Vous êtes sur la page 1sur 100

TEORIA GERAL DOS RECURSOS

I Os fundamentos para a existncia dos Recursos Os legisladores sempre tiveram a preocupao de criar expedientes para a correo dos possveis erros contidos nas decises judiciais. convenincia da rpida composio dos litgios, para o pronto restabelecimento da ordem social, contrape-se o anseio de garantir, na medida do possvel, a conformidade da soluo com o direito. Entre as 2 solicitaes, at certo ponto antagnicas, procuram os ordenamentos uma via mdia que no sacrifique, alm do razovel, a segurana justia ou esta quela. Assim, fazer inimpugnveis quaisquer decises, desde que proferidas, atenderia aos interesses da celeridade, mas com insuportvel detrimento da segurana jurdica. De igual modo, multiplicar ad infinitum os meios de impugnao produziria efeitos diametralmente opostos e igualmente danosos. Dessa maneira, ante a inafastvel possibilidade de erro judicial, as leis adotam posio intermediria, propiciando remdios mas limitando os mesmos aos casos e oportunidades de uso. Como se percebe, os recurso apresentam-se como uma tendncia inata do homem de se rebelar contra uma deciso que lhe foi desfavorvel, ante um sentimento de inconformismo humano que se projeta no campo do processo atravs de recursos e se justifica pela ocorrncia de erros nos julgamentos. Assim, a instituio dos Recursos funda-se:
a) Na possibilidade de erros nas decises judicirias; b) No interesse correlato do estado na realizao correta dos

direitos subjetivo e objetivo material e do prprio direito processual no campo do processo e cuja observncia exata , muitas vezes, condio normal do acerto na aplicao do direito subjetivo material, possibilitada sempre nas hipteses de erro grave (processual e material), a correo respectiva pelos rgos de segundo grau, ou mesmo pelo prprio juzo prolator da deciso, dos possveis erros cometidos no julgamento.

O Recurso se presta tambm para uniformizar a aplicao do direito, vez que se no houvesse o sistema recursal, o risco de subsistncia de julgados antagnicos diante de casos idnticos seria ainda maior, o que causaria inegvel descrdito em relao ao Poder Judicirio.

I.1 A importncia constitucional dos Recursos O Estado de Direito funda-se numa ordem jurdica organizada, onde tem que prevalecer a supremacia da lei, representando o equilbrio social e instrumento de paz coletiva. O Juiz deve obedecer a lei como manifestao da vontade comum. O Estado controla essa atividade do juiz em nome do prestgio da prpria lei atravs dos recursos. O Estado, atravs dos recursos, confere aos jurisdicionados uma ordem social menos imperfeita e mais equilibrada, controlando com eficcia e segurana a aplicao das normas jurdicas formuladas para manter a coexistncia social. No sistema brasileiro a idia de recurso no se liga devoluo necessria a um grau superior, exigindo-se, apenas, o reexame da matria, ainda que no mesmo plano funcional da organizao judiciria. O necessrio possibilitar que a parte tenha uma reviso do julgamento. Assim, so recursos julgados por rgos da mesma hierarquia os embargos de declarao, os embargos infringentes (art. 34, Lei 6.830/80) e o recurso inominado do Juizado Especial, onde permite apenas um recurso para um rgo colegiado, de competncia hierrquica idntica ao do prolator da deciso recorrida (art. 41, Lei 9.099/95).

II Conceito de Recurso

Recurso proveniente do latim recursus. Contm a idia de voltar atrs, retroagir, de curso ao contrrio, retornar, recuar, retroceder, ou seja, pressupe um caminho j utilizado. No sentido estrito e luz do direito nacional, Recurso significa meio processual que a lei coloca disposio das partes, do Ministrio

Pblico e de um terceiro, a viabilizar, dentro da mesma relao jurdica processual, a anulao, a reforma, a integrao ou o aclaramento da deciso judicial impugnada. O Recurso exercitvel na mesma relao jurdica processual em que foi proferida a deciso recorrida, sem que se instaure um novo processo. O ato de recorrer extenso do exerccio do direito de ao e defesa. Assim, no amplia a lide, no inova na esfera processual e no significa a interposio de nova ao. Apenas e to somente prolonga a vida do processo e a litispendncia existente. Assim, conclui-se que o recurso no existe por si s, seno como fase ou ato do processo j instaurado. Desse modo, se for ajuizada uma segunda ao enquanto no julgada pelo Tribunal a Apelao interposta contra a sentena proferida na primeira ao, haver litispendncia e no coisa julgada. At mesmo o Agravo de Instrumento, que interposto diretamente no Tribunal (art. 524, CPC), que faz surgir novos autos e novo procedimento, no inaugura nova relao processual, vez que exercitvel dentro do mesmo processo, no necessariamente nos mesmos autos, vez que bifurca-se o procedimento mas o processo permanece uno, com a peculiaridade de pender simultaneamente em primeiro e segundo grau de jurisdio. Assim tem-se os Recursos, que so exercitveis dentro da mesma relao processual contra decises ainda no transitadas em julgado e as aes autnomas de impugnao, que so voltadas principalmente contra as decises j acobertadas pela autoridade da coisa julgada. Recurso possui como caracterstica no impedir ou evitar a coisa julgada mas adiar e retardar a precluso e/ou coisa julgada. Desde que proferida a sentena de mrito a coisa julgada dela decorrncia inexorvel. A interposio de recurso no impede a coisa julgada porque essa circunstncia conseqncia do princpio da inevitabilidade da jurisdio aliado sujeio das partes ao resultado da atividade jurisdicional. Com o trnsito em julgado, todas as vias recursais so trancadas. O recurso, portanto, visa a reforma, anulao, a integrao ou o aclaramento da deciso judicial impugnada.

Reforma quando visa obter do rgo ad quem a formulao, para o caso, de regra jurdica concreta diferente daquela formulada pelo rgo a quo. H outros casos em que se busca a anulao do pronunciamento obtido, para que posteriormente outro o substitua, como na hiptese de cerceamento do direito de defesa. Por fim, o aclaramento (decises obscuras e contraditrias) e a integrao (omisso) da deciso so combatidos atravs dos embargos de declarao.

III Natureza jurdica do Recurso Duas so as correntes que tratam o tema da natureza jurdica do recurso. A primeira, minoritria (a), afirma que o recurso uma ao autnoma relativamente quela que lhe deu origem, ao essa de natureza constitutiva; A segunda, corrente adotada pelos doutrinadores, afirma que o recurso a continuidade do exerccio do direito de ao, em fase posterior do procedimento. Os que sustentam a primeira corrente (a) informam que o recurso uma ao constitutiva autnoma em relao quela que vinha exercitando no processo. Para eles, o recurso tem a natureza jurdica de ao autnoma de impugnao de contedo constitutivo negativo, j que o recurso visa a desconstituio da deciso judicial. No entanto, prevalece a segunda teoria, onde o recurso a continuao do procedimento, funcionando como simples modalidade ou extenso do prprio direito de ao exercido no processo. A razo que com a interposio do recurso no se instaura um processo distinto daquele em que j se proferiu a deciso impugnada mas apenas d-se prosseguimento a um caminho j utilizado pelo autor, com a propositura da ao. Assim, a interposio do recurso caracteriza-se como nus processual, onde algum precisa praticar ato para obter uma vantagem ou afastar a consumao de desvantagem.

Vlido fazer meno natureza das regras jurdicas, que pode ser de obrigao, de dever ou de nus.

Obrigao: atitude que se deve tomar, sob pena de causar prejuzo outra parte da relao jurdica, e que deixa de ser exigvel, desde que cumprida. Caso deixe de ser cumprida, a omisso dar margem ao nascimento de pretenso por parte daquele a quem se deixou de cumprir a obrigao, condenando-se o devedor omisso prestao, ou ao equivalente em dinheiro. Como exemplo, A firma o compromisso de entregar coisa fungvel a B. O inadimplemento faz com que B tenha o direito de receber a coisa, ou indenizao correspondente. Dever: so normas que no se esgotam com seu cumprimento. Ao contrrio, exigem que os obrigados ao seu cumprimento continuem a vigilncia, cujo relaxamento, representado pelo descumprimento do dever, determinar o lanamento de penalidade consistente em multa. A multa constitui verdadeira punio ao faltoso no cumprimento do dever. nus: consiste em condutas transitrias e determinam, em decorrncia de seu no-atendimento, que recaam as conseqncias desse comportamento sobre o prprio faltoso, no causando qualquer tipo de prejuzo para o outro plo da relao jurdica.

O dever a imposio destinada satisfao de um interesse alheio ao passo que nus destina-se satisfao de interesse prprio, diferindo, portanto, de nus. Desse modo, o descumprimento de dever acarreta sano ao passo em que o descumprimento de nus acarreta perda de possvel vantagem. ASSIM O RECURSO UM NUS PROCESSUAL, QUE POSSUI NATUREZA JURDICA DE PROLONGAMENTO DO EXERCCIO DE AO NO MESMO PROCESSO. III.1 Pronunciamentos Judiciais Sujeitos a Recursos

Em relao aos pronunciamentos judiciais passveis de impugnao, os arts. 162 e 163 estabelecem as espcies: sentena, decises interlocutrias, despachos e acrdos. Registre-se desde logo que somente os atos do Juiz so passveis de recurso. Ato das partes, do MP, auxiliares da justia so insuscetveis de recurso, vez que no tem contedo decisrio capaz de causar gravame s partes, j que sofrem controle pelo juiz.

Os atos meramente ordinatrios ( 4, art. 162, CPC)devem ser praticados de ofcio pelo servidor e revistos pelo juiz quando necessrio. Assim, qualquer problema que venha a surgir em decorrncia desses atos, cabe ao juiz pronunciar-se e, caso a parte sofra algum prejuzo, pode agravar. Para que haja sentena necessrio que a relao jurdico processual seja extinta, com ou sem resoluo de mrito (finalidade do ato). Se apenas decide questo incidente, ter-se- uma deciso interlocutria e carece de contedo decisrio o ato que no se insere nas 2 categorias. Assim, sentena e deciso interlocutria so decises, ao passo que despachos, em contraposio. Estes, no esto sujeitos a recurso (art. 504, CPC), vez que no possuem qualquer contedo decisrio e no causam qualquer prejuzo s partes. , portanto, pronunciamento jurisdicional ordinatrio, por meio do qual o magistrado apenas d andamento regular ao processo, sem solucionar controvrsia. Por fim, o julgamento proferido pelo Tribunal acrdo (art. 163, CPC). De mrito (definitiva) Final - sentena processual (terminativa) DECISO Interlocutria (art. 162, 2). rgo Singular

DESPACHO (art. 162, 3).

Pronunciamento Judicial Decises interlocutrias (527, II, 532,545,557) Membro Despachos

Tribunais

Deciso Interlocutria (544) Presidente ou VicePresidente Despacho

Acrdo (163) Colegiado Despacho

O critrio adotado para distinguir deciso interlocutria e sentena (espcies de deciso) o contedo finalstico do ato, se colocou ou no fim ao processo sentena e se no teve aptido para pr termo ao processo deciso interlocutria. Nos tribunais, o critrio do contedo finalstico no relevante. No Tribunal o relator pode pr fim ao processo e esse pronunciamento deciso interlocutria e no acrdo (Ex. quando o relator julga monocraticamente o recurso de apelao manifestamente improcedente, ele pe fim ao processo no Tribunal). No entanto, como o ato foi realizado por membro do Tribunal e no pelo colegiado, trata-se de deciso interlocutria. Assim, se a Apelao fosse julgada improcedente pelo colegiado, seria Acrdo, vez que o critrio utilizado para separar deciso interlocutria de acrdo ter sido proferido ou no pelo colegiado. Assim, se foi proferido monocraticamente, deciso interlocutria. De outro modo, se foi pelo colegiado, ser acrdo. III.2. Pronunciamentos do juiz de primeiro grau Faz-se uma correlao entre os pronunciamentos do juiz de primeiro grau e os recursos, de modo que a cada ato judicial impugnvel corresponde determinado recurso. Assim da deciso interlocutria cabe agravo (522) seja na modalidade retida (523), via agravo de instrumento (524 a 527); A sentena (art. 162, 1), quer resolva o mrito (definitiva) quer no o resolva (terminativa) impugnvel mediante apelao (art. 513, CPC);

O despacho (art. 162, 3), pouco importa se de mero expediente ou de expediente, no comporta recurso. Assim, tem-se a correlao entre os pronunciamentos de 1 grau e os recurso: - Sentena definitiva (art. 162, 1 c/c269) - Sentena terminativa (art. 162, 1 c/c267) - Sentena obscura, contraditria ou omissa. - Deciso Interlocutria (art. 162, 2) - Deciso interlocutria obscura, contraditria ou omissa. - Despacho Embargos de Declarao (art. 535, I e II, CPC) Agravo(retido ou de Instrumento) (art. 522, CPC) Embargos de Declarao (art. 535, CPC) No h (504,CPC) Apelao (art. 513, CPC) Apelao (art. 513, CPC)

III.3. Pronunciamentos judiciais proferidos nos Tribunais Os pronunciamentos proferidos pelos rgos colegiados dos tribunais so acrdos, conforme estabelece o artigo 163 do CPC. Tal preceito no menciona os atos proferidos nas cortes por juiz singular (ministro, desembargador, desembargador federal), pois somente se refere aos atos colegiados. Assim, nos Tribunais existem os atos praticados por juiz singular, na qualidade de relator, presidente ou vice. Esses atos subsumem-se classificao estabelecida nos arts. 162 e 163, CPC: acrdo, despacho ou deciso interlocutria. No Tribunal, acrdo no unnime que houver reformado em grau de apelao sentena de mrito ou julgar procedente rescisria, comporta embargos infringentes (art. 530); Acrdo que julgar as causas decididas em nica ou ltima instncia, quando a deciso recorrida contrariar lei federal e outras situaes previstas no art. 105, III, C.F., so impugnveis mediante recurso especial ao STJ;

Acrdo que julgar as causas decididas em nica ou ltima instncia, quando a deciso recorrida contrariar a Carta Maior e outras situaes previstas no art. 102, III, C.F., so impugnveis mediante recurso extraordinrio ao STF; As decises unipessoais, por exemplo quando o relator indefere os embargos infringentes (532), quando o relator no TJ ou TRF indefere o recurso de Apelao manifestamente inadmissvel, julga-o improcedente, prejudicado ou contrrio smula do tribunal ou de tribunal superior (art. 557, 1, do CPC) so passveis de ataque por meio de agravo interno, tambm chamado de inominado ou regimental. H ainda os embargos (535) para o caso de existir omisso, contradio ou obscuridade. Assim, tem-se a correlao entre os pronunciamentos de 2 grau e os recurso :

- Acrdo no unnime que reforma a sentena ou julgado procedente rescisria

Embargos infringentes (art. 530, CPC)

- Acrdo que viola lei federal C.F.) - Acrdo que viola C.F. - Acrdo obscuro, contraditrio ou omisso.

Rec. Especial (art. 541 CPC cc 105, Rec. Ext (art. 541 CPC cc 102, C.F.) Embargos de Declarao (art. 535, I e II, CPC)

Acrdo de deciso denegatria em caso de comp. Originria de. Tribunal. - Deciso Interlocutria proferida monocraticamente pelo relator - Deciso interlocutria inadmitindo, RE e/ou REsp.

Recurso Ordinrio (art. 539, CPC)

Agravo interno (art. 532, 545 e 557 CPC)

Agravo de Instrumento

(art. 544, CPC)

- Deciso interlocutria obscura, contraditrio ou omisso. - Despacho -

Embargos de Declarao (art. 535, CPC) No h (504,CPC)

IV Classificao A doutrina apresenta classificao utilizando critrios com a finalidade de viabilizar uma melhor e mais didtica aproximao da matria. Para tanto, apresenta-se a seguinte classificao:

a) Recursos totais ou parciais;

b) Recursos de fundamentao livre e fundamentao vinculada;

c) Recursos ordinrios e extraordinrios;

d) Recurso principal e adesivo.

a) Recursos totais ou parciais;

Tal classificao leva em conta a extenso do inconformismo do recorrente quando comparado com a deciso que lhe desfavorvel. Para esse fim, o grau de inconformismo do recorrente pode ser total ou parcial, consoante ele impugne toda a deciso ou apenas parte dela. O artigo 505 admite a distino (embora se refira exclusivamente a apelao), quando prev que a sentena pode ser impugnada no todo ou em parte. Assim, a primeira hiptese a do recurso total enquanto a ltima a do parcial. Como visto, o elemento volitivo est presente no recurso. Assim, no h imposio para interposio de recurso das decises

desfavorveis nem obrigatoriedade que toda a deciso em todos os captulos que lhe seja desfavorvel seja questionada. Utiliza-se tal mtodo (recurso total ou parcial) a fim de apurar se a deciso ou parte dela precluiu ou transitou em julgado, o que relevante para fins de efetivao concreta.

b) Recursos de fundamentao livre e fundamentao vinculada;

Levando em conta os tipos de vcios que uma deciso possui e que desafiam seu contraste por recursos, eles podem ser distinguidos em recursos de fundamentao livre e recursos de fundamentao vinculada. O primeiro tipo, recursos de fundamentao livre, so aqueles em que o interesse do recorrente toma como base apenas e to somente o gravame experimentado pela deciso. O seu mero inconformismo com a deciso, tal qual proferida, suficiente para o cabimento do seu recurso. Assim, basta que a deciso tenha acarretado a algum, em alguma medida, algum prejuzo, para que caiba o recurso. O outro tipo, recursos de fundamentao vinculada, so aqueles em que se impe que o recorrente demonstre, alm do interesse recursal, em prejuzo especfico, previamente valorado pelo legislador, sem o que no se abre a via recursal. Estes so recursos que tm como finalidade a correo de especficos vcios de atividade ou de julgamento, os quais, se ausentes, no do margem ao contrate da deciso. Vinculada Embargos de declarao, recurso extraordinrio e recurso especial. Todos s cabem na medida em que estejam presentes na deciso recorrida determinados vcios exigidos no processo civil. No buscam reparar qualquer tipo de prejuzo mas apenas e to somente aqueles previamente idealizados pelo legislador. Tal caracterstica gera questo interessante referente superao de seu juzo de admissibilidade e sua interferncia no juzo de mrito, com relao ao extraordinrio e especial. Livre Apelao, . c) Recursos ordinrios e extraordinrios;

A distino til para distinguir os recursos que viabilizam o total e amplo reexame da causa em todas as suas partes, inclusive o reexame de provas e os que no o admitem porque voltados, em ltima anlise, ao atingimento de outra finalidade, qual seja, a uniformizao da jurisprudncia do direito constitucional federal e infraconstitucional federal em todo territrio brasileiro. So recursos extraordinrios o Recurso Extraordinrio para o Supremo Tribunal Federal e o Recursos Especial para o Superior Tribunal de Justia e os embargos de divergncia, que so cabveis apenas de alguns acrdos proferidos por aqueles mesmos tribunais. Todos os demais so recursos ordinrios. d) Recurso principal e adesivo; O critrio utilizado verifica a distino a partir da forma de interposio do recurso, se principal ou adesivo. Assim, o principal ou, como se l no art. 500, CPC, independente, aquele interposto pelas partes ou pelo terceiro to logo tenham cincia da deciso, valendo-se, para tanto, do prazo pertinente. Resumindo, a manifestao imediata do inconformismo com uma deciso proferida contra os seus interesses. J o recurso adesivo, que nasceu com o CPC de 1973, recurso interposto se a outra parte, tambm prejudicada pela mesma deciso, manifestar seu inconformismo imediato contra ela, apresentando seu recurso no prazo que tiver para tanto. Diz o art. 500 que sendo, porm, vencidos autor e ru, ao recurso interposto por qualquer deles poder aderir a outra parte. Na verdade a interposio do recurso que adesiva, como bem informa Jos Afonso da Silva. subordinada ou dependente. No um recurso diferenciado mas uma maneira diferenciada de interpor recurso de Apelao, Embargos infringentes, Recurso Extraordinrio e Especial. Ademais, faz-se necessrio que haja sucumbncia recproca, gerando a deciso gravame ao autor e ao ru concomitantemente. Assim, em tais casos, a parte que no recorreu poder, no prazo que dispe para apresentar contra-razes, interpor seu prprio recurso. A justificativa a de que com a possibilidade da interposio subordinada o sucumbente tenda a conformar-se com aquilo que a deciso lhe concedeu, j que no impositivo que ele, desde logo, apresente recurso seu, independente da postura tomada pelo adversrio.

