Vous êtes sur la page 1sur 32

DIFUSOS E COLETIVOS

Texto do Examinador JUSTITIA n 171 a Defesa do MA e a sade do trabalhador. Antes era promotor de acidentes do trabalho, toda a formao dele na rea de acidente do trabalho dar um foco para a rea de acidente do trabalho. Atuou num processe que discutia as telhas de amiantro indenizar trabalhadores doentes por razo dessas telhas. A partir da EC 45 essas discusses nem so da justia estadual, mas agora tudo est na justia do trabalho.

Luis Guilherme examinador de processo civil O mestrado dele foi sobre embargos de declarao analisar. Inclusive ele tem um livro publicado nisso. um dos responsveis pela atualizao do Teotnio Negro. Livro publicado pela Saraiva sobre as reformas do CPC. Tpicos mnimos para ler antes da prova leituras obrigatrias: At agora, sempre caiu texto de lei. 1) Smulas do CSMP total de 45 smulas (acha no site do MP/SP) 2) LOMP lei orgnica do MP 8625/93 3) LC 734/93 Lei de SP 4) Resoluo n 23 do CNMP para uniformizar as regras sobre IP. 17.09.2007 1) INTERESSES DIFUSOS COLETIVOS E INDIVIDUAIS HOMOGNEOS Existe diferena entre direitos e interesses, todavia, para o nosso sistema coletivo a diferena intil. O Art. 81, CDC, estabelece que as expresses so como sinnimas. O nosso legislador fez uma opo de entrar na briga se trata de interesses ou direitos difusos ou coletivos. Prof. Barbosa Moreira faz uma classificao dos interesse meta ou transindividuais. E quando faz isso, diz que pode chamar de direitos ou interesses. So aqueles que transcendem a figura do indivduo. A idia fazer uma classificao dos direitos trans ou meta individuais. Divide em grupos:
1

a)

Naturalmente coletivos indivisibilidade do objeto. O tpico de atuao impossvel de ser cindido. So divididos em dois grandes grupos: i. Difusos so os direitos coletivos de maior abstrao. So os direitos mais indeterminados que pode imaginar. a. Sujeitos indeterminveis incapaz de descobrir quais so os titulares. b. Circunstncia de fato o que liga os sujeitos entre si. E essa circunstncia extremamente mutvel. Ou seja, entre eles no h nenhuma relao jurdica. Exemplos: - Meio ambiente direito difuso por excelncia. Se poluem determinado rio, no prejudica s quem mora na beira do rio, mas um nmero indeterminado de sujeitos. Esses sujeitos so ligados por circunstncia de fato consumirem a gua do rio, pescarem do rio, comerem o peixe do rio. Essa circunstncias so mutveis hoje bebo da gua do rio, amanh posso no beber mais. Por serem circuntncias de fato no h nenhuma relao jurdica. - Moralidade administrativa todos tm direito a um governo honesto hoje moramos em So Paulo, amanh podemos ir para outro lugar. Patrimnio Pblico Propagando Enganosa no interessa quem vai cair no conto do vigrio.Todos somos sujeito a ver a propaganda e cair - Sm 2 do CSMP/SP. ii. Coletivos (propriamente ditos s.s.) so tambm indivisveis, mas so menos abstratos, isso porque: a. Sujeitos determinveis na hora de ajuizar a ao no sabe, mas no futuro h possibilidade saber. b. Relao jurdica base entre si ou com o ru. Assim, diminui a abstrao porque consegue identificar os titulares do direito. Por causa desse vnculo jurdico existente. Importante ressaltar que o vnculo no seja s entre si, podem at nem se conhecer, desde que tenham vnculo com o ru. Exemplos: - seriam basicamente direito dos membros de uma associao (sindicato, partido poltico, entidade de classe) - Metalrgicos direito coletivo a um meio de ambiente de trabalho saudvel. No sabe quantos so, mas pode identificar eles com um grupo os metalrgicos. No relao s entre os autores. A relao pode ser com o ru:
2

- Direitos dos consorciados. Sm 643 STF (ilegalidade de reajuste de mensalidades escolares) no h relao jurdica entre si, mas todos tm com o ru uma relao jurdica contratual. b) Acidentalmente coletivos est diante da divisibilidade do objeto.

o fato de poder ter um direito e o vizinho no. Na verdade um interesse individual porque pode ser partido. Cada um tem o seu, cada um pode entrar com uma ao. Mas h tanta gente que tem esse direito, tantas pessoas com o mesmo individual, que ele est de forma homognea na sociedade, e ento cria a categoria do interesse individual homogneo. Mas tambm o sistema permite que um s pode entrar com a ao para todos. Isso por questo de poltica legislativa o nosso sistema por pura questo de poltica legislativa falou que esse interesse individual, cada um defende o seu, mas como muitos possuem o sistema permite dar tratamento coletivo para um direito que na realidade individual. i. Sujeitos determinveis ii. Pretenso tem origem comum todas derivam do mesmo fundamento de fato ou de direito. Ex. - Consumidores vtimas de um produto - Microvilar anticoncepcional de farinha (placebo) os sujeitos so determinveis. Todas elas tem direito a uma indenizao por terem tomado esse remdio (origem comum) - Vtimas de montadoras de veculo todas tem uma pretenso de origem comum terem adquirido o veculo da marca tal, lote tal etc. - Acidente areo tpico caso de individual homogneo a origem comum a queda do avio. Depois cada vtima tem que se habilitar o momento que ocorre a diviso. Porque alguns tm esse direito e outros no esse o momento da divisibilidade do objeto. Razes para o direito individual ser tratado como coletivo: - Kazuo Watanabe moleculariza o conflito tratar todos de maneira uniformte. Aes individuais so tomos, quando transforma em uma ao coletiva moleculariza os tomos. - Economia processual em uma canetada resolvem muitas situaes. - Reduo de custos no o pensamento das custas processuais, o custo para o judicirio. Para tocar uma ao muito menos do que tocar 3000 aes. - Evita decises contraditrias e conflitantes - permite que todos tem a mesma interpretao dos casos. Coerncia no tratamento e nas decises. - Acesso justia h certos direitos e situaes na vida que individualmente so antieconmicas para serem tuteladas. Ex. Leite com 50 ml a menos. Para um seria pouco custo, mas para muitos, fica maior.

Se o direito for naturalmente coletivo ou todo mundo ganha, ou todo mundo perde (no d para picotar entre os titulares, uns ganhando outros perdendo), j nos acidentalmente coletivos d para uma parcela dos titulares ganharem e dos pretensos titulares perderem. Se fosse um litisconsrcio os naturalmente coletivos seriam o litisconsrcio unitrio. J os acidentalmente coletivos seria um litisconsrcio simples uns ganhando outros perdendo. Observaes Finais - H uma zona cinzenta entre os coletivos e os individuais homogneos. A ponto de alguns autores negarem a existncia dos coletivos. Ex. Sm. 643 (ao para discutir mensalidade). O pai de uma criana pode entrar com uma ao, se ganhar a ao vale para ele. O direito coletivo, mas o efeitos ser s para ele. Se fosse coletivo, se ele ganhasse individual todos os outros teriam que abaixar. - Um mesmo fato pode dar origem aos 3 direitos (difusos, coletivos e individuais homogneos). Quem diz isso o Nelson Nery Jnior (MP/SP tem venerao por Nelson Nery e Mazzilli). Ex. Acidente Bateau Mouche: Famlias precisam ser indenizadas individual homogneo Associao de turismo de Angra ao para obrigar todos os barcos terem o n mnimo de botes salvavidas, para voltarem a usar aqueles barcos direito coletivo (preocupados com o turismo) Obrigar todas as embarcaes da bacia de Angra ter o n de botes suficientes (preocupados com a vida). - Quando se tratar de direitos difusos e de coletivos (naturalmente coletivos) majoritariamente, ningum nega a legitimidade do MP. O problema surge com os individuais homogneos, o MP sempre pode? Sm 7 CSMP/SP diz que o MP pode em 3 situaes (no dizem que sempre pode, como o Nelson Nery entende), porque haver uma razo: o Substantiva sempre que estiver presente a hiptese do art. 127, CF interesses sociais e individuais indisponveis. Plano de sade pode porque sade um interesse indisponvel. Criana de uma determinada escola direito social. o Quantitativa Nos casos de grande disperso dos lesados. Casos de dano de massa. No d para identificar com clareza quais so as vtimas de determinado dano. Ex. leite o Pragmtica (prtica) hiptese de convenincia coletividade. (professor no entende correto, por ser um cheque em branco para atuar em qualquer situao). Ex. assinantes de TV a cabo.
4

