Vous êtes sur la page 1sur 41

BIBLIOLOGIA E INTRODUO

TEOLOGIA SISTEMTICA
Teologia Sistemtica ou Dogmtica Compreende uma srie de disciplinas estudadas pela igreja, como cristologia (Jesus), eclesiologia (igreja), trindade, antropologia teolgica (vendo o homem quanto criao, pecado, graa e salvao), escatologia (ltimas coisas) e Heresiologias (Seitas e Heresias). Ademais, no se ocupa em repetir dogmas, que so declaraes de f, que as pessoas crem, tenta entender a vida, e refletir a real e pura f crist. Bibliologia e Introduo O estudo da teologia sistemtica ordenada da Bblia, seu autor, seu inspirador, seus escritores, tempo, tema e mensagem, origem e destino, auditrios primrio e secundrio. Fascinante teor no Livro dos livros com o objetivo de melhorar o vnculo de Comunho entre o leitor estudioso e as portas da revelao bblica. Cada livro ser explorado a fim de discernir a mensagem especfica de seus escritores em seu tempo e na sua vida. - Cristologia O Estudo da pessoa de Cristo, sua doutrina desde os tempos da Dispensao do Mistrio at a Dispensao da Plenitude dos Tempos, tratando desde quando estava no seio do Pai at o Tudo em Todos. - Teologia Prpria O Estudo da pessoa do Pai. Estudo pouco aplicado nas Escolas Profissionais de Teologia Bblica. Desde seu planejamento at o dia em que mandou colocar um novo trono para receber seu Filho, o mistrio escondido, sua destra. Um tremendo estudo temrio desde os atributos do amor que se manifesta em Graa, da Justia que se transforma e Vingana, e Misericrdia que determina o perdo de Deus. - Pneumatologia O Estudo completo da trajetria do Esprito Santo, desde o primeiro livro at o Estado Eterno, sua obra, sua dobrada uno, a possesso temporria, seu trabalho na Igreja (batismo, dons, enchimento) e seu trabalho escatolgico com as duas testemunhas. - Harmatiologia O Estudo profundo sobre assunto que mais importuna o homem e o separa de seu Criador, as doutrinas herticas sobre o pecado, o sistema biolgico e psicolgico do pecado, os membros do corpo e as suas leis, o homem interior e a vitria sobre o poder do pecado. - Soteriologia O Estudo na Catedral da Salvao, o livre de Romanos. Um profundo conhecimento sobre a expiao de Cristo, a santificao, o sangue, o Parente Remidor e nossa garantia de f. - Eclesiologia A Igreja desde a dispensao do ministrio at a plenitude dos tempos, a igreja como
IGREJA APOSTLICA MINISTRIO VIVA EM CRISTO APOSTILA DE ESTUDO TEOLOGIA SISTEMTICA Pgina 1

BIBLIOLOGIA E INTRODUO
elemento fundamental do Reino de Deus, sua escolha, sua fundao, sua cidade e seu esposo. - Escatologia Conhea o maravilhoso mundo das coisas relacionadas ao fim dos tempos da graa e o novo incio com o Reino eterno de Cristo. Saiba o que significam as 70 semanas de Daniel, os 3 elementos do Reino e seu fim, o Anticristo, as 7 trombetas do Apocalipse, o derramamento das taas da grande ira, a salvao antes, durante e depois da grande tribulao e muito mais. - Antropologia O Estudo especial e tremendo sobra a tricotomia do ser humano, esprito alma e corpo, seus desafios e seu fim eterno. - Angeologia O Estudo completo da origem, ministrio natureza e propsito angelical. Desde a sua criao santa, predestinao, eleio, domicilio, Hades, poo do Abismo. Como os Anjos esto limitados no tempo da Graa e como voltaro a atuar como ministravam no Antigo Testamento e porque so conservos da Igreja. - Basilia O Estudo do Reino de Deus, pouco conhecido no meio Pentecostal. Seus tipos, suas parbolas, seus trs elementos, sua chegada, seus profetas e seu Rei Eterno, seu reino, seus sditos, sua abrangncia, seu poder, sua glria e sua Capital Eterna.

Comunicao ( 03 Lies )
- Evangelismo & Misses Saiba por que o Ide a todo mundo tambm requer o Vinde a Mim. Veja como a sinceridade da f opera a oportunidade a fim de o pecador mais longnquo de Deus seja inescusvel com respeito a sua salvao. Conhea por voc opera o premio para aquele que o discpulo e todas as almas que voc ganha para Cristo contam como galardo quele que o ganhou para Cristo. Saiba quando seu prprio galardo ser uma realidade atravs de novo discipulado. - Homiltica O Estudo fascinante da arte da pregao atual, seus mtodos antigos e modernos, seus elementos e tipos, suas figuras de linguagem, seus mistrios e a grande chance de conhecer os segredos da revelao proftica, o esboo e a inspirao. E ainda a arte da exposio, a comunicao pblica, e o equilbrio emoo e da razo. - Hermeneutica O Estudo precioso da arte de interpretar textos, especialmente o texto bblico. Conhea os dois auditrios para que foram escritos os textos bblicos e as leis e regras de sua interpretao, como por exemplo, a Bblia interpreta a prpria Bblia a lei urea da Hermenutica.

Apologtica (02 Lies )


IGREJA APOSTLICA MINISTRIO VIVA EM CRISTO APOSTILA DE ESTUDO TEOLOGIA SISTEMTICA

Pgina 2

BIBLIOLOGIA E INTRODUO
- Heresiologia Seitas e Heresias Conhea melhor as doutrinas de cada seita, os seus pontos fortes doutrinrios luz da Palavra de Deus. Conhea as novas seitas que se influenciam no meio evanglico e suas novas armas. - Histria da Igreja Um Estudo da Igreja desde quando era conhecida como Nao Poderosa no livro de Ezequiel at ao dia em que introduzida nas bodas do Cordeiro, e seu governo ao lado de Cristo na eternidade, sem contar o seu propsito, seu papel de esposa e seu papel fundamental no Reino.

Panorama Bblico (04 Lies )


- Antigo Testamento O Estudo temtico do Antigo Testamento e ainda os caminhos de como extrair mensagens reveladas e unidas do Antigo Testamentos. - Novo Testamento O Estudo temtico no Novo Testamento e ainda os caminhos de como extrair mensagens reveladas e ungidas do Novo Testamento. - Geografia e Histria Bblica Um Estudo de fundo histrico proftico desde o livro de Gnesis at as mudanas que ocorrero em Jerusalm quando o Senhor Jesus colocar seus ps no Monte das Oliveiras. - Teologia Pastoral Um Estudo sobre as atividades do obreiro com nfase no ministrio pastoral. O objetivo deste livro mostrar ao aluno algumas adversidades que um homem de Deus no exerccio do pastorado pode passar, bem como apresentar algumas ferramentas que esto liberadas por Deus para o este utilizar no seu dia a dia. Diante dos cinco ministrios daremos nfase ao ministrio pastoral, assim o aluno poder ajudar o pastor nesta importante misso de conduzir o povo de Deus nesta importante caminhada at a Cana Celestial.

IGREJA APOSTLICA MINISTRIO VIVA EM CRISTO APOSTILA DE ESTUDO TEOLOGIA SISTEMTICA

Pgina 3

BIBLIOLOGIA E INTRODUO

ABREVIATURAS:
Em ndices e citaes bblicas, comum o uso de abreviaturas para se referir aos textos bblicos. Um dos formatos convencionados segue o padro abaixo:
y y y y

Os dois pontos (:) separam o captulo dos versos; O hfen (-) indica uma faixa contnua de versos; A vrgula (,) indica uma seqncia no contnua de versos; O ponto-e-vrgula (;) inicia um novo captulo do mesmo livro ou no, se seguido de nova abreviao.

y Exemplos:

2 Ts 2:2-12 = Segunda Tessalonicenses, captulo 2, versculos 2 a 12 Gn 3:1-15 = Gnesis, captulo 3, versculos 1 a 15. Rm 11:18 = Romanos, captulo 11, versculo 18. Dn 9:25, 27; 11:3-43 = Daniel, captulo 9, versculos 25 e 27; e captulo 11, versculos 3 a 43. Mt 24-26; Ap 1:1-8 = Mateus, cap. 24 ao cap. 26; Apocalipse, captulo 1, versculos 1 a 8. Encontram-se aqui as abreviaturas remissivas e teolgicas com as quais o estudante deve se familiarizar. a. C. antes de Cristo (colocado aps o nmero) A. D. Anum Dominum (no ano do Senhor; depois de Cristo) ARA: Edio Almeida Revista e Atualizada ARC: Edio Almeida Revista e Corrigida AT: Antigo Testamento c. circa (cerca de, mais ou menos em) cap. captulo caps. captulos cf. confer (compare, confira) d.C. Depois de Cristo( isto depois do nascimento de Cristo) ed. editor e. g. exempli gratia (por exemplo) Gr. Grego hb. Hebraico i. e. id est (isto ) int. introduo lit. literal; literalmente

IGREJA APOSTLICA MINISTRIO VIVA EM CRISTO APOSTILA DE ESTUDO TEOLOGIA SISTEMTICA

Pgina 4

BIBLIOLOGIA E INTRODUO
N do E nota do editor NT Novo Testamento op. cit. opus citatum (obra citada) p. pgina pp. pginas ppl. passagem paralela ref. referncia refs. referncias s. seguinte ss. e os seguintes(isto , os versculos consecutivos de um captulo at o seu final. Por exemplo: 1Pe 2.1ss, significa 1 Pe 2.1-25) v. versculo vv. versculos ver veja p.m tarde-noite a.m manh

ALGUNS TERMOS IMPORTANTES E SEUS SIGNIFICADOS:


Apcrifos: (significa: escondidos ou duvidosos). Livros no-bblicos aceitos por alguns (como a igreja catlica romana), mas rejeitados por outros, por no serem inspirados e conterem muitos erros, o que prova serem de autoria humana e no divina. Pelos catlicos
romanos so conhecidos como Deuterocannicos (= 2 Cnon). Foram acrescentados s Escrituras (Dt 4.2, 12.32; Pv 30.6; Ec 3.14; Ap 22.18,19).

Cnon = Do grego "knon", e do hebraico "kaneh", regra; lista autntica dos livros considerados como inspirados. Epstolas = Cartas. Evangelho = Caminho; boas novas. Sinpticos = Sntese. Os trs primeiros evangelhos so chamados de evangelhos sinpticos, pois so muito parecidos e sintetizam a vida de Jesus; Testamento = Aliana, Pacto, Acordo; Traduo = Transliterao de uma lngua para outra; Verso = Traduo da lngua original para outra lngua.

IGREJA APOSTLICA MINISTRIO VIVA EM CRISTO APOSTILA DE ESTUDO TEOLOGIA SISTEMTICA

Pgina 5

BIBLIOLOGIA E INTRODUO

NDICE GERAL Descrio Pgina

Introduo; O Autor e o Testemunho da Bblia A Bblia o livro de Deus Os originais O Antigo Testamento em Hebraico O Novo Testamento em Grego A Bblia, o livro mais antigo e mais amado A Bblia, Superior a qualquer livro jamais escrito A Bblia Cannica A Bblia, o livro mais influente Inspirao, Iluminao e Revelao Inspirao Iluminao Revelao Revelao Geral Revelao Especial Comparao: Revelao-Inspirao-Iluminao A Divindade na Bibliologia Dispensao do Mistrio O tema central da Bblia, o MESSIAS O tema central da Bibliologia Diviso dos livros da Bblia Breve anlise dos livros da Bblia - 1. A.T. Breve anlise dos livros da Bblia - 2. N.T. Os livros Apcrifos e os Pseudopgrafos Lvros Pseudopgrafos Lvros Apcrifos A histria da verso em Lngua Portuguesa

07 07 08 09 09 10 11 11 12 12 12 15 16 16 18 21 21 22 23 25 30 30 33 35 36 37 39

IGREJA APOSTLICA MINISTRIO VIVA EM CRISTO APOSTILA DE ESTUDO TEOLOGIA SISTEMTICA

Pgina 6

BIBLIOLOGIA E INTRODUO
A BBLIA
INTRODUO: O AUTOR E O TESTEMUNHO DA BBLIA O Autor da Bblia o PAI. Embora a Palavra subsista antes da encarnao de Cristo, o Autor da Palavra o PAI. o Pai que fala o Verbo. O Verbo sai como Palavra dita do Pai. Embora, depois da ressurreio de Cristo, vemos o Verbo explicando o prprio Verbo aos discpulos de Emas, o Verbo sai da boca do Pai. A Bblia contm a Palavra de Deus e , ao mesmo tempo a Palavra de Deus, mas nem tudo o que est escrito na Bblia procede da boca de Deus. Aquilo que foi escrito e canonizado o registro. O registro inspirado e o que foi escrito s vezes a narrativa daquilo que um mpio falou. Aquilo que este mpio falou um registro inspirado, mas no a Palavra de que sai da boca de Deus. Est ali como mecanismo de ensino, advertncia ou com alguma mensagem de vida final. Esta era a confuso que o diabo queria gerar em Mateus 4, quando veio falar com Cristo, questionando a sua divindade nos dias de sua provao no deserto. Vemos a Palavra procedendo da boca do incrdulo Tom, de um angustiado Pedro, de espritos malignos falando aos amigos de J; mas suas palavras humanas, seus pontos de vista e seus questionamentos, no procedem da boca de Deus. Mas o registro daquilo que eles disseram faz parte do contedo bblico, e esto ali para que tiremos nossas lies, pois Deus no esconde os desejos, pecados e ansiedades, erros e acertos do homem. Mas somente a Palavra que procede da boca de Deus nos pode dar vida. (Mt 4.4; Jo 5.16,20) O poder da Palavra foi dado ao Filho. Ele o Verbo de Deus. A Palavra dele. O Pai o Arquiteto da Criao, mas a Palavra, o mesmo que Verbo a execuo. O Verbo no est, o Verbo , faz, profetiza e executa. Aqui ele manda que o ouamos; Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e cr naquele que me enviou, tem a vida eterna e no entra em juzo, mas j passou da morte para a vida. Jo 5.24 O Pai da testemunho da Palavra, Ele manda que O vejamos, ouamos e creiamos. Atravs da Bblia podemos ver seis coisas que os discpulos no tiveram: 1. 2. 3. 4. 5. 6. Eles nunca ouviram a sua voz. Jo 5.37 Eles nunca viram sua forma(parecer). Jo 5.37 A Palavra no permanecia neles. Jo 5.38 Eles no criam no Pai que O havia enviado. Jo 5.38 Eles no examinavam as Escrituras que davam testemunho Dele. Jo 5.39 Eles no criam nos Escritos. Jo 5.47. Jesus quer dizer para lermos o Logos(palavra escrita) para poder crer no Rhema(palavra revelada).

