Vous êtes sur la page 1sur 13

Livros Apcrifos

Os Livros apcrifos (grego: ; latim: apcryphus;), tambm conhecidos como Livros Pseudo-cannicos, so os livros escritos por comunidades crists e pr-crists (ou seja, h livros apcrifos do Antigo Testamento) nos quais os pastores e a primeira comunidade crist no reconheceram a Pessoa e os ensinamentos de Jesus Cristo e, portanto, no foram includos no cnon bblico. O termo "apcrifo" foi cunhado por Jernimo, no quinto sculo, para designar basicamente antigos documentos judaicos escritos no perodo entre o ltimo livro das escrituras judaicas, Malaquias e a vinda de Jesus Cristo. So livros que no foram inspirados e que no fazem parte de nenhum cnon. So tambm considerados apcrifos os livros que no fazem parte do cnon da religio que se professa. A considerao de um livro como apcrifo varia de acordo com a religio. Por exemplo, alguns livros considerados cannicos pelos catlicos so considerados apcrifos pelos judeus e pelos evanglicos (protestantes). Alguns destes livros so os inclusos na Septuaginta por razes histricas ou religiosas. A terminologia teolgica catlica romana/ortodoxa para os mesmos deuterocannicos, isto , os livros que foram reconhecidos como cannicos em um segundo momento (do grego, deutero significando "outro"). Destes de fazem parte os livros

de Tobias, Judite, I e II

Macabeus, Sabedoria

Salomo, Eclesistico (tambm

chamado Sircide ou Ben Sir), Baruc (ou Baruque) e tambm as adies em Ester e em Daniel - nomeadamente os episdios da Histria de Susana e de Bel e o drago. Os apcrifos so cartas, coletneas de frases, narrativas da criao e profecias apocalpticas. Alm dos que abordam a vida de Jesus ou de seus seguidores, cerca de 50 outros contm narrativas ligadas ao Antigo Testamento.

Catlicos
Para os alguns telogos, e para a maioria dos historiadores, os livros do novo testamento, assim como os textos apcrifos, datam de muito tempo aps a vida de Jesus, sendo alguns deles escritos mais de 200 anos aps a morte e ressurreio, no podendo ser considerados fidedignos, ou seja, nem tudo o que neles fora escrito narra com preciso a verdade. Os livros apcrifos foram retirados do Cnon Catlico por mostrarem um Cristo diferenciado dos Evangelhos e teologias escolhidos, mostrando-o exclusivamente como Deus, sem as limitaes e sentimentos humanos, o que tornaria a passagem pela morte algo fcil, diminuindo assim, o tamanho do Sacrifcio realizado pelo Salvador; em outros, entretanto, a imagem de Cristo excessivamente mundana e em desacordo com a imagem passada pelos quatro evangelhos oficiais.

Muitos textos seculares citam textos Apcrifos, como por exemplo, o livro e filme "O Cdigo da Vinci", que utiliza fatos encontrados nestes, para melhorar trama do livro, visto que so poucos os que conhecem, mesmo que parcialmente.

Cristianismo ocidental
No cristianismo ocidental atual existem vrios livros considerados apcrifos; nos snodos realizados ao longo da histria esses livros foram banidos do cnon (Livros Sagrados), outros obtiveram uma reconsiderao e retornaram condio de Sagrados (Cannicos). Como exemplo de canonicidade tem a Bblia (reunio de vrios livros). Os livros Apcrifos so muito estudados atualmente pelos telogos, porque a sua narrativa ajuda a revelar fatos e curiosidades a respeito dos primrdios do cristianismo.

A quantidade de livros
O nmero dos livros apcrifos maior que o da Bblia cannica. possvel contabilizar 113 deles, 52 em relao ao Antigo Testamento e 61 em relao ao Novo. A tradio conservou outras listas dos livros apcrifos, nas quais constam um nmero maior ou menor de livros. A seguir, alguns desses escritos segundo suas categorias.

Apcrifos do Novo Testamento


Os Apcrifos do Novo Testamento, tambm conhecidos como "evangelhos apcrifos", so uma coletnea de textos annimos, escritos nos primeiros sculos do cristianismo, no reconhecidos pelo cristianismo ortodoxo e que, por isso, no foram includos no Cnone do Novo Testamento. No existe um consenso entre todos os ramos da f crist sobre o que deveria ser considerado cannico e o que deveria ser apcrifo.

