Vous êtes sur la page 1sur 28

Depois dele, o espiritismo nunca mais ser o mesmo

Alguns dados biogrficos

Em 13.12.2010, aos 78 anos de idade, desencarnou, na cidade de Santos/SP, Jaci Regis, um dos mais fecundos e polmicos pensadores da histria do espiritismo no Brasil e no mundo. Alguns dados biogrficos Nascido em Florianpolis, SC, em 30/10/1932, Jaci Regis viveu na cidade de Santos/SP, desde 1947. Economista, jornalista e psiclogo, trabalhou por 30 anos, at aposentar-se, na Petrobrs. No movimento esprita, desde a dcada de 40, integrou-se ao segmento jovem, liderando a Mocidade Esprita Estudantes da Verdade MEEV - ainda hoje existente - do Centro Esprita Allan Kardec (CEAK), de Santos. Aliando, com igual denodo e combatividade, sua condio de pensador e estudioso do espiritismo com a de batalhador das causas sociais, assumiu, ainda na dcada de 60, a direo da Comunidade Assistencial Esprita Lar Veneranda, modelar instituio que atende crianas e mes e que foi por ele presidida por 32 anos. Jaci Regis foi um dos fundadores da Unio Municipal Esprita de Santos e, nessa condio, dirigiu, por 23 anos, o jornal Espiritismo e Unificao. Na dcada de 80, liderou histricas divergncias com o segmento evanglico do espiritismo e intensificou seu trabalho em prol do que chamou de espiritizao, em confronto com o que o movimento esprita habitualmente denomina de evangelizao. O jornal Abertura, por ele fundado em 1987 e do qual foi diretor e editor at seu falecimento, tornou-se o mais importante porta-voz do segmento livre-pensador, progressista e no-religioso do espiritismo. Criou, em 1989, o Simpsio Nacional do Pensamento Esprita, depois chamado de Simpsio Brasileiro do Pensamento Esprita, realizado de dois em dois anos. Em 1999 funda o ICKS-Instituto Cultural Kardecista de Santos."

Escritor fecundo, publicou dezenas de obras, entre as quais Amor, Casamento e Famlia, A Mulher na Dimenso Esprita, Uma Nova Viso de Homem e de Mundo e Introduo Doutrina Kardecista. Casado com Palmyra Regis, havia mais de 50 anos, deixou 6 filhos, muitos netos e uma bisneta. A maioria de seus familiares est intimamente vinculada ao espiritismo, seguindo-lhe as ideias e contribuindo com suas iniciativas.

Uma personalidade marcante


Em biografia publicada no site Espiritnet, h alguns anos, Ademar Arthur Chioro dos Reis, vice-presidente da CEPA, qualifica-o como uma das personalidades mais marcantes do Espiritismo, um homem que conseguiu questionar e abalar as estruturas do movimento esprita oficial, introduzindo a crtica fundamentada numa obra profunda, contundente, consistente, contra-hegemnica e, portanto, profundamente polmica. Na pgina final deste peridico, publicamos os trechos principais do ltimo discurso por ele pronunciado em evento da CEPABrasil, em Bento Gonalves/RS. Ali, Jaci sintetiza o pensamento que sustentou nos ltimos anos de sua vida: a necessidade de desvincular o espiritismo das estruturas crists, dando lugar ao Espiritismo ps-cristo que inaugura a Cincia da Alma.

O Paradoxo Jaci
A frase que d ttulo reportagem ao lado foi tomada de emprstimo de artigo escrito por Eugenio Lara, logo aps o desencarne de Jaci Regis e publicado no site www.viasantos.com/pense. No nenhum exagero dizer-se que o espiritismo, depois de Jaci, nunca mais ser o mesmo. Ainda que jamais citado pelos amplos setores evanglicos do espiritismo hegemnico, de onde sua palavra, seus livros e seus pensamentos foram banidos, Jaci o grande artfice do maior processo de renovao do espiritismo brasileiro. H algo de paradoxal no fenmeno Jaci Regis: embora seu discurso e sua atuao sejam genuinamente espritas, sua vida e sua obra foram marcadas pela incompreenso no meio esprita. Depois de dcadas buscando a renovao e o progresso das ideias, caractersticas por ele tidas como essenciais ao espiritismo, Jaci encerrou sua trajetria propondo a estruturao de novo movimento. Neste, por sua proposio inicial, o prprio termo espiritismo seria substitudo por doutrina kardecista. Ultimamente, propunha um espiritismo ps-cristo voltado, precipuamente, comprovao da imortalidade do esprito, inaugurando a Cincia da Alma. Mesmo que nem todos aceitemos o caminho da ruptura radical e do recomeo, inegvel que o espiritismo real, antes disso, rompeu com as propostas originais de Kardec. Jaci nunca se conformou com isso e nos deixa uma inquietante pergunta: ainda possvel mudar ou ser mesmo necessrio recomear?

(A Redao)

O combate corrupo
No haver compromisso com o desvio e o malfeito. Dilma Rousseff Presidenta do Brasil

A imprensa destacou aspectos importantes do discurso de posse da nova presidenta. Determinada e esperanosa, ela reafirmou metas que buscam consolidar o trabalho de seu antecessor: o combate pobreza, o desenvolvimento econmico e social, o respeito s liberdades e democracia. Mas, igual destaque talvez no tenha sido dado a um compromisso fundamental para o atual estgio vivido pela Nao: o combate corajoso e implacvel corrupo. E, no entanto, Dilma, na foto, verbalizou-o com lgrimas nos olhos, o que sugere provenha da alma, antes de cingir-se a meras e protocolares palavras. Mesmo tendo deixado o poder ostentando o singular ndice de aprovao da ordem de 87%, o Governo Lula, entre tantos, significativos e reconhecidos, avanos, no se mostrou suficientemente capaz de um combate efetivo a essa chaga que sangra e envergonha o pas. Ao declarar-se rgida na defesa do interesse pblico e ao prometer que a corrupo ser combatida permanentemente, garantindo seu respaldo pessoal para que os rgos de controle e investigao atuem com firmeza e determinao, Dilma Rousseff foi ao encontro de um dos mais caros anseios da populao brasileira. A corrupo tem sido apontada, em importantes pesquisas de opinio pblica, como um dos grandes problemas brasileiros.