A BBLIA O LIVRO DE DEUS (Is 34:16). A palavra Bblia (Livros) entrou para as lnguas modernas por intermdio do francs, passando primeiro pelo latim bblia, com origem no grego biblos (folha de papiro do sculo
IGREJA APOSTLICA MINISTRIO VIVA EM CRISTO APOSTILA DE ESTUDO TEOLOGIA SISTEMTICA Pgina 7

BIBLIOLOGIA E INTRODUO
XI a. C preparada para a escrita). Um rolo de papiro tamanho pequeno era chamado biblion, e vrios destes era uma Bblia. Portanto Bblia quer dizer coleo de vrios livros. No princpio, os livros sagrados no estavam reunidos uns aos outros como os temos agora em nossa Bblia. O que tornou isso possvel foi a inveno do papel no sc. II pelos chineses, bem como a inveno do prelo de tipos mveis, em 1450 A. D. por Guttenberg, tipgrafo alemo. At ento tudo era manuscrito como ocorria anteriormente com os escribas, de modo laborioso, lento e oneroso. Com a inveno do papel desapareceram os rolos e a palavra biblos deu origem a livro como se v em biblioteca (coleo de livros), bibliografia, biblifilo (colecionador de livros). A primeira pessoa a aplicar o nome Bblia foi Joo Crisstomo, grande reformador e patriarca de Constantinpla, 398-404 A. D. A Bblia em si, recebe outros nomes como Livro do Senhor (Is 34.16); Palavra de Deus (Mc 7.13; Jo 10.35; Hb 4.12); Escrituras (Mt 21.42; Lc 4.21; Jo 7.38,42; Rm 4.3; Gl 4.30) Santas Escrituras (Rm 1.2) Sagradas Letras ( 2Tm 3.15); a Verdade (Jo 17.17; Rm 15.8); Lei (Sl 119); Lc 10.26; Mt 5.18); Mandamentos (Sl 119); a Lei e os Profetas (Mt 5.17; Lc 16.16); a Lei de Moiss (Lc 24.44) A BBLIA : Toda escritura inspirada por Deus e til para o ensino, para a repreenso, para a correo, para a educao na justia, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra. 2 Tm 3.16,17. Examine ainda 1 Corntios 10.11 e Romanos 15.4. A BBLIA UM LIVRO PARA: ser buscado/examinado (Jo 5.39); crido (Jo 2.22); lido (1 Tm 4.13); recebido (1 Ts 2.13); confirmado e aceito (At 17.11). A BBLIA TEM MUITOS OBJETIVOS: avisar os crentes (1 Co 10.11); manifestar o cuidado de Deus (1 Co 9.9,10); ensinar e instruir (Rm 15.4); aperfeioar o cristo para toda boa obra (2 Tm 3.16,17); fazer o homem sbio para a salvao (2 Tm 3.15); produzir f na divindade de Cristo (Jo 20.31); produzir vida eterna (Jo 5.24). 1. OS ORIGINAIS Grego, hebraico e aramaico foram os idiomas utilizados para escrever os originais das Escrituras Sagradas. O Antigo Testamento foi escrito em hebraico. Apenas alguns poucos textos foram escritos em aramaico. O Novo Testamento foi escrito originalmente em grego;era a lngua mais utilizada na poca. Os originais da Bblia so a base para a elaborao de uma traduo confivel das Escrituras. Porm, no existe nenhuma verso original de manuscrito da Bblia, mas sim cpias de cpias de cpias. Todos os autgrafos, isto , os livros originais, como foram escritos pelos seus autores, se perderam. As edies do Antigo Testamento hebraico e do Novo Testamento grego se baseiam nas melhores e mais antigas cpias que existem e que foram encontradas graas s descobertas
IGREJA APOSTLICA MINISTRIO VIVA EM CRISTO APOSTILA DE ESTUDO TEOLOGIA SISTEMTICA

Pgina 8

BIBLIOLOGIA E INTRODUO
arqueolgicas. Para a traduo do Antigo Testamento, a Comisso de Traduo da SB, Sociedade Biblica do Brasil, usa a Bblia Stuttgartensia, publicada pela Sociedade Bblica Alem. J para o Novo Testamento utilizado The Greek New Testament, editado pelas sociedades Bblicas Unidas. Essas so as melhores edies dos textos hebraicos e gregos que existem hoje, disponveis para tradutores. 2. O ANTIGO TESTAMENTO EM HEBRAICO Muitos sculos antes de Cristo, escribas, sacerdotes, profetas, reis e poetas do povo hebreu mantiveram registros de sua histria e de seu relacionamento com Deus. Estes registros tinham grande significado e importncia em suas vidas e, por isso, foram copiados muitas e muitas vezes e passados de gerao em gerao. Com o passar do tempo, esses relatos sagrados foram reunidos em colees conhecidas por A Lei, Os Profetas e As Escrituras. Esses trs grandes conjuntos de livros, em especial o terceiro, no foram finalizados antes do Conclio Judaico de Jamnia, que ocorreu por volta de 95 d.C. A Lei continha os primeiros cinco livros da nossa Bblia. J Os Profetas, incluam Isaas, Jeremias, Ezequiel, os Doze Profetas Menores, Josu, Juzes, 1 e 2 Samuel e 1 e 2 Reis. E As Escrituras reuniam o grande livro de poesia, os Salmos, alm de Provrbios, J, Ester, Cantares de Salomo, Rute, Lamentaes, Eclesiastes, Daniel, Esdras, Neemias e 1 e 2 Crnicas. Os livros do Antigo Testamento foram escritos em longos pergaminhos confeccionados em pele de cabra e copiados cuidadosamente pelos escribas. Geralmente, cada um desses livros era escrito em um pergaminho separado, embora a Lei freqentemente fosse copiada em dois grandes pergaminhos. O texto era escrito em hebraico - da direita para a esquerda - e, apenas alguns captulos, em dialeto aramaico. Hoje se tem conhecimento de que o pergaminho de Isaas o mais remoto trecho do Antigo Testamento em hebraico. Estima-se que foi escrito durante o Sculo II a.C. e se assemelha muito ao pergaminho utilizado por Jesus na Sinagoga, em Nazar. Foi descoberto em 1947, juntamente com outros documentos em uma caverna prxima ao Mar Morto. 3. O NOVO TESTAMENTO EM GREGO Os primeiros manuscritos do Novo Testamento que chegaram at ns so algumas das cartas do Apstolo Paulo destinadas a pequenos grupos de pessoas de diversos povoados que acreditavam no Evangelho por ele pregado. A formao desses grupos marca o incio da igreja crist. As cartas de Paulo eram recebidas e preservadas com todo o cuidado. No tardou para que esses manuscritos fossem solicitados por outras pessoas. Dessa forma, comearam a ser largamente copiados e as cartas de Paulo passaram a ter grande circulao. A necessidade de ensinar novos convertidos e o desejo de relatar o testemunho dos primeiros discpulos em relao vida e aos ensinamentos de Cristo resultaram na escrita dos Evangelhos que, na medida em que as igrejas cresciam e se espalhavam, passaram a ser muito solicitados. Outras cartas, exortaes, sermes e manuscritos cristos similares tambm comearam a circular. O mais antigo fragmento do Novo Testamento hoje conhecido um
IGREJA APOSTLICA MINISTRIO VIVA EM CRISTO APOSTILA DE ESTUDO TEOLOGIA SISTEMTICA

Pgina 9

BIBLIOLOGIA E INTRODUO
pequeno pedao de papiro escrito no incio do Sculo II d.C. Nele esto contidas algumas palavras de Joo 18.31-33, alm de outras referentes aos versculos 37 e 38. Nos ltimos cem anos descobriu-se uma quantidade considervel de papiros contendo o Novo Testamento e o texto em grego do Antigo Testamento. Teolgicamente a Bblia a revelao de Deus para a humanidade. Etimologicamente uma coleo de livros pequenos, cujo autor Deus, o Esprito Santo seu real intrprete e Jesus Cristo seu TEMA UNIFICADOR, seu assunto central. A BBLIA, O LIVRO MAIS ANTIGO E MAIS AMADO Os demais livros so lidos e venerados, mas a Bblia um livro admirado e amado por biles de pessoas, das mais diversas culturas no mundo e em toda histria da humanidade; tem transformado vidas, cidades, reis, pessoas comuns, crianas, adultos, naes, reinos e famlias.        Reis como Davi, o amaram. Reis como Josias, o acharam. Profetas como Samuel, o escreveram. Poetas como Salomo, o pintaram. Doutores como Lucas, o organizaram. Amigos como Tefilo, o encomendaram. Apstolos como Paulo, viajavam com longos pergaminhos deste livro.

Devemos amar a Bblia porque ela :               A bssola do nufrago. A bigorna onde o ferreiro molda sua arte. O blsamo que cura as feridas do homem mngua e morte. Indica o Criador e inspira o culto a Seu nome. A fonte onde a sede de nossa alma eterna encontra gua Viva. O alimento que doce no paladar e amargo no ventre, por que deve ser compartido e no guardado egoisticamente. Manual da construo e edificao do homem. A chave que abre as portas das revelaes celestes. O transporte que nos conduz Rua de Ouro da Nova Jerusalm. A nossa ferramenta de nosso plpito. A garantia de armar sua tenda em qualquer lugar. A nica que oferece uma profisso garantida em qualquer lugar do mundo, a de ministro de Evangelho de Jesus Cristo. O farol que alumia os nautas perdidos no mar da vida. A luz para nossos ps, e a luz para nossos caminhos. luz para os ps, porque sua mensagem pessoal e individual, e luz para nossos caminhos porque todos os que caminam conosco tambm so beneficiados com a sua iluminao.
IGREJA APOSTLICA MINISTRIO VIVA EM CRISTO APOSTILA DE ESTUDO TEOLOGIA SISTEMTICA

Pgina 10

BIBLIOLOGIA E INTRODUO
  As respostas para as perguntas mais difceis da vida, da histria e do corao do homem: Cristo. A Graa de Jesus Cristo, pois dias viro que os homens ho de procur-la aos quatro cantos da Terra, mas no a encontraro. Ela ser arrebatada dentro do corao de cada servo de Jesus Cristo.

A BBLIA, SUPERIOR A QUALQUER LIVRO JAMAIS ESCRITO A Bblia possui o mais vasto acmulo de conhecimento fsico, astronmico, cientfico de todas as espcies, morais, espirituais, cronolgico, matemtico, fsico, biolgico, equilibrado e verdadeiro. A Bblia o livro mais honesto, por que no encobre nem um s pecado do homem, antes os usa para ensinar como podemos viver livres deles. Os pecados do pai da F so revelados, do grande Rei de Israel so revelados, do discpulo mais amado, com o objetivo de ensinar aos prprios homens que Deus no faz acepo de pessoas, a fim de revelar a redeno do homem. A Bblia o livro mais harmnico, escrito por aproximadamente quarenta escritores, que tinham culturas e status diferentes. Os escritores viveram distantes uns dos outros. Onze pases diferentes, em pocas e condies diferentes, no se conheceram. Nna poca a comunicao era praticamente impossvel pertenceram s mais variadas camadas sociais, e tinham profisses muito diferentes. Demoraram cerca de aproximadamente 1600 anos para escrever os 66 livros. 1491 a. C., quando Moiss teve a viso do passado, comeou a escrever o Pentateuco, no meio do trovo no monte Sinai, at 97 d. C., quando o apstolo Joo teve a viso do futuro, ele mesmo um filho do trovo (Mc 3.17), escreveu seu evangelho na sia Menor. Entretanto, h na Bblia um s plano ou projeto, que de fato mostra a existncia de um s Autor divino, guiando os escritores. A Bblia um s livro. Tem um s sistema doutrinrio, um s padro moral (expresso da autoridade de Deus), um s plano de salvao, um s programa das eras. A Bblia a coleo das exatas palavras dos 66 livros que constituem o seu CNON (cnon significa autoridade, regra de f. O cnon est fechado, no h mais nenhum livro inspirado!!!). Vide (Mt 4.4; Jo 12.48; 2 Tm 3.16,17; 2 Pe 1.3; Jd 3).

A BBLIA CANNICA
Um livro cannico quando, desde o seu primeiro dia, foi aceito pelo povo de Deus como divinamente inspirado, como realmente o (Ver o item Inspirao). CNON do grego "knon", e do hebraico "kaneh" (= regra; lista autntica dos livros considerados como inspirados). Significava originalmente vara de medir, depois norma ou regra (Gl 6.16), e hoje significa catlogo de uma revelao completa e divina. A palavra cnon acha-se em trs passagens do N.T.: Gl 6.16, Fp 3.16 e 2 Co 10.13-17.

IGREJA APOSTLICA MINISTRIO VIVA EM CRISTO APOSTILA DE ESTUDO TEOLOGIA SISTEMTICA

Pgina 11

BIBLIOLOGIA E INTRODUO
A inspirao diz respeito ao divina no ato do registro escrito, garantindo o resultado fiel. J a canonizao do Texto diz respeito ao humana, reconhecendo a qualidade divina daquele material. A CAANONIZAO DE UM LIVRO NO SIGNIFICA QUE HOMENS LHE CONCEDERAM AUTORIDADE E INSPIRAO DIVINA, MAS SIM QUE HOMENS FORMALMENTE OFICIALIZARAM O QUE SEMPRE FOI RECONHECIDO COMO INSPIRADO POR DEUS [EM OUTRAS BASES, SUFICIENTES]. Esse processo de reconhecimento se deu no seio da comunidade da F a comunidade hebraica, quanto ao A.T., e a comunidade crist (igreja primitiva), quanto ao N.T. A canonizao tem tudo a ver com a preservao do Texto, pois, a comunidade da F s iria se preocupar em transmitir e proteger os livros "cannicos", tidos como inspirados. A parte humana na transmisso do Texto fica patente, mas ser que houve ao divina tambm, protegendo o Texto (a exata redao do Texto)? Se o Criador quis que Sua revelao chegasse intacta, ou pelo menos de forma ntegra e confivel, at o sculo XXI e seguintes, fatalmente teria que vigiar o processo da transmisso atravs dos sculos. Teria que proibir a perda irrecupervel de qualquer parte genuna, bem como a insero indetectvel de material esprio. A BBLIA, O LIVRO MAIS INFLUENTE Todos ignoram o pecado para facilitar sua crena. Mas a Bblia expe o pecado do homem, e prov um redentor para o pecador e ainda o mais influente e mais amado livro de toda Histria. A Bblia mais influente porque revela que o homem pecador que precisa ser salvo e h um Salvador para ele. A Bblia ensina que o homem no ser condenado por desconhecer o Salvador, mas pelo fato de rejeit-Lo. A Bblia revela o cumprimento de suas prprias profecias.

