Vous êtes sur la page 1sur 9

ANIMAIS, CRIATURAS & OUTROS SERES FANTSTICOS

No mundo da magia existem muitos tipos de animais e criaturas.Algumas destas presentes no mundo dos trouxas, outras apenas nas lendas e na nossa imaginao. O universo criado por J.K. Rowling no poderia ser diferente. A ACROMANTULA Espcie de aranha negra gigante de oito olhos, com plos negros e grossos e pernas cuja envergadura pode atingir at 4 metros.A acromantula capaz de falar o idioma humano,porm muito violenta;atacando qualquer um que entre em seu "ninho". O nico ser de que as acromantulas temem o Basilisco. (C.S./Cap.15). Na terceira tarefa do Torneio Tribuxo (C.F./Cap.31), uma acromantula que est "guardando"a taa. ARAGOGUE Aragogue uma acromantula que vive na Floresta Proibida. AGOURO(bane) um dos centauros que habitam a Floresta Proibida.No gosta de humanos. AMASSO(kneazle) um pequeno felino com pelo pintado ou malhado, grandes orelhas e rabo igual ao de um leo. O amasso inteligente,independente e por vezes agressivo.Ele tem uma capacidade excepcional de detectar pessoas suspeitas ou indesejveis.Bichento um mestio de amasso com "gato normal". ANIMAGO Os animagos so bruxos que tm a capacidade de se transformarem em um animal. A maioria dos animagos j nascem com esse poder (caso da Prof.Minerva, que um animago de Gato).Porm, tambm possvel se transformar em um,atravs de uma srie de feitios e poes.Mas para isso, o bruxo tem que ser muito cuidadoso pois as consequncias podem ser terrveis. O Ministrio da Magia exige que os Animagos sejam devidamente "catalogados".Porm,existem no mnimo 3 conhecidos animagos que so desconhecidos do Ministrio: a Reporter Rita Skeeter (besouro); Sirius Black (cachorro);Peter Petigrew (Rato) e Tiago Potter ( Cervo).

B
BARRETE VERMELHO(red cap) Pequenas criaturas parecidas com duendes que vivem em lugares onde houve derramamento de sangue. BASILISCO(basilisk) a 'rainha'das cobras.Com quase 30 metros,tem o corpo verde e os olhos amarelos.Seu veneno pode pode matar em questo de minutos.E um simples olhar seu capaz de matar sua vtima.Caso a vtima no olhe diretamente para os olhos do basilisco, ela ir "apenas" ser petrificada.

O Basilisco capaz de viver at 900 anos, desde que se alimente adequadamente. O macho se distingue da fmea por uma plumagem avermelhada em sua cabea.A criao de basiliscos proibida pelo Ministrio da Magia, e nem mesmo os bruxos das trevas tem coragem de desrespeitar tal lei,j que apenas os que so ofidioglotas (falam a lngua das cobras) so capazes de controlar a criatura. Os nicos "donos" conhecidos so Salazar Slytherin e seu herdeiro Tom Riddle, que mantinham um basilisco na Cmara Secreta, localizada em Hogwards. Aparentemente, apenas um ser vivo imune ao poder do basilisco: a fnix.Afinal, Fawkes consegue atacar a cobra ( C.S) sem que nada lhe acontea. BICHO-PAPO(boggart) Seres transformistas.No possuem uma forma definida,transformando-se naquilo que a pessoa mais tem medo.O professor Lupin ensina sobre esses seres aos alunos do 3 ano (P.A).Para "combat-los", preciso dizer Ridikullus e pensar em algo engraado, transformando aquilo que mais tem medo em algo cmico:a risada capaz de acabar com o bicho papo.O Bicho papo de Harry um dementador,o de Rony,uma aranha gigante, de Hermione,a professora Minerva lhe dizendo que repetiu em todas as matrias (!),de Lupin a Lua Cheia e da Sra Weasley, os filhos mortos. BICUO Bicuo o nome do hipogrifo de "estimao" de Hagrid.Em 1993, em uma aula de Trato da Criaturas Mgicas, o animal atacou Draco Malfoy ( que na verdade, estava 'atiando'o bicho)e apesar dos protestos dos outros alunos a criatura foi a julgamento e acabou sendo sentenciada morte.Mas o bicho acabou no sendo morto pois Harry e Hermione o salvaram com a ajuda do Vira-Tempo e assim, conseguiram libertar Srius. BICHENTO (crockshanks) o gato de Hermione.Em ingls, crockshanks significa aquele que tem as pernas tortas, arqueadas.O nome bichento, em portugus, uma expresso muito conhecida no nordeste brasileiro para designar aqueles que possuem essa caracterstica. BRUXA MALVADA(hag) Bruxa de aparncia desagradvel, conhecida como a "bruxa dos contos de fada", e uma das principais responsveis pelo temor que os Trouxas tm dos bruxos. comum ser dito que elas se alimentam de criancinhas,porm Harry viu uma no Caldeiro Furado comendo fgado.(P.A./Cap.04)

