Vous êtes sur la page 1sur 37

-----------------------------------------------------------------------Sumrio Geral <sumario.html> Captulo 1 <cap1.html> Captulo2 <cap2.html> Captulo3 <cap3.html> Captulo4 <cap4.html> Captulo5 <cap5.html> Captulo6 <cap6.

html> Fale Conosco <contato.html> -----------------------------------------------------------------------*Captulo 06* <cap6.html> - Dinamicas: de Apresentao <cap6.1.html>Integrao e Aquecimento <cap6.2.html> - Sexualidade <cap6.3.html> -Preveno DST/AIDS <cap6.4.html> - Preveno ao uso de drogas <cap6.5.html> - Educao para paz <cap6.6.html> - Planejamento <cap6.7.html> - Encerramento e Avaliao <cap6.8.html>. DINMICAS DE SEXUALIDADE

O Semforo *Objetivo: *Identificar temas de maior interesse em sexualidade. *Durao: *20 minutos. *Material: * Sala ampla e confortvel, papel sulfite, pincis atmicos, 03 crculos de papel carto nas cores vermelha, amarela e verde. *Desenvolvimento: * Trabalho individual (5 minutos): 1. O facilitador fornecer folhas de sulfite e pincel atmico para cada participante. 2. Pedir a cada um que dobre em 3 partes a folha de sulfite, no sentido do comprimento. 3. Em cada tira de papel (ou ficha), ser escrita uma palavra que corresponda a um tema de interesse prprio sobre sexualidade. Pode-se tambm escrever uma pergunta, no caso de no se saber a que assunto ela pertena. 4. O facilitador colocar 3 crculos distanciados, lado a lado, no cho da sala. Trabalho grupal (15 minutos): 1. Cada participante distribuir suas fichas pelos crculos ou "sinais do semforo", dependendo do grau de dificuldade que sentir ao debater sobre os temas. 2. O sinal vermelho representa muita dificuldade sobre o assunto, o amarelo representa dificuldade mdia e o verde significa pouca dificuldade.

3. O facilitador pedir aos jovens que passem pelos crculos e leiam os temas escolhidos. 4. Solicitar que as fichas sejam enfileiradas abaixo de cada crculo, em ordem decrescente, e que cada um escolha. *Sugestes para reflexo: * * Por que esses assuntos so importantes para os jovens? * Sobre qual dos temas citados mais difcil falar e por que? * Qual o tema mais fcil? Por que? Brincadeira do Saco *Objetivo:* Auxiliar os adolescentes a manifestarem suas dvidas sobre sexualidade e reproduo. *Material:* Sala ampla e confortvel, folhas de papel, pincis atmicos e saco de plstico. *Desenvolvimento:* 1. O facilitador fornece folhas de papel e pincel atmico para os adolescentes. 2. Cada participante do grupo escreve em tiras de papel, sem colocar seu nome, os temas ou perguntas que gostaria que fossem tratadas nos encontros. 3. Todas as tiras so colocadas em um saco. 4. Cada um retira do saco uma tira. 5. Cada pessoa l, em voz alta, o que contm na tira que retirou. 6. Abre-se um espao para os comentrios e o grupo discute os temas e a organizao dos encontros. *Sugestes para reflexo:* * Sentimentos mobilizados. * Facilidades e dificuldades em ouvir sobre os temas escolhidos por outros. *Resultado esperado: *Estabelecimento, com a participao dos adolescentes, dos contedos a serem tratados nos encontros. Espelho Mental *Objetivo:* Tomar conscincia da imagem do seu prprio corpo. *Durao:* 50 minutos. *Material:* Sala ampla e confortvel, folhas de papel sulfite, lpis, toca-fitas e msica lenta. *Desenvolvimento:* _Orientao geral_ (5 minutos): 1. Pedir a todos os participantes que andem pela sala (descalos) ao som da msica, seguindo as instrues do facilitador: * * * * * Andar Andar Andar Andar Andar na ponta dos ps. apoiando o corpo no calcanhar. na chuva. em uma superfcie quente. passando por uma porta estreita.

* Andar em cmara lenta. * Andar em marcha r. Os participantes no devero tocar o corpo do outro colega. 2. Pedir a todos que parem onde esto, fechem os olhos, pensem na parte do seu corpo que acham mais bonita e atrativa e guardem mentalmente essa imagem consigo. _Trabalho individual_ (10 minutos): 1. Solicitar a cada participante a se sentar, a pegar sua folha de papel sulfite e a procurar esquematizar no papel a imagem captada pelo seu crebro. No colocar o nome. 2. Lembrar que somente um esquema e no um desenho artstico. _Trabalho em grupo_ (35 minutos): 1. Pedir a cada participante que vire o esquema para baixo e aguarde. 2. Quando todos terminarem, pedir que faam as folhas circularem, com o esquema para baixo. 3. Pedir-lhes que parem de passar quando as folhas atingirem a metade do crculo, e que desvirem-nas. 4. Cada participante, com uma folha nas mos, comentar ou mostrar o que a pessoa conseguiu passar de sua imagem mental. 5. Quando todos terminarem a tarefa, pedir que faam circular todos os esquemas, para serem vistos. 6. Cada participante guardar sua folha. *Sugestes para reflexo:* * * * * Mudanas fsicas da adolescncia. Satisfao de homens e mulheres com suas formas fsicas. Resultado esperado: Compreenso dos aspectos anatmicos atravs do desenho de homens e mulheres. * Correo das possveis distores acerca dos aspectos anatmicos. * Possibilidades de avano no tema com a montagem da histria do personagem _ a partir dos desenhos produzidos pelos grupos (quem , o que faz, o que gostaria que acontecesse na sua vida e famlia). Expressando a Sexualidade *Objetivo: *Discutir com os adolescentes as manifestaes da sexualidade. *Durao:* 1 hora *Material:* Sala ampla e confortvel, cartolinas, folhas de papel, canetas coloridas, revistas, jornais atuais e cola. *Desenvolvimento:* Atividade Individual 1. Facilitador pede aos adolescentes para pensarem em algo que tenham

visto, ouvido, falado ou sentido, sobre sexualidade. 2. Solicita aos participantes que guardem esses pensamentos para si. No necessrio escrev-los. Atividade em pequenos grupos 1. Forma grupo de 5 adolescentes e solicita que conversem sobre as situaes em que a sexualidade manifestada pelas pessoas no ambiente social. 2. Entrega revistas, jornais, folhas de papel, canetas, tesouras e cola aos grupos. 3. Solicita aos grupos que montem um painel com figuras, anncios e textos relacionados com a sexualidade. Atividade de grande grupo (todos os participantes) 1. Aps a elaborao do painel, pede a cada grupo que eleja um representante para falar do processo de discusso e montagem do painel. 2. Cada representante de grupo coloca seu painel na parede da sala e explica para o grande grupo o seu significado. 3. Aps as apresentaes dos representantes, abre o debate para todos os participantes. 4. O facilitador pode fazer uma sntese dos tpicos apresentados e incentivar a reflexo sobre as manifestaes da sexualidade em diferentes culturas. *Sugestes para reflexo:* * * * * Por que as pessoas confundem sexualidade com sexo? De que maneira a sexualidade pode ser expressada? Que sentimentos podem estar envolvidos na expresso da sexualidade? Que se entende por sexualidade, sensualidade, erotismo e pornografia?

*Resultado esperado: *Debate das concepes do grupo sobre sexualidade e suas diferentes maneiras de expresso. Jogo da Auto-estima *Objetivo:* Explicar aos jovens o que auto-estima e o que influi nela. *Durao: *20 a 30 minutos. *Material: *Folhas de papel para cada membro do grupo. *Desenvolvimento:* 1. Pergunte ao grupo se algum sabe o que "auto-estima". Se ningum souber, explique que a auto-estima a forma como uma pessoa se sente a respeito de si mesma, e que a auto-estima est estreitamente relacionada com nossa famlia e nosso meio ambiente. Mostre que, a cada dia, enfrentamos situaes que afetam o modo como nos sentimos a respeito de ns mesmos. Por exemplo, se brigarmos com nossos pais ou se um amigo nos critica, isso pode prejudicar nossa auto-estima. 2. Entregue uma folha de papel para cada participante, explicando que representa sua auto-estima. Explique que voc ler uma lista de situaes que podem ocorrer, ocasionando prejuzo nossa auto-estima. 3. Diga que cada vez que voc ler uma frase, eles devem arrancar um pedao da folha de papel, na mesma proporo em que essa situao afetaria a auto-estima. D um exemplo: leia a primeira frase, rasgue um pedao de sua prpria folha de papel, dizendo: "Isso me afeta muito, ou isso no me afeta muito".

4. Leia as frases que julgar adequadas, ou crie suas prprias frases. 5. Depois de ler todas as frase que afetam a auto-estima, explique que agora eles vo recuperar a auto-estima. Diga que reconstituiro sua auto-estima aos pedaos, tambm. 6. Comente os pontos de discusso. *Observao:* Certifique-se deter a mesma quantidade de frases para reforar a auto-estima e para enfraquec-la. Adapte ou crie frases, de forma que reflitam o mais fielmente possvel as situaes vividas pelos jovens em sua comunidade. Afetar a auto-estima (imagine que, na ltima semana, aconteceu o seguinte:) Uma briga com seu/sua namorado Seu chefe ou seu professor criticou seu trabalho Um grupo de amigos ntimos no o convidou para um passeio Seu pai ou sua me o chamou de malcriado Umo amigo revelou um segredo que voc contou a ele Surgiu um boato sobre sua reputao Seu/sua namorado o deixou por causa de outro Um grupo de amigos zombou de voc por causa de sua roupa ou de seu penteado 9. 9. Voc tirou pssimas notas numa prova, ou fracassou no trabalho 10. 10. Seu time de futebol perdeu um jogo importante 11. 11. Umo menino de quem voc gosta recusou um convite para sair com voc Recuperar a auto-estima (Na ltima semana, imagine que aconteceu o seguinte:) 1. Algumo colega de trabalho ou da escola pediu seus conselhos sobre um assunto delicado 2. Um rapaz/uma moa de quem voc gosta convidou-o para sair 3. Seu pai ou sua me lhe disse que gosta muito de voc 4. Voc recebeu uma carta ou um telefonema de umo amigo 5. Voc tirou boas notas numa prova, ou se saiu bem em seu trabalho 6. Um rapaz/uma moa aceitou seu convite para sair 7. Seu time ganhou um jogo importante 8. Seus colegas da escola o escolheram como lder 9. Voc ganhou uma bolsa de estudos 10. Seu/sua namorado mandou-lhe uma carta de amor 11. Todos os seus/suas amigos elogiaram sua roupa ou seu penteado *Sugestes para reflexo:* * * * * * Todos recuperaram sua auto-estima? Qual foi a situao que mais afetou sua auto-estima? Por qu? E qual causou menos danos? Qual foi a situao mais importante na recuperao da auto-estima? Que podemos fazer para defender nossa auto-estima quando nos sentimos atacados? * Que podemos fazer para ajudar nossos amigos e familiares quando sua auto-estima est baixa? * Crie alguns pontos de discusso para as perguntas que surgirem. *Atividades Opcionais:* 1. Pea aos jovens que faam uma lista sobre como reagiriam a situaes que afetassem sua auto-estima, como poderiam se defender do efeito que essas situaes pudessem causar. 2. Pea aos jovens que elaborem uma lista, durante um dia, sobre coisas 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8.

