Vous êtes sur la page 1sur 3

O autor Tzvetan Todorov ser o referencial terico deste trabalho monogrfico.

Nascido em 1939 na Bulgria, imigrou para a Frana em 1963. Filsofo, semilogo e historiador, escreve sobre diversos assuntos, em especial sobre o fantstico e o maravilhoso, o imaginrio, crticas literrias dentre outro. Suas obras foram traduzidas para mais de 15 idiomas. Sero utilizados, para esta monografia os 3 primeiros captulos da obra Nosotros y Los Otros. Nesta obra ele ir trabalhar os conceitos fundamentais para o entendimento do colonialismo, em especial a partir da Partilha da frica, como: etnocentrismo, cultura, esprito clssico francs, cientificismo, raas, racialismo e patriotismo. Segundo Todorov, a cultura uma classificao do mundo que nos permite orientar-nos mais facilmente dentro dele, a memria do passado e implica tambm um cdigo de comportamento. Porm, como se d choque cultural dos europeus com as diversas culturas com que tiveram contato aps as Grandes Navegaes do sculo XV? Sobre quais idias sero vistos estes outros? sobre isto, em especial com base em filsofos franceses, que Todorov vai discorrer, o que fundamental para entender os colonialismos tanto na Amrica quanto na frica. O primeiro dos conceitos trabalhados o de etnocentrismo que, para o autor, eleva categoria de universais a cultura a qual se pertence e, indevidamente, tenta generalizar algo particular de dentro dela. Argumenta Tzvetan, com exemplo de diversos autores, que os universalistas do Esprito Clssico Francs, sc. XVII XVIII, mesmo quando dizem no ignorar a diversidade, acabam por atribuir aos homens de todas as partes do globo caractersticas eminentemente europias. Assim, mesmo sem saber so etnocntricos. Este etnocentrismo, onde o que europeu melhor, influenciou a definio de conceitos e vises que iro afetar a poltica colonial europia, como veremos a seguir. Outro conceito discutido o cientificismo, que para Tzvetan universalista e sobrevaloriza a cincia em detrimento dos valores, da tica, da moral e do homem, podendo levar a transformao deste em objeto. Livres de certos preceitos morais, diversos atos passam a serem justificados, como educao forada e violncia para com os povos ditos inferiores. Para Todorov, no a cincia que tem culpa do mal, mas o uso que se faz dela. O cientificismo serviu de base ideolgica para os totalitarismos e colonialismos e condicionaram as populaes a aceit-los. Para Todorov, a palavra racismo define ao mesmo tempo um comportamento (menosprezo e dio pelo outro) e ideologia (doutrina concernente as raas humanas racialismo). Esta ideologia, surgiu na Europa Ocidental e o perodo mais importante entre os sculos XVIII e XX. Suas caractersticas principais so: 1) A existncia de raas, que se se assemelham a espcies de animais. Provando ou no cientificamente, estas doutrinas se baseiam em caractersticas fsicas para

indicar a inferioridade ou superioridade de um grupo. Assim, tnhamos uma inevitvel inferioridade dos negros e indgenas americanos e australianos 2) A continuidade entre o fsico e o moral, sendo que um determina o outro. A diferena do mental hereditria e impossvel, ou muito difcil, alter-la pela educao. 3) O comportamento depende em grande medida do seu grupo racial cultural. 4) H uma hierarquia de raas e de valores: um quadro de avaliao conforme o qual pode emitir juzos universais. de origem etnocntrica, at porque a maioria dos autores coloca a sua etnia no topo 5) Poltica fundada no saber se tem definies polticas baseadas em concepes racialistas. A partir do sculo XIX, comea-se optar pelo culturalismo, substitui-se o termo raa por cultura, no muito difere muito do racialismo em termos de hierarquizao. Quando da Partilha da frica, aps a Conferncia de Berlim, todo este pensamento de inferioridade negra foi levado para estas novas colnias, zonas de influncia e protetorados. Portugal no foi um caso a parte. Estes conceitos e toda a discusso bibliogrfica trazida por Todorov ajudaro a analisar a colonizao portuguesa em Moambique, onde considerava existir os civilizados, os indgenas (nativos) e os assimilados. Uma vez em territrio moambicano, Portugal iniciou uma poltica de regularizao do trabalho indgena que culminou com o Estatuto do Indigenato. Esta lei, considerava que o trabalho dignificava o indgena e traria melhoras para a vida dos nativos. Entretanto, ignorava os direitos e a cultura dos nativos e os obrigava a uma srie de trabalhos compulsrios ou a ida para territrios distantes de seus lares para trabalhar em prol de iniciativas privadas. Assim, o etnocentrismo, o cientificismo e o racialismo podero ajudar a entender melhor no somente este Estatuto, mas a poltica portuguesa em territrio africano, incluindo os castigos fsicos permitidos e toda a violncia envolvida na tratativa com o outro, que geraram revoltas e protestos. Para Tzvetan, precisamos levar em considerao que existe uma ideologia universalista para a colonizao, partilhada por diversos autores, que acreditam que projeto colonialista do sculo XIX seria para inserir os povos colonizados dentro de um projeto universalista e progressista, eliminando o selvagerismo. Alm do mais, o colonialismo se serve de teorias contraditrias para se justificar. Os universalistas defendiam a assimilao, querendo transformar os indgenas imagem dos europeus. Os relativistas e os nacionalistas queriam a associao, que em geral se desemboca em um protetorado, onde a metrpole se apodera do controle econmico e militar e os indgenas ficam com a escolha de suas instituies e administrao dos assuntos de ordem comum.

Assim, estas teorias ajudam a entender o caso dos portugueses, que optaram por se basear na assimilao, ou seja, em tentar desenvolver em suas colnias africanas um grupo de assimilados que tinham diversas caractersticas culturais portuguesas, se distinguindo dos demais de sua raa. Estes assimilados teriam algumas vantagens, como uma pequena participao poltica, em troca seriam convenientes para a ideologia portuguesa. Esta assimilao era algo bom e transformaria estes nativos em civilizados. Um patriota prefere certos valores a outros, mas no em nome de um sistema absoluto, podendo proclamar a igualdade entre os povos. Na prtica, quase sempre etnocntrico. Em muitos casos o patriotismo se ope ao universalismo e o amor ptria se ope ao amor humanidade. Assim, o nacionalismo quando posto em prova em caso de guerras incentiva o patriotismo. No caso portugus, podemos ver estes pensamentos no estancamento de revoltas e durante as chamadas Guerras Coloniais (ou de independncia).

Vous aimerez peut-être aussi