Lei est imbudo de grande interesse pela flexibilizao da organizao dos sistemas educacionais, seguindo a uma coerncia necessria: no se pode educar bem dentro de uma proposta organizativa j em si deseducativa. Assim, os pontos positivos so menos significantes que os negativos porque a LDB no inovadora, possui apenas alguns componentes interessantes, mas, no todo, possui uma viso tradicional, que impede o desenvolvimento da qualidade educativa e na sua elaborao predominou o interesse da elite em manter a ignorncia da populao, pois a LDB uma lei de muita importncia, que envolve muitos interesses oramentrios e interfere em instituies pblicas e privadas de grande relevncia nacional como escolas e universidades, assim sendo, no teria condies de passar com um texto avanado, suprindo todas as necessidades dos educadores e educandos (DEMO, 1997). Em relao ao fato da LDB ser uma lei atrasada, que no foi inovadora, visando, como j citado, interesses da elite, e sobre como seria a verdadeira aprendizagem, que deveria ter sido sugerida na nova Lei da educao, Demo afirma:
Embora se trate de uma lei de educao, diz-se no Art. 1, 1: Esta Lei disciplina a educao escolar, que se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino, em instituies prprias. Se olharmos bem para o significado usual do termo ensino, percebe-se que, no fundo, ficamos com a aula como prottipo de educao escolar, o

4130

que certamente representa algo no mnimo medieval. Nenhuma teoria moderna importante daria aval a esse tipo de percepo. Tem-se, por trs, o esquema ensinoaprendizagem, na clivagem arcaica que separa aquele que ensina daquele que aprende. Uma das marcas da educao moderna est precisamente em no mais reconhecer um profissional do ensino, j que o educador autntico o autntico profissional da aprendizagem. Considera-se um erro grosseiro tomar a aprendizagem do aluno como resultado de uma atividade chamada ensino, primeiro, porque no se trata de uma decorrncia necessria, e, segundo, porque no uma situao de ensino que resulta a aprendizagem. As ditas teorias da instruo representam postura ultrapassada, porque refletem o ambiente equivocado do treinamento, que vem de fora para dentro e de cima para baixo, ao passo que as modernas teorias acentuam o papel central e insubstituvel do esforo reconstrutivo do aluno, ainda que sob a orientao crtica de um professor e em contexto social. A aprendizagem legtima supe, ao lado do esforo reconstrutivo do aluno, que precisa pesquisar, elaborar, reconstruir conhecimento com qualidade formal e poltica, o ambiente humano favorvel, no qual se destaca o papel do professor. Assim, se fizermos distino entre fatores endgenos e exgenos da aprendizagem, diremos que, no lado endgeno, o esforo reconstrutivo do aluno a alma do negcio, e, no lado exgeno, a presena dinmica do professor a condio principal, o que releva, ademais, o contexto necessariamente social da aprendizagem, como quer, por exemplo, Vygotsky, entre outros. Infelizmente, a LDB desconhece tal horizonte, ainda que toque nele de vez em quando (DEMO, 1997, p. 68 e 69).

Sobre a universidade, parte mais falha da LDB, Demo trava uma polmica criativa, na qual, inevitavelmente, refletiu seus limites e suas ideologias pessoais, declarando que a universidade ainda uma instituio que est de costas para o futuro, e a Lei no a ajuda em nada. Novamente, a primeira observao de Pedro Demo a linguagem arcaica perdida no atual enredo das finalidades genricas da educao superior, mas garante como avano o fato de o texto da Lei no conter, pelo menos no explicita e diretamente, a indicao do ensino, pesquisa e extenso como principal fundamento do ensino superior. Uma noo moderna de pesquisa, como princpio cientfico e educativo, no precisa de extenso, porque implcita. Assim, uma universidade que precisa de extenso extrnseca mostra nisso que no sabe pesquisar ou, sobretudo que no consegue compreender o que ensino no mundo moderno. Segundo Demo, o que a universidade deveria ter de especial era mrito acadmico inequvoco, comprovado na capacidade permanente de reconstruo prpria do conhecimento, formao extremamente qualitativa de seus alunos, habilidade de manejar a fronteira de inovaes importantes na sociedade e na economia. Se fosse esse o caso, haveria pouco o que reclamar dos custos, porque no existe educao qualitativa barata, mas principalmente porque, sendo o manejo inteligente do conhecimento o fator diferencial entre os povos, no h preo para essa competncia humana. Isso fundamentaria sua gratuidade, no esse discurso social mentiroso atual de que esto

