Vous êtes sur la page 1sur 17

O ENUNCIADO DA EDUCAO DE ADULTOS NO BRASIL: DA PROCLAMAO DA REPBLICA DCADA DE 1940 CARLOS, Erenildo Joo. UFPB erenildojc@hotmail.

il.com GT: Educao de Pessoas Jovens e Adultas / n. 18 Agncia financiadora: Sem Financiamento Tornou-se lugar comum, no debate, na legislao, na pesquisa e no fazer concreto do campo educativo, tratar-se da educao de adultos como um problema nacional. 1 Possivelmente, a conquista desse espao, a consolidao de seu tema, sua fixao como prtica educativa especfica e a luta concreta pela erradicao do analfabetismo tenham produzido, nos ltimos anos, uma diminuio significativa no desejo de pensar, refletir e pesquisar sobre o aparecimento e a constituio da educao de adultos enquanto um acontecimento histrico. Prova disso, encontra-se em vrios trabalhos apresentados nos congressos, colquios e encontros nacionais, a exemplo da ANPED, cujo foco tem sido centrado, sobretudo, numa srie de estudos de experincias, de programas e de polticas pblicas especficas voltadas para a escolarizao de jovens e adultos das classes populares. Ora, se esse fato demonstra que as investigaes sobre a educao de adultos de fundo historiogrfico tm diminudo, 2 o que dizer dos estudos situados nas fronteiras da anlise do discurso, a propsito dos realizados por Foucault, retratados, por exemplo, no seu livro As palavras e as coisas (1999) e A arqueologia do saber (2000). Estudos arqueolgicos que entendem o discurso como uma prtica produtiva constitutiva das coisas ditas e escritas. Na contra mo, o presente artigo envereda por esse ltimo caminho. Adentrando no campo do discurso e de sua anlise, busca, inspirando-se em Foucault, entender a formao do discurso da educao de adultos no Brasil. sobre isso que o presente artigo trata. Sobre o percurso da pesquisa de bom grado, no incio de nossa exposio, fazer o registro do percurso trilhado. Escolhemos seguir o itinerrio arqueolgico-discursivo, isto , analisar a educao de adultos como um acontecimento da ordem do discurso. Acontecimento produzido por um feixe de correlaes de enunciados, oriundos e tecidos em funo da

Estudos conhecidos como os de ROCCO (1979), FREIRE (1989), HADDA; DI PIERRO (2000) e outros registram esse acontecimento no seio da educao brasileira. 2 A fim de diferenciar entre histria e historiografia, sugiro leitura de SEQUERA, Luz Helena Toro. Histria da educao em debate: as tendncias terico-metodolgicas na Amrica latina. Campinas: Alinea Editora, 2002.

2 existncia de tipos diferenciados de discursos. Discursos que deixam o peso de sua materialidade nas pginas brancas dos textos escritos: dispersos e descontnuos no espao do tempo de nossa investigao. Textos situados num tempo determinado, pautados no intervalo que comeara com o advento da Repblica e terminara, nos fins dos anos 40, com a Campanha de Educao de Adultos de 1947. A fim de conhecer a formao discursiva do enunciado da educao de adultos no Brasil, analisamos uma srie diversificada de textos, a exemplo do Manifesto Republicano de 1840, das Constituies, das Reformas de Ensino, do Inqurito de 1926, do Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova de 1932 e de vrios outros documentos relativos Campanha de Educao de Adultos de 1947. 3 Agrupamos os textos em torno de trs modalidades discursivas: a poltica, a jurdica e a educacional, que exemplificaram a irrupo e a constituio de uma srie de enunciados sobre o adulto, seu posicionamento e especificidade da prtica educativa destinada a ele. Textos, enfim, que sinalizavam s condies enunciativas de existncia da educao de adultos como objeto particular sobre o qual se dissera e se diz uma serie de coisas, tidas como verdadeiras. Nossa anlise arqueolgica do enunciado em tela exigiu o esforo de localizar os seus limites, de demarcar suas fronteiras, de modo que pudssemos descrev-lo enquanto tal. Ora, o fato de todo enunciado ter uma existncia particular, delimitada em torno de um feixe relativamente restrito de correlaes faz com que seja factvel de ser identificado e descrito, analisado e classificado. Ao longo de nossos estudos fomos descobrindo que a existncia do enunciado da educao de adultos no Brasil no resultara de um processo localizado, monovalente e total. Ao contrrio, fora forjado em diversos lugares discursivos, a partir de sries enunciativas distintas e a partir de uma gradao no linear, plural e parcial, alimentada pelas mltiplas relaes e ramificaes estabelecidas pelos e entre os discursos correlacionados. Graas a esse feixe de relaes, a educao de adultos emergiu na esfera do discurso como uma prtica educativa determinada, destinada a um tipo de sujeito especfico, com tempo e lugar peculiares, com contedo e programa diferenciados e um tipo de finalidade social distinta daquela descrita para a educao infantil. A incurso

Esse elenco de textos encontram-se nas referncias bibliogrficas indicados pela palavra BRASIL.