2) CATEGORIAS E LEGISLAO RESPECTIVA Indica as leis que cuidam do processo coletivos. preciso ler essas lei. Para entend-las preciso antes saber que o nosso sistema de processo coletivo um sistema integrativo, isso quer dizer que tem um ncleo central composto pela LACP (art. 21) e pelo CDC (art. 90). Isso um ncleo porque esses dois artigos so normas de reenvio, porque um manda para o outro. A partir disso, do ncleo central, o sistema abre as portas para mais um monte de lei. Nosso sistema ser repleto de outras leis que se comunicam com o ncleo central. Significa que uma lei fala como a LACP e com o CDC, mas tambm pode falar com outra lei. Ex. ECA no tem IC, pode aplicar para o ECA tambm? Sim, porque tem no ncleo. Mas e uma regra de legitimidade prevista na lei de deficientes fsicos? Pode usar, porque se vai no ncleo e no tem, vai na lei que tem. E s se no tiver em nenhum lugar aplica o CDC aplicao subsidiria. No microssistema a aplicao integrativa e o CPC subsidiria. Lei que conversam entre si: - Legislao ambiental L. 4771/65 (cdigo Florestal); L. 6938/81; L. 9605/98 (poltica nacional do MA); L. 9985/2000 (regulamenta o art. 225, 1o da CF- fala das reas de proteo ambiental) professor acha que essa ltima vai cair na 1 a fase. - L. 6766/79 Lei de parcelamento do solo urbano (na ltima prova do MP caiu uma questo dessa lei) - L. 7853/89 Estatuto do deficiente - L. 7813/89 Mercado de Capitais - ECA - Estatuto do Idoso - Estatuto da Cidade - Lei de Ao popular - Lei de Improbidade Administrativa 3) IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA (L. 8429/92) Possui 3 tipos de atos de improbidade, art. 9o, 10 e 11 Art. 9o Enriquecimento Ilcito Mais grave de todos. Entende-se majoritariamente que essa conduta s apenada a ttulo de dolo. Art. 10 Prejuzo ao Errio Agente no necessariamente fica rico. Punidos a ttulo de dolo ou culpa. Art. 11 Violao aos princpios da administrao pblica Aqui tambm se entende que s a ttulo de dolo.
5

Aquele que pratica atos de improbidade administrativa est sujeito a vrias sanes. E essas sanes esto previstas no art. 12 da LIA. Nesse grupo h sanes de natureza civil (multa), administrativas (perda do cargo e proibio de contratar) e polticas (suspenso dos direitos polticos). A improbidade administrativa uma ao civil, mas com graves sanes. A ACP no tem aplicao de sanes. Legitimidade Ativa Prova de que a ao de improbidade uma coisa e ACP outra. Art. 17, caput: MP Pessoa jurdicas de direito Legitimidade Passiva Art. 2o e 3o da Lei 8429/92 O STF tem entendido que a ao de improbidade no se aplica aos agentes polticos (aqueles que exercem parcela de poder do Estado e cujos deveres e forma desinvestidura tm previso constitucional) Os agentes polticos quando praticam ato de improbidade, esto sujeitos a crime de responsabilidade (cuja pena a perda do cargo e a inexigibilidade) esses crimes esto previsto no Decr. Lei 201/67 e a 1079/50 (prefeitos e impeachment) Ou seja, para todos, menos para os agentes polticos que no estariam sujeitos improbidade administrativa: Agentes polticos: - e cujos deveres e forma de Rec. 2138/STF O STF acolheu a tese do Sadenber quando os agentes praticam um ato de improbidade Prefeito, Governador, ministro, presidente, deputando, Juiz. Principal sano do crime de responsabilidade Crimes de responsabilidade Prefeito (DL 201) Para os outros lei do impeachment. Joaquim Barboa deu uma resposta.l Cargo e inexigilidade se aplicasse as duas. Os promotores acham isso uma aberrao. Se cair na prova, e disser de acordo com o entendimento do STF usa esse entendimento. Se no for pode dizer que aplicas as duas. O regime poltico tem previso expressa logo, lei especial no aplica a geral. E as sanes so as mesmas.
6

Posio da Pessoa Jurdica de Direito Pblico Art. 17, 3o - LIA Na legitimidade ativa a PJ de Direito pblico pode ser autora. (Prof. nunca julgou uma ao assim). Essa PJ no autora da ao, mas se o MP ganhar o dinheiro ir para seus cofres, assim, nitidamente interessada. Copiando o art. 6o, 3o da Lei da Ao Popular Pessoa juridica de direito pblico no autora mas foi citada para o processo, tem 3 opes: a) Pode incampar a ao, quer dizer que pode virar autora junto com o MP integrar o plo ativo (porque o dinheiro vai para o cofre dela se o MP ganhar) b) Pode virar ru pode defender o ato praticado, dizendo que no houve improbidade. c) Pode no fazer nada. Isso tem na improbidade e na ao popular. Competncia da Improbidade A ao de improbidade administrativa SEMPRE ser em 1a instncia. No existe improbidade administrativa originria. Houve uma tentativa em 2002 de tentar colocar foro privilegiado para a improbidade administrativa art. 84 do CPP. L. 10.628/2002. Esse artigo 84 no s criava o foro privilegiado para a improbidade, como tambm estendia o foro do crime para os mandatrios (perde o cargo, mas no perde o foro). Essa lei, e o art. 84 foram declarados inconstitucional pelo STF ADI 2797 fundamento: quem prev regra de foro privilegiado so as constituies poder constituinte decorrente. Porque a CF s prev para as autoridades federais, e a estadual prev para as autoridades estaduais. HNM dizia que se for aplicvel a improbidade aos agentes polticos a perda do cargo no pode ser decretada pelo juiz de 1 a instncia se a autoridade tiver forma de desinvestidura prevista na CF. A CF previu a forma de entrar e a forma de sair, a norma infraconstitucional pode at dizer que perda do cargo conseqncia, para os outros. Seno criariam uma nova forma de desinvestidura no prevista na CF. Perda do cargo e Suspenso dos direitos polticos Art. 20 s se efetiva com o trnsito em julgado. Ele far de tudo para no transitar em julgado. Na hora que acaba o efeito suspensivo do recurso deveria perder o cargo, mas no assim que a lei entende.

Exceo PU prev que o juiz poder tirar o governante do cargo, o impacto poltico muito grande, por isso que o juiz deve ter muita coragem. Ex. Pitta foi afastado por 48 horas, e o Rgis Fernandes que foi prefeito nesses dois dias. Prescrio Previso no artigo 23 Esse artigo disciplina a prescrio da improbidade. Isso significa que o agente no pode mais sofrer as sanes do art. 12. Passou esse prazo, no mais pode haver perda de direitos polticos etc. Mas a reparao do dano imprescritvel. O que prescreve a via da improbidade. Art. 37, 5o coloca a salvo da prescrio a reparao do patrimnio pblico ser sempre imprescritvel (isso caiu na ltima prova do MP). Se for mandato 5 anos aps o trmino. Se for servidor de carreira dentro do prazo prescricional previsto em lei especfica para as faltas disciplinares punidas com demisso (depende do tipo de cargo, de falta etc.) Procedimento da Improbidade Tem previso no art. 17, 6o at o 11. Foi inserido pela Med. Provisria 2245 efeitos delas igual da lei, os efeitos foram perenizados. O processo civil normal assim: PI Juiz analisa requisitos Manda citar Contestao Provas Sentena Recurso No processo civil no h uma fase chamada recebimento da ao. No crime o juiz faz um juzo de aptido da ao penal. Inclusive pode at julgar improcedente liminarmente. No cvel no existia isso. E a improbidade criou uma coisa nova. 1) Petio Inicial 2) Ru notificado (no citado) para apresentar defesa preliminar (fala que resposta escrita) Em 15 DIAS. 3) Processo vai para o juiz opes: i. Indeferir a inicial (extinguindo o processo sem mrito) ii. Decretar a improcedncia da improbidade (deciso com mrito) julga improcedente sem citar o ru. iii. Cite-se Nas duas primeiras o autor que no vai gostar, logo, faz uma apelao. No caso da citao, no cabe recurso, despacho (deciso interlocutria simples) no processo civil normal, no recorrido, porque se defende na contestao. Mas na ao de improbidade recorrvel por agravo de instrumentos o ru 4) Prazo para a contestao e continua como o procedimento normal.
8

