Vous êtes sur la page 1sur 17

No Direito tributrio brasileiro, crdito tributrio representa o direito de crdito da Fazenda Pblica, j devidamente apurado por procedimento administrativo

denominado lanamento e, portanto, dotado de certeza, liquidez e exigibilidade, estabelecendo um vnculo jurdico que obriga o contribuinte ou responsvel (sujeito passivo) ao Sujeito Ativo (Estado ou ente parafiscal) ao pagamento do tributo. O crdito tributrio decorre da ocorrncia do fato gerador descrito em lei tributria ou norma. Para que o Estado possa exigir o crdito tributrio, necessrio que ocorra o fato gerador, e que o Estado individualize e quantifique o valor a ser pago, com o lanamento. O credito tributrio no participa do concurso de credores ( ex: inventrios e outros), ressaltando ainda que ele possui privilgios ( regalias) e preferncias. Como por exemplo se a Fazenda Pblica estiver defendendo um crdito qualquer que posteriormente colocada pelo magistrado a participar do concurso de credores, percebe-se que a situao ser procedente, pois todos podero participar do concurso de credores uma vez que todos so iguais perante a lei; pois afinal o privilgio apenas do crdito e no da pessoa jurdica.

Constituio
A constituio de um crdito tributrio faz-se por lanamento. No direito brasileiro, o lanamento, definido pelo artigo 142 do Cdigo Tributrio Nacional, engloba cinco operaes: verificao da ocorrncia do fato gerador; identificao da base de clculo; clculo do montante devido com a aplicao da alquota; identificao do sujeito passivo, e, se for o caso, aplicar penalidade por infrao. O lanamento ato administrativo, que independe da coadjuvao do contribuinte e deve ser feito pela autoridade administrativa, por isso no se pode caracteriz-lo como "processo" administrativo, uma vez que no h duas partes e uma sistemtica estanque. Ao judicirio, cabe anular lanamentos errneos, no podendo, substitu-lo. Toda essa atividade vinculada, ou seja, inteiramente determinada em lei, e a no execuo enseja responsabilidade funcional. A notificao do contribuinte obrigatria; s a partir dela o crdito passa a ser exigvel. Pela notificao se completa o processo, podendo ser feita de diferentes formas: pessoalmente, via postal, telegrfica, em endereo-eletrnico ou por qualquer meio com prova de recebimento. H trs modalidades de lanamento: o lanamento direto ou de ofcio, o lanamento misto ou por declarao e o lanamento por homologao. A escolha da modalidade feita pela lei que institui o tributo.

[editar] Suspenso do crdito tributrio


a paralisao temporria da exigibilidade do crdito tributrio, por meio de norma tributria.

No direito brasileiro, de acordo com o Art.151 do CTN, as modalidades de suspenso admitidas so:
y y y y y y

moratria o depsito do montante integral as reclamaes e os recursos administrativos a concesso de medida liminar em mandado de segurana a conceso de medida liminar ou de tutela antecipada, em outras espcies de ao judicial o parcelamento

Moratria: a postergao do prazo para pagamento do tributo devido, pode ser concedido de modo geral ou individual. Ela sempre depender de lei para a sua concesso. Esse benefcio somente pode ser concedido se o crdito j fora constitudo ou se o lanamento foi iniciado. A competncia para conced-la, em regra, da pessoa jurdica de direito pblico competente para instituir o tributo. Para alguns doutrinadores a Unio poder conceder moratria sobre qualquer tributo em caso de guerra externa. O artigo 152 classifica a moratria em: a) Geral: aquela concedida por lei, sem necessidade de despacho da autoridade administrativa. b) Individual: benefcio cujo direito ao favor ser reconhecido por despacho da autoridade administrativa, desde que autorizada por lei. Depsito do montante integral: o contribuinte para discutir o crdito tributrio, pela via administrativa ou judicial, deposita o valor integral do tributo. O depsito pode ser anterior ou posterior constituio do crdito tributrio. Pode ocorrer inscrio da dvida desde que informe a suspenso da exigibilidade. O depsito no pagamento e sim uma garantia Reclamaes e recursos administrativos: impede a formao definitiva do crdito tributrio. Importante lembrar que o STF julgou inconstitucional a exigncia de depsito prvio nos recursos administrativos. Concesso de medida liminar em mandado de segurana: pode ser repressivo ou suspensivo. A suspenso ocorre com a liminar, no com a sentena transitada em julgado. Com a liminar a fazenda pblica fica impedida de ajuizar a execuo. Concesso de medida liminar ou de tutela antecipada: no importa a modalidade de ao ajuizada, com a concesso da liminar ou mesmo da antecipao de tutela, evita que o sujeito passivo arque com o nus tributrio antes que seja apreciado o mrito a a sentena tenha transitado em julgado. Parcelamento: a Lei Complementar n 104/2001 incluiu o parcelamento entre as hipteses de suspenso. Ser concedido na forma e condies previstas em lei especfica, aplicando subsidiariamente as regras da moratria.

