Vous êtes sur la page 1sur 2

Do que guarda a arte e todas as coisas que no sero ditas.

"No procures nem creias: tudo oculto" Fernando Pessoa O nico sentido oculto das coisas / elas no terem sentido oculto nenhum Alberto Caeiro

O artista no sincero. Ele disfara. Por ocultar inconscientemente as intenes, sua obra se apresenta inteira, porm, ao olhar atento, ela constituda de fragmentos de tudo: smbolo, signo, tcnica, tema, natureza, pensamento...partes desiguais e indistintas que, coladas entre si, formaro o objeto que poderemos ou no chamar de arte: um quebra-cabea, habilmente montado/remontado, que constituir a coisa que os espectadores podero perceber.

Das veredas da arte, em particular as artes visuais, talvez as mais tortuosas e de difcil acesso sejam aquelas em que os artistas tornaram o objeto de arte o veculo para expor as suas vivncias pessoais. A arte nunca foi campo muito frtil para questes autobiogrficas nem muito dada s catarses. Alguns poucos artistas, no entanto, ao serem eles mesmos a matria prima de suas reflexes artsticas, fizeram com que seus desejos, suas dvidas e suas vidas vibrassem imagens sobre o espelho invertido. E, de forma inevitvel, esses momentos marcaram a histria do pensamento na arte, sobrevivendo at a atualidade e chegando a ns com fora de expresso legtima. Palavras antigas, talvez naquele momento, tenham sido a marca pessoal, sensvel e indelvel dos autores. Acentuo, tambm, o uso da palavra autoria que, no campo da arte nem to antiga, se tornou especialmente cara atual produo. Supe-se que o artista, apoiado nos

mecanismos e no arsenal, encontre possibilidades que at agora foram forjadas pela arte e possa permitir-se esquivar-se da compreenso da idia contida no termo autoria. Se for assim, melhor para ns todos! Os artistas no precisaro criar mais nada...Ou melhor, e ainda, todos poderemos criar tudo. Enfim, morreu (tambm) o artista! Graas aos deuses!!!

J se sabe que as palavras, provavelmente, no sejam o caminho mais fcil para se chegar compreenso das coisas do mundo. Em artes visuais a palavra v. Num desses momentos em que se faz o seu uso para tornar visvel aquilo que se abriga sob objeto de arte, Rafael Perptuo permitiu-se fazer o jogo da aproximao de seus trabalhos com o espectador. A palavra foi a sua voz e o faco que abriu o atalho. Foi o guia, por exemplo, que me levou pelo caminho de smbolos, imagens com que articulam os desenhos, os vdeos e a instalao sonora de sua autoria.

Em seus trabalhos, Rafael observa imagens de armas e com elas tenta construir e articular suas idias visuais, apondo recursos do desenho, dos sons, do vdeo, numa apropriao que resulta em trabalhos distintos entre si, mas que parecem tanger um assunto comum. Tais armas so utilizadas como temas para as suas construes. Ao buscar material que ir observar e trabalhar, no o faz diretamente dos objetos. Procura-os em catlogos, em livros, em sites, em filmes, no mundo, enfim - Lugares onde as imagens de armas aparecem de maneira corriqueira como signo do poder, da masculinidade, da honra, da fora, da violncia, do sexo. Ao copiar, coletar e modificar as figuras pelas quais se interessa, Rafael Perptuo faz vir tona as principais qualidades que parecem constituir os seus trabalhos, que, s vezes, deixam escapar vestgios perceptveis das tentativas e das buscas do artista na construo do objeto. Existe distncia entre inteno e gesto e no entre estabelecido do encontro de desejo e experincia, de ao de planejar e executar, aliados aos temas escolhidos que os trabalhos desse artista se realizam. Ao permitir que a dvida, a insegurana, a procura, o medo de ordem emocional ou tcnica - feito visvel e contextualizado no trabalho, tornam-se o fator expressivo de transfigurao, permanecendo guardado como linguagem na obra acabada.

A idia e o significado imagtico contido nas imagens das armas so modificados e/ou alterados em qualquer que seja o suporte escolhido, dada a maneira como o artista a utiliza ou a trata plasticamente. Desde o momento em que os elementos so encontrados e coletados, at se tornarem as imagens que os constituem, eles iro fazer com que os objetos e seus significados agora impregnados e modificados pelo artista, nos permitam indagar do mrito de outros sentidos, para fazermos uma reflexo. Assim, Rafael Perptuo faz emergir aquilo que sero as qualidades que constituem os seus trabalhos, possibilitando um desvio sobre os smbolos e imagens que escolheu e que por ele foram delicadamente corrompidos.

Ao articular tenses, ao impor outra forma, outro desenho, ao criar aproximaes, modificar a cor de um filme, organizar um rol de palavras de nomes de coisas - de armas potenciais - que viu durante um passeio de nibus ou, simplesmente, encontrando no orkut e dele coletando filmes que tenham alguma relao com a palavra arma, o artista manipula um cone banalizado e roto. Banalizado e roto como podem ser o poder, a honra, a fora, a violncia, o sexo, o masculino, ou todos os gneros, as escolhas, e as condutas humanas quando tratados de maneira espria.

Rafael Perptuo um jovem, um homem comum de 25 anos, que tem um caminho.

Francisco Magalhes Artista plstico e diretor do Museu Mineiro

Vous aimerez peut-être aussi