Vous êtes sur la page 1sur 16

Artrologia Animal

Artrologia o estudo das articulaes, ou seja, uma cincia que visa estudar os movimentos que a integrao entre os ossos fazem para efetuar um determinado movimento. Esse movimento estudado e analizado para que se possa conhecer melhor as partes do animal.

quarta-feira, 23 de maio de 2007


Osteologia
A osteologia, em sentido restrito e etimologicamente, o estudo dos ossos. Em sentido mais amplo inclui o estudo das formaes intimamente ligadas ou relacionadas com os ossos, com eles formando um todo, o esqueleto. Pode significar a simples reunio dos ossos, mas na realidade transcende este sentido significando "arcabouo" (da esqueleto fibroso do corao, esqueleto cartilagneo etc.). Assim sendo, podemos definir o esqueleto como o conjunto de ossos e cartilagens que se interligam para formar o arcabouo do corpo do animal e desempenhar vrias funes. Por sua vez, os ossos so definidos como peas rijas, de nmero, colorao e forma variveis e que, em conjunto, constituem o esqueleto.

esqueleto equino, laboratorio FAZU

Funes dos ossos


- Proteo rgos mais frgeis situados nas cavidades so protegidos por estruturas sseas como por exemplo: medula neural, corao e pulmes. A figura representa uma estrutura mais rstica protegendo uma muito mais frgil. - Sustentao Assim como os prdios, os corpos dos animais tambm precisam de fortes bases

estruturais de sustentao. Seno, onde estariam os monumentos to antigos que perduram at os dias de hoje? Assim com os animais, cada um tem um esqueleto diferente para adaptar-se ao meio e sustentar, como nas girafas, a cabea, para a boca ficar o mais prximo possvel de brotos de rvores. - Dar formato ao corpo Se no fosse esse formato promovido pelo esqueleto, sunos no teriam tanta mobilidade do fucinho, devido ao osso rostral. - Armazena minerais e ons Durante a vida e manuteno da mesma, os animais necessitam de mobilizar minerais, que se encontram nos ossos. Uma lactao por exemplo, expolia muito a fmea quanto aos minerais clcio e fsforo, pois o leite muito rico nestes. Como o osso tem muito desses minerais, a retirada expressiva, retornando depois conforme o filhote for sendo desmamado. Outro fator a contrao muscular, que demanda Clcio para ocorrer, pois encontrase circulante no sangue. - Funciona como alavanca para a movimentao Age como componente passivo de um movimento, sendo os msculos a parte ativa.

- Produz clulas sanguneas (hematopoiese) As extremidades dos ossos mais longos produz sangue. L a osteoarquitetura trabeculada, onde clulas pluripotenciais (stemcells) se inserem e acabam povoando o osso para produzirem clulas sanguneas. - Auto - remodelamento Os ossos tambm tm a capacidade do auto-remodelamento, para que seja possvel a adaptao da postura ao meio que exigido. Mulheres por exemplo, ao usarem por muito tempo salto baixo, vo em uma festa com salto alto, no demora muito, comeam a sentir dores nas pernas. Esse um sinal de que seu aprumo no est correto, ou seja, os ossos no se adaptaram ainda e no se remodelaram para uma melhor distribuio de peso. O mesmo ocorre no inverso. Outro exemplo so os desvios de coluna, por vcios de posio e postura, causando a escoliose, lordose ou cifose.

Diviso do esqueleto sseo

Esqueleto axial - representado pela coluna vertebral, cabea e trax; Apendicular- representado pelos membros torcico e plvico;

Visceral- representado por ossos situados em vsceras, como o osso do cltoris da cadela, osso peniano do co e osso cardaco do bovino.

esqueleto bovino; fonte: http://www.xtec.net/~ jmerino/m2/fitxers/esquelet.jpg

Classificao dos ossos


Os ossos apresentam variaes no seu formato, dependendo da sua funo. Assim, podemos compar-los a formas geomtricas e classific-los: Longos ossos que apresentam um comprimento sobressaindo sob as outras medidas, apresenta tambm uma cmara medular. Forma geomtrica similar a um paraleleppedo. Exemplo: tbia, fmur, rdio, mero, metatarsos e metacarpos.

