Vous êtes sur la page 1sur 18

1

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS UFAL


INSTITUTO DE FSICA IF LICENCIATURA EM FSICA MODALIDADE A DISTNCIA

RELATRIO DA AULA PRTICA SOBRE BANCO PTICO

ALUNOS: JOELSON ALVES FERREIRA

Professora MS. Maria do Socorro Seixas Pereira

Macei, MAIO 2011

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS UFAL


INSTITUTO DE FSICA IF LICENCIATURA EM FSICA MODALIDADE A DISTNCIA

RELATRIO DA AULA PRTICA SOBRE BANCO PTICO

Relatrio do experimento acima citado realizado no laboratrio de Fsica, sob orientao da professora MS Maria do Socorro Seixas Pereira, como requisito para avaliao da disciplina Fsica Experimental 4.

Macei, MAIO 2011

SUMRIO
Experimento I Banco ptico Objetivo .............................................................................................................................................4 Material Utilizado .............................................................................................................................5 Introduo Terica ............................................................................................................................6 1. Notas Histricas.....................................................................................................................6 2. Conceitos bsicos para a compreenso do estudo da luz.......................................................6 2.1 Tipos de feixes luminosos................................................................................................7 2.2 Tipos de Fontes de luz.......... ..........................................................................................7 2.3 Princpios da ptica Geomtrica.....................................................................................7 2.4 Leis da Reflexo..............................................................................................................7 2.5 Leis da Refrao..............................................................................................................8 3. Olho Humano.........................................................................................................................9 4. Espelhos Esfricos ...............................................................................................................10 4.1 Caractersticas das imagens nos espelhos esfricos .........................................................10 4.2 Espelhos Cncavos ............................................................................................................10 4.3 Espelhos Convexos ............................................................................................................11 Procedimentos Experimentais .........................................................................................................12 Resultados e Analises .....................................................................................................................16 Concluso .......................................................................................................................................17 Referncias Bibliogrficas ..........................................................................................................................18

OBJETIVO
Estudar espelhos e lentes, alm de comprovar as leis de reflexo e refrao.

MATERIAL UTILIZADO
Banco ptico. Laser de He-Ne (632,8 nm). Espelho plano e curvo. Lentes: Biconvexa, bicncava, plano-convexa (duas) e plano-cncava. Esquema de olho humano.

INTRODUO TERICA
1. Notas Histricas: Pode-se dizer o estudo da luz e dos fenmenos luminosos, dessa forma, entendemos que o estudo das vrias fontes de luz que existem: solar, por lmpadas, ou at mesmo por corpos iluminados fazem parte desse estudo, que se iniciou a partir da Corpuscular theory of light (Teoria Corpuscular da Luz), publicado por volta de 1670, por Isaac Newton [1] (1643-1727), que em seguida, publicou mais uma obra sobre os fenmenos luminosos: "Nova teoria sobre luz e cores" (1672), onde discutia de forma mais aprofundada a natureza fsica da luz. No entanto, s a partir do sculo XVII que se discutiu com maior claridade que a natureza da onda era ondulatria, com Robert Hooke (1635-1703) e Christiaan Huygens (1629-1695), que foram grandes personagens na discusso da luz ser corpuscular, retilnea e suas propriedades. (a) (b) (c)

(Figura 1: gravuras em tela dos principais personagens do estudo da luz, (a) Isaac Newton; (b) Robert Hooke; (c) Christiaan Huygens) [1]

