Vous êtes sur la page 1sur 14

Escola Bsica e Secundria De Sobral de Monte Agrao

Biologia 2010/2011

Lus Ferreira Carvalho Raquel Bispo Barbosa 12B


Sobral de Monte Agrao 23 de Janeiro de 2011

ndice
Introduo Reino Fungi Fungos Caractersticas dos fungos Classificao dos fungos Importncia dos fungos Doenas causadas por fungos nos seres humanos Concluso Bibliografia 4 7 8 10 12 13 2 3

Introduo
No mbito da disciplina de Biologia-12Ano, o tema que escolhemos para elaborao do presente trabalho de pesquisa foi: Fungos. Ao longo do trabalho pretendemos desenvolver e transmitir os vrios pontos relacionados com o vasto tema que escolhemos e abordar, por isso, os vrios tpicos pelos quais nos iremos guiar na conduo do trabalho, so: explicar o que so fungos, bem como, as caractersticas que fazem com que estes seres vivos pertenam a um Reino taxonmico prprio, o Reino Fungi; identificar vrios tipos de fungos e explicar de que forma so classificados; salientar a importncia dos fungos ao nvel econmico, ambiental e na produo de medicamentos como os antibiticos; dar a conhecer algumas doenas causadas por fungos, como por exemplo, o to falado p de atleta. A palavra portuguesa Fungo, que d nome ao nosso trabalho, deriva do termo latino fungus (cogumelo) e do grego sphongos/ ("esponja"), que se refere s estruturas e morfologia macroscpicas dos cogumelos e bolores. A cincia que se dedica ao estudo dos fungos a micologia, palavra esta, que deriva do grego mykes/ (cogumelo) e logos/ (discurso).

Reino Fungi
Das Categorias Taxonmicas, o Reino o maior grupo e a Espcie a categoria bsica de classificao /unidade de classificao biolgica. O reino a categoria mais abrangente ou com maior amplitude, sendo por isso, mais heterognea. Antigamente, os seres vivos eram classificados em dois Reinos: Animal e Vegetal. Hoje em dia, so considerados cinco reinos onde se agrupam todos os seres vivos.

Durante muito tempo os fungos foram considerados plantas, mas actualmente sabe-se que eles so to diferentes das plantas como dos animais, merecendo, por isso, o seu prprio reino Reino Fungi. Os fungos so um importante grupo de organismos, conhecendo-se mais de 77.000 espcies, a maioria das quais terrestres. Pensa-se que devero existir tantas espcies de fungos como de plantas, mas a maioria no ter sido ainda descrita. A origem destes organismos no bem conhecida, assumindo-se que existem ancestrais do tipo Protista, embora actualmente estes no sejam reconhecveis. A nvel de organizao celular, os organismos do Reino Fungi so seres eucariontes, sendo estes, pluricelulares com baixo grau de diferenciao ou unicelulares (raros). Ao nvel da nutrio, so organismos heterotrficos por absoro sendo considerados microconsumidores (decompositores) no que diz respeitro sua interaco com os ecossistemas.

Fungos
Caractersticas dos Fungos
Os fungos so representados pelos cogumelos, bolores, mofos, orelhas-depau, leveduras. So seres eucariontes, que se dividem em seres unicelulares e pluricelulares. primeira vista, parece que todos os fungos so macroscpicos. Existem, porm, fungos microscpicos unicelulares. Entre estes, pode ser citado o Saccharomyces cerevisiae (levedura ou fermento). Este fungo utilizado no fabrico de po, cachaa, cerveja, graas fermentao que realiza. Os fungos pluricelulares possuem uma caracterstica morfolgica que os diferencia dos demais seres vivos. O seu corpo constitudo por dois componentes: o corpo de frutificao que responsvel pela reproduo do fungo, por meio de clulas reprodutoras especiais, os esporos, e o miclio, conjunto de filamentos a que se d o nome de hifas, o miclio constitui a parte invisvel do fungo. Na maioria dos fungos, a parede celular complexa e constituda de quitina, a mesma substncia encontrada no esqueleto dos artrpodes. A substncia de reserva energtica da maioria dos fungos o glicognio. Os fungos no possuem clorofila, como nas plantas, por isso no podem realizar fotossntese, e consequentemente, no produzem seu prprio alimento, sendo considerados seres heterotrficos por absoro. As partculas de alimento so grandes para entrarem nas hifas e serem digeridas. Desta forma, as hifas liberam enzimas digestivas para o meio, ocorrendo digesto extra celular. Efectuada a digesto, os produtos so absorvidos, espalhando-se por todo o fungo. Ao nvel reprodutivo os fungos podem reproduzir-se assexuadamente por: Gemulao: Surgem do progenitor pequenas salincias( gomos ou gemas) que acabam por originar um novo ser. O gomo origina um descendente de dimenses inferiores s do progenitor. Nos seres pluricelulares os gomos podem no se separar originando colnias. Exemplo: leveduras;

Esporulao: Nos fungos terrestres, os corpos de frutificao produzem, por mitose, clulas abundantes que so espalhadas pelo meio. Cada uma dessas clulas, um esporo, ao cair num material apropriado, capaz de gerar sozinha um novo mofo ou bolor. Exemplo: Fungo Penicillium.

