Vous êtes sur la page 1sur 13

Teorias da Adm I Unidade 1

Mundo atual A complexidade do mundo atual envolve todos os elementos de maneira interligada ou inseridas em um contexto em que eles no so tratados individualmente. Assim, tambm funciona a administrao de organizaes. 1960 at os dias atuaisEstudos administrativos eram feitos em busca de formas para melhorar o desempenho da organizao, aumentar a produtividade e os lucros. Com isso, vrias formas de fabricar produtos e aprimorar as aes e relacionamentos da empresa foram desenvolvidos. Tudo isso devido s mudanas ocorridas na sociedade e diversos fatores resultantes dessa mudana.

Globalizao Vem se consolidando com diversas empresas que esto se expandindo para fora dos limites de seu pas de origem. Os negcios internacionalizados levam as empresas a enfrentar uma competio mais acirrada independente do tipo seu tipo de organizao. Mudanas tecnolgicas Ocorreram recentemente e ainda esto ocorrendo, como podemos ver nos avanos tanto da informtica, quanto da indstria farmacutica, no setor agropecurio e em outras diversas reas. Diversidade cultural Desde os anos 90 at hoje, o nmero de mulheres que fazem parte da fora de trabalho aumentou rapidamente, incluindo mulheres casadas e com filhos pequenos. Alm da abrupta entrada feminina no mercado, a diversidade tambm se deve ao nmero de pessoas que trabalham com outras nacionalidades e culturas devido globalizao.

Mudanas nas expectativas da sociedade Primeiro, tinha-se que as empresas melhoravam a sociedade gerando empregos e produzindo servios e produtos. Depois houve a necessidade de se criar creches para os filhos de seus
1

Prof.: Deco - Unerj

Teorias da Adm I Unidade 1


funcionrios, financiamentos para adquirirem a casa prpria, etc. Atualmente, essa responsabilidade teve bastante repercusso em relao ao meio-ambiente, tica e responsabilidade social das empresas na sociedade e no ambiente em que atua.

Esprito empreendedor O crescimento do nmero de pessoas interessadas em abrir um negcio leva consigo esse esprito, que tambm se deu por causa da diminuio de funcionrios em vrias empresas, das quais muitos profissionais experientes saram e montaram seu prprio negcio. No entanto, essa deciso envolve adquirir recursos, assumir riscos e recompensas. E mesmo com bons motivos para montar um negcio, h muitos sacrifcios que sero necessrios para se ter um bom resultado.

Produtos de acordo com o cliente Antes, as empresas produziam produtos para um mercado de massa de maneira que o custo fosse reduzido.

Atualmente, apesar de continuarem vendendo desta forma e desenvolvendo outras formas de reduzir custos, as empresas esto procurando formas de fidelizar o cliente e ter sua marca na mente do consumidor, seja adequando seu produto ao cliente, seja atendendo satisfatoriamente suas expectativas e necessidades.

Ambiente organizacional onde se encontram as presses e foras externas ou internas s organizaes e que influenciam a administrao.

O ambiente geral das organizaes (ou macroambiente) Possui foras externas e indiretas que influenciam a organizao e no podem ser controladas. As empresas trabalham com o monitoramento de tendncias para no correrem riscos to grandes nos planos e aes. Nesse ambiente se incluem elementos:

Tecnolgicos: desenvolvimentos que podem ser includos nas tcnicas de produo ou na realizao do trabalho da empresa;

Econmicos: taxas de inflao, taxas de desemprego, crescimento do PIB, etc. Podendo servir de oportunidades ou ameaas para os administradores; 3. Poltico-legais: leis e poltica do local onde atuam como as de proteo ao
2

Prof.: Deco - Unerj

Teorias da Adm I Unidade 1


funcionrio, impostos adicionais, tributos, etc;

Socioculturais: mudanas na sociedade e na cultura; Internacionais: internacionais. no caso de fornecedores estrangeiros ou concorrentes

Ambiente das tarefas Ambiente imediato onde as empresas operam, ou seja, pessoas ou instituies com as quais elas se relacionam para operar.

Clientes: pessoas ou organizaes que compram o que a empresa oferece. Competidores: outras organizaes que buscam o mesmo objetivo da empresa por outros caminhos. Fornecedores: organizaes que fornecem os recursos necessrios para as operaes da empresa. rgos reguladores: organizao . estabelecem limites s operaes da

Parceiros estratgicos: empresas que trabalham juntas para facilitar a venda, distribuio e divulgao dos produtos e servios de ambas.

O ambiente interno da organizao Este tambm exerce influncia sobre as aes e a produo da empresa e cada uma possui em seu ambiente elementos diferentes daqueles de outras organizaes.