[editar] Extino do crdito tributrio

Extino do crdito tributrio qualquer ato jurdico ou fato jurdico que faa desaparecer a obrigao respectiva. A extino ocorre nas seguintes modalidades:
y y y y y y y y y y y y

pagamento do crdito tributrio; compensao; transao; remisso; decadncia; prescrio; pela converso do depsito em renda; com a homologao dp pagamento antecipado; com a consignao em pagamento; com a deciso administrativa favorvel ao sujeito passivo de carter irreformvel; com a deciso judicial transitada em julgado; dao em pagamento em bens imveis.

Pagamento: a entrega do valor devido ao sujeito ativo da obrigao tributria. Compensao: ocorre quando duas pessoas por serem, ao mesmo tempo, credoras e devedoras uma da outra podem extinguir suas obrigaes pelo simples encontro de contas. O CTN (art. 170) prev que a compensao deve estar prevista em lei; alm disso, os crditos devem ser lquidos e certos, vencidos ou vincendos. Transao: Ocorrem concesses recprocas entre o sujeito ativo (FISCO) e do sujeito passivo (contribuinte) da obrigao tributria. Tambm deve ser autorizada por lei. Remisso: perdo total ou parcial do principal vencido. A remisso no aplicada s penalidades por falta de pagamento desse crdito tributrio.Logo, o contribuinte (sujeito passivo ou devedor) ser dispensado de pagar o tributo vencido porm ser obrigado a pagar a multa devida pela ausncia de recolhimento do mesmo. Prescrio: Perda do direito da pretenso de exigibilidade. Prazo de 5 anos. Prazo em que a Fazenda Pblica tem o direito de cobrar judicialmente o contribuinte. Decadncia: Perda do prprio direito. A Fazenda Pblica no pode mais efetuar o lanamento tributrio. Prazo de 5 anos. Converso do Depsito em Renda: Quando o contribuinte perde a ao o valor do depsito convertido em favor da Fazenda Pblica, independentemente de execuo fiscal. Pagamento Antecipado: Quando a fazenda homologa expressa ou tacitamente o pagamento antecipado pelo contribuinte. Ocorre nos lanamentos por homologao. Consignao em pagamento: quando o sujeito da obrigao tributria se prope a pagar e no est conseguindo. Ocorre sempre na esfera judicial, quando a Fazenda pblica se recusa a receber o valor que o contribuinte prope a pagar ou h dvida a quem seria devido o tributo.

Deciso Administrativa irreformvel: deciso proferida no mbito dos processos administrativos fiscais (Decreto 70.235/1972). Faz coisa julgada contra o fisco. Deciso Judicial Transitada em Julgado: O Poder Judicirio reconhece que o crdito tributrio no devido, no h recurso pela fazenda pblica no prazo de lei e a sentena transita em julgado. Dao em pagamento de Bens Imveis: forma de extino do crdito tributrio criada pela LC 104/01. O Contribuinte pode oferecer bens imveis espontaneamente ao Fisco para liquidar seus crditos tributrios.