C
CANINO (fang) Canino o co de estimao de Hagrid.Porm, apesar de ser grande e de ter "cara de Mau", um covarde (P.F). No 1 ano, quando Draco e Harry esto na Floresta proibida e quase so atacados por Voldmort, Canino simplesmente sai correndo ! CENTAURO( centaurs) Ser fantstico com a cabea e o tronco de homem e o restante do corpo de cavalo.Como os antigos apreciavam muito os cavalos,o centauro o nico dos "monstros" mitolgicos da Antigudade ao qual eram atribudas boas qualidades.Muito ligados aos fenmenos naturais, os centauros sempre esto observar o cu e a posio dos astros e estrelas.Isto lhes d um poder quase que proftico, porm eles no intervem naquilo que observam no cu. Um grupo de Centauros vive na Floresta Proibida. CAVALO-ALADO(winged horse) Como o prprio nome j diz, so grandes cavalos com asas.Por serem raros e

grandiosos devem ser criados com extremo cuidado.A carruagem de Beauxbatons veio Hogwards levada por um grupo deles.Os cavalos-alados palominos somente bebem whisky puro !Os Treslios tambm so cavalos alados. E o mais famoso cavalo alado da Mitologia Pgasus.

D
tr>
DRAGO( dragon) Monstro fabuloso,geralmente representado como um grande lagarto ou cobra alado que lana fogo pela boca. A palavra derivou-se atravs do francs e do latim, do grego drakon,que originalmente era usado para designar qualquer serpente grande. No Oriente, onde h muitas cobras venenosas, o drago simbolizava o mal.Para os hebreu,era a origem dos pecados mortais.J na Grcia e Roma,apesar da m reputao,tambm lhe eram atribudos poderes benficos. No mundo, atualmente, existem 10 tipos de drages: Rabo-Crneo Hungaro (Hungria),Verde Gals Comum (Pas de Gales);Focinho Curto Sueco (Sucia);Meteoro Chins (China);Drages Negros (Ilhas Hbridas);Drago Noruegus;Dentes de serpente (Peru); Cauda-Larga (Romnia);Ucraniano e NewZelands. DIABRETES(Pixies) Nativos da Cornualia, so pesquinos monstrinhos azuis.Irritantes e muito rudes.No seu segundo ano,Harry e sua classe teve uma experincia ruim com esses seres: o Prof. Lockhart soltou alguns deles na sala porm foi incapaz de controla-los. DOOBY Dobby um elfo domstico que costumava pertencer famlia Malfoy.No segundo ano, Harry foi "ajudado" por Dobby respeito dos perigos da Cmara Secreta e em gratido,armou uma situao em que Lucius malfoy acabou (acidentalmente) por libertar seu escravo.Aps a liberdade,Dobby viajou para muitos lugares mas acabou indo trabalhar na cozinha de Hogwards. Ele causa muito constrangimento entre seus iguais porque quer receber salrio e frias ! Sempre devoto Harry,ajudou o garoto na Segunda Tarefa do Torneio Tribuxo (C.F.) e lhe contou sobre a Sala-Precisa (O.F) DUENDES Pequenas criaturas de notvel inteligncia,podem conviver pacificamente com os Humanos.

E
ELFO DOMSTICO Um pequeno elfo obrigado a servir para sempre uma famlia. domstico porque fica em casa e faz de tudo: cozinha, lava loua, limpa o cho... Ele s libertado se algum da famlia o presentear com uma pea de roupa. O elfo possui poderes mgicos mas no tem autorizao para usar uma varinha. ERROL Velhssima coruja da Famlia Weasley ESFINGE(sphinx) Nativa do Egito, uma criatura com cabea humana e corpo de leo.Como pode falar a lngua humana,gosta muito de fazer enigmas.Sua natureza violenta a fez ser catalogada

com "fera".Os bruxos tm usado a esfinge h muitos sculos para servirem de guardas de tesouros ou locais secretos.Na Terceira Tarefa do Torneio Tribuxo,Harry teve que passar por uma esfinge (mas antes, claro,respondeu ao enigma proposto por ela.). ESPRITO AGOURENTO(banshee) Ser maligno com a forma de mulher com longos cabelos negros e rosto esverdeado.O bicho-papo de Simas tem a forma de um.