Isso ocorreu em virtude do Luis Francisco de Sousa um procedimento preliminar para a analisar a adequao da ao de improbidade. Parecido com o procedimento dos crimes funcionais, embora seja um processo de natureza civil. 4) AO CIVIL PBLICA (L. 7347/75) Conceito A origem do nome ao civil pblica a ao penal pblica. a forma do MP agir no cvel. Entende-se, majoritariamente, que ao civil pblica qualquer ao no penal ajuizada pelo MP ou equiparado, com fundamento na lei 7347/85, ou no CDC. Ficam de fora: as aes penais, improbidade administrativa, ao rescisria, ao de nulidade de casamento (ao que o MP ajuza como curador, custus legis). Alguns autores fazem diferenciao em ACP e ao coletiva (Mazzilli um deles) ao coletiva a ao com base no CDC, e ACP as outras. Essa a nica diferena. Objeto Art. 1o, 3o e 11 da LACP. Nas provas anteriores do MP sempre que se referiu a ACP, o examinador dizia a ao civil pblica e/ou coletiva para mostrar que o tratamento um s das mesmas. - Tutela preventiva ou ressarcitria dos seguintes bens ou direitos: o MA o Consumidor o Bens de valor histrico e etc. o Outros direitos difusos, coletivos ou individuais o Ordem econmica o Ordem urbanstica O principal objeto da tutela a preventiva MA. Tutela Preventiva e Ressarcitria Marinoni faz uma diferenciao entre ambas:

Tutela preventiva objetiva evitar o ilcito (de tabela evita tambm a causao do dano)

o o

Tutela inibitria quer evitar o ilcito, ainda no aconteceu o vcio. Tutela da remoo do ilcito j ocorreu o ilcito e pretende cessar o ilcito. J est ocorrendo o dano, para com o dano e ento busca a reparao.

Tutela ressarcitria (reparatria) recomposio do dano. Ex. plantar rvore no local que foi desmatado.

Poder ter uma ACP que tutela ao mesmo tempo as 3 tutelas. Meio Ambiente Pode se dividir em 3: - Natural - Art. 3o, I L. 6938/81 Uma das primeiras leis que regulamentam o MA. Seria Fauna, flora, terra, ar e gua. A responsabilidade civil tem previso no art. 14 dessa lei, e tambm no art. 3o da Lei 9605/98. Princpio da proteo integral apontam que a responsabilidade civil em matria ambiental adota a teoria do risco integral, que uma responsabilidade objetiva agravada. No admite excluso de responsabilidade pela fora maior. Princpio do poluidor pagador Mesmo que tenha sido sem sua participao, se explorou a atividade, ainda que o dano no tenha sido realizado diretamente responsvel pelo princpio do poluidor e risco integral. O MA do trabalho tem sido considerado como natural. H vrias controvrsias. ACP protegeria o MA do trabalho tambm. Sm 736 do STF diz que compete justia do trabalho julgar essas aes relativas ao MA do trabalho. Nosso examinador no poderia atuar na ao das telhas de amianto a competncia para isso da Justia do Trabalho. Leitura da Sm. 39 do CSMP trata exatamente dessa matria. Empregado comum, CLT MP do trabalho, se for servidor pblico, ser do MP/SP. - Artificial o espao urbano. ACP para proteger a poluio visual, sonora. Nem precisaria ento dizer que h a proteo da ordem urbanstica - Cultural o patrimnio histrico cultural. reas que integram a cultura brasileira no poderiam ser alteradas, porque fazem parte do MA cultural. O inciso III tambm no precisaria existir, porque j estaria inserido no MA cultura. A LACP protege os 3 tipos de MA, porque no foi limitado. A LACP foi moldada nos seus primrdios para a proteo do MA. Obs: Consumidor tem muito pouco no edital, analisar se no edital de consumidor tem mais. Bens de valor histrico esttico cultural e paisagstico Tombamento um atestado administrativo de que determinado bem tem valor histrico e cultural. uma restrio ao livre exerccio do direito de propriedade, e advm da polcia administrativa poder de polcia do Estado.
10

Com esse atestado h uma presuno absoluta (no h prova em contrrio) de valor histrico. Posso proteger via ACP bem no tombado sob o fundamento de que ele tem valor histrico? Sim, a diferena a necessidade da prova do valor histrico. No bem tombado no h a necessidade em razo do atestado. Provar o valor histrico difcil, tem que levantar elementos histricos e culturais etc. Outros interesses difusos, coletivos ou individuais No diz individuais homogneos mas bvio, em funo do microssistema da defesa dos interesses difusos e coletivos. uma norma de encerramento que abrange todas as demais. Ao dizer outros interesses difusos etc. pode inserir todos os outros incisos aqui. Protege, portanto, patrimnio pblico, moralidade, idoso, deficiente, mercado de capitais. Tinha que estar no caput, no ser um inciso. Sm 329, STJ diz que o MP tem legitimidade para proteger o patrimnio pblica havia gente que discordava. O fundamento era que havia uma PJ de direito pblico que era violada, e assim o MP estaria advogando para ela. Mas a smula diz que patrimnio pblico, bem de todos. Hiptese de Vedao do Objeto PU, art. 1o Nosso sistema no deixa a ACP para: tributos contribuies previdencirias FGTS Outros fundos de natureza institucional Os beneficirios podem ser individualmente determinados. ABSURDO!! Isso ocorreu porque o Estado o ru. O processo no pode funcionar quando o Estado ru. Seria um prejuzo para o patrimnio pblico, assim no aplica a molecularizao. pacificamente declarada constitucional pelo STJ e pelo STF de modo que no adianta chover no molhado. Mas embora, seja pacfico na jurisprudncia, na sm 44 CSMP diz que MP pode atuar para a coletividade em matria tributria. LEGITIMIDADE ATIVA Art. 5o LACP e 82 do CDC Nosso sistema foi inspirado no dos EUA, tentou copiar o processo coletivo deles. Mas l, qualquer cidado pode propor a ao coletiva. Mas se o juiz ir ou no aceitar j outra histria.
11

Porque nos EUA, se estabelece o controle judicial da adequada representao. Ele controla se o cidado representa adequadamente os interesses daquela coletividade. Ir ver se a pessoa tem histrico na proteo coletiva, se tem dinheiro (l no tem processo grtis), se tem confiana da coletividade, se um bom escritrio. Porque o juiz s pode autorizar algum que ser um bom representante para coletividade. Ex. Filme da Erin Brocovic ela que ia propor a ao. No Brasil diferente, o cidado no pode propor a ACP, s a ao popular. O nosso legislador j estabeleceu o rol de legitimados no art. 5o: A discusso saber se no Brasil em que o rol legal, h ou no o controle da adequada representao. Posies: 1) S para as associaes (Nery e Mazzilli) h controle judicial da adequada representao s para associaes. Porque na LACP, o artigo 5o, V, estabeleceu expressamente o controle da representao das associaes. O juiz para admitir que a associao entre com a ACP ir analisar a pertinncia temtica. IDEC s pode propor ao para consumidor, Greepeace MA. O juiz faria um controle da representaa se aquele bem que pretende ser tutela est n os fins da associao. J para os outros legitimados no haver controle. A legitimidade na ACP ope judicis para associao e ope legis (por fora de lei) para os demais. 2) Para todos o juiz controlaria no s a da associao (tem previso legal dizendo que controla), mas de todos, inclusive a representao do MP. Faria esse controle de acordo com a finalidade institucional. MP com base no art. 127, CF regime democrtico, interesses sociais e individuais indisponveis. Extino do processo sem julgamento do mrito porque o promotor seria parte ilegtima. Defensoria pblica art. 134, CF finalidade proteger o hipossuficiente (ou seja, o pobre, no tem condio de pagar um profissional). Ex. no poderia defender a importao do caviar norueguense. rgo pblico poder pblico. Ministrio Pblico As principais ACPs ajuizadas no pas so propostas pelo MP. MPU e MPEs o prprio artigo 5o, 5o da LACP prev a possibilidade de litisconsrcio de MPs de todos, e tambm dos demais legitimados no 2o . Pode haver litisconsrcio entre todos os legitimados coletivos, sem nenhuma exceo. Prevalece o entendimento de que o MP um rgo nico, igual o poder judicirio. No h distino no rgo, apenas para organizao administrativa. A remunerao de todas as magistraturas tem que ser idntica a base tem que ser igual, muda de entrncia.