ou fatos que melhoraram sua auto-estima, e que apresentem suas listas em pequenos grupos. Adolescer *Objetivo:* Possibilitar aos jovens uma reflexo sobre como percebem o processo da adolescncia. *Durao:* 1 hora *Material:* Sala ampla, aparelho de som, papel sulfite, lpis de cor ou cra e hidrocor. *Desenvolvimento*: 1. O facilitador solicitar ao grupo que faa um desenho representando como eles percebem a fase da adolescncia. 2. Aps a realizao dos desenhos, solicitar aos jovens que escrevam algo sobre: Adolescncia ... 3. Cada adolescente ir falar a respeito de seu desenho, relatando como caracterizou a adolescncia. *Sugestes para reflexo:* * Como o adolescente se percebe? * Como o adolescente visto pela Sociedade? * De que forma o adolescente contribui com as transformaes sociais? Descobrindo a Adolescncia *Objetivo:* Conversar sobre o que ser adolescente hoje e auxiliar os adolescentes a identificarem suas possibilidades. *Durao: *1 hora. *Material:* Sala ampla, folhas de papel, pincis atmicos para cada participante. *Desenvolvimento:* Com o grupo todo reunido, o facilitador solicitar a realizao das seguintes tarefas: 1. Falar da infncia: * Imagine uma criana, seu nome, idade, o que ele gosta de fazer e de brincar. * Representem o que imaginaram atravs de um objeto. * Falem do seu objeto para o grupo e, juntos, definam (numa frase ou numa imagem) o que ser criana. 2. Falar da adolescncia: * Pensem que a criana cresceu e entrou na adolescncia. * Falem sobre o que aconteceu com ela. * Escolham um objeto que represente o adolescente ou sua prpria adolescncia. * os adolescentes apresentam seus objetos, conversam e definem o que adolescncia. * Discutem qual o objeto que representa melhor a passagem da adolescncia para a vida adulta. 3. Falar do novo na adolescncia: * Solicitar que os participantes faam uma lista de acontecimentos importantes em suas vidas, destacando a "primeira vez" em que ocorreram.

*Sugestes para reflexo:* * Refletir se fcil ser adolescente. * Por que fcil para algumas pessoas e difcil para outras. * Com quem os adolescentes conversam sobre essa etapa de suas vidas. *Resultados esperados:* Verbalizao de diferentes e semelhantes histrias de vida. Oportunidade de reconhecer mudanas fsicas e identificar pessoas com quem dividir essa etapa da vida. Possibilidade de avano no tema com a montagem de uma histria, a partir da lista por eles elaborada. Montam a histria, criam personagens e enredos. Encenam ou relatam para o grupo e juntos discutem as cenas. *Observao: * Podem surgir situaes como o primeiro beijo, o primeiro no, a primeira transa e outras. O facilitador no deve sugerir, ele deve esperar trabalhar com o material que surge do grupo, inclusive com o silncio e as inibies que possam eventualmente aparecer, tentando apontar seu significado. Jogo das Aparncias *Objetivo:* Demonstrar como esteretipos e interpretaes subjetivas interferem na comunicao e percepes sobre outra pessoa. *Durao:* 30 minutos. *Material:* Sala ampla e confortvel, bales, pedaos de papel, canetas e msica alegre e movimentada. *Desenvolvimento:* 1. Facilitador entrega um balo vazio e um pedao pequeno de papel em branco para cada um dos participantes. 2. Pede para cada adolescente escrever no papel 3 caractersticas pessoais, de maneira que, a partir dessas caractersticas, elo possa ser identificada pelos outros participantes. 3. A seguir, os participantes dobram o papel e colocam-no dentro do balo. 4. Cada pessoa enche seu balo e quando estiverem cheios, devem ser todos jogados para cima, ao mesmo tempo e ao som de msica animada. 5. Quando a msica parar, cada um pega o balo que estiver na sua frente e o estoura. 6. Finalmente, cada adolescente l o papel que encontrou dentro do balo e tenta identificar a pessoa que tem as caractersticas descritas. *Sugestes para reflexo:* * Como adquirimos os esteretipos? * Por que muitas vezes as aparncias enganam? * Os esteretipos influenciam no comportamento e nos sentimentos das pessoas? De que maneira? * Tudo o que parece ser ? E o que parece ser? *Resultado esperado:*

Reflexo sobre o modo das pessoas se relacionarem consigo mesmas e com os outros e sobre os esteretipos conhecidos pela comunidade. Eu era assim fiquei assim *Objetivos: *Construir coletivamente o conceito de adolescncia e evidenciar o conhecimento j existente no grupo sobre o tema em pauta. *Durao:* 40 minutos. *Material:* Folhas grandes de papel pardo, canetas pilot de 4 cores, caixas de gizo de cera, fitas crepe, tubos de cola branca, tesouras, revistas velhas, sucatas em geral. *Desenvolvimento:* 1. Dividir o grupo em dois subgrupos. Cada subgrupo, aps discutir o tema a ser desenvolvido, far dois grandes cartazes coletivos sobre as caractersticas de uma criana e de umo adolescente brasileiro. Um subgrupo abordar o sexo masculino e o outro, o sexo feminino. *Sugestes para reflexo:* * Os cartazes sero apresentados e discutidos em plenria. A discusso ser aprofundada pelo facilitador, com anlise dos tpicos do tema o que adolescncia, tendo como base o que foi expresso nos cartazes e o que faltou. * As novas idias que surgirem devero ser acrescentadas aos cartazes ou escritas em uma folha de papel pardo, que ser pregada ao lado deles. Depois da discusso, ser construdo o conceito coletivo de adolescncia, que dever ser exposto em local visvel. * Refletir com o grupo se as caractersticas levantadas so exclusivas dos adolescentes ou se pertencem tambm s outras faixas etrias, como a dos adultos. Ex.: Rebeldia (caracterstica que pode ser do adolescente e do adulto). Eu era assim fiquei assim - II *Objetivos:* Aprofundar a anlise e o conhecimento sobre a fase evolutiva da adolescncia e evidenciar o conhecimento j existente no grupo sobre o tema em pauta. *Durao:* 20 minutos. *Material:* Cartelas de cartolina amarela, branca e verde, fita crepe e canetas pilot. *Desenvolvimento:* 1. Dividir o grupo em 4 subgrupos. Pedir-lhes que observem os cartazes j prontos e escrevam nas cartelas amarelas as modificaes biolgicas que encontrarem nos cartazes, referentes maturao sexual; nas cartelas brancas devero escrever as modificaes do crescimento esqueltico e nas verdes as outras que encontrarem e que no se encaixarem nessas duas modalidades. 2. Unir os subgrupos de dois em dois para que analisem o trabalho que fizeram, acrescentando nas cartelas as modificaes pubertrias que esto faltando. As cartelas sero pregadas com fita crepe em papel pardo, separadas por cores. *Sugestes para reflexo:*

* Pregar esses trabalhos em local visvel e analis-los em plenrio. Construir um trabalho coletivo com todas as modificaes encontradas, colando-as sob o ttulo correspondente, cuidando para que essas modificaes no estejam repetidas ou faltando alguma. Colocar esse trabalho em local visvel. * Durante o trabalho coletivo, o facilitador desfar os equvocos e as dvidas e aprofundar o tema. Linguagem Popular *Objetivo: *Introduzir a terminologia cientfica e fazer com que os jovens se sintam mais vontade em relao a ela. *Durao: *20 a 35 minutos. *Material: *Folhas de papel e canetas. *Observao:* Antes de apresentar esta atividade, escreva em cada folha de papel um dos seguintes termos: * Mulher Ato sexual * Homem Masturbao * Seios Testculos * Pnis Menstruao * Vagina Sexo oral * Homossexual *Desenvolvimento:* 1. Introduza a atividade dizendo que os adultos e os adolescentes usam muitos termos populares relacionados com a sexualidade. 2. Espalhe as folhas de papel pelo cho da sala. Em cima de cada uma, coloque uma caneta. 3. Pea a todos que escrevam nas folhas os termos equivalentes que conhecem. Devem ter inteira liberdade para escrever qualquer palavra. 4. Marque 15 minutos. 5. Em seguida, rena o grupo para a discusso. 6. Pea a voluntrios que leiam as listas em voz alta. Pergunte ao grupo como se sentiu e em qu pensava ao desenvolver esta atividade. 7. Comente sobre o significado sciocultural dos termos identificados e suas implicaes nas relaes. Linha da Vida *Objetivos:* Lembrar dos acontecimentos e sentimentos importantes nas diversas fases da vida. *Durao:* 20 minutos. *Material:* Aparelho de som CD e fita com msicas que lembram as fases da vida. *Desenvolvimento:* 1. 1. Colocar a msica e pedir que se movimentem de acordo com o ritmo da msica, procurando fixar as lembranas e sentimentos que vo