Assim, no aguardo da postura do adversrio, a tendncia que nenhuma recorra, precluindo ou, se for o caso, transitando em julgado a deciso tal qual proferida, mesmo que parcialmente contrria aos interesses. Registre-se, ademais, que como decorrncia da sua prpria finalidade, o prazo para sua interposio no tem incio com a intimao da deciso nos moldes do art. 506, vez que a fluncia d-se quando da intimao da parte que no recorreu para apresentar contra-razes ao recurso principal.

O rgo jurisdicional perante o qual o recurso adesivo deve ser apresentado o mesmo do recurso independente que, exercendo o juzo de admissibilidade, determinar a oitiva do recorrido a ser respeitoquando ter prazo para apresentao de contra-razes ao recurso adesivo, observado o artigo 508.

V Princpios H uma srie de princpios presentes no tema dos recursos, alguns ligados ao modelo constitucional do processo e outros ao modelo infraconstitucional. Por se tratar de assunto doutrinrio no h unanimidade sobre o tema. No entanto, os principais doutrinadores estabelecem tais princpios: a) duplo grau; b) taxatividade; c) singularidade; d) fungibilidade; e) dialeticidade; f) voluntariedade; g) irrecorribilidade em separado das interlocutrias; h) complementaridade; i) consumao; j) proibio da reformatio in pejus.

a) duplo grau O princpio do duplo gro o princpio implcito na Constituio Federal de 1988, apesar de o inciso II do art. 102 e o inciso II do 105, ambos da C.F., assegurarem, nos casos especficos que prevem, um duplo grau. Tal princpio significa que toda deciso proferida por um magistrado (o rgo a quo) passvel de recurso para outro rgo (rgo ad quem), que tenha condies de revisar, no sentido amplo, aquelas decises.

Registre-se que a presena de tal princpio no significa, todavia, que a lei no possa dar preferncia a outro princpio com ele colidente, em busca do resultado efetivo buscado pelo processo civil. V-se, pois, que dada a finalidade dos recursos extraordinrios, eventuais restries a seu cabimento deve ser entendido diferentemente do que se d com relao aos recursos ordinrios. Pela sua prpria natureza e por fora da competncia do STF e STJ, o princpio do duplo grau no se aplica porque a pressuposio do sistema que os recursos anteriores cuja interposio pressuposto de admissibilidade daqueles tenham tido condies suficientes e adequadas ao estabelecer, com segurana e definitividade, as premissas fticas do caso a ser julgado. a.1 Colegialidade dos Tribunais Princpio que decorre do duplo grau de jurisdio. Esse princpio significa que o juiz natural das decises proferidas no mbito dos tribunais brasileiros, quais sejam, os TJs, TRFs, STJ e STF, devem ser tomadas de colegiadamente, isto , de forma plural, pelo rgo competente, imposto pela prpria C.F., pela lei ou regimento interno, nos casos em que no houve previso normativa de maior hierarquia. Tal princpio aceita mitigaes vez que absolutamente legtima a lei que excepciona o princpio aqui examinado em nome de outros no mbito dos Tribunais, onde permitido que membros do Tribunal decidam monocraticamente, de forma isolada. Advirta-se que em casos em que isto se verifica condio de legitimidade da lei que assegure a possibilidade de controle da deciso isolada de membro do Tribunal pelo rgo colegiado respectivo, sob pela de ofensa a tal princpio. Tal mecanismo d-se atravs do agravo interno. Desde modo, legtimo criar competncias para os rgos monocrticos no mbito dos Tribunais desde que haja recurso para seu reexame perante o colegiado competente, sendo que o agravo interno, ao viabilizar o controle colegiado da deciso, d cumprimento adequado a tal princpio. a.2 Reserva de plenrio J a reserva de plenrio determina que somente o Tribunal Pleno e onde existir - , o rgo especial que declara a inconstitucionalidade de lei (art. 97 da C.F.).

Tambm aceita mitigao. O pargrafo nico do artigo 481 do CPC estabelece que desnecessria a manifestao do Pleno ou de rgo especial quando o Supremo ou o prprio Tribunal j tiverem se manifestado sobre a inconstitucionalidade da lei aplicvel ao caso concreto. Tal regra inspirada no princpio da economia. b) taxatividade; O princpio da taxatividade deve ser entendido no sentido de que somente a lei pode criar recursos no sistema processual civil brasileiro. Ademais, no qualquer lei, mas lei federal, por fora do que dispe o art. 22,I da C.F. Cumpre esclarecer tambm que mesmo o art. 24, XI da C.F. reconhecer aos Estados-membros competncia para criar regras de procedimento, h unanimidade na doutrina de que os recursos e suas hipteses de cabimento so matrias de direito processual, a afastar, consequentemente, a competncia estadual. Esta, a competncia estadual, pode regular a forma do exerccio do direito de recorrer nunca a criao de modalidade recursal alm daquelas previstas pela lei federal. Os recursos do processo civil so previstos no artigo 496: Apelao, agravo, embargos infringentes, embargos de declarao, recurso ordinrio, recurso especial, recurso especial, recurso extraordinrio e embargos de divergncia em recurso especial e em recurso extraordinrio. Vlido mencionar que apesar de extenso o rol, existem outros mecanismos de impugnao das decises jurisdicionais. No entanto, no tem competncia recursal e guiam-se por disciplina diversa, no se aplicando a eles a teoria geral dos recursos (rescisria, anulatria, reexame necessrio, reclamao, M.S. contra ato jurisdicional, suspenso de segurana). Vlido mencionar que no pode ser compreendido como se s fosse recurso o que est no prprio art. 496, vez que outros existem que no so includos neste rol mas previstos em legislao processual civil extravagante, que o caso dos embargos infrigentes da Lei 6.830, art. 34;

c) singularidade;

O princpio da singularidade, tambm chamado unirrecorribilidade ou unicidade significa que cada deciso jurisdicional desafia seu contraste por apenas um recurso. Deste modo, cada recurso tem aptido de viabilizar o controle de determinadas decises jurisdicionais com excluso dos demais. Assim, vedada a interposio concomitante de recursos vez que cada deciso comporta apenas um recurso de cada vez. Assim, cada deciso pode comportar mais de um recurso mas no concomitantemente. proibida a concomitncia recursal para o atingimento de uma mesma finalidade. No entanto vale algumas observaes: Sentena com omisso: apresenta-se embargos de declarao e posteriormente apelao. Interposio concomitante: possvel quando toma como base fundamentos diversos, cada qual a impor seu contraste por um recurso distinto, como o caso de acrdo em que haja infrao a lei federal e constituio federal, podendo ser interposto concomitantemente tanto recurso especial quanto extraordinrio.

d) fungibilidade;

O princpio da fungibilidade deriva diretamente de outro princpio, o da instrumentalidade das formas. Segundo a fungibilidade recursal h possibilidade em determinadas hipteses do recebimento de um recurso por outro a fim de evitar o excesso de formalismo no conhecimento dos recursos e as injustas conseqncias que podem advir deste fato. Tal princpio no Brasil teve origem expressa no Cdigo anterior (CPC de 1939), que era um sistema de recursos mltiplos, complexos e eriado de dificuldades. Tais razes ensejavam a necessidade de tal instrumento. Assim, no cdigo revogado o artigo 810 estabelecia que salvo hiptese de m-f ou erro grosseiro, a parte no seria prejudicada pela interposio de um recurso pelo outro.

Como se sabe, o quadro recursal catico sofreu notvel simplificao no CPC de 1973 na medida em que o art. 162 definiu os atos de primeiro grau sentena, deciso e despacho e, correlatamente, os artigos 513, 522 e 504 estipularam os recursos cabveis, criando-se um critrio pragmtico. Por tais razes, o Cdigo vigente no dotou de forma expressa o princpio da fungibilidade. Assim, por no mais haver complexidade no sistema recursal que reclamasse tal princpio e em razo da inexistncia de previso expressa, acreditou-se que tal princpio no mais existisse luz da legislao atual. Assim posicionou-se a doutrina e a jurisprudncia no incio da vigncia do novo Cdigo. Apesar disso, tal princpio ainda aplicvel. A razo para tanto que o Cdigo de 1973, apesar de simplificado, no dissipou todas as dvidas srias e fundadas sobre qual a via recursal adequada para todos os casos. Nesse sentido o prprio STF manifestou-se no sentido de que apesar da fungibilidade no existir expressamente, subsiste no CPC de 1973, vez que nsito natureza instrumental das leis processuais. Entretanto, ressalva, somente pode ser aplicado em casos de fundada dvida. Ao contrrio da previso do Cdigo revogado, onde estava estabelecida a necessidade de existncia de (m-f ou erro grosseiro), o nico requisito para a aplicao do princpio da fungibilidade a presena de dvida, na doutrina e na jurisprudncia, na identificao do recurso adequado para se pleitear a reforma de uma deciso. Constitui erro grosseiro: a) Interpor agravo de instrumento das decises proferidas na audincia do procedimento sumrio pois a Lei determina que o agravo seja retido (art. 522, CPC); b) Agravar na forma retida da deciso que indefere apelao, pois a lei diz expressamente que, nesse caso, o agravo deve ser de instrumento (art. 523,4, in fine, CPC); c) Interpor Agravo de Instrumento da deciso do relator no STF que causar prejuzo ao direito da parte, pois o RISTF, art. 317, prev o Agravo Regimental; d) Agravar da sentena que indefere petio inicial, pois o art. 296 estabelece que em tais casos o remdio recursal a Apelao.

Para que haja a aplicao da fungibilidade faz-se necessria a ocorrncia de dvida objetiva da admissibilidade de certo recurso. Exemplo o artigo 395 do CPC. Tal dispositivo diz que a sentena que resolver o incidente, declarar a falsidade ou autenticidade do documento. Como se v, o pronunciamento no se afeioa definio do art. 162, 1, CPC nem tampouco ao elemento finalstico reclamado na sentena. Mas o art. 513 diz que da sentena caber apelao. STJ, 4 Turma Agravo STJ, 3 Turma Apelao

Assim, em razo da dvida objetiva sobre qual recurso aplicar, aplica-se o princpio da fungibilidade dos recursos. Outro exemplo o art. 996, pargrafo nico do CPC. Ali informa-se que o incidente de remoo correr em apenso aos autos do inventrio. Como constitui incidente, o recurso cabvel deveria ser o Agravo. No entanto, h quem sustente que a deciso pe fim controvrsia, decidindo o mrito. Logo, o recurso cabvel seria a Apelao. Outro exemplo o 361. Fala-se na parte final em sentena (recurso cabvel seria Apelao). No entanto, o carter incidental do processo sugere a interposio de Agravo de Instrumento, como informa o Prof. Moacyr Amaral dos Santos. e) dialeticidade; O princpio voluntariedade. da dialeticidade relaciona-se ao princpio da

De um lado a voluntariedade exige que a parte exteriorize o inconformismo diante de uma determinada deciso. De outra banda, a dialeticidade a necessidade do recorrente demonstrar as razes de seu inconformismo, revelando porque a deciso deve ser anulada ou reformada.

Est ligado regularidade formal do recurso e ao entendimento de que no suficiente a interposio do recurso mas que o recorrente apresente, desde logo, as suas razes. Como exemplo podemos citar a Smula n 182 do STJ: invivel o agravo do art. 545 do CPC que deixa de atacar especificamente os fundamentos da deciso agravada. Em sntese, o recurso deve evidenciar que a deciso deve ser anulada ou reformada, e no que o recorrente tem razo. inepto o recurso que se lim9ita a reiterar as razes anteriormente expostas e que, com o proferimento da deciso, foram rejeitadas. A tnica do recurso remover o obstculo criado pela deciso e no reavivar razes j repelidas. Pode-se concluir informando que o recurso tem que combater a deciso jurisdicional naquilo que ela o prejudica, naquilo que ela lhe nega pedido ou posio de vantagem processual, demonstrando-se o seu desacerto do ponto de vista procedimental (error in procedendo) ou do ponto de vista do prprio julgamento (error in judicando). f) voluntariedade; O princpio da voluntariedade significativo da necessidade do recorrente (aquele que detm legitimidade e interesse em recorrer) exteriorizar o seu inconformismo com vistas a afastar o prejuzo que a deciso lhe acarreta. inarredvel que o recorrente manifeste seu desejo de recorrer e, alm disso, que ele exponha as razes de seu inconformismo, relacionando-se a tal princpio a classificao em parcial e total. A exceo ao princpio da voluntariedade est no art. 475 do CPC, o chamado reexame necessrio, em que independente da vontade das partes h sujeio compulsria das sentenas aos TJs e TRFs para que surtam seus regulares efeitos.

g) irrecorribilidade em separado das interlocutrias;

O art. 162, 2 do CPC estabelece que a deciso interlocutria o ato pela qual o juiz, no curso do processo, resolve questo incidente. Assim, o que caracteriza a deciso interlocutria haver ela resolvido, no curso do processo, uma questo que surgiu entre os litigantes.

Incidentes processuais so comuns, restando a necessidade de saber se a impugnao das decises interlocutrias tem o condo de sobrestar o curso do procedimento ou, ao contrrio, deve o feito continuar com a sua marcha normal, no obstante a interposio do recurso. As interlocutrias no so impugnveis de forma a paralisar o procedimento. O que define a questo a locuo em separado, que significa impugnao com a suspenso do processo. Em outras palavras, o que pretende evitar com a adoo deste princpio que se confira efeito suspensivo ao recurso previsto para atac-las. Assim que o agravo, cabvel para interlocutrias, em regra, no tem efeito suspensivo. impugnar as

O princpio oposto, recorribilidade em separado das interlocutrias, CASO FOSSE ADOTADO, conspiraria para a procrastinao do feito, sendo negao justia em razo da demora para se chegar sentena de mrito. CASO FOSSE ADOTADO, a cada interlocutria haveria paralisao do procedimento. Por assim dizer, seria uma Apelao ampla contra deciso interlocutria. Esse o verdadeiro sentido do princpio. Coibir apelaes' contra as decises proferidas no curso do processo. Registre-se que em situaes excepcionais onde pode resultar leso grave e de difcil reparao pode o relator conceder efeito suspensivo ao agravo, o que significa temperana do princpio. De todo modo, mesmo nos casos em que h atribuio de efeito suspensivo, o processo continua sua marcha normal.Nesse sentido o Art. 273, 5que estabelece ... prosseguindo o processo at final julgamento. A concesso do efeito suspensivo impede que a interlocutria produza eficcia mas no suspende o procedimento, salvo se o objeto do recurso envolver a regular tramitao processual. OS. Na Justia do Trabalho e Juizado as interlocutrias no so impugnveis, cabendo apenas recurso contra a sentena, R.O. e Rec. Inominado, respectivamente.

h) complementaridade;

O princpio da complementaridade estabelece que, uma vez interposto o recurso, juntamente com as razes de seu inconformismo, no permitido complementar o recurso, mesmo que ainda no tenha transcorrido o prazo cominado na lei para o recurso.

Em sntese, se inconformado com a sentena o recorrente apresenta Apelao no primeiro dia, no pode, no quinto dia, aditar o recurso, vez que j fez uso do remdio jurdico possvel, operando-se a precluso consumativa. Em situaes excepcionais tal princpio deve ser verificado com ressalva. O Magistrado ao proferir sentena de indenizao por danos materiais e morais julga procedente em relao ao dano material, sendo omisso em relao ao dano moral. O requerido, de imediato, apresenta Recurso de Apelao ao Tribunal. Ocorre que o autor apresenta embargos de declarao para suprir a omisso, tendo o juiz julgado tambm procedente em relao ao dano moral. Nesse caso poderia o ru apresentar novas razes para a apelao, apenas no tocante ao dano moral, vez que j tomara tal providncia de Apelao em relao ao dano material.

i) consumao; O Cdigo de 1939 adotou, atravs do artigo 809, o princpio da variabilidade dos recursos, permitindo ao recorrente, dentro do prazo de interposio dos recursos, desistir do recurso interposto para substituir por outro. Era o que se chamava de princpio da variabilidade dos recursos, que no foi repetido no cdigo vigente, vez que incompatvel com a nova sistemtica processual, ao contrrio do princpio da fungibilidade. A aplicao a tais situaes, como bem pondera a jurisprudncia ptria, o da precluso consumativa, o que torna impossvel qualquer juzo de conhecimento, apesar da no ocorrncia da precluso temporal. Ademais, tal ato tambm violaria o princpio da singularidade recursal, alm da j mencionada vedao em razo da precluso consumativa.

j) proibio da reformatio in pejus O princpio da reformatio in pejus corolrio do efeito devolutivo. Os recursos devolvem ao conhecimento apenas daquilo que tenha sido impugnado. A parte recorre daquilo em que tenha sucumbido. Desse modo, o conhecimento do rgo ad quem fica restrito ao objeto do recurso, razo pela qual no poder ser agravada a situao de quem o interps. Tal situao, porm, pode ser realizada no julgamento do recurso do adversrio, jamais naquele pelo prprio recorrente interposto. A nica possibilidade refere-se ao efeito translativo, que permite ao rgo ad quem apreciar matria de ordem pblica mesmo que no apreciado na instncia inferior. Assim, o recurso de uma sentena parcialmente procedente pode ensejar a extino do processo sem julgamento de mrito, situao desfavorvel ao autor, apesar de ter sido pelo mesmo interposto. VI Juzo de admissibilidade De imediato faz-se necessrio distinguir o juzo de admissibilidade do juzo de mrito de um recurso. Todo recurso prolonga a soluo da prestao jurisdicional, razo pela qual natural que a lei imponha alguns requisitos especficos para legitimar a atividade adicional. Ao exame desse conjunto de condies que incumbir ao rgo judicirio, previamente ao julgamento do prprio contedo da impugnao, d-se o nome de juzo de admissibilidade. A doutrina traa um paralelo entre as condies da ao e pressupostos processuais e as condies de admissibilidade do recurso. Assim o faz porque semelhana do que acontece com toda demanda, antes de julgar o mrito, acolhendo ou rejeitando o pedido, o rgo judicirio deve verificar o atendimento das condies indispensveis para o caso. Em conseqncia, admitido o recurso, diz-se que ele conhecido; inadmissvel, ele no conhecido ou lhe nega seguimento. Acrescente-se que na primeira hiptese nada assegura que a impugnao seja efetivamente provida, porque o acolhimento ou no das

alegaes do recorrente etapa ulterior no itinerrio do rgo judicirio, designada de juzo de mrito. Como se percebe, as condies de admissibilidade funcionam como questes preliminares fazendo com que qualquer pronunciamento acerca do ato impugnado ou da causa da qual se originou o recurso dependa do prvio conhecimento. Conclui-se que h precedncia lgica e cronolgica da admissibilidade relativamente ao mrito do recurso.

