Vous êtes sur la page 1sur 9

qwertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwert yuiopasdfghjklzxcvbnmqwertyuiopa sdfghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfghj klzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklzxc vbnmqwertyuiopasdfghjklzxcvbnmq Desenho e Desenvolvimento de Projecto wertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwerty uiopasdfghjklzxcvbnmqwertyuiopas dfghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfghjkl zxcvbnmqwertyuiopasdfghjklzxcvb nmqwertyuiopasdfghjklzxcvbnmqw ertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwertyui opasdfghjklzxcvbnmqwertyuiopasdf

ghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklz xcvbnmqwertyuiopasdfghjklzxcvbn mqwertyuiopasdfghjklzxcvbnmrtyui opasdfghjklzxcvbnmqwertyuiopasdf ghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklz


9 04-07-2010 Carla Rego Pires

ndice:
Definio do Projecto: .......................................................... 3 Qual a necessidade visada pelo

projecto:3 Relevncia do Problema:...5 Qual a pertinncia do problema:...................................6 Quadro terico:.....................................................7 Quadro emprico: .......7

Carla Rgo Pires

Pgina 2

Definio do Projecto:
Ttulo - A integrao das minorias tnicas no sistema educativo.

Palavras-chave Integrao; Minorias; Sistema Educativo; Flexibilidade Curricular; Cultura de Escola; Multiculturalismo; Monoculturalismo; Educao Intercultural.

Data de Incio do Projecto Julho 2010

Durao em meses seis meses

Instituies envolvidas Agrupamento de Escolas do Cerco, SPO; Gabinete de Aco Social; Associao de Pais; CMP; Junta da Freguesia de Campanh; e ESE Porto.

1 Qual a necessidade visada pelo projecto?


O projecto que pretendo desenvolver centra-se, fundamentalmente, na problemtica da integrao de alunos oriundos da etnia cigana nas escolas pblicas nacionais. 1 Procurar perceber as ideias pedaggicas dos docentes relativamente aos alunos desta minoria tnica. Tendo, eu, trabalhado com percursos alternativos com alunos ciganos, percebi as problemticas existentes em contexto sala de aula e escola.

Carla Rgo Pires

Pgina 3

Cada vez mais as nossas escolas recebem alunos de origens diferentes, com identidades culturais distintas e sui generis, muitas vezes provocando reaces adversas, alheias ao contributo que estas culturas podem acrescentar cultura de escola. 2 um desafio, mas tambm um apelo potenciar um confronto profcuo numa sociedade multicultural. 3 A necessidade deste projecto surge a partir do momento em que explcito a necessidade de se pensarem em currculos interculturais, onde os alunos se descobrem em simbiose. 4 Procurarei perceber at que ponto a elevada percentagem de absentismo e abandono escolar destes alunos pode ser reduzida se a escola encetar mudanas e reorganizar o seu contexto sociocultural de forma a incluir com naturalidade as diferenas e as diversidades num currculo que se quer flexvel e moldvel a cada realidade especfica. Este problema que gostaria de tentar minimizar afectou-me

pessoalmente quando me foram atribudos estes alunos e percebi que no tinha qualquer tipo de preparao para trabalhar esta diferena. O agrupamento de escolas no qual lecciono recebe cada vez mais alunos de etnia cigana e o receio da generalidade dos docentes em trabalharem estes alunos parece afectar a sua prestao em contexto escolar. Perceber, compreender para poder aceitar sem constrangimentos fulcral para que o processo de ensino aprendizagem acontea com sucesso. Para mim, a resoluo deste problema seria a resposta para problemas sociais relacionados com o povo cigano. A escolarizao permite acesso a uma escalada social que faz falta para que a marginalidade desta raa minimize.

Carla Rgo Pires

Pgina 4

2 Relevncia do problema:
O currculo oficial cria um bloqueio ao ensino multicultural que tem de ser efectivado numa escola que se quer acessvel e generalizada, impulsionadora da educao de todos os alunos, independentemente das suas origens e caractersticas individuais. No me parece possvel minimizar as diferenas de oportunidades de sucesso e a integrao de todos os cidados, sem primeiro se ultrapassar as dificuldades inerentes a um ensino ainda massificado e

descontextualizado. Analisar o ambiente escolar e trabalhar a partir da a integrao destes alunos de maneira a que eles sintam que a sua cultura, embora diferente da cultura da escola, tambm tida em linha de conta nas suas aprendizagens curriculares. Neste agrupamento cruzam-se e interagem diferentes actores presentes no processo de ensino-aprendizagem, assim importante criar-se um bom ambiente de aceitao e coexistncia entre todos, percebendo que cada um tem algo a acrescentar a um trabalho que se quer colaborativo. O problema de desajuste de identidades ter de ser trabalhado na escola e pela escola, num processo de construo de uma aprendizagem multicultural e intercultural. Parece-me importante mostrar a toda a comunidade educativa a crescente diversidade tnica que temos vindo a viver. Seria bom que efectivamente se trabalhasse a igualdade de oportunidades na chegada ao saber e se equilibrasse num currculo flexvel o ajuste necessrio s expectativas destes alunos em relao escola. Os professores tem de reconhecer a diversidade e transformar aquilo que uma desvantagem num proveito cultural generalizado a toda a comunidade educativa.