surgindo. 2. 2. No final, relatar os acontecimentos e sentimentos e relacion-los ao perodo da vida em que ocorreram. Linha da Vida - II *Objetivo: *Refletir sobre a vivncia da sexualidade nas diferentes fases da vida. *Durao:* 1 hora. *Material:* 08 folhas de papel pardo, caneta hidrocor, fita adesiva, texto Confcio. *Desenvolvimento:* 1. 1. Colocar uma folha na extenso da folha de papel pardo, com uma linha no meio separando por fases da vida: * CRIANA; * ADOLESCENTE ; * ADULTO; * IDOSO; 2. 2. Escrever na folha os fatos que marcaram em cada fase da vida. 3. 3. Apresentao das concluses do grupo. 4. 4. Leitura e comentrios do texto de Confcio. *Sugestes para reflexo:* * Como vivenciamos a sexualidade e as mudanas em cada fase do desenvolvimento? * Como vivenciamos as vantagens e as limitaes em cada fase do desenvolvimento? * Como vivermos plenamente cada fase de nossa vida? Leitura do texto: /"Aos quinze anos orientei meu corao para aprender //Aos trinta plantei meus ps firmemente no cho //Aos quarenta, no mais sofria de perplexidade //Aos cinqenta, sabia quais eram os preceitos do cu //Aos sessenta, eu ouvia com ouvido dcil //Aos setenta, eu podia seguir as indicaes do meu prprio corao, pois o que eu desejava no mais excedia as fronteiras da justia/." (Confcio) Conhecimento do Corpo *Objetivo:* Fazer uma reciclagem sobre os conhecimentos de anatomia e fisiologia do sistema reprodutor masculino e feminino. *Durao:* 1 hora. *Material:* Sala ampla, folhas grandes (2 metros) de papel pardo e pincis atmicos. *Desenvolvimento:* Atividade em pequenos grupos 1. Com o grupo todo reunido, divida os participantes em grupos de 3 ou 4 adolescentes. 2. Distribua o material para a atividade (folha de papel pardo e pincel

atmico) entre os grupos. 3. Pea para os participantes desenharem como se vem por fora e por dentro. 4. Pea para destacar o que mudou na adolescncia, usando pincel de uma determinada cor. 5. Explique que os desenhos no precisam ser bonitos e que ningum vai corrig-los. 6. Aps a confeco dos desenhos, eles devero ser guardados sem nenhum comentrio. 7. Inicia-se, ento, o grupo de estudos. Aps a discusso nos grupos de estudos, com as novas informaes recebidas, cada grupo faz a correo do seu desenho. *Sugestes para reflexo:* * Mudanas fsicas da adolescncia. * Satisfao de homens e mulheres com suas formas fsicas. *Resultados esperados:* * Compreenso dos aspectos anatmicos atravs do desenho de homens e mulheres. * Correo das possveis distores acerca dos aspectos anatmicos. * Possibilidade de avano no tema com a montagem da histria do personagem - a partir do desenhos produzidos pelos grupos (quem , o que faz, o que gostaria que acontecesse na sua vida e famlia). Masturbao: Mitos e Realidade *Objetivo:* Discutir o que masturbao e por que tantos mitos cercam esta prtica sexual. *Durao:* 50 minutos. *Material:* Cpia do Caa-Palavras para todos, cpia dos textos Perguntas e Respostas sobre a Masturbao e Voc sabia que... para todos. *Desenvolvimento:* 1. _O facilitador solicita que faam o Caa-Palavras_ Caando palavras Leia o texto abaixo e depois procure e marque as palavras EM DESTAQUE, no texto, no diagrama de letras. Elas podem estar na horizontal, na vertical e de trs para frente. /P: verdade que a MASTURBAO afina o pnis?/ No, no verdade. A masturbao no afina o PNIS, no deforma a VAGINA, no d espinha, no emagrece, no deixa ningum louco, no faz crescer plos na palma da mo e nem interfere no TESO. Isso tudo so mitos muito antigos. A masturbao um ato que acompanha a vida inteira das pessoas e cuja freqncia depende da idade, das experincias e dos ENCONTROS de cada um. Os ADOLESCENTES, tanto as meninas quanto os meninos, costumam masturbar-se mais do que os adultos porque nessa faixa etria que os HORMNIOS SEXUAIS comeam a se desenvolver. Alm do mais, a masturbao nessa fase da vida tem um sentido exploratrio, de pesquisa e experimentao do prprio CORPO na busca das reas mais PRAZEROSAS.

Enfim, a masturbao uma prtica comum e natural de se buscar PRAZER, de conhecer o prprio corpo e de se preparar para uma vida sexual gostosa. D P R A Z E R P S O M H V P K R R I A O A H P M O L D R G I L A P P O M I S P S R P L O N I O T O M E N A A O U C L S U P U O R A K C P T X R B E P E D A E P A T J N P B S R Z G T D C S A A E O E W D O Z O A P P P E I E P E P D K F N R R F E P L G O O Q E M A A H M Z P Z O E O I R A A W S P L J O P O P E N I S H E A S M S L E P P S Q O P F N M A E A F E J C I P T X L I E O P A J E H O F N G E P F M E F T E I B W B U E R P O H C P O R O O U S R V A P S E P E Y R I A P I A Q Y A E O E O I R

2. Cinco minutos depois, pergunta quem conseguiu achar todas as palavras. 3. Junto com eles, identifica o mito sobre masturbao no texto e levanta outros. 4. Finaliza, definindo o que masturbao e em seguida solicita que um aluno leia as Perguntas e Respostas sobre Masturbao e que outro leia o texto Voc sabia que... *Perguntas e Respostas sobre Masturbao* /P: O que masturbao a dois? Isso normal?/ , sim. A masturbao a dois uma prtica ertica na qual os namorados ficam se acariciando at chegarem ao orgasmo. considerada uma forma de se praticar sexo seguro pois, no existindo a penetrao, no transmite o vrus da aids. /P: Por que me sinto culpado toda vez que me masturbo?/ Isso acontece porque muitos de ns receberam uma educao sexual repressora que v o sexo como uma coisa feia e suja. Mas no existe motivo nenhum para se sentir culpado: a masturbao um ato natural e no traz nenhum tipo de problema, nem fsico nem psicolgico. /P: Eu me masturbo todo dia. Ser que quando eu tiver relaes sexuais o meu/minha namorado vai perceber isso?/ No, nem o menino nem a menina tm como saber se o outro se masturba ou no. *Voc sabia que...* * A palavra masturbao vem do latim mano stuprare que significa sujar com as mos, carregando assim um forte significado negativo? Por este motivo, alguns/as sexlogos querem mudar o nome masturbao para auto-erotizao. * A masturbao pode ser a primeira maneira de uma pessoa experimentar prazer sexual? * A masturbao muito comum entre homens e mulheres de todas as idades? * A freqncia da masturbao varia de pessoa para pessoa e no existe nenhum padro do que uma quantidade normal ou anormal? * Objetos que possam machucar o prprio corpo ou o corpo do outro no devem ser usados na masturbao? * A masturbao, seja sozinho ou com umo parceiro, uma das maneiras de sentir prazer sexual sem arriscar uma gravidez ou uma doena sexualmente transmissvel, inclusive a aids?

Por qu tanta diferena? *Objetivo:* Discutir como os participantes percebem os papis sexuais entre homens e mulheres na sociedade. *Durao:* 40 minutos. *Material:* Sala ampla, folhas de papel sulfite, canetas e cartolinas ou papel manilha. *Desenvolvimento:* 1. Dividir os participantes em 6 grupos: * 02 grupos do sexo masculino. * 02 grupos do sexo feminino. * 02 grupos mistos. 2. Solicitar a 1 grupo do sexo masculino, 1 do sexo feminino e 1 grupo misto a discutirem em subgrupos: * As vantagens de ser mulher. * As desvantagens de ser mulher. 3. Solicitar 1 grupo do sexo masculino, 1 do sexo feminino e 1 grupo misto a discutirem em subgrupos: * As vantagens de ser homem. * As desvantagens de ser homem. Aps a discusso, devero preparar uma lista com as referidas vantagens e desvantagens de ser homem ou mulher. Aps a montagem da listagem, cada grupo apresenta seus resultados. *Observao:* Nesta dinmica de grupo, proposital que os garotos pensem sobre as vantagens e, s desvantagens de ser mulher e vice-versa. Dessa forma, um sexo se colocar no lugar do outro. *Sugestes para reflexo:* * * * * Qual a origem dessas diferenas? Como essas diferenas so vistas em outras sociedades? Como essas diferenas afetam a vida dos homens e das mulheres? Quais das vantagens de ser homem ou mulher so reais e quais so estereotipadas? * possvel ser homem e exercer alguns dos tpicos listados em "mulher" e vice-versa? * O que significa "masculino" e "feminino"? o mesmo que "macho" e "fmea"? Masculino ou Feminino *Objetivo:* Evidenciar as diferenas entre os papis sexuais dentro do nosso contexto cultural. *Durao:* 30 minutos. *Material:* Uma caixa, frases com comportamentos, papel pardo, hidrocor e aparelho de som. *Desenvolvimento:*

1. Pea ao grupo que se sente em crculo. A seguir, coloque a msica e entregue a caixa com comportamentos escritos em pequenos papis aos participantes. Ao parar a msica, quem tiver a caixa na mo dever sortear um comportamento, sem olhar; dever l-lo e classific-lo enquanto masculino ou feminino. Esta classificao dever ser registrada em papel pardo. 2. Ao final, analise os registros e discuta com o grupo acerca da classificao dos comportamentos enquanto masculinos ou femininos. FAZER CURSO DE INFORMTICA TOMAR A INICIATIVA SEXUAL URINAR EM P SAIR PARA UM CHOPP PASSAR A ROUPA DA FAMLIA SER GERENTE DE HOTEL USAR ROUPAS NTIMAS DELICADAS TOMAR INICIATIVA PARA NAMORAR USAR COSMTICOS DIRIGIR CAMINHO ORIENTAR SEXUALMENTE OS FILHOS SER SENSVEL CHORAR EM FILMES DRAMTICOS USAR BRINCOS TER FORA E CORAGEM TER DOCILIDADE E ROMANTISMO LAVAR LOUA TER ESPRITO PRTICO FUMAR CHARUTO Mensagens dos Meios de Comunicao *Objetivo:* Reconhecer algumas mensagens transmitidas pela televiso e outros meios de comunicao, sobre os papis sexuais e as relaes pessoais. *Durao:* 50 minutos. *Material:* Ficha de Trabalho. *Observao:* Antes de propor esta atividade, verifique se adequada para a comunidade onde voc est trabalhando. Nas reas rurais, por exemplo, a televiso pode no ser muito comum. Nesse caso, utilize revistas, rdio e outros meios de comunicao existentes. (Leia "Atividades Opcionais"). Se nem todos os participantes do grupo tiverem televiso, uma opo gravar em vdeo alguns anncios e programas e assistir juntamente com o grupo. *Desenvolvimento:* 1. Sem muitas explicaes, pea ao grupo que assista a programas de TV durante duas horas. 2. Informe que as duas horas devem incluir pelos menos cinco anncios, um programa sobre famlia e uma novela sobre relaes entre casais. 3. Distribua uma Ficha de Trabalho "Mensagens dos Meios de Comunicao" a cada participante e pea-lhe que a preencha quando terminar de assistir aos programas. Voc pode dar alguns exemplos. 4. Solicite aos jovens que tragam a Ficha de Trabalho na sesso seguinte, quando sero discutidos os seguintes pontos: *Sugestes para reflexo:*