INSPIRAO, ILUMINAO E REVELAO


A Bblia Inspirada Jesus Cristo ensinou que a Bblia infalivelmente inspirada (Jo 10.35b; 17.17; Mt 4.4; 5.17,18) e tambm eterna e perfeitamente preservada por Deus (Mt 24.25, Lc 16.17; 21.33; 24.44) INSPIRAO o homem escrevendo o que Deus revelou. A Inspirao o registro escrito das revelaes de Deus e daquilo que Ele quis que os escritores registrassem por escrito. A inspirao, portanto, o processo pelo qual Deus manifesta uma influncia sobrenatural sobre certos homens, capacitando-os para registrar acurada e infalivelmente o
IGREJA APOSTLICA MINISTRIO VIVA EM CRISTO APOSTILA DE ESTUDO TEOLOGIA SISTEMTICA

Pgina 12

BIBLIOLOGIA E INTRODUO
que tenha sido revelado. Lemos em 2 Pe 1.21 a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Esprito Santo. O resultado desse processo a Palavra de Deus escrita, a escritura da verdade (Dn 10:21). Como ocorreu o processo da inspirao: A prpria Bblia clama ser a Palavra de Deus. O termo inspirao o termo teolgico tirado da Bblia que expressa a verdade que a Bblia a Palavra de Deus. Para entendermos a inspirao, devemos olhar para dois versculos clssicos das Escrituras, a seguir: Toda a Escritura divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargir, para corrigir, para instruir em justia (2 Tm 3.16) A palavra inspirao theopneutos, que provm de duas palavras gregas: theo = Deus, e pneutos = assoprar. A palavra hebraica nehemiah e usada somente uma vez no Velho Testamento (em J 32.8). O versculo est dizendo que Deus assoprou nos escritores da Bblia que escreveram assim as prprias Palavras de Deus. O adjetivo empregado nesta passagem significa <<insuflado por Deus>> (cf. Gn 2.7). A palavra Escritura, vem do Grego graphe, que siginifica escrita, grafia, palavra. Deus assoprou palavras! Podemos dizer ento que tudo o que foi escrito (as Escrituras) foi dado pelo sopro de Deus. Portanto, o que Deus soprou foram palavras (graphe). Cada palavra, cada letra importante para Deus. importante frisarmos que a Bblia inspirada e no os escritores. Se fosse o contrrio, tudo aquilo que eles escrevessem, de uma forma geral, seria Bblia. A prxima passagem : Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Esprito Santo. (2 Pe 1.21) Literalmente, o que o versculo est dizendo que a inspirao o processo pelo qual o Esprito Santo moveu ou dirigiu os escritores, para eles escrevessem no fossem palavras deles, mas a prpria Palavra de Deus. Deus nos est dizendo que Ele o Autor da Bblia, e no o homem. Os escritores da Bblia so chamados de: homens impelidos (ou carregados) pelo Esprito Santo (2 Sm 23.2; 2 Pe 1.20,21; cf. Ap. 19.9; 22.6;). Eles foram movidos, tomados, levados. O prprio Jesus Cristo afirmou que o Esprito Santo faria os Seus discpulos se lembrarem de tudo o que presenciaram: Mas aquele Consolador, o Esprito Santo, que o Pai enviar em meu nome, vos ensinar todas as coisas, e vos far lembrar de tudo quanto vos tenho dito (Jo 14.26) e os anunciaria fatos futuros: Mas, quando vier aquele Esprito da verdade, ele vos guiar em toda a verdade, porque no falar de si mesmo, mas dir tudo o que tiver ouvido e vos anunciar o que h de vir (Jo 16.13). (1 Co 2.1013; 1 Jo 1.1-3).
IGREJA APOSTLICA MINISTRIO VIVA EM CRISTO APOSTILA DE ESTUDO TEOLOGIA SISTEMTICA Pgina 13

BIBLIOLOGIA E INTRODUO
O Deus que soprou o flego de vida nos seres viventes o mesmo que soprou Sua Palavra nas conscincias dos Seus profetas. Se o prprio Esprito Santo supervisionou a entrega e o registro da revelao, Ele, sendo Deus Onipresente, Onisciente e Onipotente, garantiu que isto seria feito sem erros. Assim, cada palavra da Bblia literalmente de Deus e a nica base para doutrina. Inspirao o poder estendido pelo Esprito Santo, mas no sabemos exatamente como esse poder operou. limitado aos escritores das Escrituras Sagradas. Isto EXCLUI todos os outros livros sacros por no serem inspirados; tambm nega autoridade final a t das as igrejas, o conclios eclesisticos, credos e clrigos. A inspirao no exclui a diversidade de expresso sobre o mesmo assunto (Mt 16.16; Mc 8.29; Lc 9.20). At os 10 mandamentos tm expresses diferentes, pois o Autor Deus, e Ele pode Se exprimir de formas diferentes sobre o mesmo assunto!!! (Ex 20.8-11; Dt 5.1215). O mais prximo que conseguimos chegar da inspirao chamando-a de orientao. Isto , o Esprito Santo supervisionou a seleo dos materiais a serem usados e das palavras a serem empregadas por escrito. Finalmente, Ele preservou os autores de todos os erros e omisses. Temos na Bblia, portanto, a Palavra de Deus verbalmente inspirada. O apstolo Paulo relatou, inclusive, seus lapsos de memria (1 Co 1.14-16), suas emoes pessoais (Gl 4.14), suas palavras (1 Co 7.12,40). Entretanto, ele mesmo frisa que, apesar de expor sentimentos e impresses pessoais, tudo o que ele registrou nas Escrituras so Palavras do Senhor! (1 Co 2.13; Gl 1.12). Inclusive, quando ele aborda a questo do papel e posio da mulher na igreja, ele declara que o que disse so mandamentos do Senhor e no seu entendimento pessoal! (1 Co 14.37-38). Observamos, alm disso, que a inspirao se estende s palavras, no simplesmente aos pensamentos e conceitos, ou idias gerais. Se estendesse simplesmente aos ltimos, ficaramos sem saber se os escritores entenderam exatamente o que Deus disse, se lembraram exatamente do que Ele disse, e se eles tinham capacidade para expressar os pensamentos de Deus com exatido. Ser que cada palavrinha da Bblia mesmo inspirada? O que Jesus disse acerca deste assunto? Ele, porm, respondendo, disse: Est escrito: Nem s de po viver o homem, mas de TODA a palavra que sai da boca de Deus. (Mt 4:4) Que sublime afirmao do Mestre! Ele claramente nos diz que TODAS (no somente algumas, no somente as que constam nos melhores e mais antigos manuscritos, nem as que tm certa preferncia da crtica textual), mas sim que todas as palavras que saem da boca de Deus so alimento para o homem. Ou que dizer acerca do cumprimento cabal da lei, declarado por Jesus: Porque em verdade vos digo que, at que o cu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitir da lei, sem que tudo seja cumprido. (Mt 5:18)
IGREJA APOSTLICA MINISTRIO VIVA EM CRISTO APOSTILA DE ESTUDO TEOLOGIA SISTEMTICA

Pgina 14

BIBLIOLOGIA E INTRODUO
Ora, aqui Jesus nos diz que TUDO o que est na lei, ser cumprido. Existem versculos que claramente probem acrescentar, ou diminuir, o que quer que seja (Dt 4 .2; 12.32; Pv 30.6; Ec 3.14; Ap 22.18,19). Lembre-se que uma vrgula numa frase pode alterar totalmente o sentido da mesma. Em Gl 3.16, vemos a importncia e falta que faz uma simples letra s!!! Assim, a Bblia, obra de escritores humanos, , contudo, de natureza divina (1 Ts 2:13) e isto num sentido mais elevado do que o que se d ao fazer referncia a outras obras que se costumam dizer inspiradas. Os profetas estavam to cnscios da responsabilidade de entregar a mensagem de Deus (e no suas) que muitas vezes pediam a Deus que os poupasse desse peso (Vide a resistncia de Jonas). Os escritores do Novo Testamento tambm reconheceram terem sido guiados pelo Esprito Santo para registrar as revelaes de Deus.

A Bblia um livro divino-humano: humano porque, escrito por homens, manifesta sentimentos e pensamentos humanos, s vezes em desacordo com os de Deus (ver, por exemplo, os discursos dos amigos de J, que o prprio Deus refutou); divino, porque obra de homens a quem a Palavra de Deus foi revelada. Distino entre Inspirao e Autoridade: Algo deve ser dito a respeito da distino entre Inspirao e Autoridade. Geralmente, as duas so idnticas, de modo que aquilo que inspirado tem tambm autoridade com respeito ao ensino e conduta. Mas, ocasionalmente, no isso o que acontece. Por exemplo: o que Satans disse para Eva foi registrado na Bblia por Moiss, que foi inspirado por Deus, mas no a verdade (Gn 3:4-5); o conselho que Pedro deu a Cristo (Mt 16:22); a declarao de Gamaliel ao Conclio (At 5:38-39). O mesmo ocorre com textos retirados do contexto, que assumem um significado totalmente diferente de quando inseridos no contexto, etc. Iluminao ILUMINAO o entendimento do Esprito Santo. No muda o Escrito nem a mensagem. Vem atravs da f ao ouvir a palavra de Deus e no necessita ser um crente. A iluminao rompe a incredulidade a fim de dar lugar e origem f, a partir da abre os olhos da alma(Sl 119.18). A iluminao uma grande ajuda organizao dos fatos, do ponto de vista histrico, como do ponto de vista proftico, mas j requer algo de revelao. Lucas ao ordenar os fatos que se deram, nos dias de Jesus, explicou que precisou de investiga o diligente e conhecimento histrico (Lc 1.1-4). A iluminao o entendimento que temos da leitura da Bblia, pela ao do Esprito Santo (x 31.3; 35.31; 1 Rs 4.29; J 11.12; Sl 111.10; 119.34,99,104,125,130,169; Pv 2:1-12; 4.7; Is 11.2; Dn 1.17; 4.34; 5.12-14; Lc 24.45; Jo 14.26; Rm 12.2; 1 Co 2.14-16; 2 Co 4.6,7; Ef 1.18; 2 Tm 2.7; 2 Pe 1.20; 1 Jo 5.20).

IGREJA APOSTLICA MINISTRIO VIVA EM CRISTO APOSTILA DE ESTUDO TEOLOGIA SISTEMTICA

Pgina 15

BIBLIOLOGIA E INTRODUO
A iluminao se faz necessria por causa das cegueiras: natural Rm 10:2; 1 Co 2.14; Ef 4:18; induzida pelo diabo 2 Co 4.3,4; induzida pela carne 1 Co 3.1; Cl 1.21; Tt 1.15; Hb 5.12-14. S com a iluminao que pecadores so salvos (Sl 119.30; 146.8) e crentes so fortalecidos (Sl 119.105; 1 Co 2:10; 2 Co 4:6). Antes de iluminar, o Esprito Santo procura por sinceridade no homem (Dt 4.29; Hb 11:6) e diligente estudo do crente (At 17.11; 2 Tm 2.15; 1 Pe 2.2). O Esprito Santo sempre tem que usar um crente (que O tem) para iluminar o descrente (que no O tem) At 8:31 (Filipe e o eunuco etope). Revelao REVELAO, no Grego, significa: descobrir, deixar aberto aquilo que estava velado/coberto. Em outras palavras, revelao a capacitao para ensinar aquilo que aparentemente no est claro na mensagem escrita e transform-la em aplicao atual queles que a recebem. um dom de Deus. Abre o corao (At 2.14-31).
y

MTODOS DE REVELAO:

a) Por anjos, Abrao e Sodoma (Gn 18); b) Com voz alta, punindo a queda (Gn 3.9-19); c) Com voz suave, a Elias (1 Rs 19.11,12; Sl 32.8); d) Pela natureza (Sl 19.1-3); e) Por um jumento, a Balao (Nm 22.28); f) Por sonhos (Gn 28.12); g) Em vises (Gn 46.2; At 10.3-6); h) O prprio Livro de Apocalipse; i) Cristofania (x 3:2).
y

A NECESSIDADE DA REVELAO:

Certamente o Senhor Deus no far coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas. (Ams 3:7) Ser possvel ao homem, finito e limitado como , em sua capacidade e em seu entendimento, compreender a grandeza do Deus infinito? Por si mesmo, evidente que no. A no ser que Deus se revele ao homem, este no pode conhec-Lo(1 Co 2.10). Chega-se, portanto, concluso de que Deus Se revelou s Suas criaturas.

A REVELAO DE DEUS DIVIDE-SE EM GERAL E ESPECIAL:

IGREJA APOSTLICA MINISTRIO VIVA EM CRISTO APOSTILA DE ESTUDO TEOLOGIA SISTEMTICA

Pgina 16

BIBLIOLOGIA E INTRODUO
Revelao geral de Deus: (Sl 19:1-6; 104), o termo freqentemente usado para se referir ao fato de Deus se fazer conhecido na criao, na conscincia e na histria. O termo usado em distino de revelao especial, a revelao salvfica de Deus a travs de Jesus Cristo nas Escrituras. At os dias de hoje comum ouvirmos a pergunta: Como Deus compartilha sua revelao conosco? Resumidamente podemos dizer que Deus compartilha sua revelao conosco atravs da Revelao Geral (ex: criao, vida humana) e da Revelao Especial (ex: Bblia, Pessoa de Cristo, pessoa do Esprito Santo e Corpo de Cristo). Detalhando melhor esses dois conceitos, podemos dizer que a revelao geral mencionada em vrias passagens, mas com maior clareza em Romanos 1.18-32. Essa passagem fala de Deus se fazendo conhecido nas coisas da criao (vv. 20, 25) e na conscincia do homem (v. 19, observe as palavras neles). Essa revelao geral, contudo, no tem poder salvfico. Ela no nem mesmo um tipo de graa, embora muitos falem dela como um exemplo da assim chamada graa comum. Pelo contrrio, como Romanos 1 deixa bem claro, essa revelao geral uma revelao da ira de Deus, e serve somente para deixar o mpio sem escusa (vv. 18, 20). endereada e acessvel a TODA criatura inteligente, e tem por objetivo persuadir a alma a buscar o verdadeiro Deus. suficiente para condenar os homens, tornando-os inescusveis. Mas, no suficiente para salv-los! Ela ocorre: a) Na Natureza: (J 12.7-9; Sl 8.1,3; 19.1-3; Is 40.12-14,26; At 14.15-17; Rm 1:19-23, 2:1415). Sua finalidade incitar o homem a buscar o Deus Verdadeiro, para receber mais luz. Algumas verdades contidas nas religies pags derivam-se dessa fonte de revelao. , contudo, insuficiente. Se revela a grandeza, a sabedoria e o poder de Deus, nada diz do interesse que ele tem no homem pecador, nem se este pode se salvar. b) Na Histria de naes tais como o Egito, a Assria, etc. Embora Deus possa usar uma nao mais mpia para castigar uma menos mpia, ao final tratar a mais mpia com maior severidade (Hc 1.1-2.20). Esse povo acreditava que Deus, a quem conhecia por nome de Jav ou Jeov, agia na sua vida individual e nacional (Sl 78); que lhe falava por meio de profetas (1 Sm 3; Is 6; Os 1; Am 7.14-17), revelando-lhes que Seu carter era de justia e amor (Is 6.3; Am 5.6-27; Dt 7.8; Jr 31.3; Os 11.1); que Israel era Seu povo escolhido (Dt 7.7-26; Jr 7.23; 13.11) e que dele Deus reclamava no s o culto, como tambm a justia e o amor em sua vida social e nacional (Am 5 .21-24; Mq 6.8). Esse Deus era Senhor da criao (Is 40; 42.5; Am 5.8) e Rei moral da histria (Dt 28; Jz 2; Am 5.14). Haveria, um dia, de julgar o mundo e estabelecer um reino de justia. Seu propsito final para os homens era portanto a salvao e para esse fim, escolhera a Israel para Seu servo, o qual deveria levar todos os homens ao conhecimento da verdade. Como, porm, Israel estava prejudicado pelo seu pecado, Deus prometera levantar futuramente, para executar esta tarefa, um Libertador, chamado, ora de Rei, na sucesso de Davi, ora de Servo do Senhor (Is 2.1-4; 9.1-7; 42.1-9; 49.1-6; 50.4-9; 52.13; 53.12; Jr 31.31-40; 33.14-16; Ez 34.23,24). Esta revelao j mais explcita e informativa do carter pessoal de Deus, do que a revelao atravs da natureza. Contudo, tambm incompleta.

