Vous êtes sur la page 1sur 8

1. BACIA DO RIO CACHOEIRA A bacia hidrogrfica do rio Cachoeira, Sul da Bahia, (fig.

b2), pertence s Bacias do Leste, de acordo com a classificao da Superintendncia Estadual de Recursos Hdricos (BAHIA, 1997). Localiza-se entre as coordenadas 14o 42/15o 20 S e 39o 01/40o 09 W, apresentando como limites: as bacias dos rios de Contas e Almada, ao norte; as bacias dos rios Pardo e Una, ao sul; a bacia do rio Pardo, a oeste e; o Oceano Atlntico, a leste. O rio principal, o Cachoeira, tem 50 km de extenso e apresenta como principais afluentes os rios Colnia, Salgado e Piabanhas. A rea de drenagem da bacia corresponde a 4.600 km2 onde vivem aproximadamente 600.000 habitantes distribudos em 12 municpios: Firmino Alves, Floresta Azul, Jussari, Itaj do Colnia, Ibicara, Ilhus, Itabuna, Itap, Itapetinga, Itoror, Lomanto Jnior e Santa Cruz da Vitria (BAHIA, 2001).

Figura 2 Localizao da bacia do Rio Cachoeira Fonte - IBGE

A bacia do rio Cachoeira encontra-se inserida nas faixas climticas do tipo Af e Am, segundo a classificao de Kppen. O clima quente e mido, sem estao seca definida. A precipitao para o ms mais seco superior a 60 mm, sendo que a precipitao anual ultrapassa 1.300 mm (Frota, 1972). O tipo Af predomina na poro da bacia prxima ao litoral. J a poro oeste caracterizada pelo tipo Am, chuvoso, quente e mido, com estao seca compensada pelos totais pluviomtricos elevados (BAHIA, 1997). O principal uso do solo corresponde agropecuria, com destaque para o cultivo do cacau nos municpios prximos ao litoral. A pecuria concentra-se nos municpios localizados nas reas mais interiores, como Itapetinga, Santa Cruz da Vitria, Itaj do Colnia, entre outros (BAHIA, 2001). A qualidade das guas do rio Cachoeira est diretamente relacionada s caractersticas naturais, ocupao e aos usos da terra de sua bacia. Alm das prticas agropecurias inadequadas, desmatamentos, atividades urbanas e industriais contribuem para a degradao dos recursos hdricos. A concentrao de fsforo alta na bacia do rio Cachoeira, sendo observado valores superiores a 0,64 mg/l, 25 vezes maior que o estabelecido pela Resoluo CONAMA 020/86 para rios de classe 2. Oxignio dissolvido (OD), demanda bioqumica de oxignio (DBO) e coliformes (totais e fecais) tambm apresentam valores fora dos padres estabelecidos pela referida Resoluo CONAMA, principalmente, na poro inferior da bacia (Itabuna e Ilhus) (Pinho, 2001). Conforme referido anteriormente, a qualidade das guas em algumas partes da bacia do rio Cachoeira crtica, principalmente no que diz respeito a concentrao de nutrientes, nveis de OD, DBO e coliformes (Pinho, 2001), relacionada, basicamente, ocupao e usos da terra na bacia. Cabe destacar as carncias dos servios de saneamento, em particular a falta de sistema de coleta e tratamento de esgotos, alm da disposio inadequada de resduos slidos, caractersticas dos municpios da bacia do rio Cachoeira. Fossas e valas so as formas mais comuns de esgotamento sanitrio na regio. Freqentemente, efluentes domsticos so lanados nos cursos dgua e/ou na rede pluvial (CAR, 1995; SEI, 1997), comprometendo os recursos hdricos,

principalmente nas proximidades de reas urbanizadas, como Itabuna, que abriga quase 1/3 da populao da bacia, sendo que 97 % de seus habitantes residem na zona urbana.

Figura 2 - Poluio Rio Cachoeira

Esse quadro contribui sobremaneira para a reduo da qualidade da gua, particularmente, no que diz respeito poluio orgnica, criando condies favorveis ao desenvolvimento de E. crassipes, (Batcher, 2000) Uma das principais fontes de nutrientes na bacia do rio Cachoeira, como visto anteriormente, estaria associada s condies precrias de saneamento nos municpios que integram a bacia.

Figura 3- Despejo de efluentes domesticos

Cabe destacar ainda as fontes no-pontuais de poluio, ou fontes difusas, tais como as prticas agropecurias inadequadas, por exemplo. A agricultura se constitui de

fonte importante de nutrientes, pela utilizao de insumos (fertilizantes) e lixiviao dos solos, contribuindo para contaminao de ecossistemas aquticos. A pecuria apresenta impactos sobre a qualidade da gua influenciando os nveis de fsforo, alm dos nveis de slidos em suspenso e coliformes fecais (Brenner & Brenner, 1998). Como a bacia do Cachoeira no possui o enquadramento de suas guas, e tendo em vista a qualidade natural das guas, os seus usos atuais e propostos e de acordo com a resoluo CONAMA n 020/86, tem-se: Art. 20: ... f) Enquanto no forem feitos os enquadramentos, as guas sero consideradas Classe II e Classe VII para as gua salobras.... Enquadramento do Rio Cachoeira ( Classe II) O rio Cachoeira e seus afluentes, quando enquadrado na Classe 2, fica ento estabelecidos os seguintes usos preponderantes:
y y y y y

abastecimento domstico, aps tratamento convencional; proteo das comunidades aquticas; recreao de contato primrio; irrigao de hortalias e plantas frutferas e criao natural e/ou intensiva (aquicultura) de espcies destinadas alimentao humana.