F
FADAS MORDENTES Doxy (biting fairy) Fada Mordente um tipo de fada,coberta por pelos negros.Possui dentes afiados e venenosos. Considerada quase como uma praga, elas podem infestar as casas. Para isso sempre bom ter sempre por perto um frasco de Faticida.(O.F./Cap.06) FADAS fairy Pequenas criaturas aladas,muito semelhantes aos seres humanos.As fadas no possuem muita inteligncia e por isso, so usadas principalmente na decorao de ambientes:o Prof.Flitwick decora sua sala com elas. Elas no podem falar porem se comunicam uma com as outras atravs de pequenos "grunidos" FERRET Traduzido erroniamente como doninha,ferret um animal completamente diferente.Pequeno e com o corpo comprido, muito usado para caar ratos.Draco transformado em um pelo falso Prof. Moody (C.F) e quando mortos so um verdadeiro banquete para Bicuo. FOFO (fluff) Mais um dos "bichinhos" de Hagrid, Fofo um enorme co de trs-cabeas e costumava tomar conta da Pedra Filosofal. FRIDWULFA a me gigante de Hagrid.Morreu alguns anos. FAWKES Fawkes o "bichicho de estimao" de Dumbledore. uma bela fnix de plumagem vermelha e sempre est pronto a ajudar Dumbledore ou a quem for verdadeiramente fiel ao diretor de Dumbledore. FNIX(phoenix) Pssaro fabuloso com plumagem dourada ou vermelha que vive quase que eternamente,queimando-se em uma fogueira e renascendo das prprias cinzas. Suas lgrimas tm poderes curativos e o som do seu piar doce como mgica.Com temperamento amigvel muito leal. Quando estava na Cmara Secreta, ferido pelo Basilisco,Harry foi salvo pelas lgrimas de Fawkes,a fnix de Dumbledore. FIRENZE Centauro que costumava morar na Floresta Proibida at ser expulso de seu grupo quando aceitou ser o novo professor de Adivinhao.(O.F.)

G
GIGANTE

Sere fabulosos da Mitologia Grega,filhos de Gaia (a Terra) fecundada pelo sangue de Urano (o Cu). Os gigantes podem atingir at cerca de 30 metros,se forem prosangue.Atualmente,os gigantes vivem nas regies montanhosas. Nos anos 70, muitos deles se uniram Voldmort, sendo responsveis pela morte de muitos bruxos e trouxas,principalmente. GNOMOS DE JARDIM Os gnomos de jardim so uma verdadeira praga domstica.Sua aparncia algo como uma batata com pernas.Eles vivem em tocas feitas no jardim e sempre que necessrio preciso ' desgnomiza-los'. Porm,apesar de pequenos, so criaturas espertas e, ao perceberem isso, acabam por fugir.Bichento simplesmente adora perseguir esses pequenos seres ! GATOS DA Sr.FIGG Tbias (Mr.Tibbles),Nris (Snowy), Seu Patinhas(Mr. Paws) e Pompom (Tufly) GRAMPO(griphook) Duende que trabalha no Banco dos Bruxos, Gringotes. GRINDYLOW Demnio aqutico de cor verde-bile e chifrinhos pontiagudos,possuem dedos longos e afilados e dentes pontudos e verdes. Para controla-los preciso deixar suas mos sem ao. (P.A./Cap.08) GRIFO(griffin) Ser fantstico com corpo de leo, cabea e asas de guia e as costas cobertas de penas.O instinto leva os grifos a saber onde existem tesouros escondidos epor isso eles so usados como guardas de grandes cofres. O Fundador da Grifinria provavelmente tem seu nome em razo esses seres.

H
HEDWIGES (hedwigs) Coruja de Harry. O nome em homenagem Santa Edwiges. HERMES Coruja de Percy HIPOGRIFO hippogriff Criatura voadora com cabea,asas e patas de guia e corpo de cavalo.Os hipogrifos so carnvoros e extremamente perigosos. Criaturas orgulhosas,s aceitam a aproximao de outro ser se este lhe fizer uma reverncia e for humilde,fazendo sempre contato co os olhos.Se assim o fizer, o hipogrifo torna-se muito amvel. Porm, se o outro lhe for insolente, o hipogrifo ir atac-lo. o que acontece com Draco que no ouve as recomendaes de Hagrid e acaba sendo atacado por Bicuo. (P.A.) Interessante destacar que,na mitologia, o hipogrifo considerado o smbolo de amor... HINKYPUNK Pequenas criaturas de apenas uma perna,parecem ser feitos de fumaa.Os hinkypunk carregam uma luz que auxiliam os viajantes. (P.A./Cap.09)

I J K

KAPPAS Seres aquticos rastejantes, que lembram macacos com escmas. As Kappas podem ser perigosas pois tm a tndencia de estrangular mergulhadores que entrem em seu territrio. Harry aprendeu sobre as Kappas no terceiro ano com o Prof. Lupin e esses seres foram um dos obstculos da Segunda Tarefa do Torneiro Tribuxo.