[editar] Excluso do crdito tributrio


A excluso ocorre exclusivamente em caso de promulgao de lei que determina a noexigibilidade do crdito tributrio por parte do sujeito ativo (Estado). As modalidades de excluso previstas so:
y y y y

iseno: a dispensa do tributo devido. Ex.: iseno de imposto de renda. anistia: excluso das penalidades e no do crdito tributrio. Ex.: excluso de juros e multas. imunidade: proibio constitucional de tributar. Ex: igrejas, partidos polticos, etc. remisso: exclui os tributos e as penalidades. Ex.: ocorre geralmente em catstrofes.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cr%C3%A9dito_tribut%C3%A1rio ----------------------------------------Se aproxima a prova para o cargo de Procurador da Fazenda Nacional e, considerando aquela que foi anulada, faz-se de suma importncia dar uma revisada em pontos nodais do direito tributrio, tais como essas duas formas de extino do crdito tributrio. Para a elaborao deste artigo, me vali dos seguintes autores: Marcelo Alexandrino/Vicente Paulo, Alexandre Rossato vila e Leandro Paulsen (obras citadas ao final). Como o artigo ficou meio extenso, acabei dividindo em duas partes. A efetivao do poder de tributar do Estado passa por um processo que envolve a ocorrncia do fato gerador (surgimento da obrigao tributria), a constituio do crdito tributrio pela Fazenda (admitido o chamado autolanamento, hiptese na qual o prprio contribuinte informa o valor devido, o que basta constituio do crdito) e, finalmente, a cobrana do montante devido. Partindo do surgimento da obrigao tributria (doravante, OT), a inrcia do Fisco pode oportunizar a decadncia do direito de constituio do crdito tributrio (CT). Com a constituio do CT, ainda assim a inrcia na cobrana do valor pode resultar na prescrio deste crdito. 1) Decadncia

O CTN trata da decadncia tributria em apenas dois dispositivos, os quais cito abaixo: Art. 150. O lanamento por homologao, que ocorre quanto aos tributos cuja legislao atribua ao sujeito passivo o dever de antecipar o pagamento sem prvio exame da autoridade administrativa, opera-se pelo ato em que a referida autoridade, tomando conhecimento da atividade assim exercida pelo obrigado, expressamente a homologa. () 4 Se a lei no fixar prazo a homologao, ser ele de cinco anos, a contar da ocorrncia do fato gerador; expirado esse prazo sem que a Fazenda Pblica se tenha pronunciado, considera-se homologado o lanamento e definitivamente extinto o crdito, salvo se comprovada a ocorrncia de dolo, fraude ou simulao. Art. 173. O direito de a Fazenda Pblica constituir o crdito tributrio extingue-se aps 5 (cinco) anos, contados: I do primeiro dia do exerccio seguinte quele em que o lanamento poderia ter sido efetuado; II da data em que se tornar definitiva a deciso que houver anulado, por vcio formal, o lanamento anteriormente efetuado. Na teoria, a regra a prevista no 173, I: ocorre o fato gerador, momento no qual o Fisco pode lanar (constituir) o crdito e, existindo inrcia, conta-se cinco anos a partir do primeiro de janeiro do ano seguinte. Na prtica, o mais usual a incidncia do 4 do 150: sujeito entrega a declarao e, contados cinco anos a partir da entrega, tem vez a decadncia do CT. As situaes so resumidas abaixo: - Contribuinte no declara: entende a doutrina que sem a declarao do contribuinte incide a regra geral do 170, I, j que a Fazenda ter de lanar de ofcio o tributo no pago; - Contribuinte entrega a declarao: incide o 150, 4, tendo o Fisco cinco anos contados da declarao para verificar sua exatido e, encontrando diferenas, lan-las de ofcio; - Contribuinte entrega a declarao, afastando de forma dolosa/fraudulenta/simulada parte ou todo o pagamento devido: no se aplica o 150, 4, mas o 173, I, ou seja, o Fisco ter cinco anos, contados do exerccio seguinte ao fato gerador, para lanar, de ofcio, o dbito existente. importante ressaltar que, a despeito de qualquer norma geral de direito privado, o 173, II traz uma hiptese de interrupo da decadncia, no caso de anulao por vcio formal de lanamento anterior. Ainda de relevo observar que aquela tese dos cinco mais cinco sofreu ponderaes do STJ, por conta do advento da Lei Complementar 118 (veja este julgado). Por fim, relativamente s contribuies previdencirias, o artigo 45 da 8.212/91 refere que o prazo decadencial para estes tributos de 10 anos, mas h uma forte corrente jurisprudencial e doutrinria que entende ser inconstitucional tal norma, por estar a matria reservada Lei Complementar (CF, 146, III, b). Recentemente, o STF

determinou que no mais subissem os recursos extraordinrios atinentes a essa matria, o que indica que em breve estar pacificado o ponto. At l, tenha especial cuidado com questes sobre este tpico. Resumidamente, era isso. Nos prximos dias, a seqncia deste artigo. Indicaes bibliogrficas (compre no Submarino): Alexandrino e Vicente Paulo Alexandre Rossato vila Leandro Paulsen (ainda indisponvel) http://www.pensandodireito.net/2007/10/revisao-rapida-prescricao-e-decadencia-docredito-tributario-parte-i/
PRESCRIO E DECADNCIA NO DIREITO TRIBUTRIO