Os fungos podem reproduzir-se tambm sexuadamente. No ciclo reprodutivo de alguns fungos aquticos, h a produo de gmetas flagelados, que se fundem e geram zigotos que produziro novos indivduos. Nos fungos terrestres(como por exemplo os cogumelos), existe um ciclo de reproduo no qual h produo de esporos por meiose. Desenvolvendo-se, esses esporos geram hifas haploides que posteriormente se fundem e geram novas hifas diplides, dentro dos quais ocorrero novas meioses para a produo de mais esporos meiticos. A alternncia de meiose e fuso de hifas (que se comportam como gmetas) caracteriza o processo como sexuado. O esquema abaixo ilustra um ciclo de reproduo genrico, vlido para a maioria dos fungos. Muitos alternam a reproduo sexuada com a assexuada. Noutros casos, pode ocorrer apenas reproduo sexuada ou apenas a reproduo assexuada.

De modo geral, a reproduo sexuada dos fungos inicia-se com a fuso de hifas haplides, caracterizando a plasmogamia (fuso de citoplasmas). Os ncleos haplides geneticamente diferentes, provenientes de cada hifa parental, permanecem separados (fase heterocaritica, n + n). Posteriormente, a fuso nuclear (cariogamia) gera ncleos diplides que, dividindo-se por meiose, produzem esporos haplides. Os esporos formados por meiose so considerados sexuados pela variedade decorrente do processo meitico.

Caractersticas partilhadas: Com os animais: os fungos carecem de cloroplastos e so organismos heterotrficos, requerendo compostos orgnicos pr-formados como fontes de energia. Com as plantas: os fungos possuem uma parede celular e vaculos. Reproduzem-se por meios sexuados e assexuados, e tal como outros grupos de plantas (como os fetos e musgos) produzem esporos. Tal como os musgos e algas, os fungos tm ncleos tipicamente haplides.

Caractersticas nicas: As clulas dos fungos tm paredes celulares que contm quitina, ao contrrio das clulas vegetais, que contm celulose. A maioria dos fungos carece de um sistema eficiente para o transporte de gua e nutrientes a longa distncia, como o xilema e o floema de muitas plantas. Para ultrapassar estas limitaes, alguns fungos, como os do gnero Armillaria, formam rizomorfos que so morfolgica e funcionalmente semelhantes s razes das plantas.

Classificao dos Fungos


Os quitridiomicetos, constitudos por cerca de 790 espcies, so os provveis ancestrais dos fungos. Vivem em meio aqutico e em solos hmidos prximos de rios e lagos. Vivem da absoro da matria orgnica que decompe e, muitas vezes, parasitam algas, protozorios, outros fungos, plantas e animais. Algumas espcies causam considervel prejuzo em plantas de cultivo. Os ascomicetos, com cerca de 32.000 espcies, so os que formam estruturas reprodutivas sexuadas, conhecidas como ascos, dentro das quais so produzidos esporos meiticos, os ascsporos. Incluem diversos tipos de bolores, as trufas , e as leveduras (Saccharomyces sp.), que so unicelulares. Os basidiomicetos, com cerca de 22.000 espcies, so os que produzem estruturas reprodutoras sexuadas, denominadas de basdios, produtores de esporos meiticos, os basidisporos. O grupo inclui cogumelos, orelhas-de-pau, as ferrugens e os carves, esses dois ltimos causadores de doenas em plantas. Os zigomicetos, com cerca de 1.000 espcies, so fungos profusamente distribudos pelo ambiente, podendo actuar como decompositores ou como parasitas de animais. Os mais conhecidos o Rhizobux stolonifer, bolor que cresce em frutas, pes e doces - seu corpo de frutificao uma penugem branca que lembra filamentos de algodo, recheados de pontos escuros que representam os esporngios.

Importncia dos Fungos


Os fungos constituem um grupo de microorganismos que tem grande interesse prtico e cientfico para os microbiologistas.

A nvel Ecolgico:
Como decompositores: os fungos so organismos extremamente importantes para o equilbrio da natureza. Desempenham o papel de decompositores, destruindo cadveres e restos de plantas e animais o que permite que a matria orgnica dos seres mortos possa ser aproveitada pelos novos seres que nascem. Entretanto essa mesma actividade decompositora dos fungos pode ter um aspecto negativo, como por exemplo, destruindo roupas, objectos de couro e cercas de madeira, causando ao homem grandes prejuzos econmicos.