radio do esqueleto do equino, laboratrio da FAZU

Curtos ossos que apresentam o comprimento, largura e espessura mais ou menos homogneos, no sobressaindo nenhuma medida sobre as outras, no apresenta uma cmara medular. Forma geomtrica similar a um cubo. Exemplo: carpos, tarsos, falange mdia e proximal.

ossos do carpo do esqueleto equino, laboratrio da FAZU

Ossos do tarso do esqueleto equino, laboratrio da FAZU

Planos - ossos que apresentam um comprimento e uma largura sobressaindo sobre a espessura, pode apresentar uma parte totalmente macia, onde as camadas sseas compactas se encontram. Forma geomtrica similar a uma tbua, laminar. Exemplo:

Escpula, ossos planos do crnio, pelve. H um tipo de osso plano, ossos do crnio, que no apresentam o peristeo em uma de suas faces, sendo substituido diretamente pela dura mter.

escapula do esqueleto do equino, laboratrio da FAZU

Pneumticos ossos que esto localizados na cabea dos mamferos e no corpo das aves. caracterizado, no por um formato geomtrico, mas sim por ser oco e apresentar cmaras de ar internamente. Isso tem a funo de dar leveza cabea ao mesmo tempo de proteo e aumentar a rea de insero dos msculos faciais. Esse espao preenchido por ar denomina-se seio paranasal, pois estes ossos tem comunicao com o aparelho respiratrio. Exemplo: osso frontal, maxilar, nasal.

Osso frontal, laboratrio da FAZU

Irregulares ossos que no se encaixam em nenhuma descrio anterior, com vrios processos (pontas) para fixar ligamentos, fscias e msculos. No possuem forma definida. Exemplo: ossos da coluna vertebral, falange distal.

Primeiras vrtebras do esqueleto bovino, Laboratrio da FAZU

postado por Gustavo Portelinha @ 15:24 34 Comentrios

Tecido sseo
O tecido sseo possui um alto grau de rigidez e resistncia presso. Por isso, suas principais funes esto relacionadas proteo e sustentao. Tambm funciona como alavanca e apoio para os msculos, aumentando a coordenao e a fora do movimento proporcionado pela contrao do tecido muscular.

Os ossos ainda so grandes armazenadores de substncias, sobretudo de ons de clcio e fosfato. Com o envelhecimento, o tecido adiposo tambm vai se acumulando dentro dos ossos longos, substituindo a medula vermelha que ali existia previamente. A extrema rigidez do tecido sseo resultado da interao entre o componente orgnico e o componente mineral da matriz. A nutrio das clulas que se localizam dentro da matriz feita por canais. No tecido sseo, destacam-se os seguintes tipos celulares tpicos: Ostecitos - os ostecitos esto localizados em cavidades ou lacunas dentro da matriz ssea. Destas lacunas formam-se canalculos que se dirigem para outras lacunas, tornando assim a difuso de nutrientes possvel graas comunicao entre os ostecitos. Os ostecitos tm um papel fundamental na manuteno da integridade da matriz ssea.

Osteoblastos- os osteoblastos sintetizam a parte orgnica da matriz ssea, composta por colgeno tipo I, glicoprotenas e proteoglicanas. Tambm concentram fosfato de clcio, participando da mineralizao da matriz. Durante a alta atividade sinttica, os osteoblastos destacam-se por apresentar muita basofilia (afinidade por corantes bsicos). Possuem sistema de comunicao intercelular semelhante ao existente entre os ostecitos. Os ostecitos inclusive originam-se de osteoblastos, quando estes so envolvidos completamente por matriz ssea. Ento, sua sntese protica diminui e o seu citoplasma torna-se menos basfilo.