12

O MP pode ajuizar a ao na esfera do outro. Ex. MP/SP propor ao em Minas, MPF propor ao na Justia Federal. DVIDA CONSULTAR ISSO Defensoria Pblica Entrou em 2007, o que despertou a ira do Conamp (rgo central do MP) ADI 3943, ainda no foi julgada (Rel. Min. Carmn Lcia), sustentando que essa lei viola o art. 129 da CF, porque este artigo prev que atribuio do MP defender direitos difusos e coletivos. No poderia aumentar o espectro de abrangncia das finalidades da defensoria por uma lei infraconstitucional. E para a defensoria atuar, tem que ser necessitado, e s pode ser analisado sob o ponto de vista individual, analisando sua situao concreta. A conseqncia prtica que no poderia ter ao coletiva pela defensora. Prof. acha que talvez caia essa discusso na 2 a fase discutir legitimidade na dissertao. No pode dizer que uma posio institucional contra a defensoria, porque o MPF no aceitou essa ADIN, e no MPE houve uma comoo maior. Entrar no site do STF pega essa ADIN e faz um download da petio inicial e analisa todos os argumentos. Partindo-se do princpio que ela pode, a segunda questo se pode haver grupo de beneficiados no necessitados? Ex. entraram uma ao do plano Bresser e Vero, ela ir atingir tambm quem no era necessitado, porque no pode picar os efeitos da ao. Administrao Direta e Indireta No art. 82 do CDC, houve uma aumentada nesse inciso. Acrescenta rgos da administrao direta e indireta sem personalidade jurdica, mas com prerrogativas a defender. Ex. Procon no tem personalidade jurdica autnoma, exceto em capitais, nos outros municpios rgo da prefeitura, pode propor, porque tem prerrogativas a defender. Outro exemplo uma secretaria do MA pode propor a ao, mesmo sem ter PJ. Associaes Essa expresso trata dos sindicatos (associao com registro do estatuto no min. do trabalho), partidos polticos (associao com registro do Estatuto no Tribunal eleitoral), entidades de classe. OAB no importa se entra na autarquia ou na associao (controle da pertinncia temtica), importa que pode propor a ACP. A associao tem que ser constituda ou em funcionamento h pelo menos 1 ano. Para evitar a associao ad hoc, mostra que relativamente sria essa associao. O 4o do art. 5o o juiz pode dispensar esse prazo de 1 ano, toda vez que tiver um interesse social grande, ou o bem jurdico protegido muito importante, o objeto da ao ser relevante. No assim um requisito absoluto. O Leading case da constituio de 1 ano Adesp (associao de defesa dos fumantes) ao para indenizar fumantes com cncer, por no haver informado. A associao tinha 2 meses, e o juiz autorizar a propor a ao.
13

Pertinncia temtica Associao pode propor ao contra o poder pblico. Condies: - Lei 9494/97 Art. 2o-A, PU essa lei acabou com as associaes para tutelar direitos individuais homogneos contra o poder pblico. A petio inicial dever obrigatoriamente estar com a ata da assemblia que autorizou a ao, e a relao nominal dos associados com seu endereo.- Isso porque a ao s valer para esses associados. Isso para dificultar a proposio das coletivas o STJ entende que constitucional. *Importante Sm 629 STF no para ACP, mas para MS coletivo. Ou seja, no aplica para ACP. Observaes finais - Essa legitimidade do art. 5o tem incidido que uma legitimidade concorrente (vrios legitimados) e disjuntiva (sem depender do outro). Natureza jurdica da Legitimidade (principalmente quando o MP)

1a posio: o Legitimidade Extraordinria (HNM maioria) art. 6o do CPC. Ocorre quando uma pessoa age em nome prprio na defesa de um direito alheio (NPDA) Substituio processual. 2a posio Nelson Nery:

o o

Individual homogneo Extraordinria

Legitimidade

Difusos e coletivos legitimidade autnoma para a conduo do processo no pode tratar dentro da ordinria e extraordinria. dever do MP entrar com a ACP, seria ordinria, mas por ser coletiva, defende interesse alheio, sendo extraordinria tambm, logo, prope um modelo que mistura essas duas. No decorre nem de direito prprio dele, nem de interesse alheio, legitimidade, portanto, autnoma para conduzir o processo, no est vinculada a um direito, prprio ou alheio.

LEGITIMIDADE PASSIVA
14

Quem ser ru o causador do dano e todo aquele que direta ou indiretamente contribuir ou se beneficiar diretamente dele. No h beneficirio indireto, s contribuio. No h disposio legal na LACP sobre legitimado passivo. Se no tem na ACP ir no CDC. L tambm no tem. Ter somente no art. 6o da Lei de Ao Popular (microssistema, todos ligados, pode pegar dispositivo de outro quando no tem no seu). Para a ao popular pacfico que o litisconsrcio necessrio, a conseqncia que na ACP tenha que ser necessrio tambm (HNM). Mas h jurisprudncia h julgados dizendo que na ACP facultativo. Professor entende que o HNM est certo, porque a ACP veio da APP, no existe o princpio da indisponibilidade, no pode escolher contra quem entrar, at na queixa assim. Logo, aqui tem que propor a ao contra todos que se beneficiaram. Perguntas Lei de improbidade Argumentos para aplicar a lei de improbidade para os agentes polticos: 1) Ordem legal - a lei de improbidade administrativa diz mandato, eleio, cargo poltico, interpretao literal. 2) Ordem sistemtica crime de responsabilidade direito penal. Improbidade administrativa processo civil. No tem bis in idem. No preso e indeniza famlia quando h homicdio. 3) Ordem de tipologia nem todas as condutas prescritas nas leis de crime de responsabilidade, tem anloga na lei de improbidade. Prev vrias condutas que no so crimes, assim, ao menos teria que se pereguntar ( min. Joaquim Barbosa), esse fato crime? Mas se o fato no for crime, aplica a improbidade, porque no haveria bis in idem (grande crtica que fizeram) Decreto 201 crime para prefeitos somente. No Decreto lei 201 no tem sano para o vereador, assim, pode aplicar a lei de improbidade. Os artigos de tipo no so cumulativos no pode enquadrar em dois tipos. Comea no 9, deopis no 10 e depois no 11. Sanes do art. 12 no so cumulativas (entendimento majoritrio), pode aplicar todas ou nenhuma. Ser verificada a gravidade do ato pelo juiz. MP de 1a instncia pode propor MS em 2 o grau? Sim, pode cautelar e MS, como ocorre no crime. Art. 527, III do CPC. Todos os MPs adotam que aplicam as duas crime de responsabilidade e ato de improbidade. Mesmo porque o crime de responsabilidade julgado pelo Tribunal. Professor disse que queria revogar o art. 20, mas todos concordam que constitucional.
15

Interrupo da prescrio regra geral do CPC. Antigamente era a citao, agora no mais (art. 219), com o CC ser o despacho positivo do juiz (art. 202 do CC) , o cite-se- art. 219, 1o retroage data da propositura. O que interrompe o cite-se, mas retroage. Se o MP no for necessariamente custus legis art. 5o, um dos pargrafos.