Natureza do juzo de admissibilidade O juzo de admissibilidade positivo ou negativo tem natureza jurdica declaratria. Ao proferi-lo, o rgo judicial verifica se esto satisfeitos ou no os requisitos indispensveis para a apreciao do mrito dos recursos. Assim, a deciso reconhece a existncia ou inexistncia dos requisitos, do direito de recorrer e do modo de seu exerccio. Em relao ao juzo de admissibilidade e seus efeitos, seja positiva, seja negativa, sua eficcia ex nunc. Da eficcia ex nunc decorre a seguinte conseqncia: a deciso sobre a admissibilidade do recurso determina o momento em que a deciso judicial impugnada transita em julgado. Assim, seja ou no conhecido o recurso pelo tribunal, seja ou no provido o mrito, a deciso impugnada s passa em julgado a partir desse julgamento do recurso pelo tribunal. Desse modo, a eficcia ex nunc livra o recorrente da retroao de um eventual juzo de negativo quanto o recurso pendente e, nessa contingncia, impede a perda do prazo hbil para rescindir o julgado.

Competncia para o juzo de admissibilidade Em regra, o recorrente interpe o recurso perante o rgo que proferiu o provimento impugnado. Entre ns h exceo em relao ao Agravo de Instrumento contra as decises de primeiro grau, que ser interposto em rgo diverso, diretamente no Tribunal;

De certo modo tambm o Recurso Especial e o Recurso Extraordinrio, que sero interpostos no Tribunal a quo, mas perante o Presidente ou Vice-Presidente (541, CPC). Distribuda a competncia entre 2 rgos diversos, um superior e outro inferior, o pronunciamento do rgo a quo mostrar-se- sempre provisrio.

Assim que em nenhuma hiptese retira-se do Tribunal ad quem o exame da admissibilidade. lcito a tal rgo rever o juzo positivo ou negativo do rgo a quo. A circunstncia de que, relativamente ao juzo negativo, exige-se a interposio de outro recurso, devolvendo a questo ao rgo ad quem, nenhum relevo particular traz, vez que continuar sempre passvel de reviso.

Forma do juzo de admissibilidade O juzo de admissibilidade tanto pode ser positivo quanto negativo. A forma do respectivo provimento varia de acordo com o caso. O ato de no admitir o recurso, por fora de seus efeitos, sempre assumir forma explcita, sendo que o motivo reside no fato de que o pronunciamento desse teor trancar a via recursal, negando o acesso ao rgo ad quem ou obstando que o recurso seja apreciado seu mrito. Eis nesse ponto a necessidade de motivao do ato (art. 165), mesmo que concisamente, mas tendo que explicar o porqu da negativa de seguimento. Por sua vez o juzo positivo de admissibilidade costuma ser implcito. Assim, quando o rgo julga o mrito de um recurso, subentende-se que o mesmo preencheu todas as condies de admissibilidade. Assim, convm mencionar trs aspectos subseqentes:
a) O reexame pelo rgo a quo se restringe s condies de

admissibilidade, no cabendo ao juiz pronunciar acerca do mrito do recurso, ressalva feita retratao do art. 296 e hiptese peculiar do art. 518, 1; b) H de ser motivado;
c) Seja qual for o sentido, o provimento no subordina o rgo ad

quem, que dar a ltima palavra acerca do assunto.

de se mencionar que relativamente a qualquer recurso, h possibilidade do rgo judicirio rever o juzo de admissibilidade, quer ex officio quer por iniciativo do recorrido, e, por fim, que da deciso que nega seguimento Apelao cabe recurso mas da que rejeita no, porque intil, vez que o tribunal examinar de qualquer modo no julgamento da apelao.

Momento do juzo de admissibilidade Em princpio, relativamente s condies que devam aperfeioarse no ato da interposio realizado perante rgo a quo, o momento propcio para a emisso do juzo de admissibilidade coincide com o ingresso do recurso. Nesse momento verifica-se, por exemplo, a tempestividade e o preparo. Havendo fato impeditivo, como o caso da desistncia, o juzo de admissibilidade pode ocorrer posteriormente, em qualquer dos rgos porventura competentes, no havendo, a este propsito, precluso. Em sentido contrrio, vindo a faltar algum requisito depois de admitido o recurso, ainda antes da subida do recurso, j no se lhe poder negar seguimento, apenas atravs do juzo superior. Embora tal ato seja incompatvel com o princpio da economia, assenta-se na noo rgida de precluso no campo das condies de admissibilidade. Como se percebe, em tal situao, a precluso fenmeno vertical, que opera de cima para baixo, jamais horizontal. Desse modo, ao rgo a quo sempre ser possvel, enquanto houver oportunidade, negar seguimento a recurso desprovido de algum requisito de admissibilidade. Em relao ao rgo ad quem este dar a palavra final acerca da admissibilidade, possibilidade esta que cessar to somente aps tal rgo julgar o mrito do recurso.

Objeto do juzo de admissibilidade

Como se percebe, o objeto do juzo de admissibilidade nada mais do que o conjunto dos requisitos necessrios ao julgamento do mrito do recurso. Assim como todo recurso implica no prolongamento do processo e reviso do que j se decidiu, instituem-se condies especficas e s vezes rgidas para justificar a atividade suplementar do rgo judicirio.

Natureza do juzo de mrito A depender do resultado do julgamento, o ato decisrio do rgo ad quem assumir fora declarativa ou constitutiva. Desprovido o recurso, a resoluo do rgo que reaprecia exibir fora declarativa, na medida em que o tribunal proclama a inexistncia do direito reviso do pronunciamento atacado. Competncia para o juzo de mrito A competncia para aferir a admissibilidade do recurso se reparte, em regra, entre os rgos a quo (pelo princpio da economia) e ad quem. No entanto, h uma exceo: o agravo de instrumento contra deciso interlocutria proferida em primeiro grau porque interposto diretamente no tribunal. Em relao ao juzo de mrito, inverte-se a regra. O julgamento incumbncia exclusiva do rgo ad quem. H situao em que se pode falar, com muito esforo, em julgamento pelo rgo a quo. Trata-se mais uma vez do Agravo de Instrumento, que interposto no Tribunal e o de primeiro grau tem a possibilidade de realizar reexame do ato decisrio na medida em que pode realizar a retratao, o que seria indireta apreciao do mrito do recurso. Ademais, o princpio da economia transferiu para a apelao a competncia do rgo a quo para julgar o mrito do recurso. O art. 296 permite ao rgo a quo retratar a sentena que indeferiu a petio inicial no prazo de 48 horas; No mesmo sentido, no prazo de 05 (cinco) dias, contados da interposio da apelao, tambm cabe ao rgo a quo no manter a sentena (art. 285-A,1) de improcedncia, proferida liminarmente numa causa repetitiva, e dar seguimento ao processo. Como se v, so casos de retratao parcial, onde a reforma da sentena apenas destrava o procedimento no primeiro grau. Assim,

tratando-se de situaes excepcionais, exige-se interpretao restritiva (Ex. indeferida a inicial aps a contestao do ru, no se aplica o art. 296, caput).

Forma do juzo de mrito As reformas parciais atribuies do relator no tribunal. ampliaram, consideravelmente, as

competente para negar provimento ao recurso manifestamente improcedente (art. 557, caput), e, nas condies prescritas no 557, 1-A, dar provimento o recurso. O art. 527,I, contempla a possibilidade do relator, liminarmente, negar seguimento ao agravo de instrumento nos casos do art. 557. Tambm lhe cabe dar provimento ao agravo respeitando o mbito da incidncia do art. 557,1-A. Formalmente, o ato do relator nestas hipteses constituir deciso, comportanto agravo interno. Como se v, o julgamento dos recursos unicamente pelo relator caracteriza o procedimento abreviado pelo tribunal. Em geral, porm, o procedimento do recurso pleno, dividindo-se em 3 fases distintas. Encarrega-se do julgamento o rgo fracionrio (cmara, turma, grupo, seo, rgo especial ou tribunal pleno). Para tal efeito, cada rgo fracionrio funcionar como tribunal distinto dos demais, conforme reza o art. 101, 4, da LC 35/79. O ato que acolher ou rejeitar a pretenso recursal, no procedimento recursal pleno, revestir-se- da forma de acrdo (art. 163). Momento do juzo de mrito O momento varia de acordo com a hiptese. O art. 296, caput, estabelece o prazo de 48 horas para o juiz retratar a sentena que indeferiu a petio inicial; O art. 285-A,1 ampliou o interregno para cinco dias, tendo como termo inicial a concluso da petio inicial; O julgamento do mrito proferido pelo relator, no tribunal, dar-se to logo chegue o recurso s mos; Tratando-se re recurso sujeito ao procedimento completo, a fase final abrange a formao do pronunciamento colegiado, aps a anlise de

todas as questes, a proclamao do resultado, a designao de relator para o acrdo, a lavratura da pea e ulterior publicao, tema a ser tratado no futuro.

Objeto do juzo de mrito O objeto do juzo de mrito o contedo da pretenso recursal visando reforma, anulao ou integrao do provimento. a matria impugnada pelo recorrente que definir o objeto do recurso, delimitando o mrito da impugnao.

Relao entre o mrito da causa e o mrito do recurso O mrito do recurso distingue-se do mrito da causa. claro que jamais o recurso se estender alm dos limites fixados no processo em primeiro grau. No entanto, s vezes, questes que na causa esto no plano da admissibilidade, constituem os fundamentos de fato e de direito do recurso. Ex. quando o juiz de primeiro grau reconhece a ilegitimidade do autor e o vencido apela. O mrito da apelao envolve a questo da ilegitimidade; juiz que indefere uma prova, parte agrava, a deciso sobre o cabimento do recurso o mrito. A causa de pedir do recurso, conforme art. 514,II, exige a exposio dos fundamentos de fato e de direito e as alegaes tanto podem apontar vcio de juzo (error in iudicando) quanto vcio de procedimento (error in procedendo). A diferena entre um e outro explica o contedo do pedido de nova deciso (art. 514,III). Se o apelante averba o ato decisrio de ilegal, porque contaminado por vcio de atividade, pleitear a invalidao, e a validade do prprio ato impugnado se torna mrito do recurso. Ao invs, acoimado de injusto tal ato, pedir a reforma e, do ponto de vista qualitativo, o objeto do juzo de mrito se identificar com o objeto da atividade judicante que resultou no provimento. O pedido recursal deve ser certo e determinado. O pedido delimita a extenso do recurso.

Requisitos de Admissibilidade dos Recursos

Segundo o CPC, os pressupostos de admissibilidade dos recursos so: cabimento; legitimao; interesse; tempestividade; preparo; regularidade formal e inexistncia de fato impeditivo ou extintivo; A doutrina majoritria divide os requisitos admissibilidade em dois grupos, os intrnsecos e os extrnsecos. de

Os primeiros, intrnsecos, so aqueles que levam em considerao o contedo e a forma da deciso impugnada. Assim, para proferir-se o juzo de admissibilidade toma-se o ato impugnado no momento e da maneira como foi prolatado. Como o recurso um prolongamento do direito de ao, como se repetissem as condies da ao: Ao cabimento do recurso corresponde possibilidade jurdica do pedido;
a) b) c)

legitimidade ad causam, a legitimidade para recorrer; Ao interesse processual, o interesse em recorrer.

J os requisitos extrnsecos referem-se aos fatores externos deciso judicial que se pretende impugnar, sendo normalmente posteriores a ela. Assim, para serem auferidos, no so relevantes os dados que compem o contedo da deciso recorrida mas fatos a estas supervenientes. Esto neste rol a tempestividade, regularidade formal,preparo e inexistncia de fato impeditivo ou extintivo.

DOS REQUISITOS INTRNSECOS:

Os requisitos intrnsecos so aqueles relativos existncia do poder de recorrer. Dizem respeito deciso recorrida em si mesma considerada

Em relao aos requisitos intrnsecos, estes referem-se existncia do poder de recorrer, dividindo-se em cabimento, legitimao e interesse de recorrer. O cabimento

Por cabimento, entende-se que o recurso utilizado pelo interessado deve estar previsto em lei federal bem como seja o adequado para o caso em questo. Desse modo, alm de ser necessrio que a deciso comporte algum recurso, cumpre que o recurso interposto coincida com aquele que a lei aponta como o adequado ao caso. Como se v, tal requisito concretiza os princpios da taxatividade e singularidade na medida em que somente cabvel quando taxativamente previsto em lei federal e, mais, quando ele tiver a propriedade de combater o decisum gerador do inconformismo. Como informado, o cabimento do recurso corresponde possibilidade jurdica do pedido. Ora, se quando o pedido juridicamente impossvel o juiz extingue o processo sem resoluo de mrito, em tais casos vai haver um juzo de admissibilidade negativo, isto , o recurso no conhecido. Assim, recorrvel que seja a deciso, mister que, no elenco dos recursos, se escolha o adequado, pois se o recurso eleito pela parte no tiver a propriedade de atacar a deciso, ele no ser conhecido. Desse modo, tem-se uma correlao entre os pronunciamentos do juiz de primeiro grau e os recursos, de modo que a cada ato judicial impugnvel corresponde determinado recurso. Assim da deciso interlocutria cabe agravo (522) seja na modalidade retida (523), via agravo de instrumento (524 a 527); A sentena (art. 162, 1), quer resolva o mrito (definitiva) quer no o resolva (terminativa) impugnvel mediante apelao (art. 513, CPC); O despacho (art. 162, 3), pouco importa se de mero expediente ou de expediente, no comporta recurso. Assim, tem-se a correlao entre os pronunciamentos de 1 grau e os recurso:

- Sentena definitiva

Apelao (art. 513, CPC)

(art. 162, 1 c/c269) - Sentena terminativa (art. 162, 1 c/c267) - Sentena obscura, contraditria ou omissa. - Deciso Interlocutria (art. 162, 2) - Deciso interlocutria obscura, contraditria ou omissa. - Despacho Embargos de Declarao (art. 535, I e II, CPC) Agravo(retido ou de Instrumento) (art. 522, CPC) Embargos de Declarao (art. 535, CPC) No h (504,CPC) Apelao (art. 513, CPC)

De igual modo ocorre com os atos do Tribunal, onde tambm h a correlao:

- Acrdo no unnime que reforma a sentena ou julgado procedente rescisria

Embargos infringentes (art. 530, CPC)

- Acrdo que viola lei federal C.F.) - Acrdo que viola C.F. - Acrdo obscuro, contraditrio ou omisso. Acrdo de deciso denegatria em caso de comp. Originria de. Tribunal. - Deciso Interlocutria proferida monocraticamente pelo relator

Rec. Especial (art. 541 CPC cc 105, Rec. Ext (art. 541 CPC cc 102, C.F.) Embargos de Declarao (art. 535, I e II, CPC) Recurso Ordinrio (art. 539, CPC)

Agravo interno (art. 532, 545 e 557 CPC)

- Deciso interlocutria inadmitindo, RE e/ou REsp.

Agravo de Instrumento

(art. 544, CPC) Embargos de Declarao (art. 535, CPC) No h (504,CPC)

- Deciso interlocutria obscura, contraditrio ou omisso. - Despacho

H que se registrar que os mecanismos processuais no includos no rol do CPC nem em lei extravagante como recursos no podem ser tidos como tal, ainda que se destinem ao reexame das decises. A LEGITIMAO;

Como j registrado, h correspondncia entre a legitimidade ad causam e a legitimidade para recorrer Somente aqueles que tm legitimidade podem interpor, com xito, um recurso. Assim, para que o recurso seja admissvel no basta que o comporte a deciso, mister que o interponha quem esteja qualificado para tal. Para se fixar as regras de legitimao, leva-se em conta a presumvel relevncia de dada situao para determinadas pessoas. O art. 499 estabelece o rol das pessoas em tese admitidas a recorrer: a) a quem for parte; b) o rgo do ministrio pblico; c) o terceiro prejudicado. O caso mais normal e corriqueiro de legitimidade para recorrer o de quem for parte vencida na causa (art. 499, princpio). O Ministrio Pblico tem legitimidade para recorrer assim no processo em que parte quanto naquele em que oficiou como fiscal da lei. O terceiro juridicamente prejudicado tem legitimidade recursal, a teor do disposto no caput e 1 do art. 499 do CPC. E terceiro aquele que no foi parte no processo, que porque nunca tenha sido quer haja deixado de s-lo em momento anterior quele em que se profira a deciso.

O INTERESSE;

O interesse em recorrer corresponde ao interesse de agir. Repousa na reunio do binmio necessidade-utilidade. A utilidade apresenta-se no prejuzo, na sucumbncia experimentada pela parteou pelo terceiro com o proferimento do deciso. A necessidade justifica-se porque s com a interposio do recurso a remoo do gravame ser alcanada. Assim, tal requisito necessita ser analisado sob uma viso retrospectiva sua posio antes do proferimento da deciso e prospectiva posio processual que poder alcanar com a modificao da deciso que lhe causa algum gravame. A Se o pedido do autor for alternativo, o deferimento de qualquer um deles significar a satisfao de sua pretenso. Logo, no h para ele interesse em recorrer. B De maneira diversa, se o se a sentena extinguiu o processo sem julgamento de mrito, pode o ru interpor Apelao por apesar de no ocorrer sucumbncia formal o ru tem interesse em obter um plus, o mximo que poderia extrair do processo, qual seja, a improcedncia da ao e no somente a carncia. C O inverso no pode. Se a sentena julgou improcedente a ao no pode o rei recorrer para pleitear a extino porque a improcedncia o mximo que se pode obter.

DOS REQUISITOS EXTRNSECOS:

Os requisitos extrnsecos respeitam aos fatores externos deciso judicial que se pretende impugnar.

A TEMPESTIVIDADE

Por tempestividade entende-se a necessidade de interposio do recurso no prazo legal, sob pena de operar-se a precluso temporal. O prazo para apresentao e resposta da maioria os recursos, p. exmp. Recurso de Apelao, E.I., R.O., REsp, E. Divergncia de quinze dias, conforme determina artigo 508 do CPC.

A fluncia do prazo deve ser realizada em conformidade com o que dispe o art. 506, CPC. Ademais, apresentado o recurso fora do prazo, a hiptese de precluso temporal. Como pressuposto averiguado ex officio. extrnseco de admissibilidade, pode ser

Deve ser observada a contagem do prazo em dobro na forma do art. 188 do CPC e advertir que tal benefcio no se estende resposta porque s se falou em contestar e recorrer. Vigoram as regras gerais sobre prazos do CPC, quais sejam: - a contagem do prazo se d pela excluso do dia inicial e incluso do dia final - os prazos no se suspendem, nem se interrompem pela supervenincia de feriados; - os prazos somente se suspendem nas frias, exceto naquelas causas que tm curso nas frias (correm nas frias aquelas taxativamente previstas em lei H regras especiais que se aplicam interposio dos recursos. So elas: se ocorrer a morte da parte ou do advogado, ou causa de fora maior no curso do prazo recursal, haver a integral devoluo do prazo, ou seja, a interrupo do prazo; o termo inicial do prazo recursal est condicionado cientificao da parte: prazo comea a fluir da leitura da sentena em audincia, desde que as partes tenham sido intimadas para a audincia; quando a sentena no for prolatada em audincia, o prazo comea a fluir a partir da intimao das partes na pessoa de seus advogados; conta-se o prazo a partir da publicao da smula do acrdo no Dirio Oficial, desde que o inteiro teor do acrdo seja acessvel parte.

A REGULARIDADE FORMAL.

A regularidade formal pressuposto multifacetado, exigindo-se que o recurso seja apresentado de acordo com a forma legal. Trata-se de uma srie de questes diversas que, em conjunto, viabilizam a correta exteriorizao da manifestao de inconformismo do recorrente. Assim, diversos preceitos legais fazem meno a tal pressuposto: - O recurso deve refletir concomitantemente pedido de nova deciso; - Deve estar baseado em razes onde se pode verificar o porqu da anulao ou reforma da deciso recorrida; - A interposio do recurso e suas razes deve ser realizada concomitantemente, sob pena de precluso consumativa; Em sntese, significa dizer que todas as providncias de carter formal foram realizadas na forma da lei.