Os chamados valores republicanos, sntese da moderna ecloso de inconformidade e insubmisso ao Absolutismo, no podem, jamais prescindir da mais acendrada tica no trato da coisa pblica. No h verdadeiro progresso onde no reinem, soberanas, as leis da Justia e da tica. certo que nem tudo pode o governo. A corrupo mal da alma, desvio do esprito apegado ao materialismo. Mas, tambm carncia de educao e lenincia na investigao e na aplicao estatal da justia. A a responsabilidade governamental. Responsabilidade que a nova presidenta assumiu, respaldada pelo voto da maioria e pela esperana de todos os brasileiros. No h verdadeiro progresso onde no reinem, soberanas, as leis da Justia e da tic

Ateus saindo do armrio


H uns 20 anos, visitei uma praia chamada Venice, na Califrnia. Havia ali uma srie de barraquinhas, abrigando ativistas, crentes e propagandistas das mais diferentes causas. Via-se um pouco de tudo: gente fazendo campanhas ecolgicas, religiosos pregando a Bblia, ciganas lendo mos e videntes prevendo o futuro. Foi ali, tambm, que, pela primeira vez, vi um movimento organizado de ateus com cartazes reivindicando respeito s suas ideias e distribuindo panfletos a quem passasse. Os ateus, num pas onde o fundamentalismo cristo tem, ainda hoje, um peso significativo, comeavam, ali, a sair do armrio. Protestavam contra as impregnaes testas da sociedade organizada e reivindicavam, mais do que um Estado laico, um Estado ateu. S agora parece que esse mesmo movimento comea a ter presena mais atuante no Brasil, especialmente depois que o apresentador Datena, da TV Bandeirantes, foi processado por ter vinculado o atesmo ao banditismo, criminalidade.

O Deus das religies


Na verdade, comea a ser moda dizer-se ateu. Artistas, escritores, cronistas, intelectuais, especialmente depois de alguns best-sellers sobre atesmo, encorajam-se a proclamar sua no-crena numa divindade. Mas, invariavelmente, quando se referem a Deus o fazem a partir dos conceitos de divindade criados pelas religies. O deus pessoal judaico-cristo, o deus criador de todas as coisas, que fez tudo do nada, , de fato, totalmente incompatvel com a cincia moderna e com o senso comum das pessoas medianamente informadas. Definitivamente, no h lugar para ele na cultura da modernidade e da contemporaneidade.

Conceito esprita de Deus

O espiritismo prope um conceito de Deus que vai muito alm daquele criado pelas religies. Ao dizer que Deus a inteligncia suprema e a causa primeira de todas as coisas, o espiritismo desantropomorfiza-o e o apresenta como a grande Conscincia Universal. Esse conceito compatvel com as tendncias da cincia moderna. Amit Goswami, um dos mais proeminentes fsicos da atualidade, no seu livro O Universo Autoconsciente, sustenta que o universo seria matematicamente inconsistente sem a presena de uma inteligncia superior. Ele prognostica que, neste sculo, Deus deixar de ser um tema das religies para tornar-se uma questo das cincias.

Esprito e Conscincia
No faz sentido reduzir Deus a uma crena. Ele no uma questo de f. Tambm no a questo central do espiritismo, embora este se constitua numa filosofia desta. A grande questo do espiritismo o ESPRITO. Por isso mesmo, Jaci Regis desencarnou propondo que o espiritismo se tornasse a verdadeira cincia da alma. O dia que dispusermos de um slido conjunto comprobatrio da realidade do esprito, de sua sobrevivncia aps a morte e de sua essencialidade como conscincia humana, estaremos abrindo caminho para a compreenso de conscincias sobre-humanas e, da, a uma Conscincia Universal, acima da qual no se possa conceber qualquer outra inteligncia.

O ltimo discurso
Em setembro de 2010, trs meses antes de desencarnar, Jaci Regis compareceu como painelista ao II Encontro Nacional da CEPABrasil, em Bento Gonalves/RS. Diferentemente do que costumava fazer, leu um discurso previamente escrito. Sua proposta: levar o espiritismo para uma nova fase, a do Espiritismo ps-cristo, consubstanciada na Cincia da Alma. A seguir, trechos do histrico pronunciamento de Jaci.

Sobre o Espiritismo Cristo

A trajetria de Kardec sinuosa. Queria que o Espiritismo fosse uma cincia. Mas criou uma religio, sem querer que fosse religio. Na verdade, agiu como equilibrista da razo e da f. Todavia, aceitou que o motivo central do Espiritismo era restaurar o cristianismo e implantar no mundo o Reino de Deus, utopia evanglica que est na base das aspiraes msticas e irreais da humanidade ocidental, crist. Isso levou afirmao do Espiritismo como o Consolador Prometido. Representava tambm tacitamente a certeza de que Jesus Cristo era a verdade e toda a verdade teria vertido pela sua boca. Esse Consolador simbolizaria a vinda do Senhor ao mundo, completaria todas as verdades e ficaria conosco para sempre. Era a expresso da iluso de que, brevemente, por obra divina, haveria modificaes espetaculares na face da Terra.

Espiritismo ps-cristo
A nica sada para que o Espiritismo alcance sua originalidade e oferea uma contribuio genuna para a sociedade escoim-lo do enfoque teolgico da Igreja. Isto , ser um Espiritismo ps-cristo. Esse Espiritismo ps-cristo no apenas abandonar a retrica e a teologia catlica, como se organizar sugestivamente como uma cincia humana.

A Cincia da Alma
"O Espiritismo ps-cristo se estruturar como a Cincia da Alma, maneira de uma cincia humana, especifica e 'sui generis'. Como Cincia da Alma, o Espiritismo abandona a iluso de ser uma revelao divina, para ombrear-se, de forma muito especial, com o esforo das cincias humanas que surgiram para entender o ser humano, suas limitaes, problemas e futuro, fora dos limites das cincias duras, fsicas. Isto , uma cincia humana cujo objeto explicar o ser humano como uma alma, sua estrutura, sua atuao e sua evoluo. Com isso, pode desenvolver um esprito crtico e explorar a realidade essencial do ser humano dentro da lei natural, da naturalidade dos processos evolutivos, atravs da reencarnao.