4131

defendendo os pobres, j que estes no chegam a concluir o ensino fundamental. A Lei perdeu uma grande oportunidade de pelo menos colocar a educao superior em outros trilhos, mesmo que sem grandes inovaes. Assim, a omisso de vrios tpicos, a falta de aprofundamento em outros, se d, no apenas pelos interesses de terceiros contidos na Lei, mas pelo puro atraso dessa antiquada lei. A LDB, ainda por cima no seguida na prtica e, mesmo se fosse, no abrangeria todas as camadas da populao e suas necessidades. E, devido a isso percebe-se a existncia de absurdas irregularidades no ensino brasileiro, tais como: superlotao de salas de aulas, falta de professores e baixa qualificao dos mesmos, falta de estruturas fsicas nas escolas, arrocho salarial, desvio de verbas entre outros. O Brasil um dos pases mais atrasados em relao a educao, se isso no for resolvido, ficaremos para trs. Dermeval Saviani, livro A nova lei da educao: Trajetrias e perspectivas, a LDB possui uma viso pessimista:
Uma outra vez deixamos escapar a oportunidade de traar as coordenadas e criar os mecanismos que viabilizassem a construo de um sistema nacional de educao aberto, abrangente, slido e adequado s necessidades e aspiraes da populao brasileira em seu conjunto. [...] A Lei N 9394, de vinte de dezembro de 1996 que estabelece as diretrizes e bases da educao nacional, em vigor a partir de sua publicao no Dirio Oficial da Unio de vinte e trs de dezembro de 1996, embora no tenha incorporado dispositivos que claramente apontassem na direo da necessria transformao da deficiente estrutura educacional brasileira, ela, de si, no impede que isso venha a ocorrer. A abertura de perspectivas para a efetivao dessa possibilidade depende da nossa capacidade de forjar uma coesa vontade poltica capaz de transpor limites que marcam a conjuntura presente. Enquanto prevalecer na poltica educacional a orientao de carter neoliberal, a estratgia da resistncia ativa ser a nossa arma de luta. Com ela nos empenharemos em construir uma nova relao hegemnica que viabilize as transformaes indispensveis para adequar a educao s necessidades e aspiraes da populao brasileira (SAVIANI, 1997, p.229 e 238).

Sobre a atuao de Darcy Ribeiro como Senador e os artigos da Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional, Demo faz breve concluso: a qualidade de uma lei diretamente proporcional qualidade da cidadania (DEMO, 1997, p. 27). Para Dermeval Saviani, nova LDB possui uma ideologia liberal que cumpre interesses da elite:

[...] os objetivos proclamados tendem a mascarar os objetivos reais. [...] dado um texto de LDB, os objetivos proclamados fluiro diretamente dos que consubstanciam as diretrizes [...] j a identificao dos objetivos reais exigir o exame dos ttulos relativos s bases [...] Ora, a funo de

4132

mascarar os objetivos reais atravs dos objetivos proclamados exatamente a marca distintiva da ideologia liberal, dada a sua condio de ideologia tpica do modo de produo capitalista o qual introduziu, pela via do fetichismo da mercadoria, a opacidade nas relaes sociais. (SAVIANI, 1997, p.190 e 191). Banco Mundial e a educao As influncias de rgos internacionais com relao s leis brasileiras, que repercutem de maneira decisiva no ensino, pois as polticas neoliberais que orientam a educao brasileira, contriburam para o aumento da pobreza da maioria da populao, aprofundando a desigualdade, pois no desenvolve a conscincia critica dos educandos e, at mesmo de educadores e trazem, camuflados interesses que conduzem excluso social. A realidade brasileira dessas ltimas dcadas vem divulgando que os supostos benefcios acenados pelos organismos internacionais no tm favorecido o setor educacional brasileiro. Analisando os projetos do ponto de vista de sua eficincia para a correo de problemas estruturais da educao brasileira, pode-se concluir que proporcionaram conseqncias pouco expressivas no que se refere ao desempenho escolar, especialmente no nvel do ensino fundamental (FONSECA, 1998). A anlise dos resultados financeiros provoca a dvida sobre a real necessidade do financiamento externo educao brasileira, levando em considerao as despesas resultantes dos emprstimos e a fraca arrecadao e reserva de recursos para o setor. Acrescentando ainda o fato de que a exigncia de sigilo sobre a negociao de projetos, prpria da natureza do modelo cooperao do Banco Mundial, impede a exposio necessria de informaes referentes aos financiamentos. Lvia De Tommasi, no livro O Banco Mundial e as polticas educacionais (1998), questiona quais so os verdadeiros custos dos emprstimos do Banco Mundial e que tipo de condies o Banco impe para gastar esses recursos aponta como conseqncia disto a burocracia desnecessria, o que significa em geral atrasos considerveis na implementao dos projetos. A autora do texto O financiamento do Banco Mundial educao brasileira: vinte anos de cooperao internacional, Marlia Fonseca (1998) sugere que seria oportuno que o setor educacional brasileiro definisse diferentes formas de cooperao internacional. A sociedade civil tem que ter acesso aos domnios decisivos nas negociaes e preparao dos projetos do Banco Mundial, para poder intervir na definio dos mesmos, das prioridades e