Proprietrios: pessoas com direitos legais de propriedade do negcio. Empregados: pessoas atravs das quais a organizao realiza suas tarefa. Administradores: aqueles que tm responsabilidade direta em conseguir atingir os objetivos departamentais e organizacionais. Ambiente fsico: instalaes da organizao.

Prof.: Deco - Unerj

Teorias da Adm I Unidade 1


TEORIA DEFINIO: Teoria um conjunto de especulaes racionais, para explicar fatos, atos e acontecimentos (fenmenos) de forma comprovada. Aurlio o conhecimento especulativo, meramente racional ou ainda conjunto de princpios fundamentais duma arte ou duma cincia. Podemos afirmar que toda a teoria nasce da prtica. CONHECIMENTOS Mstico explicao de algo sem comprovao. Depende da f do indivduo acreditar ou no. Ex; Tar, Bzios, etc. Emprico Comprova, mas no explica racionalmente. fruto da prtica ou experincia acrescida da habilidade do indivduo. No facilmente repassada. Ex: a arte de afinar um piano ou regular um carro. Cientfico Comprova e explica racionalmente. Est sujeita a normas estatsticas e histricas de comprovao. Assim, apenas este conhecimento pode ser repassado para o nosso semelhante. Ex: Teoria da Gravidade.

ETIMOLOGIA AD Direo ou tendncia para MINISTER Subordinao ou obedincia. Atualmente a tarefa da Administrao a de interpretar os objetivos propostos pela organizao e transform-los em ao organizacional por meio de planejamento, organizao, direo e controle de todos os esforos realizados em todas as reas e em todos os nveis da organizao, afim de alcanar tais objetivos da maneira mais adequada situao. A ADMINISTRAO UMA ARTE OU UMA CINCIA?

OBJETO DA ADMINISTRAO

Prof.: Deco - Unerj

Teorias da Adm I Unidade 1


O objeto da Administrao so as Organizaes Humanas (Organizaes, Empresas, Entidades, Companhias, Sociedades, Instituies, etc). Tudo isto considerado sinnimo. Essas organizaes tm como finalidade transformar alguma coisa em outra coisa, que teoricamente deveria ser til e satisfazer s necessidades humanas. Quando dividimos a organizao em partes e estas em outras partes, at chegarmos melhor unidade transformadora de conhecimento, chegamos Unidade de Estudo da Administrao As Pessoas ou Seres Humanos.

OBJETIVO DA ADMINISTRAO Vrios so os objetivos da Administrao frente s Organizaes, segundo vrios autores atravs da histria, mas todos estes esto sintetizados em quatro grandes grupos. Planejar um tempo gasto no presente, no qual se analisa o passado e projetase um rumo ao futuro. Organizar munir a empresa do duplo mecanismo material social, ou seja, colocar as pessoas certas nos lugares e momentos certos, com recursos materiais certos. Dirigir - uma soma de coordenao e comando. Coordenar estar ao lado da ordem material ou colocar os materiais (rotina, papis, etc) em uma ordem lgica. Comandar orientar pessoas, atravs da motivao, comunicao e liderana. Controlar verificar se o planejamento e a direo esto no mesmo sentido, ou verificar se o que foi planejado est sendo executado e, caso negativo, tomar medidas corretivas. Com os dados do controle em confronto com as necessidades do mercado, realiza-se outro planejamento, formando o CICLO ADMINISTRATIVO.

RECURSOS ORGANIZACIONAIS OU ADMINISTRATIVOS RECURSOS so elementos ou coisas que ajudam para que a Administrao ou a Organizao atinjam seus objetivos.
5

Prof.: Deco - Unerj

Teorias da Adm I Unidade 1


RECURSOS so meios para resolver um problema, desde que no se entenda que a palavra problema alguma coisa ruim, mas sim uma oportunidade.

PROBLEMA PROBLEMA no ausncia de solues, mas a discrepncia entre o que ocorre e o que desejamos que ocorra. um estado negativo existente que se deseja modificar. uma situao negativa existente. uma situao inadequada existente. algo que tem soluo.

RECURSOS Recursos Materiais ou Fsicos Recursos Financeiros Recursos Humanos Recursos Mercadolgicos Recursos Tecnolgicos

INFLUNCIAS Influncia dos Filsofos 1. Scrates (470-399 a.C.) a habilidade pessoal pode ser separada do conhecimento tcnico e da experincia.

Prof.: Deco - Unerj

Teorias da Adm I Unidade 1


2. Plato (429-347 a. C.) Discpulo de Scrates. Escreveu A Repblica, que relata problemas scio-polticos da poca e apresenta suas idias de democracia e Administrao Pblica. 3. Aristteles (384 a 322 a.C.) Discpulo de Plato. Criador da Lgica. Trs formas de organizao do Estado: Monarquia ou governo de um - a distoro gera tirania. Aristocracia ou governo de um grupo ou elite oligarquia. Democracia pode degenerar-se e criar uma anarquia.