Estrutura e organizao da Cincia da Alma

Como Cincia da Alma, o Espiritismo abandona sua pretenso autrquica de abranger todos os problemas da humanidade, mas apia-se nos esforos das demais cincias humanas que compem o leque das realidades e comportamentos das pessoas. O objetivo maior ser introduzir na cultura o sentido srio, basicamente defensvel aos postulados puros do Espiritismo. Ter que dispor de recursos e meios para provar, insofismavelmente, a imortalidade. O que implicar na renovao do exerccio e objetivos da mediunidade, superando a fase meramente moralista e religiosa em que se situa atualmente. S a prova da imortalidade ser a base de renovao social, humana e do pensamento humano e sustentar as teses da reencarnao e da evoluo do Esprito. Numa estrutura compatvel com a evoluo do conhecimento humano. Como Cincia da Alma, introduzir a noo de espiritualidade como uma busca natural, imprescindvel para o equilbrio pessoal e social, propondo positivamente o desenvolvimento tico na sociedade em mudana que vivemos

A Cincia da Alma ser kardecista


"Muitos podem questionar se num Espiritismo ps-cristo a estruturao da Cincia da Alma pode ser kardecista, dada a crtica e a reelaborao que se faz necessria do trabalho de Allan Kardec, conforme temos provado. kardecista na medida em que se apoiar nos alicerces bsicos, puros, do pensamento doutrinrio, desprezando os acessrios das interpretaes e extenses contextualizadas no inicio e do tempo decorrente. O carter da Cincia da Alma, como qualquer cincia humana ser essencialmente progressivo, jamais se imobilizando no presente, apoiada somente no que for provado. Assimilar as idias reconhecidamente justas, de qualquer ordem que seja, fsicas ou metafsicas. Pois no quer ser jamais ultrapassada, constituindo isso uma das principais garantias de credibilidade. A ntegra do discurso de Jaci Regis no Encontro de Bento Gonalves pode ser lida no site: http://www.viasantos.com/pense/arquivo/1304.html VEJA LINK NA COLUNA DA DIREITA

CCEPA confraterniza

A noite de 4 de dezembro de 2010 foi de confraternizao no Centro Cultural Esprita de Porto Alegre. Sob a coordenao da Diretora do Departamento Social, Slvia Pinto Moreira, dirigentes, colaboradores, associados do CCEPA e seus familiares reuniram-se em jantar de fim-de-ano. Foram momentos de agradecimento e de renovao de propsitos de convivncia, trabalho e ao em prol dos ideais espritas que nos unem.

CCEPA Opinio na Internet


A edio de n 181, de dez/2010 do jornal CCEPA-OPINIO foi enviado, na verso PDF, a cerca de 7.000 endereos de nosso "mailing list". Isso possibilitou ao destinatrio ler, quase que instantaneamente, as pginas do OPINIO, arquivar as matrias de seu interesse e, ainda, repass-lo aos amigos, ampliando, assim, a massa de leitores. Os mesmos destinatrios, a partir desta edio, estaro recebendo mensagem eletrnica com link que os levar ao acesso imediato de nosso peridico. Tambm o link do boletim encartado Amrica Esprita, que contm matrias alusivas CEPA e CEPABrasil passar a ser enviado. Alguns destinatrios, que no conheciam nossas publicaes esto solicitando assinatura da verso impressa. A eles nossos agradecimentos por contriburem materialmente com o prosseguimento deste projeto No trabalho de difuso de Opinio/Amrica Esprita via Internet esto atuando nossos companheiros Maurice H. Jones, como "web designer" e Salomo J. Benchaya na transmisso via Internet.

Intercmbio CCEPA/Novo Horizonte

Companheiros da Sociedade Esprita Novo Horizonte, de Capo Novo, no Litoral gacho, esto iniciando um intercmbio de ideias com os integrantes do Centro Cultural Esprita de Porto Alegre. No ltimo dia 6 de dezembro, dirigentes da Novo Horizonte prestigiaram a conferncia pronunciada no CCEPA pelo Professor Moacir Costa de Arajo Lima. Na ocasio, ficaram acertadas duas palestras a serem proferidas em Capo Novo por integrantes do CCEPA: dia 17 de janeiro, o palestrante ser Donarson Floriano Machado, e, em fevereiro, dia 15, a palestra estar a cargo de Salomo Jacob Benchaya. Uma caravana de colaboradores do CCEPA acompanhar os conferencistas para realizarem uma mesa redonda com trabalhadores da entidade anfitri. Na foto, dirigentes da S.E.Novo Horizonte, na palestra do Prof.Moacir, no CCEPA.

CCEPA Opinio eletrnico (1)


Muita paz! Obrigada pelo envio do jornal. Vamos l-lo com carinho, depois mandamos as nossas apreciaes. No deixe de nos remeter bons materiais. Somos aqui de Uberaba e trabalhamos com a divulgao do Espiritismo. Continue com esse trabalho, pois ele que alavanca os demais. Abraos, Jane (Editora Esprita Paulo e Estevo Uberaba/MG)

CCEPA Opinio eletrnico (2)


Caros irmos!! Fao parte da FERGS, e no gostaria de receber o jornal, nem online. Estudo o Espiritismo pelos polgrafos da FEB, e acho que j o suficiente. Obrigada pela lembrana. Nani Klepker - RS.

CCEPA Opinio impresso (1)


Agradeo a cortesia/remessa de OPINIO (um dos melhores jornais impressos deste pas que ainda no abriu os olhos para o Espiritismo). O eletrnico ficou "atrativo". Vai levar muita gente a querer conhec-lo no formato impresso. E como sempre fiz, vou continuar divulgando-o em nosso PENSADOR. Fraternal abrao, Carlos Barros , ANESPB Press/Pensador Joo Pessoa/PB.

CCEPA Opinio impresso (2)


Queridos amigos, um forte abrao a todos. Saudades dos amigos a da linda Porto Alegre! Parabns pela iniciativa eletrnica do jornal. Favor informar o nmero da conta para o depsito, pois desejo tambm receber o jornal de forma impressa. Milton Medran, meus cumpimentos pelo excelente trabalho que realizou na presidncia da CEPA. Desejo divulgar mais o jornal CCEPA-OPINIO em alguns grupos do Estado de So Paulo (de melhor nvel cultural). Para tanto, necessito de alguns exemplares a mais. Podem enviar-me? Feliz 2011 para todos os companheiros espritas das Amricas! Sigamos em frente no grandioso ideal da Confederao Pan-Americana de propor o estudo e a vivncia do Espiritismo de acordo com Allan Kardec. Saudaes pan-americanas! Milton Felipeli (manh de sol, aqui nas terras de Piratininga)

Postado por CCEPA s 12:01 0 comentrios Enviar por e-mail BlogThis! Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Compartilhar no Google Buzz

tera-feira, 30 de novembro de 2010 OPINIO ANO XVII N.181- DEZEMBRO 2010.

