Vous êtes sur la page 1sur 10

1

INTRODUO

Este trabalho visa relatar sobre dois blocos de cooperao econmica, um que surgiu em 1973, denominado Caricom - Mercado Comum do Caribe e o outro Pacto Andino bloco econmico institudo em 1969 pelo Acordo de Cartagna - seu nome oficial - com o objetivo de aumentar a integrao comercial, poltica e econmica entre seus pases-membros.

1 CARICOM - COMUNIDADE E MERCADO COMUM DO CARIBE

A Comunidade do Caribe e Mercado Comum (Caricom) um bloco de cooperao econmica e poltica composto por : Barbados, Jamaica, Guiana, Trinidad-Tobago, Antigua, Dominica, Granada, San Kitts/Nevis/Anguilla, Santa Lcia, So Vicente, Montserrat, Belize, Bahamas, Suriname e Haiti.

Estabelecido pelo Tratado de Chaguaramas em 4 de julho de 1973, a Caricom tem sua sede em Georgetown, na Guiana. Alm de fomentar a cooperao econmica entre os membros, a organizao tenta coordenar a poltica externa e formular projetos comuns nas reas de sade, educao e comunicao. Serve igualmente de foro para coordenao das polticas externas dos Estados-membros em organismos internacionais e vis--vis terceiros pases. A instncia mais elevada da CARICOM a Confern cia de Chefes de Governo, rgo que se rene anualmente para debater tema de interesse da Comunidade. Desde 1994, o Governo brasileiro tem participado como convidado, da Conferncia. Essa conferncia determina a poltica da comunidade e fixa para o conselh o as metas que ele deve perseguir. O conselho o rgo responsvel pelo atingimento da integrao. A histria recente da Comunidade do Caribe pouco animadora quanto integrao se refere, se tivermos em conta os resultados da ltima Cpula de Chefes de Governo dos catorze pases membros, efetuada em Nassau, Bahamas. Diversos temas conformaram a agenda, os quais levaram a dilogos e debates de convidados, entre eles, os presidentes da Repblica Dominicana e do Mxico, Hiplito Meja e Vicente Fox. As d ivergncias colocadas na mesa de dilogo no so novas e constituem a causa fundamental para que ainda no entre em vigor o chamado Mercado Comum Caribenho, acordado em 1992, por falta de consenso entre seus membros em vrios pontos tcnicos. O compasso de espera para estas naes e povos vai se fechando, e infelizmente, em Nassau conseguiu-se adiantar um pouco. Em 1997, as pequenas ex-colnias ficaram com esperanas ante a denominada Associao de Prosperidade e Segurana no Caribe, assinada por William C linton, expresidente norte-americano, com os lderes da regio; mas, na realidade, distou muito das expectativas, pois na praxe s foram impulsionados aqueles aspectos que interessavam a Washington, como os convnios para permitir a

entrada de embarcaes norte-americanas nas guas territoriais destas naes, como parte da luta contra o narcotrfico. A rapidez com que decorrem os acontecimentos sob o pesado obstculo da globalizao, obriga seus membros a sarem dos receios que agora os envolvem, uma vez que a nica alternativa possvel contra ela so os blocos comerciais, integrados e alicerados em interesses mtuos. Histria, costumes, geografia,

biodiversidade e at idiossincrasia comuns, esto nas suas mos. Da que em Nassau ainda no se detivessem a pensar e examinar mesuradamente o que o prprio secretrio-geral da Comunidade Caribenha, o guians Edwin Carrington, afirmasse h algum tempo: Os pequenos pases que integram a regio do Caribe devem andar de mos dadas ou mergulhar nas guas turvas do ambiente internacional. Os critrios individualistas parecem obstaculizar os destinos da sub regio, embora ningum obvia o difcil que liberalizar suas polticas econmicas, sustentadas agora na explorao turstica, nos servios financeiros e na exportao de frutas, contra anteriores economias baseadas nas plantaes cana-de-acar, caf, cacau e banana quase de forma exclusiva. Alguns dos presentes manifestaram em Nassau que imprescindvel tomar previdncias antes de definir a posta em funcioname nto do novo bloco econmico multilateral. Essa questo essencial, bem como os litgios fronteirios que afetam a vrios membros com seus vizinhos Dominica e Guiana com Venezuela, e Belize com a Guatemala, entre outras a ausncia ainda de uma corte judicial caribenha, imprescindvel para a implementao da integrao e o temor das naes de menor desenvolvimento de perder recursos financeiros, constituem o eixo das indefinies atuais, que travam a consolidao do grupo. Enquanto mais demorem em limar as arestas e continuem a aplicao de critrios protecionistas que respondem aos interesses da grande potncia vizinha Estados Unidos e no s suas necessidade estruturais, mais tardaro em fazer face s grandes naes. O caminho tortuoso, porm no impossvel.