4. Ren Descartes Filsofo francs (1596 1650), fundador da Filosofia moderna e influncia na Administrao com seu mtodo cartesiano, composto de quatro princpios: Evidncia ou Dvida Sistemtica aceita como certo o que evidente, o que est ao alcance das percepes. a fase das hipteses. Anlise da Decomposio Consiste em dividir cada dificuldade/problema/objeto de estudo, em tantas partes quanto possvel e resolver os problemas separadamente. uma etapa da anlise. Sntese da Composio Consiste em conduzir ordenadamente o pensamento e o raciocnio, comeando de elementos simples at os complexos, ou seja, a reconstruo do problema. Enumerao ou da Verificao Consiste em fazer contagens e revises gerais para assegurar as afirmaes, onde nada seja omitido. a fase da sntese ou concluso.

5. Thomas Hobbes: (1588 1679) desenvolveu uma teoria onde o Estado cresce s dimenses de um dinossauro, ameaando a liberdade de todos os indivduos e organizaes. 6. Jean-Jacques Rousseau: (1712 1778) desenvolveu a teoria de contrato social, em que o homem bom por natureza e a sociedade o deturpa. 7. Augusto Comte: (1798 1857) Relaciona os estgios da sociedade e os trs estados por que passou a mente humana:

Prof.: Deco - Unerj

Teorias da Adm I Unidade 1


estado teolgico o homem explica e vive como se tudo fosse dirigido por foras sobrenaturais que agem livremente. estado metafsico explica os fenmenos por leis gerais, descobertas pela razo, mas sem nenhum apoio ou pesquisa objetiva. estado positivo ou cientfico o pesquisador estabelece leis ou relaes funcionais entre os fatos, levando em considerao a experimentao e a comprovao dos mesmos.

8. Karl Marx (1818 1883) e Friedrich Engels (1820 1895): Propem uma teoria de origem econmica do Estado. Marx afirma que todos os fenmenos histricos so o produto das relaes.

INFLUNCIA DA IGREJA CATLICA As principais contribuies para as teorias da Administrao foram a Hierarquia de Autoridade, as assessorias e as coordenaes funcionais. INFLUNCIA DOS MILITARES A influncia dos militares nas estruturas das organizaes enorme atravs da histria. Estas estruturas tm suas origens em exrcitos da Antigidade e da Idade Mdia. Princpio da Unidade de Comando Princpio da Escala Hierrquica Princpio da Unidade de Direo Princpio da Disciplina.

INFLUNCIA DA REVOLUO A primeira Revoluo Industrial de 1780 a 1860 do carvo e do ferro e a segunda revoluo industrial de 1860 a 1914, do ao e da eletricidade. A Revoluo Industrial nasceu na Inglaterra e, posteriormente, espalhou-se para o mundo. Durante o sculo XIX duplicou-se a populao da Europa, o que
8

Prof.: Deco - Unerj

Teorias da Adm I Unidade 1


forou o desenvolvimento industrial, ocorrendo melhora nos transportes, incremento do comrcio de uma forma geral e uma nova distribuio de riquezas e poder. A pergunta era s uma: Como podemos aumentar a produtividade. A resposta: Recompensa ou Castigo. Mecanizao em larga escala, a diviso do trabalho, a simplificao das operaes, o conceito de fbrica e o aumento dos mercados em nmero, tamanho e distncia so algumas das influncias da revoluo industrial na Administrao.

INFLUNCIA DOS ECONOMISTAS Adam Smith ( 1723 1790) Sugeriu que o desempenho e a produtividade do empregado poderiam ser melhorados atravs da especializao de funes. Karl Marx ( 1818 1883) Afirma que a fora do trabalho uma mercadoria, cujo valor determinado pelos meios de vida necessrios subsistncia do trabalhador. O que ele fizer alm do determinado ter remunerao extra e no apropriar este valor aos donos de capital. Outro fator importante foi o Planejamento como instrumento bsico. INFLUNCIA DOS PIONEIROS E EMPREENDEDORES Em 1865, John D. Rockfeller funda a Standart Oil. Em 1890, Carnegie funda o truste (associao de empresas em uma s) de ao. Swift e Armour formam o truste das conservas. Na dcada de 1880, a Westinghouse e a General Eletric dominavam o ramo de bens durveis e tecnicamente complexos e criaram organizaes prprias de vendas altamente treinadas, dando incio ao que hoje denominamos de marketing. Entre 1890 e 1900, aconteceu uma onda de fuses de empresas tendo como base a utilizao racional das fbricas e a reduo de custos. Em 1895 surgem os oligoplios (poucas empresas controlando o mercado preo e venda).