A nvel Econmico:

Amanita caesarea.

Como alimento: cerca de duzentos tipos de cogumelos so usados na alimentao humana. Algumas espcies so largamente cultivadas, como o caso do basidiomiceto Agaricus bisporus.
Agaricus bisporus.

Produo de po: as leveduras so fungos microscpicos, utilizados desde a Antiguidade na preparao de alimentos e bebidas fermentadas. O lvedo Saccharomyces cerevisae, empregado na fabricao de po e de bebidas alcolicas fermenta acares para obter energia, libertando gs carbnico e lcool etlico. Na produo do po o gs carbnico que interessa visto que as bolhas microscpicas desse gs, eliminadas pelo lvedo na massa, contribuem para tornar o po leve e macio. Produo de bebidas alcolicas: a produo dos diferentes tipos de bebida alcolica varia de acordo com o substrato fermentado, com o tipo de levedura utilizada e com as diferentes tcnicas de fabricao como por exemplo a fermentao da cevada que produz cerveja e a fermentao da uva produz vinho.

Depois da fermentao, certas bebidas passam por processos de destilao, o que aumenta a sua concentrao em lcool. Como exemplos de bebidas destiladas temos a aguardente, obtida a partir de fermentado de cana-de-acar, o usque, obtido de fermentados de cereais como a cevada e o centeio, e o saqu, obtido a partir de fermentados de arroz. Produo de queijos: certos fungos so empregados na produo de queijos, sendo responsveis pelo seu sabor caracterstico. Os fungos Penicillium roquefortii e Penicillium camembertii, por exemplo, so utilizados na fabricao de queijos tipos roquefort e camembert respectivamente.

Produo de substncias de uso farmacutico: foi do ascomiceto Penicillium chrysogenum que se extraiu originalmente a penicilina, um dos primeiros antibiticos a ser empregado com sucesso no combate a infeces causadas por bactrias.

Certos fungos produzem toxinas poderosas, que tm vindo a ser objecto da pesquisa farmacutica. Muitos fungos produzem substncias denominadas ciclopeptdios, capazes de inibir a sntese de RNA mensageiro nas clulas animais. Basta a ingesto de um nico corpo de frutificao (cogumelo) do basidiomiceto Amanita phalloides, por exemplo, para causar a morte de uma pessoa. Um fungo muito estudado do ponto de vista farmacutico foi o ascomiceto Claviceps purpurea, popularmente conhecido como ergotina. Foi dele que se extraiu originalmente o cido lisrgico, ou LSD, substncia alucinognea que ficou famosa na dcada de 1970. Desde o sculo XVI as parteiras j conheciam uma propriedade farmacutica da ergotina: se ingerida em pequenas quantidades, acelera as contraces uterinas durante o parto.

Doenas causadas por fungos nos seres humanos


A micose uma doena com origem em fungos e que afecta as zonas de humidade do corpo humano. Estas micoses so provocadas por dois tipos de fungos: os dermatfitos e os fungos da espcie Candida albicans. Existem fungos dermatfitos que habitam a terra (geoflicos), os animais (zooflicos) ou o prprio homem (antropoflicos) e que penetram nas camadas superficiais da pele, fios de cabelos e unhas, alimentando-se da queratina e dos restos celulares desses locais. Os fungos responsveis pelas micoses no ser humano provm do solo, de animais ou de outro ser humano e escolhem as zonas de calor do corpo para depois crescer e multiplicar-se, escolhendo preferencialmente as virilhas, os rgos genitais, os ps, unhas ou a boca. As micoses mais comuns aparecem nos seguintes locais: Ps (P-de-atleta) provocando fissuras entre o 4 e o 5 dedo, podem alastrar planta do p ou afectar as unhas, encontrando-se nalguns casos pequenas vesculas e escamao da pele ou o espessamento desta. Virilhas nota-se uma mancha avermelhada que cresce do centro para o exterior, agravada pelo uso de cremes com cortisona. Cabelo - micose mais frequente nas crianas que se revela atravs de uma zona circular onde se verifica queda de cabelo, descamao e eritema no couro cabeludo com prurido intenso. O pelo perde o brilho, torna-se quebradio e cai facilmente. Pode atingir tambm sobrancelhas, pestanas e plpebras. Unhas - (Onicomicose) em que as unhas afectadas perdem a cor e o bulbo, aumentam a espessura e tornam-se quebradias, podendo aparecer sulcos, depresses e placas brancas. a mais resistente das infeces por fungos, no mostrando tendncia cura espontnea.

