Vous êtes sur la page 1sur 13

FORMAO DO CIDADO NA EDUCAO BSICA E NA FORMAO PROFISSONAL EM NVEL MDIO NO ESTADO DO PARAN.

i Eliete Ramos de Souza i i Universidade Estadual de Londrina Eliete-ramos@hotmail.com Valores e Educao Resumo O artigo tem como objetivo levantar dados sobre a concepo de cidadania contida nos documentos que regulam a educao bsica e a educao profissional em nvel mdio no estado do Paran. resultado da pesquisa realizada para a elaborao do Trabalho de Concluso de Curso, apresentado ao curso de pedagogia em 2009. Neste texto apresentamos uma breve anlise s propostas de formao contidas nas Diretrizes Curriculares da Educao Bsica no Paran e no documento Fundamentos Polticos e Pedaggicos para Educao Profissional no Paran, com a inteno de explicitar a concepo de cidadania contida na proposta de formao do cidado/trabalhador paranaense. Educao. Cidadania. Trabalho. Direitos. Resumen El artculo tiene como objetivo recopilar datos sobre el concepto de ciudadana que figuran en los documentos que rigen la educacin bsica y formacin profesional en la escuela secundaria en el estado de Paran. Es el resultado de las investigaciones realizadas para la preparacin de la finalizacin del trabajo de curso, presentado al curso de pedagoga en 2009. Aqu se presenta un breve anlisis de las propuestas contenidas en la formacin de la Educacin Bsica Directrices Curriculares en Paran y la Poltica y el documento base pedaggica para la Educacin Profesional en Paran, con la intencin de aclarar el concepto de ciudadana en la propuesta de formar al ciudadano / trabajador Paran. Educacin. Ciudadana. Trabajo. Los derechos.

Estamos to acostumados a ouvir sobre a importncia da Educao Escolar para a formao do cidado, que nem paramos mais para pensar no peso valorativo que essa fala carrega. Contudo, um discurso que est presente nas formulaes sobre o papel do Estado, no iderio social e no meio acadmico, principalmente entre os estudiosos da educao. Essa modalidade de ensino carrega consigo a incumbncia de formar o cidado de acordo com o modelo que os seus organizadores adotam como ideal para aquele contexto histrico. Na configurao atual das sociedades capitalistas as diversas vozes que criticam a Educao Bsica, apontam-na como incapaz de formar o cidado/trabalhador. Bem sabemos que em nossa sociedade, a educao bsica, gratuita e assegurada pelo poder pblico, se configura como a nica porta de acesso para o mundo do conhecimento sistematizado, da cultura, dos direitos e deveres do cidado e do mundo do trabalho para a maior parcela da populao, a classe trabalhadora. Por isso a preocupao dos vrios setores em relao formao que se d no interior da escola. E como formadora do cidado e promotora da cidadania que a Educao Escolar Bsica aparece nos documentos analisados. Conforme exposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educao - LDB, a educao escolar bsica, at o final do Ensino Mdio, tem como finalidade promover:
Art. 35 [...] II: A preparao bsica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a se capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condies de ocupao ou aperfeioamento posteriores. III: O aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formao tica e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crtico;

Partindo do entendimento que tanto cidado, quanto cidadania so conceitos criados para representar modos de vida em diferentes contextos, podemos afirmar que em nossa sociedade estes termos no representam um consenso.