Carlos Arajo Leonetti

Professor de Direito Tributrio na UFSC e em outras Instituies; Procurado r da Fazenda Nacional; Mestre e Doutor em Direito pela UFSC. ex -Visiting Scholar na Harvard University, EUA

1. Noes gerais de prescrio e decadncia:

Genericamente, tanto a prescrio como a decadncia ( ou caducidade) podem sem entendidas como jurdicas. Pelas formas de perda, ou de fulminao, de um determinado direito Decorre do princpio da segurana das relaes estes institutos historicamentetm sido suas semelhanas, subjetivo pela ao do tempo.

confundidos, a ponto de ser muito difcil, e m alguns casos, distingu -los, notadamente, no direito civil, de onde originrio.

O prprio Cdigo Civil de 1916 estimulava esta dificuldade ao englobar, sob o ttulo de dosprazos da prescrio, no cap. IV do Ttulo III, do Livro I (arts. 177 a 179), prazos de decadncia e de prescrio, conforme registra a doutrina dominante.

O Cdigo Civil de 2002 dedicar ao tema o Ttulo IV de sua Parte Geral, intitulado "Da Prescrio e da Decadncia", divido em dois captulos distintos (arts. 189 a 211.)

O critrio de distino mais comumente utilizado, entre ns, aquele, defendidopor Cmara Leal (in Da prescrio e da decadncia. 2 ed. Rio de Janeiro: Forense, 1959.) que se baseia , nica e exclusivamente, no OBJETO da fulminao: i. , se for o DIREITO subjetivo em si, ser caso de DECADNCIA; se for a ao para proteger tal direito, ser de PRESCRIO.

AGNELO AMORIM FILHO (in Critrio cientfico para distinguir a prescrio

dadecadncia e para identificar as aes imprescritveis , RT 300) um dos pioneiros, no


Brasil,a buscar distinguir, de forma cientfica, estes dois institutos, a DECADNCIA abrange todas as formas de extino do direito em si, pelo seu no exerccio em tempo hbil, INCLUSIVE QUANDO TAL EXERCCIO DEVE SER FEITO, EXCLUSIVAMENTE, POR MEIO DA PROPOSITURA DE AO, que tenha prazo especial de exerccio fixado em lei ( neste caso, uma ao constitutiva, v. g, as previstas no art. 178, pars. 1 o., 2o., 3o., 4o., I e II, 5 o., I a IV, 6 o., I, III, IV, V, XI, XII ,e XIII, 7 o., I, Vi e VII, 8 o., 9o., I, a e b, II, a e b, III, IV, V, e VI, e 10, VIII, do Cdigo Civil de 1916.)

Ainda para o mesmo jurista,a PRESCRIO, por seu turno, atingiria, apenas, as aes condenatrias.

Esta concluso de AMORIM, decorre , basicamente, da premissa de que certos direitos potestativos somente so exercitveis, por sua natureza, por meio de ao. Assim, o prazo fatal para a propositura da ao respectiva de decadncia, e no de prescrio (v.g, as aes supra -elencadas.)

No Direito Tributrio, embora a adoo destes institutos tpicos do Direito Civil no seja festejada pela maioria da doutrina,sua distino est bem delineada.

Assim, luz do CTN, o prazo para a CONSTITUIO do crditotributrio (pelo lanamento) de DECADNCIA; o prazo para a propositura da respectiva ao de cobrana (i. , da execuo fiscal), PRESCRIO. caso o crdito no seja satisfeito, de

2. Decadncia no direito tributrio:

O vocbulo decadncia formado pelo prefixolatino de ( d e cima de), pela forma verbal cado, do verbo latino cadere(cair) e pelo sufixo ncia, do latim entia, denotador de ao ou de estado. Assim, literalmente, decadncia significa a ao de cairou o estado daquilo que caiu.

