Vous êtes sur la page 1sur 2

Mensagem e Lusadas

Sntese
Os Lusadas e a Mensagem cantam, em perspectivas diferentes, a grandeza
de Portugal e o sentimento portugus.

Nas duas primeiras partes da Mensagem possvel um dilogo com Os


Lusadas; em O Encoberto, Pessoa situa-se no momento em que o Imprio Portugus parece desmoronar-se por completo e, assume, ento, o cargo de anunciador de um novo ciclo que se anuncia, o Quinto Imprio, que no precisa de ser material, mas civilizacional.

Os Lusadas so uma narrativa pica, que faz uma leitura mtica da Histria
de Portugal. Em estilo elevado, canta uma aco herica passada e analisa os acontecimentos futuros, cuja viso os deuses so capazes de antecipar. Fernando Pessoa, no poema pico lrico, canta, de forma fragmentria e numa atitude introspectiva, o imprio territorial, mas retrata o Portugal que falta cumprir-se, que se encontra em declnio a necessitar de uma nova fora anmica. Cames prope o povo portugus como sujeito da aco herica. Cames procura perpetuar a memria de todos os heris que construram o Imprio Portugus; Fernando Pessoa descobre a predestinao desses heris, para encontrar um novo herosmo que exige grandeza de alma e capacidade de sonhar, quando o mesmo Imprio se mostra moribundo. Os nautas, incluindo Vasco da Gama, so smbolo do herosmo lusada, do seu esprito de aventura e da capacidade de vivncia cosmopolita.

Em Lusadas, Cames consegui fazer a sntese entre o mundo pago e o


mundo cristo; na Mensagem, Pessoa procura a harmonia entre o mundo pago, o mundo cristo e o mundo esotrico.

Fernando Pessoa, na Mensagem, procura anunciar um novo imprio


civilizacional. O intenso sofrimento patritico leva-o a antever um imprio que se encontra para alm do material.

Estrutura tripartida da Mensagem:


Nascimento Vida Morte/renascimento

Os 44 poemas que constituem a Mensagem encontram-se agrupados em


trs partes: Primeira Parte Braso (construtores do Imprio) A primeira parte Braso corresponde ao nascimento, com referncia aos mitos e figuras histricas at D. Sebastio, identificadas nos elementos dos brases. D-nos conta do

Portugal erguido pelo esforo dos heris e destinado a grandes feitos. Segunda Parte Mar Portugus (o sonho martimo e a obra das descobertas) Na segunda parte Mar Portugus surge a realizao e a vida; refere personalidades e acontecimentos dos Descobrimentos que exigiram uma luta contra o desconhecido e os elementos naturais. Mas, porque tudo vale a pena, a misso foi cumprida.

Mensagem Lusadas Mitificao do heri


Os lusadas mostram a histria do povo que teve a ousadia da aventura martima e a inteno em exaltar os heris que contriburam a alargaram o Imprio; Os navegantes, com destaque para Vasco da Gama, ultrapassam a individualidade do heri colectivo (povo), e so smbolos do herosmo lusada, do seu esprito de aventura e da capacidade de vivncia cosmopolita; Exprime a passagem do desconhecido para o conhecido, da realidade do Velho Continente e dos seus mitos indefinidos para novas realidades de um mundo a descobrir. Ao contrrio dos picos anteriores, Cames escolheu um heri colectivo, procurando que a sua epopeia anunciasse a histria de todo um povo, afirmando que os navegantes, que chegaram ndia, e todos os heris lusadas merecem a mitificao; Nega a existncia de deuses, dizendo que estes so criao do homem para tentar justificar o que lhe parece difcil de explicar.

Vous aimerez peut-être aussi