4133

das orientaes pedaggicas. importante que os resultados das avaliaes realizadas pelos rgos competentes sobre os projetos sejam amplamente divulgados, para que professores, alunos e pais, enfim, a populao interessada, possa ter acesso s informaes. Isto significaria ampliar e fortalecer os espaos democrticos de participao da populao na definio e no controle das polticas pblicas do setor educacional, em todos os nveis do sistema educativo, que podem pressionar pela continuidade das polticas pblicas mesmo depois de terem acabado os recursos dos projetos. A questo dos salrios e planos de carreira dos educadores so pontos que no so discutidos pelo Banco Mundial, apesar de serem a chave para a melhoria da qualidade do ensino. Nesse sentido, o Banco Mundial quer melhorar a educao, mas sem aumentar gastos pblicos, o que impossvel. Segundo Lvia De Tommasi:

No h como minimizar os perversos efeitos sociais provocados pelas reformas impostas pelos agentes financeiros internacionais; enormes contingentes populacionais esto sendo excludos do mercado como produtores e consumidores, ao mesmo tempo em que perdem o direito a benefcios sociais essenciais com sade, alimentao e moradia. Ainda que centrais, esses efeitos no podem obscurecer a outra face dos ajustes e desregulamentaes que tm sido impostos s economias do Terceiro Mundo: sofremos, hoje, um assalto s conscincias. A nova ordem desejada pelo capital, a construo de uma nova hegemonia, a produo dos consensos em torno das reformas em curso s podem ser feitas custa de um violento processo de amoldamento subjetivo: estamos perdendo os nossos direitos sociais cidadania, mas temos que nos convencer de que, no horizonte nos aguarda um mundo tecnologicamente mais desenvolvido. (TOMMASI, 1998, p. 10).

Pode-se concluir que, se os projetos financiados pelo Banco Mundial se voltassem menos aos interesses do mesmo e de determinados segmentos polticos locais e se voltassem mais para o atendimento das necessidades do nosso sistema de ensino pblico, os emprstimos, quando necessrios, dariam certo, isto se feito sem sigilo, com a participao da populao que vive a realidade educacional e social do pas.

Concluso

A educao fundamental para a constituio do homem enquanto ser individual e social. No Brasil, a lei que determina as normas e regulariza a situao do ensino a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional, que mais tarde levaria o nome de Lei Darcy Ribeiro, em pstuma

4134

homenagem ao seu autor. Analisar como e por que a Lei Darcy Ribeiro foi elaborada do jeito que foi, os reais interesses atribudos ela e assim mostrar a real situao educacional no Brasil e caracterizar e analisar tambm os fundamentos e diretrizes para a educao na Amrica Latina do Banco Mundial semelhantes a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional foi a preocupao do presente estudo, no apenas discorrer sobre o processo de elaborao da LDB, mas tambm entender a verdadeira razo de sua existncia, e para isto, somente a anlise da LDB no basta, preciso procurar as leis cujo nosso governo se submete. Sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional aprovada, Pedro Demo, no livro A nova LDB: ranos e avanos, declara:
A nova LDB, na verdade no inovadora, em termos do que seriam os desafios modernos a educao. Introduz componentes interessantes, alguns atualizados, mas, no todo, predomina a viso tradicional, para no dizer tradicionalista. (...) difcil fugir da constatao de que para a elite interessa, pelo menos em certa medida, a ignorncia da populao, como ttica de manuteno do Status quo. (...) necessrio perceber que a teoria e a prtica da educao no pas so terrivelmente obsoletas. O Brasil um dos pases mais atrasados do mundo nessa parte. A LDB, no redime essa chaga, por mais que lance perspectivas inovadoras aqui e ali (DEMO, 1997, p.67 e 68).