No direito tributrio, te mos duas espcies de decadncia: umaque pode

ser

conceituada como a extino do poder que a Fazenda Pblica tem de CONSTITUIR o crdito tributrio pelo lanamento, tornando -o, assim, LQUIDO, CERTO E EXIGVEL e outra, como a extino do direito do suj eito passivo de pleitear a restituio de tributo indevidamente pago, ou pago a maior.

Ou seja, uma se refere ao poder -dever do lanamento; outra, ao direito de repetio do indbito tributrio.

No direito positivo, segundo o consenso da doutrina e da j urisprudncia, a decadncia do poder-dever do lanamento tributrio est prevista nos arts. 156, V, e 173 do CTN.

Como instituto tpico de Direito Civil, transportado para o D. Tributrio,aplicam -se, aqui, os princpios vigentes l, salvo quando a lei prever, expressamente, o contrrio.

Assim,por exemplo:

a)o prazo de decadncia, uma vez iniciado, no pode ser suspenso ou interrompido;

b) a decadncia deve ser decretada, de ofcio, pelo juiz, quando este dela conhecer.

Dispem os dispositivos supracitados do CTN:

Art. 156 - Extinguem o crdito tributrio:

V - a prescrio e a decadncia;

Art.173 - O direito de a Fazenda Pblica constituir o crdito tributrio extingue -se aps 5 (cinco) anos, contados:

I - do primeiro dia do exerccio se guinte quele em que o lanamento poderia ter sido efetuado;

II - da data em que se tornar definitiva a deciso que houver anulado, por vcio formal, o lanamento anteriormente efetuado.

Pargrafo nico - O direito a que se refere este artigo extingue -se, definitivamente, com o decurso do prazo nele previsto, contado da data em que tenha sido iniciada a constituio do crdito tributrio pela notificao do sujeito passivo, de qualquer medida preparatria indispensvel ao lanamento.

Vejamos como a doutrina interpreta este dispositivo:

Inicialmente, h que se dizer da polmica sobre o verdadeiro objeto da decadncia: para alguns, o CRDITO tributrio, conforme afirmam os arts. 156, V e 173 , do CTN (v. g., PAULO DE BARROS CARVALHO); para outros, a prpria OBRIGAO tributria (v. g., FABIO FANUCCHI. ) Tal divergncia decorre, na verdade, da discusso sobre a real natureza do lanamento: se constitutiva, ou meramente

declaratria, do crdito tributrio.

Com efeito, se o crdito somente nasce com o

lanamento, o decurso do prazo decadencial no teria o condo de extingui -lo, posto que ainda no existe mas, fulminaria a prpria obrigao tributria. Assim, apenas para os aceitam a tese de que o crdito nasce junto com a obrigao tributr ia (com a ocorrncia do fato gerador) aquele passvel de extino pela decadncia.

O fato que, seja qual for a tese adotada, decorrido o prazo decadencial, o sujeito ativono mais pode exigir o crdito tributrio do sujeito passivo.

O art. 173 do Cdigo prev prazo decadencialde cinco anos, com trs hipteses de termo inicial:

A -Na primeira (art. 173, I), que se constitui na regra geral, o termo inicial do prazo primeiro dia do EXERCCIO (financeiro; atualmente, coincide com o ano civil; Lei 4.320/64, art. 34) seguinte quele em que o lanamento PODERIA ter sido efetuado.

Esta regra se aplica a todas as hipteses de lanamento de ofcio e por declarao.

Quanto ao lanamento por homologao, h duas situaes:

a) o sujeito passivo anteci pou, efetivamente, o pagamento do tributo devido; neste


caso, no h que falar -se em decadncia, posto que o lanamento ser, inapelavelmente, homologado, seja , expressamente, pela autoridade competente, seja, de forma tcita, caso o Fisco deixe transcorr er in albis o prazo quinquenal para a homologao expressa, contado da data de ocorrncia do fato gerador;

b) o sujeito no antecipou o pagamento (ou o fz a menor que o devido); neste caso, o


termo inicial do prazo de decadncia a data da ocorrncia d o respectivo fato gerador (CTN, art. 150, par. 4 o.) Atente-se, contudo, para que, aqui, o prazo decadencial se aplica ao lanamento DE OFCIO que deve ser efetuado pela autoridade, vista da omisso (ou do pagamento a menor) do sujeito passivo.