Graas ao estudo de vrios personagens que entraram para histria no estudo da luz e suas propriedades que houve um grande avano tecnolgico no uso de lentes e espelhos, o que facilitou a vida de muitas pessoas, na correo de defeitos da viso, e no auxilio para determinar imagens com auxilio dos diversos tipos de espelhos cncavos e convexos. Com base nesse conhecimento, iniciou-se o processo de elaborao das leis de reflexo e refrao que hoje conhecemos, e que fazem parte de estudos cientficos por todo o mundo. 2. Conceitos bsicos para a compreenso do estudo da luz: LUZ formada por feixes paralelos, uma onda eletromagntica e sua velocidade no vcuo de aproximadamente 3,0 x 108 m/s. Tambm podemos dizer que a luz um agente fsico que sensibiliza nossos rgos visuais. PTICA GEOMTRICA a parte da fsica que estuda a luz e os fenmenos luminosos baseados em leis empricas (experimentais), que so explicadas sem que haja a necessidade de se conhecer a natureza da luz. PTICA FSICA estuda a compreenso da natureza fsica da luz e fenmenos como interferncia, polarizao, difrao, disperso entre outros. RAIOS DE LUZ - So linhas que representam a direo e o sentido de propagao da luz. A idia de raios de luz puramente terica, e tem como objetivo facilitar o estudo. FEIXE DE LUZ - Um conjunto de raios de luz, que possui uma abertura relativamente pequena entre os raios. FEIXE LUMINOSO - O conjunto de raios luminosos, cuja abertura entre os raios relativamente grande.

2.1. Tipos de Feixes Luminosos: a. Cnico divergente: Os raios luminosos partem de um nico ponto (P) e se espalham. b. Cnico convergente: Os raios luminosos se concentram em um nico ponto. c. Cilndrico: Os raios luminosos so todos paralelos entre si. Nesse caso a fonte de luz encontra-se no infinito, e denomina-se fonte imprpria. 2.2. Tipos de Fontes de Luz: As fontes de luz so corpos capazes de emitir luz, seja ela prpria ou refletida. Fontes de luz podem ser classificadas em: Fontes de luz Primrias: So fontes de luz que emitem luz prpria. Elas podem ser: Incandescentes: Quando emitem luz a altas temperaturas. Ex: O Sol, a chama de uma vela e as lmpadas de filamento. Luminescentes: Quando emitem luz a baixas temperaturas. As fontes de luz primria luminescentes poder ser fluorescentes ou fosforescentes. Fluorescentes: emitem luz apenas enquanto durar a ao do agente excitador. Ex: Lmpadas fluorescentes. Fosforescentes: Emite luz por certo tempo, mesmo aps ter cessado a ao do excitador. Nessas Fontes de luz a energia radiante proveniente de uma energia potencial qumica. Ex: Interruptores de lmpadas e ponteiros luminosos de relgios. Fontes Secundrias: So aquelas que emitem apenas a luz recebida de outros corpos. Ex: Lua, cadeiras, roupas, etc. 2.3. Princpios da ptica Geomtrica 1 Princpio: Propagao Retilnea dos Raios de Luz: Um raio de luz se propaga em linha reta em meios de propagao homogneos. Em outras palavras: a luz se propaga em linha reta quando as caractersticas do meio no variam. 2 Princpio: Reversibilidade na trajetria da luz. A trajetria de um raio de luz continua a mesma quando seu sentido de propagao invertido. 3 Princpio: os raios de luz so interpenetrveis ou independentes: quando dois feixes de luz se cruzam, cada um segue seu caminho sem ser afetado pelo outro. 2.4. Leis da Reflexo: Em fsica o fenmeno da reflexo consiste na mudana da direo de propagao da energia(desde que o ngulo de incidncia no seja 0). Consiste no retorno da energia incidente em direo regio de onde ela oriunda, aps entrar em contato com uma superfcie refletora. A energia pode tanto estar manifestada na forma de ondas como transmitida atravs de partculas. Por isso, a reflexo um fenmeno que pode se d por um carter eletromagntico ou mecnico. A reflexo difere da refrao porque nesta segunda, ocorre alterao nas caractersticas do meio por onde passa a onda. Dessa forma, podemos destacar que a reflexo pode ser explicada totalmente com base em apenas duas leis, de cunho geral. Para enunci-las, preciso antes definir alguns conceitos. a. A normal a semi-reta perpendicular a superfcie refletora. b. ngulo de incidncia o ngulo formado entre o feixe de luz que incide sobre o objeto e a normal. c. ngulo de reflexo o ngulo que a direo de um feixe de luz refletida faz com a normal.