Parte I 1. Em que tipos de atividades estiveram envolvidos os homens e as mulheres? 2. Voc percebeu alguns padres nos quais homens e mulheres estivessem representados? 3. Que tipos de produtos eram anunciados pelas mulheres? E pelos homens? 4. Voc acha que os anncios so realistas? Parte II 1. Que papis foram desempenhados por homens e mulheres em relao famlia? 2. Quem exercia papel dominante nas famlias? Algum representou algum papel no tradicional? 3. A famlia apresentada no programa parecia real? 4. Quem eram os personagens que estavam envolvidos em relaes romnticas no programa sobre casais? 5. Os casais apresentados eram casados? 6. As relaes romnticas mostradas pareciam realistas? 7. Voc acha que a televiso reflete os valores de sua famlia? Ou de seus amigos? *Atividades opcionais: * 1. Se na comunidade no existe televiso ou se deseja explorar outras fontes de mensagens, o coordenador pode propor uma "pesquisa sobre mensagens dos meios de comunicao". Esta atividade assemelha-se "pesquisa sobre esteretipos" e consiste em procurar exemplos de esteretipos e mensagens sexuais na comunidade, incluindo cartazes, filmes, pessoas e eventos. A seguir, esto alguns exemplos de imagens que os participantes podem apresentar: * * * * * Uma mulher como objeto sexual. Um homem machista. Uma mulher vtima de violncia. Uma imagem promovendo a promiscuidade. Uma imagem promovendo a paternidade responsvel.

A discusso deve iniciar o contedo da mensagem e o que podemos fazer para mudar as imagens estereotipadas ou irreais pelos meios de comunicao. 2. Outra alternativa para esta atividade solicitar que cada participante traga trs dos seus anncios preferidos. Pea que cada um apresente os anncios ao grupo e que responda s seguintes perguntas: * * * * * Que imagem das mulheres apresentada? Que imagem dos homens apresentada? O que esses anncios mostram como sendo "correto" fazer? Como os anunciantes dizem que voc mudar se consumir seus produtos? Voc gostaria de que sua irm ou seu irmo menor seguisse o modelo no anncio? Por qu?

Ficha de Trabalho - Mensagens dos meios de comunicao PARTE I: Analise 5 comerciais de televiso e preencha as lacunas. Observe o exemplo. Nome do Produto Papel do Personagem Sexo Local

Exemplo Cera para cho Dona-de-casa - Cozinha Com.1 ______________________________________________________________________ Com.2 ______________________________________________________________________ Com.3 ______________________________________________________________________ Com.4 ______________________________________________________________________ Com.5 ______________________________________________________________________ PARTE II: Agora, assista a um programa de TV sobre famlia e descreva os principais personagens: Nome do Programa: ___________________________________________________________ Personagens Sexo Caractersticas e atitudes 1. __________________________________________________________________________ 2. __________________________________________________________________________ 3. __________________________________________________________________________ 4. __________________________________________________________________________ 5. __________________________________________________________________________ PARTE III: Assista a uma novela sobre casais e relaes. Que mensagens sobre amor e sexo so veiculadas? Nome do Programa: ___________________________________________________________ Mensagens de amor e sexo: ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________

Estou Satisfeito como Sou *Objetivo: *Conscientizar os participantes do grupo sobre seus sentimentos em relao ao sexo a que pertencem.

*Durao:* 30 a 40 minutos. *Material:* Papel, canetas e fita adesiva. *Desenvolvimento:* 1. 1. Divida o grupo em pequenos subgrupos do mesmo sexo. 2. 2. Pea que pensem em todos os finais possveis para as seguintes frases: Grupos de moas: "Estou satisfeita em ser mulher porque..." Grupos de rapazes: "Estou satisfeito em ser homem porque..." 3. 3. D exemplos. 4. 4. Pea que cada subgrupo complete a frase, anotando as respostas numa folha de papel, durante aproximadamente 10 minutos. 5. 5. A seguir, pea aos grupos que faam o mesmo com outra frase: Grupos de moas: "Se fosse homem, eu..." Grupos de homem: "Se fosse mulher, eu..." 6. 6. Pea que anotem os finais para as frases, durante 10 minutos. 7. 7. Pea a voluntrios de cada subgrupo que copiem as frases de seu subgrupo no quadro-negro, na seguinte ordem: 1. Respostas das moas: Estou satisfeita em ser mulher. "Se fosse homem, eu ... Porque..." 2. Respostas dos rapazes: Estou satisfeito em ser homem. "Se fosse mulher, eu... Porque..." 8. 8. Promova uma discusso sobre os seguintes pontos: * Algumas das respostas foram iguais para os dois grupos? * Foi difcil pensar em razes pelas quais esto satisfeitos com seu sexo? * Foi difcil pensar nas vantagens de pertencer ao outro sexo? * Quais das vantagens em ser homem ou mulher so reais e quais so estereotipadas? * possvel ser homem e ter ou fazer algumas das coisas listadas em "mulher"? (e vice-versa?) * Podemos pensar em alguma mulher conhecida que apresente algumas das caractersticas listadas em "homem"? (e vice-versa?) * Que significa "masculino" e "feminino"? o mesmo que "macho" e "fmea"? O que significa o termo "andrgino"? *Atividades opcionais:* Outra atividade que pode ajudar o grupo a entender qual o papel "atual" do homem e da mulher "O Marciano". Consiste em se tentar explicar a um "marciano" as diferenas entre homens e mulheres. O coordenador do grupo um "marciano" recm-chegado ao nosso planeta que quer saber quais so as diferenas entre homens e mulheres, uma vez que em Marte, tais diferenas no existem. O marciano pede ao grupo que mencione todos os tipos de diferenas: fsicas, psicolgicas, sentimentos, pensamentos e de expresso das emoes. Depois, quer saber quais as que no se alteram com o tempo, o lugar, a cultura. S devem restar as diferenas fsico-sexuais. Como tema de discusso, pede-se ao grupo que reflita como, a partir de diferenas fsicas, o processo de socializao nos leva a comportamentos diferentes para homens e mulheres (Esta atividade foi adaptada de Peru-Mulher, Lima, Peru). Relaes Masculinas e Femininas *Objetivo:* Analisar a maneira pela qual o fato de ser homem ou mulher afeta as reaes das pessoas e suas relaes. *Durao:* 30 a 40 minutos. *Material:* Ficha de Trabalho.

*Desenvolvimento: * 1. 2. 3. 4. Distribua a Ficha de Trabalho. Divida o grupo em subgrupos e pea que cada um escolha um relator. Escolha um caso para cada subgrupo. Solicite um jovem de cada subgrupo para que leia o caso indicado, em voz alta, para o seu subgrupo. 5. Cada subgrupo dever analisar as seguintes questes: * Como voc reagiria nesta situao? * Como voc acha que seus pais teriam reagido quando eram jovens? 6. Aps 10 minutos, rena todo o grupo para comentar as reaes apresentadas e os pontos de discusso. *Sugestes para reflexo:* * Pea a voluntrios que expliquem por que teriam aquelas reaes e como acreditam que as pessoas reagiriam 20 anos atrs. * O que mudou? * O que provocou essas mudanas? * De que forma os papis sexuais afetaram as relaes entre homens e mulheres? Voc considera essas mudanas positivas ou negativas? *Atividades opcionais:* Pea aos jovens que conversem com seus pais a respeito das reaes a essas situaes 20 anos atrs e perguntem a eles que reaes teriam. Discuta na sesso seguinte. Ficha de Trabalho - Reaes Masculinas e Femininas *Estudo de casos * 1. Miguel vai convidar Laura para sair com ele pela primeira vez. Ele gostaria de jantar fora e depois ir ao cinema. Miguel acha que Laura deveria dividir a conta com ele. O que deve fazer? O que ela deve fazer? 2. Rosa est interessada em Roberto h alguns meses. Ela acha que ele tambm est interessado nela, mas que muito tmido para convid-la para sair. Rosa pensa em falar com ele e convid-lo para sair com ela, mas tem medo de assust-lo. O que acontecer se ela o convidar? 3. Marina e Jos esto casados h dois anos. Os dois sempre trabalharam fora. Agora Marina est grvida, mas quer voltar a trabalhar o mais rpido possvel, aps o parto. Seu marido quer que ela fique em casa at que a criana entre na escola. O que ela deve fazer? 4. Samuel quer comprar uma boneca para seu irmo de 3 anos. Ele j viu algumas muito bonitas na loja. Mas, quando comenta isso com seu amigo Joo, este responde: "Meninos no brincam com bonecas". O que Samuel deve fazer? 5. Margarida est doente e Carlos lava a roupa e cozinha, porque eles no tm dinheiro para pagar uma empregada. Carlos comea a perceber que seus amigos zombam dele e dizem que essas tarefas so para as mulheres. O que Carlos pode fazer para que seus amigos deixem de aborrec-lo, sem mago-los nem brigar com eles? 6. Maria e Pedro vivem no campo e esto casados h pouco tempo. Pedro vai capital para trabalhar durante dois meses. Enquanto ele est fora, a casa tem de ser reparada e pintada devido aos estragos provocados pelas chuvas. Como Pedro est ausente, Maria tem de fazer o servio. Quando Pedro volta, seus amigos o recriminam por no cuidar de sua

mulher. O que ele deve fazer? Maria agiu corretamente?

