Vous êtes sur la page 1sur 2

a alquimia do ensaio-e-erro que surgiram o caviar de caju e o caju metido a best a. Sandro trouxe palavreado europeu para o serto.

. O corte em brunoise da escola f rancesa. Ele corta a fruta em tiras e depois vem ao contrrio para se obter o quad radinho tamanho pequeno. Alm do caju, esto na lista de ingredientes: 3 tomates 2 dentes de alho cebola roxa pimento vidro pequeno de alcaparras 10 azeitonas verdes 5 colheres de sopa de molho shoyo 5 colheres de sopa de vinagre balsmico Corte em axe um dos procedimentos bsicos da cozinha. Ele recolhe os dedos para no se machucar, apoia a faca nos nzinhos, a ponta no se levanta, e a lmina perto do cabo desce feito guilhotina, em movimentos rpidos. Tanto na cebola, como na alcaparra, ele faz um picadinho, bem miudinho, quase como se fosse preparar um pat com o in grediente. Com manteiga de garrafa, Sandro prepara o fundo de alho e cebola. Ento, vem o caj u e depois o tomate, sem pele e sem semente, para dar liga, sustentar a consistnc ia quando reduzir. Na sequncia, Sandro vai acrescentando os outros ingredientes. Sem pressa, importa nte misturar bem. Por ltimo, ele pe o shoyo e o vinagre balsmico. No tem sal, o shoyo reala o sal, d o sabor, e o vinagre d um gosto agridoce. A mistura fica no fogo al to de 30 a 40 minutos at reduzir e tomar consistncia enxuta , ressalta o cozinheiro. um cozimento sem parada da colher. No final, o volume fica reduzido a 1/3 do que era. A massa se apresenta mais escura por causa do shoyo. quase um pat, s que meio gran ulado, ao qual, justamente, ele deu o nome de caviar de caju. E como isso servido? Sandro criou um complemento criativo: a macaxeira, cerca de 200 gramas, que em muitos lugares chamada de mandioca ou aipim. Ela deve ser co zida e passada na parte mais grossa de um ralador. Na parte mais fina, ele rala o queijo de coalho, 50 gramas. Mistura os dois, aperta, incorpora, d uma sovadinh a. A farinha de trigo sem fermento vai na quantidade de deixar a massa sedosa, bem solta, sem pegar nos dedos. Fica uma textura delicada, bem fininha. Estende a ma ssa e uma forminha de metal ajuda a fazer o recorte com a borda enfeitada. Numa bandeja untada e enfarinhada, Sandro ajeita as estrelinhas e depois de algu ns minutos no forno, a bolachinha est pronta. a caminha onde Rosineide acomoda o caviar de caju dando acabamento ao prato. Alm do caviar, Sandro bolou outra receita salgada de caju. Para no esquecer que es tamos no serto do Caic, terra de valentes, ele deu o nome de caju metido a besta . Comea, tambm, cortando a polpa em rodela, s que no faz tiras, fica inteira. Pega uma pitadinha de sal e espalha. E numa cena interessante, para quem s pensava o caju em prato doce, mi pimenta do reino sobre as rodelas. um empanamento clssico, como se faz com um legume ou um fil. Banha as rodelas dos dois lados, passa na farinha e mergulha em leo fervente.

Rosineide cuida da fritura enquanto Sandro pica camaro cru. o tal do corte em axe . Tritura a carne como para se fazer um pat. Para uma receita de 10 canaps, vo 20 camares mdios, 10 para decorar e 10 para tritur ar a carne para virar uma massa grossa. Agora, refoga alho e cebola no azeite e vem com a massa de camaro. E, alm da do re ino, outra pimenta, a sria, vai dar o sabor. Sandro rala gengibre, um creme branco requeijo, 100 gramas, e um grozinho mido, que parece semente de gergelim, castanha de caju, batida no liquidificador, uma col her, toque de mestre que modifica a textura do pat. Para finalizar, uma fritadinha rpida num camaro limpo, mas com rabinho, ento, s rest a montar a delcia na rodelinha empanada. As delicatssem vm ornadas com melao de caju, feito do cozimento do doce em passa. E no s enfeite, no, ele d o contraste final no balano dos sabores.

Vous aimerez peut-être aussi