Vous êtes sur la page 1sur 4

AGNCIA NACIONAL DE AVIAO CIVIL RESOLUO N 130, DE 8 DE DEZEMBRO DE 2009.

Aprova os procedimentos de identificao do passageiro, para o embarque nos aeroportos brasileiros. A DIRETORIA DA AGNCIA NACIONAL DE AVIAO CIVIL - ANAC, no uso das competncias que lhe foram outorgadas pelos arts. 8, incisos IV, X, XXX e XLVI, e 11, inciso V, da Lei n 11.182, de 27 de setembro de 2005, tendo em vista o disposto nas Leis ns 6.206, de 7 de maio de 1975; 7.116, de 29 de agosto de 1983; 7.565, de 19 de dezembro de 1986, arts. 1 e 2, e nos Decretos ns 5.731, de 20 de maro de 2006, art. 4, inciso IV, do Anexo I; 5.978, de 4 de dezembro de 2006, e 65.144, de 12 de setembro de 1969, e nas Normas e Recomendaes constantes dos Anexos Conveno sobre Aviao Civil Internacional, e considerando o deliberado na Reunio de Diretoria realizada em 8 de dezembro de 2009, RESOLVE: Art. 1 Estabelecer os procedimentos e os documentos destinados identificao de brasileiros e estrangeiros, bem como o tratamento especial a ser dispensado aos menores crianas e adolescentes e aos ndios, por ocasio de seu embarque em voos domsticos e/ou internacionais em aeroportos no territrio nacional. Pargrafo nico. Para os efeitos desta Resoluo, considera-se: I - criana: pessoa at doze anos de idade incompletos; II - adolescente: pessoa entre doze anos e dezoito anos de idade incompletos; III - ndio: pessoa de origem pr-colombiana que se identifica e identificada como pertencente a grupo tnico cujas caractersticas culturais o definem como uma coletividade distinta do conjunto da sociedade nacional, independentemente de idade. Art. 2 Constituem documentos de identificao de passageiro de nacionalidade brasileira: I - passaporte nacional; II - carteira de identidade (RG) expedida pela Secretaria de Segurana Pblica de um dos estados da Federao ou Distrito Federal; III - carto de identidade expedido por ministrio ou rgo subordinado Presidncia da Repblica, incluindo o Ministrio da Defesa e os Comandos da Aeronutica, da Marinha e do Exrcito;

IV - carto de identidade expedido pelo poder judicirio ou legislativo, no nvel federal ou estadual; V - carteira nacional de habilitao (modelo com fotografia); VI - carteira de trabalho; VII - carteira de identidade emitida por conselho ou federao de categoria profissional, com fotografia e f pblica em todo territrio nacional; VIII - licena de piloto, comissrio, mecnico de voo e despachante operacional de voo emitido pela Agncia Nacional de Aviao Civil - ANAC; IX - outro documento de identificao com fotografia e f pblica em todo o territrio nacional. 1 Uma vez que assegurem a identificao do passageiro e em se tratando de viagem em territrio nacional, os documentos referidos no caput podem ser aceitos independentemente da respectiva validade ou de se tratarem de original ou cpia autenticada. 2 Nos casos de furto, roubo ou extravio do documento de identificao do passageiro e em se tratando de viagem em territrio nacional, poder ser aceito o correspondente Boletim de Ocorrncia BO, desde que tenha sido emitido h menos de 60 (sessenta) dias. 3 No caso de viagem internacional, o passageiro deve apresentar passaporte ou outro documento de viagem vlido, observado o rol constante no art. 1 do Decreto n 5.978, de 4 de dezembro de 2006. 4 Em se tratando de criana ou adolescente: I - no caso de viagem em territrio nacional e se tratando de criana, deve ser apresentado um dos documentos previstos no caput ou certido de nascimento do menor original ou cpia autenticada e documento que comprove a filiao ou parentesco com o responsvel, observadas as demais exigncias estabelecidas pelo Estatuto da Criana e do Adolescente e pela Vara da Infncia e Juventude do local de embarque; II - no caso de viagem internacional, o documento de identificao o passaporte ou outro documento de viagem vlido, observado o rol constante no artigo 1 do Decreto 5.978, de 4 de dezembro de 2006, sem prejuzo do atendimento s disposies do Conselho Nacional de Justia, s determinaes da Vara da Infncia e Juventude do local de embarque e s orientaes da Polcia Federal - DPF. 5 Em se tratando de ndio: I - no caso de viagem no territrio nacional, alm daqueles previstos no caput e no 4, inciso I, incluem-se entre os possveis documentos de identificao a autorizao de viagem expedida pela Fundao Nacional do ndio - FUNAI ou outro documento que o identifique, emitido pelo mesmo rgo; II - no caso de viagem internacional, o documento a ser apresentado o passaporte, observada a necessidade de outros procedimentos institudos pela FUNAI e/ou pelo DPF.

