Vous êtes sur la page 1sur 6

Como numerar pginas no Word 2007

Alm das dificuldades que grande parte dos estudantes tem em planejar, organizar e fazer o seu Trabalho de Concluso de Curso (TCC), existem outras dificuldades tcnicas que utilizar corretamente os recursos dos editores de texto para uma, duas ou mais tarefas. Apresento este passo-a-passo (Word 2007) em que tento ensinar como no numerar as pginas iniciais do seu TCC. Quanto a esta questo, j vi algumas curiosidades. 1 Cobrir de branco; Inserir uma caixa de texto sobre as pginas iniciais foi a maneira que uma amiga encontrou para que tais nmeros no aparecesse na impresso. 2 Vrios documentos; O documento com o texto do TCC continha 7 pginas em branco. Enquanto o segundo documento continha as pginas iniciais com a capa, agradecimento, dedicatria, sumrio, etc. So muitos meios criativos para se obter o resultado, porm, isto mais simples do que voc imagina.

As dicas
Em um documento, para voc conseguir ter pginas numeradas e outras no numeradas, seja com nmeros arabicos ou com nmeros romanos voc precisa saber inserir quebra de seo. Com a quebra de seo, possvel alterar o layout ou a formatao de uma pgina ou de pginas do documento. Voc pode definir o layout de uma pgina em coluna nica como duas colunas. Voc pode separar os captulos no documento para que a numerao de pgina de cada captulo comece com 1. Voc tambm pode criar um cabealho ou rodap diferente para uma seo do documento. No novo Microsoft Officem, em especfico o Word 2007, possvel escolher vrios layouts de pgina na galeria de novos designs de pgina. Como inserir uma Quebra de Seo? Veja a imagem abaixo:

So trs setas. A primeira aponta para Layout da Pgina. A segunda para Quebras. A terceira para Prxima Pgina. Esta ao, dever ser repetida todas as vezes que a prxima pgina for um outro assunto, um outro captulo de seu trabalho. Em suma, voc deve inserir uma quebra de seo, na capa, outra na dedicatria, outra para o sumrio, at para o inicio do seu texto. Quando iniciar o texto do seu trabalho, v digitando normalmente. Quando terminar um captulo, insira uma quebra de seo. Feito isto, voc poder modificar a nmerao de pgina quantas vezes quiser ou necessitar. Digite todo o seu trabalho. No se preocupe com a numerao. Voc pode faz-la por ltimo, mas, tenha o cuidado de inserir estas quebras de sees entre os captulos e as pginas que voc tem que ter nmerao diferente. Terminou de digitar o trabalho, agora voc vai numerar as pginas. Todas elas. Faa como descrito abaixo. Na primeira pgina do seu trabalho, clique duas vezes na parte superior do documento, acima de onde comea a sua capa. Ao executar esta tarefa, a Barra de Ferramenta de Botes Rpido vai surgir com todos os recursos para voc trabalhar. Veja abaixo as imagens desta barra de ferramentas Design.

Voc pode adicionar nmeros de pgina, que so associados a cabealhos e rodaps, no topo, na parte inferior ou nas margens de um documento. As informaes armazenadas em cabealhos, rodaps e margens so exibidas esmaecidas, e no podem ser alteradas ao mesmo tempo que as informaes do corpo do documento. Para alterar o cabealho ou rodap ou as informaes das margens das pginas, faa o seguinte: Clique duas vezes no cabealho ou rodap e, em seguida, clique na guia Cabealhos e Rodaps em Ferramentas de Cabealho e Rodap.

Ao posicionar o mouse sobre as opes, voc obter outras opes para a numerao das paginas. Os nmeros podero ser inseridos esquerda da pginas, no centro, direita, com contornos, com enfeites, etc. Todas as pginas esto numeradas. Agora vem a parte chata de se fazer. V para a pgina que deve ser numerada. Por exemplo, se voc deve numerar a partir da pgina 6, v para a pgina 6.

Observe a imagem abaixo com ateno para entender.

A seta do meio, mostra o nmero da pgina. Ao lado esquerdo temos duas setas. Esta que aponta para Rodap Seo 3, para voc saber que a pgina 5 do seu trabalho pertence a seo 3. A seta que aponta para baixo, mostra o cabealho da pgina 6, e da seo 4. Ao lado direito, temos duas outras informaes, a saber: Mesmo que a seo anterior. Este o segredo. O Microsoft Word 2007 est configurado para mostrar os nmero de pginas sequencialmente, desde a primeira seo, at a ltima. As pginas sero numeradas sequencialmente, de 1 at a ltima pgina. Agora voc, primeiro olhe a imagem seguinte:

Veja o boto em tom alaranjado. E neste boto que voc vai clicar para desvincular as sees apartir desta das anteriores. Clicando neste boto, apartir desta seo, vai continuar os nmeros 6,7,8,9 Compare as duas imagens e veja, que na parte de abaixo da seta do canto direito, a de baixo,

no

tem

as

informaes:

Mesmo

que

seo

anterior.

Volte para o cabealho da pgina anterior (neste exemplo, a pgina 5), que tambm a seo anterior, clica sobre o nmero da pgina, e APAGAR. DELETA. EXCLUA O NMERO. Como as sees anteriores esto vinculadas, atreladas umas s outras, a numerao das pginas de 1 at a pgina 5 sero excludas. Porm, as pginas das sees apartir da pgina 6 estaro todas numeradas e em sequencia. Se voc tiver a necessidade de comear uma outra numerao no final do documento, voc faz o mesmo procedimento, e muda as informaes das sees, a configurao dos nmeros para outro qualquer, que o documento comear outra numerao com outro formato. Deixe de preguia sujeito(a) j expliquei o mais complicado. Faa um documento qualquer, e teste todas as opes, e voc vai descobrir mais.

Iniciar a numerao de pgina com um nmero diferente


Se voc adicionar uma folha de rosto a um documento com nmeros de pgina, a segunda pgina numerada automaticamente como pgina 2. Voc pode desejar que o documento comece com a pgina 1. 1. Clique em qualquer lugar no documento. 2. Na guia Inserir, no grupo Cabealho e Rodap, clique em Nmero da Pgina.

3. Clique em Formatar Nmeros de Pgina. 4. Na caixa Iniciar em, digite um nmero.

Observao Se voc tiver uma folha de rosto e desejar que a primeira pgina do documento comece com 1, digite 0 na caixa Iniciar em.

Reiniciar a numerao de pgina com 1 para cada captulo ou seo

Por exemplo, voc pode numerar o sumrio como i a iv e o restante do documento como 1 a 25. Se o documento contiver vrios captulos, convm reiniciar a numerao de pgina para cada captulo. . 1. Clique na seo (seo: parte de um documento em que voc define determinadas opes de formatao de pgina. Voc cria uma nova seo quando deseja alterar propriedades como numerao de linha, nmero de colunas ou cabealhos e rodaps.) em que deseja reiniciar a numerao de pgina. 2. Na guia Inserir, no grupo Cabealho e Rodap, clique em Nmero da Pgina.

3. Clique em Formatar Nmeros de Pgina. 4. Na caixa Iniciar em, insira 1.

Fonte: centralcenter.net

Vous aimerez peut-être aussi