3 realizada no nterim dessa rede discursiva nos permitiu chegar a uma srie de concluses significativas sobre a educao de adultos no Brasil. Aprofundemos. Sobre o discurso poltico, o jurdico e o educacional medida que fomos identificando, selecionando e analisando a srie de textos que marcaram poca e que, portanto, tornam-se referncia no mbito da historiografia da educao brasileira fomos observando indcios enunciativos que apontavam para a existncia de diversos tipos de discursos. Mantendo-nos no espao restrito das coisas escritas, notamos a fora enunciativa advindas de lugares diversos: da poltica, marcada pelo signo do poder; da jurdica, regida pelo imperativo das normas; e da educacional, centrada na formao intencional, deliberada e sistemtica da subjetividade e do governo do indivduo. Logo de imediato, percebemos que a analise arqueolgica das trs modalidades discursivas ratificava a tese de que o enunciado da educao de adultos no Brasil no poderia existir fora da complexidade de um feixe determinado de relaes enunciativas, produzidas no seio mesmo dessas ordens discursivas e no seu entrelaamento. Alm dessa observao geral, verificamos que na relao existente entre as essas trs modalidades discursivas ocorria o predominou do discurso poltico-republicano sobre as demais e, a partir dele, a assuno de um conjunto de conceitos (direito, democracia, nao, etc.), de temrios (analfabetismo, desenvolvimento nacional, imigrao, etc.) e estratgias (denncias, anncios, crticas, manifestos, debates, etc.) que eram incorporados ao enunciado da educao de adultos como seus correlatos. Desse predomnio adveio, por exemplo, a tematizao da educao como um bem pblico, como um direito inalienvel, como um critrio de exerccio da cidadania, como uma fora edificante do desenvolvimento do cidado e do pas, enfim, como um problema nacional. Essas temticas alimentaram no somente a luta contra o analfabetismo, a instalao de campanhas locais e nacionais, a incluso do direito a educao pela populao analfabeta, a implementao da qualificao profissional, cultural e cvica do povo brasileiro, a organizao de um aparato institucional poltico-administrativo estatal que desse suporte ao atendimento desse direito social a populao sem escolaridade no perodo estudado. Elas tambm alimentavam as lutas, as atividades educativas, as polticas pblicas, as pesquisas e os discursos de muita gente e instituies.

4 bem verdade que a circulao do tema da coisa pblica, do poder popular, da eliminao do privilgio no Brasil foi anterior ao prprio advento do regime de governo republicano e, portanto, do regime jurdico e educacional regulador da ordem e funcionamento do sistema de ensino brasileiro, delineado, gradativa e posteriormente, nas Cartas Magnas brasileiras e no corpus legislativo pertinente. Atestamos esse acontecimento de dois modos: numa ptica internacional, assinalamos as Declaraes de Direito do Homem e do Cidado 4 que foram produzidas no curso das revolues americanas e francesas, definidoras das relaes sociopolticas mundiais firmadas no fim do sculo XVIII; numa ptica nacional, destacamos o Manifesto Republicano de 1870, do Manifesto do Partido Republicano de 1887 e do Programa do Partido Republicano Histrico do Rio Grande do Sul de 1890.5 Textos como esses registram a pr-existncia de uma srie de enunciados, associados educao, em geral, e a educao de adultos, em particular, at hoje vigentes. A tematizao da educao como um bem pblico, portanto, como direito social se encontra na base no s das lutas pela universalizao do ensino primrio para a populao infantil, como tambm na luta pelo direito social da populao adulta analfabeta escolarizao. Educadores de peso como Fernando de Azevedo, no seu Inqurito de 1926, como Ansio Teixeira, no Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova de 1932 e como Loureno Filho, nos vrios escritos referentes Campanha de Educao de Adultos de 1947, evidenciam o fato do emprego recorrente dessas premissas republicanas. E, mais, recorreram a essas premissas para empreender suas crticas a realidade educacional brasileira, para escrever seus textos, propondo a reformulao da educao em diferentes dimenses, a exemplo do campo jurdico, das polticas educacionais de Estado e das prticas pedaggicas assumidas pelo sistema. Resumidamente, a assuno da educao de adultos se deu, sobretudo, atravs de sua vinculao com a problemtica da instalao de um regime republicano, alicerado no direito, no no privilgio; na democracia, no na monarquia ou aristocracia; na nao, no nos interesses particulares, fundados em pressupostos de natureza familiar, partidria, classista, racial ou religiosa.

A fim de aprofundar a discusso sobre esse assunto, ler BOBBIO, Noberto. A era dos direitos. Trad. de Carlos Nelson Coltinho, 10. ed., Rio de Janeiro: Campus, 1992. 5 Consultar, CHACON (1985).