IGREJA APOSTLICA MINISTRIO VIVA EM CRISTO APOSTILA DE ESTUDO TEOLOGIA SISTEMTICA

Pgina 17

BIBLIOLOGIA E INTRODUO
c) Na Conscincia: Na nossa conscincia temos outra revelao de Deus (Rm 2:14-16). A Lei gravada nos coraes, uma espi de Deus em nosso peito, uma embaixadora de Deus em nossa alma. a presena no homem desta cincia do que certo e errado, deste algo discriminativo e impulsivo, que constitui a revelao de Deus. No auto-imposta, como fica evidenciado pelo fato de que o homem frequentemente se livraria de suas opinies se pudesse. o reflexo de Deus na alma. Suas proibies e ordens, Suas decises e impulsos no teriam qualquer autoridade real sobre ns se no sentssemos que na conscincia temos de alguma forma a realidade, algo em nossa natureza que, todavia, est acima desta natureza. Em outras palavras, nossa conscincia revela o fato de que h uma lei absoluta do certo e do errado no universo e de que h um Legislador Supremo que encarna esta lei em Sua prpria Pessoa e conduta. d) Na providncia divina: (Pv 16.9; At 14.15-17); e) Na preservao do mundo: (Hb 1.3) Revelao especial de Deus: (Sl 19.7-14). Abrange os atos de Deus pelos quais Ele Se fez conhecer e Sua verdade, em ocasies especiais e a pessoas especficas, mas quase sempre para o benefcio de todos. uma Revelao completa! O termo tambm usado como a Revelao Salvfica de Deus atravs de Jesus Cristo nas Escrituras. A razo de ser chamada de especial deve-se ao fato dessa revelao ser exclusiva ao povo de Deus, ou seja, os crentes em Jesus, uma vez que vem por escrito (A Bblia), como j foi mencionado, mas tambm vem pela presena do Esprito Santo na vida do cristo e da c omunho com outros salvos em Cristo, ou seja, atravs da vida eclesistica. necessria porque o homem no respondeu Revelao Geral (Rm 1.20-23,25; 1 Co 1.21; 2.8). Ela ocorre: a) Em Jesus Cristo, A SUPREMA REVELAO DE DEUS (Jo 1.14; Cl 1.15; 2.9; Hb 1.3). Necessria porque o homem no respondeu s outras Hb 1.1. Cristo a melhor prova da existncia, natureza, e vontade de Deus! A vinda de Jesus Cristo foi a manifestao suprema e o pleno cumprimento da Revelao que Deus comeara a fazer de Sua Pessoa, na vida de Israel. Jesus afirmou expressamente que Ele era Aquele de quem os profetas falavam (Mt 5.17; Lc 24.44). Referia-Se a Si mesmo como o Filho de Deus (Mt 11.25-27) e atribua s Suas prprias palavras a autoridade de Deus (Mc 2.1-12; 13.31; 14.62). Alm das Suas palavras, o carter e as aes de Cristo deviam ser considerados manifestaes de Deus aos homens. Chamados de sinais, ou seja, Seus milagres e Suas obras poderosas (Lc 12.54-56; Jo 3.2; 14.11). Toda a Sua vida demonstrara o amor que caracteriza a Deus (Mc 2.17; 10.21,45; Lc 19.1-10; Jo 3.16). Sua morte coroou Sua vida de abnegao em favor dos homens (Mc 14.22-24), Sua ressurreio e ascenso declararam que Deus Se agradara da obra de Seu Filho e O tinha exaltado (At 3.14-26; Rm 1.4). Seus discpulos passaram o restante de suas vidas anunciando-O como Aquele que verdadeiramente revelava Deus aos homens e lhes
IGREJA APOSTLICA MINISTRIO VIVA EM CRISTO APOSTILA DE ESTUDO TEOLOGIA SISTEMTICA Pgina 18

BIBLIOLOGIA E INTRODUO
restabelecia a relao adequada com Deus Pai. As provas impressionantes de Sua influncia nas vidas humanas, a partir de ento, so outras tantas confirmaes de Seu objetivo de revelar Deus aos homens. Esta Revelao, na qual Deus Se fez homem, na Pessoa de Seu Filho Jesus Cristo, uma Revelao pessoal, perfeita e que no se repete. No sentido mais completo, Jesus Cristo a PALAVRA DE DEUS aos homens (Jo 1.1-18; Hb 1.1-2; Ap 19.13). evidente, portanto, que ningum pode conhecer a Deus, seno por Jesus Cristo (Jo 1.18; Mt 11.27). b) Nas experincias pessoais de certos homens: Enoque e No andaram com Deus (Gn 5.2124; 6.9); Deus falou a No (Gn 6.13; 7.1; 9.1); a Abrao (Gn 12.1-3); a Isaque (Gn 26.24); a Jac (Gn 28.13; 35.1); em sonhos a Jos (Gn 37.5-11); a Moiss de modo teofnico(atravs do Anjo do Senhor) (Ex 3.3-10); apareceu a Josu (Js 1.1); a Gideo (Jz 6.25); a Samuel (1 Sm 3.2-4); a Davi (1 Sm 23.9-12); a Elias (1 Rs 17.2-4); a Isaas (Is 6.8), tambm a muitos outros. Da mesma maneira, no N. T. Deus falou a Jesus (Mt 3.16,17; Jo 12.27,28); a Pedro, Tiago e Joo (Mc 9.7); a Felipe (At 8.29); a Paulo (At 9.4-6; 18.9; Gl 1.12); e a Ananias (At 9.10). Nas experincias de ns, crentes da dispensao da graa, que temos a testificao do Esprito Santo de que somos filhos de Deus. c) Em milagres: eventos fora do usual e natural, realizando uma obra til, revelando a presena e poder de Deus, visando trazer homens a Cristo (Jo 20.30-31). x 4.2-5 (Deus transformou vara em cobra). Milagres podem ser: a) de intensificao (exemplo: dilvio) ou tempo exato (terremoto na crucificao) de fenmenos naturais (praga de saraiva e fogo); a fora de Sanso, etc. b) de alterao das leis naturais (multiplicao dos pes, florescimento da vara de Aro, obteno de gua da rocha, cura dos doentes, ressurreio de mortos). Se algum quiser contestar a existncia de milagres, lembre-lhe que a pergunta certa as testemunhas so absolutamente confiveis? e no o evento naturalmente possvel?. Demonstre a historicidade da ressurreio de JESUS CRISTO. Mostre que se ele crer na ressurreio e no Ressurreto Homem-Deus, aceitar todos os milagres da Bblia. c) Em Profecias-predio de eventos, s possvel pela comunicao direta da parte de Deus. Ex: O Livro de Isaas foi escrito em aproximadamente 698 a.C. e falou sobre Ciro, com uma antecedncia de sculos (Is 44.28-45.1). Se algum quiser contestar a existncia de profecias, mostre-lhe que se ele crer em Jesus Cristo, aceitar todas as profecias da Bblia. Por exemplo: compare 1 Rs 13.2 com 2 Rs 23.15,16; 1 Rs 13.22 com 2 Rs 23.17,18; 1 Rs 21.19 com 1 Rs 22.38; 1 Rs 21.23 com 2 Rs 9.36. Algumas das 332 profecias cumpridas em Cristo:
y y

Ele deveria ser nascido de uma virgem (Is 7.14; Mt 1.23) da semente de Abrao (Gn 12.3; Gl 3.8)
IGREJA APOSTLICA MINISTRIO VIVA EM CRISTO APOSTILA DE ESTUDO TEOLOGIA SISTEMTICA

Pgina 19

BIBLIOLOGIA E INTRODUO
da Tribo de Jud (Gn 49.10; Mt 1.2,3; Hb 7.14) da linhagem de Davi (Jr 23.5; Mt 1.6; Rm 1.3) deveria nascer em Belm (Mq 5.2; Mt 2.6) ser ungido pelo Esprito (Is 61.1,2; Lc 4.18,19) entrar em Jerusalm montado em um jumento (Zc 9.9; Mt 21.4,5) ser trado por um amigo (Sl 41.9; Jo 13.18) ser desprezado (Is 53.4-6,10-12; 2 Co 5.21) ser rejeitado (Is 53.3; Jo 8.48; 9.34) ser vendido por trinta moedas de prata (Zc 11.12,13; Mt 26.15; 27.9,10) ser abandonado por seus discpulos (Zc 13.7; Mt 26.31,56) ter suas mos e ps traspassados, mas no ter nenhum osso quebrado (Sl 22.16; 34.20; Jo 19.36; 20.20,25) y os homens iriam dar-lhe fel e vinagre a beber (Sl 69.21; Mt 27.34; Jo 19.28,29) y repartir Suas vestes e lanar sortes sobre Sua tnica (Sl 22.18; Mt 27.35) y Ele seria abandonado por Deus (Sl 22.1; Mt 27.46) y enterrado com os ricos (Is 53.9; Mt 27.57-60) y Ele iria surgir dos mortos (Sl 16.8-11; At 2.27; Mc 16.19) y subir s alturas (Sl 68.18; Ef 4.8) y e se assentar mo direita do Pai (Sl 110.1; Mt 22.43-45), etc. Ser que no temos nestas predies que j foram cumpridas uma forte prova do fato que Deus Se revelou por profecia? E se Ele o fez nestas predies, o que nos impede de crer que O fez em outras tambm?
y y y y y y y y y y y

d) Nas Escrituras (1 Pe 1.12; 1 Co 1.21): Se a suprema revelao de Deus Jesus Cristo, surge o problema: como ento pode Deus Se revelar a ns, que vivemos dois milnios depois de Cristo? No estando Jesus visivelmente entre ns, ficamos privados da possibilidade de alcanar a plena Revelao de Deus? A resposta a essas perguntas que existe ainda outra forma de Revelao. que o Esprito de Deus capacitou homens a darem testemunho escrito da Revelao que receberam, de modo a poderem interpret-la e transmiti-la s geraes posteriores. Assim, podemos chegar ao conhecimento da Revelao de Deus na Natureza, na Histria, etc, e em Jesus Cristo, atravs do registro (inspirao) que dela temos em mos, na BBLIA, e pela qual Deus fala hoje aos homens (Hb 1.1-3). Deste modo, Jesus Cristo Se revela ainda aos homens. Ele no uma extinta Figura do passado, mas o FILHO VIVO DE DEUS, de maneira que os cristos que vivem em eras posteriores Sua crucificao podem afirmar que O conhecem e tm comunho com Ele, atravs das Escrituras, que renem toda a Revelao que Deus quis que ficasse inerrantemente corporificada, sendo a base para todas as disciplinas da Teologia.

IGREJA APOSTLICA MINISTRIO VIVA EM CRISTO APOSTILA DE ESTUDO TEOLOGIA SISTEMTICA

Pgina 20

BIBLIOLOGIA E INTRODUO
As doutrinas da revelao e da inspirao nada seriam sem a doutrina da preservao das Escrituras. Jesus disse: O cu e a terra passaro, mas as minhas palavras no ho de passar (Mateus 24:35). As evidncias comprovam que Deus tem cuidado da Sua Palavra atravs dos sculos, embora no tenhamos mais os originais (autgrafos). Existem mais de 5.000 manuscritos e partes de manuscritos que concordam entre si, o chamado Texto Bizantino (em sua forma impressa ele se chama Textus Receptus [TR], ou o Texto Recebido, termo que surgiu com a impresso do Novo Testamento Grego de Elzivir em 1633). Uma vez que a Bblia o meio pelo qual seguramente Deus Se revela hoje aos homens, devemos examinar com algum cuidado seu carter, sua suficincia e a confiana que merece como Revelao de Deus (2 Tm 3.15-16; Hb 1.1). Baseado nesse entendimento, conclumos que ningum poder se desculpar diante de Deus, pois de uma forma ou de outra, Ele tem se revelado a cada ser humano. Um texto da Bblia que gosto muito, e que tambm nos ensina sobre a Revelao de Deus atravs da criao, diz: "Os cus proclamam a glria de Deus, e o firmamento anuncia as obras das Suas mos. Um dia discursa a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite. No h linguagem, nem h palavras, e deles no se ouve nenhum som; no entanto, por toda a terra se faz ouvir a Sua voz, e as Suas palavras, at aos confins do mundo." Salmo 19.1-4a COMPARAO REVELAO-INSPIRAO-ILUMINAO: Revelao: comunicao da verdade. (1 Co 2.10-12) Inspirao: registro escrito da verdade. (1 Co 2.13) Iluminao: entendimento da verdade. (1 Co 2.14-16)

---inspirao--->
DEUS ---revelao---> Homem BBLIA

<---iluminao---

Podemos ter revelao (comunicao da verdade por Deus ao homem) sem inspirao (registro escrito dessas verdades), como tem sido o caso de muitas pessoas piedosas no passado, que receberam verdades de Deus, mas no registraram por escrito (inspirao), no h livros bblicos escritos por eles (No, Abrao, Jac, Elias, etc.) e como fica claro pelo fato de Joo ter ouvido as vozes dos sete troves (revelao/comunicao da verdade por Deus), apesar de no lhe ter sido permitido escrever/registrar o que eles disseram os troves (Ap 10.3,4). Podemos tambm encontrar inspirao sem revelao, como quando os escritores registram o que viram com seus prprios olhos ou descobriram pela pesquisa (1 Jo 1.1-4; Lc
IGREJA APOSTLICA MINISTRIO VIVA EM CRISTO APOSTILA DE ESTUDO TEOLOGIA SISTEMTICA Pgina 21

BIBLIOLOGIA E INTRODUO
1.1-4). o que ocorre quando os relatos bblicos parecem ser meras declaraes dos escritores humanos. Isto inspirao (registro escrito) sem revelao (sem a comunicao de uma verdade por Deus). A iluminao (o entendimento da verdade bblica) geralmente acompanha a inspirao ou est includa nela, mas nem sempre, conforme 1 Pe 1.10-12; cf. Dn 8.15; 12.8-12.

