Vous êtes sur la page 1sur 5

Introduo: Solues coloidais: Em qumica, colides (ou sistemas coloidais ou ainda disperses coloidais ) so sistemas nos quais um ou mais

componentes apresentam pelo menos uma de suas dimenses dentro do intervalo de 1 nm a 1m. A cincia dos colides se ocupa com sistemas nos quais um ou mais componentes apresentam pelo menos uma de suas dimenses dentro do intervalo de 1 nm a 1m (Shaw, 1975), ou seja, ela se refere a sistemas contendo tanto molculas grandes como partculas pequenas. Coloquialmente, diz -se que as disperses coloidais so disperses intermedirias entre as solues verdadeiras e os sistemas heterogneos , em casos em que as partculas dispersas so maiores do que as molculas mas no suficientemente grandes para se depositar pela ao da gravidade. Em 1870, o qumico britnico Thomas Graham descobriu que substncias como o amido, a gelatina, a cola e a albumina do ovo difundiam-se muito lentamente quando colocadas em gua, ao contrrio de outras substncias como o acar e o sal de cozinha. Alm disso, aquelas substncias eram muito diferentes destas no que se refere difuso atravs de membranas delgadas: enquanto as molculas de acar, por exemplo, difundiam -se com facilidade atravs de muitas membranas, as molculas grandes que constituam o amido, a gelatina, a cola e a albumina no se difundiam. Graham descobriu, ta mbm, que estas ltimas substncias no se cristalizavam enquanto era fcil cristalizar o acar, o sal de cozinha e outros materiais que formavam solues verdadeiras (Kotz e Treichel, 1998). Sabe-se, hoje, que ainda que haja algumas dificuldades, certas substncias coloidais podem ser cristalizadas, e que no h, na realidade, fronteira ntida entre as solues verdadeiras e os sistemas coloidais. Para denominar a nova classe que era identificada, Graham props o termo colide (do grego kolla, cola).

O movimento browniano o movimento aleatrio de partculas macroscpicas num fluido como consequncia dos choques das molculas do fluido nas partculas. Tambm pode ser observado quando luz incidida em lugares muito secos, onde macropartculas "flutuam" em movimentos aleatrios. (Vulgarmente confunde -se com poeira) O primeiro a observar esse movimento, o bilogo Robert Brown, achou se tratar de uma nova forma de vida, po is ainda no se tinha completa cincia da existncia de molculas, e as partculas pareciam descrever movimentos por vontade prpria. O cientista que explicou corretamente esse movimento, propondo que a energia fosse constituda de partculas, foi Albert Einstein, em 1905. H um padro escondido nesse movimento aleatrio que o classifica como um movimento fractal, pois descreve um padro dinmico bem definido. Quem primeiro percebeu isso foi Benot Mandelbrot, matemtico polons.

Esse movimento est diretamente ligado com muitas reaes em nvel celular, como a difuso, a formao de protenas , a sntese de ATP e o transporte intracelular de molculas .
Os fatores que mais contribuem para a natureza global sui-generis de um sistema coloidal so: As dimenses das partculas A forma e a flexibilidade das partculas Propriedades superficiais (inclusive eltrica) Interaes partcula -partcula Interaes partcula -solvente Os coloides tm, em geral, caractersticas especficas como possuir massa elevada, serem relativamente grandes e apresentarem elevada relao rea/volume de partcula. Nas superfcies de separa o (interfaces) entre fase dispersa e meio de disperso, manifestam -se fenmenos de superfcie caractersticos, tais como efeitos de adsoro e dupla camada eltri ca, fenmenos esses, de grande importncia na determinao de propriedades fsico -qumicas do sistema como um todo. A disperso coloidal impropriamente denominada col ide. As partculas do disperso podem ser bolhas de gs, gotas lquidas ou partculas slidas. Podem ser diferenciadas de partculas numa soluo ou em suspenso por seu tamanho. Exemplos: vidro temperado; gelia ; pedra pomes ; sangue ; leite ; chantilly (ar em creme); fumaa (cinzas no ar) bruma ou nevoeiro (gua em ar). Muitos colides so utilizados em nosso dia -a-dia como a gelatina, a maionese, tintas, shampoo , etc. Mesmo que o colide por excelncia seja aquele cuja fase contnua um lquido e cuja fase dispersa seja composta de partculas slidas, podem ser encontrados colides cujos componentes se encontram em outros estados de agregao .

