Vous êtes sur la page 1sur 2

Sugestes de Leitura

BOLETIM DA BIBLIOTECA
N 3 JUNHO 2011 No passado dia 7, decorreu na Biblioteca um workshop sobre msica orientado por Rui Vilhena, um dos elementos do grupo acapela Vozes da Rdio. A temtica musical foi, naturalmente, o assunto dominante, tendo Rui Vilhena oferecido aos alunos presentes um magnfico alinhamento de composies em verso acstica, em que exps o seu virtuosismo vocal e de guitarrista, bem como o seu talento de comunicador e divulgador da msica. Rui Vilhena partilhou com a assistncia a sua experincia de vida como msico, experincia essa que se pode condensar na ideia de que no possvel viver sem msica, a arte das musas. Os sons produzidos pela actuao do msico ecoaram pelo pavilho da Biblioteca, levando muitos alunos a esgotarem a plateia, atrados pela curiosidade e seduzidos pelos acordes dedilhados por Rui Vilhena. Na parte final houve ainda tempo para - qual sesso de discos pedidos - o nosso convidado tocar e cantar msicas sugeridas pela assistncia. O workshop terminou com uma sesso fotogrfica e de autgrafos, revelando que Rui Vilhena contagiou os presentes com a sua simpatia, humor e competncia artstica. Bem haja, Rui, e muitos sucessos!

Planeta do Futebol Lus Freitas Lobo No futebol, como em todo o desporto, o factor humano o paradigma: o que nos diz Lus Freitas Lobo! Neste livro o que nos impele, o que nos prende, o facto de os jogadores serem homens, antes de serem jogadores de futebol. H uma ntida demarcao entre um futebol fsico to-s e um futebol donde emerge a complexidade do humano. "Ao longo dos tempos, o futebol mudou muito, adquiriu novas formas tcticas e estilos, mas em todas as pocas a inteligncia foi o ponto de partida para entender o seu sentido colectivo ao qual at as grandes individualidades se devem submeter" (p. 35). Futebol, um jogo de emoes, as quais, quem no sente, no entende! .

Em Setembro voltamos com mais novidades!

TEXTOS E COMPOSIO DA RESPONSABILIDADE DA EQUIPA DA BIBLIOTECA ESCOLAR

Escola Secundria D. Afonso Sanches 404410


Alameda Flmula Pais 4480-854 Vila do Conde Tel: 252640490 Fax: 252640499 Correio electrnico: bibesas@gmail.com

Novidades

Quem quem

Bibliopistas

Guinness World Records 2011 Editor: Livros d'Hoje Reunindo as mais espectaculares faanhas humanas, o Guinness World Records 2011 d a conhecer diversos recordes e fotos inditas, bem como muitas outras novidades! Nesta edio encontrars uma coleco de recordes e superlativos reconhecidos internacionalmente, tanto em termos de performances humanas como de extremos da natureza.

Os Mistrios de Lisboa, Jos Fonseca e Costa Um filme sobre a cidade de Lisboa, estruturado a partir de um guia turstico escrito por Fernando Pessoa, em 1925. A cidade que aparece nestas imagens no a Lisboa fixada nos postais, nos clichs, mas a Lisboa dos percursos, dos recantos, em que cada caminho desvenda um segredo. No fim, sabemos muito mais. Mas sabemos que nunca saberemos tudo.

Nasceu em Aveiro, a 2 de Agosto de 1929. A infncia reparte-se entre Aveiro, Angola, Moambique, Belmonte e Coimbra, devido s sucessivas deslocaes profissionais do pai. Em Coimbra, estudante do Liceu D. Joo III, conhece o guitarrista Antnio Portugal e comea a interessar-se pela msica. Em fins da dcada de 40, j aluno de Cincias Histrico-Filosficas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, destaca-se como cantor de fados, conhecendo o mestre guitarrista Flvio Rodrigues. Tornou-se uma figura central do movimento de renovao da msica portuguesa que se desenvolveu na dcada de 60 do sculo XX e se prolongou pela dcada de 70, sendo o autor das famosas canes de interveno em que contestava o sistema poltico vigente. Ficou, por isso, indelevelmente associado ao derrube do Estado Novo, o regime de ditadura salazarista que dominou em Portugal entre 1933 e 1974, uma vez que uma das suas composies, Grndola, Vila Morena, foi utilizada como senha pelo Movimento das Foras Armadas (MFA), comandados pelos Capites de Abril, que instaurou a democracia, em 25 de Abril de 1974. Morreu no dia 23 de Fevereiro de 1987. Muitas das suas msicas continuam a ser gravadas por numerosos artistas portugueses e estrangeiros. Calculase que existam actualmente mais de 300 verses de canes suas, gravadas por mais de uma centena de intrpretes. Descobre quem esta personalidade e dirige-te rapidamente Biblioteca. H prmios para os trs primeiros!

Verdades e mentiras na internet


Sabias que qualquer pessoa pode criar sites, blogues, wikis, etc., e, portanto, pode escrever o que lhe apetecer sem que isso seja verdadeiro? Por isso, necessrio aprenderes a avaliar se a informao que encontras no ciberespao sobre determinado assunto fidedigna ou no! Assim, deves conhecer as sugestes da SeguraNet para reflectires antes de iniciares uma pesquisa na Internet. De entre essas sugestes, so de destacar as seguintes: pensa sobre o que encontras quando navegas na Internet, questionando, por exemplo, qual o objectivo do stio? Divertir? Vender?; o stio contm informaes que possibilitem o contacto com o autor, ou uma seco Quem somos?; o stio patrocinado por alguma empresa, instituio ou pessoa, ou um local de conversa pblico?; a Internet o melhor recurso para encontrares a informao que procuras?; verifica as informaes que recolhes online, comparando-as com outras fontes; alm disso, deves consulta outros stios Web ou meios de comunicao social (como jornais, revistas, livros) para confirmar a autenticidade da informao; utiliza outros recursos de informao e no apenas a Internet; as bibliotecas e as enciclopdias permitem- -te aceder a fontes de informao alternativas; usa tcnicas eficazes de pesquisa de informao online, pois isto ir melhorar muito a capacidade de obteno de informaes com qualidade; uma forma de o fazer consiste em utilizar diversos motores de pesquisa, e no apenas um.

Vous aimerez peut-être aussi