Jesus Cristo e Jesus de Nazar


Cristos do mundo inteiro comemoram, nesta poca, o nascimento de Jesus Cristo, personagem que pouco se identifica com a figura humana e histrica de Jesus de Nazar

A f que une os cristos


Em sua festejada obra Reviso do Cristianismo, J. Herculano Pires sustenta a existncia de um abismo entre Jesus de Nazar, filho de Jos e Maria, nascido em Nazar, na Galileia, e Jesus Cristo, nascido da Constelao da Virgem na Cidade do Rei Davi, em Belm da Judeia, segundo o mito hebraico do Messias. O cristianismo, cujas comemoraes mais importantes so o Natal (nascimento) e a Pscoa (ressureio), tem toda sua dogmtica fundada no Mito Jesus Cristo, segunda pessoa da Santssima Trindade, Deus feito homem para salvar a humanidade do pecado original, cometido por Ado e Eva ao desobedecerem as ordens de Jeov, no Paraso. , pois, a crena na figura emblemtica do messias, salvador, redentor da humanidade que identifica e une todas as organizaes crists do Oriente e do Ocidente, fazendo do cristianismo, ao lado do judasmo e do islamismo, uma das trs grandes religies monotestas do planeta. Pela f crist, o Deus nico desdobra-se em trs pessoas: o Pai, o Filho (Jesus Cristo) e o Esprito Santo.

Crenas e igrejas o fator de desunio


Mesmo preservando, ao longo de 2.000 anos, a f fundamental na divindade de Jesus Cristo, Deus que encarna, morre e ressuscita para salvar a humanidade, o cristianismo, ao curso da histria, fragmenta-se em um sem nmero de segmentaes. At o Sculo XI, a Igreja Catlica Apostlica

Romana reinou soberana sobre todos os cristos. Foi quando ocorreu o 1 grande cisma, dando origem Igreja Crist Ortodoxa do Oriente, hoje com duas vertentes: a grega e a russa. Com Martinho Lutero, no Sculo XVI, a Igreja Catlica sofre seu 2 grande cisma. A chamada Reforma Protestante abre caminho para um nmero ilimitado de igrejas que, hoje, se espalham pelo mundo todo. No ano de 2001, a World Christian Encyclopedia, publicao da Oxford University Press, Inc. (Nova York) registrava a existncia de 33.830 denominaes crists. Nos ltimos anos, especialmente na Amrica Latina, a expanso do pentecostalismo e do neopentecostalismo tem propiciado a criao de centenas de pequenas e grandes igrejas crists, com liturgias, ordenamentos e crenas diferentes, embora com um elo comum: a f no que Herculano denominou de Cristo Mitolgico, figura que no se confunde, segundo advertiu em sua obra, com o personagem histrico Jesus de Nazar. Hoje podem girar em torno de 50.000 as denominaes crists no mundo todo.

O Esprito de Jesus
Na obra onde estabelece com nitidez a distino entre Jesus de Nazar e Jesus Cristo, Herculano Pires assinala tambm: A Civilizao Crist, nascida em sangue e em sangue alimentada, no possui o Esprito de Jesus, mas apenas o corpo mitolgico do Cristo, morto e exangue. Antes dele, no Sculo XIX, Allan Kardec, embora no objetivando a criao de mais uma religio crist, incursionara pelo resgate do que Herculano denominaria o Esprito de Jesus. Para que isso fosse possvel, advertiu Kardec, necessitaramos abstrair tudo o que as religies crists consagraram como sendo verdades inquestionveis acerca da vida material, dos dogmas, assim como dos milagres e profecias a Jesus Cristo atribudas. E que dos evangelhos dos cristos ficssemos apenas com o ensino moral de Jesus (Introduo de O Evangelho Segundo o Espiritismo). Kardec sabia ser essa a nica forma de superar o mito e resgatar o esprito. Amplos setores do movimento esprita mundial ainda no atentaram para o significado da advertncia kardeciana. Por isso, insistem em manter o espiritismo como mais uma entre as milhares de religies crists. Com efeito, muitos centros espritas se parecem mais com templos do que com ncleos de estudo, conhecimento e aprimoramento intelecto-moral, objetivo central do espiritismo. Suas prticas pouco diferem dos ritos, das liturgias de curas, cnticos, rezas, pregaes e louvaes que caracterizam as igrejas. O cenrio preserva e nutre velhos clichs mentais trazidos de encarnaes passadas. Sobre Jesus, por exemplo, com facilidade, o esprita cristo seguir vendo-o como o messias, o cristo, miraculosamente concebido pelo Esprito Santo, nascido de uma virgem, na manjedoura, crucificado e morto para resgatar nossos pecados. E, no entanto, tempo de v-lo como o homem, o esprito lcido que aqui, um dia, encarnou para iluminar conscincias, semear, cultivar, vivenciar e impulsionar a grande mensagem do amor universal. (A Redao) Mensagem do Presidente

Final de Ano

Todas estas mudanas (...) no so frutos apressados, mas constituem-se no resultado de incessantes permutas elaboradas e desenvolvidas, nos dois planos da vida, entre aqueles que mais se preocupam e se dedicam casa. (Mensagem do esprito Joaquim Cacique de Barros, ditado mdium Elba Jones, no CCEPA, em 05.04.1986) Chegamos ao final de 2010, e embora isso represente apenas uma virada no calendrio, visto que a vida e as coisas continuaro naturalmente seu curso, cabe uma palavra de avaliao do que a nossa instituio viveu neste ano que finda e uma rpida projeo para o novo ano. O Centro Cultural Esprita de Porto Alegre deu prosseguimento ao seu propsito de congregar pessoas dispostas a conhecer o Espiritismo ou a aprofundar seus conhecimentos atravs do estudo, do debate, da reflexo, dentro do grupo de estudos e nos eventos e reunies envolvendo todos os trabalhadores da casa, compartilhando experincias. de salientar, neste ponto, a promoo de encontros peridicos intergrupos (reunindo os grupos noturnos, s quintas-feiras, e os grupos diurnos, s quartas-feiras). E tambm a realizao de seminrios mensais, igualmente integrando os grupos, oportunidade em que se escolhia previamente um tema para debate. Esta dinmica revelou-se eficiente e satisfatria para o fim objetivado. Merece especial meno a efetivao do II Encontro Nacional da CEPABrasil, em Bento Gonalves, de 03 a 06 de setembro. O CCEPA aceitou o convite da CEPA-Brasil e assumiu a execuo deste grande e significativo evento, que reuniu espritas deste e de outros Estados, contando ainda com a presena de companheiros da Argentina. A tarefa exigiu, mais uma vez, esforo e doao por parte da Comisso Organizadora composta por companheiros do CCEPA, com a decisiva colaborao do Lar da Caridade, da cidade anfitri. E o resultado foi sucesso total.

Certamente, impulsionados pela nossa unio e pelo nosso entusiasmo para o estudo e para a vivncia da filosofia esprita, persistiremos neste propsito, esperando que 2011 nos propicie felizes realizaes. Rui Paulo Nazrio de Oliveira, Presidente do CCEPA.