Temos duas leis da reflexo expressas da seguinte maneira: O raio incidente (ri), a reta normal (N) e o raio refletido (rr) so co-planares, ou seja esto , planares, seja, no mesmo plano. O ngulo de incidncia (i) igual ao ngulo de reflexo (r). i)
rr

Espelho plano r

i
ri
(Figura 2: Esquema de raios em um espelho plano)

2.5. Leis da Refrao: Podemos dizer que a refrao o fenmeno que ocorre quando a luz incide sobre um meio diferente da qual est percorrendo, logicamente possuindo este meio um ndice de refrao diferente do anterior, o que possibilita que a velocidade da luz seja modificada, assim como a direo da mesma tambm pode haver mudana. Para tanto podemos conceituar o ndice de refrao como sendo a razo adimensional da velocidade da luz no vcuo pela velocidade da luz no meio. Ou seja:

Onde: n > ndice de refrao do meio c > velocidade da luz no vcuo (aproximadamente 3,0 x 108 m/s) v > velocidade da luz no meio. As cores, por ordem crescente de freqncias, so: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, ndigo s (anil) e violeta. A experincia mostra que, em cada meio material, a velocidade diminui com a freqncia, ncia isto , quanto "maior" a freqncia, "menor" a velocidade.

Portanto como , conclumos que o ndice de refrao aumenta com a frequncia. Quanto "maior" a frequncia, "maior" o ndice de refrao. Tambm podemos definir o ndice de refrao relativo quando uma luz passa de um meio para outro, com ndices de refrao diferentes, assim, se n1 n2, ento, o ndice de refrao do meio 1 em o, relao ao meio 2 ser:

Dessa forma, podemos destacar as principais leis da refrao: Consideremos dois meios transparentes A e B e um feixe estreito de luz monocromtica, que se propaga inicialmente no meio A, dirigindo , dirigindo-se para o meio B. Suponhamos, ainda, que uma parte da luz consiga penetrar no meio B e que a luz tenha velocidades diferentes nos dois meios. Nesse caso, diremos que houve Refrao. O raio que apresenta o feixe incidente o raio incidente ( e o raio que apresenta . (i), o feixe refratado o raio refratado (r).

A primeira lei da Refrao O raio incidente, o raio refratado e a normal, no ponto de incidncia, esto contidos num mesmo plano. A normal uma reta perpendicular superfcie no ponto de incidncia, A denominado ngulo de incidncia entre o raio e a normal e B, ngulo de refrao entre o raio e a normal. A segunda lei da Refrao Os senos dos ngulos de incidncia e refrao so diretamente proporcionais s velocidades da onda nos respectivos meios. Ou seja: I Dessa igualdade tiramos: II

A Segunda Lei da Refrao foi descoberta experimentalmente pelo holands Willebrord van Royen Snell (1591-1626) e mais tarde deduzida por Ren Descartes, a partir de sua teoria corpuscular da 1626) , luz. Nos Estados Unidos, ela chamada de Lei de Snell e na Frana, de Lei de Descartes em Portugal e Descartes; no Brasil costume cham-la de Lei de Snell Snell-Descartes. Inicialmente a Segunda Lei foi apresentada na forma da e equao II; no entanto, ela e mais fcil de ; ser aplicada na forma da equao I. Observando a equao I, conclumos que, onde o ngulo for menor o ndice de refrao , menor, ser maior. . Explicando melhor: se , o mesmo ocorre com seus senos, ; logo, para manter a igualdade da equao I, . Ou seja, o menor ngulo B ocorre no meio mais refringente, nB. Pelo princpio da reversibilidade, se a luz faz determinado percurso, ela pode fazer o percurso inverso. Assim, se ela faz o percurso XPY, ela pode fazer o percurso YPX. Mas, tanto num caso como no outro, teremos: Quando a incidncia for normal, no haver desvio e teremos , e, portanto, , de modo que a Segunda Lei tambm vlida nesse caso, na forma da equao I:

3. O olho humano O olho humano um mecanismo complexo desenvolvido para a percepo de luz e cor. composto basicamente por uma lente e uma superfcie fotossensvel dentro de uma cmera, grosseiramente comparando a uma mquina fotogrfica fotogrfica. A crnea e a lente ocular formam uma lente composta cuja funo focar os estmulos luminosos. A ris (parte externa colorida) fotossensvel e comanda a abertura e fechamento da pupila da mesma maneira que um obturador. O interior da ris e da coride coberto por um pigmento preto que evita que a luz refletida se espalhe pelo interior dos olhos. O interior dos olhos e coberta pela retina, uma superfcie no maior que uma moeda de um real e , da espessura de uma folha de papel. Neste ponto do processo da viso, o olho deixa de se assemelhar a

10

uma mquina fotogrfica e passa a agir mais como um scanner. A retina composta por milhes de clulas altamente especializadas que captam e processam informao visual a ser interpretada pelo crebro. A fvea, no centro visual do olho, rica em cones, um dos dois tipos de clulas fotorreceptoras. O outro tipo, o bastonete, se espalha pelo resto da retina. Os cones, segundo a teoria tricromtica (teoria de Young-Helmholtz), so responsveis pela captao da informao luminosa vinda da luz do dia, das cores e do contraste. Os bastonetes so adaptados luz noturna e penumbra. As cores percebidas pelo olho humano dividem-se em trs tipos e respondem preferencialmente a comprimentos de ondas diferentes. Temos cones sensveis aos azuis e violetas, aos verdes e amarelos, e aos vermelhos e laranjas. Aos primeiros se d o nome de B(blue/azul), aos segundos G (green/verde) e aos ltimos R (red/vermelho).

(Figura 3: esquema e nomenclatura de um olho humano) [9]

Os cones so distribudos de forma desequilibrada sobre a retina. 94% so do tipo R e G, enquanto apenas 6% so do tipo B. Esta aparente distoro de fato uma adaptao evolutiva. A presena de um terceiro cone uma caracterstica dos primatas. Os demais mamferos contam com apenas dois cones. O terceiro cone que desenvolvemos, alm de dar mais informao sobre cores, traz fundamentalmente uma melhoria na percepo de contrastes. Isto proporcionou aos primatas uma vantagem na competio por alimentos e na vida nas copas das rvores.

4. Espelhos Esfricos Espelho esfrico constitudo de uma superfcie lisa e polido com formato esfrico. Se a parte refletora for interna ser um espelho cncavo caso a superfcie refletora seja a parte externa ser um espelho convexo. A posio e o tamanho das imagens formadas pelos espelhos esfricos podem ser determinados a partir do comportamento dos raios que saem do objeto e incidem o espelho, podemos pegar apenas trs raios notveis para determinar as caractersticas da imagem: 1- Todo raio que incide paralelamente ao eixo principal refletido passando pelo foco(F), e o caminho inverso tambm ocorre. 2- Todo raio que incide sobre o centro de curvatura(C) reflete-se sobre si mesmo. 3- Todo raio que incide sobre o vrtice(V) refletido simetricamente em relao ao eixo principal. O ngulo de incidncia igual ao ngulo de reflexo. 4.1 Caractersticas das imagens nos espelhos esfricos As caractersticas das imagens nos espelhos esfricos mudam de acordo com quando mudamos a posio do objeto na frente do espelho.