5 As vinculaes operadas no mbito do discurso poltico foram deslocadas para o seio do discurso jurdico, enquanto norma a ser seguida e desdobrada no mbito do discurso educacional, enquanto atividade a ser concretizada. A sociedade republicana brasileira foi fundada a um s tempo sobre os pressupostos da democracia e do direito. Nesse contexto societrio, o ordenamento jurdico torna-se pujante, ou seja, ele tem o poder de regular as relaes entre os indivduos, grupos e classes sociais. E muito mais, dado seu carter imperativo, tem o poder de fazer circular e cumprir normas como tambm de gerar, de fomentar e difundir uma srie de assertivas com efeitos de verdade. Com efeito, ao nvel das Constituies (1891, 1934, 1937 e 1946) a educao de adultos apareceu, de um lado, como precondio para o exerccio poltico de votar, mediante a interdio do voto do analfabeto; de outro, inserida no contexto do ensino primrio. Nesse ltimo caso, o texto constitucional atribuiu aos estados e municpios a responsabilidade principal pela criao e manuteno da rede de ensino, cabendo a Unio apenas tarefa de anim-la e promov-la atravs de convnios estabelecidos com as unidades federativas. Ao nvel das reformas de ensino (industrial, comercial, agrcola e primria), a educao de adultos se apresentou de forma multifacetada. Ora, conservando algumas facetas delineadas nos atos constitucionais, ora introduzindo outras perspectivas. Na ptica da apropriao do conhecimento sistematizado, foi definida como escola noturna, como curso supletivo e como alfabetizao. Na ptica do acesso qualificao profissional foi descrita como cursos artesanais, de aprendizagem e de continuao. Ao nvel dos decretos militares (1909, 1913, 1914, 1928), que prescreveram acerca da educao militar das praas, a educao de adultos foi vinculada a trs dimenses bsicas: a escolar, cuja finalidade era a de propiciar s praas analfabetas ou semi-analfabetas a apropriao dos rudimentos da leitura, da escrita, do clculo, da geografia e da historia; a profissional, cujo fim era o de desenvolver habilidades tcnicas necessrias ao funcionamento e reproduo das instalaes e parque produtivo do Exrcito, como eletricista, mecnico, carpinteiro, motorista, etc.; e a militar, que tinha a tarefa de formar e preparar os indivduos ingressos nas fileiras do quartel para o desempenho de alguma funo dentro do quadro da hierarquia militar. Nesse caso, cabos e sargentos. O quer-fazer desses indivduos ligava-se as questes de comando e guerra.

6 Nesses trs nveis, ou zonas do discurso jurdico, produzidos no intercurso de 1889 ao fim dos anos 40, encontra-se o registro de uma srie de possibilidades de pensar, de dizer e fazer a educao de adultos. Possibilidades que alcanaram a posio simultnea de normas e verdades jurdicas. Normas e verdades especficas que contriburam na delimitao do enunciado da educao de adultos. Se o discurso poltico incidia sobre o jurdico, alimentando-o e retroalimentando-se dele, o educacional sofreu a incidncia dos dois. O exame do Inqurito de 1926, do Manifesto dos Pioneiros da escola Nova de 1932 e da Campanha de educao de adultos de 1947 demonstra esse acontecimento discursivo. Alm disso, pode-se dizer que a ordem discursiva educacional do perodo em tela no somente ratificara os achados pertinentes ao legado poltico-jurdico. Ela tambm demonstrou a produtividade de sua versatilidade ao instituir uma zona discursiva peculiar que possibilitaria ativar elementos advindos de outras modalidades discursivas, a exemplo da cientfica, econmica e filosfica, com o intuito de convencer a cerca da legitimidade de certas verdades e de certos tipos de subjetividades a serem formadas, modeladas e governadas pela via da ao educativa. O interessante que essa zona discursiva pode tanto afirmar certas sries enunciativas produzidas em outros lugares como diminuir a fora da presena e mesmo eliminar outras. Quero dizer, precisamente acerca da questo estudada, que o discurso educacional, sobretudo, dos anos 20 e 30, criara a alternatividade de excluir a educao de adultos e o educando adulto do foco de sua ateno. Isso foi o que demonstrou a anlise do Inqurito de 1926 e do Manifesto dos Pioneiros de 1932. Onde se encontrariam as justificativas dessa recusa? Que pressupostos enunciativos geravam essa rejeio? A nosso ver, uma razo para esse acontecimento consistia no fato de que o discurso educacional, forjado at os anos 30, aproximadamente, integrou, a sua ordem de funcionamento e constituio, elementos advindos da psicologia, mais precisamente, da psicognese da criana. E muito mais: conferiu a esses elementos um peso determinante, uma centralidade. Esse ponto lana certa visibilidade questo: a educao de adultos e o educando adulto estavam fora do foco do discurso educacional brasileiro de ento, no obstante se encontrasse materializado nos textos do Inqurito e do Manifesto dos Pioneiros, concomitantemente aos elementos de natureza psicologizantes, um conjunto de zonas e sries enunciativas de carter social, poltico e jurdicas, que permitiam ratificar e justificar a necessidade cultural e histrica da educao de adultos.