A DIVINDADE NA BIBLIOLOGIA
Antes de conhecer a Bblia, conhea a Divindade, conhea o Autor da Bblia, a Pessoa do Filho O Verbo, a Palavra Original da Bblia. A pessoa de Jesus sempre foi um grande mistrio. No existia este nome Jesus. Tal nome conhecido dos homens, recebido quando se fez carne. Mas este no seu nico nome: ...para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho...Fp 2.10 Jesus o nome relacionado, a seu ministrio terreno e a vitria conquistada por Ele mesmo. Ele era o mistrio escondido. Era o Verbo. Antes da criao do mundo, o Verbo era Deus e estava com Deus (Jo 1.1). No princpio o Verbo estava com Deus (Jo 1.2). Aqui existem dois princpios. O princpio do universo e o princpio absoluto, antes da criao do homem. Quer dizer, o princpio anterior ao universo e o princpio do universo. Antes da criao dos cus e da terra (Gn 1.2; Jo 1.2) no havia um princpio csmico fsico, mas um princpio csmico espiritual; Havia um principio absoluto. Neste principio o Filho Unignito no era conhecido como Filho, mas como Jeov, da mesma forma o Esprito e o Pai. A esfera de seu mover e sua habitao era de natureza espiritual. Nesta natureza espiritual viviam as trs pessoas. Neste princpio absoluto ele era Deus. No se falava do Filho ou de Jesus, mas do Verbo, a expresso desta divindade; Esprito era o vnculo e a natureza desta existncia; Luz, era a manifestao visvel desta divindade. Os trs usavam o mesmo nome: Jeov. Seis provas da Divindade de Jesus 1. ...com aquela glria que tinha contigo antes da fundao do mundo. Jo 17.5 2. Ele mesmo sabia onde estava no princpio, e que viera de Deus e para Deus regressava Jo 6.62 3. Ele saiu de Iav(Jeov) Que seria ento se vierem o Filho do homem subir para onde estava antes? Jo 6.63 4. Saiu de Deus; ...pois que eu sa de Deus... Jo 8.42 5. Ele veio de Deus; ...sa de Deus e vim de Deus. Jo 8.42 6. Era um mistrio oculto; ...e demonstrar a todos os santos qual seja a dispensao do mistrio, que desde os sculos esteve oculto em Deus, que tudo criou. Ef 3.9

IGREJA APOSTLICA MINISTRIO VIVA EM CRISTO APOSTILA DE ESTUDO TEOLOGIA SISTEMTICA

Pgina 22

BIBLIOLOGIA E INTRODUO
DISPENSAO DO MISTRIO Qual ser o objetivo da dispensao do mistrio? A dispensao do mistrio serviria para revelar como e por que o Mistrio esteve oculto em Deus. Eu creio sem dvida que o Mistrio esteve oculto em Deus, sem deixar de ser Deus, por isso era Deus. O Verbo no obra de Deus, e nem estava ao alcance de suas mos para um fim proveitoso; era Deus e convivia com Ele deliberadamente, mas no era uma obra criada por Ele. O Verbo era Deus. Nem os anjos conheciam este mistrio. Ele estava oculto, em silncio, desde os tempos antigos (Rm 16.25) Os tempos antigos so aqui, o mesmo que tempos eternos (2 Tm 1.9). Este mistrio foi revelado de duas maneiras: 1. Pelas escrituras profticas (Rm 16.26) 2. Atravs da Igreja (Ef 3.10) A revelao deste mistrio tem dois destinatrios: 1. As naes, os gentios, para obedincia e f (Rm 16.26) 2. Os principados e potestades (Ef 3.10) As naes precisavam saber deste mistrio. As potestades e os principados precisavam conhecer este mistrio. Existe um a razo para isso: os tempos da unidade absoluta. No havia trindade de deuses. Havia divindade. Havia unidade. No havia o nome Pai, nem tampouco o nome Filho. Havia uma s divindade. A compreenso de Paulo, depois do conhecimento do mistrio foi assim: ...um s Deus...(no trindade de deuses, havia divindade. Havia divindade de pessoas, no de deuses) o qual sobre todos, e por todos e em todos. Ef 4.6 Nos tempos eternos o Verbo estava com Deus, em Deus, junto de Deus, era Deus, um como, nele. Nos tempos eternos no havia neles corpos visveis nem materiais que impedissem a unidade. Uma realidade de smbolos, mente e corao. Duas almas em um s corpo, trs almas, um s esprito para um s corpo. O corpo de Cristo ajuda a ilustrao: vrias almas (vrias pessoas) em um s corpo (Ef 4.4) em um s Esprito. Concluso das trs dispensaes pela ordem : 1. A Dispensao do Mistrio (Ef 3.9) 2. A Dispensao da Graa (Ef 3.2) 3. A Dispensao da Plenitude dos Tempos (Ef 1.10) Na Dispensao do Mistrio, Paulo inclui o mistrio do Filho de Deus conhecido hoje como Filho. a. No seio do Pai (Jo 1.18)
IGREJA APOSTLICA MINISTRIO VIVA EM CRISTO APOSTILA DE ESTUDO TEOLOGIA SISTEMTICA

Pgina 23

BIBLIOLOGIA E INTRODUO
b. Revelado entre os homens (atua na ocasio da eleio dos anjos) por ocasio da rebelio de Lcifer. c. Revelado entre os homens (atua na redeno deles), quando se introduziu a dispensao da graa. Na Dispensao da Graa, Paulo revela o trabalho do redentor alcanando a todos os homens e revelando o desejo de Deus, que quer que todos os homens sejam salvos (1 Tm 2.4). Na Dispensao da Plenitude dos tempos, Paulo revela o que sucederia na ocasio da vinda de Cristo. a. O arrebatamento e ressurreio dos mortos. b. A transformao dos vivos. c. Israel d. Igreja Estudaremos mais sobre esta ultima dispensao em outra ocasio.

O TEMA CENTRAL DA BBLIA, O MESSIAS


Entenda a Teologia Prpria bblica. A Bblia Cristolgica. Como Jesus, o Verbo vive em ns... Hoje, Deus esprito e carne. Antes era somente esprito. Por causa da encarnao de Cristo e ressureio dentre os mortos, para no mais morrer. O regresso at a glria do Pai com uma herana imortal e glorificada, que foi seu corpo fsico (Lc 24). Seu corpo dado posteriormente sua concepo e encarnao, o mistrio da piedade, o qual satans no pode confessar como realidade, porque no mistrio da encarnao reside a desgraa de sua derrota para Cristo. Deus, ao criar o homem, o criou esprito, alma e corpo. O corpo fsico era algo a mais que ele mesmo no possua. Deus era esprito e sua alma era espiritual, no palpvel. As partes imateriais tm capacidade de compartilhar do mesmo espao (o corpo) ao mesmo tempo, sem perder sua identidade. Por isso, em apenas uma pessoa, pode haver muitos demnios (at mesmo uma legio com mais de mil demnios) e nenhum deles perde a identidade. Por outro lado, na divindade infinita, que so trs pessoas, trs almas conseqentemente, no existem problemas de espao, pois so um em esprito e trs em almas. Estas almas ocupam o mesmo espao do corpo espiritual, sem perder a identidade. Quanto mais agora no corpo do Filho. Quando Deus criou o homem, algo novo foi introduzido na criao. Os animais criados infinitamente menores que os homens, tinham corpo e flego de vida (alma animal irracional). Por sua vez, o homem, quando foi criado, recebeu um corpo, alm da alma vivente imortal e o esprito humano. Um Deus trictomo cria um homem trictomo (tripartido). O objetivo de cri-lo assim era porque Ele iria habitar no homem. Com a vinda do pecado que entrou no mundo, o diabo prova que recebeu com impacto a criao do homem, que havia sido criado com algo a mais, que nem os anjos possuam; o corpo. Os anjos no possuem corpo fsico. No podem, desta forma, comandar o mundo legalmente. No so vistos e nem notados, isto uma humilhao para eles, principalmente para satans, um querubim cado. Os animais, no possuindo esprito imortal e alma imortal, seriam uma alternativa de possesso.
IGREJA APOSTLICA MINISTRIO VIVA EM CRISTO APOSTILA DE ESTUDO TEOLOGIA SISTEMTICA Pgina 24

BIBLIOLOGIA E INTRODUO
Assim como os homens usam muito pouco o esprito, os anjos usam muito pouco sua lama. Mas em relao aos animais, que no possuem almas racionais, satans, atravs deles no poderiam dominar o cosmos. Por isso o homem foi cobiado em seu copo. At hoje, o corpo o centro de cobia de satans. Isto no quer dizer que satans no possa possuir o corpo de um animal irracional, mas notrio que atravs dele jamais poderia dominar o mundo fsico, visto que esse poder foi dado ao homem. Quando Deus criou o homem com o corpo fsico, Ele j conhecia as armadilhas de satans. O cordeiro de Deus j havia sido morto desde a fundao do mundo. Por isso, o homem foi criado um pouco menor que os anjos de Deus. Os anjos foram criados imortais, j imortalizados. Com isto, compreendemos que eles j vieram a existir como se tivessem comido da rvore da vida. Isto era uma desvantagem em relao aos homens, ainda que eles eram superiores aos homens em fora e em poder. Os homens foram criados inferiores aos anjos, no imortais. Com a rvore da vida longe deles, corpos fsicos mortais e almas imortais. Aqui est o mistrio. Satans no esperava por esta realidade. Assim Deus criou o homem mesmo sabendo que este iria pecar. Com o pecado, por causa do Cordeiro que j havia sido morto no plano eterno de Deus, os homens tinham o privilgio de escolher entre o bem e o mal. Satans, no sabendo disso, cobia o corpo do homem, entra em cena e consegue uma triste vitria. No corpo do homem, ele passa a dominar o cosmos. Os reinos do mundo e seu domnio so doados a ele, mas nem tudo est acabado. Antes de o homem comer da rvore da vida, Deus o tira do jardim e coloca querubins na entrada. Isto para dar inicio ao processo de redeno (Cl 1.13,14). Por que se o homem comesse daquele fruto, se tornaria como os anjos cados, ou seja, pecadores eternos. Com a impossibilidade de entrar no jardim do dem e comer da rvore da vida, o homem continua imortal na alma, mas com um corpo fsico que gradualmente comeou a morrer. Com o ato da vinda de Cristo, o Pai depositou sua nica possibilidade de redimir o homem e habitar nele. Assim, atravs da vinda do Filho em um corpo humano, Deus se torna trictomo, atravs do corpo de Jesus. Com o homem cado Ele completa o plano redentor atravs da redeno consumada e eleva o homem a uma posio muito maior que a dos anjos (Ef 2.6), acima dos anjos, ao lado de Deus. o jogo de Deus, de dar para poder retomar depois. o perder para poder ganhar para sempre. o morrer para viver para sempre. o descer para poder subir. Com o corpo de Cristo ressurreto, o homem elevado a uma posio gloriosa e ganha poder acima de todo principado e potestade. O diabo leva a pior parte. Equivocou-se uma vez mais. Finalmente Deus assume o corpo. O plano est cumprido. Agora podemos dizer que nosso Deus Esprito, Alma e Corpo. Ele comeou por ltimo e terminou primeiro. Como Jesus vive em ns? Os textos Cl 1.26,27 e Cl 2.9,10 so muito importantes, pois o desejo de Deus ser glorificado no corpo do Filho (Jo 14.13). Para isto, Ele deve habitar nele. Jesus a imagem do Deus invisvel (Cl 1.15) Jesus foi quem o Pai escolheu para revelar a verdadeira imagem do Deus invisvel. 1. Deus lhe deu um corpo (Cl 1.15) 2. Ele a cabea de todo o corpo (Cl 1.18)
IGREJA APOSTLICA MINISTRIO VIVA EM CRISTO APOSTILA DE ESTUDO TEOLOGIA SISTEMTICA

Pgina 25

BIBLIOLOGIA E INTRODUO
3. Nele habita a plenitude da divindade (Cl 1.19). O Senhor Deus desejou que fosse assim (Cl 2.9,10) e que Nele fossem reconciliadas todas as coisas no cu e na terra (Ef 1.10; Cl 1.20)

O TEMA CENTRAL DA BIBLIOLOGIA


A Bblia um livro maravilhoso. O menor Salmo o 117 e o maior o 119, e o meio da Bblia est no Salmo 118.8, onde est escrito que bem aventurado o homem que confia somente no Senhor. Cristo, o Messias verdadeiro o centro da Bblia. O propsito divino convergir Nele todas as coisas, tanto as que esto nos cus como as que esto na Terra (Ef 1.10). Ele o centro da Bblia.  Gnesis Ele o Cordeiro Imolado desde a fundao do mundo para expiar Ado e vestilo de justia a fim de enfrentar o mundo fora do dem co a esperana de regressar. a semente da mulher que trava uma luta sem trguas com satans (Gn 22).  xodo Ele nosso libertador e maior que o profeta Moiss. o Cordeiro que derrama o seu sangue para ser aplicado na porta dos coraes de cada um da queles que crem. Aquele que marca os umbrais de suas portas para que o anjo da morte ao destrua a primogenitura de sua semente (Ex 12).  Levtico Ele a oferta completa de Abrao e o Bode Expiatrio que morre e o bode emissrio que vive para levar nossos pecados e iniqidades para o deserto e, junto com ele, nossas dores, a fim de fazer-nos ver o fruto de nosso trabalho e ficar satisfeito (Lv 16).  Nmeros- Ele revela que a estrela de Jac (Lv 24.17) e o sumo-sacerdote que morre para livrar os justos da Cidade Refgio do Hades (Lv 35), o intransponvel peitoral de juzo de Aro.  Deuteronmio Ele a nossa vitrine exemplar na qual nos inspira a entrar na Terra. a nova gerao que como renovo nasce no deserto para possuir a herana, em contradio antiga gerao.  Josu o Cristo teofnico que aparece a Josu e diz: agora vim como capito dos exrcitos do Senhor (Js 5.13ss).  Juzes o anjo de Mano que respeita a mulher como mensageira de Deus e autentica diante de seu marido a sua esperana de ter um filho na esterilidade e confirma a sua misso (Jz 13).  Rute o Deus de Noemi que atrai os gentios e aquele que melhor do que sete. o parente que vem para remir os seus familiares suprindo pelo caminho com as espigas profticas da nossa proviso.  1 Samuel a pedra da funda de Davi ( 1 Sm 17.49), o nosso rei perseguido por Saul e coroado em Jerusalm. amigo dos profetas e a razo da cano de Davi. a semente e a Arca aberta de Deus repousando no tabernculo aberto e Jerusalm recebendo louvores e gritos de jbilo.  2 Samuel Ele o Anjo de Arana (2 Sm 24) que no aceita dividir a glria com homem orgulhoso nenhum. a Arca de Davi.  1 e 2 Reis Ele o Caminho de Davi e o Rei dos reis; a Vida graciosa de Ezequias, o Deus que Senaqueribe no pde por na sua prateleira, a resposta ao Falso Profeta Rabsaqu, a Palavra que Josias descobre no Templo.
IGREJA APOSTLICA MINISTRIO VIVA EM CRISTO APOSTILA DE ESTUDO TEOLOGIA SISTEMTICA Pgina 26