2 PACTO ANDINO

O Pacto Andino , junto com o Mercosul, um acordo de Alcance Parcial da ALADI. Em 26 de maio de 1969 realizou-se em Cartagena na Bolvia, o Acordo de Cartagena. Atravs dele os paises Colmbia, Peru, Equador, Bolvia e Chile, denominados "Paises Andinos" devido ao recorte de seu relevo pela Cordilheira dos Andes, formaram uma Unio Aduaneira e Econmica. Essa Unio se deveu a fim de restringir a entrada de capital estrangeiro a esses pases e acelerar o desenvolvimento dos pases -membros por meio da integrao econmica e social. Em 1973 com a subida do General Augusto Pinochet, o Chile retirou -se do Acordo abrindo sua economia ao mercado externo, principalmente ao norte americano. Neste ano (1973) a Venezuela apresentou sua ades o ao Acordo e passou a fazer parte do mesmo. Desde ento, o grupo de pases remanescentes objetivo criar um mercado comum, em funo do processo de globalizao econmica que exige a formao em bloco para melhor defesa de seus interesses e promoo integrada do seu desenvolvimento. Antes dos pases das Amrica do Sul e Central se transformarem em tantos "blocos" sub-regionais, eles pertenciam a um grande bloco, a ALALC (Associao Latino-Americana de Livre Comrcio). Os ambiciosos objetivos da ALALC, realados pela vastido dos espaos geogrficos que recobria, chocaram-se com as desigualdades econmicas internas desde o incio. As divergncias entre os trs pases de grande influncia (Brasil, Argentina e Mxico) e os outros integrantes, sabotaram as metas de integrao. Ao mesmo tempo, a prpria nfase generalizada dos pases latino americanos nos mercados internos e nas polticas das substituies de importaes limitou o potencial de crescimento do comrcio na rea da ALALC. Logo, a meta de constituio da zona livre de comrcio foi adiada de 1963 para 1970. O novo prazo acabou por ser abandonado, junto com a prpria associao. Aps o fim da ALALC, com seu mesmo esprito, surgiram a MCCA (Mercado Comum Centro-Americano) em 1960 e o Pacto Andino em 196 9.

Que teve como objetivos: - Promover um desenvolvimento balanceado entre os pases- membros, para que assim tenham equilbrio na integrao e ajuda econmica e social; -Facilitar a participao no processo de integrao regional com o intuito de formar um mercado comum latino-americano; - Acelerar o crescimento dos pases andinos e gerar empregos; - Ajudar a reduzir a fragilidade dos pases -membros e tentar integrar-se economia internacional; - Reforar a solidariedade sub -regional e reduzir as diferenas no desenvolvimento que existe entre os pases; - Definir metas sociais orientadas para a melhoria da qualidade de vida dos diferentes grupos sub-regionais e promover o seu acesso facilmente aos pases mais desenvolvidos; - Um programa de liberalizao comercial completo; - Uma Tarifa Externa Comum (TEC), que a tarifa aduaneira reguladora incidente na importao de mercadorias que ingressarem no Pacto atravs de qualquer um de seus pases-membros, originrios de terceiros pases no membros. Ou seja, o Imposto de Importao ser o mesmo para qualquer pas pertencente ao Pacto; - A progressiva harmonizao de metas econmicas e sociais e a coordenao de legislao nacional em problemas pertinentes; - A intensificao do processo de industrial izao sub-regional; - Programas para acelerar o desenvolvimento dos setores agrcolas e agroindustriais; - Aplicar aes de controle nas fronteiras, facilitando, de tal modo, a entrada e sada de bens, capitais e pessoas, podendo, assim, tentar concorrer com o Brasil em taxas alfandegrias e turismo; - Programas de desenvolvimento cientfico e tecnolgico.

CONSIDERAES FINAIS

A partir da pesquisa realizada pode -se concluir que um a influncia destes blocos econmicos na economia brasileira e no resto do mundo sentida por meio dos efeitos que acordos deste tipo podem ter sobre o nvel de bem-estar mundial. A principal preocupao reside nos rumos que as trocas internacionais tomam, dado o possvel efeito de desvio de comrcio e o aumento do poder de mercado. Este desvio representa um efeito negativo ao bem -estar mundial, pois implica que os pases-membros do bloco substituiriam importaes do resto do mundo (mais caras) por importaes mais baratas devido ao tratamento tarifrio preferencial dado aos pases -membros. Por outro lado, o Pacto apresenta uma chance de desenvolvimento social e econmico muito positivo a todos os membros do que o que seria alcanado por um s pas. Hoje as trocas so necessrias e os problemas sociais como, por exemplo, o desemprego, poderia ser diminudo com a livre circulao de pessoas que trabalhariam em outro pas com mais oferta de mo de-obra.

10

REFERNCIAS

Scalzaretto, Reinaldo Economia Internacional Ed. Scipiene 7 Edio Magnoli, Demtrio Economia Geral- Ed. Moderna 2 Edio www.global21.com.br/ blocoseconomicos acessado em 20 de maio de 2011 , s 14:25;

Vous aimerez peut-être aussi