Vous êtes sur la page 1sur 8

1.

Introduo (objetivos)

No segundo experimento do Laboratrio de Circuitos Eltricos visa-se familiarizao e obteno de resultados atravs de teorias e de equipamentos adequados em circuitos bsicos com elementos resistivos. Alm do correto manuseio dos mesmos.

2. Material utilizado
2.1 Multmetro
O multmetro um dispositivo eletrnico normalmente utilizado para medir tenso eltrica, corrente eltrica e resistncia. Para isto, o multmetro conta com trs modos de operao que basicamente o transforma em trs aparelhos de medida: 1- Voltmetro 2Ampermetro e 3- Ohmmetro. O Multmetro um instrumento que pode ter mostrador analgico (de ponteiro) ou digital. No experimento foi utilizado o digital na funo ohmmetro, como mostra a figura 1.

Figura 1: Multmetro Digital.

2.1.1 Ohmmetro
Um Ohmmetro um instrumento de medida eltrica que mede a resistncia eltrica, ou seja, a oposio passagem da corrente eltrica. A medida com o ohmmetro deve ser feita com o circuito desligado conectando-se as pontas de prova do multmetro (ohmmetro) nos terminais do elemento.

2.2 Protoboard
Uma matriz de contato, ou placa de ensaio uma placa com furos e conexes condutoras para montagem de circuitos eltricos experimentais. A grande vantagem do protoboard na montagem de circuitos eletrnicos a facilidade de insero de 1

componentes, uma vez que no necessita soldagem. As placas variam de 800 furos at 6000 furos, tendo conexes verticais e horizontais. Na superfcie de uma matriz de contato h uma base de plstico em que existem centenas de orifcios onde so encaixados os componentes. Em sua parte inferior so instalados contatos metlicos que interligam eletricamente os componentes inseridos na placa. Geralmente suportam correntes entre 1 A e 3 A.

2.3 Resistores
Resistores so componentes que tm por finalidade oferecer uma oposio passagem de corrente eltrica, atravs de seu material. Um resistor ideal um componente com uma resistncia eltrica que permanece constante independentemente da tenso ou corrente eltrica que circular pelo dispositivo. O valor de um resistor de carbono pode ser facilmente identificado de acordo com as cores que apresenta na cpsula que envolve o material resistivo, ou ento usando um ohmmetro. O resistor usado no experimento foi o de carbono.

3. Procedimento Experimental
Este procedimento disposto de 4 partes das quais so utilizados 6 resistores com diferentes resistncias. Todas essas resistncias so medidas individualmente (1 parte), com alguns resistores em srie (resistncia equivalente) (2parte), com alguns em paralelo (resistncia equivalente) (3parte) e finalmente com todos os resistores em uma associao mista (resistncia equivalente) (4parte). Para uma medio mais precisa utiliza-se o protoboard, pois neste equipamento consegue-se uma tima fixao dos elementos. Todos os valores individuais das resistncias foram obtidos com o auxlio de aparelhos adequados, como o multmetro na funo ohmmetro (valor medido) e com a ajuda do cdigo de cores dispostos no corpo do resistor (valor nominal). Para os valores das resistncias equivalentes foram utilizados tanto o multmetro como clculos tericos a partir do valor nominal.

4. Medidas Efetuadas

Os valores hmicos dos resistores podem ser reconhecidos pelas cores das faixas em suas superfcies. Cada cor e sua posio no corpo do resistor representam um nmero. De acordo com a tabela 1, temos:

Cores Prata Ouro Preto Marrom Vermelho Laranja Amarelo Verde Azul Roxo Cinza Branco

Faixa 1 1 Dgito 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9

Faixa 2 2 Dgito 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9

Faixa 3 Multiplicador 0,01 0,1 1 10 100 1000 10.000 100.000 1.000.000 -

Faixa 4 Tolerncia +/- 10% +/- 5% +/- 1% +/- 2% -

Tabela 1: Cdigo de cores para identificao do valor hmico de resistores. A primeira faixa em um resistor interpretada como o primeiro dgito do valor hmico da resistncia do resistor. (A). A segunda faixa fornece o segundo dgito. (B). A terceira faixa chamada de multiplicador e no interpretada do mesmo modo. O nmero associado cor do multiplicador nos informa quantos zeros devem ser colocados aps os dgitos que j temos ou, analogamente, a potncia de dez associada. (C). A quarta faixa (se existir), um pouco mais afastada das outras trs, a faixa de tolerncia. Ela nos informa a preciso do valor real da resistncia em relao ao valor lido pelo cdigo de cores. Isso expresso em termos de porcentagem. (D).

Obs.: A ausncia da quarta faixa indica uma tolerncia de 20%. A existncia de 5 dgitos indica que as trs primeiras cores referem-se a trs algarismos de um nmero de trs dgitos. Parte 1: Leitura da Resistncia de Resistores Os valores dos resistores dispostos na tabela 2 foram obtidos a partir da seguinte expresso: A*B*10C +/- D
3

Resistores R1 R2 R3 R4 R5 R6

Tabela 2: Cores dos resistores usados no experimento e seus valores nominais.

