Vous êtes sur la page 1sur 4

As Setes Linhas Da Umbanda

1 Linha - Linha de Oxal Esta Linha representa a fora mxima da Umbanda, de onde provm o xito de todos os trabalhos. composta de diferentes espritos de diferentes raas da Terra, no somente brancos e negros, entre eles os espritos de pretos velhos, padres e freiras, culas almas purificadas atingiram a perfeio. Legio de Santo Antnio Legio de So Cosme e So Damio Legio de Santa Catarina Legio de So Expedito Legio de Santa Rita de Cssia Legio de So Francisco de Assis (Semiromba-frade) Legio de So Benedito ou Benzet 2 Linha - Linha de Iemanj Dirigida por Iemanj, tambm chamada carinhosamente de "Dona das guas", "Rainha do Mar" e outros nomes. Tem a proteo de Oxum, dona dos lagos e cachoeiras, dos rios, da fecundao e do amor, bem como da Nan, atuando nas guas das chuvas, realizando a limpeza da atmosfera, purificando as camadas areas para que tenhamos no solo, na terra, condies de vida. Composta tambm de espritos de diferentes raas, de caboclos, Pretos Velhos e Exus. Legio das Sereias, sob a proteo de Oxum Legio das Ondinas, sob a direo de Nan Legio das Caboclas do Mar, sob a orientao de Indai Legio das Caboclas dos Rios, sob a chefia de Iara (Entidade dos Rios) Legio da Estrela Guia, sob a direo de Santa Maria Madalena Legio dos Marinheiros, sob a chefia de Tarim Legio dos Calungas, dirigida poe Exu Calunga ou Calunguinha 3 Linha - Linha de Omulu (Obaluay) Esta Linha Linha dirigida por Omulu (Obaluay), que detem o poder sobre os corpos vivos ou mortos. Senhor da morte, tem seu trono assentado no Cruzeiro dos cemitrios. Esta Linha cosntituda de espritos de mdicos e cientistas, Caboclos, Pretos Velhos, Exus e Mdiuns Curadores Legio de Jos de Arimatia, integrada pelas Falanges de Mdicos e Cientistas Legio de So Cipriano, integrada pelas Falanges de magias Legio de Caboclos, integradas por Falanges de Caboclos oriundos de todas as raas Legio dos Pretos Velhos, integradas por Falanges de Preto Velhos oriundos de todas as raas Legio dos Povos Orientais, constitudas por Falanges de espritos evoludos de todo o Oriente Legio dos Mdiuns Curadores, intregrada por mdiuns cuja mediunidade curadora, aqueles que so magnetizadores, so mais ou menos aptos a curar atravs das mos Legio de Exu Curad, constituda de falanges de Exus sob o comando de Exu Curad (MARAMAEL) 4 Linha - Linha de Ogum Esta Linha, dirigida por Ogum (So Jorge), "Orix da Guerra", cujas Legies so chefiadas por guerreiros de diversas raas, constitudas de Caboclos, Preto Velhos e Exus, invoca as demandas espirituais. Legio de Ogum Beira-mar, aliada ao povo do mar Legio de Ogum Malei, aliada Linha de Malei (Povo de Exu) Legio de Ogum Meg, aliada ao povo Meg (negros africanos) Legio de Ogum Naru, aliada ao povo Naru (escravos de vrias raas)

Legio de Ogum Nag, aliado ao povo de ganga (Linha de Nag) Legio de Ogum Iara, aliada ao povo dos rios (Caboclos) Legio de Ogum Rompe-Mato, aliada a Oxossi e seu povo da mata 5 Linha - Linha de Oxossi Esta Linha chefiada por Oxossi, "Orix das Matas", "Orix da Fartura" constituda de grandes entidades espirituais, espritos puros que amparam os sofredores utilizando o processo de "Passes" e praticando a cura atravs das ervas, aplicadas por caboclos, com o auxlio dos exus das matas. Legio do Caboclo das Sete Encruzilhadas (ou Caboclo das 7 Matas), que dirige as Falanges dos povos das florestas, tais como os espritos das tribos Aimors, Tupi, Tupiniquins e etc... Legio de Araribia, chefiada pelo Cacique Araribia Legio de Urubato, chefiada pelo Caboclo Urubato Legio da Cabocla Jurema, chefiada pela Cabocla Jurema Legio dos Tamoios, chefiado por Grajana Legio dos Guaranis, chefiada por Arana Legio dos Peles-Vermelhas, chefiados por guia Branca, integrando as Falanges de ndios Chippeway, Sioux e etc... 6 Linha - Linha de Xang Esta Linha dirigida por Xang, "Orix do Fogo" sob a orientao de So Jernimo, tambm denominado Orix da Justia, impe a justia, dando castigo a quem merecer. a Linha na qual aqueles que foram humilhados, sero elevados espiritualmente, os que castigaram, sero castigados e os que se enalteceram, sero rebaixados. Legio de Ians, chefiada por Santa Brbara Legio do Caboclo Ventania (ou dos Ventos) Legio do Caboclo das Cachoeiras Legio do Caboclo Sete Montanhas Legio do Caboclo Pedra Branca Legio do Caboclo Cobra-Coral Legio dos Pretos Velhos, integradas por Falanges de todas as raas e dos povos de Quenquel 7 Linha - Linha das Almas Dirigida por Dom Miguel, que no sincretismo catlico corresponde ao Arcanjo So Miguel, integrada por Omulu (Obaluay) Legio de Pai Cambinda, integrado pelas Falanges do Povo da Costa Legio de Pai Jos D'Angola, integrado pelas Falanges do Povo D'Angola Legio de Pai Congo (ou Rei Congo), integrada pelas Falanges do Povo do Congo Legio de Pai Jernimo, integrada pelas Falanges do Povo da Moambique Legio de Pai Francisco, integrada pelas Falanges do Povo da Loanda Legio de Pai Benguela, integrada pelas Falanges do Povo de Benguela Legio de Pai Guin, integrada pelas Falanges do Povo de Guin Povo de Rua (Ex e Pomba-Gira): Povo de rua, compadres e comadres so denominaes usadas na Umbanda para classificar entidades que trabalham num plano astral evolutivo. Estas entidades em alguns casos equivaleriam aos Exus das casas de Candombl, frizo, em alguns casos, pois na verdade estas entidades trabalham e se portam de forma especial em sees particulares para elas (leia sobre os Os Exs). Resumo das 7 Linhas de Umbanda 1 Linha de Oxal - que representa a paz, a tranquilidade 2 Linha de Iemanj - que representa a procriao