A INEXISTNCIA DE FATO IMPEDITIVO OU EXTINTIVO DO PODER DE RECORRER

Para serem admitidos os recursos, os mesmos no podem esbarrar nos pressupostos negativos de admissibilidade. No pode haver fato impeditivo nem extintivo do direito de recorrer. Fato impeditivo a desistncia do recurso quando ele j estiver sido interposto. De acordo com o art. 501 o recorrente no precisa da concordncia do recorrido para concretizar sua vontade, que produz efeitos imediatos, independente de homologao judicial. Deste modo que no se aplica neste caso a hiptese do art 267, 4, que exige a concordncia do ru. Fato extintivo deve-se entender a renncia ao recurso ainda no interposto (art. 502) e a aquiescncia deciso (art. 503). A renncia a abdicao do direito de recorrer, pressupondo recurso ainda no interposto. Aps a interposio, somente pode haver desistncia O PREPARO

Preparo o pagamento prvio e imediato a cargo do recorrente dos valores das custas processuais relativas ao processamento do recurso. um verdade um nus do recorrente em adiantar aqueles valores aos cofres pblicos. As custas processuais so as taxas judicirias, tributo que incide como contraprestao aos servio forense. Deve ser instituda por lei. A ausncia de preparo gera ensejo ao que se chama de desero. Assim, recurso deserto recurso no preparado no tempo e modo devidos. Observao: 2 do art. 511. Tal dispositivo legal permite, em caso de insuficincia de preparo, complemente o valor no prazo de 05 (cinco) dias. Neste caso, a parte que recorreu preparou o recurso mas o fez de maneira insatisfatria. Situao diferente, que no permite complementao, quando o recorrente tiver efetuado o preparo a destempo. O preparo dispensado para o MP, a Fazenda Pblica e para outras pessoas que gozem de iseno legal. Ex.: pessoas que gozam do benefcio da justia gratuita. No sendo efetuado o preparo de maneira tempestiva e regular, o recurso denominado deserto. A desero, em princpio, pode ser declarada pelo Juzo a quo, quando esse competente para receber o recurso. A desero poder ser relevada pelo Juzo, se a parte provar justo impedimento (impedimento imprevisvel e inevitvel). Pedidos de reconsiderao no suspendem e nem interrompem prazos para o recurso, salvo se a lei expressamente falar. Segundo a jurisprudncia, se o juiz j tiver decretado a desero, o pedido de reconsiderao no suspende nem interrompe o prazo para o recurso, o qual dever ser manifestado juntamente com o pedido de reconsiderao, sob pena de precluso.

Interesse processual de recorrer Traduz-se na utilidade do provimento pleiteado, que dada por meio da necessidade e adequao, que convergem em utilidade ou interesse. No mbito recursal, o interesse dado pela sucumbncia (derrota), que no se confunde com nus da sucumbncia.

A sucumbncia ocorre quando a parte tem uma frustrao de expectativa dentro do processo, podendo obter uma situao mais vantajosa. Por exemplo, sentena de mrito e sentena de carncia, em que a primeira gera coisa julgada material, em caso de ser favorvel para o ru, ao contrrio do que ocorre na segunda. No Processo Civil, no h interesse para se alterar a motivao da sentena, quando essa for favorvel. A sucumbncia pode ser recproca, isto , autor e ru podem ser vencidos e vencedores ao mesmo tempo. Havendo sucumbncia recproca, cada parte deve opor seu recurso autonomamente. possvel, no entanto, que a parte que no recorreu venha a aderir ao recurso da outra parte. H uma analogia entre o recurso adesivo e a reconveno. H uma restrio da doutrina quanto nomenclatura do recurso adesivo, podendo esse ser chamado de recurso subordinado. A parte que perdeu e no recorreu no est propriamente aderindo ao recurso do outro, pois segue a sorte do recurso principal. O recurso adesivo cabvel nas hipteses de apelao, embargos infringentes, recurso extraordinrio e recurso especial. O recurso adesivo se submete a todos os pressupostos gerais de admissibilidade dos recursos em geral. Sua admissibilidade fica condicionada admissibilidade do recurso principal ao qual est aderindo. O no conhecimento do recurso principal leva ao no conhecimento do recurso adesivo. O recurso adesivo no espcie de recurso, uma forma de interposio de um recurso existente. Segundo a jurisprudncia e a doutrina, quem recorrer de forma principal no pode mais recorrer adesivamente, pois j ocorreu a precluso consumativa. Para a jurisprudncia majoritria, o recurso adesivo no precisa necessariamente se contrapor matria do recurso principal, podendo atacar qualquer ponto da sucumbncia, sem vinculao com o recurso principal. Quanto ao prazo, se o recurso principal for interposto e for tido como intempestivo, no se pode valer do recurso adesivo, pois ocorreu a precluso consumativa. Legitimidade Legitimadas para recorrer so as partes, que no so apenas o autor e ru, mas todo aquele que se encontra em contraditrio com o juiz.

Pode tambm recorrer o terceiro prejudicado, que todo aquele que no parte, que no integra uma dada relao jurdica perante o juiz. Ele no totalmente indiferente ao desfecho do processo. Esse terceiro titular de uma relao jurdica conexa outra relao jurdica que o objeto do processo. O recurso de terceiro uma forma de interveno de terceiro lato sensu. So terceiros prejudicados: litisconsorte necessrio (por fora de lei ou relao jurdica material) que no integrou a relao jurdica; aqueles terceiros que poderiam, em tese, intervir sob alguma das modalidades de interveno de terceiros; mas a interposio do recurso no produz os mesmos efeitos da interveno, que tem o seu momento prprio.

O MP tambm pode recorrer, pois tem legitimidade quando parte ou quando fiscal da lei. Pode recorrer mesmo que, eventualmente, no haja recurso das partes. Indaga-se: o MP est vinculado ao interesse que motivou o seu ingresso? Em princpio, no est vinculado, ele fiscal do direito objetivo, porm o tema bastante controvertido.

EFEITOS DOS RECURSOS Por efeito entendem-se as conseqncias jurdicas que resultam, para o processo, da interposio do recurso. O primeiro dos efeitos adiar o trnsito em julgado da deciso impugnada (art. 467, CPC), prorrogando a litispendncia na medida em que o recurso desencadeia uma srie de atos. A deciso recorrida no se torna imutvel, podendo ser revista. Em se tratando de sentena, impede a coisa julgada. Libera a competncia do rgo ad quem.

Alm desses, a doutrina tradicional menciona mais dois efeitos devolutivo e suspensivo classificao que se manteve intacta at a primeira metade do sculo XX. Atualmente este rol encontra-se mais extenso, existindo outros efeitos como o translativo, regressivo, expansivo, substitutivo. Os efeitos so atribudos por lei e o rgo a quo se limita a declar-los quando recebe o recurso. O juiz pode, de ofcio ou a requerimento do interessado, retificar a deciso em que, por equvoco, atribuiu a um recurso um efeito que ele no tinha, ou deixou de lhe conceder um efeito que a lei lhe atribua. Como se sabe, no cabe recurso contra despacho do rgo a quo que recebeu um recurso. No entanto, cabe Agravo de Instrumento contra os efeitos que o juiz lhe atribuiu ou deixou de atribuir. Os efeitos constituem matria de ordem pblica e devem ser atribudos, de ofcio, pelo juiz. Desse modo desnecessrio que quem recorre postule a concesso de efeito suspensivo, que ser atribudo desde que a lei o preveja. Existem alguns casos em que a lei atribui ao recurso um efeito apenas em circunstncias especiais, como ocorre com o art. 558 e pargrafo nico, em que se permite ao relator que atribua efeito suspensivo aos recursos que no o tm, desde que presentes certas circunstncias. De todo modo, vlido distinguir duas classes de efeitos: a) efeitos decorrentes da interposio do recurso; b) efeitos decorrentes do julgamento. So efeitos da interposio do recurso: - o impedimento formao da coisa julgada, conseqncia comum a todos os recursos; - Em conseqncia ao primeiro efeito, tem-se a manuteno da litispendncia; - Remessa a um novo julgamento do contedo do provimento; - Suspenso o no dos efeitos do ato impugnado. So efeitos decorrentes do julgamento do recurso:

- o efeito substitutivo, conforme regra estabelecida no artigo 512, CPC, comum a todos os recursos; - Variam os efeitos consoante o recurso seja provido ou desprovido, e o contedo do ato decisrio. O que ser verificado nos recursos em espcie EFEITO DEVOLUTIVO inerente a qualquer modalidade de recurso. Por meio dele que se devolve ao rgo ad quem o conhecimento da matria impugnada. conseqncia do princpio da demanda, onde o Poder Judicirio somente pode apreciar as pretenses nos limites em que elas so formuladas. Se aquele que sucumbiu quiser recorrer apenas de uma parte daquilo que foi vencido, o rgo ad quem ficar adstrito aos limites do recurso, vez que se no houve impugnao h renncia e o Judicirio no age de ofcio. V-se tambm que por fora do efeito devolutivo que no pode haver reformatio in pejus. Como o Tribunal fica adstrito a apreciar o recurso nos limites em que foi interposto e a parte recorrer somente para melhorar sua situao, no possvel ao tribunal agrav-la. Tambm em razo desse efeito que no se admite recurso genrico. Necessria a formulao com clareza dos limites da pretenso, indicando o que pretender ver reexaminado. Em sntese, apenas devolve a apreciao da matria que tenha sido alegada pelas partes em primeira instncia. Quanto s matrias que pode ser conhecida de ofcio, objeto do efeito translativo no devolutivo. Nos Embargos de declarao a devolutividade permite ao rgo ad quem examinar aquilo que tenha ficado sem apreciao, ou que recaia obscuridade ou contradio. Nos Embargos infringentes poder apreciar aquilo que seja objeto de divergncia entre os julgadores, respeitados os limites do voto vencido.

Nos Recursos especiais e extraordinrios poder apreciar somente aquelas matrias que tenham sido prequestionadas. No entanto, no Recurso de Apelao que tal efeito pode ser estudado plenamente e analisado sob dois enfoques: a extenso e a profundidade. a) Extenso A extenso tratada no caput do art. 515, informando que a Apelao devolver ao Tribunal o conhecimento da matria impugnada. Ao proferir sentena o juiz decide se acolhe ou no a pretenso formulada na inicial, em parte ou integralmente. Assim, o recorrente deve indicar a parte do dispositivo contra a qual se insurge. Ex: Formulados dois pedidos na inicial, ambos rejeitados pela sentena, se o autor recorrer apenas de um, somente ele, e no o outro, poder ser apreciado pelo tribunal. A extenso da devolutividade limitada por aquilo que postulado no recurso. Assim, se recorre apenas de uma parte, somente ela ser reexaminada. Vigora a seguinte regra: a devoluo se d na medida da impugnao. Tanto se devolve quanto se impugna. Essa regra um desdobramento do Princpio Dispositivo. Aplicam-se as regras dos arts. 2., 128 e 460 do CPC. b) Profundidade Refere-se aos fundamentos e s questes que se relacionam ao dispositivo. A devoluo em profundidade depende da devoluo em extenso.

Aqui se leva em conta no mais a possibilidade do tribunal reexaminar os pedidos formulados mas os fundamentos em que eles se embasam. Por exemplo, o artigo 515 do Cdigo de Processo Civil dispe que o recurso devolve ao Tribunal a matria impugnada (devoluo em extenso). Os pargrafos desse artigo dizem respeito devoluo em profundidade. Em profundidade ficam devolvidas todas as questes suscitadas e debatidas em 1. grau, ainda que no julgadas em 1. grau. Ficam devolvidos os fundamentos da demanda e da defesa, ainda que no julgados em 1. grau. Se a demanda ou a resposta (defesa) tiverem mais de um fundamento, esses fundamentos tambm ficam devolvidos (art. 515, 2., do CPC). As questes de fato no propostas em 1. grau no podem ser propostas originariamente em grau recursal, salvo por motivo de fora maior. A Se vai a juzo formulando 2 pedidos, ambos tm que ser apreciados sob pena de omisso; B Se vai a juzo formulando s um pedido, mas com 2 fundamentos, a sentena nem sempre precisa apreciar ambos, porque possvel que s um seja suficiente para acolher o pedido. B ex. (Pede anulao do contrato por coao e participao de menor sem representao. Qualquer deles bastante para o acolhimento do pedido. Se um j tiver provado, o Juiz pode sentenciar sem a produo de provas em relao ao outro. P. ex, anulao do contrato por ausncia de assistncia. Nesse caso, se houver recurso do ru, versar somente sobre o fundamento acolhido na sentena. Assim, afastada a incapacidade relativa, preciso que o tribunal avalie a coao, que no foi apreciada em primeiro grau.

Em ocorrendo que a questo no apreciada demande prova, que no foi realizada anteriormente, o tribunal determinar a anulao da sentena e baixar os autos para que sejam produzidas. Mas, se a nulidade for sanvel, o tribunal poder valer-se do art. 515, 4, e determinar a produo de prova para prosseguir na Apelao. Assim, com a possibilidade da prova ser determinada diretamente, no se justifica a anulao da sentena e a baixa dos autos, bastando que o tribunal determine a diligncia e prossiga no julgamento. Observaes.: a prescrio um caso particular, porque, se o Tribunal afasta a prescrio e h outras questes, surgem duas correntes: a primeira corrente diz que se anula a deciso e o Tribunal no prossegue no exame das demais questes, devolvendo-se ao 1. grau para a sua apreciao. A segunda corrente diz que se prossegue na apreciao das demais questes devolvidas pelo artigo 515 do Cdigo de Processo Civil. As inovaes relativas ao artigo 515, e o princpio devolutivo, considerado em sua profundidade A lei inova a dogmtica do processo civil brasileiro, ao relativizar a regra do duplo grau de jurisdio, que, para parte da doutrina, princpio adotado implicitamente pela constituio inclusive, e o faz com o objetivo de dinamizar a atuao do Estado-juiz em sua funo tpica, a jurisdicional, conforme o texto do artigo, devidamente modificado, in verbis: Art. 515.................. 3. Nos casos de extino do processo sem julgamento do mrito (art.267), o tribunal pode julgar desde logo a lide, se a causa versar questo exclusivamente de direito e estiver em condies de imediato julgamento. (NR) Alteraes processadas pela Lei n. 10.352/01. Com efeito, preenchidos os requisitos do novo 3.: causa que verse sobre questo exclusiva de direito; processo em condies de imediato julgamento e recurso voluntrio contra sentena terminativa (art. 267), o tribunal no se limitar a anular a deciso e

remeter os autos 1. instncia, mas poder julgar a lide, determinando o acertamento, ou seja, a aplicao do direito ao caso concreto exposto ao Judicirio pelas partes. Cumpre observar que, de acordo com a lio da doutrina, deve-se entender como feito em condies de imediato julgamento, aquele em que o contraditrio encontra-se concludo, excluindo-se de plano hipteses como o julgamento de mrito em apelao interposta contra indeferimento liminar de inicial, por exemplo. A hiptese em questo deveras inovadora, uma vez que os tribunais, diante de reforma de deciso monocrtica extintiva sem julgamento de mrito, remetiam automaticamente os autos para nova deciso em 1. grau de jurisdio, por entenderem que deciso colegiada implicaria quebra do princpio do duplo grau de jurisdio. Os tribunais entendiam, de forma majoritria, que no poderiam tratar de qualquer tema que no tiver sido objeto de deciso monocrtica. Por ser o princpio do duplo grau um princpio relativo, a disposio legal est em consonncia com a modernidade do sistema processual. EFEITO SUSPENSIVO Efeito suspensivo uma qualidade dos recursos que impede que a deciso produza seus efeitos at que o recurso seja apreciado. Em conseqncia, a ordem contida na deciso judicial tem sua eficcia suspensa. Com a publicao do ato, passa a correr o prazo para a interposio do recurso. Se tiver previso de efeito suspensivo, deve-se aguardar para ver se ser ou no interposto enquanto isso a deciso no produz efeitos porque no eficaz entre a publicao e a interposio do recurso. Nesse lapso de tempo ocorre a suspenso dos efeitos da sentena no por incidncia do efeito suspensivo do recurso mas porque a eficcia imediata da deciso fica sob condio suspensiva de no haver interposio do recurso.

Extenso do efeito suspensivo Tal situao possui grande relevncia quando h recurso parcial. Se uma pessoa condenada a pagar o valor de R$ 1.000,00 e recorre apenas da metade, a suspensividade do recurso atinge apenas quela parte que foi objeto do recurso. A incontroversa pode desde logo ser executada atravs de execuo provisria. Quando h cumulao de pedidos e o recurso refere-se a apenas um deles, o outro tornou-se incontroverso e pode ser desde logo executado. Exceo quando os pedido mantm entre si vnculo de dependncia e relativamente ao litisconsorte unitrio onde o recurso de um favorece aos demais. Recursos dotados de efeito suspensivo A Apelao, em regra, recebida no duplo efeito, devolutivo e suspensivo. O art. 520 enumera os casos em que ter apenas efeito devolutivo, onde se permitir a execuo provisria do julgado. Em todas elas o relator poder atribuir efeito suspensivo quando a execuo do julgado puder resultar leso grave e de difcil reparao. - Embargos de declarao tem efeito suspensivo; - Embargos infringentes tem efeito suspensivo; - Agravo no tem efeito suspensivo mas o relator pode conceder; - Embargos de divergncia, recurso especial e extraordinrio no tm efeito suspensivo. - concesso do efeito suspensivo pelo relator O art. 558 do CPC permite ao relator a concesso de efeito suspensivo ao Agravo de Instrumento e Apelao nos casos em que esta

no for dotada desse efeito. Para tanto necessrio que o recorrente formule o pedido e estejam presentes as hipteses autorizadoras relacionadas urgncia, decorrente do perigo irreparvel. EFEITO TRANSLATIVO Consiste na possibilidade de o tribunal conhecer de matrias de ordem pblica, que no sejam objeto de recurso nem tenham sido examinadas pela primeira instncia. No se confunde com o efeito devolutivo porque este restitui ao tribunal o exame daquilo que foi objeto do recurso. Desse modo, em conformidade com tal efeito, pode ser que seja provocada a piora da situao do que recorreu, como o caso do reconhecimento, em sede de recurso, da falta de alguma condio da ao. de se informar, portanto, que apenas os recursos excepcionais (REsp, Rext e Bem. De Divergncia) so destitudos de efeito translativo porque a matria a ser objeto de apreciao pelos Tribunais Superiores fica restrita quilo que tenha sido prequestionado, discutido anteriormente. EFEITO EXPANSIVO Por fora do efeito devolutivo o rgo ad quem deve apreciar o recurso nos limites de extenso em que ele foi interposto. H casos, porm, em que o julgamento vai alm. O objeto da deciso ultrapassa os limites da matria impugnada em decorrncia do efeito expansivo, que tanto pode ser objetivo quanto subjetivo. H o subjetivo quando, embora o recurso tenha sido interposto por apenas um dos litisconsortes, o outro acaba se beneficiando (unitrio, onde a sentena h de ser igual para todos). J o objetivo quando se recorre apenas de uma parte da deciso mas o julgamento se estende para a outra parte com ela vinculada. Tal situao ocorre quando h pedidos atrelados (p. ex. na ao de resciso de

contrato c/c reintegrao de posse). A restituio do bem est condicionada resciso. Logo, julgados procedentes ambos os pedidos e o ru recorre apenas da resciso, se o recurso for provido afetar tambm o possessrio. EFEITO REGRESSIVO Faculdade que alguns recursos possuem de atribuir ao rgo a quo que reconsidere a deciso atacada. Por excelncia, o recurso dotado desse efeito o agravo, em todas as suas modalidades. A Apelao em regra no possibilita tal ato. No entanto, h 2 casos em que poder faz-lo: a) sentena de indeferimento da inicial (art. 296, CPC), quando o juiz ter 48 horas para voltar atrs, que ocorre quando o juiz resolve o processo, sem nem mesmo ouvir o ru,em regra sem exame de mrito ; b) A hiptese do art. 285-A, em que o juiz julga de plano improcedente o pedido, por j t-lo feito da mesma maneira em outros casos idnticos. Aqui, havendo Apelao, o juiz poder reconsiderar o decidido, no prazo de 05 dias. Efeito Substitutivo Estabelece o artigo 512 do CPC que o julgamento proferido pelo Tribunal substituir a sentena ou a deciso recorrida no que tiver sido objeto do recurso. De pronto percebe-se que para haver o efeito substitutivo faz-se necessrio que o recurso seja conhecido, vez que se no o for no possvel a substituio. Assim, conhecido o recurso, passando-se ao mrito, haver efeito substitutivo quando: a) em qualquer hiptese, error in judicando ou in procedendo for negado provimento ao recurso; b) em caso de error in judicando for dado provimento ao

recurso. Pela exposio v-se claramente que para ensejar efeito

substitutivo tem-se que ultrapassar o juzo de admissibilidade, ser negado provimento ao recurso recurso, seja por error in judicando. A razo simples. Em sendo dado provimento ao recurso que ataque o error in procedendo do juiz, este anular aquele e, por bvio, no haver substituio. Assim no haver substituio porque no haver mais nem a deciso do rgo a quo (que foi cassada) nem do rgo ad quem, que apenas se limitou a cassar a deciso, determinando que nova seja procedida. DA APELAO ou em sendo dado provimento ao