Em Joo Pessoa
No IV Frum do Livre Pensar Esprita (Joo Pessoa 12 a 14/11/10), dei depoimento fazendo esta reflexo: minha gerao e eu, no meio esprita, tivemos o privilgio de vivenciar importantes mudanas que comeam a produzir frutos maduros. Metaforicamente falando, pode-se dizer que assistimos ao processo de transio da modernidade para a ps-modernidade esprita. Integrantes de um movimento bem comportado, disciplinado, que tinha, at a dcada de 80 do sculo passado, a unificao como valor primordial, desencadearam, em seu prprio meio, uma importante revoluo de ideias cujos resultados agora se fazem sentir mais concretamente. Sempre que nos permitimos pensar livremente, dentro de um grupo, contribumos para a ecloso de um processo de fragmentao e de segmentao, caractersticas prprias da ps-modernidade. natural que isso gere intranquilidade, no meio onde esse processo acontece. No h progresso sem transgresso.

Os movimentos hegemnicos

As religies tm horror a esse processo. As ditaduras e todos os movimentos hegemnicos tambm. Entre ns, o processo de arejamento , comumente, visto como artimanha das trevas. Muito se disse e ainda se diz, no meio esprita brasileiro, que o grupo laico ou livre-pensador so os inimigos internos do espiritismo. Pensar e fazer pensar gera desacomodao. Ser livre no to fcil assim. A maioria de ns chegou ao espiritismo proveniente de estruturas religiosas marcadamente dogmticas e autoritrias. Apenas trocamos de religio, reproduzindo velhos modelos. Trocar de religio relativamente fcil. Substitumos a igreja ou a instituio qual devamos prestar obedincia por outras estruturas hegemnicas. Se, de repente, nos pomos ou somos postos fora delas experimentamos uma sensao inicial de solido e isolamento. O sistema passa a nos ver como na irregularidade, na ilegitimidade, na heresia. Se sua casa esprita no federada no esprita. Cuidado com ela!, diro alguns

A unio dos espritas

De que forma se poder manter uma estrutura organizacional fiel proposta esprita e capaz de, efetivamente, unir os espritas? Reconhecendo-lhes o direito de pensar livremente, tendo por base os princpios basilares do espiritismo. Facultandolhes a livre associao a quantas entidades desejarem. Renunciando ao princpio da autoridade de orientar o movimento, substituindo-o pelo estmulo ao debate e construo plural de ideias. No importa que divirjamos sobre questes adjetivas ou procedimentais, desde que estejamos de acordo nas questes substantivas chamadas por Kardec de credo esprita, o lao que nos deve unir. Os ltimos eventos promovidos pela CEPABrasil, em Bento Gonalves e em Joo Pessoa, provaram que, mesmo divergindo, se formos capazes de nos reconhecer mutuamente como titulares dessas prerrogativas, nos unimos mais. E passamos, tambm, a nos amar muito mais.

O futuro do espiritismo
s vsperas de completar 70 anos de vida, 30 dos quais dedicados prioritariamente difuso e vivncia das ideias espritas, sado o advento dessa fase ps-moderna do espiritismo que comea a se esboar. Isso poder levar a uma certa desinstitucionalizao. Ao reencontrar-se com o livrepensamento, onde Allan Kardec, claramente, quis inseri-lo, o espiritismo vai ao encontro de todas as ideias generosas que o moderno humanismo plasmou e sustenta. Referi isso, em meu depoimento em Joo Pessoa. Quando e esse deve ser o objetivo de todos os espritas conseguirmos a plena simbiose entre espiritualismo e humanismo, talvez nem haja mais espao para um movimento esprita ou, mesmo, para centros espritas, nos moldes hoje existentes. Muitos podero interpretar isso como a derrocada do espiritismo. E, no entanto, a mesmo que se ter atingido o que Lon Denis chamou de o reinado do esprito.

Jesus para o Espiritismo


Marcelo Henrique, articulista e dirigente esprita, mestre em Direito,
Delegado da CEPA em So Jos, SC. Toda tentativa de analisar o personagem Jesus sob a tica esprita principia pelo questionamento de Kardec aos Espritos, aposto no item 625, de O livro dos espritos, sobre o modelo ou guia para a Humanidade planetria. A resposta, na competente traduo do Professor Herculano Pires "Vede Jesus". Obviamente, no estamos falando de Jesus Cristo, o mito inventado pela religio crist oficial (Catolicismo) e reproduzido por todas as que lhe sucederam no tempo, um ser meio homem meio divino, filho nico (?) de Deus ou integrante do dogma da Santssima Trindade (Pai, Filho e Esprito Santo), como apregoam as liturgias.

Falamos do homem, cujos registros fsicos (histricos) so mnimos, mas que teria vivido h pouco mais de dois mil anos, no Oriente Mdio, dono de uma filosofia de vida prpria e que marcou a histria humana ao ponto de dividi-la entre antes e depois de sua passagem. Jesus de Nazar, este o seu nome. Mas este o Jesus apresentado nas instituies espritas? este o Jesus referenciado nas obras ps-kardecianas, sobretudo aquelas de origem medinica? Cremos que no! H uma diferena muito grande entre a realidade e a imagem que foi construda - muito fortemente em funo da influncia das religies sobre o arqutipo coletivo. Alguns dos problemas mais graves na abordagem "esprita" de Jesus j principiam pela gravidez de Maria (dita Santssima pela tradio religiosa e, portanto, submetida a uma gestao sem ato sexual, sob a interferncia do Esprito Santo), o que levou considerao de que o carpinteiro seria um agnere, posto que detentor de um corpo no-fsico, mas fludico, porquanto no teria ele suportado as dores e laceraes a que foi submetido, na paixo e crucificao.

Tais teorias nunca seriam concordes Filosofia Esprita, porque representariam a negao dos mnimos princpios ou fundamentos bsicos espiritistas. Maria e Jos, tidos como pais de Jesus, tiveram um relacionamento normal - como o de qualquer casal - e Jesus, inclusive, teve vrios irmos, sendo o primognito da prole (vide a passagem "Quem so minha me e meus irmos", a propsito). De uma gestao, portanto, natural e "normal", decorreu um corpo fsico muito parecido com o nosso, guardadas as propores decorrentes do distanciamento temporal entre os nossos dias e os de dois milnios atrs.Como a fbula crist enquadra situaes aparentemente sobrenaturais (como diversas passagens evanglicas relacionadas aos feitos de Jesus e, tambm, todo o ttrico relato das torturas a que teria sido submetido desde sua priso, no Horto das Oliveiras at sua crucificao no Glgota), muitas delas teriam sido construdas e moldadas pelos doutores da Igreja, interessados na construo de um super-homem, mtico e at mitolgico, dotado de superpoderes ilimitados. Jesus foi um homem "normal" e "comum", em relao s suas caractersticas fsicas. Sua distino em relao aos demais homens (daquele tempo e at hoje), evidentemente, pertence ao plano moral, das virtudes e das caractersticas egressas de sua evolutividade espiritual. Seu principal trao o de uma moralidade bem acima da mdia da populao terrena de todos os tempos conhecidos, da porque os Espritos o teriam sugerido como referncia (no a nica, fique bem claro) para a esteira de progresso espiritual compatvel com este orbe. Mas, ainda que distante da maioria dos homens em termos de moralidade, no deixou de "participar" da vida encarnada como a grande maioria de ns. Sentiu dores, sofreu decepes, alegrou-se com situaes favorveis, teve amigos e relacionou-se SIM sexualmente com uma mulher provavelmente Maria de Magdala, de cuja relao teria nascido uma criana, como, alis, vrios escritores - entre os quais, mais presentemente, Dan Brown - j referenciaram. Incrvel que, em muitas instituies espritas, que deveriam se pautar pela "f raciocinada", pelo exame lgico de todas as situaes e circunstncias e pela abordagem livre e baseada nos princpios espritas, se verifique um