Ester Buffa (1996) no trabalho intitulado: Educao e Cidadania Burguesa, em suas anlises sobre o tema educao e cidadania, chama a nossa ateno para o fato de haverem dois tipos de cidadania dentro das sociedades capitalistas: o cidado dono dos meios de produo detentor de todos os direitos e o cidado trabalhador com o mnimo de direitos que o Estado podia oferecer para esta parcela da populao. Desse modo, a educao formal foi organizada para atender a essa sociedade e aos seus dois tipos de cidados. Em Buffa (1996, p. 27) temos, a esse respeito, a seguinte confirmao; [...] haver, ento, a proposta de uma educao para os proprietrios, os cidados, e uma outra educao para os no-proprietrios, para o cidado de segunda categoria. Essa concepo de educao pensada, como afirma a autora, para disciplinar o trabalhador para o trabalho e preparar os filhos dos proprietrios para os cargos de direo foi preconizada pela classe burguesa no incio do capitalismo para atender as exigncias das novas formas de produo. No entanto, a educao no pensada apenas a partir da perspectiva dominante, o que podemos constatar ao examinarmos a proposta de educao para o estado do Paran. Nas anlises realizadas nas obras de Accia Zeneida Kuenzer (1998b) e Joo do Reis Silva Junior (2002), foi possvel verificar que essa modalidade de ensino, de modo geral, tem se revelado insuficiente at mesmo para atender as necessidades do mercado de trabalho. Conforme vimos em Kuenzer (1998b), nas ultimas dcadas essa crtica a educao bsica tambm passou a fazer parte do discurso neoliberal que, em decorrncia das transformaes nos setores produtivos, comeam a demandar um novo princpio pedaggico que d conta de formar o trabalhador flexvel para atender as novas exigncias do mercado de trabalho. Mas, mesmo com as novas diretrizes para a educao bsica, no houve melhoras para quem precisa do emprego, uma vez que o problema no a falta de qualificao do trabalhador, mas a falta de empregos. O que podemos constatar que os responsveis pela construo desse novo princpio educativo no tiveram como motivao as necessidades da classe trabalhadora, nem estavam preocupados com a construo de uma sociedade melhor.

O que fica confirmado no trabalho de Elisane Fank (2007, p. 51) justamente o contrrio, em seu relatrio de pesquisas sobre as polticas pblicas para o Ensino Mdio no Estado do Paran, a autora averiguou que com a reforma, o direcionamento dado ao ensino mdio, ancorado no discurso de superao da dualidade estrutural e de formao para a vida, atravs dos Parmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e das Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Mdio (DCNEM), serviu para evidenciar a prpria contradio do capital.
medida que a flexibilizao e desregulamentao do mercado (pela refrao do papel do Estado, bem como pela conseqente livre concorrncia entre as empresas), correspondem ao redimensionamento da poltica econmica, preciso que o indivduo, em particular, se muna de um diferencial competitivo que lhe possibilite assegurar um precrio espao ou mesmo impetrar no duro mercado de trabalho. (FANK, 2007, p. 52).

Entretanto, queremos destacar que se as diretrizes para o ensino mdio nessa perspectiva, por um lado, traz tona as contradies da sociedade capitalista ao colocar o indivduo como nico responsvel pelo desenvolvimento das habilidades e competncias necessrias sua atuao na sociedade, por outro, apesar do discurso ideolgico de formao para a cidadania, trabalha para camuflar estas mesmas contradies, pois no tem como interesse formar cidados crticos capazes de entender as contradies dessa sociedade, muito menos, que contestem as leis do capital na tentativa de super-las. Foi em contraposio a este direcionamento dado ao ensino mdio que os profissionais da rea da educao no Estado do Paran elaboraram novas diretrizes para a Educao Bsica, repensando o papel e a relevncia dessa formao para a vida do trabalhador. As Diretrizes Curriculares da Educao Bsica no Paran foram fundamentadas nas teorias crticas da educao e tem como expectativa, formar cidados capazes de entender de maneira crtica;
[...] as contradies sociais, polticas e econmicas presentes nas estruturas da sociedade contempornea e propiciem compreender a produo cientfica, a reflexo filosfica, a criao artstica, nos contextos que elas se constituem. (PARAN, 2008, p. 14).