Matriz ssea: a matriz ssea composta por uma parte orgnica (j mencionada anteriormente) e uma parte inorgnica cuja composio dada basicamente por ons fosfato e clcio formando cristais de hidroxiapatita. A matriz orgnica, quando o osso se aprese nta descalcificado, cora-se com os corantes especficos do colgeno (pois ela composta por 95% de colgeno tipo I).

postado por Gustavo Portelinha @ 14:28 0 Comentrios

Doenas di sas do tecido conjuntivo


Do n s u curs co n l o do t c do conjunt vo u st o unol co, u ss r r l c on d s os d str os do s st contr u c lul , t c do ou outro nt no do r r o or n s o:
   %  $  

- Esclerose Sist ic ;
 

-Doen Muscul r In l


- Sndrome de Sjgren; - PolicondriteRecidivante; -Doena Mista do Tecido Conjuntivo (Doena de Shar ); - Sndrome do Anticor o Antifosfolpide.
 

post

o por Gust o Port li




Tecido Conjuntivo

Ao contr rio dos epitlios, os tecidos conjuntivos apresentam elevada quantidade de su stncia interceular. As clulas que constituem esse

 #" !

 



-Artrite Reu

tide;

tria (Polimiosite e Dermatomiosite);

@ 14:19 0 C

t i

  

- L us Er t

toso Sist ico;

tecidospossuem formas e funes bastante variadas. Trata-se, portanto, de um tecido com diversas especializaes. Constituio da substncia intercelular dos tecidos conjuntivos Tambm chamada de matriz, a substncia intercelular ou intersticial dos tecidos conjuntivos preenche os espaos entre as clulas e apresenta-se constituda de duas pores: a substncia amorfa e as fibras. Substncia intercelular amorfa constituda principalmente por gua, polissacardeos e protenas. s vezes, como acontece no tecido sseo, a substncia intercelular slida, com uma rigidez considervel; outras vezes, como o plasma sanguneo, apresenta-se lquida. Fibras So de natureza protica e se distribuem conforme o tipo de tecido. na substncia intercelular destacam-se os seguintes tipos de fibras: colgenas: as fibras mais freqentes do tecido conjuntivo; formadas pela protena colgeno -- de alta resist ncia trao - t m colorao esbranquiada; elsticas: fibras formadas fundamentalmente pela protena elastina; dotadas de elasticidade, t m colorao amarelada; reticulares: as fibras mais finas do tecido conjuntivo; so constitudas por uma protena chamada reticulina, muito semelhante ao colgeno.
& &

Os elementos que constituem os tecidos conjuntivos -- clulas e substncias intercelulares -- variam de acordo com as diversas modalidades desses tecidos. Considerando essa variao e, ainda, a funo do tecido, pode -se classificar os tecidos conjuntivos da seguinte maneira: O tecido conjuntivo propriamente dito (TCPD) Vamos comear o estudo do TC D por aqueles que apresentam propriedades gerais: o tecido conjuntivo frouxo e o tecido conjuntivo denso. Tecido conjuntivo frouxo - Caracteriza-se pela presena abundante de substncia intercelular e amorfa, porm relativamente pobre em fibras, que se encontram frouxamente distribudas. Nesse tecido esto presentes todas as clulas tpicas do tecido conjuntivo: os fibroblastos, muito ativos na sntese protica, os macrfagos, clulas com grande atividade fagocitria, os plasmcitos, que produzem anticorpos e as clulas adiposas, que armazenam lipdeos. Funes bsicas do tecido conjuntivo frouxo: preenchimento de espaos entre os rgos viscerais; suporte e nutrio dos epitlios
'

Classificao dos tecidos conjuntivos

&

envolvimento de nervos e vasos sanguneos e linfticos cicatrizao de tecidos lesados. Tecido conjuntivo denso - pobre em substncia intercelular e amorfa, porm relativamente rico em fibras, principalmente colgenas. A clula mais freqente nesse tecido o fibroblasto. Quando as fibras colgenas se distribuem de maneira difusa, no-ordenada, o tecido conjuntivo denso chamado de no-modelado. o que ocorre, por exemplo, na derme da pele. Quando as fibras colgenas se acham dispostas de forma ordenad a, formando feixes compactos e paralelos, o tecido conjuntivo denso chamado de modelado. como exemplo temos os tendes, estruturas dotadas de alta resist ncia trao, que promovem a ligao entre os msculos esquelticos e os ossos nos quais se inserem.
(

