Vous êtes sur la page 1sur 19

MINISTRIO DA EDUCAO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAO - FNDE CONSELHO DELIBERATIVO

RESOLUO/FNDE/CD/N 17 DE 10 DE JUNHO DE 2010.


Estabelece normas e diretrizes para que os Municpios, Estados e o Distrito Federal se habilitem ao Programa Um Computador por Aluno - PROUCA, nos exerccios de 2010 a 2011, visando aquisio de computadores portteis novos, com contedos pedaggicos, no mbito das redes pblicas da educao bsica.
FUNDAMENTAO LEGAL: Constituio Federal, art. 208. Lei n 4.320, de 17 de maro de 1964. Lei n 8.666, de 21 de junho de 1993. Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei Complementar n 101, de 04 de maio de 2000. Lei n 12.017, de 12 de agosto de 2009. Lei 10.520, de 17 de julho de 2002. Portaria Interministerial n 127, de 29 de maio de 2008. Instruo Normativa n 02, de 1 de dezembro de 2005, da Secretaria do Tesouro Nacional. Resoluo Conselho Monetrio Nacional-CMN (BACEN) n 3.370, de 14 de julho de 2006, e suas alteraes. Convnio ICMS n 147, de 14 de dezembro de 2007, do Conselho Nacional de Poltica Fazendria CONFAZ. Medida Provisria n 472 de 16 de dezembro de 2009.

O PRESIDENTE DO CONSELHO DELIBERATIVO DO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAO FNDE, no uso das atribuies legais que lhe so conferidas pelo art. 14, Captulo V, Seo IV do Anexo I do Decreto n 6.319, de 20 de dezembro de 2007, republicado em 2 de abril de 2008 e pelos Artigos. 3, 5 e 6 do Anexo da Resoluo/CD/FNDE n 31, de 30 de setembro de 2003, e CONSIDERANDO a necessidade de melhorar a qualidade dos processos de ensinoaprendizagem nas escolas pblicas brasileiras, por meio da universalizao do uso de tecnologias da informao e da comunicao (TIC) no sistema pblico de ensino, que permitam a utilizao e o acesso individual dos alunos a contedos e instrumentais digitais de qualidade para uso pedaggico,

de forma autnoma e colaborativa, aumentando com isso a permanncia e o crescimento dos alunos da educao bsica nos sistemas federal, estadual e municipal, CONSIDERANDO que o Programa Um Computador por Aluno - PROUCA visto como ao que se insere nas demais polticas de governo voltadas aos processos de incluso digital, como o Programa Nacional de Informtica na Educao ProInfo, cujo recurso tecnolgico se apresenta como meio para o alcance de novas prticas pedaggicas, do enriquecimento do processo de aprendizagem, da ampliao das condies de formao do professor, do apoio capacidade de gesto da escola e mudanas na gesto de espaos e tempos escolares, CONSIDERANDO que com o advento do Programa Banda Larga nas Escolas, que j esta sendo implementado em todas as escolas pblicas urbanas, os estudantes dessas escolas passam a ter uma maior igualdade no acesso s informaes, disponveis na rede nacional de computadores, CONSIDERANDO que com essas inovaes no espao escolar, espera-se que o PROUCA tambm apie a integrao da escola com a comunidade, favorecendo no apenas a sua incluso no mundo digital, mas principalmente, oferecendo elementos para que desenvolva processos mentais mais elaborados, aumentando as suas chances de xito/autonomia na sociedade ativa e produtiva, CONSIDERANDO a disponibilidade de recurso no BNDES autorizado para a contratao de operaes de crdito destinadas aquisio de computadores portteis para destinao e uso nas redes federais, estaduais e municipais, para atendimento dos alunos, no mbito do Programa Um Computador por Aluno PROUCA, inserido nas aes do Programa Nacional de Tecnologia Educacional - ProInfo por meio de linha de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social (BNDES) e CONSIDERANDO a necessidade de estabelecer critrios para a adeso dos Estados, Distrito Federal, Municpios e Unio ata de registro de preos para aquisio dos Computadores Portteis com recursos prprios ou de outras fontes.

R E S O L V E:

Art. 1 - Aprovar as diretrizes e orientaes para que os Municpios, os Estados e o Distrito Federal se habilitem ao Programa Um Computador por Aluno - PROUCA, nos exerccios de 2010 a 2011, visando aquisio de Computadores Portteis novos, com contedos pedaggicos, destinados ao desenvolvimento dos processos de ensino-aprendizagem nas redes pblicas da educao bsica. 1 - A aquisio de que trata o caput deste artigo poder ser feita pelos Estados, Distrito Federal e Municpios por meio de financiamento junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social BNDES ou com recursos prprios ou de outras fontes, mediante a adeso ata de registros de preos realizada pelo FNDE, em conformidade com as normas estabelecidas por esta Resoluo. 2 - Podero ser adquiridos computadores portteis para educao, conforme especificaes constantes do anexo I desta Resoluo, parte integrante do Edital de Registros de Preos que ser executado pelo FNDE.