rvore dos Valores *Objetivo:* Fazer com que o grupo perceba como se d a construo e a reproduo dos papis de gnero. *Durao:* 50 minutos. *Material:* Folhas de sulfite/papel ofcio divididas em trs partes, canetas hidrogrficas, fita crepe ou gomada e cartaz com desenho de uma rvore com raiz aparente, tronco e galhos, com aproximadamente 2 m de altura. *Desenvolvimento:* 1. Colar o cartaz com a rvore na parede. 2. O facilitador solicita que o grupo se divida em subgrupos e discuta todas as instrues, frases, brinquedos e brincadeiras que so dadas para meninos e meninas, diferentemente. 3. Pede que escrevam cada uma delas em uma parte da folha de sulfite. 4. Quando terminarem, cada grupo fixa suas folhas na raiz da rvore. 5. Depois, pede que reflitam quem o responsvel pela reproduo destas instrues. Em geral saem: famlia, escola, sociedade como um todo, religio e mdia. 6. O facilitador escreve o nome dessas instituies no tronco. 7. O facilitador solicita que novamente os pequenos grupos pensem quais so as caractersticas psicolgicas, as tendncias profissionais e o comportamento em relao a sexualidade e afetividade, dos adultos e de homens e mulheres, que so criados com essas orientaes. 8. Novamente, colocam-se os resultados da discusso na rvore, agora como frutos. O Beijo *Objetivo:* Auxiliar os adolescentes a se desinibirem e preparar o grupo para uma discusso sobre sexualidade. *Durao:* 30 minutos. *Material: *Sala ampla e boneca infantil. *Desenvolvimento: * Atividade em grande grupo: 1. O facilitador pede para o grupo sentar em crculo. 2. Mostra uma boneca e explica que todos devem dar um beijo numa parte da boneca, uma de cada vez, porm no se pode beijar uma parte que j foi beijada. Exemplo: o facilitador d um beijo no dedo do p da boneca e a passa para a pessoa que est ao seu lado; essa d um beijo na nuca e a passa para outra pessoa e assim por diante. 3. Quando todos tiverem beijado a boneca, a mesma volta para o facilitador. 4. O facilitador solicita, esto, que agora deve ser dado um beijo na colega ao lado, no mesmo lugar em que foi dado na boneca. Exemplo: o facilitador d um beijo no dedo do p da pessoa ao seu lado e a prxima, na nuca, e assim por diante. 5. Inicia-se o debate livre sobre o que cada um sentiu e faz-se reflexes sobre a atividade.

*Sugestes para reflexo:* * Por que difcil expressar carinho? * Por que mais fcil expressar carinho em uma boneca do que em uma pessoa? * Por que homem no beija homem? *Resultado Esperado:* Verbalizao dos sentimentos e o papel da sexualidade na vida dos adolescentes. O Festival dos Dois Minutos *Objetivo: *Reconhecer o outro como algum com diferenas quanto s emoes, idealizaes, sonhos e expectativas. *Durao:* 50 minutos. *Material:* Sala ampla e confortvel, tiras de papel, canetas coloridas e cola. *Desenvolvimento:* 1. O facilitador escrever em tiras de papel uma lista de profisses e o sexo correspondente. Por exemplo: professor, mdico, estudante, cantor, poltico, cozinheiro, vendedor e o sexo: * Professor: estudante homem * Professora: estudante mulher 2. O facilitador distribuir os papis entre os adolescentes. Ningum pode revelar o sexo. 3. Cada um busca a sua dupla apenas pela profisso. 4. As duplas tm um minuto para combinar uma cena. Improvisam, apresentam-se como profissionais. 5. Em seguida, cada dupla (por profisso) tem 1 minuto para se apresentar. 6. Todos se apresentam. O grupo tenta identificar o sexo de cada elemento da dupla. 7. No final, o facilitador abre espao para comentrios e debate sobre esteretipos. *Sugestes para reflexo:* O que a famlia, a escola e a sociedade ensinam aos meninos e meninas sobre ser homem e ser mulher? *Resultado esperado:* Debate das concepes de gnero e caractersticas femininas e masculinas ligadas s diferentes profisses. Jogo da Mochila *Objetivo:* Reconhecer o outro como algum singular em desejo, pensamento, maneira de perceber o mundo; considerar os riscos decorrentes de se guiar apenas pelo desejo prprio. *Durao:* 1 hora. *Material:* Sala ampla e confortvel, cartolinas, folhas de papel, canetas coloridas, revistas, jornais atuais e cola. *Desenvolvimento:* _Atividade em grupo:_ 1. O facilitador divide os adolescentes em 2 grupos.

2. Um dos grupos monta uma mochila contendo objetos que os homens costumam usar ou levam para viagem, para a escola, etc... 3. Outro grupo monta uma mochila contendo os objetos das mulheres. _Dicas para o facilitador:_ * Se no encontrar objetos no local, desenh-los ou escrever seus nomes num papel. * Os dois grupos no podem se comunicar nesta hora. surpresa! * A mochila pode ser um saco de supermercado contendo os objetos. _Atividade com o grande grupo:_ 1. Os dois grupos tentam adivinhar o que tem dentro das mochilas. 2. Cada grupo ganha pontos pelos acertos. 3. No final, cada grupo mostra todos os objetos de cada mochila, colocando-os sobre o cho. Variaes: 1. Observar as mochilas; 2. Dar um adjetivo/qualidade para o homem e para a mulher de acordo com o que tem na mochila. Exemplo: ele/ela faceira... 3. Fazer uma troca de objetos de uma mochila para a outra (um a um) e ir nomeando o personagem. Exemplo: agora ele/ela ficar _______ a cada mudana que ocorre. 4. Pode-se acrescentar novos objetos. 5. Retirar de cada mochila o que mais caracteriza ser essa mochila de mulher ou de homem. 6. Ao final da atividade, o facilitador prope uma sntese que aborde as semelhanas e diferenas que observarem durante o jogo. *Sugestes para reflexo:* * Qual a origem dessas diferenas? * Como essas diferenas afetam mulheres e homens? * Discutir valores, preconceitos, mitos que surgem durante o jogo. *Resultado esperado:* Pensar nas questes de gnero: o que esperado do homem e o que esperado da mulher na sociedade. Esteretipos *Objetivo:* Conversar sobre os esteretipos que dificultam a expresso dos adolescentes; conhecer como um "modelo pronto" interfere nos sentimentos e na vivncia da sexualidade de homens e mulheres. *Durao: *50 minutos. *Material:* Sala ampla, folhas de papel, canetas coloridas e fita crepe. *Desenvolvimento:* 1. O facilitador pede ao grupo para lembrar frases que se ouve desde criana (em casa, na escola, na tv) que tm a ver com sexualidade. 2. Todas as frases so escritas em tiras grandes de papel. 3. O grupo faz um meio-crculo. Um garoto e uma garota ficam de p, de frente para o grupo. 4. os adolescentes lem as tiras de papel e colocam, uma a uma, sobre

as partes do corpo onde se relacionam essas mensagens. Por exemplo: "Homem que homem no chora". Onde colocar? Na frente do corao do garoto? 5. O grupo observa onde ficam as frases e discute semelhanas e diferenas que h na educao dos meninos e das meninas, as conseqncias deste modelo e possveis mudanas. *Sugestes para reflexo:* * Quais as possveis mudanas desse modelo? * Por que homem no pode chorar? *Resultados esperados:* Reconhecimento da construo social das condutas para homens e mulheres. Vivncia da possibilidade de mudanas do modelo de gnero imposto pela sociedade. Jogos dos Mitos e da Realidade *Objetivo:* Refletir sobre os mitos relacionados anatomia, fisiologia, anticoncepo e doenas sexualmente transmissveis (DST). *Durao: *30 a 45 minutos. *Material:* Tiras de papel com frases escritas (ver as frases na Folha de Recursos do Coordenador) e quadro-negro ou folhas grandes de papel. *Observao:* Leve em conta a sensibilidade dos adolescentes. Se o grupo rir da resposta de algum deles, lembre que todo mundo acredita num mito. *Desenvolvimento:* 1. Diga aos jovens que vocs vo participar de um jogo que os ajudar a saber a verdade sobre os mitos relacionados com a sexualidade. Esclarea que, embora sexo e sexualidade estejam presente em todas as reas de nossa sociedade (televiso, livros, revistas e filmes), raramente a informao correta fornecida. Explique que os mitos, boatos e supersties freqentemente so aceitos como realidade. 2. Divida o grupo em duas equipes e pea que fiquem em lados opostos da sala. Cada subgrupo dever escolher um nome para si. 3. Apresente as tiras com as frases viradas para baixo. Pea a um voluntrio de uma das equipes que escolha um dos papis e leia o que est escrito em voz alta. Os membros da equipe podem falar entre si durante algum tempo para determinar se a frase um mito ou uma realidade. O voluntrio que fez a leitura deve anunciar a deciso final do grupo. 4. Em seguida, diga se a resposta est correta e marque um ponto sob o nome da equipe num cartaz. 5. Continue com os demais voluntrios das equipes, at que todas as frases tenham sido discutidas. 6. Marque um tempo para a discusso de cada frase. Aproveite esse tempo para dar informaes adicionais, caso necessrio. 7. Comente os pontos de discusso. *Sugestes para reflexo:* * Pergunte ao grupo se tem perguntas sobre alguns dos mitos. * Diga ao grupo que muitas pessoas acreditam em alguns mitos, e que estes variam de acordo com poca e a cultura. * De onde provm? Onde adquirimos informaes sobre a sexualidade?