Carla Rgo Pires

Pgina 5

3 Qual a pertinncia do problema?


1 Se politicamente pretendemos integrar estes alunos numa sociedade proactiva temos de lhes fornecer preparao, para tal h que resolver, em contexto escola, uma situao que poder agravar as disparidades sociais, causando maior desequilbrio econmico, cultural e social. 2 Ao defendermos que este povo carece de uma integrao real na sociedade temos de procurar reduzir as distncias culturais que sabemos existir. Afastar sentimentos xenfobos e apelar a uma concreta educao para todos numa escola plena de diferenas. 3 Como docente, creio ser fundamental perceber como funciona a cultura desta minoria de modo a ser melhor profissional da educao. Este agrupamento est integrado numa ambiente social onde tem havido um realojamento destes indivduos, devido reorganizao do Bairro So Joo de Deus. Ora, parece-me claro que este problema afecte a nossa comunidade educativa porque, por incompreenso, no se tem conseguido reduzir as percentagens de abandono escolar e absentismo destas crianas. 4 Presentemente, esta parece-me ser uma lacuna a nvel de preparao do agrupamento, no sentido de trabalhar as diversidades e as diferenas em contexto escolar que importa rematar numa escola onde o nmero de alunos de etnia cigana considervel e com tendncia a vir aumentar, reduzindo as taxas de abandono escolar e minimizando o absentismo, ao mesmo tempo que se promove a integrao social destes alunos numa escola integradora.

Carla Rgo Pires

Pgina 6

4 Quadro Terico:
Questes tericas relacionadas com o projecto:

1 Conceito de Cultura 2 Cultura de Escola 3 Cultura Cigana 4 Educao Intercultural 5 Formao de professores para a integrao do intercultutalismo na prtica docente 6 Comunicao entre as famlias ciganas e a escola/docentes 7 Valorizar a diversidade nas prticas curriculares

5 Quadro Emprico:
Objectivo de investigao: O objectivo deste projecto de investigao aco tentar perceber quais as expectativas dos alunos ciganos em relao Escola e procurar uma integrao mais efectiva, reduzindo as percentagens de abandono escolar e absentismo. Com os instrumentos de recolha de dados que irei aplicar aos alunos procuro: 1 Perceber o que sentem em relao Escola. 2 Compreender o que esperam poder melhorar nas suas vidas com mais habilitaes. 3 Indagar sobre a relao entre estes alunos ciganos e os restantes actores deste agrupamento. 4 Verificar qual a relao entre a Escola e as famlias ciganas.
Carla Rgo Pires Pgina 7

Com os instrumentos de recolha de dados que irei realizar aos docentes procuro: 1 Conhecer a ideia dos docentes em relao integrao escola e social desta minoria tnica os ciganos. 2 Compreender como os docentes trabalham a diversidade cultural no currculo para que os alunos ciganos se sintam assimilados. 3 Verificar de que modo os professores se envolvem na compreenso da cultura cigana. 4 Perceber o que sentem em relao em relao a uma educao intercultural. 5 Observar a resposta do agrupamento necessidade de uma educao intercultural. Publico Alvo: Agrupamento de Escolas do Cerco, mais concretamente alunos de etnia cigana e os docentes que leccionam os percursos alternativos.

Metodologia:

a) Investigao aco b) Mtodo qualitativo de anlise de dados

Instrumentos de recolha de dados:

a) b) c) d)

Entrevistas Inquritos Observao directa Anlise documental

Carla Rgo Pires

Pgina 8

6 Estratgia:

Divulgar, junto da comunidade educativa, os resultados das entrevistas no sentido de apontar os aspectos a trabalhar na resoluo do problema. Criar situaes de multiculturalismo na aula e, assim, mostrar a identidade de todos, fugindo da violncia simblica que se exprime no currculo prescrito. Realizar um dia cultural dedicado a esta minoria tnica, apelando participao das famlias e ao convvio entre todos. Assim, e de acordo com os objectivos por mim traados procedo organizao estratgica do meu trabalho de investigao/aco nos seguintes moldes:

Analisar o currculo proposto

Realizar entrevistas

Promover actividades interculturais

Abrir a Escola famlia

Promover aces de formao aos docentes

Carla Rgo Pires

Pgina 9

Vous aimerez peut-être aussi