INTERESSE DE AGIR Adequao uso da via adequada. Necessidade (ou utilidade) Verifica se a parte precisa da tutela jurisdicional. Se ela no precisar, no h interesse de agir necessidade. Ex.: ao exoneratria de alimentos smula do STJ 358. O pai tem que pagar alimentos para o filho at completar a maioridade, quando ele completa os 18 anos, a prpria lei estabelece que o pai no tem que pagar mais alimentos para o filho. At 18 anos paga com base do poder familiar, e depois disso se h necessidade ainda, ele que tem que entrar com a ao. No precisa o judicirio declarar que no precisa pagar. Mas no STJ entendeu-se que necessariamente, mesmo que venha a maioridade, o filho tem que ser citado, h interesse de agir necessidade na pretenso do filho que pretende exonerar alimentos em razo do pai. No processo coletivo Eles precisam do provimento, seno no teriam entrado com a ao. Mas muitos autores fazem uma relao entre interesse de agir e pertinncia temtica. Ope judicis juiz analisa se o MP est dentro das funes institucionais etc. Alguns autores ao invs de ligar a pertinncia temtica legitimidade, eles ligam ao interesse de agir. O professor entende que o problema na legitimidade, mas alguns autores entendem que a pertinncia temtica est no interesse de agir. O efeito prtico para o processo: Extino sem apreciao do mrito. uma discusso mais tcnica do que prtica, porque em ambos extingue o processo. LITISCONSRCIO E ASSISTNCIA As regras tm previso no art. 5, s 2 e 5. Tambm h o art. 94 do CDC (prev o dever de comunicao necessidade de uma vez ajuizada a ao coletiva seja publicado no jornal editais de que a ao foi ajuizada).

16

Na questo do art. 5 e seu s tem-se dito que se a parte entra no incio do processo (no ajuizamento do processo), ex. associao e MP, poder pblico e associao, o caso de litisconsrcio, igual est na lei. Agora, se a interveno foi aps o ajuizamento da ao o caso de assistncia litisconsorcial (tem os mesmos poderes do litisconsorte, s no entrou no momento correto). No consideram listiconsrcio ulterior, em que precisa de expressa determinao legal. Pois, o sistema no deixa claro que ulterior. Assim tem prevalecido que se a parte entrar aps o ajuizamento da ao, no ser ulterior, mas de assistncia litisconsorcial. Na prtica o raciocnio o mesmo. Litisconsrcio do art. 5 ativo, inicial (se passar vira assistente, no ser ulterior), facultativo ( opo, pode entrar junto ou no) e unitrio (deciso ser idntica, se um ganha o outro tambm, se fosse simples a deciso poderia ser diferente). Nos individuais homogneos quando condena condena todo mundo, h a diviso do objeto, decide quem ganha ou perde s na hora da execuo, liquidao, e no na fase de conhecimento que ocorre a diviso. Autor popular pode ser litisconsorte dos legitimados da ACP? H uma discusso na doutrina se ou no possvel ao autor da ao popular ser litisconsorte na ACP quando ambas tiverem o mesmo objeto. Ex. ACP para proteger MA, cidado entrar com uma popular, sobre o mesmo MA. O entendimento majoritariamente contra tal possibilidade. Porque entende-se que os legitimados para a ACP. No art. 94 ocorre assistncia litisconsorcial e no litisconsrcio, pois posterior ao ajuizamento da ao. Hugo Nigro diz que esse artigo s se aplica nas aes coletiva para a tutela dos direitos individuais homogneos e coletivos. O art. 94 permite que a vtima ingresse como assistente litisconsorcial do autor da coletiva. Mas isso no interessante em razo does efeitos da coisa julgada na ao coletiva que acabam atingido o assistente. ATUAO DO MP Art. 5, 1 Se o MP no for o autor, necessariamente atuar como fiscal da lei. Princpio da Indisponibilidade Mitigada Art. 5o, 3o - (art. 9 da Lei de ao popular) Pode desistir da ao se a desistncia for fundada. O MP pode desistir da ACP se j tiver sido feito TAC com outro rgo legitimado. Vide Sm. 21 CSMP. Se a desistncia for infundada ocorre a sucesso processual, no a extino. Qualquer outro co-legitimado pode assumir ou, caso ele no assuma, o MP ir assumir. O que faculdade para qualquer outro legitimado, para o MP dever. No caso de no quiser assumir art. 28 por analogia. COMPETNCIA
17

Analisar a competncia com base em 4 critrios, e nessa ordem: 1) Critrio funcional (hierrquico) Verifico o elemento da ao parte. Regra geral analisa a existncia de foro privilegiado. 2) Critrio Material Alguns dizem impropriamente que o critrio do assunto. Momento em que se define a competncia da justia conforme a sua vocao: Justia Eleitoral o que define em regra a competncia a causa de pedir (fundamentos de fato e de direito) Justia do Trabalho / Mesma coisa do Eleitoral Justia Federal O que define a parte Justia Estadual O que define a parte 3) Critrio Valorativo O que define o valor da causa 4) Critrio Territorial onde ajuizar a ao. O que vale o critrio do local. Competncia na ACP 1) Critrio Funcional No existe ao coletiva em outro grau que no seja o 1o todas as coletivas so em 1a instncia. Mazzilli at diz que se for para perder o cargo a autoridade do 1o no poder decretar. A nica coletiva que tem foro privilegiado o MS coletivo e MI coletivo. Alm dessas, no h foro privilegiado. 2) Critrio Material Ao definir qual justia, j define qual o MP com atribuio, que vinculada justia que ele atua. Art. 121, CF trata da competncia da justia eleitoral. Remete a uma lei complementar a competncia dos juizes eleitorais (cdigo eleitoral) apesar de ser lei ordinria, foi recepcionada pela CF (o mesmo ocorrer com o cdigo tributrio) Justia Eleitoral No cvel a Justia Eleitoral julga: sufrgio gnero, dentro cabe eleies, plebiscito, referendo etc. Questes poltico-partidrias

Se a causa de pedir for uma dessas duas, ACP na justia eleitoral e o juiz del l que irar julgar. Ex. MP eleitorall ACP para anular eeli
18

Justia do Trabalho (art. 114, CF) Sm 736, STF MA do trabalho antes da EC45 era da J. Estadual. Examinador gosta desse assunto. Justia Federal O que define sua competncia a parte, para lembrar o art. 109, I, CF. Define a competncia da justia federal. Se define que parte a Unio, autarquia fundaes etc. O qe define a competncia da Federa no qual bem foi violado. Mas quem o titular de tal idireito . No a natureza do bem (do dinheiro p blico) que de Smm 150, STJ Justia estadual se acha que federal envia. Se este discorar, manda de volta para o Estadual que prossegue. Sm 42, STJ sociedade de economia mista J. estadual que julga. Justia Estadual A competncia residual. 4) Critrio valorativo Hoje nacionalmente o jvalor da causa so No h ACP no mbito dos juizados. Art. 3o, I da L. 10259/2001. Mas para o foro regional em SP pode at (at 500 ). Critrio Territorial Critrio do local Posies: a) tanto para difusos, coletivos e individuais homogneos regra do art 93 do CDC. regra central de competncia. (ignorar o ressalvada) Dano local local do dano Dano regional capital do Estado ou Braslia (DF) at 4 comarcas , qulaquer delas, definido por preveno. (entendimento doutrinrio) Dano regional mais de 4 comarcas no ser qualquer delas, mas a capital do Estado. (entendimento doutrnirio) - Dano Interestadual at 4 Estados qualquer capital do Estaado - Dano Nacional pode entrar na capital do Estado, que em tese A lei s p rev o dano local, regional e nacional. As regras territoriais protegem o interesse particular, no o pblico se ningum reclamar preclusa.
19

Posio 1o - Regra do art. 93 uma regra de competncia territorial absoluta significa que o juiz pode de ofcio reconhecer a nulidade. (Aplicar esse entendimento no MP) Tem prevalecido na jurisprudncia. Posio 2 - Para os individuais homogneos parte da doutriona diz que aplica a regra do art. 93, CDC competncia relativa. J para os difusos e coletivos aplica o ar.t 2o da LACP, competncia territorial absoluta. Essa posio professor entende que complexa, por no estabelecer no caso de dano nacional, local etc. Art. 16, LACP Confundiu competncia com coisa julgada Diz que a deciso da coletiva s vale nos limites territoriais do rgo prolator. A sentena individual vale para o Brasil inteiro. O art. 16 inconstitucional por dois fundamentos: 1) Porque no razovel violao do devido processo legal, que tem carter de razoabilidade. 2) ineficaz porque no foi acompanhado da correspondente alterao dos artigos 93 e 103 do CDC. Quais so os limites territoriais do juiz da capital quando for dano nacional? O Brasil inteiro. Se o dano for do Estado juiz da capital tem competncia sobre todo o Estado. No adiantou no mexeu no art. 93 e 103 em virtude do microssistema a ACP ir beber no art. 93 e 103 do CDC. Principalmente na prova do MP considerar inconstitucional ningum que do MP diz o contrrio. Isso pode cair numa prova dissertativa. RELAO ENTRE DEMANDAS a) relao entre individual e coletiva No processo individual quando h em duas individuais:

i.

ii.