correta a informao que adquirimos? Onde podemos obter informaes corretas? *Atividades opcionais: *Pea aos adolescentes que discutam os mitos sexuais com seus pais. Alm disso, que verifiquem os mitos em que seus pais acreditavam quando eram jovens. Marque cinco minutos para discutir os mitos dos pais na sesso seguinte. Folha de Recurso do Coordenador Mito ou realidade? A seguir, apresentamos algumas frases, com instrues para utilizao no jogo de mitos e realidade. Leia cuidadosamente cada uma das frases para ver se so adequadas sua comunidade e acrescente informaes relevantes sobre as polticas e as leis que regulam a sade reprodutiva dos jovens (quando escrever as frases, no escreva "Mito" ou "Realidade"): *Mito 1* - Quase todos os adolescentes j tiveram relaes sexuais ao completar 19 anos. Pesquisas indicam que muitos adolescentes brasileiros tiveram relaes sexuais antes dos 19 anos, mas, por outro lado, uma grande percentagem delos escolheu no ter relaes sexuais durante a adolescncia, ou antes do casamento. *Realidade 2 *- Uma vez que uma menina tenha tido sua primeira menstruao, poder ficar grvida. Quando uma menina comea a ter os perodos menstruais, significa que seus rgos reprodutores comearam a funcionar e que, por isso, pode ficar grvida. Entretanto, isso no quer dizer que esteja pronta para ter um filho, nem que seu corpo esteja maduro para t-lo. *Realidade 3 *- Antes de ter sua primeira menstruao, a menina pode ficar grvida. Como os ovrios podem liberar um vulo antes de seu primeiro perodo menstrual, possvel, mas no freqente, que fique grvida antes da primeira menstruao. *Mito 4 *- No saudvel para a menina lavar a cabea ou nadar durante o seu perodo menstrual. No h razo nenhuma para que uma mulher restrinja suas atividades durante a menstruao. Atividade fsica diminui clicas menstruais. *Mito 5* - Sem penetrao e ejaculao vaginal no h risco de gravidez. Pode ocorrer a gravidez sem penetrao, caso o rapaz ejacule prximo a vagina (sexo nas coxas). *Mito 6* - Umo adolescente precisa da autorizao dos pais para solicitar mtodos anticoncepcionais num servio de planejamento familiar. Os servios de planejamento familiar geralmente asseguram o sigilo de seus atendimentos (Observao ao coordenador: verifique se isso ocorre em sua comunidade). *Realidade 7* - os jovens podem ter doenas sexualmente transmissveis sem manifestar sintomas. Algumas doenas sexualmente transmissveis manifestam sintomas facilmente reconhecveis, outras no. A gonorria, por exemplo, geralmente no apresenta sintomas na mulher. importante consultar um mdico se h suspeita de infeco, ou contato sexual com pessoa infectada. *Mito 8* - Uma moa no pode engravidar se teve poucas relaes sexuais. Uma mulher pode ficar grvida sempre que mantm relaes sexuais,

inclusive na primeira vez. *Realidade 9* - Uma moa pode ficar grvida se tiver relaes sexuais durante a menstruao. possvel que uma moa fique grvida durante seu perodo menstrual. Se os ciclos menstruais so curtos e o perodo menstrual longo, a ovulao pode ocorrer no final da menstruao. *Mito 10* - As plulas anticoncepcionais causam cncer. As plulas, na realidade, protegem as mulheres contra dois tipos de cncer dos rgos reprodutores (cncer endometrial e cncer dos ovrios). Entretanto, a plula um dos mtodos anticoncepcionais mais seguros e eficazes e quaisquer que sejam os efeitos colaterais e riscos, estes so menores que as conseqncias da gravidez e do parto. *Mito 11* - A ducha previne a gravidez. A ducha vaginal no um mtodo anticoncepcional e deve ser evitada, pois pode provocar infeces vaginais e aps a relao ajuda a levar o smen para dentro do tero. *Mito 12* - Uma vez que se tenha curado da gonorria, no se volta a contra-la. Uma pessoa pode adquirir gonorria tantas vezes quanto tenha relaes sexuais com um parceiro infectado. Por isso, importante que qualquer pessoa que tenha sido tratada de gonorria (ou de qualquer outra doena sexualmente transmissvel) certifique-se de que seu parceiro sexual tambm seja tratado. *Realidade 13* - As camisinhas ou preservativos ajudam a prevenir a propagao das doenas sexualmente transmissveis. As camisinhas so um mtodo anticoncepcional efetivo, e tambm um modo eficaz de prevenir a propagao de muitas doenas sexualmente transmissveis, inclusive a aids. *Realidade 14* - os adolescentes podem receber tratamento para doenas sexualmente transmissveis sem permisso dos pais. Como no caso de fornecimento de mtodos anticonceptivos, as clnicas e os mdicos geralmente no exigem permisso dos pais para o tratamento de doenas sexualmente transmissveis. (Observao ao coordenador: verifique as leis ou polticas atuais). *Mito 15* - O lcool e a maconha so estimulantes sexuais. Tm exatamente o efeito contrrio. O lcool e a maconha podem aumentar o desejo e reduzir as inibies, mas dificultam o ato sexual por reduzir o fluxo de sangue da rea genital. *Mito 16* - Uma moa pode saber sempre exatamente qual o seu perodo frtil, a fim de evitar a gravidez. Ningum pode estar absolutamente segura de quando ovula. Embora os mtodos no naturais (Billings, tabela, temperatura) possam funcionar com alguns casais, so muito seguros, e implicam em muitas regras rgidas sobre quando o casal pode ter relaes sexuais. Esses mtodos podem ser de difcil utilizao pelos jovens. *Mito 17* - H tratamento para o herpes. Existem drogas para evitar os sintomas do herpes, mas no h cura para essa doena. *Mito 18* - As meninas, em geral, so estupradas por estranhos. Uma grande percentagem dos estupros registrados realizada por homens conhecidos das mulheres (amigos ou parentes). *Realidade 19* - O Cncer dos testculos mais comum entre homens jovens. Realmente, o cncer dos testculos a forma de cncer mais comum entre os homens de 15 a 34 anos. O diagnstico precoce

importante para a cura; um mdico pode treinar os jovens no auto-exame dos testculos. *Mito 20* - Um homem com o pnis maior sexualmente mais potente do que um homem com pnis pequeno. O tamanho do pnis no tem relao alguma com a potncia sexual. *Mito 21* - Uma vez que o homem esteja excitado e tenha uma ereo, deve continuar at o fim, porque pode ser perigoso interromper o processo. No perigoso no ejacular, depois do homem ter tido uma ereo. s vezes, o rapaz pode se sentir mal caso se mantenha excitado durante um longo perodo. Isso passar se ele conseguir relaxar. *Realidade 23* - Uma moa pode ficar grvida na primeira vez em que mantm relaes sexuais. Uma moa pode ficar grvida na primeira vez ou em qualquer das vezes em que tenha relaes sexuais, a menos que utilize um mtodo anticonceptivo eficaz. *Mito 24* - A masturbao pode causar doenas mentais. A masturbao no causa nenhuma doena fsica ou mental. *Mito 25* - Se um jovem ou uma jovem mantm qualquer tipo de relao sexual com uma pessoa do mesmo sexo, significa que e sempre ser homossexual. Muitos adolescentes tem experincias homossexuais durante seu desenvolvimento, mas isso no quer dizer que so homossexuais. *Mito 26* - Se uma pessoa tem um parceiro e se masturba, sinal de que tem problemas com o parceiro. Muitas pessoas se masturbam de vez em quando, at mesmo as pessoas casadas, e isso no significa que existem problemas entre o casal.

A Visita do E.T *Objetivo:* Auxiliar os adolescentes em questionamentos relativos sexualidade. *Durao:* 50 minutos. *Material:* Sala ampla, 5 cartolinas, 5 pincis atmicos, fita crepe e adereos para a cabea. *Desenvolvimento:* 1. O facilitador pede a todos que caminhem pela sala. 2. Avisa que chegaram E.T.s na Terra e querem saber sobre a sexualidade dos humanos. 3. O facilitador comenta que apareceram 5 jornalistas para conversar com os E.T.s e coloca crachs com a instruo "Imprensa" em 5 participantes. 4. Em seguida, o facilitador pede que formem 5 grupos de E.T.s, com 1 jornalista em cada grupo, sentados no cho. 5. Esses 5 jornalistas registram as perguntas que os E.T.s fazem sobre sexualidade dos terrquios. 6. Para cada grupo, dada 1 cartolina e 1 pincel atmico; o jornalista anota os itens interessantes perguntados pelos E.T.s e procura respond-los. 7. A prefeitura tambm pode ajudar a enviar 5 consultores da cidade para complementar as dvidas dos E.T.s (nesse caso, podero ser envolvidos outros facilitadores da instituio. Por exemplo: alunos

do curso de graduao em enfermagem). 8. Antes de finalizar, o facilitador pergunta se as expectativas dos E.T.s foram atendidas e pede aos jornalistas que afixem a matria da reportagem (as cartolinas) na parede. *Sugestes para reflexo:* * Refletir se fcil ou no falar sobre sexualidade. * Por que fcil para algumas pessoas e difcil para outras? * Com quem os adolescentes sentem-se mais a vontade para conversar sobre sexualidade. *Resultado esperado:* Verbalizao de fantasias e assuntos desprovidos das "amarras sociais", isto , de preconceitos, estigmas, esteretipos e crenas. Conhecendo nosso Corpo II *Objetivo:* Conhecer o funcionamento do aparelho reprodutor masculino e feminino, levantando mitos e tabus sobre o assunto. *Durao:* 1 hora. *Desenvolvimento:* 1. 1. Manter a mesma diviso dos grupos e sortear as turmas: Ovulao menstruao - masturbao - poluio noturna. 2. 2. Levantar nas discusses conhecimento prvio em mitos e tabus existentes. 3. 3. Apresentao para o fechamento da atividade. 4. 4. Esclarecer as dvidas. 5. 5. Falar sobre os mitos e tabus existentes naquela comunidade O que recebo? E o que Dou? *Objetivo:* Refletir sobre a existncia de diferentes relaes interpessoais que demonstre as distintas necessidades de reconhecimento, valorizao, incluso, afeto, ateno e interesse. *Durao:* 30 minutos. *Material:* Formulrio - O que recebo? O que dou? *Desenvolvimento:* 1. Distribuir a ficha, para ser respondida individualmente 2. Cada treinando vai preencher os espaos em branco, com o nome de pessoas do seu relacionamento (pai - me - irmo - amigo - namorado...) 3. Na coluna perpendicular ao nome, marcar com "X" apenas os lugares onde so compartilhados aquele carinho com a pessoa indicada na linha de cima. *Sugestes para reflexo: * * Fale das facilidades e/ou dificuldades para realizar a atividade. * Que critrios voc utiliza na hora de dar e receber carinhos? * Como a escolha destes critrios afeta a sua vida? Ex: *O que recebo? O que dou? *Ponha uma cruz no local correspondente:

*/Eu recebo de Pai Irmo Tio /* Beijos X Frases carinhosas X X Brincadeiras de mau gosto X _____________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ Eu recebo de_________________________________________________________________ Beijos______________________________________________________________________ Abraos _____________________________________________________________________ Frases carinhosas ____________________________________________________________ Brincad. de mau gosto _________________________________________________________ Maltrato _____________________________________________________________________ Consolo ____________________________________________________________________ Compreenso ________________________________________________________________ Aborrecimento _______________________________________________________________ Gritos ______________________________________________________________________ Ajuda ______________________________________________________________________ Conversa ___________________________________________________________________ Ateno ____________________________________________________________________ Gestos de carinho ____________________________________________________________ Carcias ____________________________________________________________________