Prof.: Deco - Unerj

Teorias da Adm I Unidade 1


PAPEL DA ADMINISTRAO Fenmeno universal no mundo moderno, porm sem um fim em si mesma, mas um meio de fazer com que as pessoas sejam realizadas da melhor forma possvel, com menor custo financeiro, social, ambiental e maior eficincia e efetividade. O Administrador um agente educador, no sentido de que com uma direo e orientao, ajuda a modificar comportamentos e atitudes das pessoas dentro e fora da organizao. ele um agente cultural na medida em que, com seu estilo de Administrao, modifica ou altera a cultura organizacional deficiente nas Empresas. O Administrador deixa marcas profundas na vida das pessoas, medida que lida com elas e com seus destinos e sentimentos dentro da Empresa em que sua atuao influi no comportamento dos consumidores, fornecedores, concorrentes e demais organizaes humanas. PERSPECTIVAS FUTURAS DA ADMINISTRAO As mudanas rpidas e inesperadas no campo do conhecimento. Crescimento populacional. Concorrncia mais aguda devido internacionalizao dos negcios, foraro as empresas uma sofisticao dos negcios e uma maior visibilidade das organizaes. Maior desafio: pessoal altamente especializado e com competncias diversas, o que acarretaria muitos anos para a formao deste profissional X mudanas rpidas nos mercados de consumo e de trabalho. MEGATENDNCIAS DOS MERCADOS Globalizao da Economia Ascenso da orla do Pacfico As mulheres na liderana Triunfo do indivduo Despertar religioso
10

Prof.: Deco - Unerj

Teorias da Adm I Unidade 1


Renascimento das artes Privatizao do Estado Biotecnologia Socialismo de livre-mercado Estilo de vida global

OBJETIVOS DA ADMINISTRAO Planejamento a diferena entre uma situao atual e uma situao almejada como objetivo. Existem vrios tipos de planos, a saber: 1. Programas planos abrangentes que renem em si um conjunto integrado de planos relacionados, com assuntos diferentes entre si. 2. Procedimentos planos que prescrevem a seqncia cronolgica das tarefas a serem executadas. 3. Mtodos planos que detalham como as atividades devem ser executadas em seus mnimos detalhes. 4. Normas regras ou regulamentos que servem para definir o que deve ser feito e o que no deve ser feito.

PLANEJAMENTO ESTRATGICO Mobilizao de todos os recursos da empresa, para atingir objetivos a longo prazo. Etapas: Definio do alvo, anlise ambiental e organizacional externa e interna, formulao de alternativas de cursos atravs de planejamentos tticos operacionais

11

Prof.: Deco - Unerj

Teorias da Adm I Unidade 1


PLANEJAMENTO TTICO Envolvimento dos nveis intermedirios da organizao com vistas ao curto e mdio prazo. ETAPAS: Planejamento da organizao, planejamento do produto-mercado, planejamento dos recursos humanos e financeiros, o sistema de reciclagem e reviso, o sistema de controle e implementao.

PLANEJAMENTO OPERACIONAL Envolvimento dos nveis mais baixos da organizao de ao imediata. ETAPAS: Definio de objetivos para os prximos 12 meses, reviso, alterao e aprovao de objetivos, revises trimestrais e relatrio final feito pelo prprio funcionrio.

ORGANIZAO ADMINISTRATIVA Funo administrativa que se incumbe do agrupamento das atividades necessrias para atingir os objetivos da empresa. Princpios Bsicos: Especializao, definio funcional, autoridade e responsabilidade corrente escalar das funes de linha e staff(organograma)

DIREO ADMINISTRATIVA a funo administrativa que conduz o pessoal na execuo das atividades planejadas e organizadas. Significa orientar e coordenar o trabalho dos subordinados. Princpios bsicos: Unidades de comando, a delegao, amplitude do controle e da coordenao. Motivao poderoso instrumento de direo. Liderana capacidade de influenciar pessoas e composta de trs fatores: posio hierrquica, competncia profissional e personalidade.
12

Prof.: Deco - Unerj

Teorias da Adm I Unidade 1

RESISTNCIA A MUDANAS A resistncia a mudanas para ajustamento tecnolgico e ambiental tem sua origem em alguns aspectos: 1. Falta de motivao para mudar, devido a um ciclo motivacional de insatisfao generalizada; 2. Ausncia de padres de desempenho ou a constante mudana de padres de desempenho; 3. Falta de liderana ou liderana inadequada; 4. Ausncia estrutural para mudanas, pois este processo de forma lenta progressiva para a liberao das potencialidades. Fator: Comportamento cultural

13

Prof.: Deco - Unerj

Vous aimerez peut-être aussi