Ainda na hiptese de tributo sujeito a lanamento por homologao,o prazo decadencial somente no ser contado a partir da ocorrncia do fato gerador, quando houver dolo, fraude ou simulao, por parte do sujeito passivo. Neste caso, entende FBIO FANUCCHI, o termo inicial ser o dia em que o Fisco tiver cincia destes fatos (i. , de o s. p. agiu com dolo, fraude ou simulao.)

A jurisprudncia tanto do TRF da 4 a. R, na esteira das decises da 1 Turma do STJ , tm sido no sentido de que, no caso dos tributos sujeitos a lanamento por homologao (v.g., ICMS, IPI, IR, etc.), o prazo qinqenal de decadncia (CTN, art. 173, I) somente se inicia no primeiro dia do exerccio seguinte quele em que expirou o prazo para a homologao expressa, pelo Fisco (CTN, art. 150, par. 4 o.) ( v. g., Resp 63.529-2/PR, STJ, 1 a. T, u., 17.5.95, IOB 1 -9023; Resp 63.308 -SP, STJ, 1a. T, u., 4.12.95, IOB 1 -9723. ) Na prtica, a jurisprudncia ampliou o prazo de decadncia para mais de dez anos, contados a partir da ocorrncia do fato gerador. Assim, v.g., se o fato gerador ocorreu em outubro de 74, oprazo qinqenal decadncia comeou a correr, somente, em 1 o de janeiro de 1980, expirando em 31.12.84 (ver IOB 1 -9723.)

No entanto, a 2 Turma do STJ vem entendendo de forma diversa, no sentido de, para os tributos sujeitos a lanamento por homologao, o prazo decadencial o previsto no par. 4 do art. 150 do CTN, i. , 5 anos a contar da data do fato gerador. (REsp. 169.246 SP, j. 4.6.98, u., in Rev. Dialtica de Dir. Trib. No. 37, p. 158.

B - O inciso II do art. 173 cuida de hiptese particular de lanamento efetuado com vcio de forma; neste caso, o termo inicial do prazo decadencial a data em que se tornar definitiva (i. , a quela a partir da qual no cabe mais recursos) a deciso (administrativa ou judicial) que o houveranulado (ou declarado nulo.)

Na verdade, aqui, somente por fico jurdica pode -se dizer que se est diante de prazo DECADENCIAL, uma vez que a lei est, de fato, prevendo, a um s tempo, aSUSPENSO ( durante o processo, administrativo ou judicial, em que se discute a validade do lanamento) e a INTERRUPO ( a partir da deciso definitiva ), do prazo, o que, de acordo com a doutrina tradicional s pos svel em caso de PRESCRIO.

C - Finalmente, a hiptese prevista no par. nico do art. 173 apenas se aplica aos casos em que houve, ou h, um processo de investigao por parte da autoridade administrativa, o qual poder, ou no, resultar em lanamento ( de ofcio.) Neste caso, o termo inicial do prazo decadencial o dia em que o sujeito passivo foi cientificado do incio deste processo, usualmente chamado de processo fiscal (v. g., pedido de informaes ou de entrega ou exibio de livros ou docume ntos, termo de incio de fiscalizao, termo de apreenso de mercadorias, livros ou documentos, etc.)

Tambm, aqui, h duas situaes a considerar:

I - o tributo em tela exige lanamento direto ou de declarao; neste caso:

a) se a cincia, ao sujeito pa ssivo, do incio do processo fiscal, ocorreu no exerccio


em que j era possvel o Fisco praticar o lanamento do tributo, h uma antecipao do termo inicial do prazo, em relao regra do art. 173, I, do CTN;

b) se acincia ocorreu APS o primeiro dia do exerccio seguinte quele em que o lanamento j poderia ter sido feito, nada muda; i. , o termo inicial do prazo decadencial continua sendo o do art. 173, I, do CTN; (o prazo j est em curso e, em sendo de decadncia, no pode ser interrompido.)

