Vous êtes sur la page 1sur 3

http://www.istoe.com.

br/reportagens/1874_UMBANDA+E+CANDOMBLE+NA+EUR OPA

Comportamento | Edio: 2036 | 12.Nov.08 - 10:00 | Atualizado em 10.Mai.11 - 07:22

Umbanda e candombl na europa


Pais-de-santo profissionalizam os rituais afros e expandem a prtica pelo Velho Continente
Carina Rabelo Comportamento Umbanda e candombl na europa Pais-de-santo profissionalizam os rituais afros e expandem a prtica pelo Velho Continente Carina Rabelo, de Berlim (Alemanha)

Desde que foi convidado, h 19 anos, para ministrar aulas de dana afro numa escola em Berlim, na Alemanha, Murah Soares, 38 anos, criado e iniciado num terreiro de candombl na Bahia, surpreendido por alunos que lhe pedem a bno aps as coreografias. Da nasceu a convico de que tinha um terreno frtil para difundir sua crena entre os alemes. Em 4 de dezembro de 2007, Murah oficializou o Il Ax Oy, o primeiro terreiro de candombl na Alemanha com as bases religiosas do Brasil. Em julho deste ano, ele foi reconhecido oficialmente aps a bno da Me Beata, de Nova Iguau (RJ), uma das mais respeitadas do Brasil. Assim como Murah, muitos pais-desanto e mes-de-santo escolheram a Europa para desenvolver e plantar o culto aos caboclos e orixs. A receptividade dos europeus diversidade de manifestaes culturais e religiosas fomentada pela presena macia de imigrantes no Velho Continente. Segundo a Eurostat, comisso que divulga as estatsticas da Europa, em 2007 o continente tinha mais de 1,8 milho de imigrantes legais, o triplo de 1994, quando eram 590 mil. Diante do desafio de dialogar com a pluralidade cultural que invade as ruas, a Europa revela um interesse crescente pela diversidade, pelo extico, pela identidade e pela religio das outras naes. Em 1974, de carona na onda do esoterismo, surgiram os primeiros terreiros de umbanda e candombl na Europa, ainda reduzidos s prticas de magia. A partir do sucesso internacional dos trabalhos do fotgrafo e escritor francs Pierre Verger, pilar da difuso do candombl pelo mundo, comearam os festivais multiculturais e de fomento ao intercmbio de estudantes e pesquisadores entre Brasil e Europa. Assim, a dana e a musicalidade dos cultos afros se tornaram o ponto de partida para o interesse pela religio. Na Europa, h mais tolerncia do que no Brasil, onde os cultos ainda sofrem os ataques dos evanglicos. Na Alemanha, ela vista com respeito, admirao e curiosidade, diz Murah, que tambm presidente da ONG Frum Brasil, que promove a difuso da cultura brasileira atravs de workshops e seminrios. O Il Ax Oy, em atividade h seis anos, rene 300 alemes e imigrantes nas festividades religiosas.

Enquanto o candombl e a umbanda se popularizaram no Brasil pelas magias, curas e benefcios imediatos, os europeus se interessaram pelo aspecto antropolgico dessas religies. Os europeus tm curiosidade pelos fundamentos tericos e a histria dos cultos. O que os motiva tambm na iniciao a resposta imediata na comunicao com as entidades, o que no ocorre nas demais crenas. Eles sabem que o orix est ouvindo, comenta o pai-de-santo italiano Mrio Quintano, 40 anos, presidente da Associazione per la Diffusione del Candombl, na Itlia. Aps a iniciao no Brasil, Mrio se mudou para Arborio, na regio do Piemonte, onde administra h oito anos o terreiro de candombl Il As Alaketu Ayr.

No Velho Mundo, algumas adaptaes devem ser feitas para garantir o bom convvio com a comunidade local. ustria, Alemanha e Sua, por exemplo, rejeitam a centralizao do comando religioso numa nica figura. Procuro diminuir a hierarquia no meu terreiro para que todos se sintam includos e conscientes do que ocorre l, comenta a psicoterapeuta austraca Astrid Habiba Kreszmeier, 44 anos, que adotou o nome Habiba de Oxum Abalo, aps ser iniciada no Brasil pelo pai-desanto Carlos Bubby, em So Paulo. H dois anos, Habiba fundou o terreiro Terra Sagrada na cidade de Graz, na ustria, com filiais na Sua, em Zurich, e na Alemanha, em Landsberg. Entre as adaptaes esto as modificaes no culto, que devem estar de acordo com a legislao europia (leia quadro). Thales Fonseca, 29 anos, que se intitula Comandante Chefe do Terreiro Umbanda Temple, fundado em maio de 2007, em Londres, na Inglaterra, reconhece a rigidez das leis e considera algumas delas benficas para a religio. Aqui, se algum discrimina o outro pela f, vai parar na cadeia. A ao da polcia muito rpida para coibir a intolerncia religiosa. Criado por uma fervorosa evanglica e freqentador assduo dos cultos protestantes, ele recebeu crticas quando decidiu ser iniciado na umbanda aos 15 anos. As entidades disseram que eu deveria trazer a religio para os ingleses, que esto carentes de um trabalho espiritual gratuito. Foi quando descobri o meu caminho, afirma. Pesquisadores da religio reconhecem a expanso dos cultos afros na Europa, mas so reticentes em considerar que o interesse dos europeus tem um engajamento verdadeiramente religioso. O candombl e a umbanda so to curiosos para eles como a capoeira, os atabaques e a dana folclrica. um interesse pela diversidade cultural, como ocorre com a world music. Teriam a mesma empolgao pela manifestao cultural dos aborgines australianos, por exemplo, pondera o socilogo Flvio Pierucci, da Universidade de So Paulo. Com ou sem legtimos praticantes, o fato que o candombl e a umbanda j no so mais vistos como macumba no Velho Continente.

Vous aimerez peut-être aussi