Identidade total dos elementos da ao No processo civil tradicional, a identidade total leva extino do processo, porque ocorre o fenmeno da litispendncia ou da coisa julgada. Identidade parcial pode estar diante de dois fenmenos conexo (pedido ou causa de pedir) ou continncia (parte, causa de pedir, o pedido de uma maior que a outra quase uma litispendncia) neste caso ocorrer reunio para julgamento conjunto.

No mbito coletivo no possvel identidade total - nem a litispendncia ou a coisa julgada porque as partes so diferentes (mas alguns podem considerar que so as mesmas), mas o pedido sempre ser diferente (art. 95, CDC), isso porque o pedido da coletiva sempre ser genrico e o da individual sempre ser especfico.
20

Nunca haver uma identidade total entre individual e coletiva art. 104, CDC. Se no bastou o argumento de tcnica, vai o argumento de autoridade. J identidade parcial a continncia nunca dar, porque exige as mesmas partes. Mas pode haver conexo isso porque entre a individual e a coletiva pode bater a causa de pedir. Se os processos fossem individuais a conseqncia seria a reunio dos processos para o julgamento conjunto, mas como com coletivo, ocorre a suspenso da individual como possibilidade (Art. 104, CDC). Se ganhar a coletiva, desiste da individual ou converte em execuo. Mas se perder a coletiva, segue com a individual. b) Relao entre coletiva e coletiva Podem ser de diversas naturezas. Duas ACPs, ACP e ao popular. No pode ter sempre 3 associaes com a mesma ao, 3 MPs, defensoria de um Estado e de outro. Logo, d para ter identidade total prevalece na doutrina e na jurisprudncia a idia de que a identidade total, de duas coletivas, no leva extino das aes, mas reunio para julgamento conjunto. Apesar da identidade, uma situao em que elas poderiam ser julgadas conjuntamente. Mas pode haver a identidade parcial, seja pela conexo ou pela continncia. Neste caso, o efeito ser o mesmo reunio para julgamento conjunto (no muda nada entre processo coletivo e individual) PREVENO Critrio de preveno do CPC 106 (juiz de mesma competncia territorial o cite-se) e 219 (competncias territoriais diferentes). No art. 2o , 1o, da LACP h o critrio da propositura. Mas pela integratividade do sistema coletivo, aplica-se o art. 2o da LACP, porque o CPC subsidirio. Assim, a regra a da propositura. Ser aquele que recebeu o primeiro processo da propositura. TRANSAO Essa a transao judicial, feita em juzo, no o TAC. exceo da improbidade administrativa (l no tem transao, porque tem as sanes), admite-se transao no processo coletivo. O promotor no pode abrir mo de ajuizar a ao, depois que ajuza, pode haver a transao, porque possui o controle do judicirio. Se for realizado um mau acordo, culpa do judicirio. A questo do acordo judicial, no se submete ao crivo do CSMP quando o promotor faz um TAC no IC, ele tem que submeter disso aprovao do CSMP.
21

Mas se for feito judicialmente, no precisa da aprovao do CSMP (Sm. 25, CSMP/SP). SENTENA A sentena no processo coletivo no tem previso legal especfica. Mas a sentena da ACP pode ter todas as naturezas, depende do que foi pedido. Pode ter todas as suas naturezas, sem exceo. O comum atualmente o MP ajuizar uma ACP para anular acordo malfeito, e improbidade administrativa contra quem fez o acordo. Sucumbncia Na ACP as regras sobre sucumbncia esto previstas nos artigos 17 e 18 da LACP. H previso idntica no art. 87 do CDC. MP + Associaes Procedente o MP sem sucumbncia, porque promotor no pode receber honorrios. o Associao com sucumbncia, porque teve que contratar um advogado. Improcedente o MP e Associao sem sucumbncia, salvo m-f. Art. 17 e 18 diz que sero condenados, estes dispositivo constitucional. J ocorreu a aplicao disso para o MP. Quem paga os honorrios o Estado, porque o MP no tem responsabilidade direta.

Outros legitimados

Procedente Com sucumbncia, ou seja, eles iro receber dinheiro de quem perdeu. A defensoria entra aqui tambm, porque o dinheiro arrecada de honorrios vai para um fundo. Improcedente Tambm com sucumbncia. Professor entende que o MP deveria estar nessa regra. Se o MP perde ao, razovel que os outros re ceba.

MULTA e LIMINAR Multa Cominatria Astreintes. O Astreinte considerado, de acordo com o sistema, meio de execuo indireta. uma tcnica de coero, que atua sobre a vontade do devedor. Faa...no vai fazer?... Ter que fazer mediante o pgaemtno de A tcnica da coero diferente da tcnica da subrogao (VER ISSO).
22

Destinatrio da Multa O destinatrio da multa o credor, e no caso do processo coletivo, o credor ea coletividade. O dinheiro ser revertido para o fundo de reparao de lesados art. 13, LACP. Exigibilidade Art. 12, 2o super criticada pela doutrina, apesar de ser aplicada. A multa vale desde o dia que se configurou o descumprimento. Mas a lei estabelece que a execuo da multa ocorre depois do trnsito em julgado da deciso. A doutrina diz que na verdade deveria ter a multa com a possibilidade de execuo imediata, e seria exigvel no aps o trnsito em julgado,e se o ru no concordasse com a multa poderia agravar no tribunal. Porque torna a multa intil, principalmente quando ru o poder pblico, e j saiu do mandato. A multa perfeitamente cabvel contra o poder pblico. A multa ser paga via precatrio.

Liminar Art. 12, caput. Liminar antes, de incio, ocorre antes da sentena. Poder ser liminar de natureza cautelar ou antecipatria. A liminar de natureza cautelar no direito individual precisa ingressar com uma ao cautelar, mas na ACP a liminar cautelar pode ser pedida nos prprios autos do processo de conhecimento, mas tambm num processo cautelar preparatrio autnomo. Com ou sem justificao prvia uma audincia que o juiz faz para verificar os requisitos da liminar. Essa audincia no tem nada a ver com a cautelar de justificao. Juiz fica na dvida se d ou no, ele no v com clareza os requisitos da tutela antecipada. Ento ele faz uma audincia de justificao prvia, ele pede para as partes provarem os requisitos da liminar assim poder conceder ou neg-la. No a audincia principal do processo. Se quiser ouvir as mesmas testemunhas dessa audincia na instruo, dever fazer tudo novamente. Liminar Inaldita Altera pars Sem a oitiva da parte contrria. Pode ocorrer, mas s nas hipteses excepcionais. S ocorrer se a oitiva do ru comprometer a tutela do direito. Cabimento contra o poder pblico
23

Cabe. Mas, apesar disso, existem duas leis que limitam profundamente o cabimento da liminar contra poder pblico. Uma lei 9494/97 (art. 1o ), outra a Lei 8437/92 (art. 2o) No cabe liminar nas seguintes hipteses de ACP (L. 9494/97): Aumento e vantagens para servidor pblico Reclassificao funcional Esse dispositivo foi considerado constitucional na ADC n 4, STF entendendo por 5X1 (Marco Aurlio o voto vencido) assim. J a lei 84397/92 fala a mesma coisa que os outros, e acrescenta compensao em matria tributria ( intil porque no cabe ACP contra matria tributria, logo no cabe tambm liminar) Art. 2o da L. 9437/92 no MS e na ACP. J a liminar inaldita altera pars no poder ocorrer contra o poder pblico. Para liminar representante judicial (procuradorias) sero ouvidas anteriormente. RECURSOS Recurso da sentena da ACP apelao. Art.14, LACP, art. 85 10741/03 - Estatuto do idoso, art. 198 do ECA. Apelao na ACP tem efeito devolutivo. O efeito suspensivo fica por conta do juiz. Projeto de lei estabelece que a apelao no ter mais efeito devolutivo. *Importante* - Na ao popular, duplo efeito, apelao com efeitos suspensivo ou devolutivo. Na ACP tem devolutivo e suspensivo o juiz decide. O prazo de 15 dias porque no h previso, assim aplica a do CPC. Cuidado com prazo do ECA apesar de constar 10 dias para todo os recursos, aplica para a ACP 15 dias, de acordo com o REsp n 610. 438 item 3 Reexame necessrio nas aes coletivas A lei de ao popular (L1717/65) e a dos deficientes fsicos (L. 7853/89) prevem o reexame necessrio em favor do autor da coletiva. A deciso do juiz s vale depois de julgada pelo tribiunal O reexame uma condio de eficcia da sentena. Reexame necessrio em favor da coletividade caber em todas as coletivas? Para que o interesse pblioc. Duas posies: No se aplicam esses dispositivos s demais aes civil, s na popular e s no deficiente. esse o entendimento que prevalece.
24

Aplica aos demais idia de microssistema. Mas no essa que prevalece.