11

Temos dois tipos de imagem, virtual e real: Imagem virtual: vista no ponto de encontro dos prolongamentos dos raios refletidos Imagem real: vista em um ponto onde realmente passam os raios refletidos Podemos dizer como as imagens iro se comportar sabendo qual a posio do objeto em relao ao espelho: 4.2 Espelhos Cncavos i - Objeto localizado antes do centro de curvatura(C): A imagem real, est posicionada entre o centro de curvatura(C) e o foco(F), invertida e o seu tamanho menor que o objeto. ii - Objeto localizado sobre o centro de curvatura (C): A imagem real, est posicionada sobre o centro de curvatura(C), invertida e tem o mesmo do objeto. iii - Objeto localizado entre o centro de curvatura (C) e o foco (F): A imagem real, est posicionada antes do centro de curvatura(C), invertida e o seu tamanho maior que o objeto. iiii - Objeto localizado sobre o foco(F): A imagem imprpria, pois os raios de luz saem paralelos. iiiii - Objeto localizado entre o foco(F) e o vrtice(V): A imagem virtual, est posicionada atrs do espelho ou depois do vrtice(V), direita e o seu tamanho maior que o objeto. Os espelhos cncavos so muito usados por mulheres para passar maquiagem no rosto, pois amplia a imagem. 4.3 Espelhos Convexos A imagem nos espelhos convexos sempre ser virtual, estar posicionada entre o foco(F) e o vrtice(V), ser direita e o seu tamanho ser menor que o objeto. Os espelhos convexos so bastante utilizados nos retrovisores direito dos carros, pois diminui a imagem para que caibam mais imagens no espelho, dando assim uma ampla viso.

12

PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
Parte I Espelhos planos e curvos Inicialmente posiciona-se o espelho no centro do banco ptico, mais necessariamente no centro do transferidor escrito na mesa de banco ptico, de maneira que fica ortogonal a rgua milimtrica da mesma mesa. Em seguida, devemos mover o laser, de maneira que o raio incidente no centro do espelho obtenha os ngulos de incidncia de 20, 45 e 90 com a rgua milimtrica, de tal maneira que esta passa a funcionar como reta normal do espelho em questo, conforme mostra a figura abaixo, cujos resultados podem ser vistos na tabela.

(Figura 4: esquema de um raio incidindo em um espelho plano)

Parte II Espelho curvo cncavo Para este momento do experimento, posicionamos o espelho cncavo no centro do banco ptico, ou seja, no centro do transferidor, ento, devemos ligar os dois lazeres, de maneira que os feixes de luz incidam paralelamente ao eixo normal do espelho. Pela lei dos espelhos curvos, todos os raios que incidem paralelamente ao eixo da normal do espelho, refletem sobre o foco do mesmo, como temos dois raios paralelos e simtricos em relao ao eixo da normal, eles se cruzam no foco do espelho o que determina a posio do mesmo sobre a rgua milimtrica, conforme mostra a figura abaixo.

(Figura 5: Esquema de dois raios paralelos incidindo sobre um espelho cncavo)

Como o foco j foi determinado, partimos ento para outro momento do experimento, posicionamos o feixe de luz em um local do banco ptico, de maneira que o mesmo incida sobre o foco determinado anteriormente, o que comprovar que todo raio incidente sobre o foco de um espelho cncavo, refletir paralelamente normal do mesmo, conforme figura abaixo:

13

(Figura 6: esquema de um feixe de luz incidinto sobre o foco de um espelho cncavo)

Ainda com o espelho na mesma posio sobre o banco ptico, posiciona-se o feixe de luz, de maneira que o raio incida sobre o centro de curvatura do espelho, o que comprovar que todo raio incidente no centro do espelho, refletir com o mesmo ngulo de incidncia no lado simtrico a normal do espelho, conforme a figura abaixo:

(Figura 7: esquema de um feixe de luz incidindo sobre o centro de curvatura de um espelho cncavo)

Parte III Espelho curvo convexo Substitumos, agora, o espelho cncavo por um convexo, e posicionamos o feixe de luz de maneira que os dois raios de luz incidam paralelamente normal do espelho.

