Vous êtes sur la page 1sur 4

O que so recursos hdricos

Os recursos hdricos so as guas superficiais ou subterrneas disponveis para qualquer tipo de uso numa determinada regio www.wikipedia.org.pt
Os recursos hdricos so divididos em trs partes: Industrial; Agrcola e Domstica. Na parte industrial para se obter diversos produtos a gua muito precisa e sem ela no haveriam certos produtos. Na parte agrcola a gua precisa para regar os campos e para fazer crescer as cultivaes. Na parte domstica no poderamos viver sem gua pois ela nos precisa diariamente no banho, para beber, para cozinhar etc. Os recursos hdricos tem profunda importncia no desenvolvimento de diversas actividades econmicas. A gua um dos recursos mais importantes que a natureza oferece ao Homem, podendo ser encontrada no nosso planeta, em diferentes estados fsicos : lquido, slido, gasoso.

www.maenatureza.org.br/

Recurso hdrico

Recurso hdrico

Energia hdrica
uma das fontes mais seguras e econmicas na produo de energia elctrica.

Por outro lado, tambm fornecemos turbinas de alta eficincia para aplicaes simples e sistemas de pequenas potncias.

Turbina

Barragem

Recursos naturais so elementos da natureza com utilidade para o Homem, com o objectivo do desenvolvimento da civilizao, sobrevivncia e conforto da sociedade em geral. Podem ser renovveis, como a gua, a luz do Sol, o vento, as florestas, ou no renovveis, como o petrleo e minrios em geral. Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Recurso_natural"

Energia fotovoltaica
A energia fotovoltaica fornecida de painis contendo clulas fotovoltaicas ou solares que sob a incidncia do sol geram energia elctrica. A energia gerada pelos painis armazenada em bancos de bateria, para que seja usada em perodo de baixa radiao e durante a noite (fig. 6). A converso directa de energia solar em energia elctrica realizada nas clulas solares atravs do efeito fotovoltaico, que consiste na gerao de uma diferena de potencial elctrico atravs da radiao. O efeito fotovoltaico ocorre quando ftons (energia que o sol carrega) incidem sobre tomos (no caso tomos de silcio), provocando a emisso de elctrons, gerando corrente elctrica. Este processo no depende da quantidade de calor, pelo contrrio, o rendimento da clula solar cai quando sua temperatura aumenta. O uso de painis fotovoltaicos para converso de energia solar em elctrica vivel para pequenas instalaes, em regies remotas ou de difcil acesso. muito utilizada para a alimentao de dispositivos electrnicos existentes em foguetes, satlites e astronaves.

Figura 6 - Painel solar fotovoltaico que usa energia da luz solar para sustentar telefone celular pblico em local isolado na Austrlia.

www.fisica.cdcc.sc.usp.br

Vous aimerez peut-être aussi