3 - Os valores dos computadores portteis para educao sero estabelecidos por intermdio de Preges Eletrnicos realizados pelo FNDE e disponibilizados em seu stio eletrnico no endereo www.fnde.gov.br.

Art. 2 - A adeso ao Programa Um Computador Por Aluno PROUCA dever ser efetuada pelo ente interessado por meio do Sistema de Gesto Tecnolgica SIGETEC do Programa Nacional de Tecnologia Educacional ProInfo no endereo eletrnico sip.proinfo.mec.gov.br/adesouca. Art. 3 - O financiamento a que se refere o artigo anterior poder ser pleiteado pelo Distrito Federal, por todos os Municpios e Estados, que aderiram ao PROUCA conforme os termos do art. 2, atendendo os seguintes critrios: 1 - Somente podero ser financiados computadores portteis para educao, cadastrados no Credenciamento de Fabricantes Informatizado CFI do BNDES, atendidas as especificaes constantes do anexo I desta Resoluo, parte integrante do Edital de Registros de Preos executado pelo FNDE. 2 - Os valores a serem financiados pelo BNDES devero guardar compatibilidade com a capacidade de endividamento do ente interessado, determinada pelo limite autorizado pela Secretaria do Tesouro Nacional STN. 3 - A habilitao da proposta de financiamento ficar condicionada ao saldo disponvel na linha de crdito para o Programa Um Computador por Aluno, previamente aprovada pelo BNDES. 4 - Podero solicitar o financiamento do BNDES o Distrito Federal, Municpios e Estados, habilitados pelo BNDES conforme art. 4 at os limites de atendimento definidos a seguir, pela faixa de matrcula nas redes municipais e estaduais conforme Censo Escolar de 2008 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira (INEP): I - Os Municpios cujo nmero de alunos matriculados na educao bsica nos sistemas estadual e municipal, segundo o Censo Escolar do INEP, seja inferior ou igual a 10.000 (10 mil) alunos, podero pleitear o atendimento de at 50% (cinqenta por cento) do total do alunado de sua rede de escolas pblicas; II - Os Municpios cujo nmero de alunos matriculados na educao bsica nos sistemas estadual e municipal, segundo o Censo Escolar do INEP, seja superior a 10.000 (10 mil) alunos e inferior ou igual a 50.000 (50 mil) alunos, podero pleitear o atendimento de at 30% (trinta por cento) do total do alunado de sua rede de escolas pblicas; III - Os Municpios cujo nmero de alunos matriculados na educao bsica nos sistemas estadual e municipal, segundo o Censo Escolar do INEP, seja superior a 50.000 (50 mil) alunos e inferior ou igual a 100.000 (100 mil) alunos, podero pleitear o atendimento de at 25% (vinte e cinco por cento) do total do alunado de sua rede de escolas pblicas; IV - Os Municpios cujo nmero de alunos matriculados na educao bsica nos sistemas estadual e municipal, segundo o Censo Escolar do INEP, seja superior a 100.000 (100 mil) alunos, podero pleitear o atendimento de at 20% (vinte por cento) do total do alunado de sua rede de escolas pblicas; V - Os Estados e o Distrito Federal podero pleitear o atendimento de at 25% (vinte e cinco por cento) do total do alunado de sua rede de escolas pblicas;

VI - Os Estados e o Distrito Federal que desejam adquirir computadores portteis para educao para ceder s escolas pblicas da educao bsica da rede municipal de seus municpios podero ainda pleitear o atendimento de at 25% (vinte e cinco por cento) do total do alunado da referida rede municipal, a mais em sua cota. 5 - A cesso de equipamentos de que trata o inciso VI do 4 acima dever ser efetuada, mediante convnio ou outro instrumento similar, celebrado entre o Estado ou o Distrito Federal cedente e o Municpio interessado, devendo a quantidade de computadores portteis para educao solicitados ser compatvel com a quantidade definida no convnio. Art. 4 - Os interessados em pleitear o financiamento no Programa com recursos do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) devero dirigir-se a um dos agentes financeiros credenciados que sero os responsveis em auxiliar o ente interessado ao longo do processo de obteno do financiamento. 1 - O interessado dever entregar ao agente financeiro os seguintes documentos: a) Documentos mencionados no Captulo 4 do Manual de Instruo de Pleitos (MIP), publicado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) do Ministrio da Fazenda; e b) Termo de Adeso, conforme Anexo II desta Resoluo, devidamente preenchido e assinado pelo representante do executivo.