Definio
O termo "apcrifos" vem do grego e significa, justamente, "coisas escondidas". O

termo geralmente aplicado para designar livros que j foram considerados pela igreja como teis, mas no divinamente inspirados. Assim sendo, referir-se escritos gnsticos como "apcrifos" pode ser enganador, pois muitos deles no so assim classificados por fiis mais ortodoxos do ponto de vista doutrinrio. A partir do Conclio de Trento, a palavra "apcrifo" adquiriu conotao eminentemente negativa e se tornou sinnima de "esprio" ou "falso". Que algumas obras so categorizadas como Apcrifas do Novo Testamento algo indicativo das ampla gama de interpretaes que a mensagem de Jesus provocou. Durante os primeiros sculos da transmisso desta mensagem, um considervel debate se criou para preservar sua

autenticidade. Trs mtodos principais de enderear esta questo sobreviveram at os nossos dias: ordenao, onde grupos autorizam indivduos como professores confiveis da mensagem;credos, onde os grupos definem as fronteiras de interpretao da mensagem; e os cnones bblicos, que listam os documentos primrios que cada grupo acredita conterem a mensagem originalmente ensinada por Jesus. Muitos livros antigos sobre Jesus no foram includos nos cnones e hoje em dia so chamados de "apcrifos". Alguns deles foram vigorosamente condenados e suprimidos, sobrevivendo hoje apenas em fragmentos. As mais antigas listas de obras autnticas do Novo Testamento no so idnticas s listas modernas. Como exemplo, o Apocalipse foi durante muito tempo considerado como no-autntico (veja Antilegomena), enquanto que o Pastor de Hermas era considerado genuno por alguns cristos (e ainda em alguns ramos da f crist), e aparece no Codex Sinaiticus. Da mesma forma que o Antigo Testamento, a maioria dos livros do Novo Testamento foram aceitos pela igreja logo de incio, sem objees: os chamados homologoumena. Isso porque os pais da igreja foram unnimes a favor de suacanonicidade. Os homologoumena aparecem em praticamente todas as principais tradies e cnones da igreja primitiva: eles formam 20 dos 27 livros que entraram no Canon do Novo Testamento.

Antilegomena
As obras que se apresentam como "autnticas", mas que no obtiveram aceitao geral de todas as igrejas so chamadas de "Apcrifos do Novo Testamento". Elas no so aceitas como cannicas pela maior parte das denominaes principais do cristianismo. Como exemplo, atualmente apenas a Igreja Ortodoxa da Etipia reconhece o Pastor de Hermas, I Clemente, Atos de Paulo e diversos Apcrifos do Antigo Testamento, textos que as demais denominaes crists consideram como apcrifos. A Peshitta siraca, utilizada por todas as vrias igrejas siracas, originalmente no inclua 2 Pedro, 2 Joo, 3 Joo, Judas e Apocalipse (e este cnone de 22 livros o que foi citado por So Joo Crisstomo - 347-407 d.C. - e Teodoreto - 393-466 d.C. - da Escola de Antioquia) . Os siracos ocidentais adicionaram os cinco livros faltantes ao seu Novo Testamento na era moderna[1] (como a Lee Peshitta de 1823). Atualmente, os lecionrios oficiais seguidos pela Igreja Sria Ortodoxa de Malankara e a Igreja Sria Caldia, tambm conhecida como Igreja do Oriente (Nestoriana), apresentam ainda apenas lies sobre os 22 livros da Peshitta original. A Igreja Apostlica Armnia por vezes j incluiu a Terceira Epstola aos Corntios, mas no a lista sempre com os outros 27 livros cannicos do Novo Testamento. Esta igreja no aceitava o Apocalipse em sua bblia at 1200 d.C.. O Novo Testamento da Bblia copta, adotado pela Igreja do Egito, inclui as duas Epstolas de Clemente.
[1]

Histria
A primeira separao oficial entre os textos aconteceu em 325 no Primeiro Conclio de Nicia, convocado pelo imperador romano Constantino, que havia aderido ao cristianismo; a separao atual foi imposta pelo Conclio de Trento, convocado pelo Papa Paulo III, representante mximo da Igreja Catlica, realizado de 1545 a 1563. Mas bem antes disso, os pais da igreja, j no sculo II, combateram esses textos nos seus escritos. Eusbio, por exemplo, os denomina como "totalmente absurdos e mpios". Desde o incio do Cristianismo parece ter havido fraudes. O apstolo Paulo, por exemplo, comeou a assinar suas cartas por causa de textos falsos que circulavam na igreja no j no sculo I (II Tes 3:17 e 2:2).