Assim, a omisso de vrios tpicos, a falta de aprofundamento em outros, se d, no apenas pelos interesses de terceiros contidos na Lei, mas pelo puro atraso dessa antiquada lei. A Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional, ainda por cima no seguida na prtica e, mesmo se fosse, no abrangeria todas as camadas da populao e suas necessidades. E, devido a isso percebe-se a existncia de absurdas irregularidades no ensino brasileiro. O Brasil um dos pases mais atrasados em relao a educao, se isso no for resolvido, ficaremos para trs. J em relao influencia de rgo internacionais no ensino brasileiro, pode-se concluir que, se os projetos financiados pelo Banco Mundial se voltassem menos aos interesses do mesmo e de determinados segmentos polticos locais e se voltassem mais para o atendimento das necessidades do nosso sistema de ensino pblico, os emprstimos, quando necessrios, dariam certo, isto se feito sem sigilo, com a participao da populao que vive a realidade educacional e social do pas. Podemos encerrar o trabalho com a fala de Dermeval Saviani, que mostra o lado negativo da LDB, mas deixa uma ponta de esperana sobre a possvel melhora do ensino no futuro:

4135

Uma outra vez deixamos escapar a oportunidade de traar as coordenadas e criar os mecanismos que viabilizassem a construo de um sistema nacional de educao aberto, abrangente, slido e adequado s necessidades e aspiraes da populao brasileira em seu conjunto. [...] A Lei N 9394, de vinte de dezembro de 1996 que estabelece as diretrizes e bases da educao nacional, em vigor a partir de sua publicao no Dirio Oficial da Unio de vinte e trs de dezembro de 1996, embora no tenha incorporado dispositivos que claramente apontassem na direo da necessria transformao da deficiente estrutura educacional brasileira, ela, de si, no impede que isso venha a ocorrer. A abertura de perspectivas para a efetivao dessa possibilidade depende da nossa capacidade de forjar uma coesa vontade poltica capaz de transpor limites que marcam a conjuntura presente. Enquanto prevalecer na poltica educacional a orientao de carter neoliberal, a estratgia da resistncia ativa ser a nossa arma de luta. Com ela nos empenharemos em construir uma nova relao hegemnica que viabilize as transformaes indispensveis para adequar a educao s necessidades e aspiraes da populao brasileira (SAVIANI, 1997, p.229 e 238).

Este trabalho tambm possibilitou criar uma viso crtica sobre a educao, sobre o governo e as leis, alm de aprender e nos preparar para nosso trabalho na prtica, pois, no curso de Pedagogia, somos provveis futuros professores. REFERNCIAS ANDES-SN. Projeto de lei de diretrizes e bases da educao nacional. ANDES : Sindicato Nacional. Universidade e Sociedade, Braslia, v. 1, n. 1, Encarte p. 1-24, fev. 1991. Projeto LDB. BANCO MUNDIAL. Prioridades y estratgias para la educacin. Washington: World Bank, 1995. BRASIL. Ministrio da Educao. Lei de Diretrizes e Base da Educao Nacional. Braslia: s.n., 1998. DEMO, Pedro. A nova LDB: ranos e avanos. 6 ed. Campinas: Papirus, 1997. RIBEIRO, Darcy. A lei da educao. Braslia: Senado Federal, 1992. SAVIANI, Dermeval. A nova lei da educao: trajetria, limites e perspectivas. 3 ed. So Paulo: Autores Associados, 1997. TOMMASI, Lvia de, WARDE, Mirian Jorge, HADDAD, Srgio (orgs). O Banco Mundial e as polticas educacionais. 2 ed. So Paulo: Cortez, 1998.

Vous aimerez peut-être aussi