Logo, salvo nessas hipteses, no h reexame necessrio na ACP.

COISA JULGADA Coisa julgada erga omnes Procedente ou improcedente Coisa julgada ultra partes Sem coisa julgada Improcedente por falta de provas (coisa julgada secundum eventum probationes) Improcedente por falta de provas no impede outra coletiva.

Difusos

Coletivos

Procedente ou Improcedente porque no pega todas, mas o grupo da relao jurdica base. Procedente ou improcedente (seja com prova ou sem prova) pega todas as vtimas.

Individuais homogneos

**Se tem coisa julgada, no pode ter outra ao coletiva. Se no tem coisa julgada, pode ter outra coletiva. Secundum eventum litis (segundo o evento da lide) se erga omnes ou ultra partes. Secundum eventum probationes sem coisa julgada O nosso sistema considerou que a falta de provas imprprio para fazer coisa julgada para a coletividade. Para o autor no combinar com o ru de mover uma ao sem provas, e ento ela fazer coisa julgada, e no incomodarem mais o ru. Observaes A coisa julgada em todos os interesses transindividuais nunca prejudica as pretenses individuais. Esse quadro s coletivo.
25

Mesmo nas individuais homogneas prejudica s o autor coletivo, no pode mover mais uma ao coletiva, e pode propor individual. A coletiva nunca pega a individual, no h litispendncia ou coisa julgada entre individual e coletiva. Exceo art. 94, CDC para aquele que quis ser assistentes litisconsorcial nos individuais homogneos e nos coletivos se perder o processo, fez parte do processo, a coisa julgada tem efeito em relao a ele, no podendo propor ao individual. Transporte in utilibus da coisa julgada coletiva Isso significa que a sentena coletiva s beneficia o indivduo, que quer dizer que julgada procedente a coletiva, o individuo pode execut-la. Mas se for improcedente, ela no transportada para prejudicar, assim, s transporta se for para beneficiar. Mas para usar a coisa julgada coletiva, a parte deve observar o art. 104, CDC a ao coletiva no induz litispendncia para as individuais, mas os efeitos das coisas julgadas erga omnes ou ultra partes no beneficiaro os autores das individuais se no requererem a suspenso no prazo de 30 dias, contados da hora que o ru ou o juiz avisarem da existncia da coletiva com objeto semelhante. Se no avisarem, no precisa suspender. A suspenso da individual ser por prazo indeterminado dura at o julgamento da coletiva. Improcedente a coletiva Prossegue na individual Procedente a coletiva transporte in utilibus da coisa julgada extingue a individual ou transforma-se em liquidao e execuo (instrumentalidade). No pediu a suspenso da individual no se beneficia da coisa julgada coletiva. Se a individual for improcedente e s depois veio uma coletiva procedente, o individuo no teve oportunidade para suspender a individual, aproveita ou no aproveita? Duas posies: Aproveita HNM (adotar essa na prova do MP) - No aproveita prof. Ada a coisa julgada julgou a situao individual daquela pessoa, logo, no aproveita. Coisa julgada secundum eventum probationes Ser na improcedncia por falta de provas, caso dos difusos e dos coletivos permite a propositura de uma outra ao. A sua ocorrncia no precisa ser expressamente declarada na sentena, s ver na fundamentao. Para o ajuizamento da nova coletiva, a parte precisa preliminarmente, indicar a nova prova, dizendo assim que agora ser capaz de provar. O mesmo legitimado que props a primeira, poder propor a segunda. Transporte in utilibus da sentena penal condenatria Art. 103, 3o e 4o do CDC
26

Em matria de dano ambiental tem responsabilidade penal da pessoa jurdica. s vezes no crime foi condenada a pessoa jurdica teve conduta, nexo e resultado. A sentena poder ser executada no cvel. Essa sentena s poder ser executada contra o condenado, se foi a pessoa jurdica, s ela pode ser executada. No poder executar o scio o ttulo no ultrapassa a pessoa jurdica. A sentena absolutria do crime, como regra, no impede a ao individual. Aplica-se a teoria da relativizao da coisa julgada na sentena coletiva Na verdade no relativiza, mas afasta, desconsidera. permitir que assuntos transitados em julgados possam ser reabertas. Ex. ACP foi julgada improcedente no por falta de provas, mas por falta de direito. Entretanto, anos depois concluiu que tal substncia prejudicava o ambiente a ao poder ser reaberta. H 3 temas que so mais problemticos do Processo coletivos: Legitimidade Competncia Coisa Julgada EXECUO E FUNDO PARA RESTITUIO DOS BENS LESADOS Fundo de Restituio dos Bens Lesados Art. 13 complementado pelo art. 20. H um fundo para cada bem lesado. A o fundo do MA, do ECA, do Idoso, do patrimnio histrico etc. Existe um fundo por Estado para cada bem lesado. E tambm um fundo federal fundo MPF. Esse fundo, disciplinado em duas leis: L. 9008/95 L. 8242/91 O fundo gerido por membros da comunidade e por um promotor de justia O fundo ser utilizado para: 1) Recompor o bem lesado (plantar arvores, passarela para deficiente) 2) Para campanhas educativas

Questes MP estadual, sem litisconsrcio, ajuiza uma ao na justia federal. Hipteses de repasse de verbas do SUS para os hospitais locais o patrimnio passou para o hospital, mas a verba federal, e h interesse da Unio nessas verbas. Desistncia para todos os legitimados
27

A desistncia permitida, desde que fundada, para todos os legitimados. Ao dizer associao no artigo, o legislador disse menos do que queria. Transao Judicial O juiz ir fazer o controle se o MP transaciona em prejuzo da coletividade ele no homologa por dispor de direitos que no lhe pertencem. Reexame necessrio Se h regra especfica de reexame necessrio no aplica o 475 do CPC se aplica em favor do deficiente etc. Art. 100, CF s a transitada em julgado pode ser inscrita nos precatrios, no pode executar em primeiro grau.

INQURITO CIVIL 1) PARTE GERAL Art. 8, 1O e art. 9o da LACP. IC (stricto sensu) invetigaes mais compexas, percias, depoimentos etc. Peas de Informao menos complexas, ex. requisio de documentos. Tem como finalidade colher elementos para a propositura da ACP. Caractersticas do IC Procedimento meramente informativo Procedimetno Administrativo Facultativo (idem ao IP) Regra geral, o IC procedimento pblico *Privativo do MP*

Ato normativo n - 484 CPJ/06 (MP/SP) CNMP Resoluo n 23 de 17.09.07 2) INSTAURAO DO IC Mediante portaria Precisa ter: Nmero objeto da investigao principais ocorrncias que fizeram o promotor resolver investigar.