Deste modo, entende que a educao escolar pode contribuir para a formao de uma sociedade mais justa e igualitria. Ao trazer como fundamentao

terica as teorias crticas da educao, o documento concebe o homem como um sujeito ativo na sociedade que influencia e sofre influncia das situaes ao seu redor. Assim sendo, o tipo de educao escolar a qual esse sujeito ter acesso torna-se parte integrante de sua atuao na sociedade. E a funo da escola permitir que todos tenham acesso aos conhecimentos construdos e acumulados socialmente. Estes saberes devem ser organizados e ensinados com a inteno de proporcionar condies que levem o aluno a desenvolver capacidades que contribuam para a transformao da sociedade. Conforme exposto no documento para que a escola possa ofertar uma formao crtica, primeiro deve-se pensar na organizao das atividades que levaro ao resultado proposto. O currculo aqui entendido como um documento no qual se orienta e organiza as atividades pedaggicas desenvolvidas no espao escolar e que nele [...] est impresso o resultado de embates polticos que produzem um projeto pedaggico vinculado a um projeto social (PARAN, 2008, p. 16). As Diretrizes Curriculares da Educao Bsica no Paran adotou essa concepo de currculo depois de ter sido discutido pelos profissionais da educao do Estado. Esta construo se deu com base nas teorias crticas e a partir de metodologias diferenciadas de ensino, que entendem que todas as reas do conhecimento tm a sua importncia para a formao do indivduo. Ao ter em vista a transformao da sociedade, atravs de uma educao que prepare o homem tanto para interferir na realidade social, na poltica e na econmica, quanto no conhecimento dos equipamentos utilizados nas atividades produtivas. Para tanto, o currculo precisou ser elaborado, pensado o conhecimento a partir de trs dimenses; artstica, filosfica e cientfica. Entende-se que os contedos escolares quando trabalhados nas dimenses filosfica, cientfica e artstica, [...] possibilitam um trabalho pedaggico que aponte na direo da totalidade do conhecimento e sua relao com o cotidiano (PARAN, 2008, p. 21). Nessa proposta de educao o trabalho com os contedos e o ensino das disciplinas acontece de forma contextualizada, por serem entendidos como frutos do processo histrico, portanto, indispensveis para a formao do cidado que participa ativamente das transformaes sociais. A participao dos professores foi fundamental para a construo dessa proposta de formao que busca trabalhar os contedos de maneira que estes se tornem significativos para os alunos, essa significao acontece por meio da

problematizao. Problematizar dar significado aos contedos trabalhados nas disciplinas, trabalhar os conhecimentos histricos de modo que contribua para o entendimento das prticas sociais e para formar;
[...] sujeitos histricos alunos e professores que ao se apropriarem do conhecimento, compreendem que as estruturas sociais so histricas, contraditrias e abertas. na abordagem dos contedos e na escolha dos mtodos de ensino advindo das disciplinas curriculares que as inconsistncias e as contradies presentes na estruturas sociais so compreendidas. [...] assim podem fazer escolhas e agir em favor de mudanas nas estruturas sociais. (PARAN, 2008, p. 30).

A partir do direcionamento dado ao ensino neste documento, entendemos que a proposta de formao para a Educao Bsica paranaense foi organizada tendo em vista tambm a capacitao da classe trabalhadora, uma vez que este o seu pblico alvo, atravs de uma formao que leve os alunos a superarem as dificuldades inerentes de sua condio social e econmica. Educao Profissional no Paran. A proposta de educao profissional no Paran entende que a partir do conhecimento das relaes sociais de produo e das implicaes destas para a classe trabalhadora, cria-se a possibilidade de busca por alternativas que visem formao humana do trabalhador, ao passo que o capacita para atuar nas vrias instncias da sociedade, desenvolver tanto trabalhos prticos quanto intelectuais. Assim, uma das atribuies da proposta de educao do trabalhador, baseada na lgica da politecnia, seria a de empenhar-se para promover [...] se no a superao da dualidade estrutural, o que demandaria a superao do capitalismo, pelo menos o seu enfrentamento, considerados os limites e possibilidades da escola. (PARAN, 2005, p. 16). fato que a escola foi criada para formar aqueles que seriam os futuros dirigentes, a escola humanista de formao geral, mas, para acompanhar as mudanas ocorridas nos setores produtivos, torna-se necessrio dar ao trabalhador uma formao que lhe permita desenvolver novas atividades. Ento o filho do trabalhador passa a frequentar a escola, contudo, no tem acesso ao mesmo nvel de conhecimento que era destinado classe governante.