II - o tributo em tela est sujeito a lanamento por homologao; neste caso, igualmente, nada mudaria,uma vez que o prazo decadencial j est em curso (desde a data da ocorrncia do fato gerador), e no pode ser interrompido. Contudo, luz da jurisprudncia do STJ,j citada, haver antecipao do termo inicial do prazo decadencial, se a cincia ao sujeito passivo for feita antes do primeiro dia do exerccio seguinte quele em que expirou o direito potestativo do Fisco de rever ou homologar o lanamento. No exemplo j visto anteriormente, em que o fato gerador ocorreu em outubro/74, se o Fisco intimasse o sujeito passivo do incio do processo de fiscalizao ANTES de 1 o de janeiro 1980 (por ex. em 25.04.78) haver antecipaodo termo inicial

do prazo decadencial para esta data, fazendo com que este expirasse em 25.4.83 (antes, portanto, de 31.12.84.)

Finalmente, o prazo decadencial do direito que osujeito passivo tem de pleitear a repetio do indbito est previsto no art. 168 do CTN, que no demanda ma iores comentrios, do seguinte teor:

Art. 168 - O direito de pleitear a restituio extingue -se com o decurso do prazo de 5 (cinco) anos, contados:

I - nas hipteses dos incisos I e II do art. 165, da data da extino do crdito tributrio;

II - na hiptese do inciso III do art. 165, da data em que se tornar definitiva a deciso administrativa ou passar em julgado a deciso judicial que tenha reformado, anulado, revogado ou rescindido a deciso condenatria.

3. Prescrio no direito tributrio:

A prescrio, em direito tributrio, pode ser conceituada como a perda do direito da Fazenda Pblica de ajuizar ao de cobrana (ou, mais propriamente, de Execuo Fiscal)relativamente a crdito tributrio no pago, pelo decurso do tempo ou, ainda , a perda do direito de ao de repetio de indbito, pelo decurso do tempo.

prescrio tributria se aplicam as mesmas regras que disciplinam a prescrio das aes em geral,salvo as modificaes expressas da lei.

Assim, aplica-se prescrio, dentre ou tras regras, as seguintes:

a) no pode ser decretada, de ofcio, pelo juiz, necessitando ser alegada, por uma das
partes;

b) admite tanto causas suspensivas, como interruptivas; c) pode operar tanto antes do ajuizamento da ao, como durante o seu curso
(prescrio intercorrente).

A exemplo da decadncia , a prescrio est elencada, no CTN, art. 156, V, entre as modalidades de extino do crdito tributrio. Na verdade, conforme anota LUCIANO AMARO, a prescrio no fulmina, diretamente, o crdito , tanto assim q ue este pode ser, ainda, satisfeito pelo sujeito passivo e, dessa forma, ento extinto. A prescrio somente extinguir o crdito tributrio, ainda que de forma oblqua,quando, alegada por uma das partes, for decretada pelo juiz, o que ensejar a extino da ao, com julgamento do mrito (CPC, art. 269, IV) e, por via de conseqncia, do crdito, objeto desta, j que este se torna incobrvel.

O prazo da prescrio tributria est previsto no art. 174, caput, do CTN:

Art. 174 - A ao para cobrana do crdito tributrio prescreve em 5 (cinco) anos, contados da data de sua constituio DEFINITIVA. (grifei.)

A expresso constituio definitiva, que gerou, e ainda gera, polmica na doutrina, tem sido entendida pela j urisprudncia como aquela situao em que o crdito tornou se imutvel, no mbito administrativo, uma vez que todos os recursos cabveis j foram esgotados, ou no foram utilizados, no prazo legal.

Por seu turno, o pargrafo nico do art. 174 arrola as h ipteses de INTERRUPO do prazo prescricional:

Pargrafo nico - A prescrio se interrompe:

I - pela citao pessoal feita ao devedor;

II - pelo protesto judicial; III - por qualquer ato judicial que constitua em mora o devedor;

IV - por qualquer ato inequvoco, ainda que extrajudicial, que importe em reconhecimento do dbito pelo devedor.

V-se que o legislador, ao redigir o par. nico do art. 174 do CTN, se limitou a adaptar a redao do art. 172 do Cdigo Civil, sem sequer substituir a expresso devedorpela sujeito passivo, adotada pelo CTN.

