Vous êtes sur la page 1sur 8

OSCILADOR SENOIDAL

Marcos Aurlio Medeiros SILVA(1); Rogrio Guerra DIGENES FILHO(2); Fabola Fernandes ANDRADE(3) (1) Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Cear IFCE, Av. Treze de Maio, 2081 Benfica Fortaleza/CE CEP: 60040-531 Telefone: (85)3307-3607, e-mail: marcosmedeiros31@gmail.com (2) Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Cear IFCE, e-mail: rogerio.diogenes.f@gmail.com (3) Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Cear IFCE, e-mail: fabiola@ifce.edu.br

RESUMO
Para diversas aplicaes em eletrnica analgica, incluindo atividades de sala de aula como montagens prticas, a necessidade da existncia de um oscilador senoidal para execuo de testes em circuitos, clara e de suma importncia para a boa execuo de uma atividade. Visto que aparelhos como geradores de funes so caros e de difcil acesso para muitos, o oscilador senoidal aqui proposto facilita essas prticas e torna possvel muitas atividades extraclasse com muito mais maleabilidade. A fcil montagem desse oscilador um grande diferencial, pois alm de no haver a necessidade de uso de componentes caros e de fabricao mais complicada, este baseado no uso de componentes ativos e se torna muito estvel, fornecendo o necessrio para atividades prticas em diversas modalidades de eletrnica. Palavras-chave: Filtros Analgicos, Osciladores, Amplificador Operacional.

1.

INTRODUO

Diante da necessidade de ter um oscilador senoidal para aplicaes em eletrnica analgica, telecomunicaes, entre outros, foi projetado um oscilador de fcil montagem e uso. Sem necessidade de nenhum sinal de entrada, apenas alimentao, foi desenvolvido, e aqui apresentado, um oscilador senoidal estvel, que para uso em sala de aula e atividades de alunos em trabalhos prprios, de grande valia e aceitao. Baseado no funcionamento de um oscilador de onda quadrada e de filtros ativos passa-baixas, o oscilador senoidal foi confeccionado inicialmente em um protoboard. Para determinar o correto funcionamento do oscilador, foram compostos, tambm, cdigos em MATLAB para auxiliar nos clculos dos valores corretos dos componentes eletrnicos, como resistores e capacitores do circuito. Toda a teoria de filtros e processamento de sinais que foram necessrias para a produo deste trabalho, apresentada a seguir, tornando possvel ao leitor entender todo o processo de confeco do oscilador.

2.

FILTROS

Filtros so dispositivos sensveis a frequncia, no qual, permite a passagem de sinais em determinadas faixas de freqncias, de acordo com o projeto. Quanto tecnologia empregada na implementao de um filtro, eles podem ser classificados em digitais e analgicos. Filtros digitais se caracterizam por utilizar componentes digitais como elementos constitutivos. Neles, para que um sinal analgico seja filtrado, deve existir um sistema de converso analgico-digital que execute o processo de discretizao deste sinal. Os valores binrios representativos do sinal de entrada so filtrados e os resultados so convertidos em um sinal analgico atravs de um sistema de converso digital-analgico. Tais filtros so teis na situao em que muitos canais de transmisso de dados necessitam ser processados atravs de um mesmo filtro(PERTENCE JNIOR, 2007). Apesar de apresentarem rudo de quantizao, filtros digitais so flexveis, pois permitem mudanas de suas caractersticas por hardware e/ou software, como o aumento de ordem do filtro em grandes nmeros.