Em Kuenzer (1997), podemos ver que a dualidade estrutural acompanha toda a histria da educao escolar no incio do sculo XX. A formao geral com acesso ao ensino superior era reservada aos filhos dos patres que escolheriam uma profisso depois de passar por todas as etapas do ensino secundrio e, assim, teriam uma formao profissional a nvel superior. Para os filhos dos trabalhadores a formao geral era mais curta e estes j ingressavam em um curso profissionalizante. De acordo com a autora essa diviso entre formao para o desenvolvimento de funes de comando na sociedade e formao para o exerccio de trabalhos manuais no uma caracterstica da escola. Trata-se, portanto, de uma das caractersticas da sociedade capitalista devido sua organizao se d com base na diviso de classes e diviso tcnica do trabalho. Ao analisar as reformas pelas quais passaram o ensino mdio no Brasil, a autora constata que essa diviso tem acompanhado a histria da formao em nosso pas. Contudo, considera que temos avanado, pois, j se discute a possibilidade de superao da dualidade estrutural. A autora, em concordncia com a proposta de educao profissional no Paran, tambm considera que a formao profissional incorporado a educao bsica contribui para um melhor preparo do trabalhador. Sendo assim, essa formao geral deve acontecer na educao bsica, ao longo do ensino fundamental e mdio. No ensino fundamental os contedos das disciplinas devem ser trabalhados de maneira que permita aos alunos romperem com a alienao da classe burguesa para que na fase posterior, o ensino mdio, o aluno possa pensar com autonomia sobre a sociedade, seus problemas e necessidades e qual a melhor forma de super-los, assim como, prepar-lo para a continuidade dos estudos ou para o ingresso no mercado de trabalho. Nessa concepo de educao no pode haver dois modelos de escola; uma para formar o trabalhador, que desenvolver atividades fsicas e outra para formar o dirigente, ligado as questes intelectuais. O documento ao usar como referencial terico autores como Saviani e Gramsci se apia na defesa que no possvel separar trabalho fsico de trabalho manual. Ao eliminar as intenes de ensino baseadas na dicotomia teoria-prtica, a educao profissional no Paran fundamenta-se em pressupostos educacionais para uma formao completa do trabalhador.

Esse desenvolvimento completo do trabalhador s ser possvel quando o papel da educao for o de instrumentaliz-lo para atuar de forma efetiva na sociedade, medida que aborda o trabalho como criao humana no decorrer da histria. Para tanto,
A proposta poltico pedaggica ter como finalidade o domnio intelectual da tecnologia, a partir da cultura. [...]. Desta forma, permitir ao aluno dos cursos de formao profissional em nvel mdio, compreender os processos de trabalho e em suas dimenses cientfica, tecnolgica e social, como parte das relaes sociais. (PARAN, 2005, p. 17-18)