Procedimento Preparatrio de IC (PPIC) Art. 106 da LC 734/93 de SP Lei orgnica do MP de SP Se o promotor no estiver convencido da necessidade da instaurao do IC, ele instaura um procedimento preparatrio do IC. O promotor pode ter dvida da idoneidade da informao, e a instaurao por ter um impacto grande em certos locais, faz com o que seja melhor instaurar o PPIC.
28

E no afasta a necessidade de controle do arquivamento pelo rgo superior (sai quase na mesma do que instaurar o IC). Mecanismos para trancar o IC Via administrativa recurso administrativo Via judiciria MS contra o promotor O Art. 108 da LOMP/SP estabelece a existncia de um recurso contra a instaurao do IC, um recurso administrativo perante o CSMP alguns consideram esse artigo inconstitucional. A finalidade do recurso trancar o IC o qual possui efeito suspensivo haver suspenso da investigao em curso. Esse artigo muitas vezes utilizado para fazer o investigado se desfazer das provas, professor Nelson Nery entende que matria de processo, o que seria de exclusiva competncia da Unio (professor apesar de achar um absurdo o recurso, no entende inconstitucional por esse argumento). pacfico o entendimento de que contra a instaurao abusiva de IC caber Mandado de Segurana. A autoridade coatora desse mandado o promotor de justia. Esse Mandado de Segurana ser julgado pelo TJ (art. 74, II, CE/SP) uma das poucas aes cveis que tem foro por prerrogativa de funo (em nenhuma ao coletiva tem foro por prerrogativa, somente o MS). Assim, o promotor de justia quando figurar como autoridade coatora em HC ou MS ser julgado pelo TJ. A presidncia do IC no obsta o ajuizamento da ACP, ou seja, o fato do promotor comear a investigar aos fatos, e chegar concluso que deve propor ou no a ao, no o impede de propor a ao, mesmo porque o objetivo do IC justamente esse, convenc-lo ou no da proposio do IC. No haver suspeio ou impedimento do promotor de justia para o IC ainda que ele tambm seja um dos prejudicados pelo fato investigado. Se no for assim, quando o dano for nacional no haver promotor para entrar com a ao, porque todos sero vtimas. Efeito da Instaurao do IC Art. 26, 2o, III - CDC suspenso do prazo decadencial (volta a correr com o restante) Obsta a decadncia na a instaurao de IC at o seu encerramento, e depois volta a correr o prazo, e assim pode instaurar a ao. Aplica-se s para a relao de consumo (porque est na parte de direito individual). Crime de denunciao caluniosa Art. 339, CP crime de denunciao caluniosa Dar causa instaurao de IC imputando crime que se sabe inocente, pratica a denunciao caluniosa. Est expresso 3) INSTRUO DO IC
29

Poderes Instrutrios do MP no IC Art. 26 da L. 8625/93 LONMP (**LER) Vistorias e Inspees - Intimao (notificao) para depoimento Sob pena de conduo coercitiva e desobedincia. Tem prevalecido o entendimento de que nos termos do art. 300 e 42 do CP poder responder por falso testemunho tambm. - Requisio de documentos de qualquer entidade, pblica ou privada de pessoa fsica ou jurdica, de quem quer que seja. Todavia, o nico documento que o promotor no pode requisitar no IC so aqueles que tm sigilo constitucional, porque a CF estabelece alguns sigilos, so situaes em que no possvel a obteno da informao, salvo prvia ordem judicial. Ser: Sigilo Telefnico Sigilo de Correspondncia Documentos fiscais e bancrios (LC 105/2001) assim o sigilo no est expresso na CF, mas em lei infraconstitucional. Poder requisitar sem ordem judicial? Duas posies: o Sim (Nelson Nery e Hugo Mazzili) A LONMP lei especial, e a LC 105 lei geral, e a lei especial prevalece sobre a geral, no sendo protegido pelo MP o sigilo fiscal, por terem autorizao na LONMP para quebrar sigilo fiscal e bancrio. o No Esses documentos tambm tm proteo constitucional, no de forma explcita, mas no direito vida privada, intimidade. Apesar de preferir a primeira corrente, os promotores no arriscam, e sempre solicitam a autorizao judicial. Aqui requisio (determinao), no ordem, assim, o descumprimento no gera crime de desobedincia (prev superioridade hierarquica), mas o crime do art. 10 da LACP. No h contraditrio no IC Prevalece o entendimento de que no h contraditrio no IC procedimento inquisitivo. Mas o investigado pode juntar provas, etc. Mas no ir somente ter que se manifestar sobre a juntada de qualquer prova pelo MP. Segredo de Justia no IC Usar por analogia o art. 20 do CPP quando for fundamental para: elucidao do fato exigido pelo interesse da sociedade.

30

Mas os promotores geralmente no fazem isso, mas guardar as provas boas somente par ao momento que entrar com a ao. Porque podem querer alegar que violou a publicidade do IC. 4) CONCLUSO DO IC O promotor poder: Propor a ACP Se convenceu da existncia de elementos para propor a ACP. Arquivamento fundamentado Art. 9o, LACP no se convenceu da existncia de elementos suficientes para a propositura da ao. Esse arquivamento deve ser submetido apreciao do Conselho Superior do MP (CSMP). A promoo de arquivamento feita no prazo de 3 dias, e ser distribuda a um procurador de justia do CSMP, que designar uma sesso de julgamento. At a data da sesso, qualquer interessado pode juntar documentos. Nessa sesso o CSMP poder: - Homologar o arquivamento concorda com o promotor, por no haver indcios e provas. Mas essa homologao no impede outra ACP, assim, qualquer outro legitimado pode propor a ACP, at o mesmo promotor. Porque podem surgir novos elementos, que permitem o ajuizamento da ao. Essa homologao s serve para o MP, que s no caso de novas provas para propor a ACP, os outros legitimados no. A decadncia estava obstada pela instaurao do IC, e aqui volta a correr o prazo.

Converso do julgamento de diligncias - Smulas 16 e 17 do CSMP ocorre quando entende que falta provas, e determina que o representante do MP colha provas. E ele depois de produzir essas provas poder mudar o parecer dele e assim propor a ACP. E no precisar enviar novamente o processo, s comunica por ofcio. Nomeao de outro promotor para ajuizar a ACP - No pode arquivar h elementos que comprovem leso aos interesses metaindividuais. Esse promotor nomeado ser longa manus do CSMP, no atua em nome prprio, mas do CSMP.

*Ver nos meus cadernos sobre o arquivamento parcial. 5) COMPROMISSO OU TERMO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA (CAC OU TAC) Art. 5o, 6o , LACP Natureza Jurdica
31

Tem prevalecido na doutrina e jurisprudncia de que a natureza de transao (concesses mtuas e recprocas). Professor discorda, porque ningum pode transacionar com o interesse pblico, abrir mo daquilo que no seu. A natureza jurdica tem que ser de reconhecimento jurdico do pedido. Legitimidade Instaurar o IC s o MP. Mas para propor TAC MP e rgos pblicos legitimados. Fica de fora somente a associao, sociedade de economia mista, empresa pblica, ou seja, aqueles que tm personalidade jurdica de direito privado. Fiscalizao Sm 11 e 30, CSMP quem fiscaliza o cumprimento do TAC quem celebra. Um legitimado no precisa de concordncia do outro para celebrar o TAC, mas precisa ter a responsabilidade de fazer um TAC bem feito, bem como fiscalizar o seu cumprimento. Se fizer um TAC mal feito ou no observar o cumprimento do que foi prometido, responder por improbidade administrativa. E qualquer outro legitimado poder propor a ACP em cima desse TAC. Eficcia Ttulo Executivo extrajudicial porque o acordo no celebrado perante o rgo judicirio. Ou o MP ou as pessoas jurdicas legitimadas. Requisito Essencial Todo TAC por fora normativa tem que ter a cominao de uma multa, a qual deve ser cominatria (Sm. 23 do CSMP). O que interessa o cumprimento da obrigao, no o pagamento da indenizao. E de natureza cominatria (astreinte) paga a multa (castigo), sem prejuzo de ser obrigado a fazer por outras vias. E no de natureza compensatria, em que paga no lugar para compensar. Compromisso Celebrado no IC Na maioria das vezes o TAC celebrado dentro do IC. Neste caso, por resolver o problema, o promotor prope o arquivamento fundamentado do TAC, devendo, assim, haver aprovao do CSMP. Sm. 25 do CSMP Porque na ACP foi feito o acordo, por ser ao, quem extinguir o processo ser o juiz, e no o CSMP. Os promotores quando querem atenuar os rigores da lei, no faz o acordo no IC, ele entra com a ACP e pede para o juiz marcar uma audincia de conciliao, e o juiz homologa, sem passar pelo CSMP.

32

Vous aimerez peut-être aussi