Os filtros analgicos podem ser ativos ou passivos. Estes so construdos apenas com elementos passivos, como resistores, capacitores e indutores. Outrossim, possuem baixa sensibilidade, aproximam-se da idia de uma implementao ideal, podem operar em altas frequncias, apresentam menos problema de rudo e podem ter tenses de trabalho mais elevadas. No entanto, como desvantagens apresentam dificuldade de sintonia, devido ao uso do indutor e problemas de integrao, o que ocasionou o seu uso restrito a aplicaes especficas(NOCETI FILHO, 1998). Outro ponto importante que esses filtros so inviveis para operaes em baixa frequncia(<1MHz), pois os valores dos indutores devem ser bastante elevado para atender as especificaes de atenuao e frequncia de corte. Neste caso, o uso de filtros ativos justificado. Filtros ativos so feitos com alguns componentes passivos associados a outros elementos ativos como transistores e amplificadores operacionais(Amp-Ops). Esses dois componentes obedecem, respectivamente, a uma linha cronolgica de tecnologia. Os amplificadores operacionais tem como uma de suas fortes caractersticas a alta impedncia de entrada e baixa impedncia de sada, o que permite a implementao de filtros de tima qualidade. O isolamento do sinal tambm uma caracterstica marcante dos amp-ops em filtros ativos. Apesar de exigirem fonte de alimentao, ao contrrio dos filtros passivos, a possibilidade de amplificao do sinal de entrada outro ponto importante de vantagem. No desenvolvimento de projetos, os filtros ativos so mais flexveis do que os filtros passivos, pois se torna mais fcil o desenvolvimento de filtros complexos atravs da associao em cascata. Porm, a resposta em frequncia desse tipo de filtro est limitada capacidade de resposta dos amp-ops utilizados. Filtros ativos no podem ser aplicados em sistemas de mdia e alta potencia. No entanto, seu uso na eletrnica est crescendo, desde elementos no campo das telecomunicaes at instrumentao biomdica, principalmente quando esses equipamentos devem operar em baixas frequncias(PERTENCE JNIOR, 2007).

2.1.

Aproximaes de Filtros

Em projetos de filtros reais, almeja-se aproximar das caractersticas dos filtros ideais. Como exemplo, tomando um filtro passa-baixa como referncia, pois os requisitos de um filtro seletor de sinais so sempre convertidos nos requisitos de um filtro passa-baixa normalizado (NOCETI FILHO, 1998), bastando apenas uma transformao em freqncia (para filtros passa-alta, passa-faixa, rejeita-faixa). Um filtro passa-baixas ideal caracteriza-se em possuir atenuao nula na banda passante (faixa de freqncia de 0 at ) e atenuao infinita aps a mesma. Esse filtro no realizvel na prtica. Conquanto, h diversas formas de obter aproximaes desse filtro. As funes de aproximaes buscam atender alguns critrios de um filtro ideal, so eles: Banda passante plana, rpida transio entre banda passante, banda de rejeio e resposta de fase linear. Algumas dessas funes j foram exaustivamente estudas e por isso servem de referncia para projetos de filtros, por exemplo, resposta de Butterworth, Chebyshev, Cauer, Bessel, etc. Cada uma oferece vantagens que as demais no possuem. Portanto, a escolha da resposta adequada depende do que se considera aceitvel, ficando assim, a critrio do projetista. Este artigo opta por abordar apenas duas das mais conhecidas funes de aproximaes, Butterworth e Chebyshev. (PERTENCE JNIOR, 2007).

2.1.1. Butterworth
Filtros de Butterworth caracterizam-se na melhor aproximao de uma resposta em frequncia plana na banda de passante e no apresenta ondulaes, tambm conhecidas como ripple, nesta e na banda de rejeio. Para efeito de simplificao, consideremos uma atenuao na banda de passagem de -3dB. Desta forma, a funo de transferncia do filtro de Butterworth normalizado mostrada na Equao 01: | | 1 1 Eq. 01

O expoente na Equao 01 indica a ordem do filtro. Podemos dizer que quanto maior a ordem de um filtro, mais ele se aproximar das caractersticas ideais. A Figura 1 ilustra o comportamento de filtros de Butterworth de diferentes ordens. Perceba que quando maior a ordem do filtro, mais prximo este estar do comportamento ideal.

Figura 1 Filtros de Butterworth

2.1.2. Chebyshev
A aproximao de Chebyshev tem como principal caracterstica a mais rpida transio entre a banda passante e banda de rejeio, no qual a banda passante possui ripple na amplitude do sinal. Em aplicaes onde o contedo de frequncia mais importante que o de amplitude, a aproximao de Chebyshev bastante til.

Figura 2 - Filtros de Chebyshev

2.2.