2 - Os documentos referidos no pargrafo anterior devero ser, obrigatoriamente, analisados pelo agente financeiro escolhido, que dever proceder a sua atualizao caso identifique qualquer pendncia. 3 - Ao observar a conformidade com as exigncias da Secretara do Tesouro Nacional (STN), o agente financeiro dever encaminhar ao Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES): a) Termo de Adeso, conforme alnea b do 1 deste artigo; b) Declarao de que possui limite para contratao com rgos e entidades do setor pblico, de acordo com o artigo 1 da Resoluo BACEN n 2.827, de 30.03.2001, e suas alteraes, incluindo a operao de crdito pleiteada; c) Declarao atestando que efetuou a anlise dos documentos de que trata alnea a do 1 deste artigo e que os mesmos encontram-se em conformidade com as exigncias da STN; e d) Declarao atestando que o ente federativo interessado efetivou a adeso, conforme estabelecido no art. 2. 4 - Verificada a disponibilidade de saldo da linha de crdito para o Programa e a conformidade do pleito do ente com os limites de atendimento estabelecidos no artigo 3, o BNDES emitir o Termo de Habilitao do interessado e o encaminhar ao Agente Financeiro respectivo. 5 - Ao receber o Termo de Habilitao, o agente financeiro encaminhar STN os documentos do MIP, referidos na alnea a do 1 deste artigo, bem como cpia do Termo de Habilitao emitido pelo BNDES. 6 - Em caso de ausncia ou inadequao de qualquer documento, nos termos do MIP, a STN os restituir, imediatamente, ao agente financeiro.

7 - A STN, ao receber a documentao conforme disposto no 1 do caput, far a verificao do cumprimento de Limites e Condies, nos termos do art. 32 da Lei Complementar n 101, de 2000, e da Resoluo n 43, de 2001, do Senado Federal. 8 - O ente federado cujo cumprimento de limites e condies tiver sido verificado pela STN dever remeter ao FNDE o Anexo III Adeso Ata de Registro de Preos: Recursos do BNDES, desta Resoluo, requerendo sua adeso ata de registro(s) de preos do Prego Eletrnico, com vistas aquisio dos computadores portteis para uso educacional objetos desta Resoluo. 9 - Depois de protocolado o recebimento do(s) ofcio(s) Anexo III desta Resoluo, o FNDE remeter aos interessados o(s) documento(s) que atestam a anuncia dos fornecedores e da prpria Autarquia para a concretizao das vendas. 10 - De posse do documento de anuncia, o interessado dever dirigir-se imediatamente ao respectivo agente financeiro para que seja celebrada a contratao da operao de financiamento e sejam autorizados o faturamento e a entrega dos computadores portteis para uso educacional. 11 - Os computadores portteis para uso educacional encomendados sero entregues pelos fornecedores no endereo indicado por cada interessado, ocasio em que dever ser assinado o comprovante de entrega do(s) bem(ns). 12 - No ato da entrega dos computadores portteis para uso educacional, dever ser preenchido o Termo de Recebimento de Equipamentos, conforme Anexo V desta Resoluo. 13 - Com a posse de cpia do Termo de Recebimento, o agente financeiro encaminhar ao BNDES a Proposta de Abertura de Crdito Fixo (PAC) e o Pedido de Liberao (PL), sendo aceitas somente as operaes cujos documentos fiscais tenham sido emitidos at 90 (noventa) dias antes da data do protocolo da operao no BNDES. 14 - Os fornecedores contratados percebero o pagamento integral dos bens mediante solicitao dos agentes financeiros para liberao dos recursos pelo BNDES, aps comprovao da efetiva entrega do(s) bem(ns), conforme regulamentao do BNDES. 15 - Os contratos para as operaes de financiamento devero ser firmados observando a legislao vigente e normas estabelecidas pelo Programa no mbito dos rgos executores. Art. 5 - Observando os limites das normas do Programa, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios podero aderir ao registro de preos realizado pelo FNDE para aquisio de computadores portteis para uso educacional especificados pelo Programa Um Computador Por Aluno PROUCA com recursos prprios ou de outras fontes. Pargrafo nico. A adeso a que se refere o caput deste artigo ser requerida mediante adeso ata de registro de preos, requerida ao FNDE por meio do Anexo IV Adeso Ata de Registro de Preos com Recursos Prprios ou de Outras Fontes, desta Resoluo, devidamente preenchido e assinado. Art. 6 - Fica autorizada a execuo de transferncia financeira de recursos oramentrios do MEC ou oriundos de emendas parlamentares ao oramento do FNDE, por meio de convnio, para aquisio de computadores portteis para uso educacional no mbito do Programa Um Computador Por Aluno PROUCA.