7 Face isso, parece-nos ganhar inteligibilidade o motivo do vazio, da lacuna da educao de adultos no mbito do ordenamento discursivo-educacional. Entende-se, em parte, o porqu de sua eliso do e pelo discurso educacional seja como uma espcie de objeto sobre o qual devesse se dizer alguma coisa, seja como uma estratgia de enfrentamento do problema do analfabetismo, seja como um direito sobre o qual devesse se dedicar uma poro dos atos efetuados no campo da jurisprudncia, seja, por conseqncia de tudo isso, como algo que devesse figurar como uma preocupao concreta dos governantes, dos cientistas sociais e dos educadores. Esse acontecimento foi modificado nos anos 40. Prova disso se encontra nos textos da Campanha de Educao de Adultos de 1947. Nessa ocasio, mudaram-se os correlatos. A psicologia da criana deixou de ser o campo principal da produo enunciativa. Emergiu a sociologia, a antropologia, deslocando o foco da ateno da infncia para a vida adulta, da educao infantil para a educao de adultos. Esse novo discurso produziu a coincidncia entre o sujeito da educao, no caso o adulto, e sua prtica educativa, a educao de adulto. Sobre os diferentes signos evocativos da educao de adultos A anlise arqueolgica da trilogia discursiva que empreendemos, materializada nos textos estudados, nos permitiram mapear um relativo conjunto de sries enunciativas acerca da educao de adultos. Cada uma com seu signo e semntica prpria, com seus respectivos correlatos, mas todas elas indicando e ratificando um objeto em particular do discurso educacional, a saber, a educao de adultos. Vale dizer, inicialmente, que a educao destinada a jovens e a adultos no foi sempre designada como educao de adulto. Foi, precisamente, nos anos 40 que essa expresso ganhou visibilidade nacional e se tornou o signo, por excelncia, da prtica educativa destinada aos adultos. Esse acontecimento foi gerado, sobretudo, a partir das medidas empreendidas pelo Estado brasileiro a favor da desanalfabetizao do pas. Sob a coordenao da Unio, o movimento ganhou visibilidade nacional atravs da Campanha de Educao de Adultos de 1947. Embora Campanha tenha sido designada pela expresso Campanha Nacional de Educao de Adolescentes e Adultos Analfabetos, recorrentemente ela foi descrita como Campanha de Educao de Adultos. A expresso foi incorporada, de uma vez por toda, ordem discursiva educacional, nessa poca. A ponto de nomear um dos servios

8 educacionais realizados pelo Departamento Nacional de Educao de Servio de Educao de Adultos. 6 Em segundo lugar, a assertiva de que o aparecimento e o emprego da expresso educao de adultos, enquanto signo identificador da prtica educativa destinada a jovens e a adultos, tenha uma localizao histrica e discursiva determinada implica, necessariamente, o reconhecimento de que essa modalidade educativa tenha sido descrita de outras maneiras. De fato, nossos estudos encontraram o registro de vrias designaes: escola noturna, alfabetizao, ensino primrio supletivo, ensino profissional, instruo primria das praas, educao de adolescentes e adultos analfabetos. Retomemos, resumidamente, cada uma. O signo escola noturna acusava a existncia da necessidade de atender uma demanda de indivduos que no podia estudar no turno diurno. Essa demanda correspondia ao conjunto de indivduos adultos e trabalhadores analfabetos. Dois aspectos esto contidos, necessariamente, na semntica da expresso ensino noturno: a incompatibilidade etria e a impossibilidade de disponibilidade de tempo diurno. A escola diurna destinava-se a alunos na faixa etria escolar regular. Os adultos analfabetos rompiam com essa regra. Alm disso, ela tambm fora feita para educandos que no tinham a responsabilidade cotidiana com o mundo da produo. Tambm, nesse caso, o adulto analfabeto rompia com sua lgica e estrutura. Da a incompatibilidade e impossibilidade, da a necessidade de uma escola noturna que pudesse atender a demanda de um aluno fora da faixa etria e trabalhador. A escola noturna tornara-se uma expresso designativa de uma educao destinada a jovens e a adultos. O signo alfabetizao de adultos surgiu como uma espcie de contraponto ao fenmeno sciocultural do analfabetismo. Ele carregava um elemento central, a saber, o domnio da leitura e da escrita como meio da apropriao do saber produzido e acumulado pela humanidade: seria esse o aspecto que potencializaria a constituio de um indivduo afinado com o seu tempo e com sua histria: um tempo e uma histria marcada pelo signo da escrita. Ao erigir o alfabetismo como critrio de assuno condio de eleitor, como requisito necessrio qualificao profissional ou cvica, o requisito da alfabetizao funcionava como um dispositivo social de denncia da existncia de um segmento majoritrio da populao nacional situada s margens do mundo das letras e como uma
Cf. BRASIL, 1947e. Portaria n. 57, de 30 de janeiro de 1947, que autorizava o Departamento Nacional de Educao a orientar e a coordenar a Campanha.
6