Srie de Fourier

Fenmenos peridicos esto presentes em diversas aplicaes de engenharia, tais como uma onda portadora, gerador de funes, corrente eltrica, osciladores, entre outros. Em diversas situaes podemos analisar facilmente o comportamento de funes peridicas em um determinado sistema. Em certas aplicaes, devido a funes peridicas mais complexas, a anlise das mesmas torna-se um trabalho bastante rduo. Felizmente, existe uma ferramenta matemtica que facilita a anlise de tais funes complexas, fazendo com que elas sejam representadas por funes peridicas mais simples, tais como seno e cosseno. Tal fato foi enunciado por Joseph Fourier, e ficou conhecida como a Srie de Fourier. Atravs da Srie de Fourier podemos representar qualquer funo peridica por uma soma ponderada de senos e cossenos de frequncias distintas, sendo essas frequncias mltiplos inteiros da frequncia fundamental. Uma das representaes da Srie de Fourier demonstrado na Equao 02. Esta denominada a forma compacta da Srie de Fourier, que limitada para a representao de sinais reais. x

cos n t

Eq. 02

Sendo a frequncia fundamental da onda, em radianos. Os termos presentes na Equao 02 so descritos nas equaes 03, 04, 05, 06 e 07. Eq. 03 = tan 2 2 cos sin Eq. 05 Eq. 04

Eq. 06 Eq. 07

e em funo de teremos, respectivamente, o espectro de amplitude e de Se traarmos o grfico de fase. Como proporcional frequncia , tais grficos so verses de e em funo de .

3. 3.1.

ESTUDO DE CASO Oscilador Proposto

Este artigo sugere um oscilador senoidal que tem como princpio de funcionamento a sada de um oscilador de relaxao ligada na entrada de uma cadeia de filtros ativos. vlido dizer que a diferena que propomos fazer um oscilador senoidal com base em elementos ativos partindo de um simples oscilador de onda quadrada. Em seguida, apresentaremos as duas partes dominantes no nosso circuito e em seguida detalharemos o funcionamento do mesmo.

3.1.1. Oscilador de Relaxao


Como exemplo de uma aplicao no-linear de um amplificador operacional, podemos citar um circuito oscilador. Essa denominao est relacionada com o tipo de resposta do circuito, que no uma funo linear do sinal de entrada. O que faz um circuito funcionar como oscilador a realimentao positiva do amplificador operacional, implicando que o ganho de malha fechada seja maior do que 1, satisfazendo as condies de fase para o circuito atuar desta forma. Quando a tenso de sada de um sistema como esse cai abruptamente para um nvel de tenso e em seguida se eleva para outro nvel de tenso, esse circuito geralmente chamado de oscilador de onda quadrada. Podendo, chamar de oscilador de relaxao, o circuito oscilador aplicado no trabalho que gera pulsos variveis entre os mximos e mnimos, ou seja, +VCC e VEE. Estes so valores da alimentaes positiva e negativa do circuito. O circuito baseia-se na carga e descarga de um capacitor, funcionando como espcie de comparador, e tem o perodo de sua onda de sada dada pela Equao 08. 2 ln 2 Eq. 08

conveniente adicionar dois diodos zener na sada do oscilador, pois como os picos de tenso do oscilador so provenientes da saturao do amplificador, os mesmos podem apresentar distores nos valores de pico. O circuito que representa um oscilador de relaxao mostrado na Figura 3.