BIBLIOLOGIA E INTRODUO
  1 e 2 Crnicas Ele nome que est no nome de Salomo, a Sabedoria que influi em Salomo e que surpreende a rainha de Sab. o templo de Salomo na sua glria. Esdras o grito dos jovens humildes que o vem como o templo pobre de pedra, mas que o cercam de jbilo por causa da esperana da nova casa, cujos fundamentos so lanados na graa. o motivo de vergonha dos ancios velhos que viram a primeira casa, mas no creram na glria da segunda. Neemias a resposta de nossas tristezas, o Rei que nos observa e nos pergunta se nos falta algo, que nos confia ouro e prata para reerguermos nossos muros e nossos sonhos. o que ouve nossa orao e perdoa os pecados dos nossos antepassados. Ester o nosso Mardoqueu que observa os movimentos corruptos do palcio, que sabe interceder junto ao Pai. o Cristo coroado pelo inimigo diante de todos, o nosso novo decreto que nos autoriza defender nossos direitos na terra dos nossos inimigos. J o Cristo de J, a santificao de seus filhos. o sacrifcio perfeito que alcana a ele e seus amigos. o doador de nossos bens e a recompensa dobrada daquele que o adora na hora da blasfmia. aquele que por um tempo se revela de ouvido, mas que algum dia se revela cara-a-cara, e nossos olhos o contemplam. Salmos o Senhor que reina entre as naes o Servo do Ungido que salvo pelo Senhor, aquele que se assenta sua direita, a destra do altssimo, que no deixa marcas; o Filho do homem, a rvore justa, cujas folhas no caem, abatido, perseguido e exaltado que entra na cidade gloriosa como Rei da Glria. Quem este o Rei da Glria? o Senhor dos Exrcitos. o Senhor forte e poderoso na guerra. o esconderijo do Altssimo, a sua habitao. o que d ordem a teu respeito, o alto refgio onde somos postos. Provrbios - a sabedoria que se pode encarnar. a sabedoria que clama nos altos dos muros que sai pelos valados, a resposta correta para o homem sem carter. a resposta ao tolo e a inspirao da mulher virtuosa. Eclesiastes o Criador que todo jovem deve honrar e lembrar, o Po que lanamos sobre as guas, o guardio de nossos ps, a semente que produz se semeada de manh ou tarde. Cantares o Valente dos sessenta valentes (Ct 3.7), o palanque de ouro, a macieira que d sombra e inspira confiana, a vinha que produz mil talentos de prata. a nossa sala do banquete e a nossa bandeira, o lrio dos vales e a rosa de Sarom (Ct 2.1). Isaas o menino que nos nasceu (Is 9.6), mas o homem de cinco nomes de glria, o rejeitado, sem aparncia, de quem viramos o rosto, mas o servo glorioso que toma o nosso lugar nas dores, na vida e na morte; o Cristo satisfeito pelo seu trabalho; o Cristo que no pode contar sua gerao. o renovo de justia que merece o nome Maravilhoso, Conselheiro, Deus forte, Pai eterno e Prncipe da Paz. Jeremias o renovo que sai da terra seca, a palavra que passa pelo fogo e triunfa; a profecia que doce no paladar e amarga no ventre. a fidelidade dos recabitas. Lamentaes o varo de dores que lamenta nos muros de nossas desobedincias, mas que bebe o clice que passa por ele. Ezequiel a razo do mover do trono, so os olhos que se espalham pelos querubins. o Rei que h de vir, o renovo de Davi. o Senhor que pisa o monte das Oliveiras e abre o rio de guas vivas da cidade santa.
IGREJA APOSTLICA MINISTRIO VIVA EM CRISTO APOSTILA DE ESTUDO TEOLOGIA SISTEMTICA

  

Pgina 27

BIBLIOLOGIA E INTRODUO
      Daniel a pedra que fere os ps dos poderes dos gentios. o Cristo glorioso vestido de bronze refulgente; o que toca a Daniel e lhe transmite fora para estar de p. Osias o esposo fiel que prepara e espera sua esposa. Joel o motivo de glria de seu exrcito. o batizador com Esprito Santo. Ams o Deus de Israel e o que revela o seu segredo aos seus servos. Obadias o Senhor em seu reino eterno. Jonas a salvao de Jonas, a vida de sua mensagem. o caminho de volta para a sua misso. o vento que sopra quando desobedecemos. A sorte que nos denuncia a fazer a sua obra. So a algas que nos tornam indigestos para o inimigo. Miquias o Deus pelo qual andaremos para sempre e o belemita que anuncia boas novas. Naum o portador de boas novas. Habacuque o Senhor no seu santo templo e o vencedor do Assrio, o Anticristo. Sofonias o verdadeiro sacrifcio que amais ser cortado pelo Anticristo. o consolo dos ministros do altar. o remanescente que se salva no deserto. Ageo o desejado das naes e aquele que maior do que a primeira casa. a glria da segunda casa. Zacarias o profeta, o sacerdote e o Rei coroado em Josu, o sumo-sacerdote dos bens futuros. Malaquias O sol da Justia que nasce nos dias de luto. o Deus da fidelidade familiar. Mateus o Rei dos Judeus, maior que o templo, maior que Salomo, maior que o altar. o poderoso que abre as sepulturas quando morre e volta para dizer-nos o caminho de sua casa, quando ressuscita. o Senhor que nos manda fazer novos discpulos. Marcos o sacerdote que declara limpo, que se aproxima do leproso, o que batiza com Esprito Santo e com fogo. o abenoador do po que se multiplica nas mos daqueles que o obedecem. Lucas o filho do homem que confunde satans. o temido dos demnios mais fortes e poderosos como os de Gadara. o Senhor do Caminho de Emas. Joo o Verbo de Deus e a Luz do mundo, o levantado da Terra e o amigo dos pecadores, que come com publicanos. o Primeiro entre muitos irmos e as primcias dos que dormem. a semente do novo nascido, maior que Joo Batista. Atos Ele a nova mensagem de Ressurreio, ingrediente vivo que faz nossa mensagem ser pregada no poder da cruz com demonstrao de Esprito e de poder. mensagem que chega ao mundo sem exrcitos nos dias dos Imperadores. Romanos o nosso batismo, nossa morte e nossa ressurreio; a nossa novidade de vida e quem nos livra do poder dessa morte. 1 Corntios as primcias dos que dormem e o ressuscitado. O assentado destra do Pai at que seus inimigos sejam postos debaixo de seus ps. o dom excelente de Deus. a revelao das diversidades de dons, de ministrios e de operaes. 2 Corntios suficincia de seus apstolos. Glatas a nossa liberdade na graa poderosa. Efsios o ministrio revelado e a cabea da Igreja sobre todas as potestades que se nomeiam.

       

 

 

  

IGREJA APOSTLICA MINISTRIO VIVA EM CRISTO APOSTILA DE ESTUDO TEOLOGIA SISTEMTICA

Pgina 28

BIBLIOLOGIA E INTRODUO
 Filipenses o exemplo de humildade e o motivo de glria, o possuidor de um nome que sobre todos os nomes, Jesus, diante de quem todos os joelhos se dobraro e O confessaro como Senhor. Colossenses habitao da plenitude de Deus, cujo corpo o princpio da criao de Deus. 1 Tessalonicenses o sumo-pastor que tem saudade de sua igreja que ficou para trs. o Paulo impedido de estar em Tesslonica, tipo de Cristo, que envia o Timteo, o Esprito Santo, para saber como vai a nossa f e nos fortalecer para que o diabo no nos tente e o seu trabalho na cruz se torne em vo. 2 Tessalonicenses o Senhor e Rei que vem nas nuvens e todo olho ver. a trombeta de Deus que levanta os mortos. aquele que toca todo nosso ser: esprito, alma e corpo. 1 Timteo Cristo do bom combate e da carreira final. o bispo dos bispos. o grande mistrio manifestado na carne, justificado em esprito, pregado entre os gentios, crido no mundo e recebida na glria. o Senhor das vivas, dos presbteros, dos senhores e dos servos, dos ricos e dos pobres. 2 Timteo nosso estimulo no combate da f. As primcias do trabalhador que primeiro participa dos frutos. Cristo do meu evangelho, e da palavra que no est algemada. o Senhor que nos assegura que a palavra fiel e que confirma que certo que se com Ele morrermos, com certeza com Ele seremos ressuscitados, mas se o negarmos, Ele nos negar. Mas se somos fiis, Ele permanece fiel. o inspirador da escritura que nos habilita para toda boa obra. o Senhor que nos assiste quando todos nos deixam e que nos ajuda a completar a misso e nos livra da boca do leo. Tito o que nos capacita gerar filhos no nosso ministrio. a qualificao verdadeira dos ministros. aquele que nos d poder para fazer calar os enganadores e falsos profetas de Creta. sabedoria das mulheres idosas, a submisso das jovens esposas, padro de linguagem dos novos obreiros, a obedincia dos servos e o poder que nos faz sujeitos s autoridades constitudas por Deus. Filemom O Pagador de nossas dvidas e o intercessor diante de nossos acusadores. A restituio de nossas ofensas e o nico que nos pode restituir confiana. Hebreus O nosso melhor sumo-sacerdote, superior a Abrao, a Moiss, a Josu, superior a Melquisedeque, nossa melhor esperana, fiador de nosso melhor pacto, o ministrio mais excelente, mediador de um melhor pacto, o sangue que fala mais do que o de Abel, o Jesus Cristo, o sangue de nossa Aliana. A nossa cidade, a nossa ptria celestial. Tiago A nossa boa ddiva e nosso dom perfeito que vem do alto e que desceu do pai das luzes; a nossa f que no duvida. Nossa religio sem mcula: a visita ilustre dos rfos e vivas. A obra perfeita para o mundo. O varo que no tropea no falar. A sabedoria do alto que pura, pacfica, indulgente(disposio para perdoar), plena misericrdia e de bons frutos, imparcial e sem fingimento. 1 Pedro A indagao dos profetas do Antigo testamento, o E vangelho que os anjos desejam atentar e perscrutar. O princpio a raa eleita, aquele que nos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. Aquele que nos fez povo e por ele alcanamos misericrdia. 2 Pedro O Deus que no poupa os anjos e que os entrega s prises eternas. Aquele que livrou o justo L. Que livra os piedosos da provao e reserva sob castigo os injustos para o Dia do Juzo.
IGREJA APOSTLICA MINISTRIO VIVA EM CRISTO APOSTILA DE ESTUDO TEOLOGIA SISTEMTICA Pgina 29

 

 

 

BIBLIOLOGIA E INTRODUO
 1 Joo a Luz e nele no h trevas. Ele que nos purifica de todo pecado se andarmos na luz como Ele est. o nosso advogado junto ao Pai quando pecamos. o mandamento antigo. Aquele que existe desde o princpio. a palavra que permanece em ns. o grande amor que nos concedeu o Pai e de quem somos filhos. por causa Dele que a uno do Santo permanece em ns. Filho de Deus que se manifestou para destruir as obras do diabo. o amor que procede de Deus. a f que vence o mundo. 2 Joo o Filho de Deus, pelo qual vivemos. a verdade na qual andamos. o mandamento no qual nos movemos. doutrina que deve trazer todos os santos. o Cristo confessado que veio em carne. 3 Joo a verdade, o testemunho da verdade. Aquele que se alegra que seus filhos andem na verdade. o Nome. Aquele que pratica o bem. Judas a Misericrdia, a Paz e o Amor que se multiplicam. O nico soberano Senhor Jesus Cristo. Aquele que poderoso para nos guardar sem tropeo com exultao e imaculados na sua glria. O nico Deus, nosso Salvador, Senhor nosso. Glria, majestade, imprio, soberania antes de todas as eras, Amm. Apocalipse o Cristo revelado. Aquele que conserva na sua mo direita as sete estrelas(anjos/mensageiros) e que anda no meio dos sete candeeiros de ouro(igrejas); o Primeiro e o ltimo, que esteve morto e tornou a viver; Aquele que tem a espada afiada de dois gumes na boca; o Filho de Deus que tem os olhos como chama de fogo e os ps reluzentes como bronze polido; Aquele que tem os sete espritos de Deus e as sete estrelas e que conhece as nossas obras; o Santo, o Verdadeiro, Aquele que tem a chave de Davi, que abre e ningum fecha, e que fecha e ningum abrir. O Amm, a testemunha fiel e Verdadeira, o princpio da criao de Deus. O Cordeiro, o Leo da tribo de Jud, a Raiz de Davi, Aquele que tem as chaves da morte e do Hades; o Cordeiro que abre os selos; o cavaleiro Fiel e Verdadeiro, que julga e que peleja com justia; os seus olhos so como chamas de fogo e na sua cabea h muitos diademas; Aquele que tem um nome que ningum conhece, seno Ele mesmo; Aquele que est vestido com um manto tinto de sangue e o seu nome Verbo de Deus. Ele tem um nome na sua coxa inscrito Rei dos Reis e Senhor dos Senhores.

 

DIVISO DOS LIVROS DA BBLIA


Ns, cristos (igreja), agrupamos os 39 livros do Antigo Testamento em:
y y y y y

5 da Lei (Gn, Ex, Lv, Nm, Dt), formando o Pentateuco; 12 histricos (Js, Jz, Rt, 1 e 2Sm, 1 e 2Rs, 1 e 2Cr, Ed, Ne, Et); 5 poticos (J, Sl, Pv, Ec, Ct); 5 profetas maiores (Is, Jr, Lm, Ez, Dn); 12 profetas menores (Os, Jl, Am, Ob, Jn, Mq, Na, Hc, Sf, Ag, Zc, Ml). Assim, a Bblia composta:

24 livros os do cnon judaico do VT (equivalentes aos nossos 39 livros, o mesmo que hoje chamado de "Texto Massortico.

IGREJA APOSTLICA MINISTRIO VIVA EM CRISTO APOSTILA DE ESTUDO TEOLOGIA SISTEMTICA

Pgina 30

BIBLIOLOGIA E INTRODUO
y

27 livros os do cnon do NT (os mesmos que, depois da inveno da Imprensa, foram impressos, terminando por serem conhecidos pelo nome de TR, ou "Textus Receptus", isto , "O Texto Recebido"). Os 27 livros do Novo Testamento so:

y y y y

y y

Evangelhos Sinpticos (Mt, Mc, Lc, Jo); Livro doutrinrio (Jo) Histrico da igreja (At); Epstolas Paulinas: a) a igrejas locais (Rm, 1 e 2 Co, Gl, Ef, Fp, Cl, 1 e 2 Ts e Fl); b) pastorais (1 e 2 Tm, Tt); Epstolas Gerais (Hb, Tg, 1 e 2 Pe, 1, 2 e 3 Jo, Jd). Proftico Eclsio-Messinico(Ap)

BREVE ANLISE DOS LIVROS DA BBLIA I - ANTIGO TESTAMENTO:


TRS PENSAMENTOS BSICOS DO ANTIGO TESTAMENTO: 1. A Promessa de Deus a Abrao - todas as naes seriam abenoadas. (Gn 12.3) 2. O Concerto de Deus com a nao hebraica - Se O servissem fielmente, prosperariam (Gn 17.7,8; Js 21.43). Em estabelecer a nao hebraica, o objetivo FINAL de Deus foi trazer CRISTO ao mundo. O objetivo IMEDIATO de Deus foi estabelecer, em terra idlatra, em preparao para a vinda de Cristo, a idia de que h UM s Deus Vivo e Verdadeiro. A bno dessa nao se comunicaria ao mundo. 3. A Promessa de Deus a Davi - que sua famlia reinaria para sempre. ( 2Sm 7.12,13) PORTANTO, CONCLUMOS QUE: (x 19.5,6; Dt 4.5-8; Rm 9.4,5; Jo 4.22) 1. A nao hebraica foi estabelecida para que, por ela, o mundo inteiro fosse abenoado: A nao messinica. 2. O meio pelo qual a beno da nao hebraica se comunicaria ao mundo seria a famlia de Davi: A famlia messinica. 3. O modo pelo qual a bno da famlia de Davi se comunicaria ao mundo seria o grande Rei que nasceria dela: O MESSIAS.