9 espcie de mecanismo social de sujeio, concretizados pelos estigmas e maus-tratos que a condio de analfabeto lhe acarretava: interdio do seu direito de votar e ser votado; impedimento de ocupar funes consideradas de prestgio no mundo da produo e da sociedade; desqualificao pessoal por conta de fundar sua conscincia e prtica social to-somente na linguagem oral e no saber originado da experincia e da tradio. Em contrapartida, o signo da alfabetizao de adultos tambm enunciava a existncia de um direito social inalienvel da pessoa humana. Se, de fato, o elemento central do conceito denotava a necessidade da apropriao da leitura e da escrita, tanto como requisito da apropriao do saber acumulado pela humanidade como critrio para erigir-se categoria de eleitor, de trabalhador e de homem cvico, era evidente que a situao de analfabetismo no deveria perdurar. O analfabetismo era degradante tanto para o indivduo quanto para o pas. Nessa ptica, a expresso alfabetizao de adultos, anterior proclamao da repblica e vigente at hoje, representava a um s tempo um dispositivo de controle da insero dos adultos na vida social e de efetivao de um dos seus direitos sociais enquanto cidado. O signo ensino primrio supletivo fixado, sobretudo, a partir da Lei Orgnica do Ensino Primrio, de 1946, representou, em ltima, instncia, a institucionalizao da educao de adultos como uma modalidade de ensino integrada ao sistema educacional brasileiro, distinta da educao infantil. A um s tempo a proposio anunciada na letra b do artigo 2o da referida Lei, isto , de que o ensino primrio supletivo, destinado aos adolescentes e adultos marca duas faces do modo de existncia da educao de adultos, a saber, o de funcionar como ensino supletivo e o de ser distinto da educao infantil. No primeiro caso, a expresso ressaltava um ensino de segunda categoria sinalizado pela reduo do contedo programtico e, conseqentemente, do seu tempo de durao: uma formao escolar aligeirada e empobrecida de saber. No segundo caso, a expresso assinalava a conquista da especificidade da educao de adultos, enquanto uma prtica distinta da educao infantil: uma coincidncia entre a prtica pedaggica e o tipo de educando para quem ela se destinava. A expresso ensino primrio supletivo inaugurou, no Brasil, uma modalidade de educao de adultos, a supletiva. O signo ensino profissional conferiu uma nova forma de conceber a educao de adultos. Forma diferente da imprimida pelo critrio da alfabetizao e escolarizao primria: fundadas no pressuposto da aprendizagem da leitura, da escrita e de um saber

10 escolstico. Educao de adultos enquanto ensino profissional7 remetia a outra ordem de problema: os advindos do mundo do trabalho, o que exigia o desenvolvimento de conhecimentos prticos e habilidades manuais especficas. Essa nova concepo de educao de adultos ganhou visibilidade nacional, sobretudo, a partir das leis orgnicas do ensino industrial, comercial e agrcola que fizeram referncia aos cursos artesanais, de aprendizagem e de continuao, basicamente como uma modalidade de carter eminentemente prtico, voltada, exclusivamente, para fornecer aos jovens e aos adultos, no diplomados ou habilitados, uma formao sumria e rpida que os capacitassem para o exerccio de atividades simples, porm necessrias a sua realidade local e sua urgncia de emprego. Essa prtica educativa poderia ser realizada sob a orientao e tutela do Estado ou sob a responsabilidade das empresas, fbricas e fazendas. No primeiro caso, foi emblemtica a capacitao propiciada pelo SENAI e SENAC. No segundo, o lugar de qualificao seria o prprio lugar de trabalho. Entretanto, independente do lugar e do promotor, a escolarizao primria funcionava como requisito de entrada, de participao no ensino profissional. Assim sendo, o signo ensino profissional que tinha como corolrio semntico os cursos artesanais, de aprendizagem e de continuao a um s tempo que apontava para um outro modo de existncia da educao de adultos, tambm mantinha com o ensino primrio uma ligao de dependncia. A formao escolar primria era a condio para a aquisio da qualificao profissional. O signo instruo primria das praas indica a existncia de uma prtica educativa de carter alfabetizante e profissional-militar, destinadas aos jovens e aos adultos, efetivada num lugar distinto da instituio escolar, dos lugares de formao profissional como o SENAI e o CENAC assim como das empresas, das fbricas, oficinas e das fazendas. O quartel do exrcito era esse lugar. A escola regimental constitua-se no lugar da instruo primria das praas. Os soldados matriculados obrigatoriamente nas escolas regimentais constituam um contingente de recrutas analfabetos ou com escolarizao deficiente, conforme prescreve o Art. 3o, do decreto n. 330 de 1890: as escolas regimentais so destinadas a ministrar ensino primrio suficiente s praas de pret do Exrcito... Esse ensino

Para maiores aprofundamentos, ler: CUNHA, Luiz Antnio. O ensino de ofcios nos primrdios da industrializao. So Paulo: Editora UNESP, Braslia, DF: Flacso, 2000.