1 Os convnios firmados para o atendimento ao disposto no caput deste artigo devem atender, exclusivamente, aquisio de computadores portteis para uso educacional no mbito do Programa Um Computador Por Aluno PROUCA, mediante adeso ao registro de preos realizado pelo FNDE, conforme referido no art. 6 desta Resoluo. 2 A assistncia financeira de que trata o caput deste artigo ser processada mediante apresentao de plano de trabalho, conforme disposies vigentes no Manual de Orientao para Assistncia Financeira a Programas e Projetos Educacionais do FNDE no respectivo exerccio, observando os critrios e procedimentos relativos habilitao, cadastramento e enquadramento, e quanto a repasse, movimentao e divulgao dos recursos financeiros conveniados, reverso e devoluo de valores, prestao de contas e tomada de contas especial, suspenso de inadimplncia e denncia. 3 A assistncia financeira de que trata este artigo dever ser includa nos oramentos dos entes federativos beneficirios e no poder ser considerada no cmputo dos gastos de impostos e transferncias devidos manuteno e ao desenvolvimento do ensino, por fora do disposto no Art. 212 da Constituio Federal. Art. 7 - Ficam aprovados os Anexos I a V desta Resoluo, disponveis na pgina da Internet: www.fnde.gov.br >. Art. 8 - Esta Resoluo entrar em vigor na data de sua publicao.

FERNANDO HADDAD

ANEXO I Especificaes tcnicas Computadores Portteis para Educao


I ESPECIFICAO 1. ESPECIFICAES TCNICAS GERAIS

1.1. 1.2.

No sero aceitos prottipos de equipamentos, nem projetos inacabados; Nenhum componente dos equipamentos especificados poder apresentar qualquer conexo, fios, jumpers ou outros elementos que indiquem erro ou impreciso de projeto da parte do fabricante ou do montador/integrador; Devero ser fornecidos e instalados apenas componentes novos, sendo vedado, em quaisquer circunstncias, o uso de produtos recondicionados, reciclados, enfim, provenientes de reutilizao de material j empregado; O licitante classificado em primeiro lugar na fase de lances dever fornecer, para os Testes de Aderncia, em no mximo 5 (cinco) dias teis aps convocao do Pregoeiro, 10 (dez) amostras completas do equipamento ofertado, acompanhadas de todos os cabos de conexo lgica e eltrica necessrios instalao e configurao, de acordo com o disposto no ENCARTE A (SOBRE OS PROCEDIMENTOS PARA OS TESTES DE ADERNCIA DOS EQUIPAMENTOS); Todos os equipamentos entregues durante a vigncia do Contrato devero ser iguais entre si e respectiva amostra aprovada nos testes de verificao de aderncia s especificaes do Edital (mesmo modelo, marca, componentes e verso). Durante a vigncia do Contrato poder haver, a pedido da CONTRATADA, atualizao tecnolgica dos equipamentos. Neste caso ser obrigatria apresentao de nova amostra do item/equipamento para aprovao pelos tcnicos do MEC/SEED, sem aumento de custos para a CONTRATANTE, observando-se, ainda, o seguinte: a) b) c) d) Essa atualizao s poder ser executada aps a emisso de documento oficial, pela CONTRATANTE ou seus prepostos; A aceitao ser condicionada comprovao de superioridade tecnolgica da nova soluo sobre a anterior; A amostra dever ser encaminhada juntamente com documento tcnico justificando a mudana; O MEC/SEED reserva-se o direito, caso ache necessrio, de mandar proceder, por laboratrios ou tcnicos devidamente qualificados, a seu exclusivo critrio, testes das amostras para comprovao das especificaes de qualquer componente.

1.3.

1.4.

1.5.

1.6.

As especificaes tcnicas definidas neste Termo de Referncia podero ser igualadas ou superadas por solues divergentes das especificadas, desde que sejam mantidas as exigncias conceituais de padro, desempenho e funcionalidades do ambiente. Para tal, a licitante dever, obrigatoriamente, sob pena de desclassificao, registrar este fato em sua proposta. a) A licitante dever encaminhar, no ato da entrega dos equipamentos para os testes de aderncia, toda a documentao tcnica e explicaes que permitam a manifestao fundada e conclusiva sobre a equivalncia ou superioridade da soluo divergente.

1.7.

Considerando as condies usuais de fornecimento de energia eltrica no Brasil, no que trata tenso de entrada, sero considerados atendidas por qualquer valor entre 100 e 127V, inclusive, as exigncias de 110 e 115V; analogamente, sero consideradas atendidas por qualquer valor entre 200 e 220V, inclusive, as exigncias de 220V;

1.8.

Com a finalidade de facilitar a identificao dos equipamentos nos processos de vistorias e acompanhamento das etapas de execuo e ps-execuo do Contrato, todos os equipamentos que tenham gabinete, tais como monitores de vdeo, gabinetes de microcomputador, estabilizadores, hub e teclados, como tambm impressoras e roteadores wireless, devem ter gravados, preferencialmente na cor verde (padro bandeira do Brasil) ou outra indicada pela MEC/SEED, em suas partes frontais ou superiores, os seguintes dizeres: UCA Prego Registro de Preo: FNDE ___/2009 a) A gravao ser mediante processo serigrfico ou equivalente, utilizando-se tinta eletrosttica ou qualquer outra tecnologia/soluo que evite o desgaste rpido da gravao e aumente sua resistncia remoo por abrasivos e/ou raspagem, no sendo aceita a utilizao de etiquetas adesivas; b) Os equipamentos destinados aos testes de aderncia (amostras) no precisaro possuir a gravao exigida; c) A CONTRATADA dever fornecer, em at 10 (dez) dias aps a assinatura do contrato, amostra dos gabinetes dos equipamentos contendo a gravao dos dizeres. A amostra dever ser aprovada pela CONTRATANTE em at 10 (dez) dias aps o seu recebimento;

1.9.