Classificao dos Colides Aerossol: consiste em um slido ou um lquido dissolvido em um gs. Espuma: consiste em um gs disperso em slido ou lquido. Emulso: so colides formados por lquido disperso em outro lquido ou slido. ex: maionese, queijo e manteiga. Sol: so colides formados pela disperso de um slido em um lquido. Gel: slido aparentemente, de material gelatinoso formado de uma disperso coloidal, em que o disperso apresenta -se no estado lquido e o dispersante no estado slido

Objetivos: Observar as propriedades das solues coloidais .

Procedimento experimental: Parte 1: Preparao de Fe(OH) 3 coloidal. Material usado: 1 Bquer; e 1 pipeta . Substncia usada: FeCl 3. Mtodo: Colocou-se 30mL de gua destilada, em seguida acrescentou -se 30 gotas de FeCl 3. Anotou-se a mudana de colorao. Formou-se hidrossol de Fe(OH) 3

Parte 2: Efeito Tyndall . Material usado: 1 Bquer . 1 Laser Substncia usada: Hidrossol de Fe(OH) 3. Utilizando o prprio hidrossol Fe(OH) 3 coloidal obtido, foi realizado o teste do Efeito Tyndall. Incidi u-se um feixe de luz intenso na disperso, dentro de uma cmara escura, para realar a visualizao. Foi possvel observar toda a trajetria do feixe atravs do colide, tornando -o visvel.

Parte 3: Eletroforese . Material usado: 1 Tubo em U; eletrodos de grafite; fonte (para conectar os eletrodos de grafite); e algo para liga a corrente eltrica . Substncia usada: Fe(OH) 3. Mtodo: Encheu-se o tubo em U com Fe(OH) 3, introduziu-se em cada uma das extremidades do tubo em U um eletrodo de grafite; Conectou -se os eletrodos a fonte, ligou-se a corrente eltrica . Anotou-se a reao ocorrida (visvel) .

lt

Part 1:
:

l
3

l = + i
2 3

.A

H2O
l i Si t l i i i

l A

li lE

lit ti i t l.

i f S t i it l t li i , t i t t i t

t ti li i + f l f

li

t li i l i i i i l i t t t , t

i l

l i .E t f t l t + i l i , i . l l l

t l

l il i .

Parte 2: Segundo Shaw, D.J. a explicao de tal fenmeno pode ser baseada no seguinte argumento: Quando um feixe de luz atinge uma soluo coloidal ou uma disperso coloidal, parte da luz poder ser absorvida, parte sofr e espalhamento, e o restante transmitido atravs da soluo sem outras perturbaes. Todas as substncias podem provocar o espalhamento da luz, at um certo grau (efeito Tyndall). O ntido aspecto turvo associado a muitas disperses coloidais uma conse qncia de intenso espalhamento da luz. Essa justificativa plausvel se ainda levarmos em considerao que a faixa de comprimentos de ondas do espectro visvel se encontra em ~ 450 nm para o azul e~ 650 nm para o vermelho e as partculas coloidais tamb m se encontram na ordem de 1 a 1000 nm. Portanto afetam, por conta do seu tamanho, o espalhamento da luz de maneira mais acentuada.

Parte 3: Observou-se a formao de bolhas, um lado do tubo apresentava maior quantidade de bolhas, esse lado borbulhava H 2, e o outro lado O 2, ento pode -se dizer de que h uma proporo de 2 para 1 . O H2 dirigiu-se para o anodo (plo negativo), enquanto o O2 dirigiu -se para o catodo (plo positivo). O fenmeno denominado Eletroforese definido como sendo a migrao de espcies carregadas eletricamente, que ocorre quando as mesmas so dissolvidas ou suspensas em um eletrlito, atravs do qual uma corrente eltrica aplicada.

Concluso: Com essa prtica foi possvel notar algumas caractersticas de solues coloidais, com diversas reaes.

Referncias Bibliogrficas:
SOLOMONS, T. W. G. e FRYHLE, C. B. Carbohydrates Cellulose. Em Organic Chemistry. Hoboken: Ed. John Wiley & Sons, Inc., 2008, 9th edition. SHAW, D. J., op. cit., JEFELICCI, M. e VARANDA, L. C. O mundo dos colides. Qum. Nova na Escola, (1999), ATKINS, P. e PAULA, J., op. cit.,

Vous aimerez peut-être aussi