11 oferecido pelo exrcito se fez presente durante toda a Repblica, antecipando-se mesmo as prprias iniciativas da Unio nessa esfera educacional. No caso especfico da expresso, observa-se que ela, composta pelos termos instruo primria e praas, indicava um tipo de formao particular, destinada para um tipo de sujeito especfico. Em ltima instncia, o signo instruo primria das praas identificava uma espcie de educao de adultos no mbito militar, isto , uma espcie de prtica educativa de carter sistemtico e regular, realizada numa sala de aula, sob a orientao de um professor, ministrante de um contedo programtico particular, distribudo em torno de matrias, graus e durao especficos, subordinado ao crivo de um processo de avaliao peridica e fundado na exigncia de matrcula e da freqncia obrigatria dos alunos. Por fim, o signo educao de adolescentes e adultos analfabetos foi outra maneira de designar a educao de adultos. Conforme vimos, essa expresso apareceu no curso dos anos 40, sendo empregada como o signo da Campanha de Educao de Adultos de 1947, desencadeada pela Unio: Campanha Nacional de Educao de Adolescentes e Adultos Analfabetos. Essa expresso contemplava ao mesmo tempo a via de enfrentamento utilizada pelo governo, isto , a estratgia de campanha e o pblico alvo a ser atingido, ou seja, os adolescentes e os adultos analfabetos, que, segundo o Censo de 1940, representavam, naquele ano, cerca de 55% da populao do pas, acima de 15 anos. Vale dizer que, embora a expresso ressalte o carter alfabetizante e quantitativo da Campanha, ela era encarada como um movimento que pretendia levar, populao analfabeta, muito mais do que o acesso leitura, escrita e aos rudimentos da matemtica. Sua meta correspondia a uma pretenso mais arrojada, isto , cada classe criada pela Campanha deveria se tornar um centro de propagao de informaes teis, no sentido da educao da sade, da educao cvica, da divulgao das modernas tcnicas de produo agrcola e de pequenas indstrias (BRASIL, 1947b, p.65). Sobre a prtica educativa e a posio de sujeito A disperso de modos de designar, portanto, de conceber a educao de adultos, os vrios correlatos, vinculados por via de prticas discursivas, como a poltica, jurdica e educacional, ao longo da histria da educao brasileira e em particular no intervalo de nossos estudos, denotam uma regularidade e heterogeneidade no seu modo de existir: regularidade que circunscreveu a identidade de uma prtica educativa especfica;

12 heterogeneidade que ressaltou diferentes modos de educar o adulto, de posicion-lo e de govern-lo. Eis a terceira ordem de concluso a que chegamos. Aprofundemos. Em primeiro lugar, afirmar que em meio disperso enunciativa, ou seja, a diversidade de maneiras de designar e de enunciar a educao de adultos existe certa regularidade que possibilita o reconhecimento de sua identidade, como prtica educativa especfica, significa assinalar um conjunto heterogneo, porm limitado de relaes. A coincidncia entre a prtica educativa o indivduo a que ela se destina caracteriza uma relao necessria, substantiva desse processo. A educao de adultos passou, de fato, a ser concebida enquanto tal a partir do momento que se produziu um deslocamento do foco da criana para o adulto. Foi precisamente esse deslocamento ou desvinculao que propiciou o encontro entre educao de adultos e adultos, portanto, sua caracterizao enquanto modalidade educativa especfica e distinta da infantil. Uma das conseqncias imediatas dessa nova vinculao aconteceu na mudana da finalidade do ato educativo. No demais lembrar que educao infantil era concebida como uma prtica responsvel pelo desenvolvimento integral do indivduo. Concepo fundamentada na psicognese da criana. Com o advento da educao de adultos enquanto prtica educativa distinta da educao infantil eliminou-se o telos do desenvolvimento e incorporou-se o do ajustamento social. Nesse nterim, observa-se o deslocamento do fundamento terico situado no campo da psicologia para o da sociologia. Nessa ptica, a educao de adulto passou a representar uma espcie de socializao funcional, ou seja, de uma insero do indivduo adulto na sociedade sempre em conformidade com a ordem econmica, ideopoltica e sciocultural estabelecida ou a ser desenvolvida. O ajustamento social do adulto imprimiu na concepo de sua atividade educativa uma forte dose de pragmatismo. Da o carter instrumental da alfabetizao e da prpria escolarizao primria no sentido de funcionar como um requisito para a constituio de certas subjetividades: eleitor, trabalhador e cvico, por exemplo. Na medida em que o fim ltimo a ser alcanado era o atendimento das demandas advindas da organizao societria brasileira o processo ensino-aprendizagem em si relacionado apropriao do cdigo escrito e do saber acumulado pela humanidade somente teria funcionalidade quando atendesse suas necessidades primria e imediata: aprender a ler e escrever para votar, habilitar-se profissionalmente para ocupar um lugar no mercado de trabalho, para ganhar dinheiro a fim de sustentar a famlia, para