certo ar "pudico" quando o assunto vem baila, como se uma (muito) provvel experincia conjugal e sexual de Jesus de Nazar pudesse diminuir o alcance de sua misso e papel perante os homens. Uma abstinncia da simbiose energtico-sexual no seria, nem de longe, "natural" e oportuna. Ademais, todos ns que, sob a esteira da dico espiritual contida no item sublinhado da obra pioneira, nos espelhamos em Jesus para a construo de nossa senda evolutiva, ao buscarmos conhecer melhor o intercmbio das relaes humanas, sabemos que a sexualidade um vrtice de aprendizado espiritual e, antes de tudo, uma necessidade humana, rumo ao equilbrio. Mas h os que, no to ingenuamente, pensam o contrrio e tentam "importar" para o Espiritismo vises que pertencem aos dogmas das igrejas. Estes ainda no se tornaram espritas!

O Rio Grande na Paraba

Duas instituies espritas gachas filiadas CEPA contriburam, com expositores, na realizao do IV Frum do Livre Pensar Esprita, de 12 a 14 de novembro ltimo, em Joo Pessoa/PB. Rui Paulo Nazrio de Oliveira e Milton Medran Moreira, do Centro Cultural Esprita de Porto Alegre, participaram no painel Espiritismo em Movimento. A delegao do CCEPA contou ainda com a participao de seus associados Beatriz Urdangarin, Margarida Nunes (de Florianpolis,SC) e Slvia Moreira. Por sua vez, a Sociedade Esprita Casa da Prece, de Pelotas, enviou dois representantes: Homero Ward da Rosa, expositor no painel O Que o Espiritismo, e sua esposa Regina. A delegao gacha ao evento de Joo Pessoa foi integrada tambm por Maria Leonor, do Instituto Esprita Terceira Revelao Divina (Porto Alegre).

Moacir faz a ltima conferncia do ano noCCEPA

Neste ms de dezembro, a tradicional palestra da primeira segunda-feira do ms (dia 6, segunda-feira, s 20h30) no Centro Cultural Esprita de Porto Alegre, estar a cargo do Professor Moacir Costa de Arajo Lima, fsico e escritor que acaba de lanar o livro Conscincia Criadora. Moacir autografar seu livro aos interessados, aps a conferncia.

Opinio do leitor
Kardec retocou? Sobre os artigos em Enfoque de Augusto Arajo (julho/10) e de Wilson Garcia (outubro 10), no encontrei em Obras Pstumas (Minha iniciao ao Espiritismo) declarao de Allan Kardec de ter retocado comunicaes de Espritos. Retocando as respostas dos Espritos (para corrigir ou melhorar) estaria AK contradizendo a declarao veiculada na Revista Esprita 1858, pag. 5, assim: "...Fazemos anotar, a esse respeito, que esses princpios so aqueles que decorrem do prprio ensinamento dado pelos Espritos, e que faremos, sempre, abstrao das nossas prprias ideias. J cumpri 89 anos e agora, depois de participar das atividades da Soc. Esprita Kardecista durante 50 anos, h dois anos,pedi "aposentadoria". Entretanto, continuo participando de pequeno grupo de estudos do Espiritismo , com reunies semanais. Na leitura do Opinio surpreendeu-nos a expresso "retocar" e da a nossa impertinncia na busca de esclarecimentos a respeito,sem o propsito de polemizar, nem mesmo de curiosidade. Desde que assisti, aqui, palestra de Jaci Regis, na dcada de 70 ou 80, aprendi a diferenciar a Doutrina Esprita do Espiritismo brasileiro (religioso). Considero-me, por isso, um livre-pensador. Cordialmente, Joo Jos Guedes Santos/SP

A Identidade do Espiritismo no Sculo 21 Allan Kardec elaborou o Espiritismo dentro da cultura crist. Formatou a doutrina dentro de trs parmetros, compatveis com o modelo cristo: 1. O mundo de provas e expiaes; 2. Os habitantes so espritos imperfeitos que expiam suas faltas no processo de vidas sucessivas; 3. Deus se manifestou em trs grandes momentos para a salvao moral da humanidade: nos dez mandamentos de Moiss, nas

palavras de Jesus Cristo e, finalmente, pela manifestao dos espritos. So as trs revelaes da Lei de Deus. Dentro desses parmetros, aceitou que Jesus Cristo trouxe a verdade possvel e que o Espiritismo completaria a verdade atual. A trajetria de Kardec sinuosa. Queria que o Espiritismo fosse uma cincia. Mas criou uma religio, sem querer que fosse religio. Na verdade, agiu como equilibrista da razo e da f. Todavia, aceitou que o motivo central do Espiritismo era restaurar o cristianismo e implantar no mundo o Reino de Deus, utopia evanglica que est na base das aspiraes msticas e irreais da humanidade ocidental, crist. Isso levou afirmao do Espiritismo como o Consolador Prometido, representava tambm tacitamente a certeza de que Jesus Cristo era a verdade e toda a verdade teria vertido pela sua boca. Esse Consolador simbolizaria a vinda do Senhor ao mundo, completaria todas as verdades e ficaria conosco para sempre. Era a expresso da iluso de que, brevemente, por obra divina, haveria modificaes espetaculares na face da Terra. Surgiria um reino de paz, de alegria e de fraternidade. Era a implantao do Reino de Deus no mundo. Que mundo? Sem qualquer demrito para as lies inigualveis do Nazareno, estamos num tempo em que as exclusividades e as verdades absolutas no tm lugar.