O CONAMA determina, para Classe 2, nveis mximos de 1000 coliformes fecais por 100 mL, e 5000 coliformes totais por 100 mL. 2. CONCEITOS DE REAS DEGRADADAS

Para Noffis (1996), rea degradada um ambiente modificado por uma obra de engenharia ou submetido a processos erosivos intensos que alteram suas caractersticas originais alm do limite de recuperao natural dos solos, exigindo assim, a interveno do homem para sua recuperao .

Genericamente degradao ambiental refere-se s modificaes impostas pela sociedade aos ecossistemas naturais alterando as suas caractersticas fsicas, qumicas e biolgicas, comprometendo assim, a qualidade de vida dos seres humanos. Da mesma forma Martins (2009),ressalta que a recuperao de reas degradadas, como cincia e como necessidade do ser humano, somente existe pelo fato de existirem atividades humanas que geram degradao ambiental. obvio que a simples presena do homem na natureza gera alteraes no meio ambiente, e isso no exclusividade da nossa espcie; todas as espcies interagem com meio fsico e bitico, compondo, dessa forma, os diferentes ecossistemas.

2.1 TCNICAS DE MANEJO PARA RECUPERAO DE REA DEGRADADA H diversas formas de se recuperar uma rea degradada, vrios autores trazem mtodos prticos e j experimentados em diversos trabalhos de restaurao. A seguir mostraremos vrios manejos para recuperar uma rea degradada ou perturbada, sen do essas tcnicas propicias para a recuperao das reas degradadas nas margens e nascentes de efluentes do Rio cachoeira. 2.2 REGENERAO NATURAL Atravs do processo de regenerao, as florestas apresentam capacidade de se recuperarem de distrbios naturais ou antrpicos.Quando uma determinada rea de floresta ciliar sofre um distrbio, como um desmatamento ou um incndio, a sucesso secundria se encarrega de promover a localizao da rea aberta e conduzir a vegetao atravs de uma srie de estdios sucessionais, caracterizados por grupos de plantas que vo se substituindo ao longo do tempo, modificando as condies ecolgicas locais at chegar a uma comunidade bem estruturada e ecologicamente mais estvel (MARTINS, 2009).

O futuro de Itabuna est intimamente relacionado com a recuperao do rio Cachoeira. . Ele um dos mais importantes rios do Sudeste da Bahia e o mais significativo para o ambiente e a cultura GRAPINA. Para a sobrevivncia da Mata Atlntica parceiro indispensvel. Ele est morrendo por descaso das autoridades e falta de participao e atitude da populao. No tem mais pit, no tem mais gua. Est apodrecendo com os nossos dejetos, pois fazemos dele, cloaca, lixeira e motivo de vergonha. Mas com ele que estamos aprendendo o que impacto ambiental de alto custo social, pois Itabuna est sem gua, mesmo estando s margens de um rio que tem uma grande bacia de captao.

Ele vem de longe com dois grandes braos, o rio chamado Salgado, l de Floresta Azul e Ibicara e o rio chamado Colnia, de Itoror e Itaj do Colnia. Quando ele passa em Itap, e antes de chegar em Itabuna, recebe um terceiro brao forte, o rio Piabanha, e s depois passa a chamar-se rio Cachoeira, que vem beijar o atlntico na linda Ilhus. Nesse percurso de nosso sagrado rio, como nos ensina os ndios brasileiros, carrega consigo todos os problemas relacionados com a falta de planejamento. As Bacias Hidrogrficas so um excelente referencial para o planejamento do uso e a ocupao do solo. Mas apesar de termos os rios como referncia do espao saudvel e produtivo, agimos com ignorncia e ingratido e pagamos caro com os custos da degradao ambiental, motivadas pela falta de Educao Ambiental da populao e a ineficincia na Gesto Pblica.

Quando as terras de uma bacia hidrogrfica so desflorestadas, o solo no absorve a gua das chuvas, provocando secas prolongadas na estiagem e grandes inundaes nos perodos de chuvas

. Um rio marcado pela presena de muitas pedras e fortes corredeiras, onde o pit era pescado em grandes quantidades est agonizante. Hoje, quando olhamos para ele, nos perguntamos, cad o rio?. O que vemos so pastagens e gados em seu leito completamente assoreado. Apesar disto sua revitalizao um projeto vivel.

O rio agonizante denuncia que a Mata Atlntica continua sendo desmatada no Sul da Bahia.

No tenham dvidas, o Cachoeira est dizendo para todos ns que a regio cacaueira da Bahia ainda no conseguiu parar a destruio da Mata Atlntica. Este quadro sinaliza que o processo de erradicao da cultura cacaueira est em pleno curso, e que a pecuarizao avana sem limites e sem planejamento ambiental. Sinaliza tambm, que estamos ausentes, inertes, passivos, e que os rgos ambientais abandonaram a fiscalizao florestal. E ainda, que chegada da hora do Ministrio Pblico atuar com rigor para defender o interesse pblico e evitar a degradao scioambiental. uma questo de dignidade que iniciemos uma grande luta para que o Governo do Estado e o Governo Federal promovam o saneamento de todos os municpios desta bacia hidrogrfica, uma ao que est diretamente relacionada com a melhoria da qualidade de vida dos Territrios da Cidadania, onde o Brasil mais pobre, e mais doente. Tambm fundamental que o Ministrio Pblico tome para si essa luta pela

coisa pblica, exigindo a demarcao de Reservas Legais e o reflorestamento das reas de nascentes e das matas ciliares. .

Vous aimerez peut-être aussi