O interesse pela elaborao e execuo de uma proposta de educao profissional, segundo o documento, deriva das mudanas ocorridas nos processos de produo da sociedade capitalista que, devido ao avano tecnolgico e a introduo de equipamento com mecanismos mais complexos nos setores de produo, demanda um novo tipo de trabalhador diferente do especialista encontrado nas formas de produo taylorista/fordista, na qual cada um executava determinada tarefa. O trabalhador desse perodo no precisava de um vasto conhecimento terico, j que sua atividade na fbrica baseava-se na memorizao e repetio de algumas tarefas que eram ensinadas por instrutores das fbricas ou em cursos de formao profissional que priorizava o saber prtico, dando nfase aos estgios. As transformaes no mundo do trabalho implicaram em novo modo de produo, denominado flexvel por substituir as maquinas pesadas por equipamentos da base da microeletrnica e que precisariam ser operados por trabalhadores com vasto conhecimento terico, capazes de interferir de maneira pratica se ocorresse algum problema nos equipamentos no horrio de trabalho. E que tambm, conheam a linguagem ou cdigo dessa nova tecnologia e saibam comunicar-se com os outros trabalhadores. Em suma, um trabalhador que pensa e saiba reunir conhecimento terico e prtico no desenvolvimento de suas funes. Danile Linhart (2000, p. 17), em entrevista concedida a Luclia Machado para a revista Trabalho & Educao, ao falar das mudanas relacionadas organizao do trabalho ressalta que nesse novo modelo de produo, [...] a flexibilidade, a reatividade previstas pelas empresas deve repousar sobre as capacidades individuais, pessoais dos assalariados.

Na viso da autora a organizao do trabalho com base na flexibilidade do trabalhador vai alm das necessidades impostas pela modernizao dos setores produtivos. Implica tambm em desarmar os trabalhadores, tirar deles a concepo de classe que pode unir-se na busca de melhores salrios e condies de trabalho. Linhart ainda observa as atribuies feitas a esse trabalhador flexvel; ser responsvel pelo trabalho que desempenha, garantir a qualidade dos produtos, assim como, o modo de tratar cada um individualmente, destacando questes subjetivas, competncias e capacidades uma forma de levar o trabalhador a buscar os interesses da empresa. Portanto, a questo da formao do trabalhador com base no modelo da flexibilidade se por um lado beneficia o trabalhador, ao exigir uma formao geral, por outro, coloca o refm de si mesmo e das vrias exigncias postas a ele dento da empresa. No est sob as ordens de um encarregado, mas se o resultado final do trabalho no for satisfatrio na empresa porque ele falhou na sua tarefa. No podemos negar que quando a sociedade capitalista cria a necessidade de formao de um novo trabalhador, devido incorporao de novas tecnologias aos modos de produo, promove um avano significativo no que se refere educao da classe trabalhadora ainda que, por causa desse avano a explorao ganhe maiores propores. As mudanas ocorridas no mundo do trabalho modificam todo o contexto social, novos equipamentos, novas formas de produzir, de lazer e cultura, exigem que o trabalhador, para no ficar margem, que tenha um elevado nvel de conhecimento relacionado ao desenvolvimento das diversas reas, tais como: histria, cultura, cincia e tecnologia, no s para entrar no mercado de trabalho, mas especialmente atuar conscientemente na sociedade. Entendemos que por via da educao escolar que o trabalhador ter acesso aos conhecimentos produzidos ao longo do tempo e que foram organizados socialmente, de forma que todos pudessem entender; por meio da cultura, como so formados os costumes e valores de uma sociedade e tambm a sua funo social em cada contexto. Com a aquisio do conhecimento cientfico e tecnolgico o trabalhador poder exercer qualquer funo dentro do seu ambiente de trabalho, posto que, domina tanto o conhecimento prtico quanto o terico sobre as atividades produtivas e os equipamentos em vigor.

