Vous êtes sur la page 1sur 6

3

1. Resumo Sero apresentados neste relatrio os fenmenos de mudana de estado fsico da gua, bem como os resultados de experimentos feitos em laboratrio para verificao desses fenmenos. Sero vistos tambm o fenmeno de sublimao com o Iodo.

2. Introduo Toda matria constituda de pequenas partculas e, dependendo do maior ou menor grau de agregao entre elas, pode ser encontrada para fins didticos, em trs estados fsicos: slidos, lquido e gasoso. Cada um dos trs estados de agregao apresenta caractersticas prprias como o volume, a densidade e a forma, que podem ser alteradas pela variao de temperatura (aquecimento e resfriamento), e presso. No experimento realizado foram observadas as alteraes fsicas da gua e do iodo separadamente, denominadas fuso, ebulio e sublimao. Ponto de Fuso: uma temperatura caracterstica na qual determinada substncia sofre fuso (durante o aquecimento) ou solidificao (durante o resfriamento), ou seja, trata-se de uma temperatura caracterstica quando uma determinada substncia passa do estado slido para o estado lquido, ou do estado lquido para o estado slido. Ponto de Ebulio: uma temperatura caracterstica na qual determinada substncia sofre ebulio (durante o aquecimento) ou condensao (durante o resfriamento), ou seja, trata-se de uma temperatura caracterstica quando uma determinada substncia passa do estado lquido para o estado gasoso, ou do estado gasoso para o estado lquido. Sublimao: A passagem do estado slido para o gasoso se d quando a presso do ambiente no suficiente para frear as partculas atmicas do material e permite que elas atinjam o estado gasoso imediatamente, sem passar pelo lquido. O gelo seco, a naftalina e o iodo so exemplos clssicos que sofrem essa mudana porque sublimam naturalmente, em condies de temperatura e presso ambientes. Outros slidos tambm sublimam.

3. Parte Experimental Materiais Bquer de 100 (cem) mL Bquer de 50 (cinqenta) mL Vidro de Relgio Termmetro Suporte Universal Bico de Bussen Tela de Amianto Suporte para o Termmetro Garra de Metal Trip Reagentes Gelo Cristais de Iodo 3.1. Procedimentos Experimentais 3.1.1. Experimento 1: Determinao da temperatura de Fuso e Ebulio da gua pura Inicialmente montou-se o suporte universal posicionando o termmetro em relao ao bquer para medir a temperatura conforme pedido. Em seguida posicionou-se o bquer de 100 mL sobre a tela de amianto que estava no trip dentro da capela. Adicionou-se ento no bquer cubos de gelos de medidas diferentes e colocou-se o mesmo sobre a tela de amianto. Logo aps acedeu-se o bico de bunsen e regulouse a chama conforme pedido. Foi observado e acompanhado o derretimento do gelo em fuso do tempo e temperatura, no trmino da observao usou-se a pina para retirar o bquer aguardando o resfriamento para reutilizar na duplicata. E repetiu o procedimento.

3.1.2. Experimento 2: Avaliao do Fenmeno de Sublimao: Colocou-se 2 (dois) cristais de Iodo em um Bquer de 100 mL, acendeu-se o bico de bunsen, em seguida cobriu-se o bquer com o vidro de relgio, aquecendo assim o bquer brandamente sobre a tela de amianto. Observaram-se as transformaes atentamente.

4. Resultados e Discusso 4.1. Determinao da Temperatura de Fuso e Ebulio da gua pura: Primeira Etapa: Temperatura (C) 5,5 11 18,5 21 22 24 27 36 Completamente Lquido 50 63 73 82 90 94 95,3 Minuto 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14

Incio Ebulio Estabilizou-se Observe o grfico:

refazer grfico

Segunda Etapa: Temperatura (C) 8,5 9 19,5 23 23 24,5 28 Completamente Lquido 29,5 37 50 61 71 79 87 90 92 95 96 Minuto 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 13,3 14 15 16

Incio da Ebulio Estabilizou-se

Obs.: Repetiu a temperatura do minuto 3 e 4 devido o termmetro no esta totalmente mergulhado na gua . De acordo com a tabela, confira o grfico a seguir:

Ao observa-se as temperaturas obtidas aplicadas nos grficos e nas tabelas, podese notar uma significativa diferenciao das temperaturas do primeiro procedimento

para o segundo, devido a fatores influenciveis que ocorreram em cada um deles, sendo estes feitos da mesma forma. Essas diferenas so justificadas por no se utilizar cubos de gelo de medidas iguais, a permanncia do bquer no procedimento seguinte sendo que este j havia sido aquecido anteriormente e pela realizao da prtica na capela, sendo isso um fator significativo, pois a capela j se encontrava aquecida pela realizao do primeiro procedimento, provocando alteraes na anlise dos resultados. Alm disso, no primeiro procedimento foi necessrio esperar mais tempo em relao estabilidade da temperatura da gua. Sabe-se que o ponto de fuso da gua pura de 0C e o de ebulio de 100 C, porm considerando que a gua utilizada apresenta inmeras substncias ocorreu variao em relao ao ponto de fuso e ebulio consideradas pela literatura. 4.2. Avaliao do fenmeno de sublimao Com 30 (trinta) segundos de observao, verificou-se a sublimao dos cristais de iodo, isso ocorreu em pouco tempo, pois devido ao aquecimento houve a acelerao do processo. Observou-se tambm que grande parte do iodo em estado gasoso ficou na parte superior, onde se encontrava o vidro de relgio, pois tal superfcie mais fria do que o fundo do Becker, sendo assim o iodo passa do estado gasoso para o slido, ou seja, ocorre a ressublimao.

Vous aimerez peut-être aussi