O ANTIGO TESTAMENTO DIVIDIDO EM QUATRO PARTES: 1 Pentateuco, Livros da Lei ou Torah so 5 livros: Mostra que o homem no obedece. Gnesis Como a palavra bem indica, o livro dos princpios: do cu e da Terra, das ilhas e dos mares, dos animais e do homem. Com Abrao, temos o comeo de uma raa, um povo, uma revelao divina particular e finalmente uma igreja.
IGREJA APOSTLICA MINISTRIO VIVA EM CRISTO APOSTILA DE ESTUDO TEOLOGIA SISTEMTICA

Pgina 31

BIBLIOLOGIA E INTRODUO
xodo Relata o povo de Deus escravizado no Egito e a grande libertao divina, usando a instrumentalidade de Moiss. Levtico Leis acerca da moralidade, limpeza, alimentos, sacrifcios, etc. Nmeros Relata a peregrinao de Israel, quarenta anos pelo deserto. Deuteronmio Repetio das leis. 2 Livros Histricos so 12 livros: Mostram que o homem no poder se corrompe. Divide-se em quatro perodos da Histria de Israel: a) Teocracia (Juzes) b) Monarquia (Saul, Davi, Salomo) c) Diviso do Reino e Cativeiro (Jud, Israel) d) Perodo ps-cativeiro Josu Trata da conquista de Cana. O milagre da passagem do Rio Jordo, a queda das muralhas de Jeric, a vitria sobre as sete naes cananias, a diviso da terra prometida e, finalmente, a morte de Josu com cento e dez anos. Juzes A falha de Israel ao conquistar a Terra, quebrando o pacto, se unindo aos cananeus. Vrias libertaes atravs dos quinze juzes, dos quais treze so citados nesse livro, outros dois esto em 1Sm4.18(Eli) e 1Sm 7.15(Samuel). Rute A linda histria de Rute, uma ascendente de Davi e de Jesus Cristo. 1 e 2 Samuel Relatam a histria de Samuel, da implantao da monarquia, sendo Saul o primeiro rei ungido por Samuel, Samuel como o ltimo juiz e a histria de Davi. 1 e 2 Reis Relatam a edificao do Templo de Jerusalm, a diviso do reino. Ministrio de Elias e Eliseu. Ainda em II Reis, est relatado o cativeiro do Reino do Norte pelos exrcitos assrios, e do Reino do Sul com o poderio caldeu de Nabucodonossor. 1 e 2 Crnicas Registram os reinados de Davi, Salomo e dos reis de Jud at a poca do cativeiro babilnico. Esdras Relata o retorno de Jud do cativeiro babilnico com Zorobabel e a reconstruo do templo de Jerusalm. Neemias Relata a histria da reedificao das muralhas de Jerusalm. Ester Relata a libertao dos judeus por Ester e o estabelecimento da festa de Purim. 3 Livros Poticos so 4 livros: J Sofrimento, pacincia e libertao de J. Salmos Cnticos espirituais, proclamaes, poemas e oraes. Cantares de Salomo Descreve o amor de Salomo pela jovem sulamita, simbolizando o amor de Jesus pela igreja. Lamentaes de Jeremias: Clamores de Jeremias, lamentando as aflies de Israel. 4 Livros Filosficos so 2 livros: Provrbios Dissertaes sobre sabedoria, temperana, justia, etc. Eclesiastes Reflexes sobre a vida, deveres e obrigaes perante Deus.
IGREJA APOSTLICA MINISTRIO VIVA EM CRISTO APOSTILA DE ESTUDO TEOLOGIA SISTEMTICA

Pgina 32

BIBLIOLOGIA E INTRODUO
5 Profetas so 17 livros: Mostram o caminho da obedincia. So os livros profticos de acordo com as duas grandes crises do povo judeu: CRISE ASSRIA Joel Ams Jonas Osias Isaas Miquias Naum CRISE BABILNICA Sofonias Habacuque Jeremias Lamentaes Obadias DURANTE O CATIVEIRO BABILNICO Daniel Ezequiel APS O CATIVEIRO BABILNICO Ageu Zacarias Malaquias

a) Profetas Maiores so 5 livros: Isaas Muitas profecias messinicas. considerado o profeta da redeno. O livro contm maldies pronunciadas sobre as naes pecadoras. Jeremias O profeta fala da restaurao das doze tribos (Jud e Israel) pelo novo mandamento. O contedo proftico envolve a poltica de seus lderes no seu tempo, pois trata da corrupo poltica de seus dias. Trata mais das condies espirituais da Terra longe do Cu. Lamentaes de Jeremias Clamores de Jeremias, lamentando as aflies de Israel. Ezequiel Um livro que contm muitas metforas para descrever a condio, exaltao e a glria futura do povo de Deus. Daniel Vises apocalpticas. b) Profetas Menores so 12 livros: Tratam da restaurao do Reino atravs da vinda do Messias. Detalhe importante que cada um trata de um ponto especial, por exemplo: anncio, nascimento, vida, ministrio, obra, paixo, ressurreio, ascenso, e glorif icao do Messias. Osias Relata a apostasia de Israel, caracterizada como adultrio espiritual. Contm muitas metforas que descrevem os pecados do povo. Joel Descreve o arrependimento de Jud e as bnos. O Dia do Senhor enfatizado como um Dia de juzo e tambm de bnos. Ams Atravs de vises, o profeta reformador denuncia o egosmo e o pecado. Obadias A condenao de Edom e a libertao de Israel. Jonas Relata a histria de Jonas, o missionrio que relutou para levar a mensagem de Deus cidade de Nnive. O mais bem sucedido dentre os profetas. Um dos profetas que pregou o arrependimento ao povo. O povo se arrependeu e o profeta ficou triste e desejou a morte. Miquias Condio moral de Israel e Jud. Tambm prediz o estabelecimento do reino messinico. Naum A destruio de Nnive e a libertao de Jud da opresso assria.

IGREJA APOSTLICA MINISTRIO VIVA EM CRISTO APOSTILA DE ESTUDO TEOLOGIA SISTEMTICA

Pgina 33

BIBLIOLOGIA E INTRODUO
Habacuque O grande questionamento do profeta a Deus. Como pode Deus ser Justo e permitir que uma nao pecadora oprima Israel? Contm uma das mais belas oraes da Bblia. Sofonias Ameaas e viso da glria futura de Israel. Ageu Repreende o povo por negligenciar a construo do segundo templo e promete a volta da glria de Deus. Zacarias Atravs de vises, profetiza o triunfo final do reino de Deus. Zacarias ajudou a animar os judeus a reconstrurem o templo. Foi contemporneo de Ageu. Aquele que fala que Deus enviaria seu mensageiro adiante dele, o Joo Batista, para preparar o caminho. Zacarias o Apocalipse do Antigo Testamento, sua mensagem conhecida por trinta anos e alcana os dias de Esdras e Neemias. Malaquias Descries que mostram a necessidade de reformas antes da vinda do Messias. Terminamos o Velho Testamento com a palavra "maldio". At aqui Cristo foi prometido, mas no visto. A Esperana era prevista, mas no obtida. Por quase 400 anos, Deus no chamou nenhum profeta para dizer "assim diz o Senhor". Em todo este tempo (de 397 a. C. at 6 a. C.), nenhum escritor inspirado apareceu. Por isto, este perodo chamado de: "Os Anos Silenciosos", O Perodo Intertestamentrio ou "O Perodo Negro". Os livros apcrifos so deste perodo.

II - NOVO TESTAMENTO:
O Antigo Testamento mostra o problema, mas no revela completamente a soluo. O Novo Testamento d a resposta ao problema e aponta a soluo: JESUS CRISTO! O NOVO TESTAMENTO TAMBM TEM QUATRO DIVISES: 1 Os Evangelhos:
y

Mateus, Marcos, Lucas e Joo - Tratam do nascimento, vida, obra, morte, ressurreio e ascenso de Um Homem chamado Jesus, O Filho de Deus, O Messias Prometido a Israel. A questo central ministrio terreno de Jesus Cristo. Os temas e as datas dos Evangelhos:

Mateus: O Prometido - veja o Seu reinado/soberania (Suas qualificaes como descendente de Davi). Marcos: Assim Ele trabalhou - veja o Seu trabalho (Seu poder). Lucas: Assim Ele era - veja a Sua humanidade (Sua natureza). Joo: Assim Ele - veja a Sua divindade.

IGREJA APOSTLICA MINISTRIO VIVA EM CRISTO APOSTILA DE ESTUDO TEOLOGIA SISTEMTICA

Pgina 34

BIBLIOLOGIA E INTRODUO
Mateus (incerta, 60-67 d. C.): Foi escrito tendo como alvo o povo judeu. Faz conexo com o Velho Testamento (as Escrituras Hebraicas). Revela o Messias como o REI prometido do Velho Testamento, O soberano que veio ordenar e reinar (autoridade Mt 1:1; 16:16-19; 28:18-20). Traz a linhagem/genealogia Real de Jesus (Rei) at Suas razes judaicas, como Filho do Rei Davi (conf. Mt 1.1; 9.27; 21.9). O Novo Testamento o cumprimento do Antigo Testamento. Note logo no comeo do Novo Testamento o que diz Mateus 1.22,23. por isto que Deus diz em Mateus: "Este o meu amado Filho em quem me comprazo: escutai-O" (Mt 17.5). o evangelho que mais traz profecias. Marcos (incerta, 55-65 d. C.): Foi escrito para o s habitantes de Roma. Representa o Messias como o SERVO Fiel e Obediente de Deus, Aquele que veio servir e sofrer (Mc 10.45). No traz genealogia, pois para o servo, isso no conta, pois servo no uma pessoa de quem se procure uma genealogia. Marcos um judeu-gentio (Joo Marcos), cujo nome faz conexo com o judeu e o gentio. Relata mais milagres, pois os romanos se interessavam mais por aes/resultados que palavras. Lucas (incerta, 60-63 d. C.): Foi escrito para os Gentios (Gregos). Relata o Messias como o Homem Perfeito, o FILHO DO HOMEM, Aquele que veio repartir e Se compadecer (Lc 19.10). Os gregos gostavam de tudo detalhado. Lucas tem genealogia, mostrando que Jesus Perfeito. Traz a linhagem/genealogia humana de Jesus at o primeiro homem, Ado, mostrando Jesus como Homem Perfeito (conf. Lc 3.38). Mesmo tentado na carne, Ele continuou Perfeito. Lucas era um mdico, um gentil (narra o sofrimento de Cristo em detalhes que s um mdico poderia fazer). Joo (incerta, 80-95 d. C.): foi escrito para TODO O MUNDO, com o propsito de levar o homem a Cristo. Joo apresenta Jesus como o FILHO DE DEUS, Aquele que veio revelar e redimir (Jo 1.1-4; 20.31). Tudo no evangelho de Joo ilustra e demonstra o relacionamento de Cristo com o Pai. onde Jesus trata mais a Deus como Pai (Abba Pai). No traz genealogia, pois, Jesus Cristo, sendo 100% Deus, Eterno, sem princpio, meio ou fim. Sua linhagem espiritual, eterna!!! Os sinpticos diferem do Evangelho de Joo nas seguintes maneiras: Mateus, Marcos e Lucas Os fatos da vida exterior de Cristo Os aspectos da Sua vida humana Os Seus discursos pblicos O ministrio na Galilia 2 Histrico:
y

Joo A vida ntima de Cristo A vida divina de Cristo Os discursos pessoais O ministrio na Judia

Atos dos Apstolos(incerta, 63 d. C.) A propagao triunfal do Evangelho pelo poder do Esprito Santo. Trata dos resultados da morte e da ressurreio de Jesus Cristo, com a propagao das Boas Novas, por impulso e liderana do Esprito Santo, comeando em Jerusalm, Judia, Samaria e at os confins da Terra.
IGREJA APOSTLICA MINISTRIO VIVA EM CRISTO APOSTILA DE ESTUDO TEOLOGIA SISTEMTICA Pgina 35

BIBLIOLOGIA E INTRODUO
3 Epstolas: Os fundadores das igrejas, freqentemente impossibilitados de visit-las pessoalmente, desejavam entrar em contato com seus convertidos no propsito de aconselh-los, repreend-los e instru-los. Assim surgiram as Epstolas. (Circulao das epstolas: 1 Ts 5.27; Cl 4.16; 1 Pe 1.1,2; 2 Pe 3.14-16; Ap 1.3)
y

Epstolas Paulinas a) 9 dirigidas a igrejas: Romanos, 1 e 2 Corntios, Glatas, Efsios, Filipenses, Colossenses, 1 e 2 Tessalonicenses; b) 4 pessoais: 1 e 2 Timteo, Tito, Filemom. Epstolas Gerais a) 1 dirigida a um povo: Hebreus; b) 7 universais: Tiago, 1 e 2 Pedro, 1, 2 e 3 Joo, Judas.

OBS: Ef, Fp, Cl e Fm so chamadas epstolas da priso, escritas por Paulo, na priso em Roma. IMPORTANTE: As Cartas Paulinas apresentam a Teologia para a Igreja. A essncia do que Deus tem para a Igreja est nas Cartas. O crente deve se guiar pelas Cartas Paulinas e no pelas regras e leis do Antigo Testamento. Elas foram escritas para orientar, instruir e exortar os crentes a viverem uma vida crist plena, frutfera, operosa, abundante, VITORIOSA. Leia as Cartas! Medite!!! 4 Proftico:
y Apocalipse Revelao, Consumao e Juzo de Deus. Um novo Cu e uma nova Terra.

Cada livro da Bblia deve ser estudado convenientemente para que o seu ensino seja aprendido, retido na mente e no corao, colocando os princpios em prtica.