Cores Verde, Azul, Vermelho, Ouro Laranja, Branco, Vermelho, Ouro Marrom, Vermelho, Laranja, Ouro Marrom, Verde, Laranja, Ouro Laranja, Laranja, Amarelo, Ouro, Preto Verde, Azul, Amarelo, Ouro

Valor nominal () 5600 +/- 5% 3900 +/- 5% 12000 +/- 5% 15000 +/- 5% 330000 +/- 5% 560000 +/- 5%

Os valores dispostos na tabela 3 foram obtidos com a ajuda do aparelho multmetro na funo ohmmetro. A figura 2 mostra o correto procedimento para medio de uma resistncia.

Figura 2: modo de utilizao do ohmmetro para medio.

Resistores R1 R2 R3 R4 R5 R6

Cores Verde, Azul, Vermelho, Ouro Laranja, Branco, Vermelho, Ouro Marrom, Vermelho, Laranja, Ouro Marrom, Verde, Laranja, Ouro Laranja, Laranja, Amarelo, Ouro, Preto Verde, Azul, Amarelo, Ouro

Valor medido (K ) 5,57 3,85 11,8 15,09 328 564

Tabela 3: Cores dos resistores usados no experimento e seus valores medidos com a ajuda do multmetro.

Com a obteno desses resultados (valor nominal e valor medido), a tabela 4 dispe das comparaes e diferenas entre os resultados. A equao 1 que segue, indica essa diferena em termos de porcentagem:

[(Vn Vexp)/ Vn]*100%


Obs.: Vn: valor nominal; Vexp: valor experimental.

Equao 1

Considere todos os valores obtidos a partir da equao anterior em mdulo. 4

Resistores R1 R2 R3 R4 R5 R6

Cores Valor Nominal () Valor Medido (K ) Diferena (%) Verde, Azul, Vermelho, Ouro 5600 +/- 5% 5,57 0,53 Laranja, Branco, Vermelho, Ouro 3900 +/- 5% 3,85 1,28 Marrom, Vermelho, Laranja, Ouro 12000 +/- 5% 11,8 1,67 Marrom, Verde, Laranja, Ouro 15000 +/- 5% 15,09 0,6 Laranja, Laranja, Amarelo, Ouro, Preto 330000 +/- 5% 328 0,6 Verde, Azul, Amarelo, Ouro 560000 +/- 5% 564 0,71 Tabela 4: Diferena entre os valores nominais e os valores medidos.

Parte 2: Associao de Resistores em Srie


Esta segunda parte mostra os resistores R1, R2 e R3 associados em srie na matriz de contato (protoboard). O devido caminho para a medio da resistncia equivalente, tanto com o multmetro como teoricamente (calculado). A figura 3 indica o correto procedimento para a medio com o multmetro.

Figura 3: Medio da resistncia equivalente (srie) com o multmetro.

A tabela 5 trs o valor da resistncia equivalente medida com o ohmmetro e o desvio em percentagem do valor nominal calculado para essa resistncia. Resistores em Srie Resistncia Equivalente Resistncia Equivalente Diferena (%) Valor Nominal () Valor Medido (k ) R1, R2 e R3 21500 21,2 1,4 Tabela 5: Valores das resistncias equivalentes (srie) e o desvio percentual.

Parte 3: Associao de Resistores em Paralelo


Na terceira parte deste experimento tm-se os resistores R4, R5 e R6 associados em paralelo na matriz de contato (protoboard), tambm o devido procedimento para a medio (figura 4). Na tabela 6 contm os resultados e os desvios na percentagem.

Figura 4: Medio da resistncia equivalente (paralelo) com o multmetro. Resistores em Paralelo Resistncia Equivalente Resistncia Equivalente Diferena (%) Valor Nominal (K) Valor Medido (k ) R4, R5 e R6 13,99 14 0, 071 Tabela 6: Valores das resistncias equivalentes (paralelo) e o desvio percentual.

Parte 4: Associao Mista de Resistores


No final do experimento tm-se fixado na matriz de contato os resistores R4, R5 e R6 em paralelo, seguido dos resistores R1 e R2 adicionado em srie com essa associao. Por ltimo o resistor R3 adicionado em paralelo com toda a configurao anterior e o procedimento para a medio (figura 5).

Figura 5: Medio da resistncia equivalente (mista) com o multmetro.

Na tabela 7 que segue, tm-se a comparao do resultado da resistncia equivalente obtido com o multmetro e o resultado obtido atravs do clculo. A diferena entre o valor nominal e o valor medido expressa em porcentagem. Associao Mista de Resistores Resistncia Equivalente Valor Nominal (K) Resistncia Equivalente Valor Medido (k ) Diferena (%) 0,88

R1, R2, R3, R4, R5 e R6 7,94 7,87 Tabela 7: Valores das resistncias equivalentes (mista) e o desvio percentual.

5. Concluso Com base nos resultados expostos, todas as medidas devem ser feitas mediante a utilizao correta de todos os aparelhos para que se chegue a um valor da grandeza medida. Pode-se notar que todas as medidas sempre se aproximaram do valor nominal. De maneira que todos os valores estavam dentro da faixa de tolerncia especificada pelo fabricante.

6. Referncias Bibliogrficas

Richard, C. Dorf Davis, James A. Svoboda; Introduo aos Circuitos Eltricos, 5a Edio, LTC Editora.

Victor, Wilker S. Azevdo; Unidade 1 Introduo ao Laboratrio de Circuitos Eltricos, apostila 2011.

Gualter, Jos Biscuola. Bos, Newton Villas. Helou, Ricardo. Tpicos de Fsica volume 3, So Paulo,Editora Saraiva,2001, 15a Edio.

Vous aimerez peut-être aussi