Evangelhos
Evangelhos cannicos
Dos muitos evangelhos escritos na antiguidade, apenas quatro foram aceitos como parte do Novo Testamento, ou seja, como cannicos.     Evangelho segundo Mateus Evangelho segundo Marcos Evangelho segundo Lucas Evangelho segundo Joo

Evangelhos da Infncia
As escassezes de informaes sobre a infncia de Jesus nos evangelhos cannicos provocaram uma grande demanda entre os primeiros cristos por mais detalhes sobre os primeiros anos da vida Dele. Esta demanda foi logo suprida por diversos textos do sculo II d.C. e seguintes, conhecidos como "Evangelhos da Infncia", nenhum dos quais foi aceito no cnon bblico, embora o grande nmero de exemplares sobreviventes ateste a sua contnua popularidade. A maior parte deles foi baseada no mais antigo dos evangelhos da infncia, o Evangelho da Infncia de Tiago (tambm chamado de "Proto-Evangelho de Tiago"), no Evangelho da Infncia de Tom e na combinao posterior de ambos noEvangelho de Pseudo-Mateus (tambm chamado de "Evangelho da Infncia de Mateus" ou "Nascimento de Maria e Infncia do Salvador"). Outros evangelhos da infncia entre os mais antigos so: 1. O Evangelho da Infncia Siraco (ou Evangelho rabe da Infncia) 2. A Histria de Jos, o carpinteiro

3. A Vida de Joo Batista 4. O Evangelho Armnio da Infncia de Jesus

Evangelhos Judaico-cristos
Seitas judaico-crists durante o cristianismo primitivo ainda mantinham uma forte relao com o Judasmo, mantendo a Lei mosaica e utilizavam evangelhos especcicos: 1. Evangelho dos Hebreus 2. Evangelho dos Nazarenos 3. Evangelho dos Ebionitas (sculo II) uma tentativa gnstico-cristo de perpetuar as prticas do Antigo Testamento.

Verses rivais dos evangelhos cannicos


Muitas verses alternativas e editadas de outros evangelhos existiram durante os prime iros anos do Cristianismo. Na maior parte das vezes, o texto afirma ser a verso mais antiga ou a verso que retirou todas as adies e distores feitas por oponentes s verses mais reconhecidas do texto. Os padres da igreja insistiram que essas eram as pessoas que estavam a fazer distores, ainda que nem todos os estudiosos modernos concordem. Ainda tema de debate se existe ou no alguma verso mais antiga ou mais acurada dos evangelhos cannicos. Detalhes de seus contedos s sobreviveram na forma do ataques feitos a eles s por seus opositores e, por isso, incerto quo diferentes eles so entre si e mesmo se constituem obras inteiramente diferentes ou no. Entre os textos dessa natureza esto: 1. Evangelho de Marcio 2. Evangelho de Mani, tambm chamado de Evangelho Vivo ou Evangelho dos Vivos 3. Evangelho de Apeles 4. Evangelho de Bardesanes 5. Evangelho de Basilides 6. Evangelho de Cerinto

Evangelhos de ditos
Alguns evangelhos tomaram a forma de pequenas logia - ditas e parbolas de Jesus - que no esto inseridos numa narrativa conecatada:  Evangelho de Tom (sculo I) uma viso gnstica dos supostos milagres da infncia de Jesus.

Uma minoria dos estudiosos considera o Evangelho de Tom como parte de uma tradio da qual os evangelhos cannicos eventualmente emergiram. Em todo caso, ambos so importantes para visualizarmos como seria o terico Documento Q.