I - Previso Legal Art. 496, I e 513-521 do CPC. II - Conceito A palavra Apelao tem origem no latim (appelattio, appellationem), significando um refgio de alguma coisa; ato de recorrer ou socorrer-se. A Apelao o Recurso Ordinrio por excelncia e o de maior amplitude, vez que por ele que se promove o reexame da deciso de primeira instncia. Assim, da essncia do Recurso de Apelao devolver o conhecimento da causa do juzo inferior ao juzo superior. A Apelao cabvel contra sentena, independente da modalidade definitiva (com resoluo de mrito) ou terminativa (sem resoluo de mrito), j que o artigo 523 faz referncia expressa aos artigos 267 e 269 do CPC. Desse modo, inegvel sua relao com o princpio do duplo grau de jurisdio, vez que a Apelao deve ser interposta perante o Juzo a quo (rgo que proferiu a sentena) tendo como destinatrio o juzo ad quem, fazendo com que o processo seja apreciado por dois rgos de jurisdio, onde se realiza uma atividade cognitiva ampla, em que toda a matria de fato e de direito recebe a possibilidade de ser revista, sem qualquer restrio.

O Juzo a quo quem realiza o primeiro controle de admissibilidade do recurso, que pode ser positivo ou negativo. Sendo positivo o juzo de admissibilidade realizado no rgo a quo, a apelao recebida. Se negativo, denega-se a apelao. Recebendo a apelao, o juiz deve declarar os efeitos em que ele a recebe, no havendo discricionariedade em relao a esses efeitos. Mesmo que o juzo seja positivo, o apelado, em contra-razes, pode alegar a falta de alguns dos pressupostos de admissibilidade, podendo o juiz voltar atrs, convolando o juzo positivo em negativo. O juzo negativo ocorre quando o juiz no admite o processamento da apelao. D-se por meio de uma deciso interlocutria. Caber agravo de instrumento, pois se fosse retido no haveria como fazer subir a apelao para conhecer do agravo retido. O juzo positivo do rgo a quo irrecorrvel, pois o rgo ad quem no est vinculado admissibilidade de 1. grau, que ser objeto de preliminar no Tribunal. O juiz deve prover os efeitos. A parte da deciso que regula os efeitos recorrvel por meio de agravo de instrumento. importante registrar que na sistemtica do direito positivo, nem toda sentena desafia o Recurso de Apelao. o caso, v.g., da Lei de Execuo Fiscal que no admite Apelao quando o valor da causa for inferior a 50 ORTN (art. 34, caput), cabendo Embargos Infringentes. De igual modo ocorre com a Lei dos Juizados Especiais Cveis e Criminais (Lei 9.099), que estipula o cabimento de recurso contra a sentena do juiz para o prprio Juizado, agora com composio diversa (3 juzes de primeiro grau), sem, todavia, falar em Apelao para o segundo grau de jurisdio (art. 41). A Apelao, na viso de Nelson Nery Jr., o meio processual que a lei coloca disposio das partes, do Ministrio Pblico e de um terceiro, a viabilizar, dentro da mesma relao jurdica processual, a anulao e a reforma da deciso judicial impugnada. Pela interposio do recurso de Apelao almeja-se apenas a anulao ou a reforma da deciso judicial impugnada, vez que a realizao da integrao e do aclaramento desempenhada pelos Embargos de Declarao. importante observarmos que o artigo 513 do CPC estabelece que da sentena caber Apelao. Assim, no cabe Apelao contra Acrdo (art. 163), pois o pronunciamento jurisdicional proferido pelo

Tribunal, de forma colegiada, seja proveniente de competncia derivada ou originria. Assim, mister se faz observarmos que a sentena , na forma estabelecida pelo art. 162, 1 do CPC, o ato do juiz que implica em alguma das situaes previstas nos artigos 267 e 269 do CPC. Inobstante a sentena efetivamente apresentar-se como ato do juiz, a mesma no extingue o processo, vez que apenas pe termo ao procedimento de primeiro grau, pois se a manifestao final do magistrado pusesse termo ao processo, a sentena seria irrecorrvel, o que levaria precluso total das vias recursais com o surgimento da coisa julgada formal.

III - Requisitos A Apelao dirigida ao juzo em que foi proferida a sentena, devendo conter os requisitos estabelecidos no art. 514 do CPC, itens I, II e III. Em regra o Apelante apresenta uma petio de interposio, dirigida ao juiz da causa, acompanhada das razes do recurso, destinadas ao Tribunal. A admissibilidade da Apelao est condicionada ao preenchimento dos mesmos requisitos dos recursos em geral, havendo apenas um especfico: o de que ela no seja interposta contra sentena que esteja em conformidade com Smula do STJ ou do STF, conforme disposto no artigo 518, 1, CPC. Assim, alm dos requisitos de admissibilidade cabimento, legitimao para recorrer, interesse em recorrer, tempestividade, preparo, regularidade formal e inexistncia de fato impeditivo ou extintivo do poder de recorrer, que devem estar presentes no recebimento do recurso de apelao, o 1 acrescentou a denominada smula impeditiva de recursos. H quem sustente ser inconstitucional. Desse modo o Juiz dever ler o recurso antes de receb-lo para verificar se a questo jurdica impugnada no foi sumulada, vez que, caso tenha sido e o recurso tenha por objeto contrariar a smula, o juiz no receber. Ademais, mesmo que o faa, poder, aps o oferecimento da resposta, reconsiderar a deciso anterior no prazo de 05 (cinco) dias, conforme dispe o 2.

Tal condicionamento tem por finalidade dar maior efetividade s decises de primeiro grau e impedir os recursos meramente protelatrios. Tal dispositivo legal foi acrescentado pela Lei 11.276/2006. Tal alterao autoriza o Magistrado a no receber o recurso de Apelao quando a sentena estiver em conformidade com Smula do Superior Tribunal de Justia ou do Supremo Tribunal Federal. A negativa no recebimento do recurso pode ser combatido por agravo de instrumento: a) deciso que pode causar leso grave e de difcil reparao; b) trata-se de deciso interlocutria.

IV - Apelao contra sentena definitiva A expresso sentena definitiva significa deciso que extingue o processo de primeiro grau com resoluo de mrito. Como se sabe, a Apelao tem por objetivo tanto a anulao quanto a reforma do julgado. Para tanto, esta pode tanto denunciar vcios de atividade (errores in procedendo) como vcios de juzo (errores in judicando). In procedendo, busca-se anular, por exemplo, o cerceamento de defesa, quando os autos retornam origem para que se refaa o que tiver sido desfeito. Aqui tem-se a funo rescindente. In judicando, tem-se a funo substitutiva (art. 512, CPC). O julgamento do Tribunal substituir a sentena recorrido no que tiver sido objeto do recurso. Assim, os fundamentos da Apelao contra sentenas definitivas tm agrupamento em duas classes, quais sejam:
a) Alegaes concernentes invalidade da sentena. Aqui se trata

tanto de alegaes sobre vcios que na sentena se apontam (defeitos de sua estrutura formal, julgamento ultra petita ou extra petita) quanto vcios que se apontam no processo e que so suscetveis de afetar a deciso (impedimento do juiz, incompetncia absoluta, no participao de litisconsorte necessrio, no intimao do rgo ministerial em interveno obrigatria).
b) Alegaes referentes injustia da sentena. Aqui se refere a erro

cometido pelo juiz na soluo de questes de fato (passou despercebido documento; interpretou mal depoimento) ou na soluo de questes de

direito (entendeu aplicvel norma impertinente matria; considerou vigente lei que j no vigorava). Algumas observao ho de ser feitas: I O Tribunal somente passar ao exame das alegaes relativas ao errores in judicando se (e depois que) houver rejeitado as alegaes concernentes a errores in procedendo. Vlido lembrar neste aspecto que se houver nulidade declarvel de ofcio, toca ao rgo ad quem pronuncila, ainda que o apelante no tenha invocado o vcio. II Quando o Tribunal se manifesta sobre as razes do Apelante, sejam quais forem, est julgando o recurso no mrito, para dar-lhe ou negar-lhe provimento, conforme o caso. Ademais, o mrito do recurso no se confunde e nem sempre coincide com o mrito da causa, ainda que se trate de apelao contra sentena definitiva. Se o tribunal decidir que no existia o errores in procedendo invocado pelo apelante para impugnar a sentena, conheceu do recurso para negar provimento. O Tribunal no conheceria da apelao se ela fosse inadmissvel, v.g., intempestiva; neste caso, nem sequer poderia examinar a argio de errores in procedendo na sentena apelada ou pronunciar nulidade de ofcio.

V - Apelao contra sentena terminativa A expresso sentena terminativa significa deciso que extingue o processo de primeiro grau sem resoluo de mrito. Conforme o artigo 513 do CPC, que faz remisso ao art. 267, CPC, cabe Apelao contra as sentenas que extinguem o procedimento de primeiro grau sem resoluo de mrito, inclusive contra a que indefere de plano a petio inicial (CPC, art. 296).

VI - Apelao de Sentena de Indeferimento da Inicial H casos em que o juiz extingue o processo antes de determinar a citao do ru. Isso ocorre se a petio inicial tem um vcio de forma ou contedo que no pode ser ou no foi corrigido pela parte na oportunidade dada pelo juiz.

Assim, aps o indeferimento da inicial, o juiz ps fim ao processo, por sentena, impugnvel por Apelao.Tal procedimento no possui peculiaridades, exceto a de que ao juiz dada a oportunidade de, em 48 horas, reformar sua deciso (art. 296, CPC), o que no ocorre quando a sentena proferida depois que o ru j estava citado. Essa retratao exceo o princpio de que o juiz, ao proferir sentena, cumpre e acaba o ofcio jurisdicional, no mais podendo alter-la (art. 463, CPC). Se no houver reforma da deciso, o juiz encaminhar os autos ao Tribunal competente (296, par. nico). Ele no determinar a citao do ru para apresentar contrarazes, ensejando que o recurso ser processado e julgado sem a participao do ru. No entanto, no h infrao ao princpio do contraditrio porque o processo ainda est em fase inicial, na qual nem sequer foi deferida a citao. A relao processual no se triangularizou, participando apenas o autor e o juiz. Assim, apenas se ao recurso for dado provimento que o ru ser citado e ter oportunidade de alegar todas as defesas que tiver. Quando o juiz indefere de plano a inicial, em regra extingue o processo sem resoluo de mrito. No entanto em dois casos extingue com resoluo de mrito: quando, de plano, verifica ter havido decadncia do direito ou prescrio.

VII - Apelao de Sentena de Improcedncia de plano a possibilidade do juiz, desde que preenchidos certos requisitos, julgar improcedente o pedido, proferindo sentena de mrito, antes mesmo de citar o ru. NO INDEFERIMENTO. H recebimento da inicial e prolao imediata de sentena, onde caber Apelao. A situao prevista no artigo 285-A o juiz no indeferir a inicial. Ele receber a inicial, verificar os requisitos e proferir uma sentena de mrito, em situao cujos casos idnticos j foi reconhecida a inexistncia do direito. Fundamentos: a) Tem que ser de total improcedncia, porque s pode haver a dispensa da oitiva do ru em casos em que o resultado for favorvel a ele;

b) Matria exclusivamente de direito; c) O mesmo juzo j tenha proferido sentena de improcedncia em casos idnticos.

VIII - Efeitos da Apelao Em regra, a apelao tem duplo efeito, devolutivo e suspensivo. Somente nas hipteses taxativamente previstas pela lei ter exclusivamente efeito devolutivo. As hipteses de recebimento da apelao somente com o efeito devolutivo esto previstas no art. 520 do Cdigo de Processo Civil, devidamente alterado pela Lei n. 10.352/01. Nos casos do art. 520, pode o apelante requerer o efeito suspensivo na forma do artigo558, par. n., do diploma processual civil, analogamente ao que ocorre no caso do agravo de instrumento. Parte expressiva da doutrina entende que a regra do artigo558, par. n., aplica-se tambm aos demais casos de apelao sem efeito suspensivo (hipteses fora do art. 520). H trs correntes quanto forma de se requerer o efeito suspensivo: a primeira diz que deve ser diretamente ao Tribunal, por meio de uma medida cautelar. Isso ocorre nas hipteses de recurso especial e recurso extraordinrio, que no tm efeito suspensivo. So previstas no regimento interno (artigo 800 do Cdigo de Processo Civil: interposto o recurso, a cautelar ser diretamente requerida perante o Tribunal). A segunda corrente diz que se requer ao prprio juiz da causa; e a terceira diz que por meio de mandado de segurana. Quanto ao efeito devolutivo, aplicam-se as regras do artigo515 do Cdigo de Processo Civil. A apelao tem tambm o efeito translativo, ou seja, ficam transferidas ao Tribunal pela apelao as questes anteriores sentena acerca das quais no tenha ocorrido a precluso (condies da ao e pressupostos processuais, ainda que no tenham sido objeto de deciso). Na apelao, por fora dos efeitos devolutivo e translativo, vedada a reformatio in pejus (reforma para pior). O Tribunal no pode agravar a situao de quem recorreu, favorecendo a situao de quem no recorreu. Pelo efeito devolutivo, no ficam transferidas ao Tribunal questes de fato no propostas em 1. grau, salvo caso de fora maior.

Quando a apelao for recebida s no efeito devolutivo, cabe ao vencedor promover a execuo provisria. Em relao ao efeito devolutivo, o art. 515,3 permitiu que o tribunal aprecie o mrito ainda que a primeira instncia no o tenha feito, desde que a causa verse sobre questes exclusivamente de direito ou, sendo de direito e de fato, no haja necessidade de produo de novas provas. Antes, se a primeira instncia no apreciava o mrito, o tribunal no o poderia fazer, ainda que todos os elementos j estivessem nos autos, havendo o entendimento que o contrrio seria infrao ao duplo grau. Hoje entende-se diferente, at porque no h exigncia expressa de que o duplo grau seja respeitado sempre. Com a Apelao de sentena que no conheceu o mrito, o Tribunal pode: a) Manter a sentena extintiva;

b) Verificar que no caso de extino, anular a sentena e determinar a baixa para produo de provas; c) Verificar que o caso de julgar o mrito. A Questo importante: Se o Apelante pediu apenas a anulao da sentena pode o Tribunal apreciar o mrito? Em regra no porque a Apelao devolve ao Tribunal a apreciao do processo nos limites da matria impugnada. No entanto, Cndido Rangel Dinamarco menciona que em princpio no possvel. No entanto, deve verificar caso a caso e, sentindo o Tribunal que no h prova alguma a ser produzida, estar autorizado a realizar o julgamento.

VIII - Possibilidade de Inovar na Apelao No julgamento da Apelao no se pode apreciar questo nova, que no havia sido suscitada no curso do processo de conhecimento.

De acordo com o art. 515, 1, sero objeto da apreciao todas as questes suscitadas e discutidas no processo, ainda que a sentena no as tenha julgado por inteiro. A exceo est no art. 462, CPC, que estabelece que aps a propositura da ao houver fato constitutivo, impeditivo ou modificativo que influir no julgamento, cabe ao juiz tomar em considerao, de ofcio ou a requerimento da parte. Tal dispositivo diz respeito tanto ao juiz de primeiro grau quanto no tribunal, estendendo-se ao fato superveniente sentena. IX - Processamento da Apelao Como j mencionado, interposta em primeiro grau, quando o juiz faz a anlise da admissibilidade e declara os efeitos, determinando a intimao do recorrido para contra-razes. Depois das contra-razes haver a remessa dos autos ao Tribunal, onde ser distribudo a um relator que estudar os autos e os restituir Secretaria (art. 549), sendo de sua competncia elaborar um relatrio sucinto sobre o recurso. Em seguida encaminha-se os autos ao revisor, a quem cabe opor seu visto no processo e solicitar dia para julgamento, da qual participaro 3 desembargadores, podendo qualquer deles pedir vista se no se sentir habilitado para desde logo proferir julgamento. O relator pode desde logo negar seguimento a recurso quando manifestamente inadmissvel, improcedente, prejudicado ou em confronto com Smula do Tribunal, bem como pode desde logo dar provimento se verificar que a deciso recorrida est em manifesto confronto com smula do STF ou tribunal superior, cabendo desta deciso agravo regimental. Questo complexa a obteno da maioria dos votos. A ajuza ao contra B postulando R$ 100,00, tendo o juiz condenado a R$ 80,00.Ambas as partes Apelam. No Tribunal um vota para aumentar para R$ 100,00, outro para permanecer em R$ 80,00 e o ltimo para baixar para R$ 0,0. Questo desta natureza foi prevista no Regimento Interno do TJESP que determinou tratando-se de determinao de valor, o resultado do julgamento ser expresso pelo coeficiente da diviso dos diversos valores ou quantidades.

a) Extenso A extenso tratada no caput do art. 515, informando que a Apelao devolver ao Tribunal o conhecimento da matria impugnada. Ao proferir sentena o juiz decide se acolhe ou no a pretenso formulada na inicial, em parte ou integralmente. Assim, o recorrente deve indicar a parte do dispositivo contra a qual se insurge. Ex: Formulados dois pedidos na inicial, ambos rejeitados pela sentena, se o autor recorrer apenas de um, somente ele, e no o outro, poder ser apreciado pelo tribunal. A extenso da devolutividade limitada por aquilo que postulado no recurso. Assim, se recorre apenas de uma parte, somente ela ser reexaminada. Vigora a seguinte regra: a devoluo se d na medida da impugnao. Tanto se devolve quanto se impugna. Essa regra um desdobramento do Princpio Dispositivo. Aplicam-se as regras dos arts. 2., 128 e 460 do CPC. b) Profundidade Refere-se aos fundamentos e s questes que se relacionam ao dispositivo. A devoluo em profundidade depende da devoluo em extenso. Aqui se leva em conta no mais a possibilidade do tribunal reexaminar os pedidos formulados mas os fundamentos em que eles se embasam. Por exemplo, o artigo 515 do Cdigo de Processo Civil dispe que o recurso devolve ao Tribunal a matria impugnada (devoluo em extenso). Os pargrafos desse artigo dizem respeito devoluo em profundidade.