Conquistas _________________________________________________________________ Pedido de opinio ____________________________________________________________ Informao __________________________________________________________________

Ficar ... Namorar .... *Objetivo:* Refletir sobre a importncia da afetividade e do encontro humano nos relacionamentos amorosos e identificar as diferenas da maneira de se relacionar dos meninos e das meninas, e como estas diferenas influenciam em seus comportamentos amorosos. *Durao:* 40 minutos. Gostaria de que meu namorado, No gostaria de que meu namorado ou minha namorada fosse: ou minha namorada fosse: ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ *Material:* Cartolinas, revistas velhas, tesouras, cola branca, gizo de cera e hidrocor, canetas pilot e papel chamex. *Desenvolvimento:* 1. Dividir o grupo em 2 subgrupos. Solicitar que um deles discuta o que ficar e o que namorar. Estes subgrupos apresentaro os seus trabalhos com diferentes formas de comunicao. O 1 far uma colagem, o 2 far uma pequena dramatizao. *Sugestes para reflexo:* Aps as apresentaes, o facilitador discutir com o grupo a importncia do relacionamento amoroso na adolescncia e em todas as idades, ressaltando os fatores individuais e culturais que nele influenciam, dando nfase s relaes de gnero, e como esses fatores interagem nas idealizaes pessoais como a crena de que existe algum que corresponder a todas as idealizaes criadas, na convivncia de duas pessoas e na sade sexual. Negociao *Objetivo:* A instrumentalizao para a negociao do uso de anticoncepcionais com os parceiros, o reconhecimento e a busca de

possveis solues frente a conflitos no relacionamento. *Durao:* 60 minutos. *Material:* Um roteiro para cada grupo. *Desenvolvimento:* 1. 1. O facilitador explica a dinmica e pede aos participantes que se subdividam em grupos de at 6 pessoas. 2. 2. Aps, designar um roteiro que dever ser encenado pelo grupo. O grupo montar uma encenao usando quantos personagens achar necessrio. 3. 3. Aps o tempo estabelecido para o preparo da encenao, rene os grupos e pede a cada um que represente para os demais. 4. 4. Depois que todos os grupos se apresentarem, faz as observaes necessrias acerca do trabalho. Explora, tambm, as sensaes experimentadas por esta vivncia. 5. 5. Fecha o exerccio informando-os que antes de se iniciar uma negociao, necessrio pensar: * Quais so os meus argumentos? * Quais sero os argumentos da outra pessoa e como poderei responder a eles? * At onde posso ceder? * Qual a soluo melhor para as duas partes? Roteiros _Grupo I_ Jade e Daniel esto tendo relao sexuais h trs meses e at agora no usaram nenhum mtodo contraceptivo. Eles tm medo de ir a uma farmcia ou a um posto de sade porque acham que todo mundo vai ficar sABEndo que eles esto transando. Todo ms ficam nervosssimos, morrendo de medo da menstruao de Jade atrasar. *Representao* * Mostrar a situao e o conflito vivido pelos dois. * Sugerir uma soluo. _Grupo II_ Lena e Felipe esto transando h seis meses. O mtodo que esto usando a tabelinha, s que, mesmo marcando tudo direitinho na sua agenda e sendo super regulada, Lena est muito insegura. Ela acha que Felipe poderia usar a camisinha, j que fcil de comprar e assim ela no vai dar bandeira em casa. Acontece que Felipe terminantemente contra. *Representao* * Mostrar a situao e o conflito vivido pelos dois. * Sugerir uma soluo. _Grupo III_ Fernando e Dorothy j namoram h trs meses. Um dia, os pais de Dorothy

foram viajar e ela convidou Fernando a ir at l. Ele disse que ia, mas que ficaria s um pouco porque no dia seguinte tinha prova de matemtica e ele estava indo muito mal nesta matria. Quando ele chegou Dorothy disse que eles deveriam aproveitar a ocasio e ficar transando a tarde toda. Quando Fernando disse que no dava porque estava preocupado com a prova, Dorothy ficou muito brava dizendo que ele no era homem. *Representao* * Mostrar a situao e o conflito vivido pelos dois. * Sugerir uma soluo.

Casos e Casos *Objetivo:* Encorajar os adolescentes a buscarem solues decisivas para as situaes da vida real. *Durao:* 40 minutos. *Material:* Sala ampla e confortvel que permita a formao de grupos, folhas de papel sulfite, folhas com situaes descritas. Desenvolvimento: 1. Dividir a turma em grupos de cinco participantes. 2. Entregar para cada grupo uma descrio de uma situao diferente, para que o grupo discuta e tome uma deciso a respeito. 3. Solicitar o grupo a desenvolver as seguintes atividades: * Apontar as vantagens, desvantagens, alternativas e conseqncias para cada uma das situaes propostas na pgina seguinte. * Identificar uma nica deciso sobre o caso. _EXEMPLOS DE SITUAES _ *Situao 1 * "Quando conheci meu vizinho, ramos s amigos. Com o passar do tempo acabamos saindo juntos e, hoje, apesar de j ter se mudado, ele vem todos os dias na minha casa. Como est estudando, no quer se prender a ningum. S quer transar, mas no somos namorados. Ser que se eu transar, ele fica comigo?" (Revista Meu Amor, n 39) *Situao 2 * "Tive uma criao muito repressora. Meus pais no me deixam namorar nem sair com meus amigos. Agora, estou apaixonada por um garoto que me curte um monte, s que ele usa drogas e eu quero ajud-lo a sair dessa." *Situao 3 * Alex, 16 anos, namora Marina de 17, h quase um ano. Ela est terminando o 2 grau e est em dvida se vai para a Universidade ou se comea a trabalhar. Seus pais no so ricos e s vezes at enfrentam dificuldades. H uma semana, Marina lhe contou que acha que est grvida. Agora Alex tem que tomar uma deciso em sua vida. *Situao 4 *

"Tenho 15 anos, estudo e estou gostando de um cara mais velho. Minhas amigas do a maior fora para ficarmos juntos. Ele tambm est a fim. Tenho medo de me envolver e depois no dar certo. O que devo fazer? " (Revista Querida, Ano VI n 100) *Sugestes para reflexo:* * * * * A deciso tomada pode ter conseqncia graves? Estar seguro de que essa deciso no prejudicaria algum. Dificuldade para tomar a deciso. Fazer uma comparao com a vida real.

Refletindo sobre a Virgindade *Objetivo: *Fornecer uma reflexo crtica que favorea uma tomada de deciso consciente. *Durao: *1 hora. *Desenvolvimento:* 1. 2. 3. 4. Temas _ A 1 vez _ Sentimentos antes e depois. Virgindade _ vantagens e desvantagens. Material _ papel pardo e canetinha hidrocor. Dividir 4 grupos, sendo que dois grupos discutam o mesmo tema.

*Sugestes para reflexo:* * * * * * Quais os fatores que influenciaram estes sentimentos? Que motivos a pessoa deve ter para continuar a ser virgem? Que motivos a pessoa deve ter para no continuar a ser virgem? Existe diferena na virgindade e 1 vez do homem e da mulher? Por qu? Que critrios o homem e a mulher devem adotar na hora de decidir?

Frio na Barriga Objetivo: Estimular a reflexo sobre os sentimentos que as pessoas tm em relao a um relacionamento sexual e que dificultam o estabelecimento de atitudes preventivas. Durao: 50 minutos. Material: Sala ampla e sem cadeiras fixas, papel e lpis para todos, quadro-negro ou parede lisa e giz. Desenvolvimento: 1. O facilitador solicita que formem pequenos grupos, s de meninos e s de meninas. Solicita que cada pessoa, individualmente, imagine uma cena de transa. 2. Depois de alguns minutos, pede que cada pessoa: * pense em trs palavras que mais tem a ver com a cena pensada; * o que teme que acontea; * o que no pode acontecer de jeito nenhum. 3. Em seguida, pede que cada participante escreva numa folha de papel, sem se identificar, as respostas a esses trs tens. 4. Os grupos, masculino e feminino, se renem, tabulam as respostas e apresentam para os demais. Enquanto vo sendo apresentadas as respostas, o educador divide o quadro-negro em duas partes (feminino e masculino) e vai escrevendo as respostas no quadro. Quando todas as respostas forem lidas, compara junto com os participantes os pontos comuns e os diferentes, apresentados pelos grupos de meninos

e de meninas. As Cores da Preveno *Objetivos:* Identificar todos os mtodos contraceptivos e identificar os de uso mais indicado e sua eficcia. *Durao:* 50 minutos. *Material:* Papel pardo, pincis atmicos de vrias cores, fita adesiva e etiquetas circulares coloridas (verde, amarela, vermelha). *Desenvolvimento:* 1. O facilitador colar uma folha de papel pardo na parede. 2. Aps, solicitar aos participantes listarem individualmente os mtodos contraceptivos conhecidos. 3. Dever anotar na coluna dos mtodos contraceptivos e localizar, conforme as seguintes categorias: * Mtodos de barreira. * Mtodos comportamentais. * Mtodos hormonais. * Dispositivos intra-uterinos. * Mtodos cirrgicos. 4. O facilitador provocar discusso no grupo, para que os participantes identifiquem cada mtodo dentro das vrias categorias. 5. O facilitador apresentar o kit de anticoncepo com todos os mtodos. 6. Colocar os adesivos autocolantes das 3 cores sobre a mesa. 7. Solicitar aos participantes pegarem os adesivos e colocarem em cada mtodo, considerando que: * verde - livre uso para o adolescente; * vermelho - no recomendvel; * amarelo - algumas restries (atuao, considerando que o mtodo a ser utilizado deve ser monitorado por um profissional do Servio de Sade). *Sugestes para reflexo:* * * * * * Quem deve usar mtodo anticoncepcional? O que planejamento familiar? Porque os mtodos naturais no so recomendados para os adolescentes? Com quem o adolescente deve esclarecer-se sobre anticoncepo? Em uma relao, de quem a responsabilidade da anticoncepo?