Tecido conjuntivo hematopoitico Esse tecido tem a funo de produzir as clulas tpicas do sangue e da linfa. Existem duas variaes : tecido hematopoitico milide e tecido hematopoitico linfide. Mielide. Encontra-se na medula ssea vermelha, presente no interior do canal medular dos ossos esponjosos. roduz glbulos vermelhos, certos tipos de glbulos brancos e plaquetas. Linfide. Encontra -se de forma isolada em estruturas como os linfonodos, o bao, o timo e as amgdalas; tem o papel de produzir certos tipos de glbulos brancos (moncitos e linfcitos) Tecido conjuntivo adiposo O tecido conjuntivo adiposo rico em clulas que armazenam lipdios. Em aves e mamferos, tema ampla distribuio sob a pele (onde constitui a hipoderme). Sua funo, , sobretudo, a de reservatrio energtico; as gorduras armazenadas podem ser facilmente utilizadas pelo organismo. Esse tecido, porm, pode exerver outras funes, como, por exemplo, a de isolamente trmico, promovendo a defesa do organismo contra perdas execessivad de
)

calor. Assim, compreende-se por que, de maneira geral, aves e mamferos de clima frio possuem uma rica camada gordurosa sob a pele, o que contribui para a sua adaptao ao frio intenso. O depsito lipdico tambm pode servir para proteger contra choques mecnicos, como sucede com a palma das mos e a planta dos ps.

postado por Gustavo Portelinha @ 13:00 0 Comentrios

Lquido Sino ial

Membrana sino ial

A membrana sinovial uma membrana conjuntiva que reveste a face interna da cpsula articular. Sua funo secretar um lquido lubrificante, que impede o atrito entre as superfcies articulares.

O lquido sinovial, o qual viscoso, nutritivo, lubrificante e deslizante. Quando a articulao encontra-se sob maior presso e os nmeros de movimentos mandibulares se intensificam, h aumento da quantidade do lquido sinovial, promovendo lubrificao e nutrio a toda superfcie da ATM, facilitando os movimentos de uma superfcie sobre a outra.

postado por Gustavo Portelinha @ 12:37 0 Comentrios

Classificao morfolgica das articulaes sino iais


O critrio de base para a classificao morfolgica das articulaes sinoviais a forma das superfcies articulares. Contudo, s vezes difcil fazer esta correlao. Alm disto, existem divergncias entre anatomistas quanto no s a classificao de determinadas articulaes, mas tambm quanto denominao dos tipos. De acordo com a nomenclatura anatmica, os tipos morfolgicos de articulaes sinoviais so: *Planas: superfcies articulares planas(ossos do carpo). *Gnglimo:permite movimentos de flexo/extenso(dobradia). *Cilindride ou trocide:superfcies articulares so segmentos de cilindro(atlas e axis). *Condilar:uma superfcie ovide (condilo) se aloja em uma cavidade elptica(temporomandibular) *Esferide:uma das superfcies um segmento de esfera que se encaixa em uma concavidade(escapulo-umeral,coxo-femoral)._Selar:tem um formato de sela(interfalngica do co). *Elipside;segmento de elipseem uma cavidade(rdiocrpica do co). postado por Gustavo Portelinha @ 12:22 0 Comentrios

Artrose
Artrose uma doena crnica, degenerativa, que afeta as articulaes da perna de

trs e da coluna vertebral. Segundo a ravidade, poder ocorrer reduo de mobilidade, anquilose e at bloqueio completo. A artrose chamada cientificamente ostreoartrite crnica ou artropatia. Caracteriza-se pela degenerao da cartilagem articular, com uma proliferao ssea no bordo das superfcies articulares. Estas excrescncias sseas so chamadas "ostefitos" . Na coluna vertebral fala-se geralmente em bicos de papagaio, por causa do seu aspecto radiolgico, muito parecido com o bico dos psitacideos(famlia a que pertencem os papagaios).