L
LEPRECHAUN Conhecidos como "pequenos homenzinhos verdes", falam a lngua humana e so capazes de produzir um lquido dourado muito parecido com o ouro (Rony ficou muito desapontado quando soube que o ouro de Leprenchaun no era verdadeiro e desaparece tempos depois...).O Leprechaun muito popular na Irlanda,pois est ligado com a histria de St.Patrcio (segundo a lenda,So Patrcio encarregou os leprechauns de tomarem conta do pote de ouro que existe no final do arco-ris.) LESMA CARNVORA(flesh eating slugs) Pequenas criaturas que gostam de atacar plantaes. LOBISOMEM( werewolf) Os humanos somente se transformam em lobisomem se forem mordidos por um.E uma vez por ms, durante a lua cheia, a pessoa afetada se transforma em uma fera,podendo chegar a matar at seu melhor amigo.Infelizmente no h cura para esse mal. LULA GIGANTE(Squid giant) O maior invertebrado conhecido pelos trouxas (sim, a Lula Gigante realmente existe !). Em Hogwards, uma Lula gigante habita o lago da escola.

M
MADAME NORRA (Mrs Norris) a odiada gata do Sr.Filch MANDICORA(manticore) Criatura muito inteligente e com tendncias violentas,a mandicora tem a cabea parecida com uma cabea humana, o corpo de um leo e a cauda de um escorpio.Sua cauda possui um terrvel veneno capaz de matar quem a tocar. Aparentemente, a pele de Mandicora repele todos os feitios conhecidos e por isso to difcil subjulg-la.Em 1296, uma mandicora feriu um ser humano seriamente e foi levada julgamente,mas foi considerada inocente (suspeita-se de que os jurados tiveram medo)(P.A./Cap.11) MONSTRO Elfo domstico da famlia Black.Mora na Grinmauld,12 e no esconde o dio que sente de Sirius ( apesar de ter que obedec-lo). Tem profunda admirao por Belatrix e,indiretamente, foi o responsvel pela morte de Sirius. MMIA(mummy) Cadver preservado por processo de embalsamamento, ou nos climas quentes, por proceso natural e espontneo de desidratao. O Egito antigo praticava comperfeio a arte da mumificao.Porm somente os faras,os sacerdotes e os gatos podiam ser mumificados.A mmia o bicho papo de Parvati,embora no seja explicado o por qu.(P.A.) MURTISCO(Murtlap)

Ser aqutico cujos tentculos,quando preparados em salmora so timos para tratar cortes. Hermione preparou uma tigela do lquido para tratar as mos de Harry,aps a deteno com Umbridge.(O.F./Cap.15)

N
NAGINI Nagini a cobra de Voldemort.Sendo ele um ofidioglota,ele a mandou atacar Athur Weasley (O.F.)

P
PELCIO(niffler) Bichos peludos e negros com longos focinhos.Possuem as patas dianteiras chatas como ps. So encontrados principalmente em minas pois gostam muito de coisas brilhantes (por isso so timos para procurar tesouros escondidos). Harry aprende sobre os pelcios em seu quarto ano (C.F./Cap.28).Rony fica totalmente tentado com a idia de ter um. No perodo em que Umbridge torna-se diretora da escola (O.F.), algum aluno deixou "sem querer" um pelcio entrar na sala da diretora,destruindo totalmente o lugar. PEREBAS(Scabbers) At o terceiro ano,Harry e seus amigos acreditavam que Perebas era apenas o velhssimo rato de estimao de Rony. Parecia no haver nada de especial com ele (apenas o fato de que ele tinha 12 anos !).Porm naquele ano,Harry, Hermione e Rony descobriram que Perebas era na verdade um animago.E no um animago qualquer:era Peter Pettigrew,antigo amigo de Tiago ,Lupin e Sirius e que todos acreditavam estar morto (teria sido assassinado por Sirius)mas, Pettigrew na verdade enganou a todos,fazendo com que acreditassem que fora Sirius quem traira os Potter.E depois disso, transformou-se em rato.Ele quase foi pego, porm um terrvel incidente fez com que ele conseguisse fugir e encontrasse Voldmort. PICHITITO(pigwideon) Pequena coruja que Rony ganha de presente de Sirius.