Art. 3 Constituem documentos de identificao de passageiros de outras nacionalidades, considerada a respectiva validade: I - Passaporte Estrangeiro; II - Cdula de Identidade de Estrangeiro - CIE (RNE), respeitados os acordos internacionais firmados pelo Brasil; III - identidade diplomtica ou consular; ou IV - outro documento legal de viagem, resultado de acordos internacionais firmados pelo Brasil. 1 No caso de viagem em territrio nacional, o protocolo de pedido de CIE expedido pelo DPF pode ser aceito em substituio ao documento original pelo perodo mximo de 180 (cento e oitenta) dias contados da data de sua expedio. 2 Ficam dispensados da substituio da CIE, nos termos da Lei n 9.505, de 15 de outubro de 1997, os estrangeiros portadores de visto permanente que tenham participado de recadastramento anterior e que: I - tenham completado sessenta anos de idade at a data do vencimento do documento; ou II - sejam deficientes fsicos. 3 No caso de viagem internacional, o passageiro deve apresentar passaporte ou outro documento de viagem vlido, observado o rol constante no art. 1 do Decreto n 5.978, de 4 de dezembro de 2006. Art. 4 No processo de despacho do passageiro (check-in), compete ao operador de aeronaves: I - em caso de atendimento efetuado diretamente no balco do operador de aeronaves situado no aeroporto, solicitar o documento de identificao e concili-lo com os dados da reserva; II - em caso de atendimento remoto a compreendidas as modalidades de atendimento no efetuadas diretamente no balco do operador de aeronaves situado no aeroporto com despacho de bagagem, solicitar o documento de identificao e concili-lo com os dados da reserva e/ou carto de embarque. Art. 5 Para o acesso sala de embarque, o passageiro deve apresentar administrao aeroporturia o carto de embarque vlido. 1 Considera-se carto de embarque vlido aquele expedido por um operador de aeronaves para embarque no aeroporto, data e horrio compatveis com os de sua apresentao. 2 Caso o passageiro no apresente um carto de embarque vlido, a administrao aeroporturia impedir seu acesso sala de embarque. Art. 6 O operador de aeronaves deve assegurar que somente passageiros atendidos para o voo sejam embarcados, por meio da conciliao, no porto de embarque, do documento de identificao com os dados constantes no carto de embarque.

Art. 7 O operador de aeronave e seus prepostos devem dar conhecimento das exigncias constantes nesta Resoluo aos passageiros no ato da venda do bilhete areo. Art. 8 Esta Resoluo entra em vigor a partir de 1 de maro de 2010. Art. 9 Fica revogada a Resoluo n 52, de 4 de setembro de 2008, publicada no Dirio Oficial da Unio de 5 de setembro de 2008, Seo 1, pgina 27.

SOLANGE PAIVA VIEIRA Diretora-Presidente

______________________________________________________________________________________ PUBLICADA NO DIRIO OFICIAL DA UNIO, N 235, S/1, P. 13, DE 9 DE DEZEMBRO DE 2009.

Vous aimerez peut-être aussi