NO Evangelho Segundo o Espiritismo, Kardec afirmou que o Espiritismo no vinha destruir a lei crist, como o Cristo no teria destrudo a lei mosaica. Essa seqncia teolgica provinha do sentimento de uma interveno direta de Deus ou Jesus no encaminhamento das solues e no desenvolvimento moral das civilizaes. O cu comandando a Terra. Jesus Cristo, o rei, governando o mundo. Mas o tempo da era crist, no seu aspecto institucional, poltico e religioso estava no fim. Desenvolver a idia esprita dentro do caldo de cultura crist foi um paradoxo. Pois o Espiritismo na sua estrutura bsica a negao do cristianismo. Consequentemente tornou o Espiritismo prisioneiro da promessa da vinda do reino. Kardec, ento, elaborou seu pensamento tentando encontrar justificativas e argumentos para as afirmaes teolgicas dos profetas e messias. Seria diminuir seu gnio reduzir sua obra a essa anlise simples. Pois sua obra capaz de superar os entraves contextuais e projetar-se para o futuro, porque teve a sabedoria de abrir o caminho para o progresso, para a renovao. De tal forma que o Espiritismo seria capaz de reciclar-se, aceitando as novas idias, e de mudar o que fosse necessrio para no imobilizar-se o que seria disse o suicdio da Doutrina. baseado nessa extraordinria abertura para a evoluo e progresso das idias que creio ser vlido propor uma definio dinmica para o Espiritismo nos dias atuais.

A DEFINIO DO ESPIRITISMO O sculo 21 desponta como uma incgnita sob a liderana inconteste das cincias duras, coadjuvadas pelas cincias humanas. Como definir, compreender e projetar o Espiritismo neste sculo 21? Neste sculo, o Espiritismo ter, pelo menos, duas expresses: 1. O Espiritismo Cristo Com duas verses: a. Religio Esprita Atualmente, de modo geral e majoritariamente, o Espiritismo uma religio crist, cujos programas e o entendimento remetem-se aos textos evanglicos e aos enunciados do sculo 19, repetindo as palavras de Allan Kardec, sem atentar para o contexto em que foram ditas. Os espritas cristos so, basicamente, catlicos medinicos. b. Espiritismo Laico-Cristo Substituiu-se o trplice aspecto de Cincia Filosofia e Religio, por Cincia, Filosofia e Moral, isto , a moral crist. Ambos os movimentos no fazem cincia e no filosofam. 2. Espiritismo Ps-Cristo A nica sada para que o Espiritismo alcance sua originalidade e oferea uma contribuio genuna para a sociedade escoim-lo

do enfoque teolgico da Igreja. Isto , ser um Espiritismo PsCristo. Esse Espiritismo Ps-Cristo no apenas abandonar a retrica e a teologia catlica, como se organizar sugestivamente como uma cincia humana. A CINCIA DA ALMA Como conseqncia, o Espiritismo Ps-Cristo se estruturar como a Cincia da Alma, maneira de uma cincia humana, especfica e sui generis. Como Cincia da Alma, o Espiritismo abandona a iluso de ser uma revelao divina, para ombrear-se, de forma muito especial, com o esforo das cincias humanas que surgiram para entender o ser humano, suas limitaes, problemas e futuro, fora dos limites das cincias duras, fsicas. Isto , uma cincia humana cujo objetivo explicar o ser humano como uma alma, sua estrutura, sua atuao e sua evoluo. Com isso pode desenvolver um esprito crtico e explorar a realidade essencial do ser humano dentro da lei natural, da naturalidade dos processos evolutivos, atravs da reencarnao, como uma alma atemporal, imortal e em crescimento, seja no campo intimo seja no campo social. Como Cincia da Alma, o Espiritismo abandona sua pretenso autrquica de abranger todos os problemas da humanidade, mas apoia-se nos esforos das demais cincias humanas que compem o leque das realidades e comportamentos das pessoas. O objetivo maior ser introduzir na cultura o sentido srio, basicamente defensvel aos postulados puros do Espiritismo.

Ter que dispor de recursos e meios para provar, insofismavelmente, a imortalidade. O que implicar na renovao do exerccio e objetivos da mediunidade, superando a fase meramente moralista e religiosa em que se situa atualmente. S a prova da imortalidade ser a base de renovao social, humana e do pensamento humano e sustentar as teses da reencarnao e da evoluo do Esprito. Numa estrutura compatvel com a evoluo do conhecimento humano. Como Cincia da Alma, introduzir a noo de espiritualidade como uma busca natural, imprescindvel para o equilbrio pessoal e social, propondo positivamente o desenvolvimento tico na sociedade em mudana que vivemos. Ou seja, a Cincia da Alma tentar, por todos os modos, oferecer um tipo de entendimento do ser humano que sempre foi o objeto do Espiritismo, de forma atualizada, dentro de um aspecto que integrar o rigor cientifico, expresso da sensibilidade e do sentimento na anlise da realidade da alma humana. Muitos podem questionar se um Espiritismo Ps-Cristo, a estruturao da Cincia da Alma, pode ser kardecista, dada a crtica e a reelaborao que se faz necessria do trabalho de Allan Kardec, conforme temos provado. kardecista na medida em que se apoiar nos alicerces bsicos, puros, do pensamento doutrinrio, desprezando os acessrios das interpretaes e extenses contextualizadas no inicio e no tempo decorrente. O carter da Cincia da Alma, como qualquer cincia humana, ser essencialmente progressivo, jamais se imobilizando no presente, apoiada somente no que for provado. Assimilar as idias reconhecidamente justas, de qualquer ordem que sejam, fsicas ou metafsicas. Pois no quer ser jamais ultrapassada, constituindo isso uma das principais garantias de credibilidade.

Fonte: Discurso proferido no II Encontro da Confederao Esprita Pan-Americana (CEPA - Brasil), realizado de 3 a 6 de setembro de 2010 em Bento Gonalves-RS. Jaci Regis (1932-2010), psiclogo, jornalista, economista e escritor esprita, foi o fundador e presidente do Instituto Cultural Kardecista de Santos (ICKS), idealizador do Simpsio Brasileiro do Pensamento Esprita (SBPE), fundador e editor do jornal de cultura esprita Abertura e autor dos livros Amor, Casamento & Famlia, Comportamento Esprita, Uma Nova Viso do Homem e do Mundo, A Delicada Questo do Sexo e do Amor, Novo Pensar Deus, Homem e Mundo, dentre outros.