Evangelhos da Paixo
Outro conjunto de Evangelhos se focam especificamente na Paixo (priso, execuo e ressurreio) de Jesus:          Declarao de Jos de Arimatia Evangelho de Pedro Atos de Pilatos, tambm chamado de Evangelho de Nicodemos Relato de Pilatos a CludioCura de Tibrio Descida de Cristo ao Inferno Evangelho de Bartolomeu Questes de Bartolomeu Ressurreio de Jesus Cristo, que alega ser "de acordo com Bartolomeu" Sentena de Pncio Pilatos contra Jesus

Embora trs textos tomem para si o nome de Bartolomeu, possvel que ou as "Questes" ou a "Ressurreio" sejam, na verdade, o desconhecido "Evangelho de Bartolomeu".

Evangelhos Harmnicos
Uma quantidade dos textos tenta apresentar uma nica harmonizao dos evangelhos cannicos que elimine as discordncias entre eles e apresente um texto unificado derivado da unio de todos. A mais famosa dessas verses o Diatessaro. De todos os textos sobreviventes, a maioria parece ser uma variao do suprimido Diatessaro.

Textos gnsticos
Na era moderna, muitos textos gnsticos foram recuperados, especialmente aps a descoberta da Biblioteca de Nag Hammadi em 1945. Alguns textos expem a cosmologia esotrica e a tica defendida pelos gnsticos. Muitas vezes, isso ocorre na forma de dilogos em que Jes us expe seu conhecimento esotrico enquanto seus discpulos fazem perguntas. H tambm um texto, conhecido como Epistula Apostolorum, que uma polmica contra o esoterismo gnstico, mas escrito de maneira similar aos textos gnsticos.

Dilogos com Jesus


 Apcrifo de Tiago, tambm chamado de "O livro secreto de Tiago"

 Livro de Tom Adversrio  Dilogo do Salvador  Evangelho de Judas, tambm chamado de "Evangelho de Judas Iscariotes"  Evangelho de Maria, tambm chamado de "Evangelho de Maria Madalena"  Evangelho de Filipe  Evangelho Grego dos Egpcios, que distinto do Evangelho Copta dos Egpcios  Sophia de Jesus Cristo

Textos sobre Jesus


 Evangelho da Verdade  Apocalipse Gnstico de Pedro, distinto do Apocalipse de Pedro)  Pistis Sophia  Segundo tratado do grande Sete

Textos setianos sobre Jesus


Os setianos eram um grupo que originalmente adoravam o bblico Sete como uma figura Messinica, tratando depois Jesus como uma reencarnao de Sete. Eles produziram numerosos textos expondo a sua cosmologia esotrica, geralmente na forma de vises:  Apcrifo de Joo, tambm chamado de "Evangelho secreto de Joo"  Evangelho Copta dos Egpcios, distinto do Evangelho Grego dos Egpcios  Apocalipse Copta de Paulo, distinto do Apocalipse de Paulo  Protenia Trimrfica

Diagramas rituais
Alguns dos textos gnsticos parecem consistir de diagramas e instrues para uso em rituais religiosos:  Diagramas ofitas  Livros de Jeu

Atos Apcrifos
Os "Atos de Apstolos" eram um gnero literrio durante o cristianismo primitivo, que contava a histria do movimento cristo aps a Ascenso de Jesus atravs das vidas e obras de seus apstolos, principalmente So Pedro, Joo e Paulo, um convertido. O texto chamado Atos