Os equipamentos devem ser entregues com a compatibilidade comprovada com o sistema operacional GNU/Linux, permitindo a configurao dos equipamentos em rede, com compartilhamento de seus perifricos e sistema de arquivos. Essa caracterstica deve ser garantida por meio de declarao do fabricante do equipamento ou documentao tcnica / manuais em que conste explicitamente a caracterstica exigida nas especificaes tcnicas, a ser anexada aos documentos de habilitao. Declaraes que no puderem ser comprovadas durante o teste de aderncia estaro sujeitas s penalidades previstas na legislao pertinente; Os equipamentos devero ser entregues com sistema operacional GNU/Linux pr-instalado e configurado; Todos os manuais, bem como a documentao tcnica dos equipamentos devero estar em portugus do Brasil. Todos os softwares devem ser fornecidos em Portugus do Brasil;

1.10. 1.11. 1.12.

2. ESPECIFICAES TCNICAS DETALHADAS

2.1.

REQUISITOS TCNICOS DO LAPTOP 2.1.1 PLACA-ME (MOTHERBOARD) a) Padro da arquitetura de barramento: PCI de 32 bits ou superior ou equivalente; b) Banco de memria: expansvel, com troca, at 2 GB (dois gigabytes), divididos em no mnimo 2 (dois) bancos, padro DDR2 PC2-6400 (800 MHz) ou superior; 2.1.2 MICROPROCESSADOR a) Dever possuir instrues do padro SSE2 e SSE3; b) Somente sero aceitas solues baseadas em processadores desenhados para a arquitetura de computadores portteis. c) O equipamento dever possuir soluo de refrigerao compatvel com as caractersticas exigidas pelo fabricante do processador;

d) Como procedimento de aferio do desempenho e da qualidade do equipamento ofertado, esse dever possuir no software BAPCO SYSmark 2007 Preview, pontuao igual ou superior a 50 (cinquenta) no ndice SYSmark 2007 Preview Rating no cenrio Official Rating. A aferio do ndice dever seguir os Procedimentos para os testes de desempenho de microcomputadores (ver item 4 do ENCARTE A deste Termo de Referncia). 2.1.3 MEMRIA RAM a) Memria RAM, com no mnimo 1 GB (um gigabyte), padro DDR2 ou superior;

2.1.4

INTERFACES EXTERNAS a) 01 (uma) entrada para microfone; b) 01 (uma) sada de udio; c) 01 (um) conector para adaptador de fora; d) 03 (trs) portas USB 2.0 (mnimo)

2.1.5

CONTROLADORA GRFICA a) b) c) Controladora grfica integrada ao equipamento; Resoluo grfica: compatvel com a tela de LCD descrita no item 2.1.6; Cores: mnimo de 16 bits.

2.1.6

TELA DE CRISTAL LIQUIDO (LCD) a) b) c) Tela colorida, integrada ao gabinete do equipamento e compatvel com a interface grfica descrita no subitem e, acima; Mnimo de 8,9 (oito virgula nove polegadas); Resoluo mnima: 1024 x 600 pixels

2.1.7

UNIDADE DE ARMAZENAMENTO a) b) Tipo NAND Flash ou superior Capacidade mnima de 4 GB (quatro gigabytes) livre, aps a instalao do sistema operacional e todos os seus aplicativos.

2.1.8

TECLADO a) b) c) Integrado ao gabinete; Em conformidade com a norma ABNT-2; Ter proteo contra derramamento de lquidos.

2.1.9

DISPOSITIVO APONTADOR a) b) Tipo touchpad com pelo menos dois botes; Integrado ao gabinete do equipamento.

2.1.10 DISPOSITIVO WIRELESS a) b) c) Controladora de rede sem fio integrada ao equipamento, no sendo aceitos adaptadores externos; Suporte para os padres 802.11 b/g; Possuir certificao ANATEL;

2.1.11 INTERFACE DE UDIO a) b) udio integrado com pelo menos 16 bits; Possuir microfone integrado ao gabinete do equipamento;

2.1.12 CMERA DE VDEO/FOTOGRFICA, EM CORES a) b) c) d) e) Acoplada do gabinete do equipamento; Resoluo mnima de 640x480 com 30 (trinta) quadros por segundo; Software, integrado ao sistema operacional, que permita a filmagem e a tiragem fotos; Possuir ajuste de brilho, cores e foco;