Em profundidade ficam devolvidas todas as questes suscitadas e debatidas em 1. grau, ainda que no julgadas em 1. grau. Ficam devolvidos os fundamentos da demanda e da defesa, ainda que no julgados em 1. grau. Se a demanda ou a resposta (defesa) tiverem mais de um fundamento, esses fundamentos tambm ficam devolvidos (art. 515, 2., do CPC). As questes de fato no propostas em 1. grau no podem ser propostas originariamente em grau recursal, salvo por motivo de fora maior. A Se vai a juzo formulando 2 pedidos, ambos tm que ser apreciados sob pena de omisso; B Se vai a juzo formulando s um pedido, mas com 2 fundamentos, a sentena nem sempre precisa apreciar ambos, porque possvel que s um seja suficiente para acolher o pedido. B ex. (Pede anulao do contrato por coao e participao de menor sem representao. Qualquer deles bastante para o acolhimento do pedido. Se um j tiver provado, o Juiz pode sentenciar sem a produo de provas em relao ao outro. P. ex, anulao do contrato por ausncia de assistncia. Nesse caso, se houver recurso do ru, versar somente sobre o fundamento acolhido na sentena. Assim, afastada a incapacidade relativa, preciso que o tribunal avalie a coao, que no foi apreciada em primeiro grau. Em ocorrendo que a questo no apreciada demande prova, que no foi realizada anteriormente, o tribunal determinar a anulao da sentena e baixar os autos para que sejam produzidas. Mas, se a nulidade for sanvel, o tribunal poder valer-se do art. 515, 4, e determinar a produo de prova para prosseguir na Apelao. Assim, com a possibilidade da prova ser determinada diretamente, no se justifica a anulao da sentena e a baixa dos

autos, bastando que o tribunal determine a diligncia e prossiga no julgamento. Observaes.: a prescrio um caso particular, porque, se o Tribunal afasta a prescrio e h outras questes, surgem duas correntes: a primeira corrente diz que se anula a deciso e o Tribunal no prossegue no exame das demais questes, devolvendo-se ao 1. grau para a sua apreciao. A segunda corrente diz que se prossegue na apreciao das demais questes devolvidas pelo artigo 515 do Cdigo de Processo Civil. As inovaes relativas ao artigo 515, 3 e o princpio devolutivo, considerado em sua profundidade A lei inova a dogmtica do processo civil brasileiro, ao relativizar a regra do duplo grau de jurisdio, que, para parte da doutrina, princpio adotado implicitamente pela constituio inclusive, e o faz com o objetivo de dinamizar a atuao do Estado-juiz em sua funo tpica, a jurisdicional, conforme o texto do artigo, devidamente modificado. Com efeito, preenchidos os requisitos do novo 3.: causa que verse sobre questo exclusiva de direito; processo em condies de imediato julgamento e recurso voluntrio contra sentena terminativa (art. 267), o tribunal no se limitar a anular a deciso e remeter os autos 1. instncia, mas poder julgar a lide, determinando o acertamento, ou seja, a aplicao do direito ao caso concreto exposto ao Judicirio pelas partes. Cumpre observar que, de acordo com a lio da doutrina, deve-se entender como feito em condies de imediato julgamento, aquele em que o contraditrio encontra-se concludo, excluindo-se de plano hipteses como o julgamento de mrito em apelao interposta contra indeferimento liminar de inicial, por exemplo. A hiptese em questo deveras inovadora, uma vez que os tribunais, diante de reforma de deciso monocrtica extintiva sem julgamento de mrito, remetiam automaticamente os autos para nova

deciso em 1. grau de jurisdio, por entenderem que deciso colegiada implicaria quebra do princpio do duplo grau de jurisdio. Os tribunais entendiam, de forma majoritria, que no poderiam tratar de qualquer tema que no tiver sido objeto de deciso monocrtica. Por ser o princpio do duplo grau um princpio relativo, a disposio legal est em consonncia com a modernidade do sistema processual. DO AGRAVO Conceito Agravo o recurso adequado contra decises interlocutrias. A redao primitiva enumerava entre os recursos previstos em nosso ordenamento jurdico o Agravo de Instrumento, confundindo o recurso com uma de suas formas de interposio. Tal situao foi corrigida pela Lei 8.950/94 que corrigiu a expresso originria pelo termo agravo. Tem sua utilizao contra decises interlocutrias com contedo decisrio mas que no implica nas situaes do art. 267 e 269 -, tanto de primeira quanto de segunda instncia. Modalidades Em princpio, o agravo, no Cdigo de Processo Civil, est sujeito a dois regimes: retido e instrumento. No entanto, h outra modalidade de agravo que no tem denominao prpria, frequentemente denominada Agravo Regimental, vez que previsto no regimento interno dos Tribunais, ou Agravinho. Cabimento De acordo com o art. 522 do CPC cabe contra decises interlocutrias. Daquelas que resolvem questes incidentes no curso do processo cabe Agravo Retido, ao passo que daquelas cuja deciso for suscetvel de

causar parte leso grave e de difcil reparao, cabe Agravo de Instrumento, cuja interposio excepcional. Cabe ainda nos casos de inadmisso da Apelao e nos relativos aos efeitos em que tal recurso recebido. Em sntese, o cabimento contra deciso interlocutria, que so aquelas com contedo decisrio e que no implica nas situaes previstas nos artigos 267 e 269, CPC, de primeiro ou segundo grau. Deciso denegatria de Recurso Especial ou Extraordinrio. Requisitos No h peculiaridades nos requisitos de admissibilidade. Verificadas as hipteses, necessrio que tenha o Agravante legitimidade, interesse, interponha no prazo previsto em lei e acompanhado de preparo. Sobre o prazo, tanto o agravo retido quanto o de instrumento de 10 (dez) dias. No entanto, quando a deciso for proferida em audincia, o agravo ter que ser retido e interposto oral e imediatamente, devendo constar no Termo. O agravo retido no tem preparo mas o de instrumento tem. Ademais, o agravo deve vir acompanhado das razes, sob pena de precluso consumativa e, mesmo que o agravo retido seja apresentado em audincia oralmente, o agravante deve apresentar as razes, para que constem do termo de audincia. Agravo Retido O prazo para sua interposio de 10 dias. processado nos prprios autos e independe de preparo ou formao de instrumento. Permite a retratao, ou seja, a reforma da deciso proferida pelo juiz.

A sua interposio gera a necessidade de oitiva, manifestao do agravado. Esse prazo de resposta do agravado, de acordo com a doutrina e o texto legal aps a reforma de 2001, de 10 (dez) dias. A apresentao do agravo geralmente feita em petio escrita. No entanto, quando a deciso proferida em audincia, deve ser interposto oral e imediatamente, no mais havendo possibilidade que se faa por escrito. o nico recurso que no h prazo para interposio. A forma oral obrigatria e as contra-razes tambm devem ser apresentados oralmente. Interposto oralmente, deve vir acompanhado das razes e do pedido de reforma. O agravo retido tem o seu conhecimento condicionado expressa reiterao em razes de apelao ou contra-razes de apelao. Nas contrarazes, normalmente, condicional. H discusso sobre a possibilidade do juiz a quo indeferir de plano o seguimento do agravo retido. H quem sustente que no pode porque o julgamento feito pelo rgo ad quem. No entanto, Nelson Nery informa que no atual sistema o agravo controlado pelo juzo a quo, em deciso preliminar e provisria sobre a admissibilidade dessa forma de interposio de recurso de agravo, impondo ao juiz seu exame ex officio. Por ser deciso interlocutria, o indeferimento do retido impugnvel por meio de agravo, retido ou de instrumento. Registre-se tambm que a apreciao do agravo retido exige condio que no comum ao agravo de instrumento: a de que a parte requeira, expressamente, nas razes ou na resposta da Apelao, a apreciao pelo Tribunal.

Sem reiterao, reputa-se ter havido a desistncia tcita do recurso, sendo como nica exceo a interposio aps a apelao, vez que inviabiliza a reiterao. Por fim, quanto apreciao, tal recurso deve ser analisado antes da Apelao e, se acolhido, pode prejudic-la e obrigar o retorno a uma fase anterior do processo.

Agravo de Instrumento interposto diretamente perante o Tribunal. O Agravo de Instrumento, quando da entrada em vigor do CPC era apresentado ao rgo a quo. No entanto, passou a ser interposto diretamente no Tribunal para assegurar uma maior celeridade no julgamento. Os requisitos e documentos necessrios interposio so: a) razes do pedido e da reforma; b) indicao do nome e endereo dos advogados (o objeto a intimao); c) o agravante desde logo deve instruir o recurso com as peas necessrias suscitadas no artigo 525, CPC. H peas que so obrigatrias e peas que so facultativas. As peas obrigatrias so a cpia da deciso agravada, a certido de intimao, a procurao de ambas as partes. As peas facultativas so peas essenciais compreenso da controvrsia Entende-se que a falta de peas obrigatrias ou facultativas acarreta o no conhecimento do agravo, sem a possibilidade de suprimento mediante converso do julgamento em diligncia. Procedimento

O procedimento teve alterao operadas pela reforma da Lei 10.352, de dezembro de 2001 e Lei 11187/2005. Para maiores esclarecimentos, faz-se necessria a reproduo do novo texto do artigo 527 do Cdigo de Processo Civil, in verbis: Art. 527. Recebido o agravo de instrumento no tribunal, e distribudo incontinenti, o relator: I - negar-lhe- seguimento, liminarmente, nos casos do art. 557; II converter o agravo de instrumento em agravo retido, salvo quando se tratar de deciso suscetvel de causar parte leso grave e de difcil reparao, bem como nos casos de inadmisso da apelao e nos relativos aos efeitos em que a apelao recebida, mandando remeter os autos ao juiz da causa; III poder atribuir efeito suspensivo ao recurso (art.558), ou deferir, em antecipao de tutela, total ou parcialmente, a pretenso recursal, comunicando ao juiz sua deciso; IV poder requisitar informaes ao juiz da causa, que as prestar no prazo de 10 (dez) dias; V mandar intimar o agravado, na mesma oportunidade, por ofcio dirigido ao seu advogado, sob registro e com aviso de recebimento, para que responda no prazo de 10 (dez) dias, ... VI ultimadas as providncias referidas nos incisos I a V, mandar ouvir o Ministrio Pblico, se for o caso, para que se pronuncie no prazo de 10 (dez) dias. O artigo 527 prev a distribuio , incontinenti, imediata do agravo de instrumento, de forma a possibilitar a anlise de eventuais pedidos de efeito suspensivo e, como conseqncia, concluso ao relator, este poder:

a) Desde logo, indeferir liminarmente o agravo, negando-lhe seguimento, nas hipteses do artigo 557. Tais hipteses ocorrem quando: o recurso for inadmissvel; no vier instrudo com as peas necessrias; for ele improcedente; o recurso estiver prejudicado; o recurso contrariar Smula do Tribunal. Se o agravo de instrumento for indeferido liminarmente pelo relator, cabe recurso de agravo, no prazo de 5 dias, nos prprios autos. o chamado agravo regimental, que dirigido ao rgo colegiado competente para julgar o agravo de instrumento. b) Converter o agravo de instrumento em retido. Com efeito, pode o relator, a seu juzo, converter o agravo de instrumento em retido, a ser examinado quando da interposio de futura e eventual apelao, caso no haja urgncia ou perigo de leses qualificadas para a parte e, como conseqncia, remeter o recurso a apensamento no feito de primeira instncia. O art.527, pargrafo nico, includo pela Lei 11.187/05, determina que contra a deciso do relator que determina a converso no cabe recurso. Se o relator no reconsiderar, a parte deve aguardar o julgamento do agravo. c) Atribuir Efeito Suspensivo ao agravo de instrumento, ou conceder tutela antecipada da pretenso do agravo. Cabe ao relator, atribuir efeito suspensivo ao agravo, nos termos do artigo 558, ou ainda conceder tutela antecipada total ou parcial da pretenso do agravo, ocasio em que dever comunicar ao juiz da causa sua deciso, para que se possibilite cumprimento. Serve para retirar a eficcia da deciso atacada, desde que estejam presentes os requisitos do art. 558, CPC. Contra o deferimento ou indeferimento de efeito suspensivo, no h previso de recurso cabvel no Cdigo de Processo Civil. Majoritariamente, entende-se que a concesso do efeito suspensivo (art. 558) e da tutela

antecipada dependem de pedido da parte, sendo que o juiz no pode conceder de ofcio. Discute-se se o relator pode dar o efeito ativo. d) Solicitar informaes ao juiz da causa, no prazo de 10 dias O relator pode requisitar informaes da autoridade que proferiu a sentena (Juzo a quo). mandados de segurana. Caso esta faculdade seja exercida, impor ao magistrado a procedimento semelhante ao previsto nos

obrigatoriedade de fornecimento das informaes em 10 (dez) dias; e) Intimar o agravado para exercer o contraditrio A intimao do agravado, para exercer o contraditrio referente ao recurso em questo, por meio de contra-minuta, determinada pelo relator e ser realizada, via de regra, pelo dirio oficial. Todavia, nas comarcas em que no for divulgado o expediente forense pelo dirio oficial, o agravado ser intimado por meio de correio, com aviso de recebimento, dirigido ao seu advogado. Nos casos em que seja necessria a intimao do Ministrio Pblico, esta se dar com prazo de 10 (dez) dias para que o Parquet se pronuncie, todavia, havendo regular intimao, no ocasionar nulidade do feito a ausncia de parecer do Ministrio Pblico. Interposto o agravo, o agravante tem o prazo de 3 dias para fazer juntar aos autos principais a cpia do agravo que interps e a relao dos documentos que instruram esse agravo. Se no fizer isso, entende-se que, mediante requerimento e prova do agravado, o recurso no deve ser conhecido (de acordo com as disposies da Lei n. 10.352/01). Assim, o no arquivamento, no juzo a quo, de cpia do instrumento interposto pode acarretar a inadmissibilidade do recurso, desde que argido e provado pelo agravado, conforme se v do excerto a seguir:

Art. 526....................................................................... Pargrafo nico. O no cumprimento do disposto neste artigo, desde que argido e provado pelo agravado, importa inadmissibilidade do agravo.(NR) Alterao processada pela Lei n. 10.352/01. A lei incluiu um pargrafo nico, que possibilita ao agravado requerer e provar a falta da tomada da providncia prevista no caput, com a finalidade de causar a inadmissibilidade do agravo. Tal medida objetiva proteger no s o contraditrio e a regularidade do andamento processual, mas tambm possibilitar ao juiz substrato para que fornea corretas informaes ao tribunal, quando da solicitao. Se o juiz reformar a sua deciso, dispe a lei, o agravo ficar prejudicado. O agravado no pode assumir a posio de agravante, como era feito no sistema do Cdigo anterior. Assim, nus do agravado interpor novo recurso de agravo contra a deciso do juiz, visando restituio ao status quo ante . Agravo de Instrumento contra deciso denegatria de seguimento de recurso especial ou extraordinrio O recurso especial e extraordinrio so interpostos no tribunal de origem, dirigidos ao Presidente ou Vice-Presidente, conforme disposio do regimento interno. Compete-lhes examinar os requisitos de admissibilidade depois que a parte contrria tiver apresentado sua resposta, sendo que da deciso que os admitir no cabe recurso, vez que os autos sero remetidos ao STJ ou STF para novo juzo de admissibilidade e exame de mrito. No entanto, sendo denegatria a deciso do rgo a quo, cabe agravo de instrumento, no prazo de 10 (dez) dias, para o STF e STJ, na forma do art. 544 do CPC. Esse agravo possui algumas peculiaridades:

a)

No interposto perante o rgo ad quem, mas o a quo, dirigido

presidncia do tribunal de origem. A finalidade o deslocamento at Braslia apenas para interpor o recurso; b) Deve ser instrudo com peas obrigatrias mais numerosas que o

agravo comum (544, 1), sendo tais peas de obrigao do agravante; c) Ainda no juzo de origem o agravado intimado para apresentar

resposta; Compete ao relator verificar se o acrdo recorrido est em confronto com smula ou jurisprudncia dominante do tribunal superior, podendo o relator no admitir o agravo e, contra sua deciso, caber agravo interno. Do Agravo Interno Compete ao relator verificar se o acrdo recorrido est em confronto com smula ou jurisprudncia dominante do tribunal superior, podendo o relator no admitir o agravo e, contra sua deciso, caber agravo interno.

DO RECURSO ORDINRIO Previso legal O recurso Ordinrio tem previso legal nos artigos 102, II e 105, II da Constituio Federal. Ademais, a Lei 8.950/94 disciplinou seu regime na legislao processual civil, disciplinando nos artigos 496, V, 539 e 540. Generalidades Tal Recurso tambm chamado de Recurso Ordinrio

Constitucional porque tem previso constitucional que determina seus

pressupostos especficos e os destinatrios do R.O. so os Tribunais Superiores, STJ e STF. Tal recurso cabvel apenas contra acrdo proferido por Tribunal em nica instncia, nos feitos onde h competncia originria. Deste modo, em conformidade com sua previso legal, os Tribunais funcionam como cortes de 2 grau de jurisdio desse modo: T.J. ou T.R.F STJ

Tribunais Superiores STF Em sntese, serve o Recurso Ordinrio como uma Apelao endereada aos Tribunais superiores, onde ali possvel discutir tanto questes de fato quanto de direito.

R.O. S.T.F.

O Recurso Ordinrio para o STF tem previso no art. 102, II da C.F. e no artigo 539,I do CPC. Segundo tais dispositivos, cabe R.O. para o STF: Mandado de Segurana, Mandado de Injuno e Habeas Data decididos em nica instncia pelos Tribunais Superiores quando denegatria a deciso. V-se desde logo que o primeiro requisito que tais aes sejam decidias em nica instncia pelos Tribunais Superiores, quais sejam: STJ, TST, TRE E STM. De pronto verifica-se que no cabe R.O. para o STF de competncia originria dos TJs ou TRFs, mesmo que a matria seja exclusivamente constitucional, vez que TJ e TRF no so Tribunal Superior. Assim, em tais casos, o Recurso seria direcionado ao STJ. Assim, apresenta-se como erro grosseiro a interposio de Recurso Extraordinrio em vez de ordinrio contra acrdo que originariamente denega MS em Tribunal de Justia. O outro requisito que a deciso tem que possuir contedo negativo. Assim, cabe R.O. para o STF se a deciso dos Tribunais for negativa.

Questo interessante diz respeito ao crime poltico. O art. 102, II, b, estabelece que cabe ao STF julgar tais situaes em recurso ordinrio. De outro lado, o art. 109, IV, C.F. determina que aos juzes federais compete processar e julgar os crimes polticos, concluindo-se que o Recurso Ordinrio ser cabvel da sentena proferida pelo juiz federal no pelo TRF. Caso contrrio, o STF no desempenharia papel de segundo grau de jurisdio.

R.O. S.T.J.