dos Apstolos atualmente foi includo no cnon bblico e a segunda parte de uma obra cuja primeira o Evangelho segundo Lucas, com ambas dedicadas Tefilo e com estilo similar . Entre os apcrifos, diversos textos tratam da vida subsequente dos apstolos, usualmente pontuadas com eventos fortemente sobrenaturais. Existe uma tradio de que uma parte deles tenha sido escrito por Leucius Charinus (conhecidos como Atos Leucianos), um companheiro de Joo apstolo. Os "Atos de Tom" e os "Atos de Pedro e os doze" so considerados tambm textos gnsticos. Ainda que a maioria dos textos tenha sido escrita no sculo II d.C., pelo menos dois, os "Atos de Barnab" e os "Atos de Pedro e Paulo" podem ter sido escritos to tarde quanto o sculo V d.C.  Atos de Andr  Atos de Andr e Matias  Atos de Barnab  Atos de Joo (150 - 160 d.C) descreve milagres, cita sermes e bastante asctico.  Atos de Joo o Telogo  Atos dos mrtires  Atos de Paulo (c.e 160 d.C) contm a estria de uma jovem em Icnio que teria se convertido por Paulo e teria deixado o seu noivado.  Atos de Paulo e Tecla  Atos de Pedro (sculo II) queda da igreja de Roma devido s vilezas de Simo Mago, fuga de Pedro de Roma, sua volta e crucificao de cabea para baixo.  Atos de Pedro e Andr  Atos de Pedro e Paulo  Atos de Pedro e os doze, gnstico  Atos de Filipe  Atos de Pilatos  Atos de Tadeu  Atos de Tom, gnstico, (final do sculo II) descreve Tom como um missionrio na ndia.  Atos de Xantipe, Polixena e Rebeca  Relatos de martrios:    Martrio de Andr Martrio de Bartolomeu Martrio de Mateus

Epstolas

H tambm diversas epstolas no cannicas (ou "cartas") entre os indivduos ou para os cristos em geral. Algumas delas foram consideradas muito importantes pela igreja antiga:   Epstola de Barnab Epstolas de Clemente:  I Clemente  II Clemente        Epstola dos Corntios a Paulo Epstola de Incio aos Esmirniotas Epstola de Incio aos Trlios Epstola de Policarpo aos Filipenses Epstola dos Apstolos Epstola a Diogneto Epstola aos Laodicenses, que est em nome de Paulo, escrita para materializar a epstola mencionada em Colossenses 4:16.   Correspondncia entre Paulo e Sneca Terceira Epstola aos Corntios, aceita no passado por algumas Igrejas Ortodoxas Armnias  Correspondncia entre Jesus e Abgar, rei de Edessa. Eusbio traduziu para o siraco.  Ditos de Jesus ao rei Abgar  Epstola de Jesus ao rei Abgar (2 verses)  Epstola do rei Abgar a Jesus  Correspondncias de Pncio Pilatos:  Epstola de Herodes a Pncio Pilatos  Epstola de Pncio Pilatos a Herodes  Epstola de Pncio Pilatos ao Imperador  Epstola de Tibrio a Pncio Pilatos

Apocalipses Apcrifos
Diversas obras esto estruturadas na forma de vises escatolgicas, discutindo o futuro, a vida aps a morte ou ambos:    Apocalipse da Virgem Apocalipse de Paulo, que diferente do Apocalipse Copta de Paulo Apocalipse de Pedro, que diferente do Apocalipse Gnstico de Pedro, (c.e 150 d.C) contm vises do Senhor transfigurado.

       

Apocalipse de Pseudo-Metdio Apocalipse de Tom, tambm chamado de "Revelao de Tom" Apocalipse de Estevo, tambm chamado de "Revelao de Estevo" Consumao de Tom Primeiro Apocalipse de Tiago Segundo Apocalipse de Tiago Vingana do Salvador Viso de Paulo

Destino de Maria
Muitos textos (mais de cinquenta) so descries dos eventos que circundaram o destino variado de Maria ( a me de Jesus):    A Descida de Maria Passagem da Bem-Aventurada Virgem Maria Julgamento de Pncio Pilatos - Livro de Joo, o Telogo sobre a Assuno da Virgem Maria

Miscelnea
Estes textos, por seu contedo ou forma, no se encaixam em nenhuma das categorias:   Caverna dos Tesouros, tambm chamado de "O Tesouro" Constituies Apostlicas, regras da igreja que foram supostamente deixadas pelos apstolos  Cnones dos Apstolos - ltimo captulo das Constituies Apostlicas, que teve ampla circulao independente           Didaqu, possivelmente o primeiro catecismo escrito Discurso de Domingo Literatura Clementina Livro de Nepos Liturgia de So Tiago Morte de Pncio Pilatos Natividade de Maria Penitncia de Orgenes Prece do apstolo Paulo Retrato de Jesus

  

Retrato do Salvador Sentenas de Sexto Physiologus

Fragmentos
Alm das obras apcrifas conhecidas, h tambm diversos pequenos fragmentos de textos, partes de obras desconhecidas e de existncia incerta. Alguns dos mais importantes so:  O Evangelho desconhecido de Berlim, tambm chamado de "Evangelho do Salvador"      O Fragmento Naasseno O Fragmento Fayyum O Evangelho secreto de Marcos Os Evangelhos de Oxirrinco O Evangelho de Egerton