R S
SALAMANDRA (salamander) Animal cordado,anfbio.Seu corpo delgado, com cauda longa e patas abertas, conferelhe certa semelhana com o lagarto.Difere deste pela ausncia de escamas e por sua pele lisa e lustrosa. O sangue de salamandra de poderes curativos. (P.A./Cap.12) (C.S./Cap.08) SEREIANOS(merpeople) Seres aquticos que vivem em pequenas vilas no fundo dos rios e lagos.Os sereianos

falam "sereians" que parece um horrvel grunido para quem os ouve.Eles gostam de ter grindylows como animais de estimao. Provavelmente,Dumbledore capaz de falar com eles. (C.F.) SINISTRO(grim) Imagem espectoral na forma de um co negro gigante que significa mau-presgio.

T
TRASGO( troll) O trasgo uma criatura que pode atingir quase 4 metros de altura e pesa mais de uma tonelada. Possui muita fora e pouqussima inteligncia,sendo, portanto, violento e imprevisvel. Sua linguagem uma espcie de grunidos.Porm, os mais "inteligntes" conseguem aprender algumas palavras humanas e podem ser treinados para serem guardies. Existem trs tipos de trasgos: o montanhs, o florestal e o fluvial.Sendo que o montanhs o mais perigoso deles. O trasgos e alimentam de carne crua, seja ela humana ou no. TREVO Sapo de estimao de Neville que, vive perdendo-o TRESLIOS(thestral) Grandes cavalos alados que puxam as charretes de Hogwarts.Os Treslios so invisveis para a maioria das pessoas. Somente aqueles que j viram algum morrer so capazes de v-los.Harry,Luna, Neville e Nott so capazes. TRONQUILHOS(bowtruckle) Pequenos seres parecidos com gravetos,so guardies de rvores e ,em geral, vivem em rvores prprias para varinhas.Eles se alimentam de bichos de conta (caso necessite da madeira onde est um tronquilho, necessrio levar um presente de bichos-deconta).No so perigosos, mas se irritados, podem at arrancar os olhos de suas vtimas.

U
UNICRNIO Os unicrnios so considerados um dos mais belos seres da mitologia.Geralmente, na cor branca ,eles tm a forma de um cavalo com um nico chifre no meio da testa.A cauda e os pelos do rabo so usados em poes e na fabricao de varinhas.Os unicrnios so seres dceis porm so as mulheres virgens as que tm mais facilidade de toc-los. O Sangue de Unicornio tambm possui poderes:Voldemort bebia o sangue de Unicrnios da Floresta Proibida para poder manter-se vivo. ( P.F.)

V
VAMPIRO (vampire) Apesar de serem estudados nas aulas de Defesa Contra as Artes das trevas, os Vampiros no so considerados bruxos. Muito plidos e de aparncia doentia,os vampiros,assim como os lobisomens,"tornam-se"vampiros quando so mordidos por um. partir de ento,devem se alimentar de sangue ( especialmente humano;mas j existem produtos "pr-fabricados"para seu uso) e so mortalmente sensveis luz do sol. Muito temidos, usado alho para repeli-los.O Prof. Quirrell

encontrou um na Floresta Proibida. VEELA Espcie de fada,a veela uma danarina de sensual que tem o poder de hipnotizar os homens que a vem (C.F./Cap.08).Quando irritada,sua face torna-se parecida com a de um pssaro e atira fogo pelas mos. A varinha de Delacour feita com um fio de cabelo de Veela (segundo ela, sua av era uma).

W
WINCKY Wincky um elfo domstico feminino que costumava pertencer ao Sr.Crouch e o ajudava a cuidar de seu filho. Porm quando o jovem Crouch conjurou a Marca Negra,Wincky foi "libertada" por seu dono e foi trabalhar em Hogwarts.Todavia ela se sentiu muito humilhada com essa situao que acabou se tornando "viciada" em Cerveja Amantegada.

Y
YETI Gigantesco humamide,se assemelha muito aos gigantes,porm teme o fogo. Mas so igualmente perigosos e gostam de atacar seres humanos.Gilderoy Lockhart escreveu um livro contando suas experincias com esses seres (Um ano com os Yetis).C.S/Cap.10

Vous aimerez peut-être aussi