2.1.13 FONTE DE ALIMENTAO E CARREGADOR DE BATERIA a) b) c) 2.1.14 BATERIA a) b) c) d) Bateria de Lithium-Ion; Autonomia mnima:3 (trs) horas com o equipamento ligado e a tela de LCD ativa; Tempo de carregamento: mximo de 2,5 (duas vrgula cinco) horas; Atender a norma UL2054. Adaptador externo para corrente alternada; Tenso de entrada de 100 240V (60 Hz) com tolerncia de +- 10%, com comutao automtica; Atender a norma UL60950;

2.1.15 GABINETE a) b) c) d) e) f) Material ou revestimento externo do gabinete anti-deslizante; O gabinete no poder apresentar salincias, pontas ou estruturas externas perfurantes ou cortantes; Resistncia a impactos dinmicos a uma altura de pelo menos 60 (sessenta) centmetros em piso rgido (tipo cermico); Possuir indicadores visuais de: carga de bateria, rede sem-fio e de equipamento ligado/desligado; Deve possuir teclas para controle de luminosidade do monitor; Deve ser fornecido todos os cabos e adaptadores necessrios ao funcionamento dos equipamentos, alm de mdias com todos os softwares e drivers, dos dispositivos do equipamento; O equipamento deve vir acompanhado de bolsa para transporte. A bolsa deve possuir dimenses compatveis com tamanho do equipamento e possuir ala de mo; Peso do equipamento: mximo de 1,5 kg com a bateria instalada;

g) h) 2.2.

REQUISITOS FUNCIONAIS EQUIPAMENTO 2.2.1 SISTEMA OPERACIONAL: a) b) c) d) e) f) 2.2.2 Baseado em software livre e de cdigo aberto; Idioma portugus do Brasil; Possuir interface grfica e amigvel; Deve permitir a utilizao de todas as funcionalidades de hardware do equipamento; Permitir, de forma amigvel, a utilizao de dispositivos externos, tais como pendrive e cmeras fotogrficas; Prover interface grfica para configurao das funcionalidades da rede sem-fio descrita no item III, subitem 2.1.10 deste Termo de Referncia;

SOFTWARE (APLICATIVOS) INSTALADOS: a) b) c) d) Baseado em software livre e de cdigo aberto; Idioma portugus do Brasil; Possuir interface grfica e amigvel; Deve possuir aplicaes para: Processamento de textos com suporte ao formato ODT e com recursos mnimos para: negrito, itlico, utilizao de imagens grficas no texto, alterao do tipo e do tamanho da fonte, trabalhar com tabelas;

Planilha eletrnica; Edio e visualizao de imagens; Navegao web que permita o acesso a stios que utilizem plugins Java e Flash, alm da reproduo udio e vdeo em tempo real. O navegador dever possuir total compatibilidade com os citados plugins; Chat; Logo; Squeak Jogos educacionais (xadrez, palavras cruzadas, etc); Exibio de vdeos; Reproduo de arquivos de sons pelo menos no formato ogg; Gravao de sons; Leitura de arquivos PDF.

ANEXO II

Termo de Adeso com Recursos do BNDES

Anexo II - Resoluo n 17 CD/FNDE

MINISTRIO DA EDUCAO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO - PROUCA

TERMO DE ADESO
OBTENO DE HABILITAO AO FINANCIAMENTO COM RECURSOS DO BNDES

O Estado ou Distrito Federal ou Municpio de _____________________________, neste ato representado por seu Governador/Prefeito, vem manifestar seu interesse em aderir ao Programa Um Computador por Aluno PROUCA com recursos do BNDES. Declara, ainda, que este Estado ou Distrito Federal ou Municpio est ciente de todas as condies para o ingresso e participao no Programa, nos termos da Resoluo N XXX/XXXX/CD/FNDE, de XX de XXXX de 2010 e que, tempestivamente, proceder entrega dos documentos necessrios habilitao junto ao Agente Financeiro, de acordo com as regras de contingenciamento e financiamento do setor pblico, pleiteando obter a linha de crdito especfica para aquisio de computadores portteis, conforme especificado no quadro abaixo, cadastrados no Credenciamento de Fabricantes Informatizado CFI do BNDES e conforme estabelecido pelo registro de preos gerenciado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao FNDE.

Equipamento Computadores portteis para o atendimento de rede municipal Computadores portteis para o atendimento de rede estadual

Quantidade

Declaro, ainda, no caso de solicitao de financiamento para aquisio de computadores portteis para educao para cesso pelo Estado ou Distrito Federal s escolas pblicas da educao bsica da rede municipal de seus municpios, que a quantidade pleiteada compatvel com o(s) convnio(s) celebrado(s).