Desse modo, podemos dizer que a inteno de unir formao geral e formao para o trabalho a forma mais eficaz de resgatar a humanidade do trabalhador quando lhe devolvida a condio de sujeito da histria e, s na condio de sujeito, que ele ir entender que a histria criao humana, portanto no pode conden-lo a viver como se a negao de seus direitos tivesse ocorrido de forma natural. Consideraes finais. Tomando como base a proposta de formao contida nos documentos analisados, entendemos que a educao paranaense concebe o cidado como algum que a partir da aquisio dos conhecimentos historicamente acumulados ir agir de forma consciente na sociedade com a inteno de transform-la. Percebe-se ento a importncia da educao escolar como promotora da cidadania, principalmente para as classes trabalhadoras, cujo acesso aos conhecimentos sistematizados se d, em grande parte, pela via escolar. Consideramos que em nossa sociedade o conceito de cidadania est relacionado igualdade de direitos garantidos por lei. Portanto, a construo do cidado primeiramente se d pelo acesso ao conhecimento. De tal modo, consideramos que a defesa de uma educao que vise construo da cidadania, seja tarefa indispensvel para a construo de uma sociedade que pretende ao menos amenizar os problemas provocados pela explorao e desvalorizao do ser humano frente ao modo de produo capitalista. A educao que pode libertar o trabalhador s pode ser aquela que tem como objetivo fornecer-lhe as ferramentas necessrias ao desenvolvimento pleno do ser humano. Dessa forma, entendemos que a escola cuja expectativa formar o trabalhador para atuar de forma consciente na sociedade, deve permitir que ele perceba seu funcionamento sem ignorar que a sociedade capitalista possui muitas contradies que resultam na falta de empregos e na precariedade dos bens e servios destinados classe trabalhadora. Igualmente, o trabalho com a possibilidade se superao das contradies sociais, e a formao dos alunos para enfrentar com conhecimento os problemas existentes na sociedade, s possvel quando estes forem apresentados como

construo histrica e no como um desenvolvimento natural no qual no podemos interferir. A emancipao do trabalhador depende tambm de uma formao profissional de qualidade que possibilite classe trabalhadora oportunidades de escolha.

Referencias bibliogrficas: BRASIL. Lei. 9394, de 20 de Dezembro de 1996: estabelece as diretrizes e bases da educao nacional. 1996. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/l9394.htm>. Acesso em: 22 ago. 2009. BUFFA, Ester. Educao e cidadania burguesa. In: BUFFA, Ester; ARROYO, Miguel; NOSSELA, Paolo. Educao e cidadania: quem educa o cidado? 6. ed. So Paulo: Cortez, 1996. p.11-30. FANK, Elisane. As polticas pblicas do estado do Paran para o ensino mdio (2003 2006): entre a conformao e a superao. 2007. Dissertao (Mestrado em Educao) Universidade Federal do Paran, Curitiba. KUENZER. A formao de educadores no contexto das mudanas no mundo do trabalho: novos desafios para as faculdades de educao. Educao & Sociedade, Campinas, v. 19, n. 63, p. 105-125, ago. 1998b. ______. Dualidade estrutural: seguindo o fio da histria. In: ______. Ensino mdio e profissional: as polticas do estado neoliberal. So Paulo: Cortez, 1997. v. 63 p. 828. LINHART, Danile. Daniele Linhart: entrevista a Luclia Machado. Trabalho & Educao, Belo Horizonte, v. 7. p. 17-34, jul./dez. 2000. NEVES, Lucia Maria Vanderley; SANTANNA, Ronaldo. Introduo: Gramsci, o Estado educador e a nova pedagogia da hegemonia. In: ______. A nova pedagogia da hegemonia estratgias do capital para educar o consenso. So Paulo: Xam, 2005. p. 19-39. PARAN. Secretaria de Estado da Educao. Diretrizes Curriculares da Educao Bsica: ensino religioso. Paran, 2008. Disponvel em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/arquivos/File/diretrizes_2009/e nsino_religioso.pdf>. Acesso em: 22 ago. 2009. ______. Fundamentos polticos e pedaggicos da educao profissional no Paran. Curitiba, 2005. SILVA JUNIOR, Joo dos Reis. Estado moderno, cidadania e educao. In: ______. Reforma do estado e da educao no Brasil de FHC. So Paulo: Xam, 2002. p. 9-37.

Este texto uma adaptao do Trabalho de Concluso de Curso, apresentado ao Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina, em 2009. Orientado pela Prof. Dr. Eliane Cleide da Silva Czernisz. ii Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina. Aluna do curso de Ps-Graduao Especializao em Ensino de Sociologia- UEL.

Vous aimerez peut-être aussi