O Recurso Ordinrio para o STJ tem previso no art. 105, II, b e c da C.F. e no artigo 539,II, a e b do CPC. Segundo tais dispositivos, cabe R.O. para o STJ: Mandado de Segurana decididos em nica instncia pelos TRF s e TJ s quando denegatria a deciso. V-se desde logo que o primeiro requisito que tais aes sejam decidias em nica instncia pelos Tribunais de Justia e TRFs ou quando forem parte Estado estrangeiro ou organismo internacional contra Municpio ou pessoa residente no Pas. De pronto verifica-se que no cabe R.O. para o STJ tem que ser de deciso denegatria. Logo, apresenta-se como erro grosseiro a interposio de Recurso Ordinrio em deciso concessiva de MS de deciso de Tribunal de Justia ou TRF, mesmo que a matria seja exclusivamente constitucional, porque o recurso cabvel o Recurso Especial. De igual modo no cabe R.O. para o STJ de: a) deciso singular em MS; b) deciso denegatria de MS proferido em JECC; c) deciso de relator que indefere liminarmente MS em processo de competncia originria de Tribunal. Quando forem partes Estado estrangeiro ou organismo internacional de um lado e Municpio ou pessoa residente no Pas de outro, matatis mutandis, aplica-se a regra do crime poltico. O art. 109, II, C.F. determina que aos juzes federais compete processar e julgar tais casos,

concluindo-se que o Recurso Ordinrio ser cabvel da sentena proferida pelo juiz federal no pelo TRF mas p o STJ.

EFEITOS

Retarda o trnsito em julgado; Prorroga a litispendncia; O efeito devolutivo e o translativo abrange questes de fato e de direito; O recurso no recebido no efeito suspensivo.

DOS EMBARGOS DE DECLARAO

Introduo Ainda h quem discuta quanto natureza jurdica dos embargos de declarao. No entanto, no sistema brasileiro tm natureza de recurso, como demonstra a leitura do art. 496 do CPC, sendo o critrio adotado para tanto o legal. O embargo de declarao um recurso que tem finalidade diferente dos demais. Os recursos servem para sujeitar a uma nova apreciao pelo Judicirio por parte do inconformado ao passo que os embargos servem no para modificar uma deciso mas para integr-la e sanar os vcios de obscuridade, contradio ou omisso. Assim, como sua funo esclarecer ou complementar, eles no so apreciados por um rgo diferente mas pelo rgo que a prolatou.

Cabimento Como estabelecem os artigos 162 e 163, os atos judiciais dividem-se em despacho, deciso interlocutria, sentena e acrdo. Diz o art. 535 que os embargos cabem quando houver na sentena ou acrdo contradio, obscuridade ou omisso. Importante registrar que eles podem ser interpostos tambm das decises interlocutrias, s no cabendo embargos, como nenhum outro recurso, dos despachos. Podem dirigir-se contra a fundamentao da deciso, quando ela for omissa ou no for clara. Cabe tambm para prequestionar a matria que no tenha sido ventilada na deciso (Smula 98 do STJ). Persistindo o Tribunal na omisso, cabem novos embargos ou, por fim, recurso especial, por infrao ao artigo 535 do CPC. Vlido registrar, por fim, que h certos vcios na sentena que independem de embargos, que so as inexatides materiais e os erros de clculo, nos termos do art. 463,I, do CPC. Admissibilidade Os embargos passam por um juzo de admissibilidade prvio, onde se verificar se foram ou no preenchidos os requisitos intrnsecos ou extrnsecos. O advogado por interpor em nome prprio, desde que para sanar questes relativas a seus honorrios. Devem ser opostos no prazo de 5 dias, a contar da intimao, sendo que sua interposio interrompe os demais prazos, exceo no Juizado Especial, onde tem eficcia suspensiva sobre os demais prazos. Assim, mesmo que no sejam admitidos, haver interrupo de prazo.

No est sujeito a preparo. Fundamentos dos Embargos Os fundamentos que ensejam a interposio dos embargos so: Contradio: de natureza formal lgica entre os elementos da deciso embargada. No contradio com provas dos autos ou com o direito aplicado. Obscuridade: um obstculo que impede a inteligncia, a compreenso da sentena. Omisso: manifestar Sentena uma omissa questo aquela que para deixou a de se da

sobre

relevante

soluo

controvrsia. Questo um ponto de fato ou de direito que se tornou controvertido. Registre-se que no h necessidade que o juiz se pronuncie sobre todas as questes ventiladas pelas partes mas apenas aquelas que tenham alguma relevncia para o julgamento. Assim, pode ser que tenha deixado de examinar algum ponto do pedido ou da defesa por ter admitido outro que, por si s, suficiente para seu acolhimento ou sua rejeio. Ex: Ru defende-se alegando prescrio e pagamento. O acolhimento da primeira defesa torna despicienda a segunda.

Processamento dos Embargos So opostos junto ao juzo que prolatou a deciso, cabendo a ele apreci-los. A discusso sobre se o juiz deve dar vista parte contrria para que se pronuncie a respeito dos embargos, o que em princpio no se d porque nada de novo trazem ao processo.

No

entanto,

ser

indispensvel

se

forem

apresentados

documentos novos ou tiverem a finalidade de modificar o julgado, isto , efeito infringente

Embargos de Declarao com Efeito Infringente Como se sabe, a finalidade sanar contradio, obscuridade ou omisso. Pode ocorrer que, quando se acolhe os embargos, o julgados acabe modificando a deciso e o resultado do julgamento, como no caso da apreciao de uma omisso e o exame de um fundamento acabe por modificar o julgamento anterior. Assim, ainda que utilizados nos limites legais, tm o potencial de modificar a deciso embargada. O art. 463, II, estabelece que aps publicar a sentena o juiz acaba a prestao jurisdicional, podendo alter-la por meio de embargos, o que mostra o reconhecimento de seu potencial modificativo. Alm disso, pode ser manejado quando houver erro material ou erro de fato verificveis de plano. Efeitos dos Embargos de Declarao Impedem que a deciso seja eficaz desde logo e que se d incio execuo provisria. Assim, h esse efeito que recai sobre a executividade do julgado e o interruptivo, sobre o prazo dos demais recursos, que se d com sua interposio. Ademais, so dotados de efeito devolutivo porque devolvem ao conhecimento do julgador aquilo que constitui seu objeto.

- EMBARGOS DE DIVERGNCIA EM RECURSO ESPECIAL OU RECURSO EXTRAORDINRIO-

Generalidades O origem do Recurso de embargos de divergncia deu-se como uma resistncia do STF em admitir, luz do cdigo anterior, que as decises das turmas comportassem recurso de revista. Com isso o legislador, para possibilitar a uniformizao da jurisprudncia interna do Tribunal, publicou a Lei 623/49, que introduziu o artigo 833 ao anterior CPC. Finalidade Desde j importante distinguir os embargos de

divergncia previsto no art. 566 do CPC com os demais, quais sejam, 530 embargos infringentes e 535 embargos de declarao. Os embargos de divergncia tm a finalidade de

uniformizar a jurisprudncia interna do STF ou do STJ, quando h discrepncia de posies entre as turmas ou entre uma turma e o colegiado. O objetivo principal harmonizar o entendimento do prprio STF e STF. Assim, em conseqncia, no se aprecia o acerto ou desacerto da deciso proferida em sede de Resp ou RE. Hiptese de cabimento

a)

Deciso recorrida proferida pela turma em RE ou REsp

Nos termos do art. 546, I e II, este recurso cabvel para impugnar acrdo proferido por turma que divergir de outra turma ou do plenrio ou da seo, no caso do STJ. S passvel de impugnao por embargos de divergncia quando proferido em RE ou REsp. No entanto, o aresto paradigma pode ter sido prolatado em qualquer recurso ou ao de competncia originrio do STJ ou STF.

b)

Competncia em razo da matria No servem para caracterizar divergncia jurisprudencial acrdos oriundos de rgos fracionrios que perderam a competncia para julgar a matria.

c)

Divergncia atual Se a dissenso se d com entendimento j superado, que

j no prevalece com a turma, seo, rgo especial ou plenrio, no se admitem os embargos. d) Similitude ftica e dissidncia jurdica A finalidade dos embargos uniformizar a jurisprudncia interna para casos que guardam identidade ftica se os fatos envolvidos so semelhantes mas ocorreu conflito de teses jurdicas. O recurso serve para restabelecer a harmonia na

interpretao do mesmo dispositivo legal ou constitucional. Em sntese, tem que haver identidade ftica e tese jurdica distinta. Ex. O recorrente quer a aplicao de juros compensatrios em demanda de desapropriao indireta com base

nas smulas 69 e 113, que tratam da desapropriao indireta. Logo no pode. Procedimento O procedimento o estabelecido no regimento interno. No STF 330-336. No STJ 266-267. A petio deve ser instruda com a prova da divergncia. A petio ser juntada aos autos em que foi proferido o acrdo embargado, independente de despacho. Distribudo, sero encaminhados ao relator para que aprecia a admissibilidade do recurso, podendo negar seguimento, julga-lo improcedente.Caso no admita, cabe agravo interno.Admitidos, vista ao embargado. Preparo devolutivo. As turmas no podem julgar, sendo competente os rgos superiores do STF e STJ ( RISTF, 336 e 146) (RISTJ 11 XIII), plenrio ou corte especial, STF e STJ. No h restrio na lei quanto s matrias podendo ser tanto de mrito quanto processual. se exige somente no STF. Tem efeito s

EMBARGOS INFRINGENTES

Cabimento A Lei 10.352 promoveu grandes alteraes no cabimento e processamento dos embargos infringentes, reduzindo-lhe a aplicao. No regime antigo cabia Embargos Infringentes sempre que houvesse julgamento no unnime proferido em Apelao ou Ao Rescisria, sendo irrelevante se o acrdo mantinha ou reformava a deciso anterior. O art. 530 do CPC estabelece que cabe Embargos Infringentes contra acrdo no unnime que houver reformado, em grau de apelao, a sentena de mrito, ou houver julgado procedente a ao rescisria. Assim, no basta que o acrdo seja no unnime, necessrio que tenha reformado sentena de mrito, no a meramente terminativa. So estes os requisitos: a) Acrdo no unnime proferido no julgamento de Apelao ou ao rescisria; b) Que esse acrdo tenha reformado a sentena ou julgado procedente rescisria; c) Que a sentena seja de mrito. Logo, no cabem embargos quando: a) Em acrdos proferidos em outros recursos; b) Acrdos rescisria; c) Proferidos terminativa; d) Acrdos que anulam a sentena; no julgamento da Apelao contra sentena que mantenham a sentena ou no acolham

e) Acrdo de no conhecimento do recurso. Quando cabvel indispensvel a interposio para que as partes, no momento oportuno, possa valer-se dos recursos especial e extraordinrio.

Processamento So opostos no prazo de 15 (quinze) dias a contar do momento em que as partes so intimadas do acrdo. O art. 498 estabelece que quando o acrdo for em parte unnime e parte no unnime, e forem interpostos embargos infringentes, o prazo para recurso especial e extraordinrio, relativamente ao julgamento unnime, ficar sobrestado at a intimao da deciso dos embargos.

Assim, no haver mais interposio simultnea como ocorria anteriormente. Agora a apresentao sucessiva e, enquanto couberem embargos infringentes, s eles devem ser interpostos, vez que os demais no comea a correr. Outra questo importante disposta no pargrafo nico ao estabelecer que quando no forem interpostos embargos infringentes, o prazo relativo parte unnime da deciso ter como dia de incio aquele que transitar em julgado a deciso por maioria de votos. Outra novidade que, uma vez interposto, abre-se vista ao interessado para que responda e em seguida os autos so encaminhados ao relator para que faa juzo de admissibilidade, cabendo agir como determina o art. 557, CPC, sendo inaplicvel o art. 557, 1. Efeitos Suspensivo Impede que o Acrdo tenha eficcia imediata. No entanto, como cabvel contra acrdo de Apelao, de se verificar se tal

recurso era dotado ou no de efeito suspensivo. Se sim, os Embargos tambm o tero. Se no, eventual execuo provisria seguir normalmente. Devolutivo A extenso da devolutividade fica restrito ao objeto do voto vencido. Translativo So dotados de efeito translativo. O rgo deve examinar as matrias de ordem pblica. Expansivo Somente no caso de interposto por um dos litisconsortes unitrios.

- O RECURSO ESPECIAL-

I - Generalidades Como visto, o Recurso Especial resultou do

desdobramento do recurso extraordinrio, ficando seu campo de ao dentro da matria federal ou infraconstitucional, sendo de sua competncia o controle de legalidade das decises dos tribunais estaduais e da Justia federal, bem como promover a uniformidade de interpretao do direito federal. Ademais, possui como elementos: a) o prvio

esgotamento das instncias ordinrias; b) No visa correo da injustia do julgado recorrido; c) No servem para a mera reviso da matria de fato; d) Apresentam sistema de administrabilidade desdobrado ou bipartido, com uma fase perante o Tribunal a quo e outra perante o ad quem; e) Os fundamentos especficos de sua admissibilidade esto na CF e no no CPC; f) A execuo que se faz em sua pendncia provisria.

Registre-se ainda que especial pela singularidade de sua matria e pela excepcionalidade de sua competncia. um recurso extraordinrio lato sensu, destinado, por previso constitucional, a preservar a unidade e autoridade do direito federal, sob a inspirao de que nele o interesse pblico, refletido na correta interpretao da lei, deve prevalecer sobre os interesses privados. Assim, o reexame da causa resulta de sua finalidade precpua que a promoo da defesa do direito federal e a uniformizao da jurisprudncia. Logo, no se presta para exame de matria de fato nem representa uma terceira instncia. Via de consequncia, o instrumento adequado para lograr a reviso das decises judiciais calcadas em normas federais. Assim, o recurso especial o meio prprio para controlar a fundamentao das decises judiciais proferidas pelos tribunais de segundo grau, com o escopo de uniformizar, em mbito nacional, o entendimento das normas federais. II Pressupostos prvios

a)

Exigem o prvio esgotamento das instncias ordinrias;

b) No so vocacionados correo da injustia do julgado recorrido; c)


d)

No servem para a mera reviso da matria de fato;

Apresentam sistema de administrabilidade desdobrado ou bipartido, com uma fase perante o Tribunal a quo e outra perante o ad quem; e) Os fundamentos especficos de sua admissibilidade esto na CF e no no CPC; f) A execuo que se faz em sua pendncia provisria.

III - Pressupostos especficos

As hipteses de cabimento esto previstas no art. 105, a, b e c da C.F., consistindo tal rol taxativo. indispensvel que a deciso tenha sido realizada em nica ou ltima instncia pelos TRFs ou tribunais estaduais, tendo como conseqncia que no se admite contra deciso dos Juizados. Outra circunstncia importante que se contra tal

acrdo ainda cabe outro recurso no cabe o recurso especial. Ademais, condio de admissibilidade que o recorrente aponte, na deciso recorrida, qual dos vcios ficou caracterizado. Assim, o julgador ir verificar, de pronto, se foi feito tal ato e se ele pode ser enquadrado nas hipteses dos permissivos constitucionais. Assim, no se verificar se tais vcios existem porque isso mrito do recurso, mas se foram apontados. Hipteses de cabimento Em todos os tipos h um elemento caracterizador comum que a presena de questo federal. Nas causas julgadas com fundamento no direito local (estadual, municipal ou distrital) inadmissvel o REsp. Este serve para reexaminar QUESTO FEDERAL JULGADA e no qualquer questo infraconstitucional. Consideram-se normas de direito local as normas dos regimentos internos dos Tribunais do Estados. Em um Estado federal, o sistema jurdico est organizado em normas hierrquicas. Constituio: pilar bsico da estrutura. Seguindo-a, no plano nacional tem-se a lei complementar, lei federal ou tratado, decreto e regulamento e a portaria.

Nos demais entes federados: Constituio Estadual, lei orgnica municipal; lei complementares, leis estaduais e municipais, decreto, portaria e regulamentos. A harmonia dessa diversidade normativa decorre de uma rgida competncia para legislar fixada na Constituio. No pode um ente produzir norma sobre tema de outro. Em ocorrendo, cabe jurisdio resolver. SO FEDERAIS TODAS AS LEIS EMANADAS PELO PODER LEGISLATIVO DA UNIO, VEZ QUE SUA AO E EFICCIA SE EXERCEM EM TODO O TERRITRIO DA REPBLICA.

a) Contrariar tratado ou lei federal, ou negar-lhe vigncia

A norma constitucional traz 2 expresses distintas: contrariar e negar vigncia. De imediato de se registrar o porqu da presena das 2 expresses. Na Constituio de 1969 estava prevista a hiptese legal do recurso extraordinrio como sendo negativa de vigncia da lei federal e, interpretada luz das regras ento vigentes, ensejava que NO caberia o RE se a deciso desse uma interpretao razovel lei federal ainda que no fosse a melhor. Por conta disso, aps a C.F./88, com a criao do STJ e do REsp, adveio a ampliao do rol para contrariar e negar vigncia. - CONTRARIAR - Quem contraria nega vigncia; - mais abrangente;

- Inclui tanto afronta quanto interpretao equivocada da lei; - Ofensa ao texto da lei - quer deixando de aplicar s hipteses quer aplicando de forma errada ou interpretando de forma no adequada. - NEGAR VIGNCIA - Quem nega nem sempre contraria; - mais restrito - Deixar de aplicar quando deveria ou afronta ao seu texto ou esprito; Quando d interpretao razovel mas no a melhor no nega vigncia mas contraria. Conclui-se, portanto, que como o caso de negar vigncia e contrariar, admite-se a interposio de REsp quando a interpretao dada lei federal no seja a melhor, mesmo que seja razovel, tanto letra da lei ou ao esprito. Mais uma vez cabe o registro. O exame da admissibilidade refere-se verificao em abstrato, sem decidir se ela ocorreu no caso concreto.

b) Julgar vlido ato de governo local contestado em face de lei federal

A finalidade a preservao da lei federal. Cabe quando o Tribunal a quo julga vlido ato de governo local contestado em face de lei federal. equivalente letra c do art. 102, que julgar vlido ato de governo local contestado em face da C.F.

a validade do ato do governo local ter sido reconhecida em detrimento da lei federal. Leis e atos locais (ex. fiscalizao) podem afrontar lei federal e a prpria C.F. Ora, se o rgo judicirio julgar vlido o ato, em face da C.F. ou de lei federal, o STF ou STJ reexaminar a questo com base na letra c. Caso contrrio, pronunciando o rgo judicirio a inconstitucionalidade, ser admitido com base em outro tipo, desta feita na letra a. c) der a lei federal interpretao divergente da que lhe haja atribudo outro tribunal

A situao se funda em divergncia jurisprudencial. Finalidade de preservar a uniformidade do direito federal. Necessria a apresentao de paradigma deciso de outro tribunal que interprete de forma diferente, demonstrando que a outra (paradigma) interpretao e melhor. Necessrio que as deciso sejam provenientes de tribunais diversos, estadual ou federal, bem assim que a divergncia seja atual. Ademais, necessrio que a deciso-paradigma seja de tribunal, nunca de primeira instncia. Serve para pacificar o dissdio jurisprudencial, mantendo um controle da autoridade das leis federais e evitar inclinaes regionais.