Local e data _______________________________________________

_______________________________ Carimbo e Assinatura do Governador/Prefeito

RESOLUO N 17/2010 CD/FNDE Modelo de Ofcio para Adeso Ata de Registro de Preos FINANCIAMENTO DO BNDES

Ofcio n .... Local, ... de ... de 2..... Ao Senhor Daniel Silva Balaban Presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao SBS, Quadra 2, Bloco F, Edifcio FNDE CEP 70070-929 Braslia DF Assunto: Adeso ata n 72/2010, do registro de preos do prego eletrnico n 57/2010. Senhor Presidente, Com fulcro no art. 8, 1, do Decreto n 3.931, de 19 de setembro de 2001, consulto Vossa Senhoria sobre a possibilidade de adeso Ata de Registro de Preos referente ao Prego Eletrnico n 57/2010, realizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao - FNDE. A referida adeso visa aquisio, com financiamento do BNDES, por esta Prefeitura Municipal de <municpio> ou Secretaria de Educao do Estado de <estado>, de computadores portteis, conforme especificado no quadro abaixo, junto licitante vencedora do certame.
ITEM 01 ESPECIFICAES ABRANGNCIAS LAPTOPS EDUCACIONAIS (REGIES CENTRO OESTE, NORTE e SUDESTE) QUANT. PREO UNITRIO R$ 344,18 TOTAL

ATENO: este Anexo dever ser enviado ao FNDE aps liberao do limite de crdito pela STN.

Solicitamos, ainda, uma vez atendido o pleito em tela, que nos encaminhe o(s) ofcio(s) de autorizao do FNDE e da(s) empresa(s) vencedora(s) do processo licitatrio, bem como a cpia da Ata de Registro de Preos, e a(s) Proposta(s) de Preo(s) vencedora(s). Atenciosamente, <assinatura> <Nome do representante legal> <Cargo do dirigente do rgo interessado>

RESOLUO N 17/2010 CD/FNDE Modelo de Ofcio para Adeso Ata de Registro de Preos FINANCIAMENTO DO BNDES

Ofcio n .... Local, ... de ... de 2..... Ao Senhor Daniel Silva Balaban Presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao SBS, Quadra 2, Bloco F, Edifcio FNDE CEP 70070-929 Braslia DF Assunto: Adeso ata n 72/2010, do registro de preos do prego eletrnico n 57/2010. Senhor Presidente, Com fulcro no art. 8, 1, do Decreto n 3.931, de 19 de setembro de 2001, consulto Vossa Senhoria sobre a possibilidade de adeso Ata de Registro de Preos referente ao Prego Eletrnico n 57/2010, realizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao - FNDE. A referida adeso visa aquisio, com financiamento do BNDES, por esta Prefeitura Municipal de <municpio> ou Secretaria de Educao do Estado de <estado>, de computadores portteis, conforme especificado no quadro abaixo, junto licitante vencedora do certame.
ITEM 02
STN.

ESPECIFICAES ABRANGNCIAS LAPTOPS EDUCACIONAIS (REGIES NORDESTE e SUL)

QUANT.

PREO UNITRIO R$ 376,94

TOTAL

ATENO: este Anexo dever ser enviado ao FNDE aps liberao do limite de crdito pela

Solicitamos, ainda, uma vez atendido o pleito em tela, que nos encaminhe o(s) ofcio(s) de autorizao do FNDE e da(s) empresa(s) vencedora(s) do processo licitatrio, bem como a cpia da Ata de Registro de Preos, e a(s) Proposta(s) de Preo(s) vencedora(s). Atenciosamente, <assinatura> <Nome do representante legal> <Cargo do dirigente do rgo interessado>

RESOLUO N 17/2010 CD/FNDE Modelo de Ofcio para Adeso Ata de Registro de Preos RECURSO PRPRIO ou OUTRA FONTE

Ofcio n .... Local, ... de ... de 2..... Ao Senhor Daniel Silva Balaban Presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao SBS, Quadra 2, Bloco F, Edifcio FNDE CEP 70070-929 Braslia DF Assunto: Adeso ata n 72/2010, do registro de preos do prego eletrnico n 57/2010. Senhor Presidente, Com fulcro no art. 8, 1, do Decreto n 3.931, de 19 de setembro de 2001, consulto Vossa Senhoria sobre a possibilidade de adeso Ata de Registro de Preos referente ao Prego Eletrnico n 57/2010, realizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao - FNDE. A referida adeso visa aquisio, com recursos prprios ou com recursos <especificar fonte>, por esta Prefeitura Municipal de <municpio> ou Secretaria de Educao do Estado de <estado>, de computadores portteis, conforme especificado no quadro abaixo, junto licitante vencedora do certame.
ITEM 01 ESPECIFICAES ABRANGNCIAS LAPTOPS EDUCACIONAIS (REGIES CENTRO OESTE, NORTE e SUDESTE) QUANT. PREO UNITRIO R$ 344,18 TOTAL

Solicitamos, ainda, uma vez atendido o pleito em tela, que nos encaminhe o(s) ofcio(s) de autorizao do FNDE e da(s) empresa(s) vencedora(s) do processo licitatrio, bem como a cpia da Ata de Registro de Preos, e a(s) Proposta(s) de Preo(s) vencedora(s). Atenciosamente, <assinatura> <Nome do representante legal> <Cargo do dirigente do rgo interessado>