Obras perdidas
Existem diversos textos mencionados em muitas fontes antigas e que seriam certamente considerados parte dos apcrifos, mas nada sobreviveu deles:  Evangelho de Eva, citado por Epifnio (Haer. xxvi. 2, 3). possvel que este Evangelho seja o "Evangelho da Perfeio" ao qual ele alude em xxvi. 2. A citao mostra que este evangelho eraa expresso completa do pantesmo    Evangelho dos quatro reinos celestes Evangelho de Matias, provavelmente diferente do Evangelho de Mateus Evangelho da Perfeio, utilizado pelos seguidores de Basilides e outros gnsticos. Em Epifnio, Haer. xxvi. 2.   Evangelho dos Setenta Evangelho de Tadeu, que pode ser o mesmo que o Evangelho de Judas, numa confuso entre Judas Iscariotes e Judas Tadeu.   Evangelho dos Doze Memoria Apostolorum

Ortodoxia

Ainda que muitos livros citados aqui sejam considerados herticos (especialmente os que pertencem s tradies gnsticas), outras no so consideradas particularmente herticas no contedo e so na realidade aceitos como livros de importante valor espiritual. No so, porm, considerados cannicos.        As Epstolas de Clemente: I Clemente e II Clemente Pastor de Hermas Didaqu Epstola de Barnab Apocalipse de Pedro Proto-Evangelho de Tiago Terceira Epstola aos Corntios

Entre os historiados do Cristianismo primitivo estes livros tm valor incalculvel, especialmente os que quase entraram no cnon final, como o Pastor de Hermas. Bart Ehrman, por exemplo, diz:
Os vitoriosos nas disputas para estabelecer a ortodoxia cristo no apenas ganharam suas batalhas teolgicas, mas tambm reescreveram a histria do conflito. Os lderes posteriores ento naturalmente assumiram que os pontos de vista vitoriosos tinham sido abraados pela vasta maioria dos cristos desde o incio... A prtica da falsificao crist tem uma longa e distinta histria... o debate durou mais de trezentos anos... mesmo dentro dos crculos "ortodoxos" havia considervel debate sobre quais livros deveriam ser includos [no cnon].

Os principais evangelhos apcrifos e a razo de sua proibio pela Igreja Catlica

Evangelho

Contedo

Motivo da proibio

Descoberta

Circulou provavelmente no sculo II, de autoria atribuda Evangelho ao apstolo Pedro; conta uma de Pedro verso diferente da ressurreio de Cristo, que teria sido conduzido ao cu por dois anjos.

Foi acusado de ser uma heresia denominada docetismo , segundo a qual Jesus era somenteesprito.

Foi encontrado um fragmento do texto por arquelogos franceses, na tumba de um monge noEgito, em 1886.

Circulou no sculo III, possui histrias que no esto nos demais evangelhos da Bblia, Evangelho como a de que Jesus mudava de de Filipe aparncia para conhecer aqueles a quem se revelava. Alm disso, sugere seu relacionamento comMadalena.

Possui contedo gnstico e afirma que s mulheres virgens entravariam no Paraso (o que inviabilizaria as famlias)

Encontrado em 1945, em meio aos manuscritos enterrados num vaso na Biblioteca de Nag Hammadi.

Nos poucos fragmentos que restaram, Cristo ressuscitado Evangelho instrui seus discpulos a espalhar O texto gnstico, foi de Maria o gnosticismo e avisa que no condenado como heresia Madalena deixou leis. Tambm afirma que Jesus transmitiu segredos a Madalena.

Uma parte foi descoberta em um mosteiro egpcio em1896; outra verso estava na Biblioteca de Nag Hammadi.

Texto provavelmente do sculo I, possui 114 frases atribudas a Jesus; em que Ele afirma que a Evangelho salvao vem do de Tom autoconhecimento e que a centelha divina est em cada um.

Contudo gnstico

Descoberto na Biblioteca de Nag Hammadi em 1945.

Vous aimerez peut-être aussi