(Figura 8: esquema de um feixe de luz incidindo paralelamente sobre um espelho convexo)

14

Semelhantemente a parte II, fazemos com que os raios incidam sobre o foco do espelho (que encontrado prolongando-se os raios refletidos at se intersectarem por trs do espelho convexo), depois disso, fazemos com que os raios incidam sobre o foco do espelho e depois sobre o centro de curvatura do mesmo. Parte IV Lente Biconvexa Como sabemos as lentes biconvexas so formadas por duas lentes convexas, nesse caso utilizamos uma lente de acrlico, sendo assim o procedimento experimental semelhante, dessa forma, devemos fazer incidir os raios paralelamente ao eixo normal para determinarmos o foco da lente, em seguida, incidir sobre o foco, e depois pelo centro da curvatura do mesmo, conforme mostra a figura. Porm, diferentemente dos espelhos, a lente ir refratar os raios nela inseridos, projetando um foco depois da lente.

(Figura 9: esquema de dois feixes de luz incidindo sobre uma lente biconvexa)

Depois de medir o foco da lente, na rgua milimtrica, podemos mudar o tipo de lente para uma plano-convexa, e observar que os raios iro se divergir, e neste momento, para determinarmos o foco, devemos prolongar os raios para a parte oposta da lente, ou seja, na rea virtual da mesma, conforme figura abaixo:

(Figura 10: esquema de dois feixes de luz incidindo sobre uma lente plano-concava)

Parte V Estudo da lei da refrao Para essa parte do experimento, podemos utilizar uma lente plano-concvo de acrlico, de maneira que ao incidir um raio sobre o lado cncavo da lente, o mesmo ir refratar do outro lado (lado plano), como o raio passa de um meio acrlico para um meio diferente, o ar, ento, o raio refratado com um ngulo diferente da incidncia, conforme mostra a figura abaixo:

15

(Figura 11: esquema de um feixe de luz incidindo sobre uma lente de acrlico, refratando no ar)

Parte VI Olho Humano Inicialmente colocamos o papel que representa a geometria do olho humano, posicionamos as lentes plano-cncava, plano-convexa e biconvexa entre a os feixes de luz e a retina, para isso podemos utilizar inclusive os culos dos alunos que estavam presentes e que sofriam de alguma irregularidade da viso. A lente biconvexa ir funcionar como o cristalino natural do olho humano, enquanto que as demais lentes devem ser colocadas entre os raios e a lente biconvexa, de maneira a corrigir o foco dos raios paralelos que incidem sobre as duas lentes, conforme mostra a figura abaixo.

(Figura 12: esquema da viso humana sendo corrigida por uma lente esfrica)

16

RESULTADOS E ANLISES
De posse dos dados obtidos a partir da medio feita com a experincia da parte I com os espelhos planos, podemos construir a tabela para os ngulos de reflexo dos raios incidentes nos espelhos para os ngulos abaixo: Incidncia Reflexo 20 20 45 45 90 90
(Tabela 1: dados coletados quando se incide raios sobre um espelho plano)

O que comprova que, em um espelho plano, todo raio que incide em um determinado ngulo qualquer menor ou igual a 90, reflete-se no mesmo plano, e com um ngulo de reflexo igual ao que foi incidente. No momento substitumos o espelho plano por um cncavo, percebeu-se que os raios que so ligados paralelamente ao eixo da normal, com ajuda da rgua no banco ptico, obtm o resultado da distncia focal de 2,6cm. Da mesma forma, percebe-se que todos os raios incidentes sobre o foco, na distncia focal de 2,6cm aproximadamente, reflete-se paralelamente ao eixo da normal do espelho, enquanto que todo raio incidente sobre o vrtice do espelho, reflete-se com o mesmo ngulo do raio de incidncia. Por outro lado, quando utilizamos lentes biconvexas, os raios incidentes paralelos ao eixo da normal da lente, refratam e sua interseco forma o foco da lente, que por sua vez so reais, que no experimento realizado mediu 10,4cm. Para o caso da lente plano-cncavo, o foco medido ficou do mesmo plano dos raios incidentes, ou seja, formaram imagens virtuais, devido ao prolongamento dos mesmos. Para tanto no estudo da lei da refrao, podemos obtivemos os resultados que constam na tabela abaixo, para os ngulos em questo: 1 2 n1.sen1 n2.sen2 20 30 45
(Tabela 2: dados coletados quando se incide um raio sobre uma lente plano-convexa)