Figura 3 - Oscilador de Relaxao

3.1.2. Filtro Passa-Baixas


Um filtro pode ser classificado de diversas formas, e uma delas a funo executada. Nesse caso, um filtro pode ser dito como Passa-Baixas(PB), Passa-Altas(PA), Passa-Faixa(PF) ou Rejeita-Faixa(RF). Para que o oscilador seja construdo, necessitamos da implementao de um filtro passa-baixas, no qual s permite a passagem de frequncias abaixo de uma frequncia determinada, a frequncia de corte. Frequncias superiores a esta so atenuadas. No projeto foi utilizado um filtro PB de quarta ordem. A ordem de um filtro matematicamente definida como o nmero de plos existentes na sua funo de transferncia e fisicamente corresponde ao nmero de redes de atraso presentes na sua estrutura. de suma importncia frisar, que quanto maior a ordem do filtro, mais rpida a taxa de queda de resposta do filtro, em outras palavras, a sua resposta se aproximar de respostas ideais. Para projetar circuitos fsicos de filtros ativos de ordem maior ou igual a trs, basta cascatear, pr em srie, circuitos de ordem um e/ou dois, de acordo com o projeto. Neste trabalho, foram colocados em srie dois estgios de filtros passa-baixas de ordem dois, para alcanar o resultado esperado. Na implementao do filtro ativo de segunda ordem faz-se uso da topologia Sallen-Key. O motivo desta escolha que apresenta a mnima dependncia do desempenho do filtro para com a do amplificador, possibilitando o uso de amp-ops bastante simples e baratos. Isto porque, nesta configurao, o amplificador utilizado apenas como um amplificador no-inversor, que tambm preserva a fase do sinal. A Figura 4 mostra o esquema do filtro ativo de segunda ordem usando a topologia Sallen-Key e a Equao 09, a funo de transferncia, obtida a partir das equaes de malha do circuito.

Figura 4 - Filtro ativo de segunda ordem usando a topologia Sallen-Key

Eq. 09 Os termos presentes na Equao 09 so descritos nas Equaes 10 e 11. 1 1 1 Eq. 11 Eq. 10

3.1.3. Funcionamento do Circuito


O funcionamento do circuito baseia-se em utilizar o oscilador de relaxao para gerar um sinal quadrado e, em seguida conectar a uma cadeia de filtros ativos passa-baixas. A Figura 5 representa em diagrama de blocos o funcionamento do oscilador.

Figura 5 - Esquema do Oscilador

A onda quadrada gerada na sada do oscilador de relaxao tem frequncia igual a 1kHz (frequncia fundamental). Analisando o espectro de Fourier da onda quadrada, observamos que esto presentes apenas os harmnicos mpares mltiplos da frequncia fundamental. Sendo assim, para obter na sada do oscilador senoidal apenas o harmnico fundamental da onda, basta atenuar as amplitudes dos harmnicos com freqncia superiores a 1kHz a fim de torn-las desprezveis para quaisquer resultados prticos. Com as especificaes do filtro j determinadas, a funo de aproximao foi escolhida, de tal forma que satisfizesse os requisitos de magnitude da resposta em frequncia. Ondulaes na banda passante ocasionam distores indesejadas para esta aplicao. Portanto, optamos em usar a funo de aproximao de Butterworth.

3.2.

Sntese do Filtro

Alguns fatores so necessrios quando se pretende projetar um filtro passa-baixas. Usando a funo de aproximao de Butteworth, algumas dos fatores mais importantes que sero consideradas aqui so: frequncia de corte, frequncia de rejeio, atenuao da banda de rejeio e ordem do filtro. Sendo a ltima consequncia das demais. O filtro projetado possui as seguintes caractersticas, so elas: Frequncia de corte (fc) = 1kHz Frequncia de rejeio(fr) = 3kHz Atenuao da banda de rejeio = -30dB

Com estas informaes, o prximo passo determinar a ordem do filtro.

3.2.1 Determinao da Ordem


Independentemente da ordem, o filtro de Butterworth ter atenuao de -3dB na banda passante. Para verificar, basta substituir por na Equao 01. O resultado do clculo foi | | 0,707, que corresponde a -3dB. Para a determinao da ordem do filtro, temos a seguinte afirmao: Harmnicos com frequncias superiores a 1kHz devero possuir amplitudes desprezveis, para tanto, estes tero suas amplitudes atenuadas em -30dB, conforme os requisitos j especificados. Analisando o espectro de Fourier da onda quadrada, verificamos que o harmnico mais prximo do fundamental possui frequncia de 3 . Na Equao 01, ao isolar N temos: log | 2 log | Eq. 12

Portanto, ao desenvolver a Equao 12, no qual o mdulo da resposta em frequncia seja igual -30dB quando 3 . O resultado de 3,19. O valor de deve ser o inteiro mais prximo, pois a ordem condiz com o nmero de plos que a funo de transferncia possui. Logo utilizamos = 4. Posteriormente, foi projetado um filtro de ordem 4.