13 alfabetizar o outro. Foi o que observamos, por exemplo, na organizao do contedo programtico da escola regimental e da escola de ensino supletivo. Em face disso, emergiu o entendimento, equivocado por sinal, de que bastava para o adulto uma programao reduzida e um tempo escolar menor do que o convencional. De que era suficiente to-somente alfabetizar-se, ou seja, ter um domnio relativo e precrio da escrita, do clculo de conhecimentos; ou somente concluir o ensino primrio supletivo. Formao aligeirada e desqualificada que poderia ser ofertada a luz de candeeiro, conduzida por qualquer um, bastando que soubesse ler e escrever; realizada em qualquer lugar: em casa, numa igreja, numa fbrica, a sobra de uma rvore; e promovida mediante a estratgia de campanha e do voluntarismo. O carter instrumental da educao de adulto que circunscrevia sua atividade to-somente a uma espcie de mecanismo de ajustamento social elidia a possibilidade enunciativa, presente na trade discursiva analisada, relativa ao primado da educao como um direito social e, portanto, como um dispositivo social necessrio ao desenvolvimento humano de cada indivduo singular. Afirmar que a disperso enunciativa representa tambm a existncia de uma heterogeneidade de maneiras de educar o adulto e de govern-lo significa dizer que a educao de adultos funcionava como um mecanismo de posicionamento do educando adulto a certas posies de sujeito. A educao de adultos compartilhava a responsabilidade de formar o tipo de subjetividade necessria ordem vigente: uma ordem sciopoltica alicerado no regime democrtico e civilizado, uma ordem econmica imbuda do paradigma

desenvolvimentista e nacionalista. Ao entrelaar analfabetismo e democracia, educao e desenvolvimento nacional, o discurso poltico republicano conferiu visibilidade a mltiplas posies de sujeitos, indiscutivelmente necessrias sociabilidade dos pases modernos e em processo de modernizao: tornara-se imprescindvel o cidado, o letrado, o trabalhador qualificado e o indivduo portador de conscincia e atitude cvica. Consideraes finais Do exposto, assinalamos, em primeiro lugar, que a anlise da particularidade dos discursos poltico, jurdico e educacional e do seu entrelaamento nos permite compreender a criao de uma rede de enunciados possveis, em torno da qual, ou a

14 partir da qual, certos objetos, sries de enunciados, temas e saberes sobre o educando adulto e a educao de adulto, foi produzida. Portanto, nossa anlise aponta para o fato de que, de um lado, o entendimento do enunciado da educao de adultos e isso um pressuposto extensivo a qualquer outro enunciado na perspectiva foucaultiana -, no pode ser compreendido profunda e objetivamente sem o conhecimento das mltiplas relaes existentes entre ele e uma srie de outros enunciados; e, sobretudo, que existe, no caso da particularidade da constituio do enunciado da educao de adultos, a predominncia do poltico sobre os demais discursos. De outro, que, nos anos 40, conclua-se certo circuito enunciativo capaz de conferir educao de adultos uma enunciado educacional particular. O que demonstrava, ao fim e ao cabo, a existncia de uma formao discursiva, isto , um conjunto de enunciados a partir do qual se podia dizer, definir e circunscrever a educao de adultos como uma prtica educativa especfica destinada a um sujeito da aprendizagem tambm especfico. Em segundo lugar, nota-se que, no discurso republicano de ento, a educao de adultos tinha a finalidade sciopoltica de constituir sujeitos. A sua no assuno a categoria de letrado significava, como vimos, a excluso da maioria da populao brasileira categoria social de eleitor, de trabalhador e de nacionalista. E, conseqentemente, a no assuno do pas a condio de pas democrtico, civilizado e desenvolvido. Entretanto, parece-nos que a interpelao principal que o indivduo adulto sofria nessa ordem discursiva se referia posio de alfabetizado. Um conjunto de argumento fora apresentado para justificar esse enquadramento. O mais fundamental se assentava na assertiva de que essa posio padro funcionava como pressuposto para a obteno de outras posies: eleitor, trabalhador qualificado e pessoa cvica, por exemplo. Essa disperso de posies de sujeitos, na verdade, conforme o dissemos, era uma disperso possvel em torno de campo educativo determinado: o da educao de adulto, a quem caberia a tarefa sciocultural de instituir, interpelando os indivduos concretos, marcados pela excluso social, a assumirem tais posies como suas e como certas e necessrias a sua existncia enquanto cidado, trabalhador e brasileiro. Por ltimo, parece-nos que se a dcada de 1930 representou um marco para a historiografia da educao de adultos no Brasil, no que tange a conquista do direito social referente educao escolar primria, conforme prescreveu a Carta Magna de