17

CONCLUSO
Como foi visto nos experimentos anteriores, tanto com espelhos planos e com espelhos curvos, podemos comprovar as teorias de raios incidentes sobre os espelhos, nos quais a prtica foi vlida, uma vez que foi importante a visualizao dos raios refletidos nos espelhos curvos, quando estes incidiam paralelamente ao eixo da normal do espelho, incidiam no foco do espelho, e no centro de curvatura do mesmo. Dessa forma, comprovou-se que em um espelho plano o ngulo de reflexo o mesmo da incidncia. Enquanto que num espelho curvo (cncavo ou convexo), quando um raio incide paralelamente ao eixo da normal, o mesmo refletido sobre o foco do mesmo, e quando um raio incide sobre o centro de curvatura do mesmo, reflete simetricamente no mesmo plano, com a mesma medida do ngulo de incidncia. No entanto, quando tratou-se de lentes biconvexas, pode-se comprovar que quando os raios incidem paralelamente, refratam sobre o foco das lentes, e a imagem chamada de real, uma vez que se formam do outro lado da lente. Enquanto que na lente plano-cncava a imagem formada no mesmo plano em que os raios so incidentes, o que torna a imagem virtual. E, por ltimo, podemos comprovar a lei de Snell-Descartes, quando o produto de um ngulo de incidncia 1 e o seno desse ngulo igual ao produto do ngulo de reflexo 2 e o seno deste ngulo. Dessa forma, o estudo de ptica to necessrio para a raa humana quanto interessante, uma vez que ajuda em vrias reas do conhecimento, seja biolgica, com a correo dos defeitos da viso, miopia, hipermetropia entre outros, ou at mesmo na rea cientfica, quando se aprofunda no uso de lentes para ampliar imagens que at ento no eram visualizadas a olho nu, com a criao de dispositivos que melhoram a viso, como o caso do microscpio.

18

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
[1] - http://pt.wikipedia.org/wiki/Luz#Teoria_corpuscular_da_luz (acesso em 11/05/2011) [2] - http://educacao.uol.com.br/fisica/ult1700u18.jhtm (acesso em 11/05/2011) [3] http://www.ead.ufal.br/file.php/1329/Roteiro_Banco_optico.pdf (acesso em 11/05/2011) [4] http://educacao.uol.com.br/fisica/ult1700u18.jhtm (acesso em 11/05/2011) [5] http://educar.sc.usp.br/otica/luz.htm (acesso em 11/05/2011) [6] David Halliday, Robert Resnick e Jearl Walker. Fundamentos de Fsica. Volume 4. 4 Edio. Editora de Livros Tcnicos e Cientficos (LTC). [7] Raymond A. Serway e John W. Jewett Jr. Princpios de Fsica. Volume 4 ptica e Fsica Moderna. 3 Edio. Editora Thomson. [8] Sears & Zemansky. Fsica IV ptica e Fsica Moderna. 12 Edio. Editora Pearson Addison Wesley.
[9] http://3.bp.blogspot.com/_GDnhv3qCVE0/Sw0BDuF9V6I/AAAAAAAAAAU/nHoPX3MChus/s1600/olho%5B1%5D.j pg (acesso em 12/05/2011)

Vous aimerez peut-être aussi