I - O RECURSO EXTRAORDINRIO

Conforme noticia Ovdio A. Baptista da Silva, o critrio usado na Europa para distinguir os recursos ordinrios dos extraordinrios diverso do

critrio brasileiro. No sistema europeu, ordinrios so os recursos interpostos na mesma relao processual, enquanto extraordinrios so os interpostos aps o trnsito em julgado da deciso, o que equivaleria nossa ao rescisria ou reviso criminal. Sob esta tica, todos os recursos, no Direito brasileiro, seriam ordinrios, pois interpostos na mesma relao processual, tendo natureza jurdica de prorrogao do direito de ao(2), direito este que foi exercitado, primeiramente, quando da propositura da ao. Recursos ordinrios - so interponveis perante a Justia ordinria, perante os juzos de 1 e 2 graus de jurisdio. So interpostos e tambm julgados pelas instncias ordinrias. Assim, so recursos ordinrios a apelao, o agravo e os embargos de declarao, por exemplo. Respondem ao interesse do litigante vencido em ver ser reformada a deciso que o desfavoreceu. O interesse recursal est contido apenas na idia de sucumbncia. A sucumbncia constitui condio para novo julgamento. Recursos Extraordinrios - so aqueles cuja competncia para o seu julgamento atribuda a um rgo especial, diverso dos juzos de primeiro e segundo graus. Os recursos extraordinrios se dividem em: recurso extraordinrio stricto sensu e recurso especial, de competncia das instncias extraordinrias, no caso STF e STJ, respectivamente (nem todas os recursos endereados ao STF e ao STJ possuem natureza extraordinria. Assim, os recursos que, endereados ao STJ, atacam deciso denegatria de mandado de segurana ou de habeas corpus, prolatada por um Tribunal de Justia, no possuem natureza extraordinria, mas, sim, ordinria, pois, nesta situao, o STJ atua como verdadeiro rgo revisor de segundo grau). O direito de recorrer provm da sucumbncia e de um plus que a norma processual exige. Esse plus seria a necessria demonstrao de uma questo federal controvertida em relao aplicao do Direito federal (constitucional ou infraconstitucional). Cabe, destarte, para proteger o direito objetivo, da resultando o carter poltico dos recursos extraordinrios.

II Pressupostos prvios

g) h) i) j)

Exigem o prvio esgotamento das instncias ordinrias;

No so vocacionados correo da injustia do julgado recorrido; No servem para a mera reviso da matria de fato;

Apresentam sistema de administrabilidade desdobrado ou bipartido, com uma fase perante o Tribunal a quo e outra perante o ad quem; Os fundamentos especficos de sua admissibilidade esto na CF e no no CPC;
k) l)

A execuo que se faz em sua pendncia provisria.

III - Denominao A denominao Recurso extraordinrio surgiu pela primeira vez no art. 33, 4 do RISTF, no ano de 1891, sendo tal terminologia elevada ao patamar constitucional atravs da CF/1934. H uma classe de recursos rotulados de extraordinrios. No entanto, tal nomenclatura vem sendo mantida na norma e doutrina. IV Cabimento do Recurso Extraordinrio

O cabimento encontra-se fixado nas quatro letras do art. 102, III, na redao da EC 45, que acrescentou a letra d. A essas hipteses explcitas acrescentam as condies gerais em comum com o recurso especial, mais o prequestionamento da questo constitucional, a ofensa direta ao texto constitucional e a Repercusso geral. O requisito da repercusso geral previsto no art. 102, 3, C.F., cuja matria foi regulada pela Lei 11.418/2006, introduzindo os artigos 543-A e 543-B co CPC.

III.1 Condies especficas

III.1.a Provimento que contraria a norma constitucional

A primeira hiptese se a deciso contrariar dispositivo da Constituio. Tal expresso significa que a deciso deve afrontar norma constitucional expressamente apontada. A admissibilidade exige ofensa direta Constituio. A Smula 636 do STF estabelece que No cabe recurso extraordinrio por contrariedade ao princpio da constitucional da legalidade, quando a sua verificao pressuponha rever a interpretao dada a normas infraconstitucionais pela deciso recorrida. A contrariedade Constituio Federal apresenta uma peculiariedade de interesse prtico, se confrontarmos com as hipteses b, c e d. Nas hipteses das letras b, c e d h uma descrio axiologicamente neutra, vez que a descrio do tipo constitucional no implica de modo necessrio que o recorrente tenha razo. Assim, uma deciso pode ser correta e merecer

confirmao apesar de haver declarado a inconstitucionalidade de tratado ou lei federal, julgado vlida lei ou ato do governo local contestado em face da constituio, ou julgado vlida lei local em face de lei federal. Em sntese, nas letras b, c e d se usou tcnica adequada fixao de pressupostos de cabimento do recurso extraordinrio, isto , de circunstncias cuja presena importa para que dele se

conhea, mas cuja relevncia no ultrapassa esse nvel, deixando intacta a questo de saber se ele deve ou no ser provido. J na letra a, muito ao contrrio, a descrio do texto contm um juzo de valor: deciso que contrarie e jus dispositivo como ao tal constitucional realizao do deciso, o evidncia, incorreta, far

merecedora de reforma. A, portanto, se ficar demonstrada a tipo, recorrente no mero conhecimento, seno ao provimento. A Controvrsia vem encerrando recentemente. O STF modificou a orientao tradicional afirmando que admissibilidade do extraordinrio suficiente que o recorrente alegue adequadamente a contrariedade pelo acrdo recorrido de dispositivos da Constituio nele prequestionados e, vencida tal fase, chega-se ao juzo de mrito, que envolve a verificao da compatibilidade ou no entre a deciso recorrida e a Constituio, ainda que sob prisma diverso daquele em que se hajam baseado o tribunal a quo e o recurso extraordinrio. No entanto, o requisito de admissibilidade ser a mera ocorrncia hipottica alegao do esquema textual. No se pode querer, para admitir o extraordinrio pela letra a, que o requerente prove, desde logo, a contradio real entre a deciso impugnada e a Constituio. pacfica a jurisprudncia no sentido de que a

contrariedade deve ser direta e frontal. Esse recurso do tipo procedimental rgido, no comportando exegese ampliativa em suas hipteses de cabimento. Assim, se a ofensa for bifronte, isto , ofender a CF e legislao federal, o correto a interposio simultnea dos RE e REsp.

Alegao de ofensa ao devido processo legal: CF, art. 5, LV: se ofensa tivesse havido, seria ela indireta, reflexa, dado que a ofensa direta seria a normas processuais. E a ofensa a preceito constitucional que autoriza a admisso do recurso extraordinrio a ofensa direta, frontal. Alegao de ofensa ao inciso IX do art. 93 da CF: improcedncia, porque o que pretendem os recorrentes, no ponto, impugnar a deciso que lhes contrria, certo que o acrdo est suficientemente fundamentado

III.1.b Provimento que declarar a inconstitucionalidade de tratado ou lei federal

A primeira hiptese especfica quando a deciso declarar a inconstitucionalidade de tratado ou lei federal. Como se sabe, em nosso direito, alm do controle

concentrado, tem-se o controle difuso de constitucionalidade, por meio do qual todos os juzes e tribunais exercem o controle in concreto da constitucionalidade das leis e dos atos normativos do poder pblico. Este controle realizado incidentalmente e a questo da constitucionalidade uma prejudicial. Assim, quando o TRIBUNAL recorrido DEIXA DE APLICAR TRATADO ou LEI FEDERAL ao FUNDAMENTO da INCONSTITUCIONALIDADE, o recurso cabvel o extraordinrio, no o especial. Via de consequncia, se o tribunal DECLARAR a

CONSTITUCIONALIDADE de tratado ou lei federal NO CABE RE com fundamento na alnea b. Pode at caber, p. ex. com base na alnea a. Registre-se, por fim, que ao julgar o RE interposto com fundamento na alnea b, o STF tambm exerce o controle difuso de constitucionalidade. Reconhecendo a inconstitucionalidade declarada na

origem, o rgo fracionrio deve suscitar o respectivo incidente salvo quando j existe pronunciamento do plenrio sobre o assunto. Logo, deve ser observada a reserva de plenrio salvo a existncia de julgado do pleno a respeito da matria conforme regra do art. 97, C.F., 480 e 481 da CPC e 6, II, a, 9, III, 11 e 22, caput do RISTF. III.1.c Provimento que julgar vlida lei ou ato do governo local contestado em face da Constituio Federal A segunda hiptese especfica quando a deciso julgar vlida lei ou ato do governo local contestado em face da Constituio Federal. Tal hiptese revela a preocupao do legislador com a harmonia entre as legislaes dos entes federados, na medida em que no se poderia tolerar a coexistncia conflitante de ordens jurdicas dentro da federao. Se o litgio for decidido mediante a aplicao de lei ou ato do governo local, isto , Estado-Membro ou municpio, cuja validade est sendo questionada diante da Constituio Federal, ter-se- uma das hipteses de cabimento do apelo extremo. Lei ou ato do governo local constitui toda e qualquer atividade normativa do Estado ou Municpio. Assim, a expresso lei traduz a atividade do Poder Legislativo de cada ente Assemblia e Cmara e o termo ato qualquer manifestao normativa do Poder Executivo, seja decreto, portaria, resoluo ou outros quaisquer. Tal dispositivo objetiva garantir a observncia da hierarquia das leis, com a prevalncia de leis federais sobre as locais. O texto fala em Lei ou ato do governo local. Local no sentido estadual ou municipal. Ato de governo abrange atos administrativos em sentido amplo, praticados pelos Poderes Executivo, Legislativo e Judicirio.

A expresso governo local significa que independe, para fins de recurso extraordinrio, qual a autoridade - governador, prefeito, secretrio, diretor, etc. produtora da norma a ser confrontada com a Constituio Federal. Caso o RE seja provido, no implicar o afastamento erga omnes da norma questionada, mas, to somente, declarao incidenter tantum de inaplicabilidade da lei ou ato de governo local no caso sub judice, por t-los como inconstitucionais. Assim, se o STF der provimento ao recurso extraordinrio, julgar a causa, isto , aplicar a Constituio Federal, cassando a deciso recorrido e declarando a inconstitucionalidade da Lei ou ato do governo local em que se fundara a deciso recorrida. A legitimao resulta do prejuzo que o recorrente tem pelo fato de uma lei ou ato local ter sido considerado vlido pela deciso que desconsiderou o aviso da desconformidade daqueles textos com a CF. At que se esgotem as instncias ordinrias, o recorrente insurge-se contra a injustia do julgado. Aps, haver um plus, qual seja, aferio da questo constitucional. Esse plus que justifica o recurso extraordinrio. Assim, diz a Smula 279 do STF que por ofensa a direito local no cabe recurso extraordinrio. Mesmo que a ofensa seja a texto constitucional estadual tambm no se admite o apela extremo.

III.1.d Provimento que julgar vlida lei local contestada em face de lei federal

A terceira hiptese especfica quando a deciso julgar vlida julgar vlida lei local contestada em face de lei federal. Tal hiptese foi acrescentada pela EC n 45/2004.

A finalidade foi estabelecer que caber extraordinrio no especial contra acrdo que julgar vlida lei local contestada em face de lei federal. A razo que nesse caso a controvrsia que se pe no concerne legislao infraconstitucional. Em verdade, a disputa diz respeito distribuio constitucional de competncia para legislar: se a lei local est sendo contestada em face da lei federal porque se sustenta que ela tratou de matria que, por determinao constitucional, haveria de ser disciplinada pelo legislador federal. A doutrina sempre entendeu que julgar vlida lei local em face de lei federal teria natureza constitucional, j que se trata de questo atinente s competncias dos entes federados, matria condizente com as atribuies do STF, no sendo lgica a opo em atribuir tal competncia ao STJ.

III.2 Outros requisitos especficos

Alm dos requisitos constitucionais para o cabimento do RE, RE. Assim, alm dos pressupostos constitucionais citados, tem-se: a) b) c) Prequestionamento; Indicao expressa do preceito da Lei Maior tido por violado; Impugnao de todos os fundamentos legais autnomos da existem outros no previstos na CF ou em leis infraconstitucionais mas que so exigidos pelo STF na apreciao do

deciso recorrida;

d)

Interposio

de

REsp,

quando

deciso

recorrida

tiver

fundamento infraconstitucional autnomo; e) Fundamentao recursal apenas em matria de direito

constitucional; f) Repercusso geral da questo constitucional no recurso

extraordinrio. IMPUGNAO ESPECFICA - Indicao expressa do preceito da Lei Maior tido por violado Segundo tal requisito, o recorrente necessita indicar precisamente o dispositivo constitucional entendido como violado. Nos recursos excepcionais a devolutividade restrita matria efetivamente decidida pelo julgado recorrido. Somente ser apreciada violao especificamente

apontada pelo recorrente. Apenas ser apreciada manifestao medida em que invocado com preciso pelo recorrente o maltrato s normas constitucionais em que incorreu o decisum. Por isso, na fundamentao do RE dever o recorrente expor e indicar com preciso em que ponto a deciso afrontou dispositivo da CF, no sendo suficiente alegao genrica. Essa a expresso da Smula 284 do STF: inadmissvel o RE quando a deficincia na sua fundamentao no permitir a exata compreenso da controvrsia. Assim, tal enunciado se aplica quando embora alegada determinada violao, o recorrente apresenta fundamentao confusa, na qual no se vislumbra qual a exegese do dispositivo legal que pretende fazer valer.

FUNDAMENTAO DAS RAZES DO RECURSO EXTRAORDINRIO NECESSIDADE AUTNOMOS DE IMPUGNAO DE TODOS OS FUNDAMENTOS

Em razo da fundamentao vinculada, a devolutividade restrita aos preceitos constitucionais tidos por violados. Corolrio disso que o recurso extraordinrio deve impugnar todos os artigos da Constituio Federal que embasaram a deciso recorrida, pois s assim poder o apelo extremo ter utilidade prtica com a possvel alterao do julgado. Caso a deciso recorrida esteja assentada em mais de um fundamento suficiente e a impugnao no abranja todos eles, o recurso extraordinrio no ter utilidade prtica, pois apesar da possibilidade constitucionais de ser reconhecida no a violao dos dispositivos inalterado o apontados recurso, permanecer

resultado obtido pela deciso recorrida, visto que esta ainda restar lastreada nos fundamentos inatacados. Logo: a) Sendo vrios os fundamentos da deciso recorrida, todos

suficientes, inadmissvel o RE que no abranja todos eles; b) No se conhece de RE em que se acata um dos fundamentos da

deciso local, quando esta se fundamenta em mais de uma razo de existir; c) Invivel o conhecimento de recurso extraordinrio em razo da

precluso, se o recorrente no ataca a deciso do ponto em que reconhece a decadncia do direito impetrao de mandado de segurana, matria prejudicial ao exame do mrito da pretenso. Smula 283, STF: inadmissvel o RE, quando a deciso recorrida assenta em mais de um fundamento suficiente e o recurso no abrange todos eles.

DUPLO FUNDAMENTO DO ACRDO RECORRIDO: CONSTITUCIONAL E INFRACONSTITUCIONAL

Com a criao do REsp, que uma variante do RE, a questo da mltipla fundamentao da deciso atacada assumiu outro contorno, consistente na existncia de dupla fundamentao (Constitucional e infraconstitucional) na deciso recorrida. Assim, predominantemente se o fundamento for no exclusivo caber ou

infraconstitucional,

recurso

extraordinrio, e sim especial. Destarte, a deciso recorrida. Assim, constando do julgado proferido e impugnado mediante RE duplo fundamento legal e constitucional incumbr parte interpor simultaneamente o REsp, sob pena de precluso. se houver fundamento infraconstitucional

suficiente no sujeito incidncia do RE, este no poder modificar

A REPERCUSSO GERAL

Requisito criado pela EC 45/2004, previsto no 3 do art. 102 da Constituio. A repercusso um sistema de filtro que permite afastar do mbito dos trabalhos do tribunal as causas que no tm efetivamente maior importncia e cujo pronunciamento do tribunal injustificvel. Integra o juzo de admissibilidade do RE e a no apresentao de razes enseja o no conhecimento do recurso.

Vrios exemplos de repercusso geral das questes constitucionais:


a)

Reflexos econmicos: quando a deciso possuir potencial de

criar um precedente que pode ser reivindicado por um nmero considervel de pessoas;
b)

Interesse social quando tem uma vinculao ao preceito de

interesse pblico em sentido lato, ligado a uma noo de bem comum.


c)

Reflexo poltico deciso que altera poltica econmica ou

diretriz de qualquer esfera de governo; d) Reflexo social quando a deciso deferir um direito ou indeferir

e esta deciso vir a alterar a situao ftica de vrias pessoas. e) Reflexo jurdico quando a deciso for contrria ao que j fpoi

decidido outras vezes pelo STF.

A INTERPOSIO DOS RECURSOS EXTRAORDINRIO E ESPECIAL

O aspecto procedimental de ambos os recursos semelhante, razo pela qual vamos tratar conjuntamente. Os recursos extraordinrio e especial so interponveis no prazo de 15 dias (508), comeando a fluir na data da intimao da deciso impugnada. Conforme arts. 541, I, II e III do CPC, interpe-se em petio escrita, dirigida ao Presidente ou Vice do Tribunal, contendo: I fatos e o direito; II demonstrao do cabimento; III as razes do pedido de reforma.

I Deve fazer um relato que permita a identificao da causa e, em especial, a questo federal e constitucional; II e III Admissibilidade e mrito, respectivamente. Quanto admissibilidade, ao contrrio do que ocorre com os recursos ordinrios, aqui, em relao ao cabimento, deve a pea dedicar um captulo especfico. Em relao ao mrito, apesar do inciso III mencionar apenas pedido de reforma, tanto RE quanto REsp podem fundar-se em alegao de error in procedendo cometido pelo rgo a quo, casos em que caso seja dado provimento ao recurso, o acrdo impugnado ser invalidado, os autos remetidos instncia inferior para novo julgamento. No sistema originrio do Cdigo, a interposio do Apelo extremo dividia-se em 2 fases: uma cingia-se demonstrao do cabimento do RE ou REsp; uma vez admitido, competia ao recorrente expor as razes do pedido de anulao ou reforma. Desde o ano de 1990 mudou e essa dualidade de fases foi eliminada. Cabe ao recorrente na petio de interposio explicitar o juzo de admissibilidade e de mrito. Interposto o recurso, a parte contrria intimada para contra-arrazoar. Duas hipteses podem ocorrer: o recurso ser admitido ou ser inadmitido. O primeiro juzo de admissibilidade destes recursos feito pelo tribunal a quo. Interposto o recurso, a parte contrria intimada para contra-arrazoar. O JUZO DE ADMISSIBILIDADE

Interposto o recurso, a parte contrria intimada para contra-arrazoar e, aps, ser proferido juzo de admissibilidade positivo ou negativo em deciso motivada. Caso haja algum dos 3 vcios do art. 535, cabem embargos. Contra a deciso de inadmissibilidade dos recursos especial e extraordinrio, pelo rgo ad quem, cabe recurso de agravo de instrumento. Esse agravo se interpe perante o Tribunal a quo, e no perante o Supremo Tribunal Federal ou Superior Tribunal de Justia. No se aplicam as regras dos arts. 523 e SS, bem como no se cobra preparo porque j houve pagamento no extraordinrio. Esse agravo deve estar, desde logo, acompanhado das peas destinadas formao do instrumento, sob pena de no conhecimento. Segundo regra do art. 543, admitidos ambos os recursos, os autos sero remetidos ao STJ; Concludo o julgamento do RE, sero os autos remetidos ao STF para apreciao do RE, se este no tiver prejudicado; O Tribunal a quo no pode negar seguimento ao agravo, mesmo que seja intempestivo. Se possvel seria usurpao de competncia dos tribunais superiores, cabendo reclamao contra a deciso. Nos Tribunais Superiores, esse agravo ser desde logo distribudo a um relator, para processamento. PROCEDIMENTO O Relator poder desde logo determinar a converso do agravo e da em diante realizar o procedimento do RE ou REsp como

tambm dar provimento ao prprio RE ou REsp, se a deciso estiver em confronto com Smula ou jurisprudncia dominante. Cabe A.Interno. Admitido o RE ou REsp inicialmente ou por Agravo sobem os autos ao STF ou STJ. Vlido mencionar que no cabe recurso contra deciso do Ministro relator que, ao prover agravo de instrumento, determina o processamento do RE ou REsp denegado na origem, cabendo agravo interno apenas das denegatrias. RE OU ESPECIAL RETIDO 542, 3, CPC.

Vous aimerez peut-être aussi