Vous êtes sur la page 1sur 3

DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS

- Direitos so bens e vantagens prescritos na norma constitucional. - garantias so os instrumentos atravs dos quais se assegura o exerccio dos aludidos direitos (preventivamente) ou prontamente os repara, caso violados. Exs: art. 5, incisos V, XXXVII, LIV e LV, da Constituio Federal de 1988.

1. DIREITOS FUNDAMENTAIS

- Na forma do Ttulo II, da Constituio Federal de 1988, o termo direitos fundamentais gnero, abrangendo as seguintes espcies: direitos individuais, coletivos, sociais, nacionais e polticos. 2. CONCEITO - Direitos fundamentais so os considerados indispensveis pessoa humana, necessrios para assegurar a todos uma existncia digna, livre e igual. Obs: Distino entre direitos do homem e direitos fundamentais - Direitos do homem seriam os inerentes prpria condio humana, vlidos para todos os povos, em todos os tempos. A Constituio no criaria esses direitos, apenas os reconheceria preexistentes prpria organizao do Estado. - Direitos fundamentais so os considerados indispensveis pessoa humana, reconhecidos e garantidos por uma determinada ordem jurdica. As constituies escritas esto vinculadas s declaraes de direitos fundamentais.

3. GERAES DE DIREITOS FUNDAMENTAIS 1 Gerao: corresponde aos direitos individuais. So limites impostos atuao do Estado, resguardando direitos considerados indispensveis a cada pessoa humana. Significam uma prestao negativa, um no fazer do Estado. Mencionados direitos dizem respeito s liberdades pblicas e aos direitos polticos. Exs: liberdade de locomoo e inviolabilidade de domiclio e de correspondncia. 2 Gerao: corresponde aos direitos sociais, que so direitos de contedo econmico e social que visam melhorar as condies de vida e de trabalho da populao. Significam uma prestao positiva, um fazer do Estado em prol dos menos favorecidos pela ordem social e econmica. Exs: salrio mnimo, aposentadoria e frias remuneradas. 3 Gerao: corresponde aos direitos de fraternidade. Ao lado dos tradicionais interesses individuais e sociais, o Estado passou a proteger outras modalidades de direito. So novos direitos, decorrentes de uma sociedade de massas, surgida em razo dos processos de industrializao e urbanizao, em que os conflitos sociais no mais eram adequadamente resolvidos dentro da tutela jurdica voltada somente para a proteo de direitos individuais. Exs: Proteo ao consumidor, ao idoso, ao portador de necessidades especiais. 4 Gerao: Noberto Bobbio cita uma nova gerao, decorrente dos avanos no campo da engenharia gentica, que poderiam colocar em risco a prpria existncia humana, atravs da manipulao do patrimnio gentico. 4. DIREITOS INDIVIDUAIS - So limitaes impostas pela soberania popular aos poderes constitudos, para resguardar direitos indispensveis pessoa humana. - So considerados direitos individuais bsicos os expressamente previstos no caput, do art. 5, da Constituio Federal de 1988. So cinco: vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade.

4.1. CARACTERSTICAS a) Historicidade: so produto da evoluo histrica; b) Inalienabilidade: os direitos individuais so intransferveis, inegociveis e inalienveis; c) Imprescritibilidade: os direitos individuais no deixam de ser exigveis pela falta de uso; d) Irrenunciabilidade: nenhum ser humano pode abrir mo de seus direitos individuais. Pode at no us-los, mas no renunciar possibilidade de exerc-los. e) Aplicabilidade imediata: O art. 5, 1, da Constituio Federal de 1988, estabelece aplicao imediata, ou seja, seu exerccio no depende de norma regulamentadora.

Vous aimerez peut-être aussi