15 1934, no seu art.150, pargrafo nico, Letra a, declarando o ensino primrio integral gratuito de freqncia obrigatria extensiva aos adultos, a dcada 1940 representou, por sua vez, a consolidao a concepo de educao de adultos como uma modalidade de ensino distinta da infantil, portadora de uma identidade prpria. isso que, em ltima instncia, quer dizer arqueologicamente o signo educao de adolescentes e adultos analfabetos, posteriormente substitudos por educao de adultos. Referncias AZEVEDO, Fernando. Introduo ao Manifesto de 1932. In: A educao entre dois mundos: problemas, perspectivas e orientaes. V. XVI, So Paulo: Edies Melhoramentos, 1958. BRASIL. Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1891. BRASIL. Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1934. BRASIL. Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1937 BRASIL. Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1946a. BRASIL. Decretos militares n. 330 de 12 de abril de 1890. BRASIL. Decreto n. 7.459, de junho de 1909. BRASIL. Decreto n. 10.198, de abril de 1913. BRASIL. Decreto n. 10.832, de maro 1914. BRASIL. Decreto n. 5.632, de 31 de dezembro 1928. BRASIL. Exposio de motivos do Sr. Ministro da Educao e Sade, Clemente Mariani, ao Presidente da Repblica, Eurico Dutra. Rio de janeiro, 11 de janeiro de 1947. Aprovado. Em 15/01/1947. In: Revista Brasileira de Estudos Pedaggicos, v. XI, n. 29, jul/ago., 1947c. p. 62-63. BRASIL. Instrues aos Professores de Ensino Supletivo. In: Revista Brasileira de Estudos Pedaggicos, v. XI, n. 29, jul/ago, 1947d, p.62-88. BRASIL. Lei Orgnica do Ensino Industrial. Decreto-lei n. 4.073, de 30/01/1942. BRASIL. Lei Orgnica do Ensino Primrio. Decreto n. 8.529, de 2/1/1946b. BRASIL. Lei Orgnica do Ensino Agrcola. Decreto-lei n. 9.613, de 20/08/1946c.

16 BRASIL. Orgnica do Ensino Comercial. Decreto-lei n. 6.141, de 28/12/1943. BRASIL. Portaria n.o 57, de 30 de janeiro de 1947. In: Revista Brasileira de Estudos Pedaggicos, v. XI, n. 29, jul/ago., 1947e, p. 70. BRASIL. Reforma Joo Luiz Alves. Decreto n. 16.782-A, de 13/01/1925. CARVALHO, Jos Murilo de. As foras Armadas na primeira repblica: o poder moderador. In: Histria geral da civilizao brasileira. Tomo III O Brasil republicano. 2o v. Sociedade e instituies (1889-1930). 3. ed., So Paulo: DIFEL, 1985, p. 181-234. CHACON, Vamireh. Histria dos Partidos Brasileiros: discurso e prxis dos seus programas. 2. ed., Braslia: Editora Universitria de Braslia, 1985. DI PIERRO, Maria Clara. As polticas pblicas de educao bsica de jovens e adultos no Brasil do perodo 1985/1999, So Paulo: PUC, 2000. Tese de doutorado. FAVERO, Osmar (Org.) A educao nas constituintes brasileiras 1823-1988. 2. ed., ver. ampl. So Paulo: Autores Associados, 2001. p. 69-80. FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas: uma arqueologia das cincias humanas. Trad. Salma Tannus Muchail. 8. ed., So Paulo: Martins Fontes, 1999. ________. A arqueologia do saber. Trad. de Luiz Felipe Baeta Neves. 6. ed., Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2000. FREIRE, Ana Maria Arajo. Analfabetismo no Brasil: da ideologia da interdio do corpo ideologia nacionalista, ou de como deixar sem ler e escrever desde as Catarinas (Paraguau), Filipinas, Madalenas, Anas, Genebras, Apolnias e Grcias at os Severinos. So Paulo: Cortez; Braslia, DF: INEP, 1989. HADDAD, Srgio e DI PIERRO, Maria Clara. Escolarizao de jovens e adultos. In: Revista Brasileira de Educao. n. 14, mai/ago, 2000 . LOURENO FILHO, M. B. A Campanha de Educao de Adultos. In: Revista Brasileira de Estudos Pedaggicos, v. XI, n. 29, jul/ago., 1947. p, 05-14. MANFREDI, Silvia Maria. Educao profissional no Brasil. So Paulo: Cortez, 2002. NAGLE, Jorge. Educao e Sociedade na primeira repblica. 2. ed., Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2001. p. 09-130.

17 ROCCO, Gaetana Maria Jovino Di. Educao de adultos: uma contribuio para seu estudo no Brasil. So Paulo: Edies Loyola, 1979

Vous aimerez peut-être aussi