Vous êtes sur la page 1sur 6

Relatrio de Biologia

Introduo
Nas ltimas decadas o ser humano tem vindo a aumentar a emisso de gases poluentes para atmosfera devido ao desenvolvimento avanado observado durante esse tempo. Este desenvolvimento tecnolgico trouxe desvantagens pois tal tecnologia necessita do uso de muita energia e para tal o Homem utiliza recursos como os combustveis fsseis. Ao utilizar combustveis fsseis ocorre, como mencionado anteriormente, gases poluentes, entre os quais esto o dixido de enxofre e xidos de azoto( poluentes primrios), os maiores provocadores de chuvas cidas. As chuvas cidas ocorrem pois o dixido de enxofre e os xidos de azoto que so emitidos para a atmosfera sofrem oxidao e transformam-se em cido sulfrico (H2SO4) e cido ntrico (HNO3) (poluentes secundrios) que aderem ou reagem com a gua formando a chuva cida que toda a precipitao com um pH menor que 5. A chuva cida tem vindo a ganhar relevncia como problema ambiental pois est a aumentar cada vez mais assim como a poluio. Em regies muito industrializadas j se chegou a verificar precipitao 100 vezes mais cidas do que o normal, o que provoca graves problemas como a acidificao dos solos e a eroso de monumentos histricos.

Sendo a chuva cida um problema de tanta relevncia, esta experincia visa observar os efeitos da chuva cida nas plantas, neste caso feijoeiros, e como isso poderia afectar um ecossistema.

Resultados obtidos
Posio dos feijoeiros

A Preto - gua da rede (pH 6) B Asas gua + Sumo de Limo (pH 4,5) C Algodo Controlo D Ano gua Destilada (pH 6) E Cristas gua + Sumo de Limo (pH 3) F Atrofiado Sumo de Limo (pH 2)

Alt ura Feijes A (pH 6) B (pH 4,5) C D (pH 6) E (pH 3) F (pH 2)

24/05/11

25/05/11

27/05/11

31/05/11

7/06/11

13,5 cm 13 cm 12 cm 1 cm 10 cm 13 cm

15,5 cm 16 cm 13 cm 8 cm 12 cm 13,5 cm

14,3 cm 19 cm 16 cm 11 cm 12,5 cm 12,5 cm

18 cm 34 cm 37 cm 12 cm 12,5 cm 15 cm

21 cm 37 cm 39 cm 6 cm 15 cm 12 cm

Altur a Feijes A (pH 6) Feijo preto. Apresenta folhas verdes. Apresenta algodo nas folhas. No houve alteraes . No houve alteraes . No houve alteraes . No houve alteraes . No houve alteraes . No houve alteraes . No houve alteraes . No houve alteraes . No houve alteraes . Morreu. 24/05/11 25/05/11 27/05/11 31/05/11 7/06/11

B (pH 4,5)

Morreu.

Morreu.

D (pH 6)

Feijo ano (ainda no germinou em condies). Apresenta uma crista na folha. Feijo ligeirament e atrofiado (torto).

As folhas cresceram . No houve alteraes . Ainda mais torto, quase a morrer.

No houve alteraes .

No houve alteraes . No houve alteraes . Cada vez mais torto.

Morreu.

E (pH 3)

Perdeu folhas. No houve alteraes .

Morreu.

F (pH 2)

Morreu.

Feijoeiro A (pH 6) Usando-se apenas a gua da rede no feijoeiro A observou-se um crescimento com ritmo mdio sendo o 3 feijoeiro com maior altura no fim da experincia. No se observou alteraes no fentipo. Feijoeiro B (pH 4,5) No feijoeiro B utilizou-se gua da rede com sumo de limo com pH 4,5 para simular a gua de pH mdio sendo o feijoeiro que atingiu a 2 altura mais elevada. Neste feijoeiro observou-se um crescimento com ritmo acelerado e no se observou alteraes significativas no fentipo. Feijoeiro C Neste feijoeiro no se utilizou irrigao e foi o feijoeiro que atingiu a maior altura. Feijoeiro D (pH 6) O feijo que deu origem a este feijoeiro no estava em boas condies no sendo assim esperado bons resultados da planta originada. Possuu um desenvolvimento precrio desde o incio da experincia no sendo assim possvel observar os efeitos provocados pela irrigao pois haviam outros factores de maior influncia presentes.

Feijoeiro E (pH 3) O feijoeiro E foi irrigado com uma mistura cida de pH 3 podendo assim ser possvel observar as consequncias de tal irrigao. Este feijoeiro teve um crescimento lento e a certa altura comeou a perder folhagem podendo ser um efeito da precipitao cida simulada. Feijoeiro F (pH 2) O feijoeiro F apresentava de incio um aspecto atrofiado. Foi utilizada uma irrigao muito cida o que provocou um agravamento das caractersticas negativas j presentes da planta. Foi o feijoeiro que obteve a altura menor. de referir que no final da experincia todos os feijoeiros morreram por falta de irrigao durante um perodo de tempo extenso e no pelos efeitos da irrigao cida. Com estes resultados podemos observar que de facto houve diferenas entre os feijoeiros irrigados com misturas cidas e os feijoeiros irrigados com misturas de pH perto do normal. Isto acontece porque a precipitao cida torna mais propcia a eroso de rochas e por vezes canos metlicos presentes no subsolo. Tal eroso provoca a libertao de metais pesados para o solo que so absorvidos pelas plantas, este acontecimento acata consequncias graves para a planta pois os metais pesados so extremamente txicos para estas. O alumnio, por exemplo, interfere com a capacidade de absoro da gua por parte das razes pois fitotxico.

Concluso

Atravs da realizao desta experincia conseguimos responder a pergunta inicial que era a seguinte: Ser que os efeitos das chuvas cidas sero graves e prejudiciais para o planeta? Sim, podemos concluir que as chuvas cidas tm um efeito bastante negativo sobre a florestao, contribuindo para a desflorestao e empobrecimento dos solos, o que vai dificultar o crescimento das plantas como podemos observar atravs da experincia. necessrio criar solues para resolver o problema, como tal podemos comear por reduzir a utilizao de combustveis fosseis, utilizar mais vezes transportes pblicos como o metro: por ser elctrico polui menos do que os carros . Reduzir o consumo de energia e utilizar fontes de energia menos poluentes como: energia hidroelctrica, geotrmica, das mars, e elica (dos moinhos de vento). Neutralizar rios e lagos j acidificados, adicionando as suas guas base e por fim, mas no menos importante, reflorestar as reas que esto desmatadas ou que arderam.

Vous aimerez peut-être aussi