RESOLUO N 17/2010 CD/FNDE Modelo de Ofcio para Adeso Ata de Registro de Preos RECURSO PRPRIO ou OUTRA FONTE

Ofcio n .... Local, ... de ... de 2..... Ao Senhor Daniel Silva Balaban Presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao SBS, Quadra 2, Bloco F, Edifcio FNDE CEP 70070-929 Braslia DF Assunto: Adeso ata n 72/2010, do registro de preos do prego eletrnico n 57/2010. Senhor Presidente, Com fulcro no art. 8, 1, do Decreto n 3.931, de 19 de setembro de 2001, consulto Vossa Senhoria sobre a possibilidade de adeso Ata de Registro de Preos referente ao Prego Eletrnico n 57/2010, realizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao - FNDE. A referida adeso visa aquisio, com recursos prprios ou com recursos <especificar fonte>, por esta Prefeitura Municipal de <municpio> ou Secretaria de Educao do Estado de <estado>, de computadores portteis, conforme especificado no quadro abaixo, junto licitante vencedora do certame.
ITEM 02 ESPECIFICAES ABRANGNCIAS LAPTOPS EDUCACIONAIS (REGIES NORDESTE e SUL) QUANT. PREO UNITRIO R$ 376,94 TOTAL

Solicitamos, ainda, uma vez atendido o pleito em tela, que nos encaminhe o(s) ofcio(s) de autorizao do FNDE e da(s) empresa(s) vencedora(s) do processo licitatrio, bem como a cpia da Ata de Registro de Preos, e a(s) Proposta(s) de Preo(s) vencedora(s). Atenciosamente, <assinatura> <Nome do representante legal> <Cargo do dirigente do rgo interessado>

ANEXO V Termo de Recebimento de Equipamentos

PREGO FNDE N. XXXXXXX CONTRATO N. XXXXXXXXXXX

TERMO DE RECEBIMENTO DE EQUIPAMENTOS


Escola - ____________________________________ INEP - _____________________ Endereo - _____________________________________________________ CEP -______________ Bairro - _____________________ Cidade - _____________________________________UF_____ Telefone(s)(___)_________________E-mail - ______________________________________________
(Todos os campos so de preenchimento obrigatrio)

Programa Nacional de Tecnologia Educacional ProInfo ProgramaPrograma Um Computador por Aluno PROUCA

I.
III.

(discriminar os nmeros das notas recebidas)

Notas de Simples Remessa

II.
IV.

(Discriminar o nmero das notas que esto informadas nas NF de Simples Remessa)

Notas Fiscais de Venda

Declaro que recebi da empresa XXXXXXXXXXX (........................................) caixas com os equipamentos constantes nas Notas Fiscais acima discriminadas, estando as ditas caixas lacradas e assim permanecero at sua instalao, a ser realizada por empresa designada pela XXXXXXXXXXXXXXXX, sendo esta a responsvel pelo contedo. Estou ciente de que a abertura das caixas por pessoa no autorizada pela XXXXXXXXXXXXXXXXXx acarretar a perda da garantia do contedo e conseqente apurao de responsabilidades. Declaro que o ambiente onde os equipamentos sero instalados encontra-se com as seguintes condies estruturais:
1.1 - Protegido de forma adequada - contra agentes agressivos (areia, poeira, chuva, etc.) e vandalismo. Sim No Em Andamento 1.5 Mobilirio adequado s instalaes do laboratrio. Sim No Em Andamento
preencha aqui o n de caixas recebidas

1.2 - Piso adequado madeira, pedra, cimento liso, vinil, cermica ou equivalente, sem desnveis, ressaltos ou batentes. Sim No Em Andamento

1.6 Esquema de vigilncia permanente. Sim No Em Andamento

1.8 Aterramento adequado. Sim No Em Andamento

1.3 Janelas - resistentes, que possam ser trancadas por dentro, reforadas externamente por grades de ao fixadas parede. Sim No Em Andamento

1.9 Ar condicionado instalado. Sim No Em Andamento

1.4 - Entrada nica para a sala - fechada por porta em madeira resistente ou metal, com fechadura com travamento rpido interno. Se porta externa, uma segunda porta, em grade de ao e cadeado. Sim No Em Andamento

Por estas informaes a escola afirma que a instalao desse laboratrio : Imediata em 15 dias em 30 dias Sem Previso

Nome legvel: Assinatura: CPF: Data: RG: Carimbo:

Cargo/Funo:

Este termo dever ser preenchido no ato da entrega, em trs vias, sendo que uma via ficar arquivada na escola e as outras sero entregues Transportadora. Em caso de dvidas, ligar para a XXXXXXXXXXXX (TELEFONE) ou para o MEC 0800-616161.

CASO QUEIRA FAZER QUALQUER OBSERVAO ADICIONAL, UTILIZE O VERSO E ASSINALE AQUI

Vous aimerez peut-être aussi