ESPIRITISMO E ESPRITA: INIMIGOS MORTAIS Allan Kardec elaborou ou codificou a Doutrina Esprita dentro dos parmetros cristos, porque estes eram e foram a nossa herana cultural ocidental, durante 1857 anos, ou seja, at o advento do Livro dos Espritos. No havia como fugir a todo um sistema de vida fundamentado na filosofia greco-judaico-cristo. O que se podia fazer, para que a nova doutrina, uma vez semeada, pudesse lanar seus frgeis raminhos superfcie da terra (nos dois sentidos), foi exatamente o que Allan Kardec fez: adequando, quando desse, sem comprometimento da verdade trazida pelos Espritos, a Doutrina Esprita a certos postulados do Cristianismo. Quis, com isso, fundar uma nova religio? bvio que no! Quis, sim e essa sua verdadeira inteno tornar a doutrina nascente, desde muito cedo, to popular e divulgada quanto o catolicismo aceito na Europa, levando s pessoas um conhecimento singular e autentico, modificador de atitudes e transformador de carter, at aquele momento jamais visto, preconizado ou divulgado diante da Humanidade, por qualquer das seitas existentes, religio ou ordem (secreta ou no).

Allan Kardec imediatamente compreendeu que no poderia jamais dissociar o Espiritismo do Cristianismo, como querem muitos lderes e intelectuais do movimento. Escoimar o Espiritismo do Catolicismo ranoso e inoperante, sim, mas das idias transcendentais trazidas por JESUS e aqui no nos importa se era CRISTO, ou no se nascera em Belm ou em Nazar, conforme discusso intil verificada na obra de muitos escritores espritas, JAMAIS: o Evangelho e aqui tambm no importa se a denominao catlica deve ser respeitado, divulgado e, principalmente, praticado, naquilo que ele tem de melhor: sua mensagem consoladora, transformadora e universal. O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO no um livro catlico, mas esprita-cristo, da tratar Kardec de interpretar da melhor forma possvel, aos leigos, aos iniciantes de todos os gneros, interessados em entender o mundo e a si mesmo, a palavra profunda do Mestre, humano entre os humanos, e superiormente mais avanado no tempo e no espao na moral e nas virtudes - que todos ns. Quando Kardec anunciou que o Espiritismo no vinha destruir a lei crist, nem Cristo a lei de Moiss, ele o fez corretamente, porque as leis, os movimentos, as religies e filosofias sucedem-se, umas s outras, na Terra, no intuito de melhorar cada vez mais a humanidade, mesmo que, seus dirigentes, em certos momentos da Histria, os utilizem para enganar, matar e impor poderes mundanos e transitrios. Tais situaes so bastante comuns, segundo os Espritos, em mundos considerados de provas e expiaes, at que a evoluo chegue com uma nova era de paz, compreenso, amor e conscincia do bem comum. Quando Deus intervem no mundo, para grandes transformaes, O faz atravs ou da me natureza ou de legies de seres iluminados ou, ainda, de ambos. Ele, mais uma vez, interviu no mundo com a presena de Jesus sobre a terra, e Este, com a mensagem que nos deixou, esperava melhorar as condies morais dos indivduos e das naes, para que pudssemos ingressar numa nova era de civilidade e humanismo. Seria exatamente o que disse um pensador esprita, j desencarnado, embora ironizando Kardec por pautar o Espiritismo sobre fundamentos cristos: O cu comandando a Terra. Jesus Cristo, o rei, governando o mundo.

Ora vejam! Essa a idia: o cu (simbolizando saberia superior) orientando os seres terrenos (simbolizando baixo padro vibratrio, inferioridade), e Jesus (governante de moral ilibada) coordenando o ritmo da vida no mundo, com seus exemplos de bondade, honestidade e justia! QUEM NO QUERERIA VIVER NUM PLANETA ASSIM? S um louco, um desmiolado ou um mau carter de nascena! As pessoas que afirmam ser impossvel a implantao do Evangelho de Jesus, na Terra, ou so ignorantes de raiz ou hipcritas maliciosos, que utilizam o movimento esprita no para congregar, unir, mas, sim, para afastar, destruir e impedir seu desenvolvimento nas sociedades. O Catolicismo com toda sua gama de escndalos e crimes est fadado extino. A ou as religies esto destinadas ao triste desaparecimento, porm, nunca, a religiosidade: sentimento inato no ser e que o nico caminho interior que pode seguir para chegar prpria divindade e Divindade. A era crist a verdadeira, a nascida na vertente dos ensinamentos e exemplos de Jesus creio que no est no fim, pelo contrrio, creio que est se fortalecendo de forma madura e plena, nos postulados espritas, quando apresentada pelos verdadeiros espritas, quando profundamente interpretada luz do vasto conhecimento trazido pelos Espritos em 1857, e este definitivamente respeitado em seu trplice aspecto: filosofia, cincia e conseqncia religiosa, como queria Kardec. Dizer que o Espiritismo na sua estrutura bsica a negao do cristianismo, nos parece, com a devida vnia, um disparate! no saber diferenciar a Bela e a Fera! O erro est em que a maioria dos pensadores espritas confunde catolicismo com cristianismo, religio com religiosidade. Religiosidade o sentimento inato de Deus no homem, desde sua criao, e o que o conduz de volta ao Caminho, na qualidade de filho prdigo. Nada tem a ver com religio ou religies, pois faz parte do ser e existe sempiternamente antes delas, que so meras articulaes culturais de crenas, normas e regras sobre a conduta do fiel a ser seguida dentro da sociedade e ou de certos espaos fsicos chamados de igrejas ou templos, conforme a viso/relao que ele tenha do sagrado, do espiritual ou de Deus. No Wikipdia: Religio (do latim: "religio" usado na Vulgata, que significa "prestar culto a uma divindade", ligar novamente", ou

simplesmente "religar") um conjunto de crenas sobre as causas, natureza e finalidade da vida e do universo, especialmente quando considerada como a criao de um agente sobrenatural,[1] (...) Prestar culto a uma divindade, ligar novamente, religar... S se presta culto, quando se compreende existir uma divindade; s se liga novamente, ou se religa, aquilo que foi desligado, e para que isso ocorra necessrio haver no sujeito uma predisposio, uma vontade de, uma inteno para, e a isto se d o nome de religiosidade. A religio, quando muito, e quando autentica e sincera, serve apenas como um catalisador, como um meio de se chegar ao destino principal. Mas a deciso de trilhar o caminho prexiste, nasce com o esprito, chama-se religiosidade. Cristianismo nasceu da palavra Cristo

Desenvolver a idia esprita dentro do caldo de cultura crist foi um paradoxo. Pois o Espiritismo na sua estrutura bsica a negao do cristianismo. Consequentemente tornou o Espiritismo prisioneiro da promessa da vinda do reino. Kardec, ento, elaborou seu pensamento tentando encontrar justificativas e argumentos para as afirmaes teolgicas dos profetas e messias.

Vous aimerez peut-être aussi