3 Linha de Omulu (Obaluay) - que representa a sade 4 Linha de Ogum - que representa a luta, a demanda 5 Linha de Oxossi - que representa o trabalho, a fartura 6 Linha de Xang - que representa a justia 7 Linha das Almas - que representa a humildade, a bondade Ex: preto e vermelho Ogum: vermelho e verde Ians ou Oi: marrom ou marrom com vermelho Oxsse: verde ou verde com branco Xang: marrom Oxum: amarelo claro ou ouro Iemanj: azul claro ou azul claro com branco Oxal: branco A Umbanda, embora tenha origens em diversas raas e naes, torna-se simples medida que o mdium adentra em seus conhecimentos. Dentre muitas entidades que baixam nos inmeros terreiros de Umbanda existentes, cito como exemplo: Caboclos e Pretos-Velhos, que so considerados como tendo muita luz espiritual, fora e sabedoria. Em verdade, o ritual de Umbanda uma variao de outros cultos, baseada no espiritismo e como disse, tendo por base a caridade. Os Caboclos so entidades fortes, viris. Alguns tm uma dificuldade muito grande de se expressar em nossa lngua, sendo normalmente auxiliados pelos cambonos, que so filhos da casa, iniciando seus desenvolvimentos ou algum que no tenha mediunidade de incorporao. Eles so muitos srios, porm gostam de festas e fartura, danam e cantam ao seu modo. Assim se manifestam os Caboclos, onde quer que sejam chamados. Algumas casas adotam determinadas doutrinas que tolhem um pouco as caractersticas. No lhes permitem fumar, e se mesmo assim, humildemente, aceitam as condies dos guias de chefia da casa, por que maior o desejo da caridade, do que mostrarem-se como realmente so. Desta forma, isso no diminui nem seus trabalhos nem a capacidade da casa, muito mesmo deprecia a doutrina. No entanto muito importante que os respeitemos da maneira que se apresentem, sem que queiramos por nossas variaes sociais, determinar suas procedncias ou negar sua qualidades.

Os Caboclos so entidades fortes, viris. Alguns tm uma dificuldade muito grande de se expressar em nossa lngua, sendo normalmente auxiliados pelos cambonos, que so filhos da casa, iniciando seus desenvolvimentos ou algum que no tenha mediunidade de incorporao. Eles so muitos srios, porm gostam de festas e fartura, danam e cantam ao seu modo. Assim se manifestam os Caboclos, onde quer que sejam chamados. Algumas casas adotam determinadas doutrinas que tolhem um pouco as caractersticas. No lhes permitem fumar, e se mesmo assim, humildemente, aceitam as condies dos guias de chefia da casa, por que maior o desejo da caridade, do que mostrarem-se como realmente so. Desta forma, isso no diminui nem seus trabalhos nem a capacidade da casa, muito mesmo deprecia a doutrina. No entanto muito importante que os respeitemos da maneira que se apresentem, sem que queiramos por nossas variaes sociais, determinar suas procedncias ou negar sua qualidades.

Conhecedores de muitas ervas, os caboclos tm um papel muito importante: os remdios de ervas e amacis, em que amacis so mistura de ervas que maceradas servem para o fortalecimento do filho-de-santo. J os remdios de ervas so plantas ou ervas que combinadas ou sozinhas servem para aliviar ou at mesmo curar doenas. Nisso tudo os caboclos tm participao muito especial e so encarados e interpretados pelo povo como uma entidade que veio ajudar e aliviar as pessoas dos seus problemas. Ponto Riscado na Umbanda: O ponto riscado possui grande significado e valor mgico no culto de Umbanda. atravs do ponto riscado que os guias contam toda sua histria, sua origem e passagem do mundo material e astral. O ponto riscado um emblema-smbolo. Os smbolos so sinais expressos de forma que do a entender uma inteno ou trajetria humana. No caso do ponto riscado, os guias usam a pemba para poder riscar os seus pontos ou smbolos espirituais. Uma das grandes provas de incorporao na Umbanda o ponto riscado, pois acredita-se que se uma entidade no estiver realmente bem incorporada ela no saber riscar o ponto que a identificar das demais. A Umbanda uma das mais lindas expresses religiosas existentes. Religio que tem por base a prtica da caridade e tem em uma de suas funes a elevao espiritual do mdium e das entidades que governam o prprio mdium. A Umbanda uma grande expresso religiosa nacional com maiores laos com o Rio de Janeiro. Irradiou-se para os Estados de Minas Gerais, So Paulo, Rio Grande do Sul e demais estados do Brasil e at nos E.U.A existem casas de Umbanda. um culto popular aceito em todas as camadas sociais e de fcil acesso.

Vous aimerez peut-être aussi