3.2.2 Determinao dos Componentes


Ao obter a ordem do filtro, a resposta de Butterworth normalizada tambm determinada, pois estas so facilmente encontradas em tabelas. Sendo necessria uma simples desnormalizao pela frequncia de corte. A funo de transferncia, do filtro PB projetado, desnormalizada mostrada na Equao 13.

1,84776

0.76537

Eq. 13

Para obter os valores dos resistores e capacitores do circuito da Figura 3, necessrio igualar a funo de transferncia do circuito com a topologia Sallen-Key(Equao 09) com a funo de transferncia do filtro projetado, e ento, achar uma das infinitas solues reais. As solues so obtidas a partir das Equaes 14 e 15: 1.84776 1 1 1 Eq. 14 Eq. 15

Neste filtro, para obter valores de resistores e capacitores comerciais, as Equaes 14 e 15 foram solucionadas. Uma boa aproximao dos valores dos componentes ser apresentada. O ndice entre parnteses indica qual estgio do filtro o componente pertence, pois o filtro possui dois estgios, cada um de ordem 2. R1(1) = 60K ohms, R2(1) = 1K ohms, C1(1) = 82nF, C2(1) = 4,7nF, R1(2) = 22K ohms, R2(2) = 2,8K ohms, C1(2) = 82nF, C2(2) = 4,7nF.

3.3.

Consideraes Prticas

O circuito oscilador proposto, sob esquema mostrado na Figura 5, foi montado, inicialmente, em um protoboard (Figura 6). Os resultados obtidos foram semelhantes aos resultados calculados. A Figura 7 mostra, claramente, esquerda, o sinal de sada do oscilador de onda quadrada e, direita, a sada final do circuito, aps passagem pela sequncia de filtros passa-baixa.

Figura 6 - Circuito

Figura 7 - Resultados

4.

CONSIDERAES FINAIS E TRABALHOS FUTUROS

O oscilador proposto, apesar de ter sido mostrado de modo genrico, bastante malevel e pode ser largamente utilizado para diversas aplicaes que possam exigir outros valores alm dos aqui exibidos, dependendo, claro, do objetivo de quem est projetando. O sucesso ou fracasso do funcionamento do oscilador e de suas aplicaes depende da escolha correta dos componentes apresentados durante a seo 3.1 e calculados na seo 3.2.2. Diferentes valores produzem diferentes sadas, e para estas serem vlidas e aproveitadas para quaisquer trabalhos, estes devem ser coerentes. Para o desenvolvimento e confeco deste oscilador tornarem-se ainda mais acessveis para alunos de engenharia, temos como trabalho futuro a elaborao de um software didtico que possa fazer a interface entre o aluno e os rduos clculos de processamento de sinais. Desta forma, o aluno, pode ter acesso aos valores dos componentes eletrnicos mediante a apresentao da frequncia que ele deseja para seu sinal senoidal, tornando assim o nosso circuito muito mais genrico e aplicvel diversas solues.

REFERNCIAS
LATHI, B. P. Sinais e Sistemas Lineares. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2007. NOCETI FILHO, S. Filtro Seletores de Sinais. 1. ed. Florianpolis: Editora da UFSC, 1998. BOYLESTAD, R. L; NACHELSKY, L.. Dispositivos Eletrnicos e Teoria de Circuitos. 6. ed., LTC, 1999. PERTENCE JNIOR, A. Amplificadores Operacionais e Filtros Ativos. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2007. EDMINISTER, J. A. Circuitos Eltricos. 2. ed. So Paulo: McGraw-Hill, 1991. ALEXANDER, C. K.; SADIKU, M. N. Fundamentos de Circuitos Eltricos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008.

AGRADECIMENTOS
Agradecemos a professor Fabola Fernandes pelo apoio, orientao e ajuda nesta produo. s nossas namoradas e famlia pela compreenso nos fins de semana e noites em claro, para que a concluso deste trabalho acontecesse com sucesso.

Vous aimerez peut-être aussi