Anote-se, ainda,que, em sede de Execuo Fiscal, seja de crdito de natureza tributria ou no, par. 2 o.) (H controvrsias, contudo, na jurisprudncia, a este respeito.) Como o despacho que ordena a citao INTERROMPE a prescrio, bvio que o prazo prescricional recomea a correr (do zero) a partir de ento. Te m-se, assim, que se a ao no chegar a seu trmino, com a extino do crdito,dentro de cinco anos, ser atingida pela PRESCRIO INTERCORRENTE, que a fulminar e, por extenso, o crdito tributrio. a INTERRUPO da prescrio se d, no com a citao do Executado mas, com o simples despacho do juiz que a ordenar (Lei 6.830/80, art. 8 o.,

No entanto, a jurisprudncia tem reconhecido que a pre scrio intercorrente, em sede de Execuo Fiscal, descabe quando:

a) a culpa pelo retardamento compete, exclusivamente, ao Poder Judicirio (TRF 1 a.


R, 3a. T., AC 95 01.01118 -6-MG);

b) a demora no curso da ao se deve ao fato de a Fazenda Pblica no ter logrado


encontrar bens penhorveis do Executado, em que pese ter envidado seus esforos neste sentido. Aqui, h divergncia, inclusive dentro da mesma Turma (a 1 a.) do STJ: existem, julgados que entendem que o art. 40 da LEF contempla verdadeira hiptese de INTERRUPO da PRESCRIO ( RE 34.850 3-SP; mv, 9.11.94; IOB 1-8255), enquanto outros asseveram (acertadamente, a meu ver), que o citado dispositivo prev, apenas causa de SUSPENSO da contagem da interrupo, at

que se localize o devedor, ou bens penhorveis seus ( RE 35.663 -6-SP, mv, 21.9.94; RSTJ 76/182.)

Quanto a causas SUSPENSIVAS do prazo prescricional, a doutrina alerta para o fato de que, a nica prevista no CTN a insculp ida no par. nico do art. 155 (revogao do despacho concessivo da moratria), que se aplica, tambm, s hiptesesde revogao dos despachos concessivos de iseno (art. 179, par. 2 o.) e de anistia ( art. 182, par. nico.)

Frise-se, ainda, que as causas d e SUSPENSO DA EXIGIBILIDADE do crdito, previstas na legislao (CTN, art. 151) no implicam, automaticamente, a SUSPENSO DA PRESCRIO.

Qualquer que seja a modalidade de prescrio, intercorrente ou no, no se admite sua decretao, de ofcio, pelo ju iz (TRF 1 a. R, 3a. T, AC 93 01.34332 -0-TO.)

Finalmente, o CTN prev, em seu art. 169, que a ao anulatria da deciso administrativa que denegar a restituio, ao sujeito passivo que pagou valor indevido, prescreve em dois anos. O termo inicial deste pra zo a data em que o sujeito passivo foi INTIMADO da deciso denegatria.

Ainda segundo o art. 169 do CTN, este prazo de prescrio interrompido pelo incio (ajuizamento)da ao judicial, recomeando seu curso, pela metade do prazo (para fins de prescrio intercorrente), a partir da citao da Fazenda Pblica.

4. BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA:

AMARO, Luciano. Direito Tributrio Brasileiro. 8.ed. So Paulo: Saraiva, 2002. AMORIM FILHO, Agnelo. Critrio cientfico para distinguir a prescrio da decadncia e para identificar as aes imprescritveis. In:____Revista dos Tribunais, nr. 300. p. 07 e s.

CARVALHO, Paulo de Barros. Curso de Direito Tributrio. 4. ed. So Paulo: 1991, 374 p. FANUCCHI, Fbio. A decadncia e a prescrio em direito tributrio. 3. Ed . So Paulo: Resenha Tributria, 1976. MACHADO, Hugo de Brito. Curso de Direito Tributrio. 20.ed. So Paulo: Malheiros, 2002. MORAES, Bernardo Ribeiro de. A decadncia e a prescrio diante do crdito tributrio. Caderno de Pesquisas Tributrias, nr. 1. So Paulo: Centro de Estudos de Extenso Universitria/Resenha Tributria, 1976.

Artigo publicado no Mundo Jurdico (www.mundojuridico.adv.br) em 04.05.2003

Vous aimerez peut-être aussi