OS LIVROS APCRIFOS E OS PSEUDOPGRAFOS


Nem todos os escritos religiosos dos judeus eram considerados cannicos pela comunidade de religiosos judeus. bvio que havia certa importncia religiosa em alguns livros primitivos como o livro dos justos (Js 10.13), o livro das guerras do Senhor (Nm 21.14), livro da histria de Salomo (1 Rs 11.41). Os livros apcrifos dos judeus, escritos aps o encerramento do perodo do Antigo Testamento (400 a. C.), tm significado religioso definido, mas jamais foram considerados cannicos pelo Judasmo oficial. A verdade transmitida pelas Escrituras Sagradas, e por nenhum outro meio, que constitui cnon ou fundamento das verdades da f. (Sl 19.7,8; Is 8.20; Is 30.8; Mt 15.2,6,9; Ap 22.18).
IGREJA APOSTLICA MINISTRIO VIVA EM CRISTO APOSTILA DE ESTUDO TEOLOGIA SISTEMTICA

Pgina 36

BIBLIOLOGIA E INTRODUO
Estes termos eram usados para designar uma coleo de livros judeus antigos que foram escritos entre 250 a.C. e os primeiros sculos depois de Cristo. Os livros apcrifos foram considerados inspirados pela Igreja Catlica, mas no aceitos pelos protestantes e pelos judeus cristos. Isto aconteceu pelas seguintes razes; No foram usados por Cristo, nem pelos apstolos, nem pela Igreja dos primeiros sculos. Os livros apcrifos no foram parte do Antigo Testamento, o qual Jesus e a Igreja do primeiro usavam. As divises conhecidas naqueles tempos eram (1) A Lei, (2) Os profetas, (3) os Escritos poticos, tambm usados na Bblia hebria. A Lei: sempre foi reconhecida como cannica: Dt 17.18-20; 31.10-13, Js 1.8; 1 Rs 11.38; 2 Rs 22.8; 23.1,2; Ed 3.2; Ne 1.7-9. Profetas/Escritos: sempre foram reconhecidos como cannicos: 2 Rs 17.13; Dn 9.2; Mt 22.29; 23.35; Lc 24.44; Jo 5.39; 10.35; 2 Tm 3.16; 2 Pe 1.20-21. Estas verses nunca incluram os livros apcrifos, jamais! Nunca foram citados como Escritura. Josefo e Filo, jamais citaram os livros apcrifos como sendo livros autnticos. Os lderes da igreja reconheceram os livros apcrifos e os livros inspirados com uma diferena. Tardaram muito para serem considerados livros autoritativos. Os livros apcrifos somente foram considerados autnticos, em 1546 d.C. no Conclio de Trento. Neste tempo os livros apcrifos foram declarados autnticos: Tobias, Judite, A Sabedoria de Salomo, O Eclesistico, Profecia de Baruque, Carta de Jeremias, 1 e 2 Macabeus, Adies de Ester, Adies de Daniel (Susana, Canto dos trs jovens, Bel e o Drago). LIVROS PSEUDEPGRAFOS: (significa: falsos escritos). Livros no-bblicos rejeitados por todos. Grande nmero de documentos religiosos esprios que circulavam entre a antiga comunidade judaica so conhecidos como pseudepgrafos. Nem tudo nesses escritos falso. De fato, a maior parte desses documentos surgiu de dentro de um contexto de fantasia ou tradio religiosa, possivelmente com razes em alguma verdade. Com freqncia, a origem desses escritos estava na especulao espiritual, a respeito de algo que no ficou bem explicado nas Escrituras cannicas. As tradies especulativas a respeito do patriarca Enoque, por exemplo, sem dvida so a raiz do livro de Enoque. De maneira semelhante, a curiosidade a respeito da morte e da glorificao de Moiss, sem dvida se acha por trs da obra Assuno de Moiss. No entanto, essa especulao no significa que no exista verdade nenhuma nesses livros. Ao contrrio, o Novo Testamento se refere a verdades implantadas nesses dois livros (vide Jd 14,15) e chega a aludir penitncia de Janes e Jambres (2 Tm 3.8). Entretanto, esses livros no so dotados de autoridade, como Escrituras inspiradas. Paulo tambm citou alguns poetas no-cristos, como Arato (At 17.28), Mennder (1 Co 15.33 traz uma linha do poema grego Tas de Alexandre) e Epimnides (Tt 1.12). (Nm 21.4; Js 10.13; 1 Rs 15.31). Trata-se to somente de verdades verificveis, contidas em livros que, em si mesmos, nenhuma autoridade divina tm. importante que nos lembremos que Paulo cita apenas aquela faceta da verdade, e no o livro pago como um todo, como conceito a que Deus atribuiu autoridade e fez constar no Novo Testamento.
IGREJA APOSTLICA MINISTRIO VIVA EM CRISTO APOSTILA DE ESTUDO TEOLOGIA SISTEMTICA

Pgina 37

BIBLIOLOGIA E INTRODUO
A infundada reivindicao de autoridade divina, o carter altamente fantasioso dos acontecimentos e os ensinos questionveis (e at mesmo herticos) desses livros levaram os pais do Judasmo a consider-los esprios (pseudepgrafos). So eles: Lendrios: O livro do Jubileu; Epstola de Aristias; O livro de Ado e Eva; O martrio de Isaas Apocalpticos: 1 Enoque; Testamento dos doze patriarcas; O orculo sibilino; Assuno de Moiss; 2 Enoque, ou O livro dos segredos de Enoque; 2 Baruque, ou O apocalipse siraco de Baruque (*); 3 Baruque, ou O apocalipse grego de Baruque. Didticos: 3 Macabeus; 4 Macabeus; Pirque Abote; A histria de Aicar. Poticos: Salmos de Salomo; Salmo 151 (consta na Septuaginta). Histricos: Fragmentos de uma obra de Sadoque LIVROS APCRIFOS: (significa: escondidos ou duvidosos). Na realidade, os sentidos da palavra apocrypha refletem o problema que se manifesta nas duas concepes de sua canonicidade. No grego clssico, a palavra apocrypha significava oculto ou difcil de entender. Posteriormente, tomou o sentido de esotrico, ou algo que s os iniciados (no os de fora) podem entender. Pela poca de Ireneu e Jernimo (sc. III e IV), o termo apocrypha veio a ser aplicado aos livros no-cannicos do Antigo Testamento, mesmo aos que foram classificados previamente como pseudepgrafos. Desde a era da Reforma, essa palavra tem sido usada para denotar os escritos judaicos no-cannicos originrios do perodo intertestamentrio. O Novo Testamento jamais cita um livro apcrifo indicando-o como inspirado. As aluses a tais livros no lhes emprestam autoridade, assim como as aluses a poetas pagos no lhes conferem inspirao divina. Alis, desde que o N.T. faz citaes de quase todos os livros cannicos do A.T. e atesta o contedo e os limites desse Testamento (omitindo os apcrifos) parece estar claro que o N.T. indubitavelmente exclui os apcrifos do cnon hebraico. Os apcrifos no foram aceitos pelos judeus palestinos, zelosos preservadores dos ensinos bblicos que no estiveram sujeitos s influncias helenizantes dos judeus de Alexandria, muitos dos quais (mas no todos) acatavam tais livros como de origem divina, como Palavra de Deus. Alis, toda a problemtica de aceitao da canonicidade desses livros envolve exatamente o grande centro da cultura grega no Oriente, a cidade de Alexandria. Os judeus ali sofreram grande influncia da filosofia grega, e houve at um destacado intelectual judeu, Filo, que se empenhou por fundir o Judasmo com os conceitos gregos, que o empolgavam. Jesus Cristo Se referiu Bblia Sagrada na Sua orao sacerdotal a Seu Pai dizendo: Santifica-os na verdade; a Tua Palavra a verdade (Joo 17.17). Como poderiam obras cheias de conceitos que se chocam com os claros ensinos de apstolos e profetas, alm de crendices supersticiosas, lendas, inexatides histricas e at mentiras qualificar-se como essa verdade de divina inspirao?
IGREJA APOSTLICA MINISTRIO VIVA EM CRISTO APOSTILA DE ESTUDO TEOLOGIA SISTEMTICA Pgina 38

BIBLIOLOGIA E INTRODUO
O Conclio de Trento, 1546, reagiu a Lutero, canonizando os livros apcrifos, com o voto de 53 prelados sem conhecimentos histricos destacados sobre documentos orientais, encontrando oposio de grandes homens como o cardeal Polo que afirmou que assim o Conclio agiu a fim de dar maior nfase s diferenas entre catlicos romanos e os evanglicos. Outro destacado lder catlico, Tanner afirmou que a igreja catlica romana encontrou nesses livros o seu prprio esprito (apud Introduo ao Antigo Testamento, Dr. Donaldo D. Turner, IBB). A ao do Conclio no foi apenas polmica, foi tambm prejudicial, visto que nem todos os 14 (15) livros apcrifos foram aceitos pelo Conclio. A Orao de Manasss e 1 e 2 Esdras [3 e 4 Esdras dos catlicos romanos; a verso de Douai denomina 1 e 2 Esdras, respectivamente, os livros cannicos de Esdras (1 Ed) e Neemias (2 Ed)] foram rejeitados. A rejeio de 2 Esdras particularmente suspeita, porque contm um versculo muito forte contra a orao pelos mortos (2 Esdras 7.105). Alis, algum escriba medieval havia cortado essa seo dos manuscritos latinos de 2 Esdras, sendo conhecida pelos manuscritos rabes, at ser reencontrada outra vez em latim por Robert L. Bentley, em 1874, numa biblioteca de Amiens, na Frana. O cnon do Antigo Testamento at a poca de Neemias compreendia 22 (ou 24) livros em hebraico, que, nas bblias dos cristos, seriam 39, como j se verificara por volta do sculo IV a.C. As objees de menor monta a partir dessa poca no mudaram o contedo do cnon. Foram os livros chamados apcrifos, escritos depois dessa poca, que obtiveram grande circulao entre os cristos, por causa da influncia da traduo grega de Alexandria (Septuaginta), que os incluiu. Com exceo de 2 Esdras (escrito em 100 d.C.), esses livros preenchem a lacuna existente entre Malaquias e Mateus (o chamado perodo intertestamentrio) e compreendem especificamente dois ou trs sculos antes de Cristo. No entanto, at a poca da Reforma Protestante esses livros no eram considerados cannicos. A canonizao que receberam no Conclio de Trento no recebeu o apoio da histria. A deciso desse conclio foi polmica e eivada de preconceito. RAZES DA REJEIO: y O Velho Testamento j estava produzido; y A maioria dos apcrifos foi produzida em grego; y Prevaleceu para os judeus o cnon palestiniano. y Alguns erros ensinados pelos apcrifos: 1 - Narrao de anjo mentindo sobre sua origem. Tobias 5.1-9 2 - Diz que se deve negar o po aos mpios. Eclesistico 12.4-6 3 - Uma mulher jejuando toda a sua vida. Judite 8.5-6 4 - Deus d espada para Simeo matar siquemitas, Judite 9.2 Livros cannicos: Isaas 63.8; Osias 4.2 Provrbios 25.21,22 Mateus 4.1,2 Gnesis 34.30; 49.5-7

IGREJA APOSTLICA MINISTRIO VIVA EM CRISTO APOSTILA DE ESTUDO TEOLOGIA SISTEMTICA

Pgina 39

BIBLIOLOGIA E INTRODUO
5 - Dar esmola purifica do pecado. Tobias 12.9 e Eclesistico 3.30 6 - Queimar fgado de peixe expulsa demnios. Tobias 6.6-8 7 - Nabucodonossor foi rei da Assria, em Nnive. Judite 1.1 8 - Honrar o pai traz o perdo dos pecados. Eclesistico 3.3 9 - Ensino de magia e superstio. Tobias 2.9,10; 6.5-8; 11.7-16 1 Pedro 1.18,19 Atos 16.18 Daniel 1.1 1 Pedro 1.18,19 Tiago 5.14-16

10 - Antoco morre de trs maneiras. 1 Macabeus 6.16; 2 Macabeus Isaas 63.8; Mateus 5.37 1.16; 9.28 11 - Recomenda a oferta pelos mortos. 2 Macabeus 12.42-45 12 - Ensino do purgatrio ou imortalidade da alma. Sabedoria 3.14 13 - O suicdio justificado e louvado. 2 Macabeus 14.41-46 Eclesiastes 9.5-6 1 Joo 1.7; Hebreus 9.27 xodo 20.13

A HISTRIA DA VERSO EM LNGUA PORTUGUES


Coube a Joo Ferreira de Almeida, a grandiosa tarefa de traduzir pela primeira vez para o portugus o Antigo e o Novo Testamento. Nascido em 1628, em Torre de Tavares, prximo a Lisboa, tinha doze anos de idade, quando se mudou para o sudeste da sia. Aps viver dois anos na Batvia (atual Jacarta), na ilha de Java, Indonsia, Almeida partiu para Mlaca, na Malsia, e l, atravs da leitura de um folheto em espanhol acerca das diferenas da cristandade, converteu-se do catolicismo a f evanglica. No ano seguinte, aos quinze anos de idade, comeou a pregar o evangelho no Ceilo e em muitos pontos da costa de Malabar, nas igrejas reformadas Holandesas. Ministrava em portugus, a lngua que muitos falavam, pois s fazia um ano que Portugal havia perdido o controle da regio. No tinha ainda dezesseis anos de idade quando iniciou a traduo da Bblia para o portugus, mas lamentavelmente perdeu seu primeiro manuscrito e reiniciou seu trabalho em 1648, aos vinte anos de idade. Por conhecer o hebraico e grego, utilizou-se de vrios manuscritos dessas lnguas, calcando sua traduo no chamado TEXTUS RECEPTUS (Texto Recebido), do grupo bizantino. Durante esse exaustivo e criterioso trabalho, ele tambm se serviu de tradues holandesa, francesa(traduo de Beza), italiana, espanhola(todas elas baseadas no T.R.) e latina(Vulgata). Em 1676, foi concluda a traduo do Novo Testamento, e naquele mesmo ano remeteu o manuscrito para ser impresso na Batvia; todavia, o lento trabalho de reviso a que a traduo foi submetida levou Almeida a retom-la e envi-la para ser impressa em Amsterd, na Holanda. Finalmente em 1681 surgiu o PRIMEIRO NOVO TESTAMENTO EM PORTUGUS.

IGREJA APOSTLICA MINISTRIO VIVA EM CRISTO APOSTILA DE ESTUDO TEOLOGIA SISTEMTICA

Pgina 40

BIBLIOLOGIA E INTRODUO
Logo aps a publicao do NT, Almeida iniciou a traduo do Antigo Testamento, e ao falecer, em 6 de agosto de 1691, ele j havia traduzido at o livro do profeta Ezequiel captulo 41, versculo 21. Seu trabalho foi continuado pelo pastor Jacobus op den Akker, de Batvia, em 1748. Cinco anos depois, em 1753, foi impressa a PRIMEIRA BBLIA COMPLETA EM PORTUGUS, em dois volumes.

FONTES DE CONSULTAS Introduo Bblica de Humberto Fontes Bibliologia e Introduo de Aldery Nelson Rocha
y y y y
y

Bblia de Estudo Pentecostal - Almeida Revista e Corrigida Bblia de Estudo Dake - Almeida Revista e Corrigida Bibliologia e Introduo de Aldery Nelson Rocha Panorama Bblico do Novo Testamento de Pr Levi Virgnio da Silva Introduo Bblica de Humberto Fontes Estudo: BIBLIOLOGIA - A Doutrina da Bblia, por Hlio Menezes Silva, para a Igreja Batista Fundamentalista de Campina Grande), disponvel em: http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-InspiracApologetCriacionis/BibliologiaEsbocoCurso-Helio.htm

(Pesquisa, elaborao e coletnea de material por: Pb. Edson de J. Rodrigues) zaionskate@gmail.com

IGREJA APOSTLICA MINISTRIO VIVA EM CRISTO APOSTILA DE ESTUDO TEOLOGIA SISTEMTICA

Pgina 41

Vous aimerez peut-être aussi