*Resultado esperado:* Reflexo sobre o planejamento familiar e os diferentes mtodos anticoncepcionais; modo das pessoas se relacionarem consigo mesmas e com os outros; discusso dos esteretipos conhecidos pela comunidade. Paternidade/Maternidade: Agora ou Depois? *Objetivo:* Ajudar os adolescentes a refletirem sobre o impacto que um beb teria em suas vidas agora e no futuro. *Durao:* 30 a 40 minutos. *Material:* Folha de papel, jornais e pincis. *Desenvolvimento:* 1. Introduza a atividade, assinalando sobre as responsabilidades na hora da deciso de se ter um filho. Anime os participantes a

pensarem cuidadosamente nisso, uma vez que ter a responsabilidade de uma vida gera contnuos ajustes na vida dos pais. 2. Divida os jovens em grupos e d a cada um, uma folha de papel com as informaes, pedindo que pensem na forma como um filho afetaria suas vidas. 3. Faa com que as moas compartilhem suas idias com os rapazes. 4. Comente os pontos de discusso. *Sugestes para reflexo:* * Refletir sobre os vrios contextos scio-culturais e caractersticas individuais que podem ocorrer na gravidez na adolescncia. * Salientar que a gravidez tambm tem mudanas positivas. * Haveria diferenas no efeito que um filho pode ter na vida de uma moa e na de um rapaz? *Atividades opcionais:* Pea que os adolescentes entrevistem seus prprios pais, assim com pais de filhos pequenos. Como os filhos mudam a vida das pessoas? Em seguida, rena o grupo para que compartilhem suas concluses. Ficha de Trabalho (Escreva nos quadros as mudanas que ocorrero) 1. Educao/Carreira 2. Amigos/Vida social mudanas positivas mudanas negativas mudanas positivas mudanas negativas 1. Finanas/Dinheiro 2. Rotina Diria mudanas positivas mudanas negativas mudanas positivas mudanas negativas

Estudo de Caso *Objetivo: *Que os participantes do grupo tenham a oportunidade de discutir e se posicionar frente a um caso de gravidez na adolescncia, bem como de refletir acerca da importncia de se planejar uma transa e de fazer contracepo. *Durao:* 50 minutos. Material para cada grupo: Cpia do estudo de caso "A estria de Camila"; lpis ou canetas; folhas em branco para as respostas. *Desenvolvimento:* 1. O instrutor forma subgrupos de at 8 pessoas e solicita-lhes que escolham algum para coordenar. 2. Explica a dinmica, distribui para cada grupo as trs folhas com "A estria de Camila" e esclarece as funes da coordenao no subgrupo. 3. As funes do coordenador sero: distribuir as partes do estudo de caso, para que todos leiam e respondam as questes ao final de cada pgina; permitir que todos os membros do grupo se posicionem e anotar as respostas em uma folha em branco. Convm ao instrutor se reunir um pouco antes com quem coordenar, para tirar dvidas quanto dinmica. Deixar bem claro que s se passa parte seguinte da estria depois de discutidas as questes. 4. Aps o tempo determinado, pede que as respostas de cada grupo sejam apresentadas em plenrio pelo coordenador. 5. O instrutor encerra a dinmica, fazendo comentrios sobre a iniciao sexual da populao jovem, a gravidez na adolescncia, a

importncia de planejar a contracepo e que isso no tira o prazer nem do homem, nem da mulher. /arte 1/ _A estria de Camila_ Camila tem 15 anos e a filha mais velha, numa famlia de trs irmos. A sua me secretria em uma grande empresa e trabalha o dia inteiro; noite, mesmo quando est atarefada, sempre encontra um tempinho para conversar com os filhos e ver se vai tudo bem com eles. O pai tambm trabalha o dia todo. Quando terminou a 8 srie, Camila foi com a famlia de sua melhor amiga passar as frias em Salvador. Era a primeira vez que ela viajava sem a sua prpria famlia e por isso sua me lhe fez mil recomendaes, mesmo confiando no bom senso da filha e acreditando que havia lhe dado todo tipo de informao possvel sobre sexualidade. O sol, a praia, o calor, tudo era maravilhoso e Camila sentia que estava vivendo o melhor perodo da sua vida. Teve certeza disso quando conheceu Tiago. Um mineiro de Itajub, 18 anos, olhos cor de mel. O namoro corria solto, gostoso, at que um dia Tiago convidou Camila a ir na casa em que ele estava hospedado porque todo mundo tinha ido a Itaparica e eles poderiam ficar toda a tarde juntos, sozinhos e tranqilos. Camila pensou um pouco e resolveu aceitar. Afinal, estava apaixonada e se sentia preparada para iniciar sua vida sexual. * Quem teria que pensar na contracepo? Camila ou Tiago? * Como vocs imaginam que seria um papo sobre contracepo entre os dois? * Como eles poderiam se prevenir ? /Parte 2/ _A estria de Camila_ Quando chegou na casa de Tiago, Camila teve certeza que a transa ia rolar. O ambiente cheirava a caju maduro, Tiago estava super romntico. Foram para um canto da sala e comearam a se beijar e a se abraar. Um dado momento Camila disse que era virgem, que no tomava plula e que tinha medo de engravidar. Tiago acalmou-a dizendo que ningum engravida na primeira vez que transa, que ele tinha certeza. Camila, ento, lhe disse que sua me sempre lhe dizia que se cuidasse e que todo mundo deveria usar camisinha por causa da aids. Tiago ficou nervoso: "Transar com camisinha o mesmo que chupar bala com papel" disse ele. "Alm do mais eu no sou homossexual, nem tomo drogas. No ponho camisinha de jeito nenhum". * A menina pode engravidar na primeira vez que transa? * O que vocs acharam da atitude de Tiago quando Camila lhe pediu que usasse camisinha? * O que vocs acham que Camila fez quando Tiago se recusou a usar o preservativo? * O que vocs acham que ela deveria ter feito? * O que vocs acharam da afirmao de Tiago quanto a no ser homossexual nem tomar drogas e portanto, no ter aids?

/Parte 3/ _A estria de Camila_ Camila acabou topando e eles transaram sem preveno alguma. As frias acabaram e Camila voltou para casa. Ficava horas pensando naquela tarde, lembrando detalhe por detalhe e escrevendo longas cartas para Tiago. Tiago, por sua vez, tambm ia lhe escrevendo cartas e mais cartas. Depois de um ms e meio, Camila percebeu que alguma coisa estava acontecendo, tinha enjos constantes e sua menstruao estava atrasada. Ficou desesperada. "E se eu estiver grvida?", pensou. A me de Camila notou que sua filha estava muito agoniada. Nem parecia aquela Camila que tinha voltado to radiante e apaixonada das frias. noite, quando voltou do trabalho, foi at o quarto da menina e perguntou-lhe o que estava acontecendo. Quando Camila contou, sua me comeou a chorar e a lhe dizer que ela tinha lhe dito mil vezes que se prevenisse e que ela tinha que ter tomado esses cuidados. No dia seguinte foram ao mdico e veio a confirmao. Camila estava realmente grvida. * * * * * * Como vocs encaram a atitude da me de Camila? Como vocs acham que Camila se sentiu com a notcia? Quais seriam as opes de Camila? Qual delas vocs acham mais acertada para este caso? Por que? Qual vocs acham que ser a atitude de Tiago? E do pai de Camila?

*Observaes:* * Contracepo de emergncia - at 72 horas - dosagem de plula procurar mdico * Aborto legal: risco de vida da me, estupro (tentativas - anomalia fetal) - Cytoteck * Lembrar preveno - conversa inicial sobre mtodos - uso da camisinha * Idade ideal - conversa antes - lembrar que o dilogo significa amadurecimento * Resgatar "tragdias" Parando para pensar sobre a violncia. *Objetivo:* Identificar situaes de violncia vividas no cotidiano dos adolescentes; refletir sobre como evit-las e proteger-se delas. *Durao:* 1 hora. *Material: *Sala ampla e confortvel, folhas grandes de papel pardo, folhas de papel, canetas coloridas e cola. *Desenvolvimento:* Atividade em pequenos grupos

1. Utilizando as informaes sobre o Cdigo Penal Brasileiro, os participantes devem selecionar situaes, retiradas de jornais, revistas ou noticirios, relacionando-as. 2. A partir deste material, devero trocar idias sobre: * O que gera estas situaes. * Se possvel preven-las ou prevenir-se delas. * Se sim, de que forma. * Que outras situaes deveriam ser includas ao Cdigo Penal. *Sugestes para reflexo:* * A violncia sexual contra homens e mulheres diferente? * Quais os recursos existentes na comunidade para o atendimento das vtimas de violncia sexual? *Resultados esperados:* * Entendimento sobre a violncia sexual. * Aprendizagem para identificao de situaes de risco de violncia sexual e de como evit-la. Gravidez no Planejada *Objetivo:* Relacionar as questes e dvidas que a mulher adolescente tem, no momento em que descobre uma gravidez no planejada; refletir sobre a questo do aborto e a legislao vigente. *Durao:* 1 hora e meia. *Material:* Sala ampla e confortvel. *Desenvolvimento:* 1. Uma das participantes apresenta-se voluntariamente para a aplicao da tcnica. 2. O facilitador inicia fornecendo as instrues: "Faz de conta que essa jovem acabou de saber que est grvida. Vocs pensem sobre isso, e em seguida cada um dar a esta grvida um motivo para que ela tenha esse filho e um motivo para que ela no tenha esse filho". 3. Em seguida a "grvida" senta-se no centro da sala e em silncio aguarda os motivos dos colegas, enquanto os demais caminham em volta, refletindo sobre o tema abordado. 4. Cabe ao facilitador fazer o registro de todas as opinies para depois exp-las ao grupo, ressaltando as provveis dvidas que povoam a imaginao da mulher nessa situao. *Pontos para discusso:* * A quem cabe a deciso final sobre ter ou no ter esse filho? * A legislao em vigor, em relao ao aborto e violncia sexual. *Resultado esperado:* * Entendimento sobre porque evitar a gestao no desejada. * Aprendizagem sobre a legislao sobre o aborto.

Associao Brasileira de Enfermagem - ABEn Nacional SGAN 603, Conjunto "B". CEP: 70830-030, Braslia-DF

E-mail: aben@abennacional.org.br <mailto:aben@abennacional.org.br> Fone: (61) 3226-0653

Vous aimerez peut-être aussi