Causas A causa real da artrose desconhecida, emboraa doena seja devida ao envelhecimento normal da articulao e aos traumatismos no habituais suportados pela cartilagem articular. A artrose pode sr primria ou secundria. A primria carateriza-se pela ausencia de um fator desencadeador inicial, emquanto que a segunda conseqnciade um episdio agudo de artrite (A artrite uma doena aguda, uma resposta imflamatria na articulao cuja causa inicial muitas vezes conhecida. Assim fala-se de artirte infecciosa ou supurativa, poliartritereumatide, ou artrite traumatica. ) O papel da idade no primeiro caso parece evidente, uma formade artrose que se encontra raramente nos indivduos jovens. As artroses podem aparecer tambm quando existem ms formaes articulare, assim a evoluo da displasia coxo-femuralconduz,enevitavelmente, a formao de ostefitos bem viveis radiologicamente

Sintomas O sintoma mais evidente da artrose que o animal comea a mancar, este sintoma se manifesta principalmente no frio, quando o co acaba de se levantarr, por exemplo, e diminui medida que o exerccio aquece a articulao. A artropartia, na verdade, provoca dificuldades para se mover e produz uma dor que pode ser mais ou menos forte. O exame da articulao nas suas posies extremas far com que o animal se quixe. Se o animal obeso -caso freqente no co artrsico- a degenerao da articulao(que suporta um peso excessivo) ocorre mais rapidamente e as manifestaes clinicas so mais preoces: estalidos quando se move a articulao,hipetrofia da mesma, musculatura atrofiadadevido dimiuio da atividade fsica. Exceto quando a artrose consegncia de um traumatismo localizado, mais comum encontr-lana sua forma poliarticular. Assim quando se leva um animal a uma consulta por causa de um problema na pata, por exemploo exame descobre muitas vezes a existncia de leses em outras articulaes. Diagnstico relativamente fcil no animal obeso velho. A radiografia permite revelar as leses caractersticas da doena, ou seja, diminuio

do espao articular afetado pelo desgasteda cartilagem e nos casoas mais graves, reas de proliferaes sseas nasbordas das articulaes, assim como espaamento da cpsula articular

Como tratar a artrose O tratamento desta patologia costuma ser difcil. Em primeiro lugar, imprescindvel um regime alimentar equilibrado, a fim de eliminar o excesso de peso do animal. Tambm indispensvel o exerccio cotidiano que deve ser progressivo e suave para preservar as estruturas j danificadas pela doena. or ltimo, na medida do possvel, o co deve ficar protegido do frio e da umidade.

Tratamento cirrgico

Tratamento mdico Por um lado permite aliviar as dores provocadas pela artrose e, por outro, tenta prevenir o agravamento das leses. Os medicamentos de base utilizados contra esta patologia so a aspirina e outros derivados do cido saliclico. Estes medicamentos, no entanto muitas vezes so mal tolerados pelos carnvoros, que podem ter vmitos e at hemorragias no estmago. Os outros produtos analgsicos e anti-inflamatrios que so corticides e os anti-inflamatrios no esterides (AINS) t m tambm as mesmas conseq ncias na mucosa gstrica. Em todo o caso, os corticides t m a vantagem de se poder utilizar ia situ, em injees intra-articulares, mas a sua ao tem durao limitada, o que obriga a renovar a sua administrao. Medicamentos base de enxofre podem evitar um agravamento muito rpido da situao.

Em alguns casos, pode-se recorrer a uma interveno cirrgica, ou para tirar os estefitos da articulao ou para introduzir uma substncia viscoelstica que a lubrifique, ou ainda para fazer uma prtese total, que ir substituir a rea que j no funciona. Nota-se que a cura apenas possvel nos casos de interveno precoce realizada simultaneamente sobre a doena, as possveis causas e os sintomas. Se as leses esto muito adiantadas, no se pode esperar uma recuperao total da articulao afetada. Neste caso,um grau maior de invalidez afligir animal infelizmente durante o resto de sua vida. postado por Gustavo Portelinha @ 08:49 0 Comentrios

Quem sou eu
Nome: Gustavo Pereira Portelinha Local: Uberaba, Minas Gerais, Brazil Visualizar meu perfil completo

Links
y y y

Google News Edit-Me Edit-Me

Postagens anteriores
y y y y y y y y

Osteologia Tecido sseo Doenas difusas do tecido conjuntivo Tecido Conjuntivo Lquido Sinovial Classificao morfolgica das articulaes sinovia... Artrose Articulaes

Arqui os
y

Maio 2007

Assinar Postagens [Atom]

Vous aimerez peut-être aussi