Mos (Paronquia) em que as palmas escamam e ficam grossas. Atinge com mais frequncia as pessoas que lidam muito com gua.

10

Candidase so os clssicos sapinhos na boca das crianas, mas que podem apresentar-se tambm na vagina, acompanhadas de um corrimento esbranquiado, na glande do pnis, onde se notam manchas vermelhas e na mulher podem ainda surgir debaixo dos seios pequenas leses avermelhadas, prurido e mal-estar. No caso dos rgos genitais, o tratamento passa por antifgicos orais. Pitirase versicolor o aparecimento de manchas esbranquiadas, avermelhadas ou rosadas, descamativas, principalmente no tronco e pescoo. Pode apresentar prurido principalmente aps o banho ou exposio ao Sol.

Tratamento / Cuidados
O tratamento da micose simples, mas exige persistncia porque, s vezes, parece que o fungo est eliminado e na verdade no est. Para alm do tratamento oral ou local recomendado pelo mdico, so necessrios alguns cuidados como por exemplo: No usar toalhas comuns ou mal lavadas e aps o banho enxugue-se bem, principalmente nas reas de dobras, como o espao entre os dedos dos ps e virilha. As roupas interiores devem ser de fibras naturais como o algodo, pois as fibras sintticas prejudicam a transpirao. Se tiver um contacto prolongado com detergentes, usar luvas e enxaguar as mos sempre que usar uma esponja. Manter hbitos higinicos regulares e no usar pentes ou escovas de outras pessoas. O uso constante de sapatos fechados, botas e tnis, assim como a sudorose (transpirao) excessiva facilitam a instalao dos fungos nas unhas dos ps. Para quem usa sapatos fechados, a utilizao de meias de algodo facilita a evaporao do suor e mantm os ps mais secos. Alm disso, a aplicao de talcos pode ser til.

11

Concluso
Os fungos, constituintes do reino fungi, apresentam-se na natureza em milhares de espcies, pelo que surgiu a necessidade de os agrupar em diferentes classes: os quitridiomicetos, os ascomicetos, os basidiomicetos e os zigomicetos. Os fungos podem reproduzir-se assexuadamente por gemulao, como no caso das leveduras, ou por esporulao, como por exemplo no caso dos bolores, mas tambm se podem reproduzir de forma sexuada. No meio desta variabilidade de espcies de fungos, os microbiologistas conseguiram utilizar determinadas espcies para funes favorveis ao ser humano, o que fez com que os fungos tomassem uma relevante importncia a nvel econmico, como por exemplo, a utilizao de fungos para a produo de po e a produo de penicilina. A nvel ecolgico os fungos tambm desempenham uma importante funo, visto que tm a capacidade de digerir e transformar material orgnico em inorgnico. Mas nem tudo so vantagens. Os fungos podem causar doenas nos seres humanos, como o P-de-Atleta, que causa desconforto pelo escamamento da pele dos ps. Com este trabalho ficmos mais elucidados acerca dos fungos, das suas caractersticas, a sua importncia nos ecossistemas e dos problemas que do aos seres humanos na medida em podem causar doenas desagradveis. Disponibilizmos a informao de forma clara e organizada e recorrendo ao uso de imagens e esquemas exemplificativos de forma a tornar o trabalho dinmico e, consequentemente, captar a ateno do nosso pblico-alvo, que so os nossos colegas.

12

Bibliografia
REIS, Jorge; LEMOS, Paula; GUIMARES, Antnio Preparao para o Exame Nacional 2010 Biologia e Geologia -11Ano Porto Editora Pg.149,150,180-184 http://www.faculdadeguarai.edu.br/aulas/BIOMEDICINA/2%20periodo/microb iologia%201%20-%20bacteriologia/microbiologia1-bacteriologia%20022010/Virus%20e%20fungos.pdf http://www.google.pt/imgres?imgurl=http://www.sobiologia.com.br/figuras/R einos2/micorriza.jpg&imgrefurl=http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Rei nos/biofungos.php&usg=__QnZNS0SJ4P1CJTxGexgcy5GyvPs=&h=321&w=38 5&sz=65&hl=ptpt&start=9&zoom=1&tbnid=aRxstBvmaEd3CM:&tbnh=103&tbnw=123&ei=6p w5TYmnBYys8QP9lemeCA&prev=/images%3Fq%3DReino%2Bfungi%26hl%3 Dpt-pt%26sa%3DN%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:1&itbs=1 http://ambientes.ambientebrasil.com.br/biotecnologia/artigos_de_biotecnolo gia/fungos:_caracteristicas_e_importancias.html http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/fungos/importancia-dosfungos.php http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/fungos/reino-fungi.php http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/fungos/fungos-1.php http://pt.wikipedia.org/wiki/Fungi

13

Vous aimerez peut-être aussi